SóProvas



Prova Crescer Consultorias - 2019 - Prefeitura de Brejo de Areia - MA - Professor Nível II - História


ID
5154976
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • QUESTÃO DADA DE GRAÇA

    gab A

    "NÃO PARE ATÉ QUE TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian


ID
5154979
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei 13.005/04, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica produzirá, no máximo a cada 3 (três) anos indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos (as) alunos (as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da educação básica.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica produzirá, no máximo a cada 2 (dois) anos indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos (as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes.
( ) A elaboração e a divulgação de índices para avaliação da qualidade, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, que agreguem os indicadores previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica elidem a obrigatoriedade de divulgação, em separado, de cada um deles.
( ) Cabem ao Inep a elaboração e o cálculo do Ideb e dos indicadores referidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • (F) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica produzirá, no máximo a cada 3 (três) anos indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos (as) alunos (as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da educação básica. (2 anos)

    (V) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica produzirá, no máximo a cada 2 (dois) anos indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos (as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes.

    (F) A elaboração e a divulgação de índices para avaliação da qualidade, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, que agreguem os indicadores previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica elidem a obrigatoriedade de divulgação, em separado, de cada um deles. (não elidem)= não exclui

    (V) Cabem ao Inep a elaboração e o cálculo do Ideb e dos indicadores referidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.


ID
5154982
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cabe primordialmente à instituição escolar a socialização do conhecimento e a recriação da cultura. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010), uma das maneiras de se conceber o currículo é entendê-lo como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5154985
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Além do reconhecimento do direito dos índios de manterem a sua identidade cultural, a Constituição de 1988 lhes garante, no artigo 210, o uso de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, cabendo ao Estado proteger as manifestações das culturas indígenas. Esses dispositivos abriram a possibilidade para que a escola indígena constitua-se em instrumento de valorização das línguas, dos saberes e das tradições indígenas e deixe de ser instrumento de imposição dos valores culturais da sociedade envolvente. Analise as afirmativas a seguir sobre a Educação Indígena.

I. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) menciona, de forma explícita, a educação escolar para os povos indígenas na parte do Ensino Fundamental, no artigo 32, estabelecendo que seu ensino será ministrado em Língua Portuguesa, mas assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) determina a articulação dos sistemas de ensino para a elaboração de programas integrados de ensino e pesquisa, que contem com a participação das comunidades indígenas em sua formulação e tenham como objetivo desenvolver currículos específicos, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades.
III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) não prevê a formação de pessoal especializado para atuar nessa área e a elaboração e publicação de materiais didáticos específicos e diferenciados.
IV. A Educação Escolar Indígena deverá ter um tratamento diferenciado do das demais escolas dos sistemas de ensino, o que é enfatizado pela prática do bilingüismo e da interculturalidade.
 
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
5154988
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Meta 18 do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) obriga que a União, os estados, municípios e Distrito Federal garantam planos de carreira e remuneração para os profissionais da educação escolar básica pública, denominação definida no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96). São estratégias para o cumprimento da meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Priorizar o repasse de transferências federais voluntárias, na área de educação, para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que não tenham aprovado lei específica estabelecendo planos de Carreira para os (as) profissionais da educação. (ERRADO)

    De acordo com a lei:

    18.7) priorizar o repasse de transferências federais voluntárias, na área de educação, para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que tenham aprovado lei específica estabelecendo planos de Carreira para os (as) profissionais da educação; (CERTO)


ID
5174503
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Na história da alimentação moderna assume grande importância a expansão no consumo de diversos produtos de luxo, dos quais o principal, entre as especiarias no século XVI, foi a pimenta." A busca pelas especiarias motivou a descobertas de formas de se chegar as índias que não as tradicionais. Enquanto os reinos de Castela e Aragão, representados por Colombo, decidiram “circular” o planeta, Portugal apostou

Alternativas
Comentários
  • Périplo Africano é o nome de uma série de viagens realizadas pelos portugueses no século XV, inicialmente pelo Mar Mediterrâneo, mas sobretudo pela costa da África. O objetivo era encontrar um caminho alternativo para chegar às Índias e poder trazer os produtos sem ter que comprá-los em Gênova ou Veneza.

  • É só lembrar que a primeira viagem fora do mar mediterrâneo foi realizada por Portugal, ficou conhecida como a conquista de Celta em 1415.

    Gabarito C

  • O Périplo Africano foram diversas viagens feitas pelos portugueses nos séculos XV e XVI na tentativa de descobrir uma alternativa para chegar às Índias, na época das Grandes Navegações. Essas viagens foram realizadas no contexto da . O desafio seria contornar o continente africano em sua região Sul, para então seguir até o Oriente. Durante esse período passaram pela costa africana, onde constituíam feitorias com fins comerciais.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/periplo-africano


ID
5174506
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"A maior revolução na alimentação humana ocorreu no período moderno com a ruptura no isolamento continental, quando o intercâmbio de produtos de diferentes continentes, ocorrido no bojo da expansão colonial europeia, alterou radicalmente a dieta de praticamente todos os povos do mundo."


