SóProvas



Prova CESPE - 2009 - CEHAP-PB - Arquiteto


ID
129574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a criação de um bloco para uma porta de 0,80 m × 2,10 m utilizando o AutoCAD 2007, julgue os itens a seguir.

I É obrigatória a criação de dois blocos para portas, um para representar a porta abrindo à direita e outro para representar a porta abrindo à esquerda.
II As entidades que compõem um bloco (block) podem pertencer a uma ou mais camadas (layer).
III A definição de um bloco (block) consiste em: nome, ponto de inserção e entidades a serem agrupadas nele.
IV Quando entidades pertencentes à camada (layer) zero são agrupadas em um bloco (block), estas podem assumir a cor e o tipo de linha (linetype) do layer vigente (current) quando inseridas no desenho.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A(E) I. nao 'e obrigatorio a cricao de 2 blocos, basta fazer 1 unico bloco e qdo precisar dele com a abertura para outro lado, use o comando MIRROR - para espelhar(E) II. As entidades que compoem um lbo pertencem apenas a uma camada (layer) - as linhas ate podem ter cores diferentes, mas o layer e o mesmo.(E) III. A definicao de um bloco consiste em : nome, ponto de insercao, a unidade (mm, cm, m)(C) IV. Para que um bloco de símbolo possa ser utilizado em qualquer camada (layer), deve-se faze-lo no layer 0, e quando inserido no desenho, este assumirá o layer corrente na inserção.
  • Obviamente o bloco como um todo possui apenas 01 layer ou camada, por estarem atrupados em uma estrutura de arquivo, agora as entidades no interior do bloco podem e devem ter layers diferentes, ítem II correto, quem fez esta questão não entende nada de AutoCad.
    Ítem III - Correto, o procedimento para criação de um bloco é o seguinte, comando block, defina o nome, defina o ponto de inserção, e selecione os elementos, após este procedimento e só confirmar. Portanto correto o ítem.
    Ítem IV - Correto também, e não somente o Layer Zero como todos os Layers podem ser configurados desta maneira.

    Não tenho dúvidas das minhas afirmativas, sou cadista a mais de 10 anos e esta questão só pode ter sido feita por uma pessoa que não utiliza o programa, não tendo, esta pessoa, conhecimento de como se usa o programa.
  • alguém desaprendeu o auto cad e foi escolido para elaborar esta questão...

  • Olá, pessoal!

    A banca manteve a resposta como "A", mesmo após a divulgação do edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.

    Bons estudos!

  • Assertiva I - ERRADA - não é obrigatória;
    Assertiva II - CERTA
    Assertiva III - ERRADA - "Cada definição de bloco inclui:
    - um nome de bloco,
    - um ou mais objetos,
    - os valores de coordenadas do ponto de referência a ser utilizado para a inserção do bloco e,
    - todos os dados de atributos associados
    ". E é aí que a Banca te pegou, pois eles sabem que quase ninguém se lembra deste detalhe.
    Assertiva IV - ERRADA - em princípio parece certa, mas é uma daquelas questões que você erra feliz. A questão é de interpretação de texto. A palavra "estas" se refere a "entidades" e não a "bloco". Então, a frase fala de entidades inseridas no desenho.
  • Questão esquisita.
    Desde de quando um bloco é obrigado a ter atributo?
  • É o tipo de questão que complica pro lado da banca organizadora. Questão confusa, ainda não concordo com a resposta.

  • Pelo meu entendimento, apenas uma das alternativas está ERRADA e não CORRETA, que seria a de número I.

  • Em relação ao item II (o CESPE se baseou o Autodesk Help): "Um bloco é essencialmente uma definição de bloco que inclui o nome do bloco, a geometria do bloco, a localização do ponto base a ser utilizado para alinhar um bloco quando ele é inserido e todos os dados de atributos associados."
  • Questão típica do cespe, quando ele erra, troca o gabarito.


