SóProvas



Prova CESPE - 2006 - TJ-RR - Técnico Judiciário - Área Administrativa


ID
26434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas questões de 1 a 3, as opções, na ordem em que estão
apresentadas, são partes sucessivas de textos.

Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

Alternativas
Comentários
  • A letra b é a incorreta.Temos um erro de concordância verbal.O verbo "têm" está na terceira pessoa do plural ocasionando o erro da questão. O correto seria: A digitalização também tem influência em aspectos como preservação do meio ambiente.
  • A incorreta é a letra "B" pois, a frase não está no plural, e a palavra "tem" no plural ficaria da seguinte forma "têm"
  • Além do erro referente ao "têm", já citado.

    Seria também incorreto concordância em "aspectos"? onde este deveria estar também no singular? 

  • Não, cara Maressa Falcão, porquanto o termo "aspectos" foi empregado no sentido geral, o que é justificado pelo uso do termo "como" (no sentido de "a exemplo de"). 



    OBS: Fernando Pestana chama de "preposição acidental". 
  •  b) A digitalização também têm (tem) influência em aspectos como preservação do meio ambiente.

  • Letra B.

    Deus é Soberano !!!

  • A digitalização também TEM influência em aspectos como preservação do meio ambiente.

  • A digitalização também tem.....


ID
26437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas questões de 1 a 3, as opções, na ordem em que estão
apresentadas, são partes sucessivas de textos.

Assinale a opção que apresenta erro de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Não é necessário o uso da vírgula antes do primeiro "que". Apenas antes do segundo "que" tornaria a frase absolutamente correta.

  • Não se separa por vírgula o verbo e seu objeto, no caso, uma oração. - argumenta que - sem vírgula.
  • O verbo 'argumentar" está separado de seu complemneto oracioal ( que a natureza do conflito se dá por concurso de preferência..), o que não é correto.
  • a) As dívidas trabalhistas têm prioridade sobre débitos tributários, mesmo que o devedor tenha condições de saldá-las. A vírgula está separando a Oração Subordinada Adverbial Concessiva ("Mesmo que o devedor...") de Oração Principal ("As dívidas ...débitos tributários"). As Or. Subord. Adverb. são antecedidas de vírgula. b) Foi o que decidiu, por unanimidade, a primeira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou provimento ao recurso especial interposto pela Fazenda Nacional."por unanimidade" é um termo acessório da oração, um enfeite, não precisa... É um aposto e por isso está isolado por vírgulas. "Que negou provimento..." é uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, começa por pronome relativo e insere uma explicação. As Orações Adjetivas Explicativas sempre são virguladas.c) A Fazenda Nacional argumenta, que a natureza do conflito se dá por concurso de preferência, que se estabelece pela ordem cronológica de constituição do crédito."... argumenta ISSO" A possibilidade de trocar toda a Oração introduzida pela conjunção integrante "que" por "isso" deixa claro que se trata de uma Oração Subordidada Substantiva. Essas orações não são precedidades de vírgula pois não se separa a Or. Substantiva da Oração Principal ("A Fazenda argumenta"). A segunda vírgula está correta, pois separa uma Oração Subordinada (a Substantiva) da outra Oração Subordinada (a Adjetiva, que é introduzida pelo pronome relativo "que" válido por "o qual").
  • d) A preferência de créditos trabalhistas sobre os tributários se aplica nas seguintes situações: quando houver mais de um credor, quando o devedor não tiver condições de pagar e quando houver falência. Na oração anterior aos dois pontos não é cabível vírgula por "A preferência de créditos trabalhistas sobre os tributários" é o sujeito (o que é que se aplica?) e o resto é o predicado. Sujeito e predicado não podem ser separados por vírgula. Os dois pontos introduzem uma explicação enumerativa, que são virgulados por se tratarem de Orações Subordinadas Adverbiais Condicionais (pois, embora o "quando" normalmente seja nexo temporal, nesse caso ele faz papel de "se", "caso")
  • a) As dívidas trabalhistas têm prioridade sobre débitos tributários, mesmo que o devedor tenha condições de saldá-las.

    Devemos lembrar que esta vírgula é facultativa,uma vez que a oração subordinada adverbial concessiva está em sua posição correta - no final do periodo. Se ela estivesse no início do período não nos podemos esquecer de que ela seria obrigatória !


    c) A Fazenda Nacional argumenta, que a natureza do conflito se dá por concurso de preferência, que se estabelece pela ordem cronológica de constituição do crédito.

    A vírgula de cor vermelha está colocada de forma errônea,pois o ''que'' é uma conjução integrante com valor de objeto direto e que está separado de seu verbo ''argumenta'' .Devemos lembrar que para identificarmos conjunção integrante trocamos o ''que'' por isso,isto.
  • [COMENTÁRIO TIAGO CANTÍDIO]

    a) As dívidas trabalhistas têm prioridade sobre débitos tributários, mesmo que o devedor tenha condições de saldá-las.

    Devemos lembrar que esta vírgula é facultativa,uma vez que a oração subordinada adverbial concessiva está em sua posição correta - no final do periodo. Se ela estivesse no início do período não nos podemos esquecer de que ela seria obrigatória !

    c) A Fazenda Nacional argumenta, que a natureza do conflito se dá por concurso de preferência, que se estabelece pela ordem cronológica de constituição do crédito.[ NÃO SEPARA COM VÍRGULA O "QUE" CONJUNÇÃO INTEGRANTE]

    A vírgula de cor vermelha está colocada de forma errônea,pois o ''que'' é uma conjução integrante com valor de objeto direto e que está separado de seu verbo ''argumenta'' .Devemos lembrar que para identificarmos conjunção integrante trocamos o ''que'' por isso,isto.

