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Prova COPEVE-UFAL - 2017 - Prefeitura de Roteiro - AL - Médico Clínico Geral


ID
985846
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

          Pesquisa comprova que spinners não aumentam concentração


Ao contrário do que se diz por aí, o brinquedo não parece turbinar o cérebro e as nossas habilidades mentais


      Se você se encontrou com crianças ou usou qualquer rede social nos últimos meses, é praticamente impossível não ter visto os famosos fidget spinners, ou hand spinners. São brinquedos pequenos e simples – os mais comuns têm três pontas arredondadas e um “suporte” circular para os dedos, ao meio. Você gira o spinner e, aí, tenta equilibrá-lo no dedo.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/pesquisa-comprova-que-spinners-nao-aumentam-a-concentracao> . Acesso em: 18 out. 2017.


O vocábulo destacado se apresenta, respectivamente, função conectiva e função sintática de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Se você se encontrou com crianças. >>> Respectivamente temos: conjunção subordinativa condicional (estabelecendo uma condição com a oração posterior); Quem encontra, encontra alguma coisa. Quem se encontra, encontra-se com alguma coisa (com crianças), temos essencialmente o uso do verbo encontrar como pronominal, logo a partícula "se" é parte integrante do verbo.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Muitos marcaram a Alternativa B talvez por confundir parte integrante do verbo com pronome reflexivo.

    Uma questão que me ajudou a entender esta diferença: Q907509

    (https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2e1d05fb-77)

  • Se o sentido fosse se encontrou - no sentido de se encontrar a si mesmo - seria Pronome reflexivo, mas neste caso ele se encontrou com as crianças. (Parte integrante do verbo)

    Parte integrante do verbo - É quando denota sentimentos e atitudes próprias do sujeito.

    espero ter ajudado

  • LETRA D

    PARTE INTEGRANTE DO VERBO:

    *Tem VTI ou VI ou VL e o agente só pratica a ação

    *expressam sentimentos ou mudança de estado

    *o SE conjuga obrigatoriamente com o verbo

    CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA:

    -condição, quando o SE puder ser substituído por CASO.

    -tempo, quando o SE puder ser substituído por QUANDO.

    -causa, quando o SE puder ser substituído por JÁ QUE.

  • COMO CLASSIFICAR

    1º - Os verbos ligados à particula "se" são: Ir, Partir, Sorrir, Rir ou Sentar ?

    Sim: Particula expletiva

    Não: Vá ao proximo

    2º - Consigo determinar o sujeito ?

    Sim: "se" é uma P.A ou I.I.S

    Não: Vá ao proximo

    3º - O sujeito do verbo pratica e sofre a ação ao mesmo tempo ?

    Sim: "se" é um Pronome reflexivo

    Não: Então é um Termo Integrante do Verbo

    Fonte: Colega aqui do Qconcursos.

  • conjunção subordinativa condicional e parte integrante do verbo. 

  • Você vai encontrar consigo mesmo?


ID
985847
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os ombros suportam o mundo

Carlos Drummond de Andrade


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.

Tempo de absoluta depuração.

Tempo em que não se diz mais: meu amor.

Porque o amor resultou inútil.

E os olhos não choram.

E as mãos tecem apenas o rude trabalho.

E o coração está seco.

[...]

Disponível em: <http://www.releituras.com/drummond_osombros.asp> . Acesso em: 16 out. 2017.


Dadas as afirmativas sobre o poema e seu título,

I. No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal.

II. No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros”, os quais substituem “pessoas”, baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas).

III. Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I-Os ombros suportam o mundo CORRETO

    R:O mundo é um pouco pesado para os ombros suportarem.FIGURADA DE LINGUAGEM HIPÉRBOLE.(EXAGERO)

    II-Os ombros suportam o mundo.CORRETO

    R:Realmente os ombros é só parte do corpo de uma pessoa,logo a pessoa suporta.(METONÍMIA).

    III-CORRETA.

