SóProvas



Prova CCV-UFC - 2010 - UFC - Engenheiro Civil


ID
207229
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 8.666/93 a qual regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

Alternativas
Comentários
  • Correta "E"

    a) Existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    b) houver projeto BÁSICO aprovado ....

    c) (...) Plano Plurianual (...)

    d) esta definição diz respeito ao Projeto Executivo, e está errado pq é Projeto Básico

  • LETRA (E) - Está previsão esta dentro do Projeto Básico.

  • § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:
    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

    § 3o É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

    § 4o É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    § 5o É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

    § 6o A infringência do disposto neste artigo implica a nulidade dos atos ou contratos realizados e a responsabilidade de quem lhes tenha dado causa.

    § 7o Não será ainda computado como valor da obra ou serviço, para fins de julgamento das propostas de preços, a atualização monetária das obrigações de pagamento, desde a data final de cada período de aferição até a do respectivo pagamento, que será calculada pelos mesmos critérios estabelecidos obrigatoriamente no ato convocatório.

    § 8o Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

    § 9o O disposto neste artigo aplica-se também, no que couber, aos casos de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

    Art. 8o A execução das obras e dos serviços deve programar-se, sempre, em sua totalidade, previstos seus custos atual e final e considerados os prazos de sua execução.

    Parágrafo único. É proibido o retardamento imotivado da execução de obra ou serviço, ou de suas parcelas, se existente previsão orçamentária para sua execução total, salvo insuficiência financeira ou comprovado motivo de ordem técnica, justificados em despacho circunstanciado da autoridade a que se refere o art. 26 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
  • O erro da Letra C é apenas a palavra ''Orçamento Plurianual'' o correto seria :

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.
  • A Lei n.º 8.666/1993 exige que, para deflagrar licitações públicas com vistas à aquisição de bens e à contratação de serviços e obras, o administrador promova, nos autos do processo licitatório, a indicação dos recursos orçamentários necessários ao pagamento das obrigações decorrentes a serem executadas no exercício em curso.

     

    Observe que: a lei não exige a efetiva disponibilidade financeira (fato da Administração ter o recurso disponível ou liberado), mas, tão somente, que haja previsão destes recursos na lei orçamentária.

     

    § 3o  É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

     

    Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

     

    Art. 38.  O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente: ...

     

    Trata-se, pois, de um imperativo lógico decorrente dos princípios da legalidade, da eficiência e da moralidade administrativa, que compelem o Poder Público a adotar práticas de planejamento administrativo e boa gestão dos recursos do Erário.

     

    Vale dizer: não basta a inclusão, em projeto de lei orçamentária, de recursos que venham a socorrer, possivelmente, a despesa que o administrador tem em vista. Quando da deflagração da licitação, ao revés, a previsão dos recursos orçamentários já deve constar da Lei Orçamentária Anual (LOA) em vigor, relativa ao exercício financeiro em curso.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.666 de 1993.

    Tal lei regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

    Dispõem o caput e os §§ 1º e 2º, do artigo 7º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 7º As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    § 1º A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    § 2º As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, percebe-se que, dentre as alternativas, somente o contido na alternativa "e" guarda relação com a licitação de obras e serviços e possui previsão legal na lei 8.666 de 1993, em especial, no inciso III, do § 2º, do artigo 7º, da citada lei.

    Gabarito: letra "e".


ID
207232
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos projetos de engenharia, comumente utilizamos como uma das ferramentas o CAD (computer aided design). Com relação ao programa AutoCAD, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fillet: Ela serve para “ligar” duas linhas perpendiculares, criando um ângulo de fechamento entre as duas.

    Os métodos para criar arquivos de desenho para serem usados como blocos incluem criar e salvar um arquivo de desenho completo e depois Criar e salvar apenas os objetos selecionados em um novo desenho utilizando o comando EXPORTAR ou GBLOCO (Gravar bloco).

    A ferramenta Insert Block permite inserir blocos criados no desenho corrente, ou procurá-los em outro local no seu computador.

    As configurações de layers, podem ser de cores repetidas, pois as mesmas referenciam apenas a espessura da linha ao imprimir.

    Se você iniciar um desenho em um sistema de medidas, e a seguir desejar alternar para o outro , usa-se SCALE para dimensionar a geometria do modelo com o fator de conversão apropriado para obter distâncias e cotas corretas.


  • Na realidade o comando Chamfer que cria um angulo de fechamento entre duas linhas perpendiculares.

