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Prova CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Designer Gráfico


ID
397528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

Caso desenvolvesse um novo tipo de envelope plástico de segurança para os serviços SEDEX, seria adequado especificar o processo de rotogravura para a sua impressão.

Alternativas
Comentários
  • A Rotogravura atua em três campos definidos que são: Editoria; Embalagens; Diversos; Editoria: A Rotogravura trabalha neste campo mais especificamente no ramo de periódicos (revistas), já que neste tem de cumprir prazos bem restritos. Embalagens: A grande utilização nas embalagens flexíveis, são compostas de substratos, como por exemplo: celofane, plásticos (polietileno, polipropileno, nylon, poliéster…). Neste caso é preciso avaliar que tipo de trabalho será feito, a tiragem, a qualidade do impresso, o tipo do suporte, já que é possível se utilizar de outros processos como por exemplo Flexografia.
  • Uma questão muito difícil por nos levar a pensar logo em flexografia. Se o candidato não souber todo o potencial da tecnologia ele dança nessa.


ID
397531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

Considere que, para a troca de documentação entre o comando das Forças Armadas e das unidades militares, seja projetado um tipo de malote de lona específico e que, na lateral de cada um desses malotes, deva ser impressos seu número de identificação, o brasão da República e os sinais de advertência relativos à segurança da informação. Em face dessa situação hipotética, é correto concluir que todas essas informações nos malotes devem ser impressas por serigrafia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A serigrafia é um processo de impressão que permite a impressão em madeira, plástico, papel e TECIDOS.


ID
397534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

A tipografia consiste em um processo de impressão no qual são utilizadas formas em alto relevo para a transferência de imagens e o qual possibilita a realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm. Por essas características, o processo tipográfico poderá ser indicado para a impressão de uma série de selos em 4/0 cores para divulgação de paisagens brasileiras.

Alternativas
Comentários

  • Acredito que quando ele fala "possibilita a  realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm" aí está o erro da questão.

  • Existem diversos processos de impressão. Alguns deles, como o tipográfico, estão, hoje, em desuso. Outros, como o talho-doce, são cada vez mais raros. Atualmente o processo empregado é o offset.

  • O Processo Tipográfico é muito utilizado atualmente para talões e blocos.

    Para a impressão em 4 cores o ideal é o Offset, como afirmou o colega abaixo.

  • impressáo em 4 cores de paisagem através de uma impressáo tipogrfica


ID
397537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Considerando-se a natureza da empresa e os objetivos da publicação, a mancha gráfica deverá deixar as margens grandes, e todos os elementos da composição devem ser valorizados na página de modo harmonioso com os espaços em branco.

Alternativas
Comentários
  • Achei um pouco forçado dizer "A mancha gráfica deverá deixar as amrgens grandes"
  • Eu também achei meio estranho, já que este tipo de grid é usado normalmente para produções que tenham bastante texto.

  • é a perguntas mais sem sentido que eu já vi


ID
397540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

O texto será adequado à leitura caso seja diagramado com corpo 11, justificado e em duas ou três colunas. Alternativamente, o texto poderá ser alinhado à esquerda, sem que isso altere a diagramação.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito estranha. Sem saber o formato da publicação, é difícil dizer com razão o tamanho da font que poderá ser utilizada

  • Há uma contradição entre texto justificado e alinhado a esquerda.

  • O indicado para a Leitura é Fonte 12, Fonte a partir de 14 para idosos e Fonte 24 para crianças em aprendizado.



  • Questao muito abstrata, baseada em "suposicoes" e "imaginacoes". Ok, convencoes existem - corpo 12 eh o mais indicado para leiturabilidade. Mas depende da fonte adotada: uma boa e simples Univers da leitura com corpo 11.

  • Qual familia tipográfica usada?

  • Em um projeto de design é muito importante você manter uma certa coerência na diagramação. Você não pode usar textos justificados e alinhados a esquerda aleatóriamente. E se usa, isso altera o padrão da diagramação.

  • Me confudi no Alternativamente. não entendi que seria usado justificado e alinhado a esquerda no mesmo texto, pensei ele qria dizer que poderia ser uma das duas opções.


ID
397543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Devido ao caráter institucional da publicação, as fontes a serem usadas na composição dos textos e das tabelas devem ser escolhidas dentro de uma mesma família tipográfica, com muitas variações de tipos e pesos, não se misturando fontes diferentes.

Alternativas
Comentários
  •  . . . com poucas variações de tipos e pesos, . . .
  • "mesma família tipográfica" é contraditório a "muitas variações de tipo"


ID
397546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Como se trata de uma publicação com finalidade específica, o projeto gráfico deverá ser orientado aos padrões estéticos predominantes nos mercados aos quais se dirige.

Alternativas

ID
397549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Com o objetivo de agilizar os trabalhos e gerenciar melhor o tempo de projeto, o projeto gráfico da publicação poderá ser desenvolvido à medida que os redatores e os fotógrafos produzirem os textos e as imagens que integrarão o trabalho.

