SóProvas



Questões de Cultura Organizacional na Governança de TI


ID
236029
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Dentre as alternativas a seguir, assinale a única que explica a razão da importância da promoção da rotatividade das tarefas entre os funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Supondo que temos alguém ainda não identificado praticando atividades fraudulentas na empresa.
    Alexandre trabalha no departamento Financeiro, é transferido para o de Compras e depois para o de Recursos Humanos.

    Se Alexandre continua fazendo suas ˜travessuras˜ ele consegue ser rastreado, pois as atividades fraudulentas estão mudando de setor, ou melhor, junto com o Alexandre.
  • Não deixa de ser uma forma de fazer um tipo de auditoria interna, visto que, ao colocar um outro funcionário para fazer uma ativiade que estava sendo feita de forma fraudulenta, há grandes chances desse novo funcionário perceber o problema que vinha acontecendo.

    Outra: É comun fazer esse tipo de coisa para que as pessoas dos setores possam entender o funcionamento o funcionamento geral da empresa e passem a conhecer as dificuldades e o descorrer do trabalho em cada setor da empresa (é comun um setor reclamar do outro que não faz bem o trabalho, que demora a fazê-lo, que é muito melhor de trabalhar do que o seu setor) e nessas ocasiões, muitos percebem que não é bem isso, que a coisa no setor do outro não é tão simples... que eles realmente trabalham, etc... além de promover uma forma melhor de comunicação interna da empresa (comunicação é um dos maiores problemas nas empresas)!

ID
319594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A empresa Sistemas Abertos Tecnológicos S.A. (SARBTEC), adquiriu uma empresa de fabricação de hardware para máquina de cartão de crédito, que detinha 32% do mercado nacional. Após análise organizacional, verificou a ocorrência, nessa última empresa, de uma estrutura muito verticalizada e inflexível, além de grande estagnação mercadológica. A SARBTEC resolveu mudar radicalmente a empresa adquirida, transformando-a em uma organização adaptativa.

Nessa situação, para se obter o resultado desejado, a cultura organizacional a ser implantada na empresa adquirida pela SARBTEC deverá

Alternativas
Comentários
  • d-

    organização adaptativa != inflexivel. elimina 'b' & 'c'. manter as crenças contraria o enunciado. logo, elimina 'a'. 'e' nao faz sentido.

  • Pra variar, questão de múltipla escolha de Cespe você tem que adivinhar o que o examinador gostaria que fosse a correta...


ID
319606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação à motivação em ambiente de trabalho, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, define-se o controle não familiar como o controle definido ou difuso exercido por

Alternativas
Comentários
  • As 3 formas de controle mais comuns são:

     

    1 - Definido: acionista ou grupo de acionistas concentram mais de 50% das ações com direito a voto;

     

    2 - Difuso: acionista ou grupo de acionistas detêm parcela relevante do capital votante, contudo inferior aos 50%;

     

    3 - Pulverizado ou Disperso: não existe um acionista ou grupo de acionistas capaz de exercer o controle permanente da empresa.

     

     

    Fonte: notas de aula do prof. Geraldo Godoy.


ID
320146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Entre as premissas para a gestão por competências inclui-se a focalização

Alternativas
Comentários
  • A gestão por competências inclui-se a focalização possuindo:

    - foco no desenvolvimento em vez do controle ;

    - foco no processo em vez dos  instrumentos;

    - foco no interesse conciliado em vez do interesse da empresa;

    - foco no modelo integrado e estratégico em vez do modelo constituído por partes desarticuladas entre si.

     

    Letra D

     

    Fonte: Dutra

    https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/viewFile/9345/7015

     

  • d-

    Questao cuja resposta é a opção mais bonitinha. A gestão por competência apareceu para responder a questões particulares do cenário empresarial, onde se torna emergencial a sua metodologia de gestão, tentando responder às necessidades e dominar a concorrência num mercado globalizado; é baseado no pressuposto de que o bom desempenho está relacionado ao domínio de certos recursos.