    O comando Fillet cria um arco de fechamento com determinado raio entre duas linhas ou polylines.



ID
207235
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A construção de uma barragem se inicia pelas ombreiras deixando-se o vão central onde o rio passa por último. No semiárido é comum a existência de espessas concentrações de sedimentos transportados pelas águas (aluviões) com permeabilidade elevadas e que, portanto, necessitam ser tratados. A solução mais usual na região é o cutoff de solo compactado, cujo dimensionamento e posição em relação ao eixo da barragem apresentam sugestões práticas simples e são baseadas em aspectos importantes, como a própria segurança da obra. Assinale a item mais adequado com esse texto.

Alternativas
Comentários
  •  

    A "cut-off' deve ser posicionada sob a crista da barragem ou a montante da mesma, observando-se que: 

    - em barragens em que há um núcleo impermeável, a trincheira deverá ser construída diretamente abaixo do núcleo, independentemente de onde este núcleo se localize;  

    - em barragens homogêneas (construídas com um tipo apenas de solo), a trincheira geralmente é construída na parte central da mesma; 

    - em situações em que a configuração das camadas permeáveis do subsolo é bastante variável, por razões econômicas, deve-se procurar construir a trincheira o mais próximo possível da superfície do terreno.


ID
207238
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A barragem do Açu apresentou um escorregamento do talude de montante durante a construção. Assinale a alternativa que mais se adéqua a esse acontecimento.

Alternativas
Comentários
  • a) não é a condição mais crítica. 

     

    b, c e d) Galera, a proporção 3,5:1,0 garante relativamente uma boa segurança ao talude com relação ao deslizamento. Geralmente, os taludes são feitos 1:1 (45º). Essa relação 3,5:1 significa que a inclinação do talude é bem pequena, favorecendo uma boa estabilidade ao deslizamento

     


ID
207241
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Quando do processo de medição e recebimento definitivo de obras públicas de engenharia e arquitetura, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A cópia Q76566

  • Mari  21 de Outubro de 2010, às 11h07

     

    Conforme Lei 8.666, Art. 73.  Executado o contrato, o seu objeto será recebido:
    I - em se tratando de obras e serviços:
    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;
    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

    Art. 69.  O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.
    Art. 70.  O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado.
    Art. 71.  O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.


ID
207244
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As instalações prediais de prevenção e auxílio ao combate a incêndios são de importância fundamental na execução de uma edificação. No que se refere a essas instalações, assinale a opção que apresenta um componente de caixas de incêndio típicas de prédios residenciais.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, uma caixa de incêndio, contém:

    -Registro

    -Mangueira

    -Esguicho


ID
207247
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As instalações hidráulico-sanitárias possuem trechos embutidos nas paredes e nos pisos. Denominamos de acessórios hidráulico-sanitários todos os elementos utilizados para interligar os pontos terminais aos aparelhos sanitários, os sifões, as caixas sifonadas, os ralos secos, os tubos para caixas e válvulas de descarga, enfim, todos os complementos das instalações hidráulico-sanitárias. Com relação às Caixas Sifonadas é correto afirmar que são utilizadas para:

Alternativas
Comentários
  • Caixa Sinfonada

    Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto


ID
207250
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Pode-se determinar o número de luminárias para produzir determinado iluminamento pela carga mínima exigida e pelos métodos dos lumens e ponto a ponto. Se adotarmos o método dos lumens, necessário se faz determinar o índice do local, o qual relaciona as dimensões do recinto. Se a iluminação a ser adotada é a direta ou semidireta, assinale a alternativa que indica corretamente a altura que devemos considerar.

Alternativas
Comentários
  • A General Electric fornece o Índice do Local através de uma tabela, onde aparecem letras de A-J, que são funções da largura, comprimento do local e:
    - altura do teto: se a luminária for indireta ou semi-indireta;
    - distância do foco luminoso ao chão ou ao plano de trabalho se a luminária for direta ou semi-direta.

  • SEGUNDO A NORMA 5413 ( ILUMINANCIA DE INTERIORES):

    "3.1 Iluminância Limite da razão do fluxo luminoso ( a altura das lampadas abaixo do teto) recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero."

    No meu entedimento, nivel zero seria adotado como o nivel de referencia(RN), o que normalmente seria o piso. O que a banca quer que nos entendemos é que o chão seria o zero, partindo dai que o piso seria uma cota superior( ou acima do zero).