A "ruptura no isolamento continental" da Europa foi o resultado movimentos militares e econômicos europeus. Um dos primeiros contatos em larga escala dos europeus com outras culturas foi durante

Alternativas

ID
5174509
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A receita para sublimar a agressão em debates e eleições foi primeiro tentada no Parlamento inglês e no Congresso dos recém-formados Estados-Unidos. No entanto, embora paradoxal, a Revolução Francesa, que certamente não era estranha às proscrições, desempenhou um papel fundamental, apesar de profundamente ambíguo, na invenção da política moderna.”


Mesmo tendo papel importante na fundação da política moderna, a Revolução Francesa conheceu momentos de massacre físico de oposicionistas, principalmente durante

Alternativas

ID
5174512
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um corolário que os primeiros humanistas sempre deduziram da ênfase que também atribuíam à importância da liberdade rezava que, sendo esse valor mais bem assegurado sob uma espécie mista de regime republicano, segue-se que o republicanismo há de constituir a melhor forma de governo.”

Assinale a alternativa que apresenta um dos grandes humanistas republicanos.

Alternativas
Comentários
  • Maquiavel republicano?

ID
5174515
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Inglaterra que, do ponto de vista industrial está vinte anos na frente dos outros países do continente, tende, pois, a se apoderar dos principais mercados. A partir de 1780, a concorrência inglesa desloca a França de sua posição preponderante no Oriente.”


O predomínio inglês no comercio mundial em crescimento, segundo o autor, a partir de 1780, serviu para diminuir o impacto no fluxo de comercio daquele país causado

Alternativas

ID
5174518
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No fim do século XVIII, a sociedade ocidental caracterizava-se pelo enfraquecimento do regime ‘feudal’. Restam apenas vestígios desse regime na América do Norte, na Inglaterra, nos Países-Baixos, na Itália Setentrional e Central.”


No início do “regime feudal” citado pelo autor, a economia era

Alternativas
Comentários
  • Feudalismo: Economia agrária, autossuficiência dos feudos, baixo ou quase nulo comércio, pouca ou quase nula circulação monetária.

  • Durante o feudalismo, não existia a troca monetária (dinheiro) e as atividades comerciais eram pouco expressivas, sendo a agricultura de subsistência e autossuficiente a principal fonte econômica dos feudos.

    Resposta: A


ID
5174521
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Nesse movimento, os senhores de terra, de gado e de escravos do sul manifestaram a sua inconformidade contra a dominação imposta pelo centro à província. O Rio Grande do Sul tinha a sua economia baseada na criação de gado e na fabricação de charque, produto este que era exportado para o resto do país, onde era comprado pelos fazendeiros para a alimentação de seus escravos.”

O trecho acima trata da

Alternativas

ID
5174524
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Escola dos Annales, grupo francês criado em meados do século XX, modificou a história francesa ao propor

Alternativas
Comentários
  • Essas questões tem assunto que não tem na aula podia fazer pergunta só dá aula.

  • Verdade.

  • A partir dos Annales, iniciou-se o uso das fontes "seriais", ou seja, documentos que anteriormente não eram vistos como fontes históricas como registros de casamento, óbito, nascimento, além de recibos, notas fiscais etc.


ID
5174527
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em maio de 1961, o então presidente Jânio Quadros concedeu aos estados o direito de exercer a censura.” A censura prévia que se tornaria um dos carros chefes da ditadura militar brasileira iniciou-se bem antes desse regime. Como podemos notar no trecho acima, Jânio Quadros já havia dado brechas ao retorno do sistema, assim como Vargas e outros governantes brasileiros. Sobre a censura prévia, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Constituição de 1824 consagrou no Brasil a separação dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e incluiu nesse quadro o Poder Moderador, definido como “a chave de toda a organização política” do Império
  • Apesar da Constituição de 1824 ser considerada autoritária principalmente com a instituição do poder moderador' ela não previa explicitamente a censura prévia.
  • GAB-C

    Vista por muitos como autoritária, a constituição outorgada por D. Pedro I em 1824 não previa a censura prévia.

    A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. ... Esse sentido civil do golpe e da ditadura precisa ser resgatado e, sobretudo, compreendido.

    GAB-C

    PODE MARCAR SEM MEDO DE ERRAR, LETRA C

    COLOCA O GABARITO.

    O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo. CONTINUE ESTUDANDO!!