  • Fiz por eliminação e acertei...


ID
320149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação à aplicação da noção de competência nas organizações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
332413
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Do ponto de vista organizacional, assinale a afirmativa que melhor define uma Visão Agressiva da área de Tecnologia da Informação (TI).

Alternativas
Comentários
  • A utilização da TI passou por diferentes perspectivas ao longo das últimas décadas, o que levou a diferentes objetivos e aplicações. Nesta análise de evolução da utilização da TI pelas organizações é possível identificar mudanças significativas na visão que as organizações passaram a ter da TI. São elas:

    - Visão de controle, quando a TI era tida como uma despesa e o investimento não era reconhecido pelas várias áreas da empresa, o que levava à necessidade e aceitação de justicativas financeiras de curto prazo, baseadas em produtividade e controle. 
     
    - Visão de custo, o quanto a TI começou a se tornar imprescindível em muitos processos e, portanto, deveria ter um controle rígido deste custo 
    inevitável. Este tipo de controle também contribuiu para que a plataforma tecnológica e as aplicações tivessem poucas atualizações, muitas vezes permanecendo inalteradas por muito tempo. A análise de investimento e seu retorno era realizada em nível de projeto, não existindo um plano global de TI.
     
    - Visão defensiva, quando a organização passa a depender cada vez mais de TI, mas esta ainda tem um crescimento menor que o do próprio negócio. Em geral, as empresas comparam os seus níveis de investimento com o de outras empresas do mesmo setor, buscando seu nivelamento, ou, pelo menos, a explicação das possíveis diferenças.
     
    - Visão agressiva, quando a TI passa a ser reconhecida como alavancadora de novas realizações organizacionais. Como instrumento facilitador, a TI 
    passa a ser disponibilizada para o maior numero possível de profissionais e a integração é um requerimento indispensável. Todas as áreas organizacionais passam a comprometer-se com os benefícios oferecidos e esperados pela utilização desta tecnologia. 
     
    - Visão estratégica, é a mais atual, quando a utilização de TI passa a ser o diferencial competitivo da organização, sendo a base para os processos ransacionais e de decisão, com agilidade e flexibilidade. Esta tecnologia é utilizada para mudança de processos, visando atingir objetivos organizacionais ou o aproveitamento de novas oportunidades. 

    (Fonte: http://busca.unisul.br/pdf/88862_Ana.pdf )
  •  a) Quando a área de TI passa a ser reconhecida como alavancadora de novas realizações organizacionais. - VISÃO AGRESSIVA
     
     b) Quando a organização passa a depender cada vez da área de TI. - VISÃO DEFENSIVA
     
     c) Quando a área de TI passa a ser considerada uma despesa. - VISÃO DE CONTROLE
     
     d) Quando a área de TI passa a ser o diferencial competitivo da organização. - VISÃO ESTRATÉGICA
     
     e) Quando a área de TI começou a ser imprescindível em muitos processos da organização. - VISÃO DE CUSTO
  • Faltou uma visão da TI em muitas organizações: visão agredida

    hehehe
  • Replicando resposta para melhor visualização!


    VISÃO AGRESSIVA: Quando a área de TI passa a ser reconhecida como alavancadora de novas realizações organizacionais.   


    VISÃO DEFENSIVA: Quando a organização passa a depender cada vez da área de TI.


    VISÃO DE CONTROLE: Quando a área de TI passa a ser considerada uma despesa.   


    VISÃO ESTRATÉGICA: Quando a área de TI passa a ser o diferencial competitivo da organização.  

     

    VISÃO DE CUSTO: Quando a área de TI começou a ser imprescindível em muitos processos da organização.



    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/3114868/aula_2_peti



ID
332419
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a afirmativa que, do ponto de vista organizacional, não apresenta uma das fases da Tecnologia da Informação.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, a questão D estaria certa, pois o governo poderia ver a TI como uma Visão Estratégica, sendo esta uma das fases da TI.

