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Prova FUMARC - 2016 - Prefeitura de Matozinhos - MG - Psicólogo


ID
657144
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

Analise as afirmativas a seguir:
I. As redes sociais causam tanto benefícios quanto malefícios.
II. As pessoas que utilizam as redes sociais estão expostas socialmente.
III. As redes virtuais configuram-se como uma ferramenta de construção de identidade pessoal.
Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Respondi corretamente essa sem ter lido o texto. Alias, me lembrei das aulas do prof. Aguinaldo Martino da Rede LFG que dizia que muitas questoes de portugues poderiam ser respondidas dessa maneira, qual seja, sem o amparo do texto.

  • Não entendi por que a I está correta. A conjunção comparativa "tanto quanto" dá ideia de igualdade, e quantificar os benefícios e malefícios das redes sociais parece impraticável. Parece que ela infere que são 10 benefícios e 10 malefícios. 

  • Ao observarmos o título, percebemos que há a palavra paradoxo ( contrário)> benefício e malefício

  • ENORME O TEXTO!

  • LETRA D

    De nada vale essa minha opnião, já que o gabarito está correto. Mas vai uma análise:

    I - O autor não traz nenhuma referência direta a respeito das redes sociais fazerem bem, pelo contrário, ele só enumera coisas negativas. Há no primeiro paragráfo uma expectativa a respeito dos smartphones trazerem benefícios.
    Assim sendo a 1ª alternativa extrapola o sentido do texto. Até porque o título é uma contestação dos benefícios trazidos pelas redes sociais, eles até podem trazer benefícios, mas isso não é citado no texto.

  • não me lembro de o texto inferir que que por meio dos aplicativos as pessoas ficam expostas socialmente. Em certa parte do texto dá até a entender que as pessoas se moldam com o uso dessa ferramentas. 

  • I. As redes sociais causam tanto benefícios quanto malefícios. (Primeiro parágrafo fala sim dos benefícios)

    II. As pessoas que utilizam as redes sociais estão expostas socialmente. Essa eu consegui identificar no final do segundo parágrafo quando ele diz: "...Na tentativa de controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável". 

    III. As redes virtuais configuram-se como uma ferramenta de construção de identidade pessoal. Essa me pegou, mas após buscar o conceito de identidade pessoal (conjunto de percepções e sentimentos que temos em relação a nós próprios, que nos permitem reconhecer e ser reconhecido socialmente), pode-se concluir que as redes viruais são sim uma ferramenta de construção (não a única).

    Resposta: letra D

  • Redes Sociais

    A popularização do termo “rede social” se deu por meio da mudança na dinâmica da internet nos últimos anos. Porém, o conceito já existia e era empregado para caracterizar grupos de pessoas com interesses mútuos ou relações afins.

    O Facebook é a rede social mais popular do mundo e é a que tem o maior número de usuários ativos. 

    -------------------------------------------------------

    Mídias Sociais

    Assim como as redes sociais, as mídias sociais também existem nos universos offline e online e também ganharam uma nova interpretação na internet.A definição de mídia social está diretamente ligada às aplicações da internet baseada nos conceitos de Web 2.0. A mídia social é uma categoria que inclui as redes sociais, os sites de compartilhamento, os blogs e os wikis — coleção de páginas em que cada uma delas pode ser editada e visualizada por qualquer usuário, como o Wikipedia.

    O blog é um ótimo exemplo de mídia social. 

    -------------------------------------------------------

    Mídias Digitais

    A mídia digital, portanto, é a única que tem relação exclusivamente com elementos tecnológicos, representada por plataformas como jogos online, banners eletrônicos ou anúncios pagos. Toda comunicação feita por meio da internet é uma mídia digital.

    -------------------------------------------------------

    A própria questão diz: 

    ...empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis...

    ------------------------------------------------------
    Portanto NÃO SÃO A MESMA COISA !!!!

    Fonte: http://projetual.com.br/redes-sociais-midias-sociais-ou-midias-digitais-qual-e-a-diferenca/

  • Tomando um ranço enorme por essa banca. Péssimas provas de português, sem clareza nenhuma e cheia de interpretações próprias.

  • Em nenhum lugar do texto há referência para compreender ou mesmo inferir que "As pessoas que utilizam as redes sociais estão expostas socialmente."

