SóProvas



Prova COTEC - 2019 - Prefeitura de Lagoa Grande - MG - Assistente Social


ID
3036985
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, como um direito constitucional, compõe o tripé da Seguridade Social brasileira e deve ser reconhecida como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com a "LOAS" (Lei 8742/93):

    → art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A) uma ação solidária para com as classes subalternas que possibilita o atendimento de todas as necessidades familiares básicas.

    Falou em classes subalternas sabe que está falando dos primórdios da assistência social onde vigia um "assistencialismo"(Assistencialismo: forma de oferta de um serviço por meio de uma doação, favor, boa vontade ou interesse de alguém e não como um direito.)

    b)uma política pública não contributiva que assegura direitos e é responsável pela garantia dos mínimos sociais a quem dela necessitar.

    c) uma estratégia de proteção social complementar que só se viabiliza a partir do cadastro único para acesso a programas sociais.

    O cadastro único serve para a concessão e proteção de alguns benefícios, mas não é obrigatório para todos.

    d)a referência do curso superior que habilita os assistentes sociais a exercerem sua profissão.

    a assistência não é a única referência,, bem como os assistentes sociais podem se habilitar a exercer a profissão em vários lugares, na saúde, na previdência, em presídios, escolas, não necessariamente na assistência social apenas.

    -qualquer erro enviar a crítica/correção no inbox com o número da respectiva questão.

  • Tripé da seguridade social brasileira:

    Saúde: universal

    Previdência Social: para quem contribuir

    Assistência Social: para quem dela necessitar


ID
3036988
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as entidades e as organizações responsáveis pelos serviços socioassistenciais, é possível afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → queremos a INCORRETA:

    Art. 3 Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.  (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 1 São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de que tratam os incisos I e II do art. 18.  (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 2 São de assessoramento aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do CNAS, de que tratam os incisos I e II do art. 18.     (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 3 São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do CNAS, de que tratam os incisos I e II do art. 18.  

    → letra "a": São cadastradas nas Secretarias Municipais de Assistência Social e, de forma isolada, organizam, executam programas e serviços socioassistenciais financiados pelo Estado, em parceria com o empresariado, não há o quê se falar em parceria com "empresariado".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • ERRADA: "São cadastradas nas Secretarias Municipais de Assistência Social e, de forma isolada, organizam, executam programas e serviços socioassistenciais financiados pelo Estado, em parceria com o empresariado".

    No SUAS, as entidades e organizações são acompanhadas pelos órgãos gestores e fiscalizadas pelos conselhos municipais de assistência social. 

     Os entes federados (órgãos gestores) têm a função de assessorar e apoiar as entidades e organizações visando à adequação dos seus serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social às normas do SUAS. Enquanto que os conselhos municipais têm atribuições de inscrever e fiscalizar as entidades e organizações de assistência social, bem como os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, conforme parâmetros e procedimentos nacionalmente estabelecidos.

    Órgãos gestores: secretarias municipais, do Distrito Federal, estaduais e da União responsáveis pela política de assistência social;

    Conselhos de Assistência Social: órgão deliberativo, compostos por membros do governo e da sociedade civil vinculados aos órgãos gestores.

    Portanto, existem vários erros na mesma alternativa. As entidades e organizações são inscritas ou cadastradas nos Conselhos Municipais de Assistência Social, e não atuam de forma isolada, pois são fiscalizadas na execução de programas, serviços, projetos e etc...

    Fonte: MDS

  • COmplementando> De forma isolada não está errado em si, mas a falta do termo cumulativamente é que conota o erro, pois a entidade e ou organização pode sim, sozinha prestar o serviço aos beneficiários da lei ou mesmo na atuação da defesa de direitos.

  • Vamos analisar a letra “a”.

    São cadastradas nas Secretarias Municipais de Assistência Social e, de forma isolada, organizam, executam programas e serviços socioassistenciais financiados pelo Estado, em parceria com o empresariado.

    Como nós estudamos, o cadastro deve ser realizado no Conselho Municipal de Assistência Social ou no Conselho do Distrito Federal. Além disso, a prestação pode ocorrer de forma isolada ou cumulativa. Por fim, não há parceria com o “empresariado”. Diante disso, já temos a nossa eleita. 

