SóProvas



Prova COTEC - 2019 - Prefeitura de Turmalina - MG - Assistente Social


ID
3023053
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Vários estudiosos sinalizam que chegamos ao ápice do processo de financeirização mundial. Se outrora a ênfase estava somente nos processos de industrialização e urbanização, desde a década de 1970, tem-se a defesa de um capital fetichizado que, mais do que nunca, “vivifica” a mercadoria, “coisifica” o homem e o impede de ter acesso a direitos historicamente conquistados. Esses fatores estruturais, por sua vez determinantes, são direcionados pelas lógicas capitalistas de mercado que também incitam certas posturas e intervenções do Estado. Nesse sentido, sob influencia de um conjunto de ideias políticas e econômicas neoliberais, o Estado tende a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → falou em NEOLIBERALISMO, é perda de direitos e favorecimento do mercado:

    [...] maiores são as desigualdades de classe. E é desnecessário dizer que há evidências suficientes para apoiar a visão de que a retórica do livre mercado e do livre-comércio e seus supostos benefícios universais, à qual fomos submetidos nos últimos trinta anos, produziu exatamente o resultado esperado por Marx: uma concentração maciça de riqueza e de poder numa ponta da escala social, concomitante ao empobrecimento crescente de todos os demais (HARVEY, 2013, p. 59). 

    → HARVEY, David. Para entender O Capital. [tradução de Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2013. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Segundo PEREIRA (2013) os neodireitistas acreditam que o propósito do Estado é o alívio da pobreza e não a busca, ilusória, por equidade ou justiça social. Ao utilizar as políticas sociais focalizadas, o Estado cria uma falsa postura de assistência às classes subalternas, adotando uma figura de aparente amparo social. Tal ação visa a manutenção da lógica de produção vigente, não possibilitando meios para a superação da vulnerabilidade presente na estrutura social.


ID
3023056
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Iamamoto (2007), são consideradas expressões da questão social emergentes a partir da década de 1990, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    → O capital, em seu movimento de valorização, produz a sua invisibilidade do trabalho e a banalização do humano, condizente com a indiferença ante a esfera das necessidades sociais e dos valores de uso. Potencia exponencialmente as desigualdades inerentes a essa relação social, as quais são hoje impensáveis sem a ativa intermediação do Estado capitalista e das políticas econômicas e sociais implementadas. Ampliam-se, ao mesmo tempo, as fissuras e contradições entre as classes e o espectro de suas lutas, acrescidas de disparidades de gênero, geração, etnias, regiões e meio ambiente, que, enraizadas nas particularidades nacionais, impõem novas determinações históricas à produção e reprodução das relações sociais. É necessário, portanto, um esforço de apreender as mediações que envolvem a produção e reprodução da questão social e suas múltiplas expressões, que são objeto de trabalho do assistente social.

    → Como lembra Yazbek (2001), o pensamento neoliberal estimula um vasto empreendimento de “refilantropização do social”, e opera uma profunda despolitização da “questão social” ao desqualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional. 

    → Yazbeck nos dá a resposta: há um despolitização da questão social e não um densa mobilização política.

    → Referência: IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez, 2007; YAZBEK, M. C. Pobreza e exclusão social: expressões da questão social. Temporalis, ano III, n. 3, 2001 p. 33-40.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3023059
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em todo o território nacional, o acesso à Política de Assistência Social ainda é considerado “um direito”, para quem dela necessitar. Com base nas legislações vigentes, indique a única alternativa abaixo que apresenta conteúdo não condizente com as previsões nacionais desse direito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    queremos a alternativa incorreta:

    a) Tal política tem destaque pela primazia da sua defesa à vida e à prevenção de vulnerabilidades, prioritariamente a jovens desempregados, acautelados, pessoas com deficiências e mulheres vítimas de violências sexuais. → completamente incorreta a afirmação.

