SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Barra Bonita - SC - Professor de História


ID
5060908
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei n° 8.069/90. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.069/90:

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha.

    Antes da alteração legislativa de 2019 era permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

  •   Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. 

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre a composição do Conselho Tutelar. Observe que a lei nº 13.824/19 alterou a redação do ECA e permitiu que o conselheiro seja reconduzido por mais de uma vez, desde que ocorra nova votação. Veja:

    Art. 132 ECA: em cada Município e em cada Região Administrativa do DF haverá, no mínimo, 1 Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 anos, permitida recondução por novos processos de escolha.

    Conforme se observa da redação, a única alternativa correta é a letra. A.

    Aproveitando o tema, destaco as características do Conselho Tutelar que comumente são exploradas em provas

    • Permanência: enquanto a ordem jurídica atual estiver em vigor, o Conselho Tutelar existirá, não podendo ser extinto
    • Órgão autônomo: o Conselho Tutelar não precisa de autorização de outro órgão para que suas deliberações sejam cumpridas; ele próprio tem força para fazer cumprir
    • Órgão não jurisdicional: o Conselho Tutelar não é órgão do Judiciário, não é presidido por um juiz, mas é composto por conselheiros (populares eleitos)
    • Órgão municipal: o Conselho faz parte da administração pública local/municipal. Além disso, todo Município ou Região Administrativa do DF deverá obrigatoriamente ter um Conselho instalado
    • Seus 5 membros são eleitos por votação da população local
    • Poder haver a recondução do mandato de 4 anos, desde que haja novo processo de escolha (votação)

    Gabarito: A

    • Cada município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar.
    • Como órgão integrante da administração local
    • 5 membros
    • Votados pela população local
    • Mandato de 4 anos
    • Permitida várias reconduções

    Requisitos para participar:

    • idoneidade moral
    • > 21 anos
    • Residir no município

    #AvantePMPR

  • FIXAR o número 154:

    1 Conselho Tutelar local.

    5 membros.

    4 anos de mandato.

  • Caramba, a mesma questão repetiu 1 dezena de vez!

  • A questão em comento versa sobre a composição do Conselho Tutelar, o prazo de mandato e a possibilidade ou não de recondução dos Conselheiros no Conselho Tutelar do DF.

    A resposta está na literalidade do ECA.

    Diz o art. 132 do ECA:
    “Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. (Redação dada pela Lei nº 13.824, de 2019)"


    É interessante notar que trata-se de um dispositivo alterado no ECA pela Lei 13824/19, o que demonstra que o estudo para concursos, além da literalidade da lei, demanda conhecimento da atualização das leis.

    Diante do exposto, vamos comentar as alternativas de resposta.

    LETRA A - CORRETA. Reproduz o art. 132 do ECA.

    LETRA B - INCORRETA. Destoa do art. 132 do ECA.

    LETRA C - INCORRETA. Destoa do art. 132 do ECA.

    LETRA D - INCORRETA. Destoa do art. 132 do ECA.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.

ID
5060911
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o ensino fundamental, assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei n° 9.394/96:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Seção III

    Do Ensino Fundamental

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:   

    FONTE: LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

  • Trata-se de questão que demanda solução à base do que preceitua o art. 32 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que abaixo colaciono:

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:"

    Daí se pode concluir que o ensino fundamental apresenta como características:

    - ser obrigatório;

    - ter duração de 9 anos;

    - ser gratuito na rede pública de ensino;

    - iniciar-se aos 6 anos de idade; e

    - ter o objetivo de promover a formação básica do cidadão.

    À luz destas considerações, e do exame das alternativas fornecidas pela Banca, resta claro que a única correta repousa na letra C.