    O que acham?
  • Acho que so' acertei essa porque a Letra D conseguiu ser mais Bizarra que todas as anteriores... porque eu nunca ouvi falar  em nenhuma dessas "fases"  da Tecnologia da informacao. Mas ai dizer que "Alterar a forma pela qual o governo decide seu planejamento de cobrança de Tributos"ai ja era demais, muito embora eu nao tenha encontrado nada familiar com "fases" da tecnologia da informacao nas outras opcoes, tive que chutar a D mesmo. Mais uma questao ridicula da FGV. Se alguem souber justificar as opcoes A, B, C, e E por favor ajude
  • Errei a questão também, porém ao ver a resposta e forçando um pouco, aceitei a questão como correta.  
    - Acho que tem haver com as visões da área de TI ao longo de sua história: Visão de controle, Visão de custo, Visão defensiva, Visão agressiva e Visão estratégica.
    - Acho que o ponto é que o item D não trata da alteração do planejamento em si, mas da forma de decidir como ele será feito.  A forma de decisão é um processo humano (tomada de decisão).    É quase isso...
  • Concordo com o Wagner,

    As decisões são influênciadas pelo uso da TI, os planos e prazos também, mas a forma de decidir continua e vai continuar a mesma.
  • Qual o livro que fala sobre esse assunto..em qual pagina de qual livro esta a resposta desta pergunta..ou é mais uma questao baseada em achismo


ID
332428
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação ao bom nível de participação da área de Tecnologia da Informação na organização, analise as afirmativas a seguir:

I. O estabelecimento de prioridades coerentes com as necessidades da organização.

II. A definição dos problemas de forma mais completa.

III. A especificação de soluções aderentes aos problemas reais, realizadas juntamente com os usuários.

Assinale

Alternativas

ID
332437
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em algumas organizações a área de Tecnologia da Informação é considerada como tendo equipes cujos gerentes são preguiçosos e incompetentes. Esta opinião decorre, muitas vezes, do não cumprimento de prazos e de não atender às expectativas dos clientes internos.
Assinale a afirmativa que apresenta o modelo ou modelos de gestão utilizados neste caso.

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha enjoada!
    Pesquisei um pouco antes e consegui acertar a questão. Letra A. Não encontrei nada consolidado sobre modelos de gestão.
    Mas, sobre gestão colaborativa encontrei esse excelente conteúdo:


    O surgimento dos Sistemas Colaborativos se deu como uma forma de suportar um ambiente baseado em colaboração e posteriormente uma gestão do conhecimento. Mas de nada adiantará implantar um Sistema Colaborativo se não houver uma cultura de colaboração bem disseminada e consistente. É por esse motivo que antes de entrar nos detalhes acerca de Sistemas Colaborativos, abordarei o conceito de colaboração, começando com uma definição utilizada por Anabela Sarmento:

     "A colaboração é um princípio de trabalho em conjunto que produz confiança, integridade e resultados através de verdadeiro consensopropriedade e alinhamento de todos os aspectos da organização”.

    Analisando a definição acima, percebe-se que há alguns elementos que caracterizam e efetivam a colaboração. Esses elementos são os seguintes: trabalho conjunto, consenso e alinhamento de todos os aspectos da organização, que são atingidos através da Comunicação, Coordenação e Cooperação que juntas formam um ambiente de colaboração perfeito.

    Como o problema gerencial abordado provavelmente seria evitado com uma gestão colaborativa, considerei que o problea estava mais relacionado com os modelos: Liberal e Autoritário (cada um nos seus extremos)!

     

  • Achei a questão mal elaborada...


ID
784381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

      Por definição, as reuniões constituem uma concessão à organização deficiente, pois uma pessoa ou se reúne ou trabalha. Não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. 

                                                Peter Drucker. O gerente eficaz. São Paulo: LTC, 1990 (com adaptações). 

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o  item  subsecutivo, a respeito de técnicas de reunião.

Entre os fatores que contribuem para que determinadas reuniões sejam improdutivas incluem-se a falta ou a ineficiência de planejamento; número excessivo de reuniões, algumas delas com horários coincidentes; grande número de participantes; duração excessiva; pouca objetividade.

