SóProvas



Questões de Logística

  1. Questões de Armazenagem e Distribuição
  2. Questões de Cadeia de suprimentos
  3. Questões de Custos Logísticos
  4. Questões de Estoque
  5. Questões de Lote Econômico de Compra
  6. Questões de Marketing na Logística
  7. Questões de Mercado
  8. Questões de Nível de serviço
  9. Questões de Rastreamento de mercadorias
  10. Questões de Soluções Logísticas
  11. Questões de Terceirização (outsourcing)
  12. Questões de Transporte

ID
46822
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

A gestão da distribuição física e os sistemas de estoque de múltiplos estágios são muito utilizados pelas empresas. Na rede de suprimentos, os armazéns e centros de distribuição têm, entre outras, as funções abaixo, EXCETO a de

Alternativas
Comentários
  • Vejo a estatística de acertos... mas quala resposta certa?
  • De acordo com Ballou (Logística Empresarial pag 158, Ed. Atlas), as funções de armazenagem são:- abrigo de produtos (c e e);- consolidação (b);- transferência e transbordo (d);- agrupamento ou composição.Não há referência à sistema de comunicação
  • A resposta C está errada pelo fato de as cargas já estarem EMBARCADAS, portanto, não mais nos armazéns.
  • A resposta c esta certa justa mento por A resposta C as cargas já estarem EMBARCADAS, portanto, não mais nos armazéns.


    a questão pede a unica q esta errada, e se esta foi embarcada ja não é função dos armazens e cds, o erro de muita gente é a interpretação da questão.
  • E se o meio de transporte onde a carga embarcada estiver dentro do armazém? Pernoitar lá, por exemplo?

  • As funções básicas de um CD, segundo Calazans (2001), são: 

    *recebimento


    * movimentação


    armazenagem


    *separação de pedidos e expedição


ID
94579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento
de conflitos, julgue os itens subsequentes.

Considere a seguinte situação hipotética. Determinada organização pública decidiu adotar a prática de outsourcing para os serviços de limpeza de suas unidades. O responsável pela empresa contratada, por definição de Carlos, servidor ocupante do cargo de gestor de patrimônio, será o supervisor da qualidade dos serviços definidos. A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.

Alternativas
Comentários
  • Correto !!A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. É usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias e etc.Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. Há um sério risco em atrelar a terceirização à redução de custo, porque, na maioria das vezes, não é esse o resultado. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
  • Então no caso você está dizendo que a questão está certa porque, no processo e subordinação, a indicação de funcionários não deveria ter sido feita por Carlos e sim pelo responsável de Recursos Humanos da empresa Terceirizada certo? - gente porque o pessoal não da uma resposta mais objetiva aqui? parece que so vai na internet pega um texto e cola aqui, depois de acertar ou errar a questão! vamos raciocinar a questão e revelar as conclusões tomadas!
  • É isso mesmo Robson, o processo de outsourcing é adequado para o tipo de atividade a ser realizada, mas as funções que Carlos está desempenhado deveriam ficar com o supervisor da qualidade dos serviços, o qual foi destinado para tais fins e está diretamente ligado aos subordinados citados.
  • correto a terceirização refere-se a tividade meio, como o caso da questão
  • Terceirização (outsourcing)

    É uma decorrência da filosofia de qualidade total. A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. As organizações transferem para outras organizações atividades como malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc. Por essa razão, empresas de consultoria em contabilidade, auditoria, advocacia, engenharia, relações públicas, propaganda etc, representam antigos departamentos ou unidades organizacionais terceirizados para reduzir a estrutura organizacional e dotar a organização de maior agilidade e flexibilidade. A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maior no core business e nos aspectos essenciais do negócio.

  • O pessoal escreve um monte mas não tem objetividade no comentário. Segue resumido e direcionado à questão: 

    O outsourcing ou “fora da fonte” conhecido no Brasil também com terceirização é um recurso de contratação de empresas para realização de atividades meio, tais como serviços de limpeza, manutenção, vigilância e etc.

    O erro da empresa no caso da questão foi o de transferir a supervisão dos funcionários terceirizados para um funcionário do quadro efetivo da organização pública quando essa função deveria ser realizada por alguém de dentro da empresa que foi contratada para o serviço.

    "o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação."

     questão correta.

     

  • Além do comentário abaixo, acredito que exista outro erro.

