SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Ciências


ID
5069857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Modelos astrofísicos e observações astronômicas mostram que as estrelas são formadas no interior de nuvens moleculares densas. Para um melhor entendimento sobre como o equilíbrio de uma nuvem molecular é afetado, fazem-se muitos trabalhos científicos utilizando-se processos de turbulência associados a parâmetros físicos, como pressão, massa, temperatura etc.

Internet: <univap.br> (com adaptações)


Com relação à origem do planeta Terra e do sistema solar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A teoria mais aceita para explicar as origens da nossa vizinhança espacial é a Teoria da Nebulosa Solar, que, de forma resumida, propõe que o Sol e os planetas que o orbitam vieram de uma nuvem de poeira e gás, surgida há bilhões de anos. Depois que essa nuvem esfriou, o sistema foi lentamente tomando forma graças à ação da gravidade.


ID
5069869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Quando se trata do movimento circular, um dos exemplos dados pelos professores é a questão do movimento de translação dos planetas em torno do Sol. Outro exemplo que também se pode dar é o de uma pessoa que, parada na superfície da Terra, realiza um movimento circular, devido ao movimento de rotação do planeta.

Internet: <sbfisica.org.br> (com adaptações).


Com relação à translação da Terra em torno do Sol e às grandezas e aos fenômenos associados a isso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A direção da força centrípeta é igual à da atração gravitacional do Sol sobre a Terra. Alternativa E


ID
5069872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos ecossistemas aquáticos, os seres vivos são classificados em três grandes categorias de acordo com suas características, como, por exemplo, mobilidade, modo de alimentação e tamanho. Essas três categorias são

Alternativas
Comentários
  • Nécton

     

    São animais marinhos de vida ativa, que vivem na coluna de água. Possuem fisiologia favorável para fazer deslocamentos, inclusive contra as correntes marinhas. Podemos citar como exemplos destes seres os peixes, baleias, alguns crustáceos e cefalópodes (lulas e polvos, por exemplo).

     

    Plâncton

    São seres que habitam a parte superficial da coluna de água (doce e salgada). Estes seres, que são microscópicos, flutuam e são transportados pela correnteza das águas. Servem de alimentação para outros animais marinhos.

     

    Existem dois tipos de plânctons: zooplâncton (são heterótrofos) e os fitoplânctons (são fotossintetizantes).

     

    Bentos

     

    São seres que habitam a região do substrato de mares, oceanos e rios (fundo dos ecossistemas aquáticos). Alguns vivem de forma fixa como, por exemplo, as algas e os corais. Outros como os caranguejos e estrelas-do-mar, por exemplo, vivem em movimentação.

     

    Séston

     

    São partículas de origem animal ou mineral presentes na superfície da água (doce ou salgada). São importantes como fontes de alimentação de animais filtradores como, por exemplo, mexilhões, ostras e esponjas.

  • Bentos (profundidade) = Seres marinhos, que podem ser fixos ou não. (ex: ostras e caramujos, respectivamente)

    Plâncton = Seres marinhos, podendo ser de água doce e salgada. (ex: medusas)

    Nécton (aquele que nada) = Seres marinhos, dotados de movimento ativo. (ex: peixes e mamíferos aquáticos)

  • Derivei do comentário do Paulo, umas poesias para gravar:

    Nécton (NO MEIO)

    Nadam,

    Nadam muito,

    nadam no meio,

    alto deslocamento.

    Alto forrageamento,

    que aqui é coletar muito alimento.

     

    Plâncton (POR CIMA)

    São pequeninos,

    De tamanho microscópico.

    Bem flutuante,

    em correntes constantes,

    servem de alimento,

    quando zoo, são heterótrofos,

    quando FITO são FOTO,

    fotossintetizantes.

    Bentos (BAIXO)

    Bentos bem no chão,

    sendo de forma fixa,

    ou em movimentação.

     

    Séston

    São o resto da festa,

    pedaço de animal ou mineral,

    aos filtradores que estão de boresta.


ID
5069884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo buscam novas formas para o controle do psilídeo, inseto transmissor do greening, a doença mais destrutiva da citricultura mundial. A estratégia do IB é utilizar inimigos naturais do psilídeo para o seu controle e, assim, fornecer mais opções para as ações de manejo dos citricultores brasileiros.
Um resultado importante do IB na área de controle biológico em citros foi a seleção de besouros de joaninhas predadores que se alimentam de ovos e formas jovens do psilídeo. Segundo estudo coordenado por uma pesquisadora do IB, as populações de joaninhas em pomar orgânico foram mais elevadas, e a diversidade de espécies encontrada foi o dobro da observada no pomar com manejo convencional.
Segundo a pesquisadora, uma tática recomendável ao agricultor consiste em reconhecer as joaninhas para conservá-las no pomar e também utilizar práticas para a atração desses inimigos naturais, como, por exemplo, a manutenção de plantas floríferas. “O manejo seletivo de inseticidas na cultura dos citros é relevante para a sobrevivência das joaninhas no pomar”, destaca a pesquisadora.