    As demais destoam do figurino normativo, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: C


ID
5060917
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A emancipação política e administrativa de Barra Bonita ocorreu em outubro de 1995 através da lei nº 10.052. Este processo foi definido por meio da realização:

Alternativas

ID
5060920
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em janeiro de 2021, o presidente Francês Emmanuel Macron fez duras críticas à produção agropecuária brasileira, afirmando que parte da exportação é derivada do desmatamento amazônico. O produto agrícola ao qual fez referência o presidente francês é:

Alternativas
Comentários
  • D) Aos não assinantes.

  • Moratória da soja é o nome que recebeu o pacto ambiental havido entre as entidades representativas dos produtores de soja, ONGs  ambientais e, mais tarde, do próprio governo , prevendo a adoção de medidas contra o desmatamento da Amazônia.  Na prática, a Moratória da soja proíbe a compra de soja proveniente de áreas recém desmatadas na Amazônia

  • "A nota foi divulgada depois que o presidente da , fez  e citou especificamente a soja brasileira, relacionando-a ao problema ambiental".

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2021/01/apos-fala-de-macron-ministerio-da-agricultura-afirma-que-soja-brasileira-nao-exporta-desmatamento-ckjvw0svc007m019wxtclx34n.html


ID
5066851
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O surgimento de organizações sociais mais complexas, organizadas e divididas em camadas sociais distintas ocorreu no período pré-histórico conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Dentro do período neolítico existia uma hierarquização social como: guerreiros, sacerdotes, camponeses.

  • A idade dos metais pertence ao Neolítico galera, não esqueçam disso. Só que ela foi tão importante que nós acabamos confundindo como sendo fora do Neolítico.

  • A idade dos metais NÃO pertence ao Neolítico


ID
5066854
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia as proposições a respeito da história de Santa Catarina e responda a seguir:


I. No ano de 1777 os espanhóis invadiram e tomaram a Ilha de Santa Catarina, expulsando tropas e autoridades para o continente, esta situação só foi revertida com a assinatura do Tratado de Santo Idelfonso;

II. A Guerra do Contestado, ocorrida entre os anos 1912 e 1916, na região fronteiriça entre Paraná e Santa Catarina, ocorreu devido a um conflito entre as forças do governo e populares que defendiam a criação de um novo estado baseado em ideais da Farroupilha;

III. Em 1714, era criado o segundo município de Santa Catarina, chamado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, conhecido hoje como Laguna.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • I – ITEM CORRETO.

    II – A GUERRA DO CONTESTADO (1912-1916) foi um conflito armado que aconteceu nos estados de SANTA CATARINA e PARANÁ. Os impasses foram causados por disputas de terra entre os dois estados, motivo pelo qual o conflito ficou conhecido como Contestado. Localizada entre os estados do Paraná e Santa Catarina, como podemos observar no mapa a seguir, a região do Contestado foi marcada por disputas em razão da presença de uma rica floresta e uma grande região dedicada à plantação de erva-mate. ITEM INCORRETO.

    III – ITEM CORRETO.

    Resposta: B


ID
5066857
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho e responda:


“Tal concepção historiográfica, em meados da década de 1960, passou a predominar na historiografia francesa, tratou de temas preferencialmente ligados ao cotidiano e às representações, como o amor, a morte, a mulher, as bruxas, os homossexuais, os loucos, a família, o corpo, a criança, dos modos de vestir, comer, chorar, beijar, etc. São padrões de comportamentos e atitudes recorrentes daqueles complexos mentais/emocionais que estão por trás das coisas, como as práticas de feitiçarias, crenças, o comportamento do homem diante da morte.”


A descrição se refere a que modalidade historiográfica:

Alternativas
Comentários
  • Podemos encontrar a resposta analisando corretamente a citação:

    “Tal concepção historiográfica, em meados da década de 1960, passou a predominar na historiografia francesa, tratou de temas preferencialmente ligados ao cotidiano e às representações, como o amor, a morte, a mulher, as bruxas, os homossexuais, os loucos, a família, o corpo, a criança, dos modos de vestir, comer, chorar, beijar, etc. São padrões de comportamentos e atitudes recorrentes daqueles complexos mentais/emocionais que estão por trás das coisas, como as práticas de feitiçarias, crenças, o comportamento do homem diante da morte.”