Alternativas
Comentários

  • Projeto Gráfico vem antes de qualquer produção!

  • Essa questão tinha que ser anulada.

  • Na verdade, o erro está em " deve ser aplicada quando o bem sacrificado for de menor valor", quando na verdade o estado de necessidade é aplicado quando o bem sacrificado for de menor OU igual valor que o bem salvo.

    O CP não admite o estado de necessidade exculpante!

  • Na verdade, o erro está em " deve ser aplicada quando o bem sacrificado for de menor valor", quando na verdade o estado de necessidade é aplicado quando o bem sacrificado for de menor OU igual valor que o bem salvo.

    O CP não admite o estado de necessidade exculpante!

  • O §2º do art. 24 não se trata de estado de necessidade exculpante, Natália. Essa situação constitui causa de diminuição de pena, não sendo hipótese de estado de necessidade, ou seja, não se exclui nada (o crime permanece íntegro), apenas diminui a pena.

    O estado de necessidade exculpante somente existe no Código Penal Militar, que adota a teoria diferenciadora.


ID
397552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Dada a natureza especial da publicação, recomenda-se, tanto por questões técnicas quanto estéticas, que os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura, o que, em termos de diagramação, implicaria definir largas margens internas.

Alternativas
Comentários
  • "Os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura" não se enquadra muito bem para um tempo que foi definido como escasso.

ID
397555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Esse livro deverá ser impresso pelo processo rotográfico, assegurando-se, assim, a qualidade de reprodução de figuras e o nível de detalhamento dos demais elementos gráficos da publicação.

Alternativas
Comentários
  • Mil exemplares não justificam a rotografia

ID
397558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso seja definido que o título do livro deva ser dourado, será necessário incluir, entre as etapas de produção da publicação, o processo relevográfico de impressão térmica denominado hot stamping.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    O processo de Hot Stamping é muito utilizado em trabalhos monográficos, trabalhos escolares, e arquivos. A impressão em Hot Stamping pode ser feita em livros de capa dura, ou mesmo em outro tipo de material, como papelão, calçados, ou artigos de couro.
  • Na verdade pode-se aplicar hot stamping em praticamente tudo hoje em dia


ID
397561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

A assinatura dos Correios constante no cartaz deverá ser impressa em cores especiais, visto que somente as cores de processo não possibilitam reproduzir corretamente as tonalidades institucionais da marca.

Alternativas
Comentários

  • Amarelo e azul não são cores especiais.

  • Dependendo do amarelo e azul, podem ser sim cores especiais. Acredito que o erro da questão está em limitar as cores processo. O gamut do CMYK é bastante amplo. =)

  • Não há indícios na questão falando se são cores especiais ou não. Pelo que eu saiba não fazemos provas com um escala CMYK na mão. Além do mais consigo imprimir cores aproximada do vermelho da Coca-Cola mesmo sabendo que é uma cor PANTONE especial.

  • Em altas tiragens as cores, mesmo que muito bem ajustadas e calibradas, não ficam 100% iguais. E se a ideia é ter ter as cores institucionais, seria ideal usar cores especiais sim. 

    Ficou bem vaga essa questão.


ID
397564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Nessa situação, é adequado especificar que os cartazes devem ser impressos pelo processo ofsete, 4/4 cores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    4/4 Cores significa que seria uma produção "frente e verso" 

    No caso, como é um cartaz, é somente 4/0



ID
397567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Os seguintes suportes especificados seriam adequados para a impressão desse cartaz: papel couché L2 230 g/m², papel ofsete L1 120 g/m² e papel monolúcido 95 g/m².

Alternativas
Comentários
  • Papel couché L2 230 g/m² - ok

    Papel offset L1 120 g/m² - ok

    Já o papel monolúcido 95 g/m² é aquele papel branco, de baixa gramatura, brilhante de um lado e fosco do outro. Muito utilizado para embalar produtos alimentícios, principalmente pipoca e cachorro quente. Portanto, não é adequado a impressão de cartazes.

  • Couché L2 é revestido em ambos os lados, imagino que seja um gasto desnecessário uma vez que a impressão será 4x0.

  • Muito bom, parabéns.

  • Show!

  • Aprendi mais uma.


ID
397570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

O cromo da fotografia a ser reproduzida no cartaz deverá ter boa amplitude de densidade, evitando-se a utilização de densidades muito baixas e muito altas, a fim de não dificultar o processo de seleção de cores ou a reprodução em meio-tom.