  • em nehum momento o enunciado da questao remete ao texto. so e pedido pra analisar as frases dadas se estao corretas Zzz

  • Pensei que Adam ia mandar uma foto do próprio P.... kkkkkkkkkk


ID
657145
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

O texto anterior caracteriza-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

  • LETRA A

    b) Apesar da enumeração de paragráfos, o conteúdo do texto não é prescritivo
    c) Texto predominantemente formal, com a apresentação de dados e pesquisas
    d) Narrativas ocorrem no passado, o que não acontece no texto

  • Logo em baixo está:

    "observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ "

    Portanto, jonalístico.

  • GAB. A

    como um texto jornalístico, o que o torna acessível a qualquer leitor.


ID
657146
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

Considere o trecho a seguir.

As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo.

Substituindo o termo grifado por “afirma”, tem-se um(a) 

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DO CAPIROTO! :/

  • A FUMARC querendo ser FGV...O máxino que consegue é ser bizarra!

  • Questão mais sem noção!

  • c

     

  • Como assim?

  • Essa banca é bizarra... Sinceramente, os examinadores não têm capacidade técnica para avaliar da maneira que eles desejam. Deveriam descer do salto alto e fazer questões do nível técnico que eles realmente têm. Só questão sem pé, nem cabeça. Não dá pra saber o que eles querem realmente na questão!

  • Gabarito: C

    Não me pergunte o porquê.


ID
657147
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

As aspas sinalizam ironia em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    b) e d) - São traduções
    c) Sinaliza uma conotação


ID
657148
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

Analise as seguintes afirmativas:
I. No primeiro parágrafo do texto, o autor posiciona-se favoravelmente ao uso dos smartphones.
II. No 2º parágrafo, o autor posiciona-se desfavoravelmente ao uso dos smartphones.
III. A sugestão dada pelo autor, no 13º parágrafo, é avessa ao uso dos smartphones.
São CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • No 13º  paragrafo, entendi que é mais "controle" ao uso do celular do que "avesso".

  • Concordo com você cramer moraes.
  • RESPOSTAS ESTRANHAS DESSA PROVA ELE NAO É DESFAVORAVEL AO USO MAS SIM AO EXAGERO...AFF

  • Acredito que é passível de anulação a questão. No segundo parágro, em momento algum, o autor se posiciona em relação ao uso do celular se é bom ou ruim. Ele diz que ouve relatos dos outros, opnião dos outros, em momento nenhum ele expressou opnião própria.

  • Tomando um ranço enorme por essa banca. Péssimas provas de português, sem clareza nenhuma e cheia de interpretações próprias.

  • A sugestão dada pelo autor, no 13º parágrafo, é avessa ao uso dos smartphones.

    Não é avessa ao uso, mas sim ao USO EXCESSIVO. Banca subjetiva demais.

  • O item 3 (III) fica na mão do examinador colocar como certo ou errado> Subjetivo demais.

  • A banca foi muito subjetiva na afirmativa III. Ser "avesso" equivale a ser antagônico, contrário e hostil.

    O autor apenas recomendou uma solução comedida, econômica, parcimoniosa, ponderada e sóbria.

    A meu ver o gabarito é a letra "A".

    FONTE:

  • Nunca vi uma banca tão subjetiva.

  • Não é avessa, ele apenas indica controlar o uso: diz que ao sairmos de casa devemos deixar o smartphone nela.

    Se fosse avessa ao uso, deveria sugerir não termos o aparelho.

  • Ele não disse para não usarmos os smartphones, mas sim para usarmos menos.

    Vamo que vamo!

  • Muito brabo, tirou minhas dúvidas.


ID
657149
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

A frase “que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis”, do ponto de vista sintático, tem valor:

Alternativas
Comentários
  • Os alunos que estudaram conseguiram uma bela pontuação.

    Percebemos que a oração  e restritiva, com função sintática de Adjunto Adnominal, pois delimita, atribuindo uma característica própria daqueles alunos. Semanticamente, é função do adjetivo.

     

    Os alunos, que estudaram, conseguiram uma bela pontuação.

    No exemplo acima temos explicativa . Vemos que o termo entre vírgulas explica melhor o termo “alunos”. Por excelência, a cargo da análise sintática, essa função é do aposto.

  • O qual se sentem frustados e ausencia da vírgula. logo será RESTRITIVO.