  • Bom, espero entender essa questão algum dia. Sem mais, me despesco.

    GABARITO: D


ID
207253
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma barragem de terra deve apresentar um índice de vazios de 0,73. De um corte são removidos 220.000 m3 de solo, com índice de vazios de 1,23. Quantos metros cúbicos poderão ser construídos nesta barragem?

Alternativas
Comentários
  • Resolução:

    dh=(ef-ei)*h/(1+ei)

     

    onde: d= delta; h= altura do aterro; e= índice de vazios inicial e final

     

     

  • Primeira situação, corte de 220000 m³ com e = 1,23:

    e = (Vt - Vs) / Vs

    1,23 = (220000 - Vs) / Vs

    Vs = 98655 m³ (volume de sólidos)

    Segunda situação para e = 0,73 com 98655 m³ de sólidos:

    0,73 = (Vt - 98655) / 98655

    Vt = 170673 m³ (Volume total)

     

     

  • Vb/Vc * VT = (1+ 0,73 ) / (1+1,73 ) * 220.000 m3 = 170.500 m3 ( valor próximo , sem auxílio da calculadora)

  • CORTE

    e = Vv/Vs

    1,23 = Vv/Vs

    Vv = 1,23Vs

    VT = Vv + Vs

    220000 = 1,23Vs + Vs

    Vs = 98654,70 m³

    BARRAGEM

    e = Vv/Vs

    0,73 = Vv/Vs

    Vv = 0,73Vs

    VT = Vv + Vs

    VT = 0,73Vs + Vs

    VT = 1,73Vs

    VT = 1,73*98654,70

    VT = 170672,64 m³


ID
207259
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma obra será utilizada uma argamassa de cimento, cal e areia de traço 1:2:8 em massa de materiais secos. Sabe-se que a massa específica da argamassa fresca é igual a 2.000 kg/m3 com 30% de umidade (em relação aos materiais secos) e tendo-se os dados técnicos dos materiais, conforme apresentado abaixo:

Massas específicas aparentes:
Cimento - ?cimento = 1.200 kg/m3
Cal hidratada - ?cal = 700 kg/m3
Areia Seca - ?areia = 1.300 kg/m3

Calcule o traço em volume de argamassa

Alternativas
Comentários
  • w=Pagua/ Pargamasssa=>   0,30=Pagua/2000kg=>     Pagua=600kg

    1m+ 2m+8m+600kg=2000kg   => m=127,27kg   ( TRAÇO EM MASSA  1:2:8 )

    D=m/v   =>    v=m/D

    ( TRAÇO VOLUME)

       1,0: 3,6 : 7,8

  • Traço em massa                                   Peso especifico= massa /volume --> volume= massa/peso especifico

    cimento:cal: areia --> 1:2:8

    Transforma tudo em volume --->  (1/1,2) : (2/0,7) : (8/1,3) ---> 0,833 : 2,86 : 6,15

    O cimento é sempre medido em massa --->  (0,833/0,833) : ( 2,86/0,833) : ( 6,15/0,833) ---> 1:3,43:7,38

  • p=m/v ---> m=pv

    0,7*2000=1400kg/m³ --> massa específica argamassa seca

    marg=mcim+mcal+mar

    1400=pci*vci+2pci*vci+8pci*vci --> 11pci*vci=1400

    vci=1400/(11*1200)=0,106m³

    mcal=2*1200*0,106=254,4kg

    mar=8*1200*0,106=1017,6kg

    vcal=254,4/700=0,364

    var=1017,6/1300=0,783

    0,106/0,106:0,364/0,106:0,783/0,106

    1 : 3,43 : 7,38


ID
207262
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Questão 31: ''Em uma obra será utilizada uma argamassa de cimento, cal e areia de traço 1:2:8 em massa de materiais secos. Sabe-se que a massa específica da argamassa fresca é igual a 2.000 kg/m3 com 30% de umidade (em relação aos materiais secos) e tendo-se os dados técnicos dos materiais, conforme apresentado abaixo:

Massas específicas aparentes: Cimento – γcimento = 1.200 kg/m3 Cal hidratada – γcal = 700 kg/m3 Areia Seca – γareia = 1.300 kg/m3''



Considerando o disposto na QUESTÃO 31, é correto afirmar que o consumo de cimento por metro cúbico de argamassa é de:

Alternativas
Comentários
  • Questao passivel de anulação pois o traço dado é em volume e não em massa!