    RESPOSTA: LETRA A


ID
3036991
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990), define-se a prática do ato infracional como uma “conduta descrita como crime ou contravenção penal”. Desde então, a partir desse dispositivo legal, abriu-se a possibilidade para análise e aprovação de outras legislações que, inclusive, apontaram para a necessidade de um melhor planejamento da execução das medidas socioeducativas destinadas ao segmento adolescente responsável por tais práticas. Com base nesses indicativos, analise as afirmativas a seguir:

I - A partir da Lei n.º 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), reconheceu-se que aos municípios compete, entre outras responsabilidades, elaborar o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, em conformidade com o Plano Nacional e o respectivo Plano Estadual.
II - Aos adolescentes responsáveis pelas práticas de atos infracionais são asseguradas, entre outras garantias, a igualdade na relação processual que permite o seu confronto com vítimas e testemunhas, com vistas à produção de provas necessárias à sua defesa.
III - A proporcionalidade em relação à ofensa cometida e a individualização do atendimento, considerando-se a idade, capacidades e circunstâncias pessoais do(a) adolescente, devem ser reiterados como princípios que direcionam a execução das medidas socioeducativas.

Com base no exposto, marque a única alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → questão autoexplicativa, de acordo com o SINASE, todas assertivas corretas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

    Art. 111. São asseguradas ao adolescente, entre outras, as seguintes garantias:

    I - pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, mediante citação ou meio equivalente;

    II - igualdade na relação processual, podendo confrontar-se com vítimas e testemunhas e produzir todas as provas necessárias à sua defesa;

    III - defesa técnica por advogado;

    IV - assistência judiciária gratuita e integral aos necessitados, na forma da lei;

    V - direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente;

    VI - direito de solicitar a presença de seus pais ou responsável em qualquer fase do procedimento.

  • Essa palavra "confrontar" mim derrubou.


ID
3036994
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Não são reconhecidos como diretrizes que sustentam e direcionam as políticas e os serviços de garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? queremos a alternativa INCORRETA:

    ? o correto seria: Primazia da responsabilidade do Estado no fomento de políticas integradas de apoio à família

    ? Referência: http://www.dhnet.org.br/dados/pp/a_pdfdht/plano_nac_convivencia_familiar.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3036997
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → queremos a alternativa incorreta:

    → É competência do CONSELHO TUTELAR:

    → Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    I - atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Apenas complementando o comentário do colega Arthur, em geral, as medidas protetivas elencadas no Artigo 101 do ECA são, de fato, aplicadas pelo Conselho Tutelar. Contudo, as medidas referentes ao afastamento da criança/adoelscente do lar e colocação em família substituta são atribuição exclusiva da autoridade judiciária. De todo modo, seja competência do CT ou do juiz, o fato é que não é competência do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do adolescente. 

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
3037000
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São consideradas dimensões constitutivas – basilares – que fundamentam, demarcam capacidades e norteiam o trabalho profissional dos assistentes sociais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → temos que saber de cor e saltado as três dimensões basilares para compreender uma atuação fundamentada em uma postura crítica e observatória:

    → ético-política, técnico-operativa, teórico-metodológica.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3037003
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os questionamentos, análises e reflexões sobre o Serviço Social, desde a década de 1980, nos marcos de um determinado arcabouço teórico-metodológico que descortinou o conservadorismo presente na prática profissional, contribuíram para o “repensar” heterogêneo da profissão e, também, para a sua renovação. Não se trata apenas de uma revisão bibliográfica, nem tampouco uma mudança pontual nos processos de formação profissional. Relaciona-se com novas demandas, necessidades, princípios e posturas indissociáveis da realidade social, pautada pelo agravamento sócio-histórico das expressões da questão social e pela precarização das políticas sociais que incidem nas condições de vida de segmentos populacionais que dependem do trabalho para viverem e sobreviverem. Ao se terem como parâmetro os fundamentos históricos, teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro, assinale a única alternativa abaixo que aponta equívocos sobre essa referida profissão:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    → O Serviço Social é uma profissão ontologicamente crítica. Suas bases originárias estão ancoradas na fenomenologia e na teoria social de K. Marx. Contudo, só a partir de 1960, houve uma aproximação de seus profissionais com as obras originárias desse autor e isso contribuiu para que, radicalmente, houvesse uma ruptura de sua teoria e prática profissional.

    → falou em origem é DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA, a intenção de ruptura, que foi a última vertente e nela estava constituída o pensamento de Marx, marca a década de 1980.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • O Serviço Social não é uma profissão ontologicamente crítica. Devemos considerar a coexistência de outras vertentes profissinais, expressão do PLURALISMO profissional.

  • A questão pede o item incorreto.

    De acordo com Aguiar (2011, p. 55-56): "O Serviço Social fundamenta-se na Doutrina Social da Igreja. Do ponto de vista filosófico, terá por base o neotomismo. Os princípios de dignidade da pessoa humana, do bem-comum, entre outros, hauridos em Santo Tomás, iluminaram a teoria e prática do assistente social, desde 1936 até 1960, de maneira preponderante. A partir de 1960,começa a haver uma ruptura por parte daqueles que começam a assumir uma postura dialética, inclusive na sua versão materialista."