Internet: <https://ciclovivo.com.br/> (com adaptações).

Tendo como referência as informações do texto precedente, assinale a opção que apresenta os níveis tróficos ocupados pela joaninha, pelo psilídeo e pelo citro, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    A cadeia trófica é o seguinte: citro -> psilídeo -> joaninha

    Citro é produtor

    Psilídeo é consumidor primário (come o citro)

    Joaninha é consumidor secundário (come o psilídeio, um consumidor primário)

  • A questão traz um texto explicativo sobre o problema com psilídeos, insetos vetores causadores da doença greening, que afeta a citricultura brasileira e mundial, e apresenta possíveis soluções utilizando joaninhas como inimigos naturais desses insetos. Pede-se a alternativa correta dos níveis tróficos que a joaninha, o psilídeo e o citro ocupam, a partir das informações citadas no texto. Uma cadeia alimentar é composta por diversos organismos em níveis tróficos diferentes e se organiza em uma sequência possível de determinado ambiente. Os organismos ocupam níveis tróficos que podem ser classificados como: produtores (1º nível trófico) com seres autótrofos fotossintetizantes, como as plantas (nesse caso o citro); consumidores primários (2º nível trófico) com animais herbívoros que se alimentam dos produtores, como os insetos (psilídeo); consumidores secundários (3º nível trófico) com animais carnívoros ou onívoros que se alimentam dos consumidores primários, como a joaninha. O citro (citrus) é um gênero de plantas que inclui as frutas cítricas. A doença greening (huanglongbing e HLB) é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus no Brasil, e sua transmissão ocorre através do inseto vetor psilídeo (Diaphorina citri). (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991; Greening. Disponível em https://www.fundecitrus.com.br/doencas/greening. Acesso em agosto de 2021)
    De acordo com os níveis tróficos das cadeias alimentares apresentadas, a joaninha ocupa o 3º nível trófico como consumidor secundário, que se alimentará dos psilídeos (são os inimigos naturais citados no enunciado); o psilídeo ocupa o 2º nível trófico como consumidor primário, que se alimentará dos citros (frutas); e o citro ocupa o 1º nível trófico como produtor, ser vivo autótrofo fotossintetizante.

      


    Fonte da imagem: site querobolsa.com.br


    Tendo como referência as informações do texto precedente, assinale a opção que apresenta os níveis tróficos ocupados pela joaninha, pelo psilídeo e pelo citro, respectivamente.


    A) decompositor, produtor e consumidor primário. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, e não de decompositor, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo não é um ser autótrofo, sendo consumidor primário e não produtor; e o citro é o produtor fotossintetizante, e não consumidor primário. Incorreta.

    B) consumidor primário, consumidor secundário e produtor. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, e não de consumidor primário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo não se alimenta dele mesmo, e sim dos citros, sendo consumidor primário; e o citro é o produtor fotossintetizante. Incorreta.


    C) produtor, consumidor primário e consumidor secundário. A joaninha não é um ser autótrofo, ela ocupa o nível de consumidor secundário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo se alimenta dos citros, sendo consumidor primário; e o citro é o produtor fotossintetizante, e não o consumidor secundário. Incorreta.

    D) consumidor secundário, decompositor e consumidor primário. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo se alimenta dos citros, sendo consumidor primário e não decompositor; e o citro é produtor fotossintetizante, e não consumidor primário. Incorreta.

    E) consumidor secundário, consumidor primário e produtor. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo se alimenta dos citros, ocupando o nível de consumidor primário; e o citro é produtor fotossintetizante, ocupando o nível de produtor. CORRETA.


    Gabarito do Professor: Letra E.




ID
5069887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os organismos, em última instância, recebem sua energia da luz do Sol e seus nutrientes do solo e da água, e devem tolerar extremos de temperatura, umidade, salinidade e outros fatores físicos de suas redondezas.
R.E. Ricklefs. A Economia da Natureza. 6.ª ed.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010 (com adaptações).


Entre os fatores abióticos que regem a vida, a água é um dos mais importantes. No que se refere a propriedades da água, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    A água tem sua maior densidade a 4°C, se baixar a temperatura, baixa-se a densidade, porque as moléculas se reorganizam tridimensionalmente.

  • Poesia para lembrar:

    A água é uma substância interessante,

    ela tem um efeito anômalo,

    quando ela esfria entre 0°C e 4°C,

    cai-se a densidade,

    e aumenta-se o volume,

    graças à reorganização da tridimensionalidade.


ID
5069890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No âmbito das relações entre os seres vivos de um ecossistema, o comensalismo é caracterizado como uma relação

Alternativas
Comentários
  • No comensalismo uma espécie é beneficiada com os restos de alimentação de outra sem prejudicá-la ou beneficiá-la. ex: Urubus e os seres humanos, portanto uma relação interespecífica e harmoniosa .

  • Exemplo mais comum: o tubarão e a rêmora.

    As rêmoras se prendem ao corpo dos tubarões e se alimentam dos restos alimentares dele, além de serem transportadas sem gasto de energia.

    + para a rêmora

    o para o tubarão (indiferente)

  • "Os urubus estão no comércio". Comensalismo!


ID
5069896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao sistema imunológico, assinale a opção que apresenta as células capazes de produzir anticorpos.

Alternativas
Comentários
  • Os linfócitos B são as únicas células capazes de produzir anticorpos e quando se inicia esta produção, passam a ser chamados de plasmócitos. 
  • São os linfócitos B, depois eles se diferenciam em plasmócitos.


ID
5069899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os principais componentes envolvidos na ventilação pulmonar são

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    A ventilação pulmonar (entrada e saída de ar nos pulmões), é realizada de forma ativa pelo o diafragma e os músculos intercostais.

  • Cuidado para não confundirem com a hematose.

  • A questão pede que seja indicada a alternativa correta sobre os principais componentes que estão envolvidos na ventilação pulmonar.
    O sistema respiratório realiza a respiração abastecendo o organismo de oxigênio e liberando o gás carbônico restante do metabolismo das células. A respiração tem início na cavidade nasal, onde o ar é filtrado e umidificado, passa pela faringe, depois pela laringe onde se encontram a epiglote e cordas vocais, segue para a traqueia e entra nos brônquios, que se ramificam em bronquíolos nos pulmões, e segue para os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas ou hematose (oxigenação do sangue). A entrada e saída de ar dos pulmões dependem da variação de pressão nos alvéolos pulmonares. Na inspiração ocorre a entrada do ar nos pulmões, com a contração do diafragma, expansão da caixa torácica e contração dos músculos intercostais, e a pressão interna é menor. Na expiração ocorre a saída do ar dos pulmões, o diafragma relaxa e sobe, os músculos intercostais relaxam, a caixa torácica diminui seu volume e os pulmões se contraem, aumentando a pressão interna. Esse movimento de inspiração e expiração é chamado de ventilação pulmonar. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site minutoenfermagem.com.br



    Os principais componentes envolvidos na ventilação pulmonar são


    A) laringe e traqueia. Tanto a laringe quanto a traqueia são componentes envolvidos no processo respiratório inicial, não fazendo parte do processo de ventilação pulmonar. Incorreta.

    B) diafragma e músculos intercostais. O diafragma é o componente que se contrai e abaixa, na entrada de ar nos pulmões (inspiração) e se relaxa no processo de expiração; os músculos intercostais permitem a expansão da caixa torácica com a sua contração na inspiração, e a diminuição do volume com seu relaxamento no processo de expiração. São componentes principais na ventilação pulmonar. CORRETA.

    C) faringe e cavidade nasal. Esses dois são os primeiros componentes no processo respiratório, que se inicia na cavidade nasal e segue para a faringe. Incorreta.

    D) brônquios e bronquíolos. Os brônquios se ramificam em bronquíolos que são os responsáveis em levar o ar para os alvéolos, dentro dos pulmões. Incorreta.

    E) artérias e veias pulmonares. As artérias pulmonares são responsáveis por levar o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, enquanto que as veias pulmonares são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões para o coração. Não fazem parte da ventilação pulmonar. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra B.



ID
5069902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No corpo humano, a melatonina

Alternativas
Comentários
  • Ciclo circadiano é o mecanismo no qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite.
  • Melatonina é produzida pela glandula pineal

  • Os distúrbios do sono ligados ao ritmo circadiano ocorrem quando o horário interno das pessoas de dormir e acordar (relógio) não alinha com o ciclo de claro (dia) e escuro (noite) da Terra. Os fusos horários e trabalho por turnos comumente perturbam os ritmos normais de dormir e acordar.

    https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/dist%C3%BArbios-do-sono/dist%C3%BArbios-do-sono-ligados-ao-ritmo-circadiano


ID
5069905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta exemplo de osso laminar.