Alternativas

ID
397573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

No total, o gibi deverá ter quatro páginas de capa e mais 32 páginas de miolo, sendo necessário desenvolver e diagramar conteúdos para mais três páginas e completar o caderno.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa???
  • Ele está dizendo no enunciado que os ilustradores desenvolveram 29 páginas para o miolo. Mas é necessário que o caderno tenha uma quantidade de páginas que seja múltipla de 4. O menor valor será 32, ou seja, será necessário desenvolver mais 3 páginas. Acho que é só isso mesmo.
  • uma dúvida: é necessário DESENVOLVER conteúdo?

    por que não apenas diagramar o que já está feito para que ocupe mais espaço?

  • Não entendi a parte de "4 páginas pra capa".

     

  • RESPOSTA: CERTO

    Revistas, gibis e afins devem ser múltiplos de 4.
    A questão diz que o gibi terá 4 páginas de capa (capa da frente, verso , capa de trás, verso) e mais 32 páginas de miolo. Então, 4 + 32= 36 páginas. Ok, múltiplo de 4.
    Porém, de conteúdo do miolo, o gibi possui apenas 29 pág, precisando de mais 3 páginas para fechar as 32 páginas de miolo. (32 - 29 = 3).
    Acho que o pega da questão está na palavra "gibi".
    Se fosse um livro, seria comum fazer folhas de rosto ou deixar páginas em branco, mas em um gibi é bastante incomum utilizar esta prática (eu não lembro de ter visto um gibi com páginas em branco em toda a minha vida), daí a necessidade de ocupar as 3 páginas restantes com conteúdo.
    Portanto a resposta está correta.


ID
397576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

O acabamento do gibi deverá ser do tipo canoa, com dois grampos, e refile trilateral.

Alternativas

ID
397579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

As páginas ilustradas, depois de digitalizadas em equipamento scanner, devem ser tratadas e editadas para aplicação de bendays nas áreas que serão impressas em cores.

Alternativas
Comentários
  • Benday - Recurso gráfico usado para produzir fundos por meio de pontos de formato e porcentagens fixos: também conhecido como 'reticulado de ponto duro'.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro

    Bendey (bendei) - Sombreamentos em incrementos de 5 a 90% aplicados aos filmes ou chapas para reproduzir um grau de uma cor de tinta sólida. (p. 185)

    Novo Manual de Produção Gráfica, David Bann


ID
397582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

O original da ilustração da capa deverá ser submetido ao processo de seleção de cores para ser montado com as demais informações da capa, antes da geração das matrizes de impressão.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!! Exatamente o que deve ser feito!!!

    Os processos de impressão que registram tintas sobre um suporte, a partir de uma
    matriz montada numa máquina impressora, são classificados de acordo com as características da matriz de impressão.
      � matriz de impressão é a superfície mediadora entre o registro da chapa e o suporte (papel, tecido, etc.)As matrizes se caracterizam por apresentarem duas superfícies distintas: � (1) aquelas que depositam a tinta sobre o suporte e são denominadas áreas de grafismo e
    (2) aquelas que permanecem vazias (sem tinta) e são denominadas áreas de contra-grafismo.

ID
397585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

No caso da ilustração em aquarela, o original deve ser avaliado, especialmente nas áreas de baixas densidades, que podem ocasionar problemas para impressão das retículas de menor tamanho de ponto. Caso seja necessário, deve ser solicitado ao ilustrador que refaça a ilustração, utilizando tonalidades menos aguadas.

Alternativas

ID
397588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

Para imprimir esse gibi, é adequada a utilização do processo rotográfico, que, contudo, exige alguns cuidados no projeto, como não utilizar textos em corpo menor que dez e evitar usar textos em tonalidades compostas por cores CMYK.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A rotogravura é um processo encavográfico que origina resultados de alta qualidade para grandes tiragens. Posso perfeitamente imprimir fontes pequenas e mesmo meio tom (retícula) através deste processo. É um processo uniforme, ótimo em vários suportes, como impressão em latinhas de  perecíveis (rótulos), revistas coloridas, displays plásticos, livros de alta tiragem, edições de luxo, etc.

ID
397591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

No projeto gráfico do livro, devem ser considerados diversos aspectos para que se garanta a legibilidade do texto da publicação; entre esses aspectos, incluem-se a fonte escolhida, o tamanho do corpo, o tipo de alinhamento, o espaço de entrelinhamento, o comprimento das linhas, a largura das colunas, a cor do papel e as condições de iluminação.

Alternativas
Comentários
  • Tudo está correto em relação ao que se garante a legibilidade do texto da publicação, exceto as condições de ilmuninação.
  • como a pessoa acima falou, as condições de iluminação tornam o ítem errado. Não se pode prever se todos os leitores do volumoso livro o lerão no escuro, ou mesmo se ele será lido sob um sol de meio dia numa praia do Ceará.

ID
397594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

Para o livro descrito acima, é recomendável que a fonte possua altura-x grande em relação à altura das versais.