    GABARITO E

  • GABARITO E

    Eu acertei, mas pesquisando um pouco mais sobre Repetição e Reduplicação o item III parece incorreto, o que poderia ensejar a alteração do gabarito. Algumas fontes dizem que a repetição, para se encaixar nesta classificação, deveria ser consecutiva, no mesmo verso (Ex: e eu vos darei tudo, tudo, tudo, tudo, tudo...). Enfim, fiquei em dúvida.

    Se alguém puder esclarecer...

  • GABARITO: LETRA E

    I --- No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal. >>> Os ombros suportam o mundo (quanto exagero, nada ou ninguém suporta o "mundo", logo houve uma hipérbole --- exagero)

    II --- No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros”, os quais substituem “pessoas”, baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas). >>> correto. a metonímia consiste na troca do todo pela parte ou da parte pelo todo.

    III ---  Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação. >>> Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus./ Tempo de absoluta depuração./ Tempo em que não se diz mais: meu amor. --- temos uma anáfora (também chamada de repetição --- a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos).

    Força, guerreiros(as)!!


ID
985848
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                       Banana é alimento completo

   A banana, uma das frutas mais consumidas no mundo na forma fresca, é cultivada em todas as regiões do país. Contém hidratos de carbono, vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, gordura e baixo teor calórico (de 90kcal a 120kcal/100g). 

   [...]

CADERNOS TEMÁTICOS. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, n. 1, nov. 2004.


Considerando que, ao compor um enunciado, são estabelecidas conexões sintáticas entre as palavras, dadas as afirmativas,

I. A forma verbal contém encontra-se na 3ª pessoa do plural, a fim de concordar com o sujeito hidratos de carbono.

II. Há igualdade de flexão entre o verbo contém e seu sujeito (de pessoa e número), assim como entre o adjetivo cultivada e o substantivo referente (de gênero e número).

III. Há igualdade de flexão entre o verbo ser (é) e o sujeito; entretanto, isso não acontece com o verbo contém e seu sujeito.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A forma verbal contém encontra-se na 3ª pessoa do plural, a fim de concordar com o sujeito hidratos de carbono. > A forma verbal contém, não está no plural. (falsa)

    Há igualdade de flexão entre o verbo contém e seu sujeito (de pessoa e número), assim como entre o adjetivo cultivada e o substantivo referente (de gênero e número). > contém e cultivada refere-se ao termo "banana". (verdade)

    Há igualdade de flexão entre o verbo ser (é) e o sujeito; entretanto, isso não acontece com o verbo contém e seu sujeito. > o sujeito de "é" é a banana; o sujeito de "contém" também é banana. (falsa)

    Ps: se minha conclusão tiver errada, por favor, corrijam :-)

  • Os derivados de TER e VIR recebem acento agudo no singular (´) e circunflexo no plural (^).

    Desse modo, como o sujeito da frase "Contém hidratos de carbono" é "A banana" o verbo contém fica no singular. A mesma justificativa segue para a frase "é cultivada em todas as regiões do país" (o que é cultivada? A banana") devendo concordar no singular.

    Gab: B

  • GABARITO: LETRA B

    I. A forma verbal contém encontra-se na 3ª pessoa do plural, a fim de concordar com o sujeito hidratos de carbono. >>> A banana, uma das frutas mais consumidas no mundo na forma fresca, é cultivada em todas as regiões do país. Contém (concorda com o sujeito oculto "ela" --- ela contém, referindo-se à banana) --- Contém hidratos de carbono ( o termo em vermelho é objeto direto).

    II. Há igualdade de flexão entre o verbo contém e seu sujeito (de pessoa e número), assim como entre o adjetivo cultivada e o substantivo referente (de gênero e número). >>> correto, ambos os termos estão flexionados adequadamente. Cultivada é um adjetivo (confundi-se pela sua terminação formadora de verbos no particípio, A banana, uma das frutas mais consumidas no mundo na forma fresca, é cultivada ("é" verbo de ligação e o termo "cultivada" é predicativo do sujeito "banana")

    III. Há igualdade de flexão entre o verbo ser (é) e o sujeito; entretanto, isso não acontece com o verbo contém e seu sujeito. >>> o verbo "contém", conforme na assertiva I, vemos a sua conjugação feita de forma correta.

    Força, guerreiros(as)!!

  • @José Angelim da Silva Neto, acredito que o fato de estar na forma nominal (particípio) funcione como adjetivo.

  • Alguém entende por que o verbo cultivada foi chamado de adjetivo? No contexto, ele funciona com esse propósito?

  • Ué, já pensei assim antes, mas errei uma questão da CESPE. Cultivada não é adjetivo, é verbo no particípio pertencente a uma locução verbal. Ser adjetivo é diferente de atuar como adjetivo e a questão não evidenciou claramente essa diferença.

    Vamos pensar gramaticalmente: A banana é cultivada -> Cultiva-se a banana...Um adjetivo pode virar um verbo? Não. Assim, a questão induz ao erro do candidato na leitura, por causa da maneira incorreta como ela está escrita.

    Vejam a Q868627


ID
985849
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Envelhecer: com mel ou fel?


[...]

Envelhecer deveria ser como plainar. Como quem não sofre mais (tanto) com os inevitáveis atritos. Assim como a nave que sai do desgaste da atmosfera e vai entrando noutro astral, e vai silente, e vai gastando nenhum-quase combustível, flutuando como uma caravela no mar ou uma cápsula no cosmos.

Os elefantes, por exemplo, envelhecem bem. E olha que é uma tarefa enorme. Não se queixam do peso dos anos, nem da ruga do tempo e, quando percebem a hora da morte, caminham pausadamente para um certo e mesmo lugar – o cemitério dos elefantes, e aí morrem, completamente, com a grandeza existencial só aos grandes permitida.

Os vinhos envelhecem melhor ainda. Ficam ali nos limites de sua garrafa, na espessura de seu sabor, na adega do prazer. E vão envelhecendo e ganhando vida, envelhecendo e sendo amados e, porque velhos, desejados. Os vinhos envelhecem densamente. E dão prazer.

O problema da velhice também se dá com certos instrumentos. Não me refiro aos que enferrujam pelos cantos, mas a um envelhecimento atuante como o da faca. Nela o corte diário dos dias a vai consumindo. E, no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira como nenhuma faca nova.

Vai ver, a natureza deveria ter feito os homens envelhecerem de modo diferente. Como as facas, digamos, por desgaste, sim, mas nunca desgastante. Seria a suave solução: a gente devia ir se gastando, se gastando, se gastando até desaparecer sem dor, como quem, caminhando contra o vento, de repente, se evaporasse. E iam perguntar: cadê fulano? E alguém diria – gastou-se, foi vivendo, vivendo e acabou. Acabou, é claro, sem nenhum gemido ou resmungo.

[...]

SANT’ANNA, Affonso R. de. Coleção melhores crônicas. São Paulo: Global, 2003.


O narrador do texto, ao problematizar a respeito da transição para a velhice, faz alusão a três diferentes elementos, os quais, a princípio, são incompatíveis do ponto de vista semântico: o elefante, o vinho e a faca. Tendo em vista a coerência textual, assinale a alternativa que remete ao papel que esses elementos desempenham.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    elegante --- , envelhecem bem. E olha que é uma tarefa enorme. Não se queixam do peso dos anos, nem da ruga do tempo e, quando percebem a hora da morte, caminham pausadamente para um certo e mesmo lugar

    faca --- como o da faca. Nela o corte diário dos dias a vai consumindo. E, no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira como nenhuma faca nova.

    vinho --- os vinhos envelhecem melhor ainda. Ficam ali nos limites de sua garrafa, na espessura de seu sabor, na adega do prazer.

    >>> metaforicamente, o autor usou três exemplos que demonstram como envelhecer bem.

    Força, guerreiros(as)!!


ID
985850
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O dilema entre o perdão e a vingança

Thomaz Favaro


A luta entre a sabedoria que leva à reconciliação e o desejo de retaliar é mais antiga que a civilização e continua sendo travada nos dias atuais. A lição da história é que foi através do perdão que a humanidade conseguiu interromper as espirais de violência provocadas pela vingança.

Enquanto dormimos / a dor que não se dissipa / cai gota a gota sobre nosso coração / até que, em meio ao nosso desespero / e contra nossa vontade / apenas pela graça divina / vem a sabedoria.” Esses versos, escritos há 25 séculos pelo poeta grego Ésquilo, formam a mais antiga e, para muitos, a mais bela conclamação ao perdão jamais colocada em pedra, papiro, papel ou tela. [...]