  • Por incrível que pareça, embora o Brasil vivia numa espécie de absolutismo as avessas, por conta do poder moderador, não havia , pelo menos estabelecido na constituição de 1824, a censura prévia.

    Aliás a imprensa tinha uma liberdade que é pouco vista no Estado Novo ou mesmo na Ditadura. Um exemplo são, e não só ele, as tirinhas "zoando" o imperador, no caso, D. Pedro I.

    Gabarito C


ID
5174530
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“E assim nos aparece este aspecto importantíssimo do ‘coronelismo’, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os ‘coronéis’, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro lado, a situação política dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial, que possui em suma, o cofre das graças e o poder da desgraça.”


A “aliança” entre coronéis e os governantes de situação nos âmbitos estaduais e federal criou uma política durante a República Velha conhecida como

Alternativas
Comentários
  • política dos governadores, ou política dos estados, foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis (ver coronelismo) e elegiam bancadas pró-Governo Federal, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais, enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esse sistema teve início no governo de Campos Sales, que propôs o nome "política dos estados" dizendo que "o que pensam os estados, pensa a União"
  • Falou em sistema de governo (alternância): café com leite

    Falou em relação entre governadores e coronéis: política dos governadores

    Falou em relação entre coronéis e população local: coronelismo/voto de cabresto/currais eleitorais


ID
5174533
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O mercantilismo envelheceu rapidamente ao ritmo do século XVIII, europeu. A redução do papel moeda condenou-o enquanto sistema econômico, ao passo que a ideologia das ‘luzes’ denunciava o egoísmo da razão estatal.”

O mercantilismo, teoria econômica mais influente da Idade Moderna europeia, se caracterizava, dentre outras coisas, pela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • MercanTilismo = METAIS

    #PMAL


ID
5174536
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Já na segunda metade do século XIX, D. Pedro II governava o Brasil deixando claro sua predileção por Artes Plásticas, Música e Belas-Letras.”


A predileção de D. Pedro II afirmada acima pode ser comprovada por suas atitudes, dentre elas

Alternativas
Comentários
  • Primeiro Brasileiro. V

    Primeira Pessoa: X

  • Alternativa:'a'

    D. Pedro II, além de carismático estadista, revelou-se um mecenas da produção artística e literária no Brasil. O bolsinho do imperador patrocinou diversos literatos, artistas e profissionais de vários ramos da ciência, no intuito de favorecer uma fundamentação e autonomia cultural necessária à elite local, ansiosa em definir sua própria identidade

    Lilia Moritz Schwarcz, no hodierno As Barbas do Imperador, ressalta que a assídua participação do imperador no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (criado em 1838) e seu mecenato fizeram do romantismo um projeto oficial

    Fonte:http://www.dezenovevinte.net/ensino_artistico/mecenato_dpedro.htm


ID
5174539
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“’Graças a Deus, é a Grande Guerra!’ O general Viktor Dankl, comandante designado do 1º Exército austrohúngaro, escreveu essas palavras em 31 de julho de 1914, o dia em que ficou claro que a disputa entre Áustria-Hungria e Sérvia...”


A disputa que daria início à Primeira Guerra Mundial teve como estopim

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    Assassinato de um membro da família real austríaca.

    Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia e deu início à Primeira Guerra Mundial. No dia 28 de julho de 1914, um mês após o homicídio do arquiduque Franz Ferdinand da Áustria e da esposa por um nacionalista sérvio em Saraievo, a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, começando efetivamente a Primeira Guerra Mundial.

    VOU INVADIR SUA MENTE!!!


ID
5174542
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Guerra do Peloponeso, podemos afirmar que ela se tratou de um

Alternativas
Comentários
  • Foi uma batalha entre Esparta e Atenas pela hegemonia da Grécia, acabou com Esparta vencendo e instalando seu sistema voltado ao fortalecimento militar.

    Gabarito: A

    Polícia Penal AL!

  • Durante os conflitos das Guerras Médicas, havia sido criada a Liga de Delos a fim de proteger os gregos dos persas. Por meio desta aliança, as cidades faziam contribuições monetárias para a compra de material bélico. No entanto, a Liga começou a beneficiar Atenas em detrimento das outras cidades gregas.

    Foi justamente com os fundos obtidos a partir da Liga de Delos que Atenas se tornou o centro político, econômico e cultural da Grécia.

    Esparta, ao não aceitar essa situação, entrou na disputa pela hegemonia política e econômica da Grécia, criando então outra liga: a Liga do Peloponeso. Esta, por sua vez, tinha o objetivo de combater a Liga de Delos.

    Gabarito: A

  • Achei redundante.

ID
5174545
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Assim, em 272 a.C. os tarantinos reconhecem sua derrota, estabelecendo novo tratado com os romanos que, pela primeira vez, são reconhecidos pela força de seu exército. Conquistando o sul da península, logo Roma entra em contato com os cartagineses”.