Alternativas
Comentários
  • Deveria ser Errado, pois caso a fonte possua altura-x(minúsculas) grande em relação à altura das versais(Maiúsculas), menos será a legibilidade do caractere.
  • Quanto maior for a altura-x, maiores serão as letras minúsculas relativamente às maiúsculas — e menos legíveis serão os caracteres.
  • A variação da altura-x em relação às versais, além de criar dinamicidade no texto, melhora o reconhecimento dos tipos e das "figuras" da palavras, melhorando a leiturabilidade. O resposta para a questão acima é "Certo".
  • Quanto maior for a altura-x, maiores serão as letras minúsculas relativamente às maiúsculas — e menos legíveis serão os caracteres.


ID
397597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

A fim de se obter proporções equilibradas entre os blocos de texto e as páginas desse livro, deve-se desenvolver o projeto gráfico a partir de uma página ímpar.

Alternativas
Comentários
  • Não existe a obrigatoriedade em se desenvolver o projeto a partir de uma página ímpar.

ID
397600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

Considerando-se que esse livro é uma publicação extensa, com texto muito longo, a leiturabilidade dos textos dessa publicação resultará das qualidades intrínsecas do desenho das fontes escolhidas e das condições de reprodução gráfica escolhidas.

Alternativas
Comentários
  • O texto da a entender que a leiturabilidade depende exclusivamente dos itens citados, porém, além das caracteriticas expressas, outros elementos são necessários.
  • Estar incompleta a resposta não quer dizer necessariamente que esteja errada a questão toda! O CESPE sempre sendo muito subjetivo em suas conclusões!

  • RESPOSTA: ERRADO
    A leiturabilidade não depende somente do que é pontuado na questão. Nesse caso a questão estaria errada por estar incompleta, é uma questão semântica.
    Se na questão tivesse: "algumas das qualidades", ou "dentre as qualidades", ela estaria certa, mas por dar a entender que são somente as duas características descritas no texto, a questão conffigura em erro.
    Acho até bem subjetivo, mas...


ID
397603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

    Essas três informações em negrito são peças-chave da questão. A tinta, que produz a cor é uma informação relativa porque é durante a prova de impressão que se detecta problemas como: 
    - P.H. da tinta, que pode alterar a cor vista em meio físico, da cor vista em meio digital (não somente a diferença que acontece na transformação RGB para CMYK. Quem trabalha com impressão normalmente tem um monitor regulado para mostrar as cores da maneira mais próxima possível do formato CMYK).
    - a tinta pode ser demais e vasar/se misturar com as outras matrizes no papel. por exemplo: um detalhe em amarelo em um fundo azul, muito provavelmente vai ficar verde, se não houver a calibragem das cores. 
    -uma impressora desregulada não "casa" as camadas de cada tinta, causando um efeito sem foco quando uma cor requer o uso de 2 ou mais matrizes (C-M-Y-K).
    Por coisas assim, se justifica o gasto de rodar numa máquina de alta tiragem, uma só folha de cada parte do arquivo. O prejuízo de uma página compensa o prejuízo de 1000+ páginas impressas de forma errada.

ID
397606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O espaço de cores (gamut) de um impresso em CMYK é menor que aquele que pode ser obtido por sistemas luminosos RGB, especialmente nas tonalidades azul e violeta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

    Na teoria da cor, Gama ou Gamut é capacidade máxima de cores que consegue-se reproduzir.
    O espectro de cores CMYK é significantemente menor que o espectro RGB. Por esta razão, muitas cores que vimos no monitor não podem ser reproduzidas em um material impresso. A principal causa desta diferença é que o sistema RGB é composto por luz, enquanto o CMYK é composto por pigmento.

  • O que explica que isso aconteça "especialmente nas tonalidades azul e violeta"?

  • Quem já misturou tintas sabe que é extremamente difícil conseguir um violeta que não fique cinzento.


ID
397609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos, mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: "mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora." 

    Ora, se elas são análogas e naturalmente harmônicas elas não geram contraste. Precisando assim de uma terceira cor para gerar o contraste.
  • Cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Assim, jamais terão contraste. Aquelas opostas no círculo (complementares) é que terão contraste.
  • Tenho muitas dúvidas sobre essas argumentações... Vamos a algumas:

    - "Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos" - antes de mais nada, o esquema cromático citado seria necessariamente entre 2 cores análogas (ao menos 2) que são, por isso mesmo, vizinhas no círculo cromático; E saturadas - ou seja, com o máximo de "chroma", a "cor pura". Por definição, elas são harmônicas naturalmente - ok, correto.

    - "(...) mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora" - exemplificando com cores: se eu tenho o amarelo 100% puro (primária geradora) e utilizo com o verde ao seu lado (o mais claro), tb 100% puro, não tenho aqui um contraste? Esse contraste inclusive tem nome (segundo Albers, estudioso das harmonias e contrastes): Contraste de Matiz.

    - Também, mesmo quando em brilho máximo, o amarelo tem mais "luz" que o verde, já que seu comprimento de onda é maior. Não poderíamos aqui ter também um contraste de brilho?