  • uma argamassa de cimento, cal e areia de traço 1:2:8 em massa de materiais secos.

    O traço é em massa sim!

  • 1-A cada m³ de argamassa temos 2000kg = material seco+ água
    2-(água/materia seco)=0,3 .Logo água+material seco = 1,3 * material seco

    Associando 1 com 2 : temos que para cada m³ temos 2000kg= 1,3*material seco.
    Então temos (2000/1,3) kg material seco/ m³ de argamassa.

    Porém esse material seco está em uma proporção de 1:2:8

    Então colocando nessa proporção os (2000/1,3) kg de material seco/ m³ de argamassa. Temos:

    2000/(1,3*11) kg de cimento = 139,86 kg--------> Por aproximação letra C
    (2*2000)/(1,3*11) kg de cal = 279,72 kg
    (8*2000)/(1,3*11) kg de areia = 1118,88 kg
     


ID
207265
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas

A área construída, também conhecida como área equivalente, deve ser calculada de acordo com a NBR-12.721/92, pela seguinte fórmula:

Onde:
S - Área equivalente de construção
Ap - Área construída padrão
Aq - Área construída de padrão diferente
P - Percentual correspondente à razão entre o custo estimado da área de padrão diferente e o custo estimado para a área padrão.

Alternativas
Comentários
  • Foi bom bom conhecer o QCONCURSOS,ESTÁ SENDO DE MUITO AUXILÍO!!!
  • área equivalente é o resultado da transformação e soma de todas as áreas de padrão diferente à área construída padrão.

  • Existe uma metodologia muito utilizada para avaliar o VALOR TOTAL de um imóvel, utilizando CUB e outras taxas que devem ser inclusas para chegar a um valor bem aproximado da realidade.

     

    VALOR TOTAL = S x PF

     

    Área construída = Área equivalente = S

    S = Ap + Aq.P​

    Ap - Área construída padrão 
    Aq - Área construída de padrão diferente 
    P - Percentual correspondente à razão entre o custo estimado da área de padrão diferente e o custo estimado para a área padrão.

     

    Explicação da fórmula

    Uma área diferente do padrão (Aq), para ser considerado como área equivalente (que será utilizado do cálculo do preço total final), deve ser "ponderado" através do P, de forma que o mesmo seja convertido para uma área com o "mesmo peso"

     

    Por exemplo, se considerarmos que a área construída padrão citado no enunciado seja de um edifício de alto padrão e que a área construída de padrão diferente seja de um porão (agregado ao edifício de alto padrão), não podemos dizer que o mesmo terá um preço/m² semelhante ao alto padrão.

    Então, com o valor de P, podemos "ponderar" o valor da área do porão fazendo com que a área seja menor. Consequentemente, ao multiplicarmos com o PF, teremos um valor mais coerente.


ID
207268
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Qual o Custo Unitário Final para uma benfeitoria com área privativa de 100 m2 e área comum de 30 m2, com fração ideal (FI) de 0,05, sabendo-se que :

- O Custo Unitário Básico (CUB) é de R$ 350,00/ m2
- O Custo dos Elevadores Especiais e outras despesas (OI) é de R$ 5.000,00
- A diferença entre o custo de Fundações Especiais e Fundações Diretas (OFe-OFd) é de R$ 8.000,00
- As Taxas de Lucro (L), Administração (A) e Custos Financeiros (F) foram estimadas em 20%, 10% e 15%, respectivamente.
- A razão entre o custo unitário da área comum e da área privativa (P) é de 0,70.

Alternativas
Comentários
  • https://www.galaxcms.com.br/up_arquivos/1149/21-20170124191446.pdf

     

    OLHAR A PÁGINA 23

  • Alguem fez esse calculo? 


ID
207271
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sabe-se que um bom concreto oferece a melhor proteção passivadora para o ferro. Para que consideremos um bom concreto é necessário que seu PH seja:

Alternativas
Comentários
  • PH alto é sinônimo de meio alcalino. Neste nível de alcalinidade o ferro está em situação passiva e não há perigo de oxidação. Na prática usa-se uma solução alcoólica de fenolftaleína para verificar a ação dos carbonos no concreto.  Pingando-se o reagente no concreto, se ele se mantiver incolor, o PH é menor ou igual a 9 e ele carbonatou; se ele ficar rosa, o PH é maior que 12 e ele não carbonatou.


