Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som. Vejamos o trecho:
“(...) teus olhos são meus livros...”
Há metáfora acima, que consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é sua, em virtude de uma comparação implícita (sem elementos comparativos, a exemplo de "como", "tal como", "qual", etc.). Comparou-se olhos aos livros.
a) Incorreto. A antítese é a contraposição de uma palavra ou frase a outra de significação oposta. Ex: "Amigos e inimigos estão, amiúde, em posições trocadas." (Rui Barbosa);
b) Incorreto. O eufemismo é o emprego de uma palavra ou expressão branda para se evitar o teor desagradável da mensagem. Ex.: “Agora que o meu pobre amigo jaz a dormir o derradeiro sono.” (Monteiro Lobato);
c) Correto. Vide explanação inicial;
d) Incorreto. O paradoxo consiste na contradição entre ideias que margeia o absurdo, o ilogismo. Ex.: "Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo." (Carlos Drummond de Andrade)
Letra C