SóProvas



Prova CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Área: III - GEOGRAFIA - 3º DIA


ID
4064413
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”. (SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84)


A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4064416
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A China tem chamado a atenção mundial, não apenas por sediar as olimpíadas de 2008, mas principalmente por ser um país que surpreende pelo ritmo de desenvolvimento econômico, pela rápida transição para a economia de mercado, por apresentar uma rica cultura milenar, bem como pelas fortes contradições presentes no seu espaço.

Assinale na coluna 2 as categorias geográficas que explicam as respectivas abordagens, sobre a China, descritas na coluna 1.


Coluna 1

(1) O rápido crescimento industrial que vem ocorrendo na China fez surgir no país duas zonas bem distintas: uma costeira, que se volta para a economia de mercado e que recebe enormes investimentos de capitais estrangeiros, e outra interiorana, que abrange a maior parte do país e apresenta um baixo crescimento econômico.

(2) Para mostrar uma face moderna, a China investiu milhões de dólares na construção de moderníssimos estádios e alojamentos, em novas linhas de metrô, nas reformas do aeroporto de Pequim, ampliação de avenidas e até cursos para recepção de turistas. Esse esforço em infra-estrutura, entretanto, não serviu para eliminar a pesada poluição atmosférica da capital chinesa.

(3) A causa do povo tibetano ganha a simpatia mundial, o que fica provado nas manifestações a favor da independência do Tibet que acompanharam a tocha olímpica em seu percurso por diversos países, causa que se tornou para a China (que quer se mostrar ao mundo como moderna e vigorosa) um verdadeiro calcanhar-de-Aquiles.

(4) O país sede das Olimpíadas 2008 também destaca-se pelo imenso potencial turístico em cenários naturais e monumentos culturais, grande parte dos quais são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a exemplo da Grande Muralha, da Cidade Proibida, do Monte Taishan, do Exército de Terracota, entre outros.


Coluna 2


( ) Território / territorialidade

( ) Produção e reprodução espacial

( ) Paisagem

( ) Região / regionalização


Assinale a seqüência correta da coluna 2

Alternativas

ID
4064422
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com base nos seus conhecimentos e com o auxílio do texto apresentado na questão anterior, assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à atual globalização do capitalismo.


( ) O progresso técnico e o acesso indiscriminado de todos os povos e classes sociais aos computadores e à Internet fazem com que o mundo se apresente sem fronteiras entre povos e nações, havendo hoje uma só realidade para todos.

( ) A cultura é um elemento diferenciador entre os povos, o que não permite a completa homogeneização do espaço num mundo globalizado pela informação instantânea e planetária.

( ) A relação tempo cronológico/ distância é redimensionada com o meio técnico-científico-informacional, já que pessoas, objetos e informações circulam com uma rapidez até então inimagináveis.

( ) Os modernos sistemas de comunicações tornaram possível a instantaneidade da informação e com isso o conhecimento dos eventos longínquos, o que faz com que todos os lugares se tornem espaços da globalização.



A seqüência correta das assertivas é

Alternativas

ID
4064425
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira padronizada”.

“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda”.

(BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)


Os dois fragmentos de texto acima exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com conseqüentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam respectivamente

Alternativas

ID
4064431
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à atual crise de abastecimento enfrentada por todo o mundo, o Le Monde Diplomatique Brasil (Ano 1, número 10 / maio de 2008, p. 24) afirmou que “A ONU, [...] classifica o aumento mundial de preços dos cereais como um ‘tsunami silencioso’, que pode deixar cem milhões de pessoas famintas. [...] As revoltas relacionadas à fome, portanto, não estão perto de se extinguir: uma vez que a oferta não irá satisfazer a demanda, os preços continuaram sua escalada”.

Embora não haja consenso sobre esta problemática global, as principais causas apontadas são:


I - O desequilíbrio entre o crescimento da população, com a ocorrência de uma explosão demográfica e a produção de alimentos, como já previa Malthus, em 1798.

II - As questões climáticas, que afetaram as safras, e o aumento da demanda por alimentos, sobretudo em países emergentes, como a China.

III - A mudança na estrutura e nos hábitos alimentares da população mundial, que passou a consumir mais carne e derivados, o que desvia o setor agrícola para a produção de ração animal.

IV - A especulação financeira no setor agrícola e a produção do etanol como combustível extraído do milho e da soja.


Estão corretas apenas as proposições

Alternativas

ID
4064437
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas no tocante à relação campo/cidade.


( ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrícola e concentrar a maior parte das riquezas e da população.