ID
207286
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Qual a velocidade máxima de escoamento, segundo a norma NBR- 5626/95 para um sistema predial de distribuição de água fria executado em tubo de PVC soldável para um ramal que alimenta um chuveiro, um vaso sanitário com caixa acoplada e dois lavatórios?

Alternativas
Comentários
  • 5.3.4 Velocidade máxima da água

    As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a

    velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação,

    não atinja valores superiores a 3 m/s.

  • Falar sobre chuveiro, vaso e etc...é só p/ botar medo em quem não sabe...kkk

     

  • SÓ UMA CORREÇÃO: NBR 5626/98.

  • Floreou pra perguntar a velocidade máxima nas tubulações de água. Sempre 3m/s.

  • Fez rodeio pra perguntar a velocidade máxima admissível na tubulação conforme a norma.

    Sempre 3 m/s, não interessa o ponto de utilização!

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
207289
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os canteiros de obras devem dispor obrigatoriamente de:

Alternativas
Comentários
  • 18.4.1 Os canteiros de obras devem dispor de:

    a) instalações sanitárias;

    b) vestiário;

    c) alojamento;

    d) local de refeições;

    e) cozinha, quando houver preparo de refeições;

    f) lavanderia;

    g) área de lazer;

    h) ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores.

    18.4.1.1 O cumprimento do disposto nas alíneas "c", "f" e "g" é obrigatório nos casos onde houver trabalhadores

    alojados.

  • NR 18

     

    18.4.1 Os canteiros de obras devem dispor de:

    a) instalações sanitárias;

    b) vestiário;

    c) alojamento;

    d) local de refeições;

    e) cozinha, quando houver preparo de refeições;

    f) lavanderia;

    g) área de lazer;

    h) ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores.

    18.4.1.1 O cumprimento do disposto nas alíneas "c", "f" e "g" é obrigatório nos casos onde houver trabalhadores

    alojados.

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

  • Ambulatório: quando houver 50 ou mais trabalhadores;

    Alojamento, lavanderia e área de lazer: quando houver trabalhadores alojados.


ID
207292
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção nos estabelecimentos com:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão poderia caber recurso.   Pois a NR 18 fala em acima de 20 trabalhadores (que podem ser empregados ou temporários que passam na obra para fazer algum tipo de serviço).

  • Gab: E

     

    18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT

     

    18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.


    18.3.1.1. O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.

  • Robson Wagner em 01 de Abril de 2016, às 10h08.

     

    Segue o trecho da NR pra ajudar a fixar.

     

    18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT

    18.3.1 São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.

     

    Bons estudos.

     

    Fonte: NR 18

     

     

                                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • 20 TRABALHADORES OU MAIS 


ID
207295
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:

    a) identificar os locais de apoio que compõem o canteiro de obras;

    b) indicar as saídas por meio de dizeres ou setas;

    c) manter comunicação através de avisos, cartazes ou similares;

    d) advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos.

    e) advertir quanto a risco de queda;

    f) alertar quanto à obrigatoriedade do uso de EPI, específico para a atividade executada, com a devida sinalização e advertência próximas ao posto de trabalho;

    g) alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de materiais por grua, guincho e guindaste;

    h) identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra;

    i) advertir contra risco de passagem de trabalhadores onde o pé-direito for inferior a 1,80m (um metro e oitenta centímetros);

    j) identificar locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas.

  • NR-18 item 18.27.21

  • O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:

     

    a) identificar os locais de apoio que compõem o canteiro de obras;

    b) indicar as saídas por meio de dizeres ou setas;

    c) manter comunicação através de avisos, cartazes ou similares;

    d) advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos.

    e) advertir quanto a risco de queda;

    f) alertar quanto à obrigatoriedade do uso de EPI, específico para a atividade executada, com a devida sinalização e advertência próximas ao posto de trabalho;

    g) alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de materiais por grua, guincho e guindaste;

    h) identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra;

    i) advertir contra risco de passagem de trabalhadores onde o pé-direito for inferior a 1,80m (um metro e oitenta centímetros);

    j) identificar locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas.

     

    Fonte: NR-18

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • 18.13 Sinalização de segurança

    18.13.1 O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:

    a) identificar os locais de apoio;

    b) indicar as saídas de emergência;

    c) advertir quanto aos riscos existentes, tais como queda de materiais e pessoas e o choque elétrico;

    d) alertar quanto à obrigatoriedade do uso de EPI;

    e) identificar o isolamento das áreas de movimentação e transporte de materiais;

    f) identificar acessos e circulação de veículos e equipamentos;

    g) identificar locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas.