  • letra C


ID
26440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas questões de 1 a 3, as opções, na ordem em que estão
apresentadas, são partes sucessivas de textos.

Assinale a opção gramaticalmente correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Não cabe o sinal de crase antes da palavra "operar";

    b)...que todos os atos processuais SEJAM PRATICADOS em meio eletrônico;

    c)À utilização

    Correta: letra "D"
  • Eu acho que o erro na letra C é o verbo representar, alguém concorda comigo?
  • Não José Antonio, o erro no item c é erro de crase.. A informatização desses processos, aliada à utilização de outras ferramentas eletrônicas de comunicação com a Receita Federal e o Banco Central, representará um enorme avanço na arrecadação judicial da dívida ativa da União.
  • O erro da crase na letra A é que não ocorre a mesma antes de verbo, pois não admite artigo definido feminino - mesmo quando substantivado, recebe o artigo masculino e não feminino.

  • a) Começa ( À ) operar o processo eletrônico ...

    ERRO DE ACENTUAÇÃO: Não ocorre crase anes de verbo (verbo repele artigo).

    b)(...) que todos os atos processuais ( SEJA PRATICADO ) em meio eletrônico (...)

    ERRO DE CONCORDÂNCIA: ... que todos os ATOS PROCESSUAIS  ( SEJAM PRATICADOS ) em meio eletrônico...

    c) (...) aliada a utilização de outras ferramentas eletrônicas de comunicação com a Receita Federal e o Banco Central, representará (...)

    ERRO DE CONCORDÂNCIA: (...) representarão (...)

  • GABARITO D 

     

    a)  Começa à operar (a operar) o processo eletrônico de execução fiscal da justiça federal, inicialmente no âmbito da 1.ª - que abrange o Distrito Federal (DF) e outros 13 estados - e 3.ª Regiões - São Paulo e Mato Grosso do Sul.

     

     

     b) Os sistemas da justiça federal serão integrados ao sistema de ajuizamento e acompanhamento processual da Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional, o que irá possibilitar que todos os atos processuais seja praticado (sejam praticados) em meio eletrônico.

     

     

     c) A informatização desses processos, aliada a utilização (aliada à utilização) de outras ferramentas eletrônicas de comunicação com a Receita Federal e o Banco Central, representará um enorme avanço na arrecadação judicial da dívida ativa da União.

     

     

    d) A cobrança judicial de tributos federais não pagos na esfera administrativa é feita na justiça federal, por intermédio de processos de execução fiscal movidos pela União ou por suas entidades.   CERTO 

  • A cobrança judicial de tributos federais não pagos na esfera administrativa é feita na justiça federal, por intermédio de processos de execução fiscal movidos pela União ou por suas entidades. ( Gramaticalmente correta)


ID
26449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para as questões 6 e 7

1    Além de impulsionar a arrecadação de recursos para os
     cofres da União, a execução fiscal eletrônica possibilitará
     maior economia para a máquina do Judiciário, uma vez que
4   reduzirá os prazos de tramitação. "Manter a execução por
     muito tempo é caro", assinala o juiz Alexandre Vasconcelos.
     A comunicação com a Receita Federal também será
7    importante para a localização mais rápida dos bens do
     devedor. Um convênio firmado entre a Receita, o Conselho da
     Justiça Federal (CJF) e os tribunais regionais federais (TRF)
10 permite que os juízes tenham acesso, mediante senha, ao
     sistema Infojud. Nele, o magistrado pode obter a declaração
     de bens e os dados cadastrais de qualquer pessoa, em questão
13 de minutos. A interligação virtual dos juízes federais com o
     sistema Bacen-Jud 2.0, do Banco Central, por sua vez,
     permite o bloqueio de valores depositados em contas no nome
16 do devedor em até 48 horas - procedimento que, com o uso
     de papéis, pode demorar meses. O acesso ao Bacen-Jud
     também foi possibilitado por intermédio de convênio entre o
19 Banco Central, o CJF e os TRF.

Idem, ibidem (com adaptações).

As opções seguintes apresentam propostas de substituição de trechos do texto. Assinale a opção em que a substituição é gramaticalmente incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Concordo com a letra"B", mas tb acho que a letra "a" ñ soa muito bem: "Além de impulsionar a arrecadação de recursos POR AOS cofres da União"
  • O POR não faz parte do termo, é só "AOS COFRES". Confesso que também fiz essa confusão mas observando as alternativas subsequentes dá para perceber.

    A alternativa C também está errada. O convênio já foi firmado e permite o acesso.

  • "Conquanto" dá a idéia de concessão e "uma vez que" dá idéia de causa. (Orações Subordinadas Adverbiais)
  • Conquanto, segundo o dicionário, quer dizer: Por mais que; posto que; embora. Se trocarmos por um desses sinônimos, veremos que muda o sentido totalmente.
  •  Concessão

      As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. A ideia de concessão está diretamente ligada aocontraste, à quebra de expectativa. 

    Principal conjunção subordinativa concessiva: EMBORA

    Utiliza-se também a conjunção: conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.

    Observe este exemplo:

    Só irei se ele for.

    A oração acima expressa uma condição: o fato de "eu" ir só se realizará caso essa condição for satisfeita.

    Compare agora com:

    Irei mesmo que ele não vá.

    A distinção fica nítida; temos agora uma concessão: irei de qualquer maneira, independentemente de sua ida. A oração destacada é, portanto, subordinada adverbial concessiva.

    Observe outros exemplos:

    Embora fizesse calor, levei agasalho.
    Conquanto a economia tenha crescido, pelo menos metade da população continua à margem do mercado de consumo.
    Foi aprovado sem estudar(= sem que estudasse / embora não estudasse). (reduzida de infinitivo)

    fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint42.php
  • Amigos, a questão se ateve à correção gramatical. Vocês estão viajando com o sentido ai. 

    O gabarito é B, já que conquanto exige verbo no subjuntivo.

  • Uma vez que = CAUSA

    Conquanto = Concessiva

  • Achei a questão muito mal elabora, pois pede a opção que estaria GRAMATICALMENTE errada, e a alternativa B não estaria errada, apenas alteraria o sentido, bem como a opção C.

    PS: o ''por'' na frente das questões deve ser erro de digitação!!

  • O Cespe ama essa conjunção concessiva. De acordo com o dicionário online significa: "Embora; se bem que: continuou trabalhando, conquanto exausto."

  • O Cespe ama essa conjunção concessiva. De acordo com o dicionário online significa: "Embora; se bem que: continuou trabalhando, conquanto exausto."

  • Alguém pode me explicar porque a "C" não está errada ??

  • Veja: a questão em nenhum momento fala acerca de mudança de sentido, portanto, no meu ponto de vista a alternativa incorreta é a letra.

    Temos uma questão de correção gramatical e não de semântica.

    Alguém poderia me explicar?

  • CONJUNÇÃO CONCESSIVA "ideia de ressalva" [ORAÇÕES SUBORDINATIVAS]- O objetivo da concessiva é fazer uma ressalva, que, no entanto, não irá anular o argumento principal.

    O JOGO OCORREU, EMBORA TENHA CHOVIDO. (O FATO DE CHOVER NÃO ANULOU O JOGO)

    X

    CONJUNÇÃO ADVERSATIVA "ideia de oposição" [ORAÇÕES COORDENATIVAS] - A conjunção adversativa é usada para coordenação de orações e introduz uma oração coordenada sindética adversativa. Por isso, a ordem das orações não pode ser invertida. 

    O JOGO OCORREU, PORÉM FOI SUSPENSO DEVIDO A CHUVA. ( O FATO DE CHOVER ANULOU O JOGO)

  • O primeiro tem ideia de causa e o segundo ideia de concessão;


ID
26452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas opções abaixo, os fragmentos, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto. Assinale a opção gramaticalmente incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No item b, o verbo chegar deve concordar com o sujeito "a arrecadação judicial" que está no singular. Portanto, erro de concordância verbal.
  • "Quando o sujeito é representado por expressão indicativa de porcentagem , o verbo pode concordar com o numeral ou com o substantivo a que se refere a porcentagem. Se o numeral vier com determinantes (artigos, pronomes, etc.), o verbo concordará, obrigatoriamente, com eles. Por outro lado, o verbo concordará com o numeral, quando vier anteposto à expressão de porcentagem. Vale lembrar que com as expressões cerca de, perto de, mais de, menos de, antes da porcentagem, o verbo concordará apenas com a porcentagem.

    Ex1.: 20% da população acreditam em suas idéias.
    Ex2.: 20% da população acredita em suas idéias.
    Ex3.: 45 % dos estudantes acreditam em suas idéias. (Aqui os dois elementos estão no plural, então o verbo só pode ficar no plural)
    Ex4.: Os 75% da turma querem aula aos sábados.
    Ex5.: Os comentados 5% da dívida foram pagos ontem.
    Ex6.: Este 1% dos estudantes estudou pouco crase.
    Ex7.: Foram importados 60% da produção de biquínis brasileiros.
    Ex8.: Fizeram a prova, no domingo, 85% dos candidatos.
    Ex9.: Cerca de 30% dos alunos estudaram bastante a gramática.
    Ex10.: Mais de 1% dos convidados levou presentes ao aniversariante.
    Ex11.: 1% dos candidatos faltou ou faltaram à prova de hoje."
    Fonte: http://www.cintiabarreto.com.br/didatica/concordanciaverbal.shtml
  • não CHEGUEM?

    GAB B

  • A ARRECADAÇÃO NÃO CHEGUE.

  • Gabarito, B

    Estima-se que anualmente a arrecadação judicial dessa dívida não cheguem a 2,5% do montante total.

    Pergunte ao VERBO; a reposta será o SUJEITO:

    O que chega a 2,5%? R: a arrecadação judicial. Logo, estaria correta se reescrita da seguinte maneira:

    Estima-se que anualmente a arrecadação judicial dessa dívida não CHEGUE a 2,5% do montante total.


ID
26455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1    Terceiro palestrante do Ciclo de Estudos Jurídicos,
      Jurisdição e Democracia, o juiz federal e professor Agapito
      Machado dividiu sua palestra em três tópicos: a justiça
4    tradicional, os juizados especiais federais criados em 2001 e
      os juizados federais virtuais. O palestrante, que discorreu
      sobre o tema "Juizados federais: uma experiência virtual de
7    sucesso", procurou analisar detidamente cada um dos três
      tópicos. "A justiça tradicional, morosa, ineficaz, que pode
      levar o jurisdicionado a passar dez, vinte anos litigando sem
10  receber seus direitos, evoluiu com a Lei n.º 9.099/1995 para
     o modelo dos juizados especiais estaduais, físicos", explicou
     o magistrado. "Foi o primeiro caminho para desafogar o
13 Judiciário, melhorando bastante a efetividade da prestação
     jurisdicional", observou.

Internet: (com adaptações).

Com base no texto acima, assinale a opção correta em relação à pontuação.

Alternativas
Comentários
  • (a) Os dois pontos servem, nesse caso, para introduzir uma enumeração;
    (b) A vígula isola expressões equivalentes, sintaticamente, em uma enumeração;
    (c) As vígulas isolam uma oração adjetiva explicativa.
    (d) Correta
  • Complementando o comentário anterior:A vírgula após "Judiciário" (L. 13) isola uma Oração Subordinada Consecutiva reduzida de Gerúndio.correta: D
  • oração restritiva não recebe virgula 

  • a) enumeração;

    b) separa itens de uma enumeração;

    c) explicativa.

  • sem vírgula - RESTRINGE

    Os alunos que deixaram de fazer o ENEM não receberam nota. (aqueles que não fizeram)

    com vírgula - EXPLICA

    Os alunos, que deixaram de fazer o ENEM, não receberam nota. (todos os alunos deixaram)


  • [ LEMBRANDO QUE AS ORAÇÕES REDUZIDAS SÓ OCORREM EM ORAÇÕES SUBORDINADAS, NÃO SÃO INTRODUZIDAS POR CONECTORES E O VERBO NÃO APARECE CONJUGADO, MAS APARECEM NAS FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO, GERÚNDIO OU PARTICÍPIO]


ID
26458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1    Agapito Machado admitiu que, no início, os juizados
      especiais federais (JEF) tinham alguns defeitos dos juizados
      tradicionais, porque o juiz não tinha domínio sobre os
4    processos em uma vara com grande carga processual. Mas,
      em seguida, foi criado o juizado especial federal virtual,
      modelo de justiça sem papel, com todas as vantagens dos JEF
7    e a maior de todas: ser tudo pela Internet, sem risco de se ter
      um processo perdido. "A justiça sem papel é rápida e segura
      e a única coisa física é o dinheiro pago em forma de
10  requisições de pequeno valor (RPV)", observou. "Este é um
     caminho sem volta. Dentro de mais algum tempo, toda a
     justiça brasileira será virtual", concluiu.

   Idem, ibidem (com adaptações).

O texto apresentará erro gramatical caso se substitua

Alternativas
Comentários
  • "De forma que" é uma conjunção que exprime conseqüência. "Em forma de" passa a idéia de comparação. Corrijam-me,por favor, se estiver errada.
  • a preposiçao ''de'' traria erro gramatical

  • @bobry ao meu ver, nesta questão, não entra no campo semântico, ou seja, mudança de sentido.

    A assertiva fala de erro gramatical, portanto, a alternativa que apresenta erro é a C

  • Eu acertei, mas alguém pode explicar a letra a?

  • a letra A também possui erro, já que a primeira trata-se de EXPLICATIVA e a segunda CAUSAL. Não entendi. a letra A e C possuem erro.

  • O conectivo "porque" faz parte das orações coordenadas explicativas, mas também faz partes das orações subordinadas causais.

    São" primas".


ID
26461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1  O Brasil é o sexto colocado na lista de países das
    Américas que melhor garantem aos cidadãos acesso a
    informações judiciais pela Internet. A conclusão é do
4  levantamento divulgado nesta semana pelo Centro de Estudos de
    Justiça das Américas (CEJA), organismo internacional que
    se dedica, entre outras atribuições, a propor inovações e
7 melhorias para as instituições judiciárias dos países da região.

Internet: (com adaptações).

Assinale a opção que apresenta erro gramatical na substituição proposta para os elementos lingüísticos do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Que o item c está errado, isso está claro, pois não há artigo antes de verbo.
    Porém, pergunto a algum colega, que souber, qual a explicação para o item d ser dado como certo?
  • Todos estão certos na concordancia...
  • Colega Carlos,
    O item "D" está correto pq na contração de "para" + "as" é perfeitamente cabível a crase. Veja:

    "...a propor inovações e melhorias "às" instituições judiciárias dos países da região." Ou seja, a frase continua fazendo sentido.

    Bons estudos!

  • Se usarmos o macete de substituir pelo masculino, aparecendo "ao", há crase.

    D) melhorias às instituições
    melhorias aos órgãos
  • Não entendi essa de artigo antes do verbo?

    Mas a questão c coloca crase antes de verbo! Não pode!
  • A letra "d" está correta pois houve a troca da preposiçao "para" pela preposiçao "a", o que é possivel, pois o termo regente melhorias aceita as duas preposiçoes.
  • - as formas de segunda pessoa indicam proximidade da pessoa a quem se fala ou escreve: Essa foto que tens na mão é antiga?
  • Correto o gabarito - letra C

    a questão quer a alternativa que apresente erro gramatical, vejamos:

    "Assinale a opção que apresenta erro gramatical na substituição proposta para os elementos lingüísticos do texto acima"

     Assim,

    como já mencionado por um colega a abaixo,

    antes de verbo não cabe crase.


     

  • Colegas, a alternativa C apresenta erro. Viajei na questão, marquei a D por falta de atenção, substituí o "para as" por "POR às".

    Bons Estudos... 

  • a letra D está correta, pois, apenas trocou a preposição!