    - Mais uma observação: se saio do campo "apenas" da Teoria da Cor e vou para o campo das Linguagens Visuais, penso que posso obter contraste de "figura x fundo" com essas duas cores, gerando o contraste simultâneo (de Teoria da Cor) à medida que alterno quem coloco na frente (figura) e quem coloco no fundo.

    Enfim, o que vocês acham? Viajei muito? Ou entendi tudo errado?


ID
397612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Para organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos, é vantajoso estabelecer o uso de sistemas de cores tais como Munsell® e Pantone®, obtendo-se, por meios desses sistemas, padronização cromática.

Alternativas
Comentários
  • Acho essa questão meio mal elaborada. Da pra conseguir padronização cromática usando apenas a escala Europa (CMYK). Essas outras escalas, Pantone etc, pelo que entendo são mais para obtenção de cores especiais que a escala Europa não consegue. Ou seja, o uso dessas escalas por grandes gráficas se justifica sim, mas não pelo simples motivo da padronização. O motivo mais forte ai seria o da obtenção de uma escala de cores maior e com maior qualidade, já que, outra característica dessas escalas especiais é o controle de qualidade de suas tintas.
  • Tamires, justamente por isso que "é vantajoso", não é "obrigatório" que organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos utilize-se de sistemas mais completos de cores.
  • A padronização é um processo necessário para a garantia de qualidade. A utilização de algumas cores especiais mais utilizadas por seus clientes é um tipo de padronização cromática o que é, por consequência, vantajoso sim.

ID
397615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Caso haja, na diagramação dos elementos de um impresso, curvas em cores de processo e curvas em cores especiais, estas poderão ser editadas e montadas pelo mesmo programa.

Alternativas

ID
397618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica.

Alternativas
Comentários
  • Cores primárias -  são cores básicas que quando combinadas entre si, formam outras. Para aplicações humanas, as cores primárias podem ser divididas basicamente entre primárias aditivas (RGB) e primárias subtrativas (CMYK).
    O sistema de cores RGB é formado pelas cores vermelho, verde e azul. Este modelo ficou amplamente difundido com o advento da TV em cores, monitores de computador, datashows, etc. que utilizavam os tubos de raios catódicos.
    Em contrapartida, o sistema CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) é baseado na mistura de tintas. Por isso, tem aplicação mais indicada em processos gráficos como impressoras e fotocopiadoras.

    Voltando à questão, o "Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica."  O fato do sistema CMYK ser cor primária da percepção humana NÃO é uma razão para ser utilizado em reprodução gráfica.
  • A razão então seria o fato de elas serem cores primárias SUBTRATIVAS.
    "As cores primárias subtrativas são pigmentos que criam um espectro de cores, quando são combinadas de maneiras diferentes. Ao contrário dos monitores, as impressoras usam cores primárias subtrativas (pigmentos ciano, magenta, amarelo e preto) para produzir cores pela mistura dessas cores.
    O termo "subtrativo" é usado porque as cores primárias são puras até serem misturadas, resultando em cores que são versões menos puras das cores primárias. Por exemplo, o laranja é criado por meio da mistura subtrativa de magenta e amarelo."
  • O olho humano percebe a cor através de pigmentos sensíveis à luz, presentes nos cones existentes na retina - os fotopigmentos. Recebem e transmitem sensações distintas. O primeiro deles é mais sensí­vel à ação de ondas luminosas longas, produzindo a sensação de vermelho. O segundo grupo é mais sensível às ondas de comprimento médio, que produzem principalmente a sensa­ção de verde. E o terceiro se sensibiliza diante de ondas cur­tas, e por esse motivo são conhecidos como fotopigmentos azuis.
    (RGB, cores-luz)

    Segundo os físicos, é através da síntese operada entre esses três tipos de pigmentos que se processa a captação e transmissão de todas as cores para o cérebro.
  • CMYK não é cor primária na percepção humana.


ID
397621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O significado de uma cor está relacionado às suas características cromáticas definidas em termos de matiz, valor e croma.

Alternativas
Comentários
  • Item errado

    No meu entendimento, a cor realmente possui três caracteristicas, mas não as citadas. O certo seriam: COR (também conhecida como croma ou matiz), TOM e SATURAÇÃO (quantidade de cinza que a cor recebe).

    Bom estudo ;)
  • Para mim esta questão está correta.
     De acordo com Israel Pedrosa (O Universo da Cor):
     "no ato perceptivo, distinguem-se 3 caracteristicas principais que correspondem aos parâmetros básicos da cor:
     MATIZ (cor)
    VALOR (luminosidade, brilho)
    CROMA (satuaração)
    A não ser que o erro esteja em "o significado"... talvez, para o examinador, o significado não esteja relacionado às características citadas e sim a outros fatores, como elementos culturais, por exemplo. De qualquer forma, o significado está estritamente relacionado à percepção das cores.
  • O significado de uma cor está ligado a sua expressão cultural e não a seu processo de formação.
    Exemplo: a cor do luto varia de acordo com as tradições do país, embora procure expressar o mesmo sentimento.
  • Ale, vc está confundindo percepção da cor de significado da cor. A pergunta é sobre o signficado não sobre a percepção da cor

  • Percepção não é a mesma coisa que significado. Faltou interpretação de texto aí, ale.

