SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - EPE - Analista de Pesquisa Energética - Meio Ambiente - Geoprocessamento


ID
555964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A avaliação de impacto ambiental deve considerar não apenas os riscos de instalação de um empreendimento para a natureza mas também os riscos que a natureza oferece à presença do empreendimento naquele lugar. Um exemplo de impacto ambiental indireto que um empreendimento trará ao relevo é(são)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
555967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No contexto da avaliação de impacto ambiental, é necessário construir uma estrutura em que planejadores selecionem critérios e metodologias claramente expressos. O primeiro passo da metodologia é identificar o tipo de dano e o agente causador, enquadrando-se em conceitos adequados de ação humana, processo natural e impacto ambiental.
Considerando-se os conceitos mencionados, é um exemplo de impacto ambiental a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


ID
555970
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O método de avaliação ambiental por meio de sistema de informação geográfica consiste em fazer estimativas sobre possíveis ocorrências de alterações ambientais. A extensão dessas estimativas e suas relações de intensidade é definida vinculando-se essas informações a um conhecimento prévio da área a ser analisada. Em uma aplicação do método de avaliação ambiental descrito, as áreas classificadas com altíssimo risco de enchente são definidas pelas características referentes a Geomorfologia, Solo e Cobertura Vegetal. Essas características correspondem, específica e respectivamente, a

Alternativas

ID
556123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à Matriz Energética Nacional (MEN) e à aplicação de indicadores socioambientais com vista ao planejamento, são apresentados os seguintes objetivos:
I - contribuir para o crescimento econômico, com intensidade energética e custo relativo da energia decrescente.
II - contribuir para uma maior equidade social, diminuindo o desnível do uso de energia entre as diversas classes de renda.
III - incentivar a participação de fontes renováveis para a produção de energéticos, contribuindo para que a exploração dos recursos naturais seja compatível com a sua renovação.
Associando-se a MEN ao planejamento de longo prazo, está(ão) pertinente(s) e adequado(s) o(s) objetivo(s)

Alternativas

ID
556126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No Brasil, quanto à cobrança das concessionárias de energia elétrica, pelo uso de recursos hídricos, a Constituição Federal de 1988 previu, no artigo 20, § 1o , que é assegurada, nos termos da lei, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração. Além de coparticipação dos órgãos da Administração direta da União, a participação ou a compensação financeira mencionadas são asseguradas a

Alternativas
Comentários
  • LETRA E.

     

    CR/88, art. 20, § 1º - É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

     


ID
556135
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Entre as áreas do Brasil afetadas pelas atividades vulcânicas, no passado geológico, especialmente no Mesozoico, encontra-se a bacia do Amazonas, sobretudo no médio vale do seu rio principal.
A área geográfica mencionada, em função direta das atividades do vulcanismo, é marcada, atualmente, por

Alternativas

ID
556141
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A organização do território brasileiro conta com espaços de produção de características peculiares como:
• articulação com inovações tecnológicas, resultantes de pesquisas locais ou provenientes de outros centros;
• presença de centros de pesquisa, universidades e empresas especializadas;
• vinculação das empresas com instituições de pesquisa ou de transferência de tecnologia;
• apoio de capital de risco, público ou privado;
• externalidades locais e regionais favoráveis, como por exemplo, sistema de telecomunicações.
Poderiam ser citados os casos de São José dos Campos, em São Paulo e Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Os espaços acima caracterizados e exemplificados são mais especificamente denominados

Alternativas

ID
556165
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Existem basicamente duas estruturas para armazenar e representar dados espacias em um sistema de informação geográfica. A estrutura que promove um processamento mais rápido e eficiente de algoritmos de análises espaciais e que facilita simulações e modelagens é denominada

Alternativas
Comentários
  • gab b

    Duas grandes classes:

    –1) Matricial ou raster: representado por uma imagem, dado contínuo, normalmente arquivo .tiff

    ●Resolução (tamanho do pixel)

    ●Um único valor por pixel

    ●No data ou dummy (sem dados)

    –2) Vetorial: elementos geométricos como pontos, linhas, polígonos

    ●Dado discreto (cada elemento pode ser isolado dos demais)

    ●Arquivos .shp (shapefile)

    ●Tabela de atributos (diversos para cada elemento)

  • Gab. B

    Os dados espaciais, em SIG, têm dois formatos primários (arranjo de dados para armazenamento ou apresentação): raster/matricial e vector/vetorialO formato matricial é baseado numa estrutura de grade de células, enquanto o formato vetorial é mais parecido com um mapa de linhas

    As diferenças entre os dados geográficos de estrutura vetorial e estrutura matricial são inúmeras :

    Precisão Geométrica : Os dados de estrutura vetorial possuem uma precisão geométrica maior que os dados de estrutura matricial.