Alternativas

ID
794056
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A utilização da TI impõe mudanças na estrutura organizacional das empresas e alguns critérios devem ser atendidos por essa nova estrutura organizacional. Considere os seguintes 3 possíveis critérios:

I. Redução de níveis hierárquicos.

II. Maior centralização de decisões.

III. Maior delegação de responsabilidades pela exigência de implementação mais rápida de ações.

De fato são critérios a serem considerados na estrutura organizacional, tendo em vista a utilização de TI, o contido em

Alternativas
Comentários
  • I. Redução de níveis hierárquicos. (CORRETA)

    Níveis hierárquicos reduzidos, pela integração de órgãos, funções e atividades, deixando para trás hierarquias rígidas, burocráticas e verticais onde a informação tem trânsito lento

    II. Maior centralização de decisões (INCORRETA)

    Maior descentralização das decisões e do controle, no propósito de que colaboradores assumam as responsabilidades diretas pelos resultados, tenham acesso às informações e possam decidir pela organização;

    III. Maior delegação de responsabilidades pela exigência de implementação mais rápida de ações. (CORRETA)

    Maior delegação de responsabilidades, motivada pela exigência de respostas mais rápidas as demandas ambientais, os profissionais envolvidos devem estar qualificados, capacitados e comprometidos com resultados, produtividade e qualidade;


    Fonte: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_19368/artigo_sobre_o_amparo_da_tecnologia_de_informa%C3%87%C3%83o_para_as_organiza%C3%87%C3%95es_e_a_gest%C3%83o_empresarial_moderna
  • Com base no comentário do colega e de forma altamente sintética, teremos, com a implantação de um sistema, o empowerment do staff.


ID
1045297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito à gerência e administração de projetos, julgue os itens a seguir.

A cultura e a estrutura organizacionais de uma empresa, assim como sua tolerância aos riscos, são consideradas, na execução de um projeto como fatores ambientais da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Os fatores ambientais da empresa incluem, mas não se limitam, a:

     
    Cultura, estrutura e governança organizacional;
    • Distribuição geográfca de instalações e recursos;
    • Normas governamentais ou do setor (p.ex., regulamentos de agências reguladoras, códigos de conduta, padrões de produto, padrões de qualidade e padrões de mão de obra);
    • Infraestrutura (por exemplo, equipamentos e instalações existentes);
    • Recursos humanos existentes (p.ex., habilidades, disciplinas e conhecimento, como projeto, desenvolvimento, jurídico, contratação e compras);
    • Administração de pessoal (p.ex., diretrizes de recrutamento e retenção de pessoal, análises de desempenho de empregados e registros de treinamento, política de compensação e horas extras, e controle do tempo);
    • Sistemas de autorização de trabalho da empresa;
    • Condições do mercado;
    • Tolerância a risco das partes interessadas;
    • Clima político;
    • Canais de comunicação estabelecidos da organização;
    • Bancos de dados comerciais (por exemplo, dados padronizados de estimativa de custos, informações sobre estudos de risco do setor e bancos de dados de riscos); e
    • Sistema de informações do gerenciamento de projetos (p.ex., uma ferramenta automatizada, como um software de cronograma, um sistema de gerenciamento de confguração, um sistema de coleta e distribuição de informações, ou interfaces web para outros sistemas automatizados online.
     

    Fonte: PMBoK 5ª Edição

  • Gabarito Certo

    Fatores ambientais da empresa. ... Esses fatores são de qualquer uma ou de todas as empresas envolvidas no projeto e incluem cultura e estrutura organizacional, infraestrutura, recursos existentes, bancos de dados comerciais, condições de mercado e software de gerenciamento de projetos.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1252282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue o item a seguir.

A zona neutra constitui o ponto central da transição, que é uma fase da gestão de mudança organizacional. Nessa zona, o aumento da ansiedade, o aumento do absenteísmo e a diminuição da motivação são considerados ameaças.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Aragon, 3ª ed.:


    "A zona neutra é caracterizada pela indefinição, pela confusão e pela falta de respostas, pois o indivíduo está confinado entre o antigo e o novo jeito de pensar, entre o conhecido e o desconhecido. A zona neutra é considerada o centro do processo de transição e apresenta várias ameaças como: aumento de ansiedade, diminuição da motivação, aumento do absenteísmo, retorno de antigas fragilidades, excesso de responsabilidades, choque entre os conservadores e os futuristas e fragilidades da organização."


ID
1252297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue o item a seguir.

De acordo com o eSCM-CL (eSourcing capability model for clients), constituem atividades relacionadas à terceirização a revisão do desempenho das atividades de sourcing, a compreensão da situação atual em termos de processo e estrutura do cliente e a definição dos níveis de serviços do fornecedor.

Alternativas

ID
2356876
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

As organizações constituem sistemas abertos, pois o seu comportamento é dinâmico e não estático. O sistema empresa é determinado por alguns parâmetros, que são constantes arbitrárias que servem para caracterizar o valor e a descrição dimensional tanto do sistema quanto de suas partes. Analise as afirmativas a seguir, relativas aos parâmetros de sistemas.

I. O modo como os elementos interagem para produzir as saídas é denominado processador.

II. A função da retroalimentação consiste príncipalmente em verificar se as saídas estão coerentes com o objetivo estabelecido.

III. Retroação é a função de subsistema que visa comparar a saída com um padrão previamente estabelecido.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. A função da retroalimentação consiste principalmente em verificar se as saídas estão coerentes com o objetivo estabelecido.

    qual é o problema dessa questão?


ID
2562010
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em um mundo repleto de VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity), é necessário ter VECA (Vision, Understanding, Clarity and Agility), ou seja, as pessoas e organizações devem estar preparadas para mudanças. Considere, por hipótese, que o TST trabalhe com um modelo de gestão de mudança organizacional que propõe etapas que devem ser percorridas pelas pessoas envolvidas em processos de mudanças. As etapas são baseadas nas premissas: consciência da necessidade da mudança, desejo de participar e apoiar o processo, conhecer o que mudar e como mudar, habilidades comportamentais para conduzir a mudança e, por fim, sustentar e consolidar a mudança. Este modelo é denominado

Alternativas
Comentários
  • ADKAR: A Model for Change in Business, Government, and Our Community

     

     

     

    Letra A

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    https://books.google.com.br/books/about/ADKAR.html?id=Te_cHbWv-ZgC&redir_esc=y

  • Human factors

     

    One of the major factors which hinders the change management process is people's natural tendency for inertia. Just as in Newton's first law of motion, people are resistant to change in organisations because it can be uncomfortable. The notion of doing things this way, because 'this is the way we have always done them', can be particularly hard to overcome. Furthermore, in cases where a company has seen declining fortunes, for a manager or executive to view themselves as a key part of the problem can be very humbling. This issue can be exacerbated in countries where "saving face" plays a large role in inter-personal relations.

     

    To assist with this, a number of models have been developed which help identify their readiness for change and then to recommend the steps through which they could move. A common example is ADKAR, an acronym that stands for awareness, desire, knowledge, ability, and reinforcement. Whichever is the first level that does not apply to an individual, team, or organization is the first step to complete in helping them change.

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/Change_management#Human_factors

     

    Gabarito: a)

  • GABARITO: A

     

    "O ADKAR Model é um modelo de Gestão de Mudanças Individual, criado pelo fundador da Prosci, Jeff Hiatt. Baseado em anos de pesquisa da Prosci com milhares de organizações em todo o mundo, descreve os cinco elementos que você deve alcançar nos indivíduos, a fim de obter sucesso com a mudança.

    Awareness (consciência) da necessidade da mudança
    Desire (desejo) de apoiar e participar da mudança 
    Knowledge (conhecimento) em como mudar 
    Ability (habilidade) para implementar habilidades e comportamentos necessários 
    Reinforcement (reforço) para sustentar a mudança"

    Fonte: https://peoplechange.com.br/o-que-e-adkar-model.html

  • Alguém tem essas traduções em português dos textos enviados pelos colaboradores?

