Baseando-se na analogia da árvore da vida, assinale a alternativa correta:
Baseando-se na analogia da árvore da vida, assinale a alternativa correta:
Sobre a evolução do altruísmo, marque a alternativa correta:
Sobre as plantas aquáticas, marque a alternativa correta:
Sobre as briófitas, marque a alternativa correta:
Diversas tecnologias humanas se pautam em conhecimentos da Biologia básica.
Avalie as seguintes tecnologias de acordo com as alternativas abaixo:
De acordo com o caso relatado acima, marque a alternativa correta:
O composto mais comum de cálcio é o carbonato de cálcio, que ocorre naturalmente na forma de calcário. O calcário é decomposto por aquecimento em óxido de cálcio e dióxido de carbono. Por sua vez, o óxido de cálcio reage exotermicamente com a água, formando o hidróxido de cálcio, conhecido como cal apagado.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fórmulas químicas dos compostos citados no texto: carbonato de cálcio, óxido de cálcio, dióxido de carbono e hidróxido de cálcio:
Em 11 de junho de 2010, a advogada Mércia Nakashima foi encontrada morta dentro de seu carro, afundado numa represa em Nazaré Paulista, interior de São Paulo. Desde o início das investigações, o principal suspeito foi Mizael Bispo de Souza, ex-namorado da vítima e recentemente condenado judicialmente pelo crime. Uma das evidências sobre as quais os peritos se apoiaram para atestar que Mizael havia estado no local do crime foi a presença de uma alga na sola de seu sapato. Como essa alga só ocorre pouco abaixo da superfície da água, era necessário que Mizael tivesse andado dentro da represa de sapatos para a alga estar ali. A grande ocorrência desse tipo de alga na represa de Nazaré Paulista deve-se à descarga de esgoto orgânico. Parte desse esgoto será decomposto por bactérias, decorrendo no consumo de oxigênio dissolvido na água da represa.
Sobre a perícia criminal ocorrida nesse
assassinato, marque a alternativa correta:
Alguns peixes possuem um órgão interno denominado de bexiga natatória, que se encontra geralmente abaixo da coluna vertebral. Trata-se de um mecanismo capaz de aumentar ou diminuir o volume de gás em seu interior. A bexiga natatória permite que o peixe altere sua profundidade sem a necessidade de nadar.
Considere as seguintes assertivas:
I – O peixe, ao encher ou esvaziar a estrutura com ar, altera sua densidade, controlando a sua profundidade na água.
II – Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.
III – Em algumas espécies de peixes, essas estruturas são ligadas à faringe, formando uma estrutura homóloga ao pulmão, importante na respiração aérea.
Assinale a alternativa correta:
No livro de Robson Fernandes de Farias,
Introdução à química forense, publicado pela editora
Átomo, de Campinas, na 2ª edição, datada de 2008,
na página 71, é dito que:
“A técnica mais utilizada [para a identificação de digitais] consiste na aplicação de uma fina camada de pó sobre o local onde, acredita-se, possa haver impressões digitais. Uma vez que impressões tenham sido assim reveladas, segue-se a etapa do decalque. Tal técnica baseia-se na aderência de um determinado pó sobre os diversos compostos químicos que compõem a impressão. Ligações de hidrogênio e forças de Van der Walls, são, essencialmente, as responsáveis por esta interação”.
Considere as assertivas a seguir:
I – A agregação da fina camada de pó sobre a impressão digital é devida às interações de dipolo elétrico entre as moléculas de água e as partículas do pó.
II – A agregação da fina camada de pó sobre a impressão digital é devida à formação da ligação iônica entre o pó e a água contida na impressão digital.
III – A técnica de análise da impressão digital (papiloscopia), assim como o teste de DNA, diferencia até gêmeos idênticos (univitelinos).
Assinale a alternativa correta:
Os modelos de descarga dos vasos sanitários brasileiros mais antigos, nos quais a válvula de descarga era afixada na parede, consumiam em média 12 a 15 litros de água por descarga. Em 2003, um acordo entre os fabricantes de vasos sanitários brasileiros permitiu que um novo modelo fosse adotado. O modelo com caixa acoplada possui um gasto fixo de 6 litros por descarga, normatizado pela NBR 15.097/04, permitindo uma economia sensível de água em relação aos modelos mais antigos.
MAGRINI, Luciano Aparecido. Economizando água. RPM, IMEU-SP, São Paulo, n. 80, p. 28-29, 2013.
Supondo que a válvula antiga consuma 13,5
litros de água por descarga, qual o percentual
aproximado em economia de litros de água usando a
válvula nova?
O quadro exposto demonstra que:
“O Censo Demográfico de 2010 revelou um retrato novo do Brasil indígena: mais numeroso e mais diverso. São, no total, 896,9 mil pessoas que se autodeclaram indígenas em termos de cor ou raça (817,9 mil), mais 78,9 mil residentes em terras indígenas e que se disseram pardas, brancas ou negras, mas, mesmo assim, se consideram indígenas por aspectos como ‘tradições, costumes, cultura e antepassados’. As ‘etnias indígenas’, pela primeira vez investigadas, chegam a 305; foram identificadas, ainda, 274 línguas. O número com o qual os pesquisadores vinham trabalhando até então era de 220 povos falando 180 línguas”.
PERRONE-MOISÉS, Beatriz; PIMENTEL, Spensy. Um Brasil mais diverso. Revista Carta Fundamental, São Paulo, n.42, p.32, outubro 2012.
As informações trazidas na reportagem sugerem que:
A partir das informações contidas no texto, é possível considerar que:
No período pré-histórico, a agricultura foi uma notável ferramenta na relação de domínio do homem sobre a natureza, sendo, inclusive, responsável direta pela transformação do nomadismo para o sedentarismo.
O assunto do texto está relacionado diretamente com:
No texto acima é possível dizer que há uma relação de subordinação ligada ao:
O texto das autoras demonstra que:
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), um órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Instrução Normativa nº 20, de 17 de setembro de 2005, regulamentou o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação, desintrusão, titulação e registro das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. No artigo 3º são definidos como remanescentes das comunidades de quilombos “os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-definição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida”.
MACHADO, Maria de Fátima Roberto (Org.). Diversidade
sociocultural em Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2008
(Adaptado).
O fragmento possibilita a seguinte interpretação:
O texto permite dizer que na América Latina:
Em conformidade com o texto acima, o conceito de sustentabilidade vincula-se:
O texto acima faz referência:
O texto refere-se ao sistema de mando denominado:
A partir do texto acima, considera-se que:
O texto acima demonstra: