A União Ibérica e outras ações advindas deste governo trouxeram uma nova configuração ao território ultramarino brasileiro. Houve a invalidação do Tratado de Tordesilhas e a interiorização do espaço territorial na busca por metais preciosos e expansão das atividades de pecuária e agricultura.
Iniciou-se, no século XVIII, a necessidade de definir qual nação deveriam manter o domínio de cada território e nessa direção surgiram diferentes tratados ao longo do tempo. Os tratados referentes à região do Sul do país são o tratado de Utrecht, o tratado de Madri, tratado de San Ildefonso e por fim o tratado de Badajós.
A questão é específica de História. Refere-se à questão dos limites do território , estabelecidos por tratados entre os dominadores – Portugal e Espanha – durante o período colonial. Mais tarde, durante o período monárquico, o Brasil acordou tratados com países vizinhos.
Pede-se que seja assinalada a resolução do Tratado de Santo Ildefonso
A) INCORRETA – Este fato ocorreu no Tratado de Badajós, em 1801, que pôs fim às contendas entre Espanha e Portugal no que se refere ao sul do Brasil. Este tratado estabelecia que a Espanha abriria mão do controle sobre os Sete Povos das Missões e Portugal desocuparia a região da Colônia de Sacramento.
B) INCORRETA – O tratado de San Ildefonso não faz nenhuma referência a oficialização de idiomas. Os tratados coloniais sobre a região sul do país estavam diretamente relacionados aos territórios de Sacramento, Sete Povos das Missões e Santa Catarina.
C) INCORRETA – O forte foi construído no Rio Grande pelos portugueses com o objetivo de manter as suas posses no sul do país.
D) CORRETA – No tratado de San Ildefonso assinado em 1777, ficou estabelecido que a Espanha ficaria com as colônias de Sacramento e Sete Povos das Missões e, Portugal com a ilha de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Gabarito do Professor: Letra D.