    VUCA - DENTRO DA GESTÃO ESTRATÉGICA:

    O que é mundo VUCA: aprenda a lidar com a insegurança.

    Que a vida é complicada, é uma informação que todos nós descobrimos bem cedo. Mas essa complexidade não é um aspecto individual. Aliás, é uma condição da vida moderna. Por isso, é provável que você já tenha ouvido falar em “modernidade líquida”, ou no termo VUCA. Mas o que é mundo VUCA?

    Apesar de não se tratar de um conceito novo, muitas pessoas e empresas ainda não sabem muito bem o que ele significa. Portanto, não sabem também como se comportar e o que fazer para minimizar os efeitos desse mundo que todos nós habitamos nos dias de hoje.

    Quer esclarecer esse assunto de uma vez por todas e entender o que é o mundo VUCA e de que forma a sua empresa deve se adaptar? Então está no lugar certo. Neste artigo, vamos explicar o que é e de que forma isso impacta no dia a dia do seu negócio.

    O que é mundo VUCA, afinal? 

    VUCA é uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever o mundo em que vivemos atualmente, um mundo de mudanças rápidas e com diversas facetas.

    A origem do termo está no universo militar. Na década de 1990, o exército norte-americano começou a usar a sigla VUCA para descrever os cenários e contextos de guerra possíveis de serem enfrentados. Assim, era possível fazer planos de contingência para agir de acordo com cada situação.

    Depois do atentado de 11 de Setembro, esse cenário instável passou a ser não mais uma circunstância de guerra, mas o dia a dia que as forças de segurança deveriam enfrentar. Mas engana-se quem acredita que esse contexto afeta somente as forças armadas. Todos nós estamos, agora, inseridos nesse mesmo mundo.

    Na sociologia, o teórico polonês Zygmunt Bauman descreveu, em 1992, essa nova realidade como a “modernidade líquida”. De acordo com a sua teoria, nós vivemos em uma sociedade em que nada é fixo. Tudo (tudo mesmo!) é passível de mudar — o que significa que nós devemos mudar junto.

    O mercado passou a encarar o que é o mundo VUCA por volta de 2010, e a ideia não é muito diferente daquela encontrada no contexto militar. Também nos negócios, é preciso lidar com um cenário altamente desafiador. A seguir, vamos explorar detalhadamente o que quer dizer cada um desses conceitos, para entender melhor o que é o mundo VUCA.

    Clicar embaixo, pois tem mais conteúdo.


ID
2626642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


A governança corporativa de TI envolve a direção e o gerenciamento do presente e do futuro da TI na organização, mas não as políticas e as estratégias de uso da TI.

Alternativas
Comentários
  • errado. falar em governança é falar em estratégia

  • De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2009), a Governança Corporativa consiste: no sistema pelo qual as sociedades são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle interno. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.

     

    A “Governança Corporativa” tem foco no direcionamento e monitoramento da gestão da instituição, e busca permitir a intervenção dos responsáveis finais sempre que houver desvio em relação ao esperado.

     

    Em organizações que apresentam um grau de Governança Corporativa mais avançada, a Governança de TI tem grande interação com sistemas de controle interno e de gestão de riscos corporativos.

  • Gabarito Errado

    A governança corporativa de TI envolve a avaliação e a direção do uso da TI para dar suporte à organização no alcance de seus objetivos estratégicos e monitorar seu uso para realizar os planos. A governança inclui a estratégia e as políticas para o uso de TI dentro de uma organização.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ERRADO.

    Conforme Aragon segundo a ISO 38500 (2014,p.198),"6.1.1 APLICAÇÃO

    Para a norma, Governança Corporativa de TI signifi ca: avaliar e direcionar o uso da TI para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar os planos. Inclui a estratégia e as políticas de uso da TI dentro da organização."

