GABARITO: d)Correta. A cromatografia líquida utiliza temperaturas mais baixas para a separação de compostos termolábeis.
a)Errada. É um método de separação no qual os componentes que interagem mais fortemente com a fase móvel são retidos antes daqueles que são favorecidos pela fase estacionária.
Justificativa: Se os analitos interagem mais fortemente com a fase móvel eles não serão tão retidos quando comparados com aqueles que são pela fase estacionária.
b)Errada. A cromatografia a gás é útil para a separação de componentes químicos diferentes, porém essa metodologia não pode ser utilizada em compostos que são naturalmente voláteis.
Justificativa: A técninca de cromatografia a gás é justamente para separar compostos voláteis, sejam naturalmente ou que passaram por processo de derivatização.
c)Errada. A temperatura de uma coluna cromatográfica não altera a volatilidade dos compostos nem seu grau de interação com a fase estacionária.
Justificativa: Depois do tipo de fase estacionária, a temperatura da coluna é o fator que mais afeta a separação em CG. Ela é utilizada para acelerar o processo de dessorção, por volatilidade (CG), dos componentes que estão retidos na fase estacionária para a fase móvel.
e)Errada. Na cromatografia por adsorção, os compostos são adsorvidos a um suporte líquido contendo água e íons.
Justificativa: Existem diversos mecanismos cromatográficos, entre eles dois são de sorção - adsorção ou absorção (partição). Quando se trata que um suporte sólido (como a sílica ou alumina), como fase estacionária, a adsorção do soluto ocorre na interface entre o sólido e a fase móvel devido à presença de grupos ativos em sua superfície. Esse processo é baseado na adsorção diferencial. Já no processo de absorção a fase estacionária é um líquido (polidimedilsiloxano, polietinenoglicol) - nada de água -, espalhada na superfície de um suporte sólido e inerte ou nas paredes do tubo cromatográfico. Esse processo ocorre por absorção ou partição e beseia-se na diferentes solubilidades dos componentes da amostra na fase estacionária. Adicionalmente, tem se o mecanismo cromatográfico por troca iônica: Esse sim utiliza íons para a separação (cátions e ânions - utilizados de acordo com o composto de interesse a ser separado). Retornando a questão: O examinador tentou confundir o candidato colocando os íons da troca iônica junto com o processo de adsorção e de quebra ainda tendou falar que a água é utilizada como FE..