    Carlos é o gestor de patrimônio e tornou responsável pela empresa o supervisor de qualidade, porém é ele quem indica os funcionários que farão a limpeza e é ele quem dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Ou seja, de que serve a figura do supervisor de qualidade que foi delegado por Carlos para cuidar da empresa contratada?

    Sendo assim, acredito existir erro quanto ao processo de subordinação, uma vez que as atividades continuaram centralizadas em Carlos.

  • Como administrador que sou vejo os seguintes pontos:

    Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.

    tipo de atividade realizada: limpeza - sempre terceirizamos atividades-meio, nunca a atividade-fim - OK (ex. serviços de limpeza, segurança etc.)

    processo de subordinação:

    Pontos a considerar:

    1) Carlos - gestor de patrimônio - creio que o cargo dele deveria ser relativo a Serviços Gerais (limpeza) e que expertise ele tem na área de Qualidade?

    2) A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades.

    Meu, vamos pensar um pouco:

    Olha a CESP, tentando falar uma coisa absurda, quando vc terceiriza, nada impede da empresa ter um gestor de contrato, porém, uma pessoa da referida empresa não pode "dar ordens" ao terceiro (claro que isto acontece no mundo real), mas não pode, pois caracterizará em um processo judicial a equiparação de salários com um efetivo que exerce a mesma função e outras coisitas mais. A empresa terceira deve roteirizar suas ações a fim de poder servir e gerir de melhor forma as suas funções. A empresa contratante deve comprar os resultados do que foi acordado e ponto final.

    Então quanto a subordinação: o observado no texto esta errado.

  • A supervisão da mão-de-obra terceirizada fica a cargo do preposto.

    Esse preposto será a pessoa indicada pela empresa contratada, sendo o elo entre o contratante (administração pública) e o contratado, para que as ordens não sejam dadas diretamente pelos servidores da Administração aos empregados terceirizados, evitando assim a relação de subordinação.

     

    Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública, Teoria e Prática, Editora Fórum, 2008, pág. 184.

  • É, na prática não é bem assim que funciona...
  • Harmonia, vc foi simplesmente brilhante na resposta!

  • Tem gente muito sem noção mesmo e no mínimo sem educação. Quem posta comentários aqui, o faz porque quer, não é ato vinculado meu querido! Você nao tem que criticar ou mandar ninguém fazer comentários do seu jeito não, como quer nosso colega Robison...

    brincadeira viu

  • Resposta: Certo

    Outsourcing significa ao pé da letra "conseguir recursos fora, externamente" ou ,mesmo na sua leal tradução, a terceirização. Isso quer dizer que o trabalho é feito com recursos e gestão de terceiros, e não com os da empresa contratante. Observem o trecho:  A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos (servidor, supervisor), que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas (serviço terceirizado) em cada uma das unidades. 

    No processo de outsourcing, não haverá a participação de membros da empresa contratante no processo - como é o caso, erroneamente, do servidor fictício de Carlos pelo seu gerenciamento como supervisor - pois deixaria de ser um serviço terceirizado que é o intuito da organização pública.

    Espero ter auxiliado!


ID
103339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Logística

Julgue os itens seguintes relativos a gestão portuária, meio
ambiente e cargas perigosas.

As cargas perigosas são distribuídas em classes. As de classe 2 (gases comprimidos, liquefeitos, dissolvidos sob pressão) devem ser depositadas em lugares adequadamente ventilados e protegidos contra intempéries, incidência de raios solares e água do mar, longe de habitações e de qualquer fonte de ignição e calor que não esteja sob controle.

Alternativas
Comentários
  • Portaria nº 04, de 10 de janeiro de 2002 - Aprova as Normas da Autoridade Marítima para Operação de Embarcações Empregadas na navegação Interior - NORMAM- 02/2002.

    0501 - DEFINIÇÕES

    a) Cargas Perigosas - são cargas que, em virtude de serem explosivas, gases comprimidos ou liqüefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infectantes, radioativas, corrosivas ou substâncias contaminantes, possam apresentar riscos à tripulação, ao navio, às instalações portuárias ou ao ambiente aquático. Essas mercadorias, de acordo com a sua natureza, poderão ser transportadas embaladas ou a granel. As mercadorias perigosas aqui definidas, encontram-se relacionadas nos códigos e convenções internacionais publicados pela IMO.

    0502 - CLASSIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS PERIGOSAS
    As mercadorias perigosas se classificam, de acordo com suas características,
    em classes, como se segue:
    a) CLASSE 1 - Explosivos

    b) CLASSE 2 - Gases: comprimidos, liquefeitos ou dissolvidos sob pressão:

    c) CLASSE 3 - Líquidos Inflamáveis

    d) CLASSE 4 - Sólidos Inflamáveis

    e) CLASSE 5 - Substâncias Oxidantes e Peróxidos Orgânicos

    f) CLASSE 6 - Substâncias Tóxicas ou Infectantes

    g) CLASSE 7 - Substâncias Radioativas

    h) CLASSE 8 - Substâncias Corrosivas

    i) CLASSE 9 - Substâncias e Materiais Perigosos Diversos



ID
220342
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

No fluxo de materiais ao longo da cadeia de suprimentos, a tendência de ocorrer um efeito de multiplicação da demanda, à medida que os pedidos vão sendo passados dos varejistas para os atacadistas e destes para os fabricantes, é conhecida como efeito:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o professor Milton, "o “Efeito Forrester” mais conhecido como “Efeito Chicote” é o fenômeno da amplificação das ordens de demanda através da cadeia de suprimentos.Este efeito demonstra como as informações sobre a demanda real são distorcidas ao fluir dentro da cadeia de valores, no sentido dos consumidores finais aos fornecedores. Essas distorções ocorrem quando essas informações são interpretadas, processadas e repassadas ao outro elo da cadeia. Se a demanda por produtos for transmitida ao longo de uma série de estoques, então a variação da demanda aumentará com cada transferência."

    http://www.sitedalogistica.com.br/products/efeito-forrester-entrevista-com-o-prof-milton-da-silva-cruz/

  • CONHECENDO O EFEITO CHICOTE

    Inicialmente considerado um mal necessário, ainda é difícil saber se o conceito de SCM tem como um de seus objetivos combater esse fenômeno ou se foi através do SCM que ele foi identificado e que suas causas começaram a ser estudadas, há 50 anos por Forrester (daí o efeito chicote também ser chamado de Efeito Forrester). O que é importante é o fato de que esse efeito causa prejuízos às empresas, uma vez que ocorre sobre a expectativa de demanda, o que influencia toda a estrutura das empresas de uma cadeia.

    O efeito chicote é resultado da discrepância entre a demanda real e a prevista, unida à intenção das empresas alinharem sua oferta a essa demanda, sem deixar de atendê-la. Desta forma, as empresas, por não possuírem a informação correta de seus clientes, buscam se proteger e garantir o nível de atendimento através do aumento do nível de estoques para uma possível variação nesta demanda.

    fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/como-reduzir-as-consequencias-do-efeito-chicote/

  • Efeito Forrester ou Efeito Chicote ou ''Chicoteamento''

    O Efeito Chicote (ou Efeito Forrester) é um fenômeno que está ligado diretamente à Cadeia de Abastecimento (Suplly Chain Management) e significa a distorção da procura, no qual os pedidos para os fornecedores costumam variar para o comprador. Ele pode ser explicado como uma ocorrência detectada pela cadeia de suprimentos. Essa irregularidade na parte inferior desta cadeia é diferente no restante dela.

    O comportamento humano é um risco não apenas em relação ao negócio, dessa forma, é fácil entender que o medo é um fato motivador

    Problemas do Efeito Chicote

    Além de ser um problema de difícil detecção, o efeito chicote causa os mais diversos problemas em uma empresa, como os seguintes:

    -Aumenta o custo dos estoques: como o volume dos pedidos aumenta, a empresa também tem que estocar cada vez mais para supostamente não ficar sem produto para venda;

    -Lead Time de ressuprimento;

    -Custo de transporte e mão de obra para embarque e desembarque: por ser imprevisível, o volume de pedidos e os gastos com a atividade de transportes tendem a aumentar;

    -Disponibilidade do produto: o risco que você corre de não ter o produto para vender devido a estas oscilações é maior;

    -Desgaste no relacionamento com os fornecedores: aumento da possibilidade de ocorrer algum estresse entre as partes.


ID
259312
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

Sobre o modal ferroviário, seus equipamentos e características de desempenho é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • o MODAL MAIS BARATO SERIA O MARITIMO.
  • O menor custo fixo é RODOVIARIO apesar de sua precariedade.
  • Rodoviário

    VANTAGENS

    Ø Adequado para curtas e médias distâncias;
    Ø Simplicidade no atendimento das demandas e agilidade no acesso às cargas;
    Ø Menor manuseio da carga e menor exigência de embalagem;
    Ø O desembaraço na alfândega pode ser feito pela própria empresa transportadora.