ID
129580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os comandos de desenho/edição no AutoCAD 2008 permitem

I gerar linhas de referência com comprimento infinito em ambas direções a partir do comando Construction Line.
II gerar linhas a partir do comando de paralelas (offset) com propriedades idênticas às originais, na camada (layer) vigente ou na camada do objeto fonte. Este ajuste é feito na caixa de diálogo do gerenciador de camadas.
III gerar linhas e colunas com o comando Tabelas (table) com dados que eventualmente podem estar associados a uma planilha Excel. Podem ser aplicadas em listagens de materiais e elementos arquitetônicos, como por exemplo: portas, janelas etc.
IV aplicar um fator de escala multiplicador em objetos (scale), utilizando objeto de referência como base para a nova escala do objeto a ser modificado.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I - Certo - as linhas de construção se estendem ao infinito e em qualquer direção. Podem ser usadas como referências na criação de outros objetos.
    II - Errado - o citado ajuste é feito na caixa de diálogo do próprio comando.
    III - Certo - uma tabela é um objeto que possui dados em linhas e colunas. O AutoCAD 2008 permite que uma tabela possa ser vinculada aos dados de uma planilha do Microsoft Excel.
    IV - Certo - usando o comando scale, é possível dimensionar objetos usando a opção Reference. Esta opção é utilizada quando as unidades de um objeto precisam ser alteradas. Dois pontos específicos servem de referência.
  • A afirmativa I sugere que o comando se chama Construction Line e não que são linhas de construção, ainda mais por estar em inglês; o nome do comando em inglês não se chama Xline?


  • Moisés, o comando em inglês é XLine, porém seu nome é Construction Line, ou, Linha de construção. Isso pode ser observado no menu.

  • XL (XLine): atalho para o comando "Construction Line". Infelizmente o atalho não tem nada a ver com o nome do comando e o CESPE se utilizou disso para confundir os candidatos.
  • II - gerar linhas a partir do comando de paralelas (offset) com propriedades idênticas às originais, na camada (layer) vigente ou na camada do objeto fonte. Este ajuste é feito na caixa de diálogo do gerenciador de camadas. ( é feito na caixa de diálogo do próprio comando.)

  • No meu entendimento, a TABELA é um comando de ANOTAÇÃO e não de DESENHO ou EDIÇÃO.


ID
129583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos elementos de proteção solar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A- As proteções solares verticais, brises verticais, são elementos cuja dimensão preponderante está em um eixo longitudinal vertical, podendo constituir-se por placas de topo ou inclinadas à fachada. *Como nas proteções horizontais, o número de elementos, suas dimensões lineares e formas não determinam seu desempenho. O arquiteto, mesmo tendo definido certo ângulo de sombra horizontal necessário, terá sempre vasta gama de opções geométricas para adequar suas intenções construtivas e plásticas. O estudo dos brises verticais faz-se a partir dos desenhos em planta pois é nessa representação que se obtém a verdadeira grandeza do ângulo de sombra horizontalJa as proteções solares horizontais, brises horizontais, são elementos cuja dimensão preponderante está em um eixo longitudinal horizontal, podendo constituir-se, inclusive, por placas inclinadas. Letra B - As dimensões lineares e mesmo eventuais inclinações das placas que os constituem nada têm a ver com sua geometria de proteção.Letra C- O número de peças e seus desenhos não determinam o desempenho da proteção. Letra D - O estudo dos brises horizontais faz-se a partir da vista em corte pois é nessa representação que aparece, em verdadeira grandeza, o ângulo de sombra vertical que os mesmos proporcionam.Assim, caberá à intenção e às circunstâncias de cada projeto arquitetônico a opção pelo desenho mais conveniente.
  • Resposta: Letra A

    Letra A - As proteções solares verticais, brises verticais, constituir-se por placas de topo ou inclinadas à fachada.

    Letra B - O arquiteto, mesmo tendo definido certo ângulo de sombra horizontal necessário, terá sempre vasta gama de opções geométricas para adequar suas intenções construtivas e plásticas.  Ou seja, ele identificando a área que deverá ser sombreada, os tamanhos, quantidades e formatos podem VARIAR, desde que em todas as soluções o conjunto atenda as necessidades. Assim, caberá à intenção e às circunstâncias de cada projeto arquitetônico a opção pelo desenho mais conveniente.

    Letra C - Tanto nas proteções horizontais quanto nas verticais, o número de elementos, suas dimensões lineares e formas não determinam seu desempenho. E sim o ângulo de sombra.

    Letra D - O estudo dos brises verticais faz-se a partir dos desenhos em planta pois é nessa representação que se obtém a verdadeira grandeza do ângulo de sombra horizontal
    O estudo dos brises horizontais faz-se a partir dos desenhos em corte, pois é nessa representação que aparece, em verdadeira grandeza, o ângulo de sombra vertical que os mesmos proporcionam. 
  • E os ângulos gama em fachada


ID
129622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que a instalação elétrica de uma residência deve ser dividida em circuitos terminais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Circuito terminal partem do quadro de distribuição e alimentam diretamente lâmpadas, pontos de tomadas de uso geral e pontos de tomadas de uso específico. é acompanhado da fase e neutro, em toda a instalação. Ao fazer uma ligação em serie deve estar ciente de que quando um ponto for desligado todos os demais que estiverem na mesma serie será desligado.

  •  a)A divisão em circuitos terminais exige o dimensionamento de condutores de maior capacidade nominal. (Errado. Menor capacidade nominal)

     

     b)A divisão em circuitos terminais reduz a interferência entre os pontos de utilização. (Correto)

     

    c)Na instalação trifásica, todos os circuitos terão ligação faseneutro. (Errado. Essa é a ligação monofásica.)

     

     d)Os eletrodomésticos devem ser ligados em série para que, ao se desligar qualquer receptor, o funcionamento dos demais não seja afetado. (Errado. Devem ser ligados em paralelo.)

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • sou lindo


ID
129625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em referência à telefonia, ao PABX e ao PBX, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Central PABX – É o equipamento responsável pelo estabelecimento das ligações no âmbito de uma rede privada e entre esta e a rede pública. Tem como características principais estar ligada à central de telefonia pública através de linhas tronco, processar automaticamente as chamadas internas (entre ramais) e as chamadas originadas por ramais privilegiados para a rede externa pública, exigir a intervenção da operadora do PABX para completar as chamadas originadas da rede externa pública para os ramais (exceto quando existir sistema DDR) e as chamadas originadas por ramais semi-restritos para a rede externa pública. Podem se classificar ainda em eletromecânicas e eletrônicas;

    Central PBX - Central privada de comutação telefônica que é ligada à rede pública através de linhas tronco e que exige a intervenção da operadora do PBX para completar as chamadas internas (entre ramais) e as externas (entre ramais e a rede pública); e o seu sitema é manual.

    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_centrais_privadas_de_telefonia.php

  • O PBX é considerado evolução do PABX, equipamento manual que exige a interferência de um operador para completar as chamadas. Para controle de ligações, normalmente o PBX gera informações de bilhetagem, ou seja, qual ramal ligou, para que número, quando, quanto tempo durou a ligação, entre outras. ❌ INCORRETA

    O PABX é considerado evolução do PBX, equipamento manual que exige a interferência de um operador para completar as chamadas. Para controle de ligações, normalmente o PABX gera informações de bilhetagem, ou seja, qual ramal ligou, para que número, quando, quanto tempo durou a ligação, entre outras.

    ✅LETRA C


ID
129634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os pisos de alta resistência caracterizam-se pela elevada resistência à abrasão: tipo industrial - composto somente de quartzo de 7 mm a 10 mm de espessura; tipo pesado - composto de quartzo e carborundum de 10 mm a 15 mm de espessura; tipo superpesado - composto de quartzo, carborundum e agregados metálicos de 12 mm a 20 mm de espessura.

Para se evitarem trincas indesejáveis, nos pisos e contrapisos, recomendam-se as juntas com perfil plástico tipo I no acabamento.

Considerando as características de cada tipo de piso de alta resistência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentário antigo, porém muito sensato! Bem nítido o caráter de contribuir sem poluir com comentários esdrúxulos.


ID
129637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere as descrições dos quatro materiais de revestimento a seguir.

- Pintura acrílica - à base de tinta de alta resistência e grande desempenho sobre diversos tipos de superfícies, como emboço, massa corrida ou acrílica, gesso, concreto, cimento amianto etc.
- Pintura epóxi - à base de tintas epoxídicas compostas por dois componentes sintéticos. Deve ser usada em período curto após a mistura, e tem bom poder de aderência e boa resistência à corrosão e aos gases, porém é relativamente caro e bastante difícil de aplicar.
- Revestimento com laminado melamínico (fórmica) - como a sua superfície é lisa e não retém sujeira, não há proliferação de fungos e bactérias e a conservação é simples.
- Cerâmica - uma superfície revestida com placas cerâmicas é formada basicamente por 6 camadas de materiais diferentes: base, chapisco, emboço, argamassa colante, rejunte, revestimento cerâmico. O rejuntamento pode ser iniciado no mínimo 3 dias após concluído o assentamento das peças. As juntas estruturais devem ser demarcadas conforme o projeto.

Acerca de revestimentos e com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • tinta tem menor custo que a cerâmica

    aplicação de tintas é mais rápida que a aplicação de cerâmicas

    cerâmica é mais resistente que as tintas

  • Dentre as alternativas acima, a correta é:

    Das camadas mencionadas no texto para o assentamento da cerâmica, a base, o chapisco e o emboço são comuns à pintura acrílica. Específicos para os pisos cerâmicos são a argamassa colante, o rejunte e a cerâmica propriamente dita.

    LETRA C

  • Sobre a letra B

    Pode rejuntar cerâmica no mesmo dia?

    Não. Por isso, recomendamos que se aguarde pelo menos 72 horas após o assentamento para que se faça o rejunte, tempo suficiente para a umidade absorvida evaporar. ...

    O erro está em afirmar que trata-se de junta estrutural, já que trata-se de uma junta de assentamento


ID
129640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao geoprocessamento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A. O Sistema de Informação Geográfica- SIG- separa a informação em diferentes camadas temáticas e armazena-as independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples, permitindo ao operador a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição e topologia dos objetos, com o fim de gerar nova informação.. Os modelos mais comuns em SIG são o modelo raster ou matricial e o modelo vetorial. O modelo de SIG matricial centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares. No caso do modelo de SIG vetorial, o foco das representações centra-se na precisão da localização dos elementos no espaço.. Os SIG permitem compatibilizar a informação proveniente de diversas fontes, como informação de sensores espaciais (detecção remota / sensoriamento remoto), informação recolhida com GPS ou obtida com os métodos tradicionais da Topografia.
  • Seria letra A por exclusão, mas SIG, em inglês, não seria geographic information system??? Fiquei em dúvida.



     

  •  Os dados utilizados no SIG podem ser divididos em 3 grupos: dados gráficos ou espaciais (geográficos); dados topográficos (volumétricos); dados não-gráficos ou descritivos (alfanuméricos).
     Divido em 2 grupos:
    • Dados graficos, espacias ou geograficos (forma e posição);
    • Dados não graficos, alfanumericos ou descritivos (Atributos dessas caracteristicas)
  • "[...]Os dados geográficos são agrupados em duas grandes classes ou modelos de representação, a saber: vetorial e matricial (raster).[...]"

    Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/dados-geograficos/

  • Alternativa correta: A

    Entretanto temos um emprego de uma mistura de português com inglês na alternativa "A" quando a banca usa a seguinte palavra: geografical, sendo que o correto é geographical


ID
129643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Os objetivos do Estatuto da Cidade, visa promover a

I reforma urbana.
II especulação imobiliária.
III ordenação do uso e ocupação do solo urbano.
IV gestão democrática da cidade.
V instalação de equipamentos de controle de tráfego.
VI diminuição da densidade urbana.

Com base nas diretrizes de política urbana do Estatuto da Cidade, estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B. Conforme Lei 10.257 - Estatuto das Cidades. Art. 2º. A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:I – garantia do direito a cidades sustentáveis...II – gestão democrática ...III – cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;IV – planejamento do desenvolvimento das cidades, ... ,de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;V – oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:...VII – integração e complementaridade entre as atividades urbanas e rurais, VIII – adoção de padrões de produção e consumo de bens e serviços e de expansão urbana compatíveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econômica do Município e do território sob sua área de influência;IX – justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do processo de urbanização;X – adequação dos instrumentos de política econômica, tributária e financeira e dos gastos públicos aos objetivos do desenvolvimento urbano, de modo a privilegiar os investimentos geradores de bem-estar geral e a fruição dos bens pelos diferentes segmentos sociais;XI – recuperação dos investimentos do Poder Público de que tenha resultado a valorização de imóveis urbanos;XII – proteção, preservação e recuperação do meio ambiente natural e construído, do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico;.....
  • Resposta: Letra B 

    Conforme Lei 10.257 - Estatuto das Cidades
    retirado: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm

    Art. 2º. A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

    I – garantia do direito a cidades sustentáveis...
    II – gestão democrática ... 
    III – cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social; 
    IV – planejamento do desenvolvimento das cidades, ... ,de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente; 
    V – oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos
    VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:... 
    VII – integração e complementaridade entre as atividades urbanas e rurais, 
    VIII – adoção de padrões de produção e consumo de bens e serviços e de expansão urbana compatíveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econômica do Município e do território sob sua área de influência; 
    IX – justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do processo de urbanização; 
    X – adequação dos instrumentos de política econômica, tributária e financeira e dos gastos públicos aos objetivos do desenvolvimento urbano, de modo a privilegiar os investimentos geradores de bem-estar geral e a fruição dos bens pelos diferentes segmentos sociais; 
    XI – recuperação dos investimentos do Poder Público de que tenha resultado a valorização de imóveis urbanos; 
    XII – proteção, preservação e recuperação do meio ambiente natural e construído, do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico;.....
  • A questão ficou fácil porque só a alternativa C não tinha especulação imobiliária que fazia o menor sentido

  • Pessoal, a questão cobra a literalidade dos objetivos da lei nº 10257/01. De acordo com o art. 2º. A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: [...]

    II – gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; [...]

    IV – planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do Município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;V – oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos [...]

    VI – ordenação e controle do uso do solo. [...]

    RESPOSTA: LETRA B


ID
129646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Cidade, as diretrizes de ordenação e controle do uso do solo visam

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.Conforme lei 10.257 - art 2º: VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:a) a utilização inadequada dos imóveis urbanos;b) a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes;c) o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infra-estrutura urbana;d) a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente;e) a retenção especulativa de imóvel urbano, que resulte na sua subutilização ou não utilização;f) a deterioração das áreas urbanizadas;g) a poluição e a degradação ambiental;
  • Não concordo com o gabarito! Poluição urbana pode ser sonora, visual, ambiental... na norma fala AMBIENTAL, ficou um pouco confusa a questão.

    Art. 2o A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

    IV – planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do Município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;

  • o exércício pede a resposta de acordo com as diretrizes de ordenação e controle do uso do solo e não de acordo com as diretrizes gerais!
  • Art 2º: A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e

    da propriedade urbana, mediante as seguintes DIRETRIZES GERAIS:

    VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:

    g) a poluição e a degradação ambiental;

  • Gab. D

    Diretriz: VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:

    a) a utilização inadequada dos imóveis urbanos;

    b) a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes;

    c) o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infra-estrutura urbana;

    d) a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente;

    e) a retenção especulativa de imóvel urbano, que resulte na sua subutilização ou não utilização;

    f) a deterioração das áreas urbanizadas;

    g) a poluição e a degradação ambiental;

    h) a exposição da população a riscos de desastres.                    

  • De acordo com o art. 2º da Lei 10 257/01:

    VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:

    [...] g) a poluição e a degradação ambiental.

    RESPOSTA: LETRA D

  • Diretriz: VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:

    a) a utilização inadequada dos imóveis urbanos;

    b) a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes;

    c) o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infra-estrutura urbana;

    d) a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente;

    e) a retenção especulativa de imóvel urbano, que resulte na sua subutilização ou não utilização;

    f) a deterioração das áreas urbanizadas;

    g) a poluição e a degradação ambiental;

    h) a exposição da população a riscos de desastres. 

               Gab. D


ID
129652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    Conforme Lei 6.938
    retirado: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm

    Art 2º - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:
    X - educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.


    Letra A 
    Art 9º - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente:
    I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental;
    II - o zoneamento ambiental;
    III - a avaliação de impactos ambientais (AIA);
    IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;
    V - os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental;          VI - a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas; 
    VII - o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente;
    VIII - o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental;
    IX - as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
    X - a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA; 
    XI - a garantia da prestação de informações relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Público a produzí-las, quando inexistentes;XII - o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. 
    XIII - instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros. 

    Letra B
    Art. 17. Fica instituído, sob a administração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA:
    I - Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, para registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam a consultoria técnica sobre problemas ecológicos e ambientais e à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;

    Letra D
    Art.10 § 4º Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA o licenciamento previsto no caput deste artigo, no caso de atividades e obras com significativo impacto ambiental, de âmbito nacional ou regional.  
  • Gabarito errado, pois "A Política Nacional do Meio Ambiente tem, por objetivo, a educação ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a comunidade, objetivando capacitá-la para participação na defesa do meio ambiente" é um PRINCÍPIO, e não um objetivo.

  • Art 2º - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:

    I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo;

    II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

    Ill - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;

    IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;

    V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras;

    VI - incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais;

    VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental;

    VIII - recuperação de áreas degradadas; (Regulamento)

    IX - proteção de áreas ameaçadas de degradação;

    X - educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.

     

     

    Esse gabarito está totalmente errado, e o comentário da Mari mais ainda, querendo forçar que a Educação Ambiental é um objetivo da PNRS enquanto é um PRINCÍPIO!

    Não existe letra certa. Eu acabei colocando a A, pq Plano diretor está dentro de zoneamento ambiental, mas só pq era a menos errada...haha

  • Marquei a letra C por parecer a "menos errada", porém educação ambiental em todos os seus níveis é um princípio, e não um objetivo da PNMA.

  • questão mal formulada. misturou princípio e objetivo


ID
129661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a linguagem do projeto arquitetônico e o triângulo vitruviano, como sendo a definição da arquitetura a partir das 3 vertentes - construção; função; e forma -, julgue os itens a seguir.

I O arquiteto espanhol Santiago Calatrava enfatiza a estrutura como linguagem, dando-lhe um caráter escultural. No triângulo vitruviano, o vértice construção soma-se ao vértice forma.
II Oscar Niemeyer esmera-se em contribuir com belos volumes, ou seja, o vértice forma é sempre enfatizado na sua obra.
III A arquitetura hospitalar de João Filgueiras Lima (Lelé) resulta em belas formas que são consequência do bom equacionamento dos fluxos e do correto uso dos espaços. Nesse caso, o vértice função é muito importante.
IV O arquiteto norte-americano Louis Sullivan cunhou, na primeira metade do século 20, a frase: "a função segue a forma", enfatizando dois vértices do triângulo vitruviano.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Nos primeiros anos do século XX, o arquiteto de Chicago, Louis Sullivan popularizou a frase “a forma segue a função” para resumir sua crença de que o tamanho de um edifício, o volume, a distribuição do espaço e outras características devem ser norteadas somente pela função do edifício. Isto implica que se satisfeitos os aspectos funcionais, a beleza arquitetônica surgirá de forma natural.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Funcionalismo_(arquitetura)
  • Apenas trocaram "a forma segue a função" por "a função segue a forma", o que já muda totalmente a ideologia funcionalista de Sullivan.