A luta entre a sabedoria que leva ao perdão e o desejo de vingança, porém, é mais antiga do que a civilização e é provável que sobreviva a ela, pelos exemplos a que assistimos hoje por toda parte. [...]

Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa. Os bebês fazem isso com aquele jeito inocente e angelical que torna doloroso chamar a reação de vingança. Dar a outra face é a exceção pregada, com sucesso duvidoso, há mais de 2 000 anos pelo cristianismo.[...]

Disponível em:<http://origin.veja.abril.com.br/030908/p_086.shtml> . Acesso em: 23 out. 2017.


Dadas as afirmativas a respeito do texto,

I. Foi apresentada, no texto, uma afirmação categórica de que o desejo de vingança é inerente ao ser humano.

II. O dilema textual consiste no embate dos seres humanos por decidir entre o vingar ou perdoar uma ofensa.

III. A conjunção destacada enquanto introduz uma oração subordinada adverbial, estabelecendo uma relação de proporcionalidade.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    I - "Foi apresentada, no texto, uma afirmação categórica de que o desejo de vingança é inerente ao ser humano."

    ERRADO. Não há afirmação categórica nesse sentido, pois o autor expressa apenas uma impressão pessoal, não há certeza ("Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos...").

    II - "O dilema textual consiste no embate dos seres humanos por decidir entre o vingar ou perdoar uma ofensa."

    CORRETO. É exatamente esse o tema do texto.

    III - "A conjunção destacada enquanto introduz uma oração subordinada adverbial, estabelecendo uma relação de proporcionalidade."

    ERRADO. No texto o "enquanto" estabelece uma relação de TEMPO e não de proporcionalidade ("Enquanto dormimos", ou seja, durante o nosso sono)

  • GABARITO: LETRA B

    I. Foi apresentada, no texto, uma afirmação categórica de que o desejo de vingança é inerente ao ser humano. ===> INCORRETA, não há uma afirmação e sim uma possibilidade: Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa.

    II. O dilema textual consiste no embate dos seres humanos por decidir entre o vingar ou perdoar uma ofensa. ===> CORRETO.

    III. A conjunção destacada enquanto introduz uma oração subordinada adverbial, estabelecendo uma relação de proporcionalidade. ===> INCORRETA, é uma adverbial TEMPORAL.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

     . 

    I. Foi apresentada, no texto, uma afirmação categórica de que o desejo de vingança é inerente ao ser humano.

    Errado. Não há que se falar em "afirmação categórica" sobre o desejo de vingança ser inerente (característico) ao ser humano. Pelo contrário, não há uma afirmação, mas, sim, uma possibilidade natural, de acordo com o autor do texto.

    Texto: "Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa."

     . 

    II. O dilema textual consiste no embate dos seres humanos por decidir entre o vingar ou perdoar uma ofensa.

    Certo. Já vemos isso no próprio título do texto: "O dilema entre o perdão e a vingança". Depois, no decorrer do texto, o autor ratifica essa ideia.

    Texto: "A luta entre a sabedoria que leva à reconciliação e o desejo de retaliar é mais antiga que a civilização e continua sendo travada nos dias atuais. "

     . 

    III. A conjunção destacada enquanto introduz uma oração subordinada adverbial, estabelecendo uma relação de proporcionalidade.

    Errado. "Enquanto" é uma conjunção subordinativa temporal e não proporcional,

    Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...

    São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

    Conjunções subordinativas proporcionais: têm valor semântico de proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...

    São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos...

    Ex.: À medida que resolvia questões, aprendia o assunto das provas.

     . 