                                                           VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!


ID
207298
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver:

Alternativas
Comentários
  • 18.27.2 É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver a serviço em vias públicas, sinalizando acessos ao canteiro de obras e frentes de serviços ou em movimentação e transporte vertical de materiais.

  • 18.27.2 É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o

    -> trabalhador estiver a serviço em vias públicas;

    -> sinalizando acessos ao canteiro de obras e

    -> frentes de serviços ou em movimentação e transporte vertical de materiais.3

     

    Fonte: NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

     

     

                                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     


ID
207301
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos locais confinados e onde são executadas pinturas, aplicação de laminados, pisos, papéis de paredes e similares, com emprego de cola, bem como nos locais de manipulação e emprego de tintas e solventes e outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas, devem ser tomadas uma das seguintes medidas:

Alternativas
Comentários
  • NR-18

    18.26.4 Nos locais confinados e onde são executados pinturas, aplicação de laminados, pisos, papéis de parede e similares, com emprego de cola, bem como nos locais de manipulação e emprego de tintas, solventes e outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas, devem ser tomadas as seguintes medidas de segurança:

    a) proibir fumar ou portar cigarros ou assemelhados acesos, ou qualquer outro material que possa produzir faísca ou chama;

    b) evitar, nas proximidades, a execução de operação com risco de centelhamento, inclusive por impacto entre peças;

    c) utilizar obrigatoriamente lâmpadas e luminárias à prova de explosão; (RESPOSTA)

    d) instalar sistema de ventilação adequado para a retirada de mistura de gases, vapores inflamáveis ou explosivos do ambiente;

    e) colocar nos locais de acesso placas com a inscrição "Risco de Incêndio" ou "Risco de Explosão";

    f) manter cola e solventes em recipientes fechados e seguros;

    g) quaisquer chamas, faíscas ou dispositivos de aquecimento devem ser mantidos afastados de fôrmas, restos de madeiras, tintas, vernizes ou outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas.


ID
207304
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A impermeabilização das coberturas dos prédios torna-se necessária em algumas situações para evitar a infiltração da água para o interior da construção. Embora possa ser considerada atividade simples, seu sucesso é garantido se observadas determinadas especificações e condições durante sua execução. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da B é afirmar que é de cima para baixo, o erro da C é afirma de não arredondar os cantos.  Alternativa A é o gabarito

  • Alguém sabe em qual parte da norma está escrito a assertiva A?

  • a)As mantas asfálticas ou elastoméricas são produtos impermeabilizantes recomendados para coberturas não transitáveis ou transitáveis unicamente por pedestres.  (CERTO)

     

    b)A aplicação da manta sobre a superfície a proteger é feita com o desenrolar dos tubos da manta sobre a superfície da cobertura, começando da parte mais alta e indo no sentido do decaimento da cobertura. (ERRADDO)

    "Quando o primer estiver seco, desenrolar a manta do ponto mais baixo para o mais alto".

     

    c)A aplicação da manta asfáltica deve ser feita sobre uma camada de regularização, executada de modo a manter declividade mínima da laje e de não arredondar os cantos com paredes e obstáculos. (ERRADO)

    " Em rodapés, muros, paredes e jardineiras, os cantos devem ser arredondados e a argamassa de regularização deve subir de 30 a 40 cm. "

     

    d)Para coberturas transitáveis por veículos, a impermeabilização é executada durante a sua construção, misturando o elemento impermeabilizante na massa do concreto armado. (ERRADO)

    "Os aditivos impermeabilizantes para concreto se classificão como rígido. Coberturas transitáveis por veículos são sujeitas a movimentações usa-se então uma impermeabilização flexivel"

     

    e) Para regiões com variações elevadas de temperatura, a impermeabilização asfáltica deve ser evitada pela excessiva fluidez, sendo recomendada, nesses casos, a impermeabilização rígida. (ERRADA)

    " manta asfaltica é indicada para estruturas sujeitas a movimentação e fissuras "


ID
207307
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A construção de um edifício é tarefa complexa, feita em etapas. A boa execução de cada uma dessas etapas, com o acompanhamento objetivo por parte da fiscalização, permite que se tenha uma edificação que atenda aos critérios de segurança e de utilização. Para tanto, cuidados especiais devem ser tomados na execução das tarefas que compõem cada uma das etapas, havendo um conjunto de procedimentos previstos na literatura técnica para orientar tanto a execução quanto o acompanhamento. Com relação a edificação e seus cuidados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •   a) --- (ERRADO)