  • jussara santos, vc está confundindo todos os conceitos.

    MATIZ = comprimento de onda, a coloração.

    VALOR = luminosidade ou brilho.

    CROMA = saturação ou pureza da cor.


ID
397624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

A capa de um livro teria, além das cores de processo, a impressão de mais duas cores especiais; entretanto, o arquivo que havia sido convertido conforme o padrão PDF/X-1a foi recusado pela gráfica, que, por incompatibilidade com os equipamentos, exigiu o padrão PDF/X-3. Nessa situação, será necessário redefinir o leiaute da capa, excluindo-se as cores especiais (spot colors), não suportadas pelo padrão PDF/X-3.

Alternativas
Comentários
  • Tanto no padrão PDF/X-1 quanto no X-3 são permitas cores spot. Elas simplesmente são impressas como cores adicionais às cores de seleção.
  • Acredito que a única forma de um arquivo ser incompatível, cor causa de cor, no formato PDF/X-1a, seria a presença de imagem/cor no sistema RGB. Até o momento foi a única diferença entre os formatos PDF/X-1a e PDF/X-3 que encontrei. é por isso que a questão se torna errada. o formato X-1a ACEITA cores especiais/spot, assim como o formato X-3. 

ID
397627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Entre as ações que não são permitidas no fechamento de arquivos para impressão PDF/X-3, incluem-se o posicionamento das páginas espelhadas (facing pages), unidas em uma única folha, e a realização da separação prévia de cores no arquivo PostScript.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria essa questão? Qual a diferença do PDF/X-1 para o PDF/X-3? Sempre salvo em PDF/X-1 por ser compatível com as impressoras na maioria das gráficas.


ID
397630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

A delimitação de áreas do impresso, nas quais haverá aplicação de verniz UV, deve ser feita, da forma mais precisa possível, na cor preta e em arquivo separado contendo as mesmas marcações de corte do impresso. Esses procedimentos são necessários porque a aplicação de verniz UV é realizada em processo serigráfico após a impressão e antes dos refiles.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!!
    Refile é o processo de acabamento, de ajuste na fase final do projeto.
  • Ok, a informação da questão não está errada, mas a arte do verniz não precisa ser somente em preto. Basta ser em 1 cor "pura".
    Mal formulada... como outras tantas da área gráfica!
  • Eu também não concordei quando diz que o arquivo deve ser fechado na cor preta. Como em outras areas eles tentam pegar o candidato nos detalhes achei mal formulada a questão!
  • a questão sobre ser cor preta, tem seu ponto. e aplicação de verniz é pedido o uso de cor pura.
    Porém, quem já fez serigrafia sabe da importância de um desenho em alto contraste (papel branco, desenho preto), sendo a aplicação do verniz UV, um processo serigráfico, nada mais lógico que procurar ter o maior nível de contraste e definição possível no limite do desenho. Por isso o uso de preto. 

    porém, acredito hoje, que existam gráficas que apliquem o verniz em geral, que nem impressão offset (como se estivessem simplesmente aplicando uma camada de tinta especial, como um pantone), por isso o pedido de "cor pura".

ID
397663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

Em certo sentido, a tipografia assemelha-se a um projeto arquitetônico, sendo a forma das letras e dos signos definida pela linha e massa de cor, e as condições de leitura do texto, pelo espaço negativo, o branco circundante da folha ou tela.

Alternativas
Comentários
  • Questão mau formulada. O que ele afirmar sobre tipografia está certo. Porém em que sentido a tipografia se assemelha a um projeto arquitetônico? Não entendi a pergunta.


ID
397666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

A legibilidade dos tipos está diretamente associada à composição tipográfica.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    A Legibilidade dos tipos está relacionado com a Diagramação.

ID
397669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

O corpo da letra, ou signo tipográfico, é definido pelas linhas limítrofes do traço descendente e do traço ascendente.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito:
    é o OLHO do caractere que é definido pelas linhas limítrofes do traço descendente e do traço ascendente. O CORPO é maior que isso, devido à origem da composição manual, em que o corpo era o "bloco" onde o caractere era fixado.
  • 1. Linha da ascendente> (linha de topo) Ascendente é a parte da letra que vai além da linha mediana, podendo ou não coincidir com a altura da versal (maiúsculas). Limite superior do corpo.
    2. Linha da caixa-alta ou linha versal> Pode estar inclusive, acima do limite das fontes maúsculas, mas inferior ou coincidente com a ascendente.
    3. Linha central (altura de x) ou linha mediana > Limita a altura de X
    4. Linha de base> Limite inferior da altura de X
    5. Linha da decendente (linha de fundo) > limita a parte das letras que se extendem abaixo da linha de base. Limite inferior do corpo.

    Fonte: Elementos do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst
  • A não ser que o concurso tivesse bibliografia especificada em edital, a questão deveria ser anulada. 

    Apesar do que consta no livro: Elementos do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst, já citado no comentário abaixo por Margareth; a informação exposta por Ale no primeiro comentário da questão consta no livro Produção gráfica - Lorenzo Baer, página 43

  • Essa conceituação do corpo varia de autor para autor. Bem ridículo cobrar algo que nem os próprios estudiosos do assunto entram em um consenso...


ID
397687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o amarelo, o ciano, o vermelho e o preto.

Alternativas
Comentários
  • As cores usadas no método de impressão do tipo offset são ciano magenta , amarelo mais o preto, mais conhecido como CMYK.
  • É isso mesmo, designerson, lembrando que as cores CMYK também podem aperecer como escala Europa.
    CMYK é a denominação dessa escala nos programas de origem norte-americana.
  • Errado! Preto não é uma cor primária. As impressões offset são feitas pelas cores primárias, ciano, magenta e amarelo + o preto que é para criar tons mais escuros e criar profundidade e sombra. O preto quase n é considerado cor.


ID
397690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Nas reproduções de meio tom em quadricromia, os ângulos corretos de aplicação das retículas do amarelo, do ciano, do magenta e do preto são, respectivamente, 90º, 45º, 75º e 105º.

Alternativas
Comentários
  • Os ângulos corretos são:

    Preto - 45°
    Magenta - 75°
    Amarelo - 90° ou 0º
    Ciano - 15°
  • O wikipedia diz o seguinte: Quando duas telas de pontos são sobrepostas, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como moiré, produzindo efeitos visuais indesejáveis na impressão final. Para que isso seja evitado, variações de inclinação são aplicadas às telas de meio-tom, desalinhando os pontos de uma cor em relação aos de outra. Essas inclinações são indicadas em graus conforme a tabela ao lado.

    C 75° 15° 105°
    M 15° 45° 75°
    Y 90°
    K 45° 75° 15°
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

ID
397693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Original a traço é qualquer original — um elemento gráfico ou uma ilustração — que seja preto chapado, sem gradação de tom.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!!!!

    Original à traço sem gradação de tons, em preto e branco absolutos, a diferença de tons se obtém variando a extensão das superfícies desenhadas através de traços mais ou menos largos, mais ou menos afastados

ID
397696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ainda considerando o sistema ofsete e o processo de impressão,
julgue os próximos itens.

O papel cuchê tradicional, que se caracteriza pela lisura da superfície calandrada, é o mais indicado para a confecção de livros de texto.

Alternativas
Comentários
  • papel cuchê tradicional produz muito reflexo, o que é desegradavel para leitura de livros de texto.
  • O mais indicado é o papel offset...


ID
397699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ainda considerando o sistema ofsete e o processo de impressão,
julgue os próximos itens.

Ao se realizar reproduções a cores, deve-se considerar que os papéis ásperos tendem a espalhar a luz e a distorcer a cor.

Alternativas
Comentários
  • Correto!!!!


    Neste caso o melhor é papel cuchê.
  • RESPOSTA: CORRETO

    No papel áspero a luz vai bater nos vários poros de direções diferentes e a luz vai sair difusa. No papel liso a luz bate na superfície plana e volta perfeitamente.

    CURIOSIDADE: se trocasse a palavra "luz" por "tinta" ou "pigmento", a resposta estaria errada. Papéis ásperos tem melhor absorção em relação aos lisos.


ID
397702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

Em design gráfico, a abordagem conceitual e a busca de soluções são universais, permanecendo as mesmas independentemente das mídias utilizadas.

Alternativas

ID
397705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O conceito de leiturabilidade, que se refere a conforto e eficiência de leitura, está relacionado ao design de fontes tipográficas.

Alternativas
Comentários
  • O que está relacionado ao design das fontes tipográficas é a legibilidade, que é "a clareza em identificar cada tipo em conjunto, palavra ou frase", enquanto a leiturabilidade é "a facilidade e fluência de conjunto de tipos, palavra ou frase"a lidade e fluência de um conjunto de tipos, palavra ou frase aa tyt
  • Questão anulada pela banca por permitir dupla interpretação.

    fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/arquivos/CORREIOS_NS_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO_FINAL.PDF

ID
397708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O designer gráfico deve subordinar os seus interesses individuais aos definidos em razão da natureza do projeto.

Alternativas
Comentários
  • São feitos estudos que apontam as direções a serem seguidas para alcançar um objetivo determinado para o projeto.