    Gabarito: Letra B


ID
985852
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Faz calor. Os grandes espelhos da parede vieram da Europa no fundo do porão; cristal puro. “Tua avó fez risinhos e boquinhas, namorou dentro desse espelho”. Respondo: “minha avó nunca viu esse espelho, ela veio noutro porão”. Nesse instante chegam os músicos, três: piano, violino, bateria; o mais moço, o pianista tem quarenta anos, mas é também o mais triste, um rosto de quem vai perder as últimas esperanças, ainda tem um restinho, mas sabe que vai perdê-las num dia de calor tocando os Contos dos Bosques de Viena, enquanto lá embaixo as pessoas comem bebem suam sem ao menos por um instante levantar os olhos para o balcão onde ele trabalha com os outros dois: Stein, no violino – cinquenta e seis anos, meio século atrás: espancado com uma vara fina, trancado no banheiro, privado de comida “nem que eu morra você vai ser um grande concertista” e quando Sara, sua mãe, morreu, ele tocou Strauss no restaurante com o coração cheio de alegria – Elpídio na bateria, cinquenta anos, mulato, coloca um lenço no pescoço para proteger o colarinho, o gerente não gosta, mas ele não pode mudar de camisa todos os dias, tem oito filhos, se fosse rico – “fazia filho na mulher dos outros, mas sou pobre e faço na minha mesmo” – e todos começam, não exatamente ao mesmo tempo, a tocar a valsa da Viúva Alegre. Na mesa ao lado está o sujeito que é casado com a Miss Brasil. Todas as mesas estão ocupadas. Os garçons passam apressados carregando pratos e travessas. No ar, um grande burburinho.

Disponível em: <http://totodenadie.blogspot.com.br/2015/07/rubem-fonseca-os-musicos.html> . Acesso em: 17 out. 2017.


Dadas as afirmativas sobre o texto,

I. Apesar de a narrativa não ser linear, o autor, pela sucessão de imagens que descrevem o ambiente e os personagens, cria uma relação de ideias entre cada trecho do texto.

II. Há, no conto, a predominância da descrição e, com isso, o leitor apreende o tema: o descontentamento dos músicos.

III. No texto, a coesão e a coerência são constituídas pela presença de elementos coesivos como o uso de pronomes e de conectivos.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Que loucura

  • Dizer que esse texto tem coerência foi forçado, porém tem alguns conectores de coesão,sim, como: OUTROS( se referindo a Stein e Elpídio), TODOS ( aos 3 músicos).

    gabarito E

  • Nossa... pensei que o III estivesse errado... pouquíssimos conectivos...

  • Achei que o item II estava errado quando afirma que o tema apreendido é "o descontentamento dos músicos". Ao ler o texto, percebi que o único músico descontente era o pianista. Alguém pode me indicar onde estão os elementos que denunciam que os outros dois músicos estão descontentes?!

  • Jemerson S. Sampaio,

    Todos os músicos tem seu descontentamento. O violonista, por exemplo, apanhava de sua mãe quando pequeno para aprender o instrumento. O cara da bateria, era pobre, e este era o seu descontentamento. Portanto, o texto não extrapolou quando diz que o tema deste é o descontentamento dos músicos. Portanto, GABA LETRA E.

    As questões da COPEVE são muito detalhistas, não se pode perder o fia da meada, ou seja, não se pode perder a compreensão do que eles realmente estão pedindo.

    Eu odeio essa banca, daqui uns dia vou fazer o concurso da UFAL e eles serão a banca. Complicado!

  • GABARITO: LETRA E

    I. Apesar de a narrativa não ser linear, o autor, pela sucessão de imagens que descrevem o ambiente e os personagens, cria uma relação de ideias entre cada trecho do texto. ===> CORRETO, conseguimos imaginar perfeitamente os personagens e a sucessão dos fatos.

    II. Há, no conto, a predominância da descrição e, com isso, o leitor apreende o tema: o descontentamento dos músicos. ===> Correto, os três músicos possuem um descontentamento com suas vidas, cada um com um motivo diferente.

    III. No texto, a coesão e a coerência são constituídas pela presença de elementos coesivos como o uso de pronomes e de conectivos. ===> CORRETO: mas sabe que vai perdê-las num dia de calor tocando os Contos dos Bosques de Viena, enquanto lá embaixo as pessoas comem bebem suam sem ao menos por um instante levantar os olhos para o balcão onde ele trabalha com os outros dois.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
985853
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Será um grande prazer recebê-los aqui em casa! Sangue bom, boas atitudes e bons momentos são virtudes que só existem em bons amigos. Abraços fraternos.

Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/MTQ1NDMxNg/> . Acesso em: 24 out. 2017.


No plano sintático, o pronome em destaque funciona como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Será um grande prazer recebê-los aqui em casa!

    ? Quem recebe, recebe algo ou alguém. Temos então um verbo transitivo direto e o termo em destaque exerce a função de objeto direto.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • FUNÇÕES DOS OBLÍQUOS

    Objeto Direto: O(s), A(s), LO(s), LA(s), NO(s), NA(s)

    Objeto Indireto: LHE(s)

  • GAB A

  • Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva

    Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

    Complemento Nominal é o termo integrante da oração utilizado para completar o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Ele é seguido sempre de preposição.

    adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

  • É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo:

    Eles se respeitam muito.

    Seu projeto é muito interessante.

    O time jogou muito mal.

    Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.

    Veja o exemplo abaixo:

    Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.

    Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:

    amanhã indica tempo;

    de bicicleta indica meio;

    àquela velha praça indica lugar.

     Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados, respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio e adjunto adverbial de lugar.

    O adjunto adverbial pode ser expresso por:

    1) Advérbio: O balão caiu longe.

    2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar.

    3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.

  • O Complemento Nominal é o termo integrante da oração utilizado para completar o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Ele é seguido sempre de preposição.

    Exemplos:

    Frituras fazem mal ao fígado.

    Estamos ansiosos com a sua chegada.

    Alguém tem notícias dela?

    O complemento nominal pode ser representado por uma oração subordinada substantiva completiva nominal.

    Exemplos:

    Tenho esperança de que eles compareçam. (de que eles compareçam = complemento nominal)

    Receio que ele chegue à conclusão de que eu já sabia. (de que eu já sabia = complemento nominal)

    É importante não confundir o complemento nominal com o .

    Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um nome, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. O adjunto adnominal é um termo acessório da oração.

    Exemplos:

    Detesto a demora do ônibus. (do ônibus = complemento nominal)

    Ainda não comprei os presentes de Natal. (de Natal = adjunto adnominal)

    O Completo Nominal, ao contrário do Adjunto Adnominal, complementa adjetivos e advérbios.

    Exemplos:

    Estavam radiantes com as suas notas. (com as suas notas = complemento nominal do adjetivo radiantes)

    Música alta faz mal aos ouvidos. (aos ouvidos = complemento nominal do advérbio mal)

    Agora, veja como eles funcionam depois de substantivos:

    Se tiver sentido passivo é complemento nominal, mas se tiver sentido ativo é adjunto adnominal.

    Exemplos:

    A crítica do autor foi cruel. (sentido ativo, logo adjunto adnominal)

    A crítica ao autor foi cruel. (sentido passivo, logo complemento nominal)

    Os complementos nominais vêm sempre seguidos de preposição, tal como o objeto indireto (este, um ).

    Assim, é importante não confundir esses dois termos. Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal).

    Exemplos:

    As crianças têm medo do escuro. (do escuro = complemento nominal)

    Já dei o presente ao meu pai. (ao meu pai = objeto indireto)

    Esteja atento ao telefone. (ao telefone = complemento nominal)

    Já falo com você. (com você = objeto indireto)

    via: todamateria


ID
985854
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escrevo neste instante com algum prévio pudor por vos estar invadindo com tal narrativa tão exterior e explícita. De onde no entanto até sangue arfante de tão vivo de vida poderá quem sabe escorrer. [...]

Como é que sei tudo o que vai se seguir e que ainda o desconheço, já que o nunca vivi? É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina. Sem falar que eu em menino me criei no Nordeste. Também sei das coisas por estar vivendo. Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe. [...]

Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei [...].

O que escrevo é mais do que invenção, é minha obrigação contar sobre essa moça entre milhares delas. É dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. [...]

Quero antes afiançar que essa moça não se conhece senão através de ir vivendo à toa. Se tivesse a tolice de perguntar "que sou eu?" cairia estatelada e em cheio no chão. É que "que sou eu?" provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de janeiro: J. Olympio, 1981. p. 16-20.