    "Se o tubulão for de camisa de concreto, o dimensionamento do fuste será de maneira análoga ao cálculo para um pilar, dispensando-se a verificação da flambagem quando o tubulão for totalmente enterrado. Em regra, a armadura necessária é colocada na camisa de concreto."

    b) --- (ERRADO)

    " O almoxarifado  Deverá possuir área da ordem de 25 m² e estar localizada em local de fácil acesso pelos operários, próximo das entradas.

    O ideal é que o almoxarifado fique próximo de três locais, com a seguinte prioridade:

    descarga dos caminhões - para agilizar a armazenagem de materiais que chegam direto para o estoque;

    elevador de carga - para facilitar a movimentação de materiais que são transportados apenas no momento do uso; e

    escritório - devido ao contato entre o mestre de obras e o almoxarife. Preferencialmente, deve ficar no subsolo, protegido de intempéries."

     

    c) --- (ERRADO)

    "A dobragem e o corte de vergalhões de aço em obra devem ser feitos sobre bancadas ou plataformas apropriadas e estáveis, apoiadas sobre superfícies resistentes, niveladas e não escorregadias afastadas da área de circulação de trabalhadores. A área de trabalho onde está situada a bancada de armação deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores, contra a queda de materiais e intempéries. As lâmpadas de iluminação da área de trabalho da armação de aço devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas ou de vergalhões. Durante a descarga de vergalhões de aço, a área deve ser isolada. "

     

    d)No recebimento de concreto usinado, o critério de aceitação do mesmo baseia-se no ensaio de abatimento, mas há necessidade também de moldagem de corpos-de-prova para ensaio de resistência. (CERTA)

    "Aceitação do concreto usinado em obra é feita normalmente em dois momentos distintos: Quando do recebimento do caminhão betoneira na obra, através do teste de consistência, também conhecido como ensaio de abatimento ou slump test. O resultado deste teste deve ser menor ou igual ao valor máximo admitido na nota fiscal de entrega do concreto. Se o resultado for superior, demonstrará que o concreto está com excesso de água em sua composição, o que implica em uma alteração do fator água/cimento e na possível queda de sua resistência. Neste caso o caminhão pode ser rejeitado.

    Independentemente da realização do teste de slump, devem ser colhidas amostras do concreto (corpos de prova), que no estado endurecido servirão para a realização de ensaios de resistência à compressão.
    Estas amostras devem ser em quantidade suficiente para a determinação do Fck estimado, através de fórmulas e parâmetros existentes na NBR 6118. "

     

    e) --- (ERRADO)

    " Na execução de concreto aparente, o recobrimento da armadura nas faces aparentes deve ser, no mínimo, igual a 2,5 cm, o que implica a limitação da dimensão de componentes da armadura. "


ID
207310
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma atividade requerida na execução de uma obra é a medição das obras e dos serviços executados com vistas à emissão de faturas e ao pagamento correspondente. Acerca da medição e emissão de faturas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    Lei 8666

    Art. 73.  Executado o contrato, o seu objeto será recebido:

    § 2   O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato.


ID
207313
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um operário executa tarefas no caminhão lubrificador, estando sujeito a condições insalubres de grau médio e de periculosidade por abastecer as máquinas. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLVI COM BASE NA LEI 8112.

    Art. 68 §1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

  • Na constituição é o maior......Periculosidade 30%

     

    Inslubridade 10% , 20% , 40% -----leve, medio, elevado

  • Vitória. Entretanto um é relação ao salário-base (periculosidade) do operário e o outro em relação ao salário mínimo (insalubridade).

    Por isso ele deve escolher qual é o mais vantajoso.


ID
207316
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os pontos A, B e C foram levantados em campo sendo obtidas as seguintes coordenadas, em metros: A (22,5; 30,0); B (36,2; 17,3); C (51,8; 23,7). Estes pontos foram representados num sistema de coordenadas retangulares, na escala 1:1.000. Com relação ao ponto de coordenadas (40,0; 20,0), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •      noroeste         NORTE     nordeste

    OESTE---------------------------------LESTE

         sudoeste          SUL      sudeste  

     

  • Shift - delete num deleta direto ?