    A História das Mentalidades, estabelecida a partir de 1960, buscou aprofundar seus estudos justamente nos padrões comportamentais, essas práticas recorrentes que representariam a mentalidade de um determinado tempo.

    Letra D


ID
5066860
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Neocolonialismo foi um processo histórico que expandiu a dominação europeia para os continentes africanos e asiáticos no século XIX, acarretando diversos conflitos nestes continentes. Assinale a alternativa que descreve um destes conflitos no contexto neocolonial:

Alternativas
Comentários
  • O Imperialismo do século XIX é por muitos denominado neocolonialismo e, está vinculado à expansão de potências europeias em busca de mercados para aplicação lucrativa de capital , fornecedores de matérias primas e consumidores de excedentes das indústrias da Europa. O tema é clássico para os graduados em História, havendo uma bibliografia vasta que permite a análise do processo histórico em pauta a partir de ângulos diversos , muitas vezes, conflitantes. 

    A obra de Eric Hobsbawm, Era dos Impérios, merece destaque. Entre as opções um indica um conflito internacional vinculado ao contexto descrito. 

    A) CORRETA – A Guerra dos Boeres opôs descendentes de holandeses e franceses de um lado e , britânicos, em disputa por territórios onde havia sido descoberto ouro, na região sul do continente africano 

    B) INCORRETA – O Bloqueio continental de 1805 consistiu na proibição de Napoleão Bonaparte para que regiões da Europa sob seu controle não comerciassem com a Grã-Bretanha, rival da França. A proposta era a de estrangular a economia inglesa. 

    C) INCORRETA –A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos que levou a ilha à independência sob a liderança de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines. A guerra durou de 1791 a 1804. O Haiti foi a primeira nação independente do Caribe, a primeira república negra do mundo e o primeiro país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão 

    D) INCORRETA – O Pacto de Varsóvia foi a aliança militar entre países socialistas liderados pela antiga União Soviética, organizada em 1951, dentro da lógica da Guerra Fria. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5066863
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em algumas partes do mundo, a transição entre o período Paleolítico e Neolítico foi intermediada pelo período chamado Mesolítico, sobretudo em regiões da Europa e da Ásia, entre 13 mil e 9 mil anos a.C. Este período intermediário, segundo os especialistas, abrangeu tais regiões devido:

Alternativas

ID
5066866
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre os anos 1870 e 1871 o Império Francês e o Império Prussiano levou as duas potências europeias a entrarem em conflito, que ficou conhecido como Guerra Franco-Prussiana. Como resultado da vitória prussiana, as consequências nos dois países foram:

Alternativas

ID
5066869
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a citação do Historiador Fernand Braudel e responda:


Para nós, historiadores, uma estrutura é sem dúvida, articulação, arquitetura, porém mais ainda, uma realidade que o tempo utiliza mal e veicula mui longamente. Certas estruturas tornam-se elementos estáveis de uma infinidade de gerações”.


A descrição acima representa um dos tipos de temporalidades utilizados na história, que também estão presentes nos livros didáticos do contexto escolar atual. Esta é a chamada:

Alternativas
Comentários
  •  veicula mui longamente, no texto já diz: elementos estáveis de uma infinidade de gerações”., logo a duração da temporalidade é de longa duração.