    b) Ao se materializar, por meio das ações e políticas de proteção social, prevê a garantia de determinadas “seguranças”, tais como a segurança de sobrevivência (rendimento e autonomia), acolhida, convívio ou vivência familiar. → De acordo com a PNAS 2004: A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar

    c) Sinaliza a universalização dos direitos sociais, como um dos seus princípios, e a participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis, como uma de suas diretrizes organizacionais. → PRINCÍPIOS: S-U-R-I-D (supremacia, universalização, respeito, igualdade, divulgação); diretrizes: DePaPriC (descentralização, participação, primazia, centralidade).

    d) Trata-se de uma Política de Seguridade Social não contributiva, responsável pelo provimento de mínimos sociais, através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade. → De acordo com o artigo primeiro da LOAS, “a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
3023062
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao se considerar as previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2006), faça as correlações entre a coluna I e a coluna II:


Coluna I

I – Direitos e deveres.

II – Medidas de proteção.

III – Violências, crimes e violações de direitos.

IV – Medidas socioeducativas.


Coluna II

( ) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão, sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente.

( ) Defende-se a convivência familiar como uma referência de proteção e cuidado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de esse ambiente ser um lugar de conflito e de violação de direitos.

( ) Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a supervisão da frequência e o aproveitamento escolar do adolescente assistido.

( ) Colocação em família substituta.

( ) Participação da vida familiar e comunitária, sem discriminação.


Com base nas correlações realizadas, indique a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (III) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão, sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. → Seção II (Crimes em espécie) → Art. 230. Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. →

    (I) Defende-se a convivência familiar como uma referência de proteção e cuidado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de esse ambiente ser um lugar de conflito e de violação de direitos. → art. 4º → É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    (IV) Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a supervisão da frequência e o aproveitamento escolar do adolescente assistido. → Medida Socioeducativa (Liberdade Assistida): Art. 119. Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a realização dos seguintes encargos, entre outros; II - supervisionar a freqüência e o aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula.

    (II) Colocação em família substituta. → Medida Protetiva (art.101 → IX - colocação em família substituta).(I) Participação da vida familiar e comunitária, sem discriminação. → Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade → art. 16 →V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3023065
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é INCORRETO atribuir ao Ministério Público a responsabilidade de

Alternativas
Comentários
  • Art. 137. As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

  • GABARITO: LETRA C

    → queremos a alternativa incorreta:

    → De acordo com o ECA (8069/90):

    →art.136: São atribuições do Conselho Tutelar → VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3023068
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A pesquisa é um recurso indispensável no processo de trabalho dos assistentes sociais. Ela fundamenta e qualifica as dimensões constitutivas do Serviço Social e permite que esses profissionais conheçam e compreendam melhor a realidade dinâmica que o circunda. Partindo dessas premissas, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro.

( ) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais.

( ) Foi a partir da década de 1980 que o Serviço Social foi reconhecido como uma área do saber por agências de fomento à pesquisa brasileira, tal como a CAPES.

( ) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social.

( ) Projetos de intervenção elaborados por assistentes sociais devem sustentar-se em estudos, diagnósticos e demais procedimentos investigativos que permitem a compreensão e o “descortinar” das agravadas expressões da questão social.

( ) Sem conhecimento, o trabalho dos assistentes sociais tende a reproduzir o imediato, as práticas assistemáticas, paliativas, moralistas e conservadoras.


Considerando as afirmativas, de cima para baixo, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (F) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro. → Nas primeiras escolas de Serviço Social no Brasil (1936, em São Paulo, e 1937, no Rio de Janeiro), a formação profissional privilegiou a dimensão técnico-operativa em detrimento da produção do conhecimento (PESQUISA).

    → (F) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais. → A finalidade do Serviço Social de Caso é ajudar o cliente — nomenclatura utilizada nos primórdios do Serviço Social para definir a pessoa atendida, atualmente chamado de usuário — a solucionar seus problemas, portanto, devem ser conhecidos para que seja aplicado o tratamento adequado (as relações com o meio social eram insuficientes), o indivíduo era visto através de um caráter imediato, superficial.