ID
397714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Uma página HTML estrutura-se com base em uma hierarquia de elementos que podem ser embutidos uns nos outros.

Alternativas

ID
397717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Um dos princípios que mais definem a Internet é o da garantia de acesso à informação às pessoas, excluindo-se os portadores de necessidades auditivas.

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo a frase:
    Um dos princípios que mais definem a Internet é o da garantia de acesso à informação às pessoas, excluindo-se incluindo-se os portadores de necessidades auditivas.

ID
397720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Os termos Portal Horizontal e Portal Vertical referem-se ao leiaute de navegação na tela.

Alternativas
Comentários
  • PORTAIS HORIZONTAIS

    Sites públicos com vários serviços à disposição dos usuários.

    PORTAIS VERTICAIS

    Oferece conteúdos e serviços específicos para tipos de usuários.



ID
397723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Um dos fatores que limita o design gráfico dos sítios virtuais da web é a universalidade do leiaute, que tem de ser construído a partir de reduzido menu de fontes tipográficas disponível na grande maioria dos sistemas de computador.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente o reduzido menu de fontes padrões não é mais um problema para os desenvolvedores, já que existem várias técnicas para personalizar as fontes sem a  necessidade do usuário ter instalado a fonte em seu computador. Uma dessas técnicas é a incorporação de uma fonte através de CSS, a partir da regra chamada font-face.

ID
397726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

A linguagem HTML, considerada uma das mais restritivas ao desenvolvimento de inovações gráficas, deve ser preterida na elaboração de sítios virtuais.

Alternativas
Comentários
  • A linguagem HTML, considerada uma das mais restritivas ao desenvolvimento de inovações gráficas (até aqui está CERTO), NÃO deve ser preterida na elaboração de sítios virtuais pois, é a linguagem padrão para a elaboração de sites.
  • A pegadinha nessa questão está na palavra PRETERIDA, pois se ela não constar no seu vocabulário tu pode errar. Preterida é uma forma de negação pois significa algo que foi desprezado ou rejeitado. Vem de da palavra preteriu. Se você ler rapidamente e entender como preferida ou pretendida tu já erra a questão. Afinal, a linguagem HTML, é como dito no ótimo comentário abaixo, a linguagem padrão para a elaboração de sites e por isso não pode ser descartada.


ID
397729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A incorporação da tecnologia digital na produção gráfica
no início dos anos 90 do século passado resultou em alterações
radicais nos modos produtivos. Objetos como compasso, régua T,
tira-linhas, canetas, bigodes, pincel e água destilada deixaram de
fazer parte do dia a dia do programador visual (designer gráfico),
sendo substituídos pelo computador pessoal e seus periféricos.

Considerando o uso da computação gráfica no desenvolvimento de
projetos e produtos, julgue os próximos itens.

O formato digital Portable Document File é muito utilizado em artes gráficas e digitais devido a sua compatibilidade digital, alta definição, variação de uso e geração de arquivos digitais de tamanho pequeno.

Alternativas
Comentários
  • É por essas e outras que, o formato PDF se tornou tão popular.

ID
397732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A incorporação da tecnologia digital na produção gráfica
no início dos anos 90 do século passado resultou em alterações
radicais nos modos produtivos. Objetos como compasso, régua T,
tira-linhas, canetas, bigodes, pincel e água destilada deixaram de
fazer parte do dia a dia do programador visual (designer gráfico),
sendo substituídos pelo computador pessoal e seus periféricos.

Considerando o uso da computação gráfica no desenvolvimento de
projetos e produtos, julgue os próximos itens.

QuarkXPress, aplicativo de editoração eletrônica cuja principal característica é o arranjo e controle de texto e imagens variadas, um dos primeiros a serem desenvolvidos para a produção gráfica profissional, ainda é muito utilizado na indústria gráfica.

Alternativas

ID
397735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A incorporação da tecnologia digital na produção gráfica
no início dos anos 90 do século passado resultou em alterações
radicais nos modos produtivos. Objetos como compasso, régua T,
tira-linhas, canetas, bigodes, pincel e água destilada deixaram de
fazer parte do dia a dia do programador visual (designer gráfico),
sendo substituídos pelo computador pessoal e seus periféricos.

Considerando o uso da computação gráfica no desenvolvimento de
projetos e produtos, julgue os próximos itens.

O designer que esteja desenvolvendo a arte-final de livro ou revista em aplicativos editoriais como o QuarkXPress ou o Adobe InDesign deve converter previamente imagens do tipo Bitmap a traço em EPS trabalhado com recorte do fundo (clipping path).

Alternativas
Comentários
  • Os arquivos de imagem não precisam ser convertidos previamente como diz a questão para induzir a erro.
    O que deve ser convertido é o arquivo da arte diagramada no formato EPS para fechamento e envio para gráfica.
    Questão errada.