ID
5066872
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as proposições a respeito da pré-história e responda a seguir:


I. O Período Paleolítico é um período em que o homem sobrevivia da coleta e da caça, sendo fundamental, no caso da caça, a elaboração de ferramentas para auxiliá-lo na obtenção do alimento, e já no fim deste período o homem passou a ter suas primeiras experiências religiosas e rituais funerários;

II. Mesolítico é uma fase intermediária entre o Paleolítico e o Neolítico que aconteceu em determinadas partes do mundo, como na Europa e em partes da Ásia e estendeu-se, aproximadamente, entre 13.000 a.C. e 9.000 a.C;

III. O fóssil humano mais antigo da América do Sul, o de Luzia, foi encontrado na Argentina, especificamente na Região dos Apalaches, e auxiliou no desenvolvimento da teoria de grandes migrações no período glacial.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • O fóssil humano mais antigo da América do Sul, o de Luzia, CORRETO.

    foi encontrado na ArgentinaERRADO. "foi encontrado em Minas Gerais. (BH)


ID
5066875
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o trecho a seguir:


“Criada pelos jesuítas portugueses, o _____________, ou ainda, Língua Geral da Amazônia é uma língua cuja etimologia remonta os troncos tupis, da família tupi-guarani. Em algumas regiões, especialmente no norte brasileiro, foi mais falada que o próprio Português, inclusive por não índios, até o ano de 1877, quando começava o Ciclo da Borracha.”


A alternativa que preenche a lacuna acima corretamente é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Durante dois séculos, o nheengatu foi a língua mais comum do Brasil e nos legou muito mais que vocabulário (Só para se ter uma ideia: mais de 10 mil vocábulos em português brasileiro foram herdados da língua geral). Seus fonemas foram fundamentais para definir o sotaque brasileiro: nossa pronúncia forte de vogais e os sons anasalados (em oposição ao sotaque português, que têm sotaque áspero e consonantal) podem ser em parte herança do nheengatu. Os sons do Nheengatu, portanto, são familiares aos ouvidos e pronúncia dos brasileiros – e são parte fundamental da história do português falado no Brasil.

    Fonte: https://pt.babbel.com/pt/magazine/nheengatu-a-lingua-nao-tao-perdida-comum-dos-indios-dos-escravos-e-dos-jesuitas


ID
5066878
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O tratado que oficializou a expansão territorial portuguesa que excedia as prerrogativas das divisões entre Portugal e Espanha, assinado em 1750 foi o chamado:

Alternativas
Comentários
  • TRATADO DE SANTO IIDEFONSO(1777): Seu intuito era finalizar os conflitos geopolíticos que ocorriam entre Portugal e Espanha. O tratado restaurava grande parte do Tratado de Madri (1750) que havia sido anulado com a assinatura do Tratado de El Pardo (1761).

    TRATADO DE MADRI(1750): Defendia que as terras pertenciam a quem as ocupasse, com base em uma lei grega “uti te possidetis”.

    Tratado de Versalhes (1919): foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

    Tratado de Tordesilhas(1494): Portugal achou pouco 100 léguas e exigiu um novo acordo. Esse novo acordo acrescentava 270 léguas a mais, totalizando 370 léguas.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Os tratados em ordem.

    Tratado inter Coetera(1493): estabelecia que caso fossem descobertas terras no ocidente elas seriam dividias entre Portugal e Espanha. 100 léguas a oeste da ilha do cabo-verde pertenceria a Portugal e o restante pertenceria a Espanha.

    Tratado de Tordesilhas(1494): Portugal achou pouco 100léguas e exigiu um novo acordo. Esse novo acordo acrescentava 270 léguas a mais, totalizando 370 léguas.

    TRARADO DE MADRI(1750): Defendia que as terras pertenciam a quem as ocupasse, com base em uma lei grega “uti te possidetis”

    TRATADO DE EL PARDO(1761):tornou nulas todas as disposições e feitos decorrentes do Tratado de Madrid de 1750, alegando que esse havia falhado em promover a paz nas colônias espanhola e portuguesa.

    TRATADO DE SANTO IIDEFONSO(1777):Seu intuito era finalizar os conflitos geopolíticos que ocorriam entre Portugal e Espanha. O tratado restaurava grande parte do Tratado de Madri (1750) que havia sido anulado com a assinatura do Tratado de El Pardo (1761).

  • É bom lebrar que o tratado de Madri deu origem às guerras guaraníticas.