    (F) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social. → não há o que se falar em um meio instrumental mais apropriado, visto que os meios técnicos são os mais adequados para determinado caso e para outro não.

    REFERÊNCIA: www.cressrn.org.br/files/arquivos/K50kt2678M6722cv3Mf4.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Complementando...

    O que marca o período de influência do Serviço Social de Caso e Grupo?

    Institucionalização da profissão (1940) Influencia norte-americana = positivismo (vertente estrutural funcionalista) Tecnificação Discurso humanista cristão + Teoria social positivista = arranjo teórico doutrinário.

    O que marca a período de influência da fenomenologia no Serviço Social?

    Vertente reatualização do conservadorismo (1978 - documentos: Sumaré e Alto da Boa Vista) Metodologia dialógica = Pessoa, diálogo e transformação social Visão existencial no trabalho social, proporcionando a aplicação da teoria psicossocial.

    Referências: Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social - Yazbek

    Serviço Social e a teoria da complexidade: uma relação possível? https://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/9f/9f1e3707-d5e6-4321-b6ce-b8f991383a19.pdf


ID
3023071
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conservadorismo moral, presente nos marcos originários do Serviço Social, só NÃO pode ser evidenciado no(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → queremos uma alternativa em que o conservadorismo moral não esteja evidenciado:

    → trabalho profissional que se atenta aos princípios da profissão, vai além das demandas imediatas e não reproduz as lógicas institucionais de dominação e/ou precarização das condições de vida dos indivíduos. Faz-se presente no trabalho de quem se identifica como um trabalhador que reconhece o usuário como sujeito de direitos a ter direitos. → temos uma visão crítica, já embasada pela corrente teórica vigente, logo o conservadorismo não está presente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3023074
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Argumentos de autores como Maria Lúcia Barroco (2010) sinalizam que as bases ontológico-sociais da ética são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     A liberdade como um princípio ético permite ao homem escolher entre as possibilidades de valor ético ou não, ou seja, o homem é capaz de agir eticamente, podendo anteriormente, refletir sobre suas ações, com a consciência de que suas escolhas podem ou não estar baseadas em fundamentos éticos. Tais escolhas são direcionadas para finalidades eleitas pelo próprio homem, que para alcançá-las, objetivar-se-á na realidade social, de acordo com seus princípios, valores e motivações que envolvem a consciência, as formas de sociabilidade e as suas capacidades teleológicas (objetivos). É importante destacar também que “a gênese das escolhas e alternativas de valor são indissociáveis da práxis, por isso são categorias objetivas e históricas” (Barroco, 2008, p 30).

    → BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social - Fundamentos Ontológicos. 7ª edição. Editora Cortez. São Paulo. 2008.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
3023077
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Resolução n.º 273 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética do assistente social, regulamenta as suas relações com outros profissionais. Com base nessas previsões, considera-se, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    → Os profissionais, sempre que forem demandados, devem repassar todas as informações relacionadas ao trabalho.

    → Código de Ética 1993: repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;

    → temos que guardar sigilo a respeito das informações → Parágrafo único Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. O trabalho interdisciplinar deve ser incentivado, sempre que possível, respeitando as normas e os princípios éticos das outras profissões. De acordo com o “Art. 10º, alíneas d e e”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui deveres do/a assistente social, nas relações com assistentes sociais e outros profissionais.

    B – Incorreta. Os assistentes sociais não podem prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade. De acordo com o “Art. 11º, alínea b”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social, nas relações com assistentes sociais e outros profissionais.

    C – Incorreta. Os profissionais do Serviço Social devem ser solidários com outros profissionais, mas não podem eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos neste Código. De acordo com o “Art. 10º, alínea a”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social, nas relações com assistentes sociais e outros profissionais.

    D – Correta. Os profissionais, sempre que forem demandados, devem repassar todas as informações relacionadas ao trabalho. De acordo com o “Art. 10º, alínea b”, do Código de Ética de 1993, é dever do/a assistente social, nas relações com assistentes sociais e outros profissionais, repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.

    Gabarito: D