Alternativas
Comentários
  • Algumas estruturas do crânio são laminares também chamados de chatos ou planos, como: osso frontal.

  • Os ossos Laminares (planos/chatos) tem o cumprimento e a altura equivalentes, sendo maiores de a espessura.

  • Patela - Osso Sisemóide

    Carpo e tarso - Osso curto

    Vértebra - Osso Irregular

    Crânio - Região frontal e pariental = Ossos laminar (plano/achatado)

    Crânio - região dorsal - Ossos suturais

    Femur - Osso longo

    Costela - Osso alongado

    Escápula - Osso laminar


ID
5069908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do coração humano, julgue os itens a seguir.


I O movimento de contração dos átrios é denominado sístole atrial.

II A diástole é a fase em que o coração está relaxado.

III Na diástole, o átrio esquerdo é preenchido com sangue rico em gás carbônico, enquanto o átrio direito é preenchido com sangue oxigenado.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    III- Na diástole, o átrio esquerdo é preenchido com sangue rico em oxigênio, enquanto o átrio direito é preenchido com sangue rico em gás carbônico.


ID
5069911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde à estrutura do sistema excretor e que é responsável por propelir a urina da bexiga para fora do corpo durante a micção.

Alternativas
Comentários
  • URETRA

  • Uretra é é responsável por propelir a urina da bexiga para fora do corpo durante a micção.

    D

  • Néfron é a estrutura funcional dos rins, responsável pela filtração.

    Ureter é o tubo muscular que leva a urina dos rins até a bexiga

    Corpúsculo renal= região anatômica do nefron

    Glomerulo renal= região anatômica do néfron


ID
5069914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ciências

O hipotálamo

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DE ANULAÇÃO PARA O CESPE:

    "A questão deve ser anulada, pois há mais de uma opção considerada correta de acordo com a literatura vigente."


ID
5069917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a clonagem e transgênicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) (Correto) - As enzimas de restrição ou também denominadas de endonucleases de restrição, são as ferramentas básicas da engenharia genética, desempenhando função de clivagem (corte) da molécula de DNA em pontos específicos, em reconhecimento a determinadas sequências de nucleotídeos.

    (B) (Incorreto) - Os plasmídeos são utilizados como vetores de clonagem, transportando genes, ou fragmentos de um DNA a ser clonado para dentro da célula hospedeira.

    Os plasmídeos podem ser modificados para carregar novos genes. O plasmídeo bacteriano possui a capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma. Essa técnica consiste na formação de DNA recombinante.

    A partir do DNA recombinante, os plasmídeos são usados para multiplicar ou expressar genes de interesse. Outro uso importante é a produção de grandes quantidades de proteínas. Neste caso, cultiva-se as bactérias que contém plasmídeos, onde são inseridos os genes que codificam a proteína que se pretende produzir.

    (C) (Incorreto) - Vetores de clonagem: Normalmente devem ser capazes de se replicar e ser isolados independentemente do genoma do hospedeiro.

    (D) - (Incorreto) - Não há vantagem em controlar as espécies nativas, não é esse o objetivo de inserção de uma planta transgênica. Por vezes, a inserção desse tipo de organismo visa, por exemplo, a resistência a herbicidas.


ID
5069920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O agente etiológico causador da sífilis é o(a)

Alternativas
Comentários
  • A sífilis é uma  curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. 

  • Treponema pallidum. (Bactéria)


ID
5069923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito do uso de agrotóxicos na agricultura.

Alternativas
Comentários
  • Tem que prestar atenção quando a Cespe É taxativa nas alternativas. Quase sempre está errada.

  • A questão pede a alternativa correta sobre o uso de agrotóxicos na agricultura, trazendo algumas informações nas alternativas sobre os resíduos, a contaminação, fertilidade do solo, entre outras. Os agrotóxicos, ou agroquímicos, são classificados como produtos químicos, físicos ou biológicos que são utilizados para eliminar alguns organismos como larvas, fungos, insetos, com o intuito de controle de pragas e doenças em vegetações, especialmente no setor agrícola, onde são utilizados tanto na limpeza do solo quanto nas pastagens e florestas. A utilização destes produtos está relacionada com alguns problemas de saúde e ambientais, pois podem apresentar classificações toxicológicas baixas e extremamente altas. A sua utilização em excesso leva à contaminação do solo, do lençol freático e até dos produtos que estão sendo cultivados. Os agrotóxicos podem ser inseticidas, que combatem diretamente os insetos; fungicidas, que combatem os fungos; herbicidas, que combatem ervas daninhas; desfoliantes, que combatem algumas folhas específicas; fumigantes; que combatem bactérias no solo. (Agrotóxico. 2021. Disponível em https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no.... Acesso em fevereiro de 2022)

     
    Assinale a opção correta, a respeito do uso de agrotóxicos na agricultura.

    A) Na agricultura sustentável, são usados agrotóxicos para combater pragas e doenças, o que é fundamental para que a produção seja viável, embora cause poluição do solo e de corpos d'água. Incorreta. Essa alternativa poderia estar correta, exceto pelo uso da palavra fundamental, que coloca como uma obrigação de existir o agrotóxico para que ocorra a produção na agricultura, o que não é o correto. O uso destes produtos tem o intuito de auxiliar no combate às pragas, não sendo fundamental para a viabilidade da produção.

    B) Ao contrário dos agrotóxicos, principais causadores da degradação do solo, os adubos químicos são absorvidos pelas plantas e, por isso, não contaminam o solo nem a água. Incorreta. Os agrotóxicos são causadores de contaminação do solo, e não da degradação; e os adubos químicos são absorvidos e contaminam o solo e a água.


    C) O modelo agroflorestal é ideal para a proteção da biodiversidade do solo, pois impede o efeito de queimadas e os impactos do desmatamento e dos agrotóxicos. Incorreta. A existência de um modelo agroflorestal não é capaz de impedir efeitos de queimadas e agrotóxicos, haveria possibilidade de minimizar os efeitos desses agrotóxicos, mas não impedir, pois os produtos contaminam o solo.

    D) Resíduos de agrotóxicos possuem elevada mobilidade no solo, motivo pelo qual facilmente contaminam o lençol freático, porém produzem efeitos reduzidos na biodiversidade de organismos nas camadas superficiais do solo. Incorreta. Os resíduos são resquícios de produtos utilizados no solo e contaminaram alimentos. Eles não possuem elevada mobilidade no solo, apenas antes de se tornarem resíduos, na aplicação dos agrotóxicos, que apresentam alta mobilidade e fácil contaminação do lençol freático.


    E) Os agrotóxicos fragilizam e reduzem a fertilidade do solo com o tempo, além de poderem diminuir a biodiversidade e ocasionar acidez do solo. CORRETA. A utilização de agrotóxicos auxilia no combate às pragas e doenças, porém apresentam um alto poder de reduzir a fertilidade do solo pelos contaminantes que permanecem, além de diminuir a biodiversidade e diminuir o pH do solo, causando uma redução na sobrevivência de alguns organismos e danos à saúde humana.


     Gabarito do Professor: E




ID
5069926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção correta, no que se refere ao lançamento de resíduos.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B: O tratamento nunca constitui um sistema de destinação final completo ou definitivo, pois sempre há um remanescente inaproveitável. Entretanto, as vantagens decorrentes dessas ações, tornam-se mais claras após o equacionamento dos sistemas de manejo e de destinação final dos resíduos.

  • A

    Tanto a poluição quanto a contaminação alteram a composição original do solo e garantem a presença de patógenos e de produtos químicos nocivos aos seres vivos.

    Contaminação

    Introdução de um agente indesejável em um meio previamente não contaminado (ACIESP, 1987); Segundo GESAMP, a contaminação ambiental é definida como poluição quando atinge níveis que causam efeitos deletérios na saúde humana, ou efeitos prejudiciais nos organismos vivos.

    B

    Os resíduos sólidos domiciliares, mesmo após o seu tratamento, não resultam em um sistema de destinação final completo ou definitivo. CORRETA

    C

    Lodos provenientes de sistemas de tratamento de água são semissólidos e, por isso, podem ser lançados na rede pública de esgotos.

    D

    O lançamento de resíduos em lagos, represas e rios favorece o crescimento de plantas flutuantes microscópicas e algas e, quando estas morrem e se decompõem, o oxigênio é consumido e o dióxido de carbono, os nutrientes e a energia são absorvidos.

    E

    Pelo aspecto sanitário, a destinação final dos resíduos sólidos urbanos em aterros a céu aberto é uma alternativa adequada no Brasil.


ID
5069929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à chuva ácida, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão boa. Abordou o ácido menos citado na literatura como um dos causadores da chuva ácida. Quando se fala em chuva ácida, lembra-se dos óxidos de enxofre e nitrogênio, e não do ácido carbônico.

  • Gabarito D

    A

    Ao cair em rios e lagos, a chuva ácida causa danos às plantas aquáticas e a animais marinhos, mas não afeta microrganismos.

    B

    As chuvas ácidas afetam o desenvolvimento das plantas pela redução de absorção de nutrientes do solo, embora não danifiquem diretamente as folhas.

    C

    A chuva ácida origina-se da combinação de gases de nitrogênio, enxofre e ozônio com o vapor de água e o gás carbônico.

    D

    No processo de formação da chuva ácida, o gás carbônico reage com o vapor de água na atmosfera, formando o ácido carbônico, o qual se dissocia, formando, por exemplo, os carbonatos. CORRETA

    É possível encontrar o ácido carbônico na água das chuvas, formado por meio da dissolução do gás carbônico presente na  pela água precipitada. Essa formação do ácido carbônico altera o pH da chuva, o tornado levemente ácido, por isso não existe água de chuva com pH neutro. Todavia, por ser um ácido fraco, a presença do ácido carbônico na água das chuvas não provoca efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

    E

    O enxofre é o principal responsável pela acidez das chuvas ácidas.

  • A questão pede a alternativa correta em relação ao fenômeno chamado de chuva ácida. A queima de combustíveis fósseis é um grande problema ambiental que resulta em acúmulo de compostos que podem contribuir para fenômenos como o efeito estufa ou a chuva ácida. A chuva ácida ocorre quando há uma precipitação de compostos ácidos que corroem monumentos históricos, estruturas em metal, e outros. Essa chuva causa um grave impacto ambiental, pois o principal composto gerado (ácido sulfúrico) é capaz de corroer diferentes materiais como pedras, metais, algodão, tecidos e madeira, por exemplo. Ela altera a composição química do solo e da água, afetando plantas e animais, além de atingir tecidos vivos. O ácido sulfúrico, principal causador da chuva ácida, é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis (carvão e derivados do petróleo) e através de rejeitos que se oxidam em áreas de mineração de carvão. A combinação do vapor d'água com alguns óxidos (SO2, NO2 e CO2) formando os ácidos nítrico (HNO3), sulfúrico (H2SO4) e carbônico (H2CO3), que se acumulam nas nuvens e se condensam, originando a chuva ácida. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

     

    Fonte da imagem: site educamaisbrasil.com.br



    Com relação à chuva ácida, assinale a opção correta.

    A) Ao cair em rios e lagos, a chuva ácida causa danos às plantas aquáticas e a animais marinhos, mas não afeta microrganismos. Incorreta. A chuva ácida altera o pH da água, tornando-a mais ácida e, consequentemente, causando danos para plantas, animais e microrganismos.


    B) As chuvas ácidas afetam o desenvolvimento das plantas pela redução de absorção de nutrientes do solo, embora não danifiquem diretamente as folhas. Incorreta. A chuva ácida afeta o desenvolvimento de plantas e também danifica as folhas, reduzindo a absorção no solo.

    C) A chuva ácida origina-se da combinação de gases de nitrogênio, enxofre e ozônio com o vapor de água e o gás carbônico. Incorreta. Na formação da chuva ácida, os gases que participam são o nitrogênio (NO2), enxofre (SO2) e carbono (CO2). O ozônio não faz parte dessa formação.


    D) No processo de formação da chuva ácida, o gás carbônico reage com o vapor de água na atmosfera, formando o ácido carbônico, o qual se dissocia, formando, por exemplo, os carbonatos
    . CORRETA. A chuva ácida se forma a partir das combinações de óxidos de enxofre, de nitrogênio e de carbono, que originam os ácidos sulfúricos, nítricos e carbônicos (com os carbonatos).

    E) O enxofre é o principal responsável pela acidez das chuvas ácidas. Incorreta. O principal causador da chuva ácida é o ácido sulfúrico, produzido a partir do dióxido de enxofre (SO2) e não apenas do enxofre.



    Gabarito do Professor: D


ID
5069932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere ao efeito estufa e à camada de ozônio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    B) estratosfera é a segunda maior das camadas da atmosfera. É nela que se encontra a camada de ozônio.

    C) A camada de ozônio evita parcialmente que a radiação ultravioleta C (UVC) e B (UVB), emitida pelo Sol, chegue à superfície terrestre.

    D) O aumento da concentração de gás carbônico e de outros gases na atmosfera provoca a retenção de mais calor na Terra, o que aumenta a temperatura do planeta.