  • Tratado de Tordesilhas: Separação do BRA colônia entre Portugal x Espanha.

    Tratado de Madrid : Acordo que levou à expansão territorial por ocupação.

    Tratado de Versalhes: Deu fim a 1° GM.

  • ANTES DE IR AO TRATADOS, VALE À PENA RESSALTAR. A COLÔNIA DE SACRAMENTE FICAVA LITERALMENTE NO LADO DO RIO DA PRATA E EM FRENTE A COLÔNIA DE BUENOS AIRES QUE PERTENCIA A ESPANHA E FICAVA NO LADO OPOSTO DO RIO DA PRATA. OU SEJA, OS PORTUGUESES, DESCARADAMENTE, ESTAVAM USUFLUINDO DESTA REGIÃO NA CARA DURA E EM FRENTE AOS ESPANHOIS. ESTA REGIÃO SERÁ UM BARRIL DE PÓLVORA E DARÁ ORIGEM A DIVERSOS CONFLITOS COMO (TRATADOS / CISPLATINA / GUERRA DO PARAGUAI)

    TRATADO DE LISBOA (1681) : A ESPANHA DEVOLVEM A COLÔNIA DE SACRAMENTO A PORTUGAL

    TRATADO ULTRECHT 1° (1713) : ENTRE PORTUGAL E FRANÇA, RECONHECIMENTO DA LIVRE NAVEGAÇÃO NO RIO IAPOQUI E NOS RIOS AMAZÔNICOS EM TROCA DO RECONHECIMENTO DA GUIANA FRANCESA

    TRATADO ULTRECHT 2° (1715) : ENTRE PORTUGAL E ESPANHA, A ESPANHA RECONHECE A COLÔNIA DE SACRAMENTO A PORTUAL

    TRATADOR DE MADRI (1750) : ENTRE PORTUGAL E ESPANHA, ADOTOU O PRINCÍPIO DO UTI POSSIDETIS, ESPANHA FICA COM SACRAMENTO E PORTUGAL COM 7 POVOS DAS MISSÕES ( EM 7 POVOS, HAVIA JESUÍTAS ESPANHOIS E ÍNDIOS CATEQUISADOS QUE FORAM CONTRÁRIOS A OCULPAÇÃO PORTUGUESA DANDO INÍCIO ÀS GUERRAS GUARANÍTICAS) A ESPANHA AJUDOU PORTUGAL A DIZIMAR OS ÍNDIOS INIMIGOS. PORÉM AINDA HAVIA MUITA RESISTÊNCIA)

    TRATADO DO PARDO OU EL PARDO (1761) : ASSINADO POR MARQUÊS DE POMBLA, ANULA O TRATADO DE MADRI

    TRATADO SANTO IDELFONSO (1777) : PORTUGAL CEDE A COLÔNIA DE 7 POVOS DAS MISSÕES À ESPANHA. PORTUGAL FICA PREJUDICADO NESTE TRATADO

    TRATADO BADAJÓS (1801) : RETOMA O TRATADO DE MADRI E ESTABELE "PRATICAMENTE" AS FRONTEIRAS ATUAIS DO BRASIL


ID
5066881
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chamada República de Weimar foi um período da história alemã ocorrido entre os anos 1919 e 1933. Sobre este período está correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As letras a e b falam sobre um crescimento econômico da Alemanha, mas isso não ocorreu no período citado. Haja vista as perdas sofridas pelo Tratado de Versalhes; por si só já estão erradas.

    A letra d fala sobre um golpe de estado em que Adolf Hitler teria aplicado, isso não ocorreu. Como muitos historiadores citam como um fato até atípico, Hitler foi nomeado como chanceler sem o referido golpe, (na verdade, o golpe que ele tentou exercer foi antes de ser preso); tomado seu posto sem alarde, inclusive com certo apoio da população, diferentemente de outros momentos da história.

    A letra c está correta.