    Livro: Serviço Social e Filosofia: das origens a Araxá


ID
3037006
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabe-se que o Projeto ético-político do Serviço Social não é um documento disponível, em acervos diversos, para consulta dos profissionais que intentam apreender e/ou reproduzir o que deve, ou não, ser realizado nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. Nessa direção, considerando os sentidos e a necessidade de uma compreensão mais ampliada sobre o Projeto ético-político do Serviço Social, indique V para os enunciados verdadeiros e F para os falsos:

( ) Esse projeto, assim como outros projetos profissionais, apresenta a autoimagem de uma profissão; demarca os princípios e os valores que a legitimam e a sustentam socialmente. É um projeto substancial para a delimitação de seus objetivos e funções, por favorecer a formulação de alguns requisitos, capacidades e competências para o exercício profissional.
( ) Ele prescreve normas e orienta quanto aos direitos e deveres dos assistentes sociais, direcionando as relações estabelecidas com as instituições e os usuários dos serviços socioassistenciais.
( ) A necessidade de elaborar e reproduzir o Projeto ético-político para o Serviço Social está sustentada na aproximação de seus profissionais a grupos e partidos político-partidários, em razão de compartilharem as mesmas bandeiras de lutas, ideários e valores.
( ) Ao considerar as contradições de classes existentes, que também inferem na profissão, os assistentes sociais, desde que estejam em sociedades que reconheçam e legitimem os princípios político-democráticos, podem escolher caminhos e dialogar, construindo estratégias político-profissionais que direcionem o trabalho profissional e que não desmereçam os princípios e compromissos (ético-políticos) profissionais historicamente firmados.
( ) O ecletismo de ideias, concepções, teorias, métodos e práticas sustenta um trabalho mais crítico e propositivo dos assistentes sociais, bem como valores e princípios defendidos pela profissão, expressos como elementos centrais do Projeto ético-político do Serviço Social.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GAB.B

    ( ) Esse projeto, assim como outros projetos profissionais, apresenta a autoimagem de uma profissão; demarca os princípios e os valores que a legitimam e a sustentam socialmente. É um projeto substancial para a delimitação de seus objetivos e funções, por favorecer a formulação de alguns requisitos, capacidades e competências para o exercício profissional.

    ( ) Ele prescreve normas e orienta quanto aos direitos e deveres dos assistentes sociais, direcionando as relações estabelecidas com as instituições e os usuários dos serviços socioassistenciais.

    ( ) A necessidade de elaborar e reproduzir o Projeto ético-político para o Serviço Social está sustentada na aproximação de seus profissionais a grupos e partidos político-partidários, em razão de compartilharem as mesmas bandeiras de lutas, ideários e valores.

    ( ) Ao considerar as contradições de classes existentes, que também inferem na profissão, os assistentes sociais, desde que estejam em sociedades que reconheçam e legitimem os princípios político-democráticos, podem escolher caminhos e dialogar, construindo estratégias político-profissionais que direcionem o trabalho profissional e que não desmereçam os princípios e compromissos (ético-políticos) profissionais historicamente firmados.

    ( ) O ecletismo de ideias, concepções, teorias, métodos e práticas sustenta um trabalho mais crítico e propositivo dos assistentes sociais, bem como valores e princípios defendidos pela profissão, expressos como elementos centrais do Projeto ético-político do Serviço Social.


ID
3037009
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao fundamentar suas dimensões e trabalho profissional no positivismo, a profissão e seus profissionais,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O positivismo foi elaborado por August Comte, mas é a partir de Èmile Durkhein que esta corrente de pensamento se torna a base da sociologia e adentra as ciências sociais propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com as metodologias de ação, com a ‘busca de padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento; enfim, uma tecnificação da ação profissional que é acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais’ (YAZBEK, 1984 apud Yazbek, 2009a, p. 7).

    → Referência: Yazbek, M. C. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009a.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3037012
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São elementos resultantes da aproximação do Serviço Social a uma perspectiva teórico-metodológica mais crítica de análise da realidade social, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → queremos uma alternativa INCORRETA:

    → são elementos que fazem parte de um Serviço Social crítico: As Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), aprovadas em 1996, A Lei n.º 8.662/1993, que regulamenta a profissão, A dimensão crítica hegemônica do projeto ético-político dessa profissão, o Código de Ética de 1993.

    → O Código de Ética dos Assistentes Sociais, de 1947, 1965 (marcam uma perspectiva tradicional, não ligada à uma perspectiva crítica).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Aqui vai uma dica: em geral, os elementos normativos aprovados pós década de 90 pela categoria profissional fazem parte de um contexto de “Serviço Social crítico”. São exemplos disso: As Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), aprovadas em 1996; a Lei n.º 8.662/1993, que regulamenta a profissão; a dimensão crítica hegemônica do projeto ético-político dessa profissão e o Código de Ética de 1993.