( ) A urbanização de hoje é mais acelerada em países da África e da Ásia, onde ainda há um predomínio da população rural.

( ) A urbanização que se iniciou e foi muito intensa nos países desenvolvidos que se industrializavam é mais acelerada, hoje, nas nações subdesenvolvidas.

( ) A urbanização dos países subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernização dessas sociedades com a mecanização do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.


A seqüência correta das assertivas é

Alternativas

ID
4064443
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a expressão que nos últimos anos passou a ser preferida para designar as nações pobres do mundo, em razão de ter conotação mais suave, que não denuncia, nem faz refletir sobre o atraso e as condições subumanas nas quais se encontram estes países de realidades distintas e complexas.

Alternativas

ID
4064446
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Tropas da República da Geórgia e da Rússia iniciaram nesta sexta (08/08/2008) um conflito armado, numa disputa pela Ossétia do Sul. A região vive em conflito desde o fim da antiga União Soviética, em 1991. A Ossétia do Sul pertence à Geórgia, mas tem um governo autônomo e luta pela independência com o apoio da Rússia”.

Disponível in: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL717429-10406,00-GEORGIA+E+RUSSIA+INICIAM+CONFLITO+ ARMADO.html Acesso em 08/08/2008.


O conflito que inquieta as grandes potências e atraiu a atenção mundial em pleno período das Olimpíadas 2008 explica-se a partir

Alternativas

ID
4064449
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A questão da identidade também está ligada ao colapso do Estado do bem-estar social e ao posterior crescimento da sensação de insegurança, com a ‘corrosão do caráter’ que a insegurança e a flexibilidade no local de trabalho têm provocado na sociedade. Estão criadas as condições para o esvaziamento das instituições democráticas e para a privatização da esfera pública [...] todo mundo vocifera as suas próprias justificativas sem jamais conseguir produzir efeito sobre a injustiça e a falta de liberdade existente no mundo moderno”. (Benetto Vecchi In: BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 11.)

A reflexão sobre a sociedade contemporânea, a partir do fragmento do texto acima, nos leva a afirmar que


I - o conflito capital/trabalho e a atuação dos sindicatos se tornaram bem mais proeminentes com a crise do Estado do bem-estar social.

II - o mundo globalizado e tendencioso à homogeneização fez emergir os mais diversos movimentos (gays, mulheres, negros, índios, ecológicos etc) pela busca de reconhecimento.

III - o fim das utopias, as transformações pelas quais passam a família e outras instituições, a crise de certos valores da sociedade moderna, e a busca por identidade e segurança estão entre as principais causas que levam os jovens a mergulharem na violência, com a formação de “tribos” e gangues.

IV - a emergência do Estado neoliberal ajuda na formação de uma identidade nacional, de uma consciência coletiva e do reconhecimento do multiculturalismo, o que valoriza as minorias que até então se mantiveram sem voz.


Estão corretas somente as assertivas

Alternativas

ID
4064452
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“No começo do século 20, quando a imigração japonesa chegou no Brasil, os colonos nipônicos voltavam da roça e iam todos pelados, homens, mulheres e crianças tomar banho no rio. Foi o maior escândalo causado no Brasil. Jornais de 1908 até 1912 falaram muito disso, chamando os imigrantes japoneses de promíscuos. Igualmente acontecia quando havia luta de sumô na colônia japonesa. Muitas pessoas ficavam escandalizadas vendo a bunda dos lutadores de sumô de fora”.

(CRUZ, Ricardo et al. Almanaque do centenário da imigração japonesa no Brasil. São Paulo: Escala, 2008?, p.132.)


O texto transcrito acima mostra

Alternativas

ID
4064455
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas, em relação ao cenário econômico internacional no início do século XIX, quando da vinda da família real portuguesa para o Brasil.


( ) Os países europeus já estavam no capitalismo pleno e se configuravam como altamente industrializados, disputando fatias do mercado para seus produtos, enquanto que os países americanos, entre os quais o Brasil, apresentavam-se em pleno feudalismo com sua economia baseada na subsistência.

( ) As relações de troca se processavam através de uma divisão territorial do tipo metrópole/colônia, sendo o papel das colônias o de fornecedoras de matérias-primas para um mercado capitalista em expansão e receptoras das manufaturas provenientes das metrópoles.

( ) O sistema econômico hegemônico era o capitalista, o qual se internacionalizava, embora em níveis regionais fossem comuns à coexistência de relações econômicas e sociais não capitalistas ou “pré-capitalistas”.