  • A- Seu surgimento está ligado ao fim da Primeira Guerra Mundial e a derrota alemã, como forma de recuperar a economia e a crise política que se alastrou no país, obtendo bons resultados e alto grau de desenvolvimento econômico. Recuperou um pouco da economia, Adolf hitler se aproveitou da Crise de 29, conseguindo mais simpatia da população.

  • GAB-C

    A estrutura da República de Weimar tornou-se então parlamentarista, dividida em duas casas de representação social: o Reichstag (Parlamento) e o Reichsrat (Assembleia).

    República de Weimar foi o período da história alemã compreendido entre os anos de 1919 e 1933, entre o fim da I Guerra Mundial e a ascensão do partido nazista ao poder.

    A República de Weimar é a designação histórica pela qual é conhecida a república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial em 1919 e que durou até ao início do regime nazista em 1933, tendo como sistema de governo uma democracia representativa semipresidencial.

    O CONCURSEIRO VAI PASSAR A VIRADA DE ANO, TRANCADO ESTUDANDO. !!!!


ID
5066884
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho a seguir:


“O Imperador Otávio Augusto promoveu o(a) chamado(a) ____________, que correspondeu a uma série de reformas que deram ao Império Romano estabilidade política, definindo suas fronteiras, distribuindo terras aos soldados, a administração de algumas províncias foi confiada ao Senado romano, entre outras medidas.”


A alternativa que preenche a lacuna acima corretamente é:

Alternativas
Comentários
  • A "Pax Romana" também foi o fim do EXPANSIONISMO MILITAR de Roma.

    GABARITO LETRA D

  • Com o final da guerra civil do período do segundo triunvirato e a coroação de Otávio como Augusto (autoridade máxima de Roma) em 27 a.C., o Império Romano teve o seu apogeu. Em grande parte, isso decorreu da política imposta por Otávio Augusto, a Pax Romana (Pax Romana, traduzido para o português).

    Essa política deu a estabilidade ao império por meio dos seguintes mecanismos:

    Romanização de povos estrangeiros dominados;

    Construção de obras de infraestrutura em várias partes do território; e

    Posicionamento de legiões romanas em locais estratégicos para impedir a eclosão de rebeliões e garantir a segurança desses locais contra ataques estrangeiros.

    Resposta: D


ID
5066887
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Na década de 1990, a imposição direta e indireta de políticas neoliberais foi também aplicada no Brasil, e teve seu início com privatizações de empresas estatais existentes até então. Dentre as empresas que foram privatizadas neste contexto é correto citar como exemplo:

Alternativas
Comentários
  • Em 1996, durante o primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi privatizada a mineradora Vale do Rio Doce, então de maioria do capital do Estado brasileiro, sendo a segunda estatal brasileira de maior valor, logo atrás da Petrobras, estatal até hoje. A Vale, como é chamada, era e é a maior exportadora de minério de ferro do mundo

    Portanto, alternativa A

     Siga minha assinatura para acompanhar novos comentários

    Questões de atualidades requer fontes seguras 

    Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/opiniao/2019/10/707195-a-privatizacao-da-vale-do-rio-doce.html


ID
5066890
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Acre passou a integrar o território brasileiro após o fim da disputa entre o Brasil e a Bolívia por terras das quais se extraía a borracha no início do século XX e teve seu desfecho com a assinatura:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. O Tratado de Petrópolis foi um acordo diplomático entre o governo brasileiro e boliviano, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o qual anexou o território do Acre ao Brasil, pertencente à Bolívia desde 1750.

ID
5066908
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão de Direitos Humanos da Etiópia disse que no início de janeiro mais de 80 civis morreram em uma ação no oeste do país, na região de Benishangul-Gumuz. A principal causa dos conflitos atuais no país é:

Alternativas
Comentários
  • Mais de cem pessoas morreram esta quarta-feira num tiroteio na região de Benishangul-Gumuz, no oeste da Etiópia. O ataque, que foi confirmado pela Comissão Etíope de Direitos Humanos, ocorreu de madrugada na aldeia de Bekoji, no condado de Bulen onde vivem vários grupos étnicos. 