     

    - IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI- ARAGON-2014-4 EDIÇÃO.


ID
2788249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que se refere a cenários, metodologias e ferramentas para medição de desempenho organizacional, julgue o item que se segue.


Cenário diz respeito ao processo em que se identificam, se classificam e se avaliam as variáveis ambientais, analisando-se em que medida elas afetam ou podem afetar o desempenho da organização, transformando-se em oportunidades ou ameaças.

Alternativas
Comentários
  • Cenário diz respeito ao processo em que se identificam, se classificam e se avaliam as variáveis ambientais, analisando-se em que medida elas afetam ou podem afetar o desempenho da organização, transformando-se em oportunidades ou ameaças. 

     

    Correto!


ID
2788255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que se refere a cenários, metodologias e ferramentas para medição de desempenho organizacional, julgue o item que se segue.


O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia, bem como os respectivos indicadores relacionados às dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e de resultado (eficiência, eficácia e efetividade).

Alternativas
Comentários
  • Inverteu os valores.

  • Qual o erro da questão?

  • não entendi tb...os indicadores estão certos...

    https://image.slidesharecdn.com/20161116indicadores-170722023205/95/2016-11-16indicadores-8-638.jpg?cb=1500690774

     

    Esforço = economicidade, execução e excelência

    Resultado = eficiência, eficácia e efetividade

  • A cadeia de valor é definida como o levantamento de toda a ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviços a um beneficiário. É uma representação das atividades de uma organização e permite melhor visualização do valor ou do benefício agregado no processo, sendo utilizada amplamente na definição dos resultados e impactos de organizações.

    (Bennett, 1976; Wholey, 1979).

  • Acredito que a parte inicial da frase está incorreta. A cadeia de valor são as atividades e processos que geram valor, não se confundindo com os indicadores.


    "O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia..."

  • Gabarito: errado.


    CESPE se baseou em documento oficial. Segue comparação. Aceito correções.


    O modelo da Cadeia de Valor e dos 6Es do Desempenho constitui‐se das dimensões de esforço e de resultado desdobradas em outras dimensões do desempenho. As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade.



    O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia, bem como os respectivos indicadores relacionados às dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e de resultado (eficiência, eficácia e efetividade).



    Fonte:

    https://contas.tcu.gov.br/etcu/ObterDocumentoSisdoc?seAbrirDocNoBrowser=true&codArqCatalogado=7977166&codPapelTramitavel=51919828

  • Gabarito : ERRADO

    O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia, bem como os respectivos indicadores relacionados às dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e de resultado (eficiência, eficácia e efetividade).

    implementação da estratégia

  • A banca considera extrapolar o conceito do modelo afirmar que ele tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia. Sua principal função é servir como base na definição de indicadores para mensuração do desempenho.

  • "O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia, bem como os respectivos indicadores relacionados às dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e de resultado (eficiência, eficácia e efetividade)."

    A cadeira de valor permite melhor visualização do valor ou do benefício agregado no processo, sendo utilizada amplamente na definição dos resultados e impactos de organizações. (e não elaboração da estratégia)

    O modelo associa os elementos da cadeia às duas dimensões básicas do desempenho (esforço e resultado)

    • Esforço: economicidade, execução e excelência;
    • Resultado: eficiência, eficácia e efetividade.

    Os 6 Es são dimensões básicas do desempenho

    Fonte: Rafael Ravazolo


ID
4908043
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos. Nesse contexto, o princípio da Responsabilidade Corporativa preconiza que os agentes de governança devem cumprir o seguinte preceito:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a IBGC ( Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa ) : a Responsabilidade Coorporativa ---> os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações , visando a sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.


ID
5278447
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação à Governança de TI relacionada à Governança Corporativa, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5372848
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A elaboração de diferentes cenários no planejamento estratégico permite a criação de estratégias para lidar com possíveis situações no futuro. A esse respeito, assinale a alternativa correspondente à ferramenta que possui como objetivo a realização da análise de cenários internos e externos no contexto organizacional.

Alternativas