( ) O capitalismo encontrava-se na sua fase de acumulação primitiva, denominada mercantilismo comercial marítimo, e os Estados Nacionais em formação buscavam ampliar suas riquezas e equipar seus exércitos através da aquisição dos metais precisos extraídos nas Américas.


A seqüência correta das assertivas é

Alternativas

ID
4064458
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Hoje a cidade de Nápoles assemelha-se a uma enorme lixeira. As autoridades napolitanas não sabem para onde levar os resíduos sólidos domiciliares produzidos pela cidade. [...] Sem saber o que fazer com o seu lixo, e com o receio crescente de epidemias, muitos habitantes já começaram a queimar os resíduos domiciliares, fazendo aumentar o rol de perigos associados ao problema, como a libertação de substâncias potencialmente cancerígenas para a atmosfera. Esta situação, com proporções mais preocupantes em Nápoles, afeta, no entanto, toda a região italiana da Campânia.”

Disponível in: <http://www.mafiadolixo.adm.br/default.asp? > Acessado em 8 de Julho de 2008.

A crise do lixo na Itália reflete

Alternativas

ID
4064461
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à formação dos “blocos regionais” que surgiram com a finalidade de fortalecer os mecanismos de mercado a nível interno e com países não membros a nível internacional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gab A

    a UE tor‑ nou ‑se uma união econômica e monetária, com controle cambial e monetário exercido pelo Banco Central Euro‑ peu

    a União Europeia é o maior bloco comercial do planeta:


ID
4064470
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“AS VARIAÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO E O HOMEM”

“No dia de ano-novo de 1978 uma onda de frio varreu a Europa [...] com paralisação de rodovias e ferrovias [...] além de outros transtornos na vida dos habitantes dessa importante região do mundo. [...] O oposto também ocorreu (na) região mediterrânea [...] em julho de 1987 [...] a temperatura subiu a alturas impressionantes. [...] Os extremos de pluviosidade acarretam, da mesma forma, verdadeiras calamidades. Em Cherrapundki (Bangladesh) [...] já registrou num só ano, 26 461 mm de chuva [...] Por outro lado [...] na região desértica do norte do Chile, houve uma série de 53 anos [...] que só foram recolhidos 0,8 mm de chuva...”.

(ROSS, Jurandi L. Shanches. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. p. 84.)


De acordo com o fragmento do texto acima podemos perceber que

Alternativas

ID
4064473
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Localizada no km 11 da BR 230, entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo, encontra-se a mata do Amém, do tipo subcaducifólia, adaptada aos solos arenosos da planície. Apresenta árvores de porte médio com troncos de diâmetro pequeno e copas largas e irregulares. A importância dessa Reserva Ecológica de 103 ha deve-se ao fato de ser, na Paraíba, os últimos resquícios

Alternativas

ID
4064476
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas, em relação ao processo de formação do território paraibano.


( ) O pouco conhecimento que o colonizador tinha sobre os índios Cariri até o final do século XVII demonstra que a ocupação do território paraibano até este século estava restrita à fachada litorânea.

( ) A presença do Planalto da Borborema serviu como barreira natural à ocupação do Sertão, motivo pelo qual foi a última região paraibana a ser povoada devido ao povoamento ter seguido o sentido leste-oeste.

( ) As travessias de gado do Sertão para o litoral fizeram surgir no Agreste pousos para descanso e abastecimento dos tropeiros e boiadeiros, currais e feiras de gados fundamentais para o surgimento de muitas cidades agrestinas.

( ) O Sertão teve sua ocupação iniciada através da instalação de fazendas de gado nas ribeiras dos rios Piancó e Piranhas que foram alcançados respectivamente pelos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.



A seqüência correta das assertivas é

Alternativas

ID
4064479
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação ao atual processo de regionalização do espaço paraibano é correto afirmar:


I - Na definição das Mesorregiões (Mata, Agreste, Borborema e Sertão), o critério utilizado é a região geográfica, que tenta sintetizar o quadro natural e os aspectos sócio-econômicos.

II - As microrregiões têm, na sua maioria, a rede urbana como um importante elemento definidor.

III - A criação da Mesorregião da Borborema pelo IBGE separa oficialmente o Cariri e o Seridó do Sertão, regiões histórica, cultural e ecologicamente idênticas.

IV - A regionalização oficial do IBGE não considera a identidade regional, motivo pelo qual alguns municípios ficam fora das regiões nas quais a população tem o sentimento de pertencimento.


Estão corretas apenas as assertivas

Alternativas

ID
4064488
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as proposições que seguem:


I - O Espaço Geográfico é um produto da sociedade, cuja apropriação está associada ao poder de compra dos indivíduos.

II - Na produção do Espaço no modelo capitalista industrial, tudo é transformado em mercadoria, até mesmo a natureza e os seres humanos.

III - No sistema capitalista, os bens naturais transformam-se em artigos de luxo: ar puro, áreas verdes, água limpa, belas paisagens, que têm seu valor de compra relacionado às leis do mercado. Quanto mais escassos forem, mais seleto será o grupo de acesso aos mesmos.

IV - O Espaço urbano de uma grande cidade é, hoje, a soma de várias outras cidades, que apresentam realidades diversas e sem articulação entre si.



Estão corretas:

Alternativas

ID
4064494
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A letra da música “País Tropical” de Jorge Bem Jor quase que nos convenceu: moramos num país tropical, abençoado por Deus, onde todo mundo tem a chance de namorar uma nega chamada Tereza... Mas, no fundo tudo é bem diferente, ainda que o clima continue tropical e o ditado popular garanta que Deus é brasileiro, a qualidade das relações interraciais no país passa longe do sentimento de orgulho, tendo em vista que


I - a discriminação racial não aparece explícita em batalhas campais entre negros e brancos, mas as estatísticas comprovam que parcela da população preta e mulata tem qualidade de vida inferior à porção branca e encontra menos oportunidades de ascensão social em todas as esferas da sociedade.

II - a partir dos anos 1990, os movimentos negros do Brasil cobram do Estado medidas emergenciais que visam a abrir oportunidades sociais, econômicas e educacionais a grupos que sofrem discriminação, para acelerar sua integração social, a exemplo de cotas para negros nas universidades e empresas.

III - a Constituição Brasileira de 1988 ainda não classifica qualquer prática racista como inafiançável e imprescritível. A discriminação velada não dá aos negros um tratamento diferenciado perante os agentes do Estado.



Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
4064500
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A precariedade da malha rodoviária brasileira estimulou a criação da expressão “Apagão dos Transportes”. Essa expressão está associada


I - à inadequação e ao desequilíbrio da matriz brasileira dos transportes que contribui para o elevado custo dos transportes de cargas, gerando impactos não apenas nas exportações como no escoamento da produção interna e na elevação do preço dos produtos.

II - aos apagões que ocorrem quando a infra-estrutura da malha viária não atende às necessidades do país. Eles são resultantes da falta de investimentos por parte do Estado. Sem manutenção, equipamentos envelhecem, estruturas se deterioram, além de ficarem obsoletas em razão do crescimento da economia e da população.

III - aos investimentos privados que vêm sendo a principal opção utilizada pelo Estado para tentar desafogar os gargalos dos transportes no Brasil. As linhas férreas estão grande parte privatizadas e parte significativa dos serviços portuários em mãos de particulares. Algumas rodovias são exploradas por consórcios privados.


Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)

Alternativas

ID
4064503
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva F ou V conforme sejam Falsas ou Verdadeiras as proposições que tratam dos interesses da soja em terras das regiões Sul, CentroOeste, e sua expansão no Norte e Nordeste.


( ) Seu cultivo tem garantido aos pequenos proprietários rurais o acesso à terra.

( ) Sua produção tem exigido grandes investimentos em insumos industriais.

( ) Sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio.

( ) Seu preço no mercado mundial tem envolvido mercados de ações e grupos financeiros.

( ) Sua exportação tem contribuído para a obtenção de superavits na balança comercial.


A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

Alternativas

ID
4064506
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale com F ou V as proposições, conforme sejam respectivamente Falsas ou Verdadeiras em relação ao agronegócio e à agropecuária brasileira.


( ) O Brasil está entre os líderes mundiais no mercado de diversos produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e suco de frutas. Também lidera o ranking das exportações de frango, soja, carne bovina, couro e calçados de couro.

( ) O agronegócio vem se modernizando, ficando mais eficiente e competitivo. Incorporou avanços tecnológicos como mecanização agrícola e a manipulação da engenharia genética, objetivando a melhoria da produtividade.

( ) As cadeias produtivas, com base na agricultura e na pecuária, pelo dinamismo da economia pode tornar o Brasil, na próxima década, o maior produtor de alimentos do mundo.

( ) Em várias áreas vêm sendo empregadas técnicas avançadas e ambientalmente corretas para o plantio e recuperação de solos degradados.

( ) Os polêmicos produtos transgênicos, também integrantes do agronegócio brasileiro, já estão totalmente liberados no mercado, e estudos científicos já comprovam seguramente que os mesmos não causam nenhum prejuízo aos seres humanos e ao meio ambiente.


A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

Alternativas