    A Etiópia, que é segunda nação mais populosa da África, tem enfrentado episódios de violência frequentes desde que Abiy Ahmed tomou posse em 2018 e acelerou reformas democráticas no país e que diminuiriam a influência do Estado sobre rivalidades regionais no país. Com mais de 80 grupos étnicos, as tensões culturais na Etiópia são um dos grandes desafios de Abiy, 

    Fonte:https://www.publico.pt/2020/12/23/mundo/noticia/massacre-faz-100-vitimas-etiopia-1944130

  • GAB. A

    Divergências étnicas.

  • Massacre no oeste da Etiópia deixa dezenas de mortos

    Mais de 80 pessoas morreram, incluindo crianças, segundo comissão etíope. Novo ataque acentua crise étnica no país africano.

    O primeiro-ministro Abiy Ahmed está sob pressão na Etiópia em um momento de violência étnica generalizada no país: há mais de 80 grupos que têm entrado em conflito.

    Portanto, alternativa A 

     Siga minha assinatura para acompanhar novos comentários

    Questões de atualidades requer fontes seguras 

    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/13/massacre-no-oeste-da-etiopia-deixa-dezenas-de-mortos.ghtml


ID
5076829
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Nos termos da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta sobre a admissão de professores, técnicos e cientistas estrangeiros pelas universidades:

Alternativas
Comentários
  • Capitulo III

    Seção I

    DA EDUCAÇÃO

    Art. 207, parágrafo 1º: É facultado ás universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.

  • GABARITO: LETRA D

    CF/88:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:            

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;   

    (...)

     Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.  

  • Assertiva D

    É facultado às universidades admitir professores técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.

  • GABARITO LETRA D- CORRETA

    Fonte: CF 88

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.  

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre admissão de professores, técnicos e cientistas estrangeiros pelas universidades.

    A– Incorreta - É facultada (permitida) a admissão de estrangeiros pelas universidades, não se tratando de conduta obrigatória, vide alternativa D.

    B– Incorreta - É facultada a admissão de estrangeiros pelas universidades, não se tratando de conduta vedada, vide alternativa D.

    C- Incorreta - É facultada a admissão de estrangeiros pelas universidades, tanto professores quanto técnicos e cientistas, vide alternativa D.

    D- Correta - É o que dispõe o art. 207, § 1º, CRFB/88: "É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.

  • Conhecimento correlato interessante pra levar pra prova:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:       

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei (eficácia contida), assim como aos estrangeiros, na forma da lei (eficácia limitada);  

  • A questão exige do candidato o conhecimento da literalidade do texto Constitucional acerca da admissão de professores, técnicos e cientistas estrangeiros pelas universidades.
     
    Passemos às alternativas.

    A alternativa “A" está incorreta, uma vez que é facultada (permitida) a admissão de estrangeiros pelas universidades, não se tratando de conduta obrigatória ou totalmente vedada, conforme o artigo 207, § 1º, da CRFB.

     A alternativa “B" está incorreta, uma vez que é facultada (permitida) a admissão de estrangeiros pelas universidades, não se tratando de conduta obrigatória ou totalmente vedada, conforme o artigo 207, § 1º, da CRFB.
     
    A alternativa “C" está incorreta, uma vez que é facultada (permitida) a admissão de estrangeiros pelas universidades, não se tratando de conduta obrigatória ou totalmente vedada, conforme o artigo 207, § 1º, da CRFB.

    A alternativa “D" está correta, pois é justamente o que dispõe o artigo 207, § 1º, da CRFB, que aduz que é facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. 

    Gabarito: letra D.
  • QUESTAO REPETIDA... AFF

  • GABARITO: D

    Art. 207, § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. 

  • gab e!

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.     

    § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica.