-
Correto !!A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. É usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias e etc.Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. Há um sério risco em atrelar a terceirização à redução de custo, porque, na maioria das vezes, não é esse o resultado. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
-
Então no caso você está dizendo que a questão está certa porque, no processo e subordinação, a indicação de funcionários não deveria ter sido feita por Carlos e sim pelo responsável de Recursos Humanos da empresa Terceirizada certo? - gente porque o pessoal não da uma resposta mais objetiva aqui? parece que so vai na internet pega um texto e cola aqui, depois de acertar ou errar a questão! vamos raciocinar a questão e revelar as conclusões tomadas!
-
É isso mesmo Robson, o processo de outsourcing é adequado para o tipo de atividade a ser realizada, mas as funções que Carlos está desempenhado deveriam ficar com o supervisor da qualidade dos serviços, o qual foi destinado para tais fins e está diretamente ligado aos subordinados citados.
-
correto a terceirização refere-se a tividade meio, como o caso da questão
-
Terceirização (outsourcing)
É uma decorrência da filosofia de qualidade total. A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. As organizações transferem para outras organizações atividades como malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc. Por essa razão, empresas de consultoria em contabilidade, auditoria, advocacia, engenharia, relações públicas, propaganda etc, representam antigos departamentos ou unidades organizacionais terceirizados para reduzir a estrutura organizacional e dotar a organização de maior agilidade e flexibilidade. A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maior no core business e nos aspectos essenciais do negócio.
-
O pessoal escreve um monte mas não tem objetividade no comentário. Segue resumido e direcionado à questão:
O outsourcing ou “fora da fonte” conhecido no Brasil também com terceirização é um recurso de contratação de empresas para realização de atividades meio, tais como serviços de limpeza, manutenção, vigilância e etc.
O erro da empresa no caso da questão foi o de transferir a supervisão dos funcionários terceirizados para um funcionário do quadro efetivo da organização pública quando essa função deveria ser realizada por alguém de dentro da empresa que foi contratada para o serviço.
"o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação."
questão correta.
-
Além do comentário abaixo, acredito que exista outro erro.
Carlos é o gestor de patrimônio e tornou responsável pela empresa o supervisor de qualidade, porém é ele quem indica os funcionários que farão a limpeza e é ele quem dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Ou seja, de que serve a figura do supervisor de qualidade que foi delegado por Carlos para cuidar da empresa contratada?
Sendo assim, acredito existir erro quanto ao processo de subordinação, uma vez que as atividades continuaram centralizadas em Carlos.
-
Como administrador que sou vejo os seguintes pontos:
Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.
tipo de atividade realizada: limpeza - sempre terceirizamos atividades-meio, nunca a atividade-fim - OK (ex. serviços de limpeza, segurança etc.)
processo de subordinação:
Pontos a considerar:
1) Carlos - gestor de patrimônio - creio que o cargo dele deveria ser relativo a Serviços Gerais (limpeza) e que expertise ele tem na área de Qualidade?
2) A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades.
Meu, vamos pensar um pouco:
Olha a CESP, tentando falar uma coisa absurda, quando vc terceiriza, nada impede da empresa ter um gestor de contrato, porém, uma pessoa da referida empresa não pode "dar ordens" ao terceiro (claro que isto acontece no mundo real), mas não pode, pois caracterizará em um processo judicial a equiparação de salários com um efetivo que exerce a mesma função e outras coisitas mais. A empresa terceira deve roteirizar suas ações a fim de poder servir e gerir de melhor forma as suas funções. A empresa contratante deve comprar os resultados do que foi acordado e ponto final.
Então quanto a subordinação: o observado no texto esta errado.
-
A supervisão da mão-de-obra terceirizada fica a cargo do preposto.
Esse preposto será a pessoa indicada pela empresa contratada, sendo o elo entre o contratante (administração pública) e o contratado, para que as ordens não sejam dadas diretamente pelos servidores da Administração aos empregados terceirizados, evitando assim a relação de subordinação.
Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública, Teoria e Prática, Editora Fórum, 2008, pág. 184.
-
É, na prática não é bem assim que funciona...
-
Harmonia, vc foi simplesmente brilhante na resposta!
-
Tem gente muito sem noção mesmo e no mínimo sem educação. Quem posta comentários aqui, o faz porque quer, não é ato vinculado meu querido! Você nao tem que criticar ou mandar ninguém fazer comentários do seu jeito não, como quer nosso colega Robison...
brincadeira viu
-
Resposta: Certo
Outsourcing significa ao pé da letra "conseguir recursos fora, externamente" ou ,mesmo na sua leal tradução, a terceirização. Isso quer dizer que o trabalho é feito com recursos e gestão de terceiros, e não com os da empresa contratante. Observem o trecho: A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos (servidor, supervisor), que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas (serviço terceirizado) em cada uma das unidades.
No processo de outsourcing, não haverá a participação de membros da empresa contratante no processo - como é o caso, erroneamente, do servidor fictício de Carlos pelo seu gerenciamento como supervisor - pois deixaria de ser um serviço terceirizado que é o intuito da organização pública.
Espero ter auxiliado!
-