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Os casos proibidos, obrigatórios e facultativos de crase:

    Casos proibidos:

    • Palavras masculinas (ele fazia menção a dissídio trabalhista)

    • Palavras com sentido indefinido (o homem não assistia a filmes medíocres)

    • Verbos (os meninos estavam dispostos a estudar)

    • Pronomes pessoais, de tratamento e interrogativos (a Sua Excelência, dirigimos um comunicado)

    • Em expressões com palavras repetidas (cara a cara, dia a dia)

    • Topônimos (nomes de lugares) que não admitem artigo (João viajará a São Paulo). Cuidado: se for um lugar específico, haverá crase (João viajará à São Paulo de sua infância - "de sua infância" está especificando)

    • Palavra "casa" no sentido de própria residência (o menino voltou a casa para buscar sua carteira). Cuidado: se for casa de outra pessoa, haverá crase (o menino foi à casa de Mariana)

    • Palavra "terra" no sentido de solo (muitos virão a terra após navegar)

    Casos obrigatórios:

    • Locução adverbial feminina (à vista, à noite, à esquerda)

    • Expressão masculina ou feminina com o sentido de "à moda de" (gol à Pelé, cabelos à Sanção)

    • Locução prepositiva (à vista de, à beira de, à mercê de)

    • Locução conjuntiva proporcional (à medida que e à proporção que)

    • Para evitar ambiguidade (ama à mãe a filha e ama a mãe à filha - a crase indica quem é a pessoa amada)

    • Palavras "madame", "senhora" e "senhorita" (enviaremos uma carta à senhorita)

    • Palavra "distância", quando ela estiver determinada (o acidente se deu à distância de 100 metros)

    Casos facultativos:

    • Após a preposição "até" (caminharemos até a/à sala do diretor)

    • Pronome possessivo feminino (ninguém fara menção a/à sua citação)

    • Substantivo feminino próprio (houve uma homenagem a/à Cecília)

    • Palavra "dona" (enviamos a correspondência a/à dona Nádia)

    FONTE: QC

  • GABARITO: C

    Para complementar os estudos:

    Para matar todas as questões de crase:

    Crase OBRIGATÓRIA:

    1-Casos de regência (A+A): ele referiu-se à nota que tirou no exame.

    2- Locuções femininas: (ÀS PRESSAS/ ÀS 2 HORAS etc ): Ele saiu às pressas

    Crase FACULTATIVA:

    1- Antes de pronome possesivo feminino: (Minha, sua etc) Dei o presente à/a sua irmã

    2-Antes de nome próprio feminino: (MARIA, LARA etc): Dei o presente à/a Maria

    3- Após o Até: Nós fomos até à/a praia

    Crase PROIBIDA:

    1- Antes de Casa (quando não vier determinada): Voltei a casa

    2- Terra contrário a bordo: Os tripulantes da nave voltaram a Terra

    3- Palavras de sentido geral: Ele tem alergia a vacinas

    #TRT15

  • antes de verbo NÃO CRASE.


ID
26464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas opções abaixo, os fragmentos, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

Alternativas
Comentários
  • ele já exemplificado q era global, não havia necessidade de mais nada.
  • O erro esta no verbo reunir, que deveria concordar com "índice" (que é apenas um): o índice que reúne os dois anteriores.
  • tam um erro de pontuação na letra (d), depois do hífem nao poderia acontecer a vírgula, já que ela não abre e nem fecha uma oreação, e nao restringe a nenhuma esplicação.
  • realmente há um erro de pontuação na ultima alternativa...
  • Eiiiiii, tudo bem q a letra "b" esteja errada, concordo com o erro de concordância lá, mas essa letra "d" também está errada. Quer me roubar é??? kkkkkkk Essa vírgula aí não existe! É como se colocasse duas vírgulas depois de MP, pois o tracinho já está com essa função, será que eu estou errado? Alguém me corrija, por favor!!!
  • Pessoal, cuidado!

    Toda vez que aparecer uma questão trabalhando travessões intercalados e vírgulas após eles, por favor, faça o seguinte:

    ignore a existência dos travessões e do que está dentro dele, ok?

    Se houver necessidade de vírgula, use-a após o último travessão.


ID
26467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para as questões de 13 a 15

1    Uma das conclusões do estudo do CEJA a respeito do
      índice de acesso global à informação via Internet é que,
      embora a maioria dos tribunais e órgãos do Ministério Público
4    dos países das Américas conte com sites institucionais, ainda
      existem grandes diferenças nos níveis de informação neles
      contidos.
7    A comparação entre os levantamentos realizados em
     2004 e 2006 mostra que, em geral, os avanços relevantes
     observados nos países nesse período estão relacionados à
10 ampliação da publicidade dos atos administrativos e
     jurisdicionais, além da veiculação de mais informações sobre
     recursos econômicos do sistema judicial e sua gestão pelas
13 instituições.
     Por outro lado, chamam atenção a ausência de avanços
     e até mesmo a existência de retrocessos relacionados à falta
16 de atualização dos conteúdos dos sites dos tribunais quanto à
    carga de processos e ao desempenho das instituições.

Idem, ibidem (com adaptações).

Com base no texto, assinale a opção em que a referência indicada para o primeiro elemento está incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Por outro lado, chamam atenção a ausência de avanços
         e até mesmo a existência de retrocessos relacionados à falta
    16 de atualização dos conteúdos
    dos sites dos tribunais quanto à
        carga de processos e ao desempenho das instituições.


ID
26470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para as questões de 13 a 15

1    Uma das conclusões do estudo do CEJA a respeito do
      índice de acesso global à informação via Internet é que,
      embora a maioria dos tribunais e órgãos do Ministério Público
4    dos países das Américas conte com sites institucionais, ainda
      existem grandes diferenças nos níveis de informação neles
      contidos.
7    A comparação entre os levantamentos realizados em
     2004 e 2006 mostra que, em geral, os avanços relevantes
     observados nos países nesse período estão relacionados à
10 ampliação da publicidade dos atos administrativos e
     jurisdicionais, além da veiculação de mais informações sobre
     recursos econômicos do sistema judicial e sua gestão pelas
13 instituições.
     Por outro lado, chamam atenção a ausência de avanços
     e até mesmo a existência de retrocessos relacionados à falta
16 de atualização dos conteúdos dos sites dos tribunais quanto à
    carga de processos e ao desempenho das instituições.

Idem, ibidem (com adaptações).

Assinale a opção correta de acordo com as idéias do texto.

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão é preciso muita interpretação. Há, de fato, muita armadilha camuflada. Muita atenção.
  • O texto fala claramente, veja:
    ... chamam atenção a AUSÊNCIA de avanços e até mesmo a existência de retrocessos relacionados à falta de atualização dos conteúdos dos sites dos tribunais QUANTO À CARGA DE PROCESSOS E AO DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES.
    Acho que na maioria das vezes a gente erra por falta de atenção mesmo. Falo por mim mesma.
  • a) Há um equilíbrio entre os níveis de informação dos sites dos diversos países da América.

    L 3-6 Embora a maioria dos tribunais e órgãos do Ministério Público dos países das Américas conte com sites institucionais, ainda existem grandes diferenças nos níveis de informação neles contidos.

     

     b) A maioria dos países da América ainda não conta com sites institucionais no Poder Judiciário.

    Ao contrário, a maioria conta com sites institucionais.

    L-3 ...embora a maioria dos tribunais e órgãos do Ministério Público dos países das Américas conte com sites institucionais...

     

     c) GABARITO Não houve avanços entre 2004 e 2006 no que se refere às informações sobre carga de processos e ao desempenho das instituições.

    L7- A comparação entre os levantamentos realizados em 2004 e 2006 mostra que...

     L 14-  Por outro lado, chamam atenção a ausência de avanços e até mesmo a existência de retrocessos relacionados à falta 16 de atualização dos conteúdos dos sites dos tribunais quanto à carga de processos e ao desempenho das instituições.

     

     d) Houve retrocesso quanto à ampliação da publicidade dos atos administrativos no período de 2004 a 2006.

    Ao contrário, houve avanço.

    7    A comparação entre os levantamentos realizados em 2004 e 2006 mostra que, em geral, os avanços relevantes observados nos países nesse período estão relacionados à ampliação da publicidade dos atos administrativos e jurisdicionais...

     

     

     

    Foco, força e fé.

    Em frente!


ID
26473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Formou-se em arquitetura na década de 70 pela Universidade de São Paulo, mas é como escritor que vem descobrindo os prazeres do reconhecimento profissional. Em agosto passado, recebeu pelo romance Cinzas do Norte (Cia. das Letras), lançado em 2005, o Jabuti de melhor romance, o mais importante prêmio literário do Brasil. Não foi a primeira vez. Seu romance de estréia, Relato de um Certo Oriente, publicado em 1989, foi agraciado com a estatueta em 1990. Já seu livro seguinte, Dois Irmãos, de 2000, obteve o terceiro lugar na premiação de 2001.
        Da infância no Norte, ele guarda muitas memórias e histórias da família, de origem árabe. "Um bom livro é uma forma de conhecimento, de nós mesmos e dos outros", diz o autor, que trabalha em uma novela sobre o mito da Amazônia para uma editora escocesa.

Simone Goldberg. Revista TAM, ano 3, n.º 33, nov./2006, p. 24 (com adaptações).

Em relação às informações do texto, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Em nenhum momento no texto está dito ou subentendido que o Milton deixou de exercer a profissão de arquiteto. De outra parte a segunda alternativa também está errada. Logo este é um caso de pergunta mal formulada.
  • Na ótica própria, deve-se interpretar bem o enunciado e o texto. Ele quer a incorreta. Portanto, elimine as corretas, ou busque no texto a informação que difere da incorreta.

    A segunda alternativa diz "O escritor recebeu três vezes o primeiro lugar..." O texto revela que o escritor obteve o terceiro lugar na premiação de 2001, o que difere da alternativa em tela, sendo a incorreta, portanto.
  • INCORRETA, INCORRETA, INCORRETA, INCORRETA... quem sabe eu possa aprender desse jeito!! simplesmente marquei uma das corretas!


ID
26476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para as questões de 18 a 20

1   Temos, no Brasil, uma sociedade com salutar
     mobilidade e, embora reclame urgente modernização, uma
     legislação trabalhista protetora do trabalhador. Há liberdade
4   de imprensa e de organização partidária e sindical. Não é o
     caso, evidentemente, de se renunciar a qualquer desses
     valores em nome do crescimento econômico. O grande
7   desafio, então, é combinar democracia, Estado provedor e
     economia competitiva. Os países nórdicos conseguiram essa
     combinação. Claro que a receita deles não pode ser
10 simplesmente repetida aqui. Mas também não se pode
    descartar, na partida, essa alternativa como se fosse
    absolutamente inviável.


Fábio Ulhoa Coelho. Correio Braziliense, 22/11/06 (com adaptações).

Assinale a opção em que a proposta de substituição para o termo "embora" (l.2) provoca truncamento sintático no período.

Alternativas
Comentários
  • "Embora" é uma conjunção de valor concessivo, isso quer dizer que uma oração introduzida por "embora", atrelada a uma outra oração principal, traduz uma idéia de permissividade diante de uma fato contrário. Traduzindo: em um período composto por subordinação em que há a presença de conjunção concessiva (embora, ainda que, posto que, apesar de, a despeito de , conquanto) a oração principal expressa um fato desfavorável que na oração subordinada não é impedido de acontecer. Ex: Vou lhe dar mais uma chance, embora ele não mereça.
  • No iten "a" a locução tem valor condicionante e não concessivo!
  • LOCUCOES CONCESSIVAS: SE BEM QUE , CONQUANTO,POR MAIS QUE,POR MENOS QIE,POSTO QUE,MESMO QUANDO,AINDA QUE
    LOCUCOES CONDICIONAIS: CONTANTO QUE,DESDE QUE,SALVO SE ,EXCETO SE ,SEM QUE,A NAO SER QUE ,A MENOS QUE
  • Vamos comecar do inicio?

    Que diabos e' truncamento sintatico?

    Truncamento sintático é um erro de construção sintática.Por ex.:Ultilizar oração adverbial e não utilizar a oração principal no mesmo período

    Logo, o que o examinador quer saber e', qual das construcoes causa erro de sintaxe. EM MIUDOS, ESTA QUERENDO SABER QUAL DAS OPCOES NAO E' UMA CONJUNCAO CONCESSIVA.

    embora  conjuncao concessiva

    a) contanto que
    conjuncao condicional => olha o erro de construcao aqui! OPCAO COM ERRO

    b) conquanto
    conjuncao concessiva => ok, nao provoca erro de construcao

    c) se bem que
    conjuncao concessiva => ok, nao provoca erro de construcao

    d) ainda que
    conjuncao concessiva => ok, nao provoca erro de construcao

    RESPOSTA LETRA A

    BONS ESTUDOS
     
  • Gabarito, A

    Embora -> conjunção concessiva.

    Contanto que -> conjunção condicional.

  • A Proposta de substituição do termo "embora" (l.2) provocaria truncamento sintático no período caso fosse trocada por contanto que.


ID
26479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para as questões de 18 a 20

1   Temos, no Brasil, uma sociedade com salutar
     mobilidade e, embora reclame urgente modernização, uma
     legislação trabalhista protetora do trabalhador. Há liberdade
4   de imprensa e de organização partidária e sindical. Não é o
     caso, evidentemente, de se renunciar a qualquer desses
     valores em nome do crescimento econômico. O grande
7   desafio, então, é combinar democracia, Estado provedor e
     economia competitiva. Os países nórdicos conseguiram essa
     combinação. Claro que a receita deles não pode ser
10 simplesmente repetida aqui. Mas também não se pode
    descartar, na partida, essa alternativa como se fosse
    absolutamente inviável.


Fábio Ulhoa Coelho. Correio Braziliense, 22/11/06 (com adaptações).

A expressão "essa alternativa" (l.11) retoma a idéia de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

     

    TEXTO:

     

    Temos, no Brasil, uma sociedade com salutar mobilidade e, embora reclame urgente modernização, uma legislação trabalhista protetora do trabalhador. Há liberdade de imprensa e de organização partidária e sindical. Não é o caso, evidentemente, de se renunciar a qualquer desses valores em nome do crescimento econômico. O grande desafio, então, é combinar democracia, Estado provedor e economia competitiva. Os países nórdicos conseguiram essa combinação. Claro que a receita deles não pode ser simplesmente repetida aqui. Mas também não se pode descartar, na partida, essa alternativa como se fosse absolutamente inviável.


ID
26485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o navegador Internet Explorer 6 (IE6), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • HTTP - Protocolo de Download de informações.
  • HTTP: Protocolo que permite acessar as páginas da internet e acessar as informações nelas existentes.
  • HTTP----------
    Hiper text transfer protocol...
    traduzindo protocolo de transmissâo de hiper texto.
    texto é informaçâo.
  • Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Internet e intranet; 

    HTTP é o nome de um protocolo de comunicação de transferência de dados entre computadores da Web, ou WWW (World Wide Web), que confere a ela a possibilidade de se intercambiar dados de texto, imagens e sons entre seus usuários.

    GABARITO: CERTA.

  • HTTP: PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DA W.W.W


ID
26488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para definir o sítio http://www.tj.rr.gov.br como favorito é suficiente clicar o menu   Favoritos   e, em seguida, clicar

Alternativas
Comentários
  • O que está escrito na verdade é adicionar página.
  • Olha Sun, se vc estiver usando o Mozila firefox, realmente é ADICIONAR PÁGINA (atalho é Ctrl + D). Agora no Intenet Explorer, a que tem é ADICIONAR FAVORITO.Eu costumo sempre usar o Mozila, mas sempre to olhando as novidades e estudando o IE, que já tá na versão 8, de alto nível. Aliás, o que mais se pede em concurso é IE.Espero ter ajudado. Abraço.

ID
26491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que não corresponde ao Outlook Express.

Alternativas
Comentários
  • A unica que eu tinha certeza que ele fazia, porque uso o calendário.