    Já os Códigos de Ética dos Assistentes Sociais de 1947 e 1965 eram norteados uma perspectiva tradicional/conservadora.

    RESPOSTA: LETRA D


ID
3037039
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 02
Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão.

“Depois do açúcar refinado, da farinha branca, do sal marinho, das drogas sintéticas, do melhoramento genético da Cannabis, dos videogames e das redes sociais, seu sistema dopaminérgico aprende a desconsiderar o prazer de uma boa fruta, de um dia de trabalho ou de uma caminhada. Quando sua referência de experiência de alto valor agregado é um dia na Disney ou um jantar ultracalórico em algum outback da vida, os dias comuns se tornam difíceis de viver. E o mercado de consumo está agora mesmo preparando o lançamento de seu novo agente altamente estimulante que você fará questão de consumir. Lícito ou ilícito. Isso é o de menos. O pior efeito das coisas viciantes é como elas depreciam o valor de uma vida simples. Aí, quando o dia a dia se torna sufocante, há sempre uma nova droga para dar conta disso. Nada contra suas experiências de alto valor dopaminérgico, mas considero fundamental que você saiba de onde vem esse tédio insuportável que você sente longe delas.”

Disponível em: <https://www.facebook.com/neurofriends/posts/depois-do-a%C3%A7ucar-refinado-da-farinha-branca-do-sal-marinho-das-drogas-sint%C3%A9ticas/1345032862202420/>. Acesso em: 22 jan. 2019. Adaptado.

A autora se posiciona contrariamente à(s)/ao

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → uma posição contrária à busca do prazer naquilo que é artificial.

    → o autor inicia o texto apontando elementos que ele considera artificial: Depois do açúcar refinado, da farinha branca, do sal marinho, das drogas sintéticas, do melhoramento genético da Cannabis, dos videogames e das redes sociais, seu sistema dopaminérgico aprende a desconsiderar o prazer de uma boa fruta, de um dia de trabalho ou de uma caminhada.

    → o autor ainda aponta que esses elementos artificiais estão diretamente ligados a uma vida insatisfatória, uma vida sufocante.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gabarito''A''.

    A autora se posiciona contrariamente à busca do prazer naquilo que é artificial.

    Estudar é o caminho para o sucesso.


ID
3037042
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 02
Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão.

“Depois do açúcar refinado, da farinha branca, do sal marinho, das drogas sintéticas, do melhoramento genético da Cannabis, dos videogames e das redes sociais, seu sistema dopaminérgico aprende a desconsiderar o prazer de uma boa fruta, de um dia de trabalho ou de uma caminhada. Quando sua referência de experiência de alto valor agregado é um dia na Disney ou um jantar ultracalórico em algum outback da vida, os dias comuns se tornam difíceis de viver. E o mercado de consumo está agora mesmo preparando o lançamento de seu novo agente altamente estimulante que você fará questão de consumir. Lícito ou ilícito. Isso é o de menos. O pior efeito das coisas viciantes é como elas depreciam o valor de uma vida simples. Aí, quando o dia a dia se torna sufocante, há sempre uma nova droga para dar conta disso. Nada contra suas experiências de alto valor dopaminérgico, mas considero fundamental que você saiba de onde vem esse tédio insuportável que você sente longe delas.”

Disponível em: <https://www.facebook.com/neurofriends/posts/depois-do-a%C3%A7ucar-refinado-da-farinha-branca-do-sal-marinho-das-drogas-sint%C3%A9ticas/1345032862202420/>. Acesso em: 22 jan. 2019. Adaptado.

De acordo com o texto, NÃO se pode inferir que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → queremos a assertiva INCORRETA:

    → A vida moderna tem como consequência natural e inevitável o tédio.

    → não é inevitável, visto que o autor aponta possibilidades para que se tenha uma vida um pouco menos sufocante, bastando valorizar o SIMPLES.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Discordo do gabarito, o trecho a seguir elimina a letra D e confirma a letra A: Nada contra suas experiências de alto valor dopaminérgico, mas considero fundamental que você saiba de onde vem esse tédio insuportável que você sente longe delas.

    Em momento algum o texto afirma que o verdadeiro prazer encontra-se naquilo que é mais simples e natural. Infere-se que esses prazeres são melhores por serem mais fáceis de atingir.

  • A questão quer o que "não se pode inferir" do texto, ou seja, uma interpretação que não necessariamente está contida no texto, mas é uma informação para além dele.