  • A está errada porque o dióxido de carbono - CO2 - contribui com cerca de 60% para o efeito estufa
  • Essa questão pede a alternativa correta sobre o efeito estufa e a camada de ozônio. O efeito estufa, processo natural que concentra gases na atmosfera, mantém a Terra em temperatura ideal para a vida, formando uma camada de proteção. Esse acúmulo aumenta pela quantidade de gases que estão sendo liberados através da atividade humana, o que gera uma maior quantidade de calor e consequentemente o aumento da temperatura da Terra, resultando no aquecimento global. O efeito estufa acontece quando parte da radiação solar que se reflete na superfície terrestre é absorvida por alguns gases, impedindo que o calor retorne ao espaço. Algumas consequências desse efeito são o derretimento de massas polares, aumento do nível do mar, aumento de inundações, extinção de espécies, desertificação, entre outros. Os gases principais, além do gás carbônico (CO2) que contribuem para o efeito estufa são o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
    A camada de ozônio se caracteriza por uma cobertura de gás ozônio (O3) protetora das radiações ultravioletas que possam ser prejudiciais aos seres vivos. Essa camada está presente na estratosfera, e apresenta o ozônio (O3) como um dos principais gases. O ozônio é transformado em oxigênio pelos raios UV e essas reações permitem um equilíbrio na camada de ozônio. Essa camada retém cerca de 80% da radiação ultravioleta. A camada de ozônio pode apresentar “buracos" onde há uma baixa concentração de ozônio que pode causar diminuição na taxa de crescimento das plantas, prejudicar o desenvolvimento de organismos aquáticos alterando as cadeias alimentares, além de causar alguns males para a saúde humana, como câncer, por exemplo. Esses buracos estão relacionados com alguns gases como os clorofluorcarbonos - CFCs (principal), que entram no ciclo do ozônio, liberando átomos de cloro que reagem ao ozônio e se associam ao oxigênio, dificultando o ciclo O2 - Ode ocorrer, além de estarem relacionados também com o óxido nítrico, óxido nitroso e CO2. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Gases do Efeito Estufa. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-.... Acesso em março de 2022)





    Fonte das imagens: sites aprobio.com.br e mma.gov.br, respectivamente. 



    No que se refere ao efeito estufa e à camada de ozônio, assinale a opção correta.

    A) O maior contribuidor individual do aumento da forçante radioativa dos gases de efeito estufa é o gás metano. Incorreta. O efeito estufa tem como principal gás o CO2, com cerca de 60% de contribuição para o aquecimento global, enquanto que o metano (CH4) apresenta cerca de 20% de contribuição.

    B) O ozônio está presente em maior quantidade na troposfera, onde o ar é rarefeito. Incorreta. O gás ozônio forma a camada de ozônio que está presente na estratosfera, segunda camada mais próxima da Terra e com o ar mais rarefeito que a troposfera, camada mais próxima da Terra.

    C) A camada de ozônio evita que toda a radiação ultravioleta C (UVC) e B (UVB), emitida pelo Sol, chegue à superfície terrestre. Incorreta. A camada de ozônio pode reter cerca de 80% da radiação ultravioleta, não evitando totalmente a chegada da radiação até a superfície terrestre.

    D) O aumento da concentração de gás carbônico e de outros gases na atmosfera provoca a retenção de mais calor na Terra, o que reduz a temperatura do planeta. Incorreta. Quando há um aumento na quantidade de CO2, o calor é retido na Terra, aumentando (e não diminuindo) a temperatura do planeta.

    E) O gás carbônico e o gás metano absorvem parte da energia refletida pela superfície terrestre e, em seguida, a devolvem para essa mesma superfície. CORRETA. Os gases do efeito estufa (CO2 e CH4 como principais) absorvem a energia refletida na superfície, não permitindo que o calor retorne ao espaço, devolvendo essa energia para a mesma superfície terrestre.


    Gabarito do Professor: E



ID
5069935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção correta, quanto ao ciclo da água.

Alternativas
Comentários
  • As nuvens ficam cinza porque a luz solar passa com dificuldade. Quanto mais grossa a camada da nuvem, menos luz vai passar. Daí a coloração cinza.

  • Troposfera Corresponde à primeira camada da atmosfera, ou seja, é a que mais se aproxima da superfície terrestre. É nessa camada que os seres vivos podem respirar normalmente. Apesar de apresentar uma extensão inferior às demais camadas, a troposfera constitui cerca de 80% da massa atmosférica. A distância entre a superfície terrestre e o limite da troposfera é de aproximadamente 17 quilômetros. À medida que a altitude aumenta, a temperatura nessa camada apresenta queda (reduz cerca de 6,5º C) e varia verticalmente. É nessa camada que ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos, porque nela se encontra quase todo o vapor d'água da atmosfera. É na troposfera que circulam os aviões de carga e de passageiros. O limite superior da troposfera, conhecido como tropopausa, faz divisa com a próxima camada da atmosfera: a estratosfera.

ID
5069938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Com relação às propriedades físico-químicas da água e às suas mudanças de fase, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta D também está correta, pois sublimação também é o ato da passagem do gasoso para o sólido

  • Na verdade, Bruna, é o inverso, é a mudança do estado sólido para o gasoso.

  • É a mudança do estado sólido diretamente para o gasoso, sem passar pelo líquido.

  • Letra C- Quando sua agitação diminui, as moléculas de H2O se agrupam, formando cristais que ocupam mais espaço que o por elas ocupado quando soltas.

    As famosas moléculas H2O têm um formato angular e, quando diminuímos sua agitação molecular (resfriamos), elas começam a se agrupar em um formato muito especial, devido à geometria e à atração entre as moléculas, formado cristais que ocupam mais espaço do que as mesmas moléculas ocupariam se estivessem soltas.

  • pessoal a sublimação é a passagem do estado sólido para o gasoso e do estado gasoso para o sólido (ressublimação). Esse tipo de mudança ocorre dependendo de determinadas condições de pressão e temperatura.


ID
5069941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca do tratamento da água para consumo humano.

Alternativas
Comentários
  • A

    No processo de osmose reversa, removem-se material particulado, pirogênios, material orgânico e inorgânico dissolvido e material insolúvel, porém não se removem gases ionizáveis dissolvidos. CERTO

    B

    O cloro, o ozônio, a luz ultravioleta e íons de prata são utilizados para a desinfecção da água, que ocorre antes dos processos de filtragem. ERRADO

    C

    O ácido hexafluorossilícico e o hidróxido de cálcio são produtos utilizados no Brasil para a neutralização e correção do potencial hidrogeniônico na água de abastecimento. ERRADO

    D

    A aeração é um processo utilizado para a retirada de matéria orgânica e para a redução do gosto e do odor na água. ERRADO

    E

    O tratamento de águas superficiais para o abastecimento público no Brasil, com distribuição aos consumidores por tubulações, na maioria das situações, inclui a clarificação, a fluoretação e a desinfecção, sendo esta última dispensável no caso de água subterrânea. ERRADO

  • A osmose inversa ou osmose reversa é um processo de separação em que um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto. Isso ocorre quando se aplica uma grande pressão sobre este meio aquoso, o que contraria o fluxo natural da osmose. 

ID
5069944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A conversão de energia solar em energia química que utiliza a dissociação de compostos químicos causada pela luz ou pela radiação ultravioleta chama-se

Alternativas
Comentários
  • Se nao lê o enunciado todo , parar e pensar , erra.

    Dissociação é degradação

  • Gabarito C

    Fotossíntese é uma processo de anabolismo, de construção de moléculas e também de consumo de energia já a fotodegradação é um processo de quebra ( dissociação) libera energia.

  • Já pensei na quebra do gás carbônico para gerar glicídios, logo, fotossíntese. FOI TRISTE;(

  • Fotossíntese = foto + síntese = luz + formação.

    Fotodegradação = luz + decomposição, fragmentação em partes.

  • conversão de energia solar em energia química?

    Parece-me que a fotodegradação gera energia térmica, calor.


ID
5069947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

No que se refere à composição do solo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5069950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Assinale a opção correta, relativa aos agentes de transformação do solo.

Alternativas
Comentários
  • ITEM B (ERRADO) - O transporte de sedimentos pelas águas fluviais pode ser de diversas formas:

    a) Materiais em solução: a água, ao passar pelas rochas, pode dissolver diversas substâncias. Se as condições forem favoráveis à precipitação de um soluto, formar-se-ão as respectivas rochas sedimentares de origem química.

    b) Em suspensão mecânica e coloidal (materiais finos): a água corrente possui capacidade de manter em suspensão partículas sólidas graça a sua velocidade e, sobretudo, ao seu grau de turbulência. Quanto maior for a velocidade de um rio, maior será sua capacidade de manter e transportar partículas em suspensão.

    c) Por saltação rolamento ou arrastamento (materiais mais pesados): graças ao movimento das águas fluviais, verifica-se uma pressão horizontal sobre o leito do rio, que aumenta com a velocidade e com a viscosidade da água.

    Fonte: https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/bitstream/ana/62/2/Unidade_1.pdf

    ITEM D (ERRADO) - idade absoluta é aquela que nos diz, com maior ou menor grau de certeza, há quantos milhões ou bilhões de anos a rocha se formou. Na formação do solo, a idade absoluta tem pouco significado, pois um solo velho em idade pode ser muito ou pouco desenvolvido, dependendo da intensidade do intemperismo. Assim, o tempo como fator de formação de solos se refere ao período em que os fatores ativos (clima e organismos) atuaram sobre o material de origem, condicionados pelo relevo.