    Tamanho do Arquivo: Os dados de estrutura vetorial necessitam de menor espaço em disco para serem armazenados.

    Processamento: O processamento de dados matriciais é mais simples, rápido e eficiente. Os dados matriciais são indicados para o processamento de elementos da superfície contínua. 

    Exibição: Os dados de estrutura vetorial são mais rápidos para serem exibidos.

  • Excelentíssimo comentário.


ID
556168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os planos de informação analisados por sistema de infor- mação geográfica, para fins de planejamento urbano, foram organizados segundo diferentes escalas de medição. Entre os variados mapas gerados, um mostrou a distribuição do número de domicílios por setor censitário e o outro espacializou os índices comparativos de morbidade para as doenças com causas ambientais. As escalas de medição utilizadas nos exemplos de mapas citados foram, respectivamente,

Alternativas

ID
556171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em um sistema de informação geográfica, o modelo de armazenamento de informações relacionadas entre si por meio de apontadores como 1: 1, 1: n ou m: n recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • gabarito e

    O armazenamento definido por software (SDS) usa um software de gerenciamento de abstração para desacoplar os dados do hardware antes de reformatá-los e organizá-los para o uso na rede. O SDS funciona muito bem com cargas de trabalho de containers e microsserviços que usam dados não estruturados. Isso se deve ao fato de que o SDS pode ser escalado de uma maneira impossível para as soluções de armazenamento físicas.

    O armazenamento em nuvem é a organização de dados mantidos em um local que pode ser acessado por qualquer um na Internet que tenha as permissões necessárias. Não é necessário estar conectado a uma rede interna (isso seria o armazenamento NAS) nem acessar os dados do seu próprio hardware diretamente conectado ao seu computador. Alguns dos fornecedores mais populares de armazenamento em nuvem são Microsoft, Google e IBM.

    Com o armazenamento de dados em rede (NAS), os dados ficam mais acessíveis para redes internas, ao instalar um sistema operacional leve em um servidor que o transforma em algo chamado caixa, unidade ou cabeçote NAS. A caixa NAS tornou-se parte importante da intranet porque ela processa todas as solicitações de armazenamento.

    O armazenamento de objetos divide os dados em unidades discretas e os alinha com metadados para fornecer contexto sobre seu conteúdo. Os dados armazenados nesses objetos são descompactados e descriptografados, o que os torna acessíveis em grande escala para mover cargas de trabalho com rapidez, como containers.

    O armazenamento de arquivos organiza os dados em arquivos hierárquicos que os usuários podem abrir e navegar da parte superior para a parte inferior. Como os arquivos são armazenados da mesma maneira em back-ends e front-ends, os usuários podem solicitar arquivos por identificadores exclusivos, como nomes, locais ou URLs. Esse é o formato de armazenamento mais comum legível por humanos.

    O armazenamento em blocos divide os volumes de armazenamento em instâncias individuais conhecidas como blocos. Cada bloco existe de maneira independente, oferecendo aos usuários uma autonomia de configuração completa. Como os blocos não são sobrecarregados pelos mesmos requisitos de identificador exclusivo, eles são um sistema de armazenamento mais rápido. Por isso, são o formato ideal para bancos de dados de rich media.

  • Modelo hierárquico: O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Nele, os registros são conectados em uma estrutura de dados em árvore, similar a uma árvore invertida (ou às raízes de uma árvore).

    Modelo em rede: o modelo em rede acabou eliminando a hierarquia, pois passou a permitir que, em tese, cada registro filho pudesse ser ligado a mais de um registro pai. Nesse caso, a estrutura em árvore se desfaz, e passa a se assemelhar a uma estrutura em grafo. Relacionamentos N:M também passam a ser permitidos (lembrando que o relacionamento é estabelecido entre registros).