Os conflitos entre romanos e cartaginenses recebeu o nome de

Alternativas
Comentários
  • Guerras Púnicas (264 a.C e 146 a.C.) foram as três guerras travadas entre Cartago – cidade localizada no norte da África e Roma, que disputavam o domínio do Mar Mediterrâneo. A propósito, púnico como os romanos chamavam os cartaginenses.

    Resposta: C

  • Comandado, do lado cartaginês, pelo grande general Anibal.


ID
5174548
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O Congresso de Viena (1815), que estabeleceu os parâmetros de uma nova ordem mundial após as Guerras Napoleônicas, foi principalmente obra do príncipe Von Metternich, chanceler austríaco. A nova ordem foi fundamentada, em particular, no equilíbrio de poder, mas, paradoxalmente, pouco se apoiava em poder para sua manutenção. A razão mais importante para seu sucesso era o fato de que os países europeus estavam unidos por um senso de valores compartilhados: o equilíbrio não era apenas físico, mas moral.”


Para manter o equilíbrio proposto pelo Congresso de Viena, diversos países se uniram em torno da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    A Santa Aliança foi uma coalizão que unia as grandes potências monarquistas da Áustria, Prússia e Rússia. Foi criada após a derrota final de Napoleão a mando do Imperador Alexandre I da Rússia e assinada em Paris em 26 de setembro de 1815

    Liga das Nações

    Liga das Nações foi criada pelo Tratado de Versalhes, em 28 de julho de 1919, ao fim da Primeira Guerra Mundial, na Conferência de Paz de Paris.

    Seu principal objetivo era servir de espaço para discussões entre as nações e assim evitar guerras. Sua sede ficava em Genebra, Suíça.


ID
5174551
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Coube ao Maranhão, considerado uma das províncias do ‘Norte’, a pecha de ‘separatista’, ou, nas palavras de Oliveira Lima, ‘anti-unionista’, durante a independência.”


A pecha atribuída a Oliveira Lima ao Maranhão se deve

Alternativas

ID
5174554
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Se os Estados Unidos pretendiam manter uma política de neutralidade, no Oriente o Japão começou a expandir-se em busca de matérias-primas para alimentar sua crescente industrialização.”


Um dos primeiros movimentos feitos pelo Japão por seu crescente expansionismo foi

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    Invasão da China.

    A partir de 1933, o Japão invadiu a China com a intenção de anexar a Manchúria oficialmente ao Império do Japão. A invasão japonesa na China resultou na Segunda Guerra sino-japonesa (1937-1945), na qual o Japão cometeu inúmeras atrocidades contra a população civil chinesa.

    1- o Japão precisava urgentemente de conseguir recursos energéticos para restabelecer sua economia. Assim, nesse mesmo período, o Japão que já havia investido muito dinheiro em força bélica, entra na atual Coreia do Sul sem grandes problemas, domina a capital Seul em apenas três dias e tem o inicio ai ao chamado “expansionismo japonês”.

    2-Também em meio a tudo isso, o Japão consegue dominar o mar da China, expandindo assim o mar Japonês, além de dominar também algumas ilhas do pacífico.

    3-Também em meio a tudo isso, o Japão consegue dominar o mar da China, expandindo assim o mar Japonês, além de dominar também algumas ilhas do pacífico.

    Em 1911, o até então Imperador Japonês aplica algumas ordens de invasão das primeiras ilhas Filipinas, tomando posse do mar do mesmo pais.

    4-Depois do  (a base da marinha americana no Hawai) o exército americano manteve constantes ataques durante 11 meses, o que fizeram com que os Japoneses recuassem para seus territórios de origem, mantendo-se fortes na sua linha de defesa. Dizem que os Japoneses são muito nacionalistas e que preferem morrer do que serem conquistados, além de acreditarem que o solo de sua terra é sagrado, e não pode ser pisado por uma “raça inferior a deles”.

    ESTUDEM, PAREM DE CURTIR A VIDA E ESTUDEM !!!


ID
5174557
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“A Guerra dos Trinta Anos foi, por um lado, uma guerra civil alemã, entre regiões que queriam autonomia diante do poder imperial e outras que sustentavam o Império, cuja capital estava em Viena.” Tendo motivos de política interna ao Sacro-Império, a Guerra dos Trinta Anos extrapolou as fronteiras do Império e envolveu países como

Alternativas

ID
5174560
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

)A divisão do tempo histórico em períodos é, ao mesmo tempo que didático, problemático. Dentre esses problemas podemos destacar a inovação que os métodos históricos causam na disciplina e a falta de atualização do nome dado a esses períodos. O período cujo o nome mais entra em conflito com as novas metodologias históricas é a

Alternativas
Comentários
  • Idade contemporânea também