    Alguém pode dizer pq não é considerado como controle de atividade isso?
  • Tbem acho q a b está correta. Alguém poderia idicar o erro dessa alternativa?
  • As pessoas confundem muito o Outlook Express como Microsoft Outlook, o segundo é o que permite fazer controles de tarefas pessoas cotidianas mais organizadas, já o primeiro, as suas funções são mais limitadas e não possui um controle tão eficaz e de fácil entendimento.
    Por isso a B é a questão incorreta.
  • Complementando:

    Diferenças entre Microsoft Outlook e Outlook Express:

    Outlook Express funcionalidades:

    e-mail e de grupo de notícias;
    Integração do Office 98 para Macintosh

    Microsoft Outlook funcionalidades:

    email e de grupo de discussão com base em padrões avançados de Internet;
    Calendários pessoais, agendamento de grupo e gerenciamento de tarefas e de contatos;
    Calendário e emails integrados, clientes de diversas plataformas;
    Integração Office 97, o Office 2000, o Office XP ou o Exchange Server com Outlook
    Colaboração em tempo de execução e em tempo de criação robustos e integrados.
  • É SIMPLES XENTEM -->>> É Outlook EXPRESS, usado p enviar e receber, ñ tem mtas funcionalidades. Simples assim.
  • Risada
  • O outlook express trabalha com 3 conceitos: A MENSAGEM, PASTAS E CONTATOS :)


ID
26494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma das maneiras mais comuns de se espalhar vírus e vermes na Internet é através de e-mails. Assinale a opção correspondente a procedimento que não oferece risco de contaminação por vírus e(ou) vermes.

Alternativas
Comentários
  • Peraí né! Tem nem o que comentar com essa!
  • Essa até eu sabia, rssss...
  • Não cara... Essa deveria estar em Nível superior!!! rsrsrsr
    Mui dificillll...
  • não manjo muito de informatica. ma essa prova da questao ai é gabarito na certa.
  • As questões são bem trabalhadas, se analisarmos com cautela veremos que a questão "A" fala sobre arquivos de e-mail com extensão "EXE" que Não são aconselháveis abrir ou executar.
    A quetão "C" fala em atualizações de software de jogos, ou seja: fazer o download, que é uma forma que contrair vírus.
    A questão "D" no mesmo pensamento da questão: "C"
    portanto, a questão "B" é alternativa correta, Uma vez que se tratando de concurso o critério adotado sempre vai ser o legal ou licito, fazer download sem pagar pelo produto é crime.
  • O pior é que tem gente que erra!!!


    Aí que Burro dá Zero pra ele!!!!
  • nessa época o candidato ria do examinador...hoje a historia é outra...pqp!!!!
  • Uma das maneiras mais comuns de se espalhar vermes é não lavar as mãos!!! rsrsrs

    Brincadeira só pra descontrair!!! Quem de dera as perguntas de hoje fossem assim...

  • Considerando, como no caso de antivírus, que seu jogo seria original e com possibilidade de se fazer a atualização dele pela Internet, é claro que o faria pelo site tbm original do jogo. Qual o risco de se pegar vírus nesse caso que seria diferente do de adquirir o antivírus baixado e atualizado da mesma forma, ou seja, do site original. eles forçam a barra...
  • Eita que essa época eraaaa boaa demais..Só perguntinha de informática EASY!

  • Você vê questões de concursos de 15...16...17....18 anos atrás e consegue perceber o quanto aumentou o nível de dificuldade no decorrer do tempo. É impressionante como as provas para os mesmos cargos de hoje eram fáceis.

    Isso significa que o aumento da procura por cargos públicos se tornou tão "gritante" que a cada vez mais as bancas apertam o cinto. Porém há uma certa falta de bom-senso nisso, pois tem que haver um limite nesse "aperto de cinto", pois se isso não parar, em poucos anos não haverá número suficientes de aprovados em certames.

    Questão de lógica disso é perceber que no início dos anos 2000, as provas de nível superior eram mais fáceis que as de nível médio nos dias atuais.

    Se a maioria dos concurseiros de hoje em dia fizessem uma prova, do mesmo cargo para os qual estudam hoje, há alguns anos atrás, passariam estudando muito menos.

  • eu até concordo que as questões eram mais faceis, mas veja pelo outro lado, naquela época n tinha tanto informação como hj!

  • o que eu fazia em 2006? kkk

  • Assinale a opção correspondente a procedimento que não oferece risco de contaminação por vírus e(ou) vermes.

    Questionável, pois existe sim a possibilidade .


ID
26497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando uma mensagem é salva no Outlook Express sem ter sido enviada, ela irá para a pasta

Alternativas
Comentários
  • Essa pergunta é meio fácil tem hora que pega a gente de supresa, na questão que quande vc não apaga a mensagem e vc quando salva ela ira automaticamente no rascunho,lembrem-se não é na "caixa de entrada"
  • Gente, e a caixa de saida?

    Sei que nao tem essa opção mas se tivesse eu marcaria (e erraria :P).

    Qual programa usa caixa de saida em vez de rascunhos?
  • Microsoft Outlook automaticamente tenta salvar qualquer mensagem de email cada três minutos que você cria, mas não envia. Além disso, você pode salvar um rascunho a qualquer momento e é solicitado a salvar as mensagens que você tentar fechar sem enviar.

     

    Fonte:https://support.office.com/pt-br/article/salvar-ou-n%C3%A3o-rascunhos-de-mensagens-n%C3%A3o-enviadas-05072f23-3f0a-4ec3-80bd-95ab60fb5b15

  • a)     Caixa de Rascunho

    É aonde Costumam ficar as mensagens incompletas ou mensagens não enviadas