    Modelo relacional: O modelo relacional usa uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles.

    Modelo Entidade/Relacionamento: O modelo de Entidade/Relacionamento (E-R) é baseado na percepção de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos, chamados entidades, e os relacionamentos entre esses objetos (existem autores que falam em relação para descrever relacionamentos. Modelo de dados orientado a objetos: É uma extensão do modelo ER com noções de encapsulamento de identidade do objeto.

    Modelo de dados objeto-relacional: Combina características do modelo relacional com o modelo orientado a objetos.

    Fonte: Estratégia

    RETA FINAL - Questões Comentadas de Análise de Informações TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental Prof Victor Dalton - Aula 00

    #um dia chegaremos lá

  • Modelo hierárquico: O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Nele, os registros são conectados em uma estrutura de dados em árvore, similar a uma árvore invertida (ou às raízes de uma árvore).

    Modelo em rede: o modelo em rede acabou eliminando a hierarquia, pois passou a permitir que, em tese, cada registro filho pudesse ser ligado a mais de um registro pai. Nesse caso, a estrutura em árvore se desfaz, e passa a se assemelhar a uma estrutura em grafo. Relacionamentos N:M também passam a ser permitidos (lembrando que o relacionamento é estabelecido entre registros).

    Modelo relacional: O modelo relacional usa uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles.

    Modelo Entidade/Relacionamento: O modelo de Entidade/Relacionamento (E-R) é baseado na percepção de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos, chamados entidades, e os relacionamentos entre esses objetos (existem autores que falam em relação para descrever relacionamentos. Modelo de dados orientado a objetos: É uma extensão do modelo ER com noções de encapsulamento de identidade do objeto.

    Modelo de dados objeto-relacional: Combina características do modelo relacional com o modelo orientado a objetos.

    Fonte: Estratégia

    RETA FINAL - Questões Comentadas de Análise de Informações TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental Prof Victor Dalton - Aula 00

    #um dia chegaremos lá


ID
556174
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Entre as metodologias de avaliação de impactos ambientais, encontra-se a projeção de cenários, com base na análise de situações ambientais prováveis em termos da evolução de um ambiente e/ou de situações hipotéticas. Nesse sentido, uma analista pode enfocar, para uma dada situação, as consequências de várias políticas escolhidas a priori ou de maneira interativa, sem procurar estabelecer as consequências desejadas nem procurar determinar, para cada situação, que políticas permitem atingir a meta desejada. A análise que um analista de impactos ambientais pode realizar, descrita acima, refere-se mais explicitamente à categoria do cenário.

Alternativas

ID
556180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Qual é o método de representação cartográfica indicado para mapear fenômenos com continuidade espacial, como chuvas, temperaturas e altitudes de relevo?

Alternativas

ID
556183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Para realização de inventário ambiental do Município de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, foram consideradas algumas bases cartográficas, entre elas, a carta de cobertura e uso do solo e a carta geológica, representadas pelas folhas SF–23–Z–A–II–4 e SF-23-Z- A-V-2. A escala cartográfica básica dessas folhas é

Alternativas

ID
556189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

O Plano Nacional de Energia Elétrica (PNEE) contém algumas diretrizes gerais. Dentre elas, destacam-se os focos nos empreendimentos setoriais na Amazônia e no desenvolvimento regional. Nos estudos de longo prazo, deve-se considerar que a região amazônica se caracteriza pela existência de áreas que apresentam diferentes níveis de restrição à implantação de empreendimentos hidrelétricos e à passagem dos sistemas de transmissão associados.
Tendo em vista os focos do PNEE sinalizados, as áreas da Amazônia descritas acima referem-se mais explicitamente a

Alternativas

ID
556192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Em um dado projeto foi aplicado o geoprocessamento ao planejamento urbano e optou-se por utilizar a base cartográfica na escala 1:10.000, a qual permite uma precisão máxima, em metros, de

Alternativas

ID
556195
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Após a análise integrada de dados ambientais por meio de um sistema de informação geográfica, foi obtido um mapa síntese de risco de deslizamento, no qual uma das categorias da legenda identifica as áreas de altíssimo risco. As características ambientais abaixo poderiam compor as áreas classificadas no mapa como pertencentes à categoria de altíssimo risco de deslizamento, EXCETO a que evidencia

Alternativas