Apesar de o personagem-narrador aparentar pedir desculpas ao leitor pela narrativa que apresentará, não desiste de escrever e atribui a necessidade de escrever

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    à intensa atração que um sentimento de ruína, de perdição, estampado no rosto de uma nordestina, exerceu sobre ele.

    Voltando ao texto para achar a resposta:

    >>> Como é que sei tudo o que vai se seguir e que ainda o desconheço, já que o nunca vivi? É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Me perdi aqui. Quando ele disse: "Peguei no ar de relance". Isso não é algo intenso.

  • nada no texto propõe uma intensa atração.

  • Resolver questão de interpretação de texto com a COPEVE é como pisar em ovos


ID
985855
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[...] Homens cujo estado de espírito difere drasticamente da média dos demais existem desde as épocas mais remotas – assim como tratamentos para curá-los. No entanto, por séculos, acreditava-se que a loucura era causada pela vontade dos deuses sendo, portanto, parte do destino de alguns. Fosse para punir ou até mesmo para recompensar – o Alcorão conta como Maomé achava veneráveis os loucos, já que tinham sido abençoados com loucura por Alá, que lhes tirava o juízo para que não pecassem – fato é que a loucura estava associada com a ideia de destino e participava da vida social assim como outras formas de percepção da realidade. “A definição de loucura em termos de ‘doença’ é uma operação recente na história da civilização ocidental”, escreveu João Frayze-Pereira, no livro O que é a loucura.

[...]

Disponível em:<https://super.abril.com.br/saude/louco-eu/> . Acesso em: 18 out. 2017.


A conjunção em destaque já que estabelece o sentido de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Fosse para punir ou até mesmo para recompensar – o Alcorão conta como Maomé achava veneráveis os loucos, já que tinham sido abençoados com loucura por Alá

    >>> já que: conjunção subordinativa causal:  introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.

    Força, guerreiros(As)!!

  • No caso de conjunções CAUSAIS, a ação da oração vem antes da principal.

    No caso de conjunções CONSEQUENTES, a ação vem depois da principal.

  • A Jaque causa.

  • Alcorão conta como Maomé achava veneráveis os loucos, por causa de terem sido abençoados com loucura por Alá

  • Já que pode ser substituído por "visto que". A causa ocorre cronologicamente antes da consequência: a loucura é a causa do fato de maomé ter considerado os loucos, sortudos.

  • GAB E

  • GAB E

  • JA QUE: Conjunção Subordinativa de Causa


ID
985857
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    O sal da terra

                                                                                                                     Beto Guedes


[...]

Terra, és o mais bonito dos planetas

Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã

Canta, leva tua vida em harmonia

E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã

Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais

que dois

Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão

Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois

[...]

Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/beto-guedes/o-sal-da-terra.html> . Acesso em: 23 out. 2017.


Na frase destacada Terra, és o mais bonito dos planetas, a vírgula foi empregada para isolar o  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O vocativo é usado para invocar, para chamar:

    Terra,  és o mais bonito dos planetas.

    ? observem que a Terra está sendo chamada, temos aqui o vocativo.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos.

    Vocativo é um termo descolado sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Ele serve para invocar o receptor da mensagem.

  • O vocativo utiliza-se para chamar, invocar.

  • Qual é o sujeito da oração?

  • Vanessa, o sujeito é TERRA. Como bem disse o enunciado é uma frase e pra ser considerado uma oração teria que ter um verbo. Agora NUNCA haverá oração sem sujeito. O sujeito pode ser oculto, indeterminado ,mas sempre existirá numa oração.

  • não fez sentido para min, pensei que a palavra terra fosse o vocativo. Mas ai eu pergunto a vocês, Terra não pede apenas uma virgula já que está no inicio da frase?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • @Lucas Cavalheiro, no texto tem apenas uma vírgula. A outra vírgula que visualizou se refere ao enredo da questão.

  • GAB C

  • Fui seco no aposto kk

  • Terra = Vocativo Tu (Terra) = Sujeito elíptico
  • Em minha perceptiva limitada,a virgula separa o vocativo do aposto e vice-versa,logo ter as duas opções seria causa de anulação.