    DESVANTAGENS

    Ø Custo de fretes mais elevados em alguns casos;
    Ø Menor capacidade de carga entre todos os outros modais;
    Ø Menos competitivo para longas distâncias;
    Ø Com relação à segurança no transporte rodoviário de cargas, tecnologias com rastreamento de veículos por satélite, bloqueio remoto de combustível, entre outras tecnologias, estão sendo utilizadas por empresas do setor de transporte, visando reduzir os riscos de transporte. Ocorre que essas tecnologias possuem elevados custos de aquisição, de maneira que grande parte da frota rodoviária de carga encontra-se à margem dessas inovações.

    Ferroviário

    VANTAGENS
    Ø Adequado para longas distâncias e grandes quantidades de carga;
    Ø Menor custo do transporte.

    DESVANTAGENS
    Ø Diferença na largura das bitolas;
    Ø Menor flexibilidade no trajeto;
    Ø Necessidade maior de transbordo.

    DUTOVIARIO.

    VANTAGENS
    Ø Alta confiabilidade, pois possui poucas interrupções;
    Ø Pouco influenciado por fatores meteorológicos.

    DESVANTAGENS
    Ø Número limitado de serviços e capacidade.

    MARITIMO

    VANTAGENS
    Ø Maior capacidade de carga;
    Ø Carrega qualquer tipo de carga;
    Ø Menor custo de transporte.

    DESVANTAGENS
    Ø Necessidade de transbordo nos portos;
    Ø Longas distâncias dos centros de produção;
    Ø Menor flexibilidade nos serviços aliado a freqüentes congestionamentos nos portos.

    HIDROVIÁRIO E AQUAVIÁRIO

    VANTAGENS
    Ø Custos de perdas e danos são considerados baixos.

    DESVANTAGENS
    Ø Costuma ser mais lento que o modo ferroviário;
    Ø Disponibilidade e confiabilidade são fortemente influenciadas pelas condições meteorológicas.

    AEROVIÁRIO

    VANTAGENS
    Ø É o transporte mais rápido;
    Ø Não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso);
    Ø Os aeroportos normalmente estão localizados mais próximos dos centros de produção.

    DESVANTAGENS
    Ø Menor capacidade de carga;
    Ø Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais

    Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/modais-de-transportes/38696/
  • Concordo que este modal não apresente dentre os demais o maior custo variável. Tenho duvidas quanto a alternativa (E) me parece estranha, pedi ajuda ao Doutor Google e não achei nada sobre esses vagões-plataforma que transportam dois niveis de contêineres, achei estranho porque o nosso sistema ferroviário é elétrico e sua fonte de alimentação é aquela linha um pouco acima dos vagões, então como poderiam ter dois níveis sem toca-los?

  • O transporte ferroviário é adequado para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e grandes quantidades tais como produtos agrícolas, derivados de petróleo, minérios de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes, entre outros.

    Vantagens:

    Capacidade de movimentar grande quantidade carga

    Adequado para longas distâncias

    Baixo custo do transporte

    Baixo custo de infra- estrutura

    Diversas opções energéticas

    Desvantagens:

    Diferença na largura das bitolas (1,00 m,1,435 m,1,60m)

    Menor flexibilidade no trajeto devido a restrições da rede

    Necessidade maior de transbordo

    Baixa velocidade dos trens (No Brasil, a velocidade média dos trens é de 25 km/h, enquanto que nos EUA a velocidade média é de 80 km/h)

    Tempo de viagem demorado e irregular

    Alta exposição a furtos, em virtude da armazenagem precária ao longo da origem e o destino final da mercadoria

    Resposta certa: letra A

  • a)apresenta o menor custo fixo dentre todos os modais e maior custo variável.

  • Gabarito A

    Relação de custos (barato - caro): Hidroviário>ferroviário>Rodoviário>Aeroviário

  • Respondi letra A e errei na minha prova.

  • Pq media a alta variabilidade de tempo de transito?

  • Apesar de o gabarito ser a alternativa A, a alternativa B também é incorreta, a saber: "oferece capacidade de transportar grandes volumes de carga em longas distâncias, com média a alta variabilidade de tempo de trânsito". O modo ferroviário, em razão de operar em trajeto "fechado" está raramente sujeito a adversidades. Dessa forma, a variabilidade de tempo de trânsito, a meu ver, é baixa.