    Gabarito B

  • nao tem virgula proximo ao pronome relativo e RESTRITIVA.

  • Tem valor restritivo.                gabarito: E

     

    Apenas os donos de smartphones que se sentem frustrados [...] 

  •              "Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis."


                 Colocando na ordem direta: "Ouvir relatos de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis/ é cada vez mais comum/ quando estes são sinceros."

     

                 É uma Oração subordinada adjetiva restritiva que está restringindo o sentido de sujeito oracional, notem que é cada vez mais comum ouvir relatos de donos de smartphones, mas não quaisquer de donos, dos "que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis". 

  • Texto Injuntivo: a finalidade é instruir o leitor

    Caractéristicas: 

    - Instrui o leitor acerca de um procedimento;

    - Induz o leitor a proceder de uma determinada forma;

    - Permite a liberdade de atuação ao leitor;

    - Utiliza linguagem objetiva e simples;

    Texto prescrito: obrigam, exigem, ordenam, impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que são referidas, sem margem para alterações.

     

    - Verbos no infinitivo, imperativo, presente do indicativo com indeterminação do sujeito

     

     

  • o que faz uma pessoa comentar colocando gabarito errado? Te falar, viu!

    Pra quem não é assinante, gabarito D.

    Restritiva - não tem vírgulas para ser explicativa.

  • Observe o seguinte trecho:

    ... donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais...

    A oração em destaque, introduzida pelo pronome relativo "que", é adjetiva do tipo restritiva. Isso significa que seu conteúdo limita (restringe) o sentido do termo antecedente "smartphones".

    Resposta: D

  • GABARITO - D

    Orações adjetivas são introduzidas por pronomes relativos

    Troque o "que " por " qual (ais) "

    ------------------------------------------------------------

    As orações adjetivas podem ser:

    Restritivas - Sem vírgulas

    Explicativas - Com vírgulas

  • GAB: D

    Restritivas - Sem vírgulas

    Explicativas - Com vírgulas


ID
657150
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

O uso do travessão no trecho anterior tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • em linguística, refere-se a um grupo de elementos linguísticos contíguos em um enunciado, ou seja, é uma unidade sintática composta de um ou mais vocábulos que formam orações. Na língua portuguesa, existem sintagmas verbais, nominais, adjetivais, adverbiais e preposicionais, de acordo com o núcleo do sintagma. O sintagma tem o paradigma como oposto.

  • Chamamos de sintagma nominal o grupo de vocábulos que se ligam a um núcleo substantivo. Logo, “O discurso daquele aluno” é um sintagma nominal (uma expressão), pois apresenta termos periféricos (o e daquele aluno) indissociáveis do substantivo discurso. Se alguém pergunta a você “o que provocou grande alegria no professor”, você não vai responder simplesmente que foi “o discurso”, mas sim “o discurso daquele aluno”, cujo núcleo da expressão (sintagma) é o substantivo, certo?
    Percebeu? Precisamos ir a fundo na identificação dos substantivos e no conceito de substantivação (apesar de já termos visto bastante em derivação imprópria), porque isso cai com certa frequência nas provas! Você vai ver mais à frente que o substantivo tem uma vitalidade tão grande na língua portuguesa, que o encontramos como núcleo das locuções adjetivas (barco à vela ou barco a vela), adverbiais (de manhã), prepositivas (ao encontro de) e conjuntivas (à proporção que).
    Inclusive, para variar, já vi questões em que a banca pediu que se marcasse a opção cuja oração destacada tinha valor/função de substantivo. Só que veremos isso com mais detalhes no capítulo de orações subordinadas substantivas. Caso queira dar um “pulão” até lá, fique à vontade, mas não recomendo ainda. Devagar também é pressa – percebeu que “devagar”, nesse contexto, é substantivo?

     

    PEstana (2012)

  • Não há nada disso nas aulas sobre travessão


ID
657151
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande paradoxo das redes sociais virtuais

Por Vinicius Pereira Colares em 12/02/2016 na edição 889

1º.§ Existe uma contradição inerente ao uso de mídias digitais. Essa afirmação comprova-se, principalmente, quando a ligamos ao smartphones. Ninguém usaria o celular por tanto tempo se não acreditasse de verdade nos benefícios dele. Poupar tempo, ser mais produtivo e ter acesso à informação em qualquer lugar são alguns dos aspectos positivos citados, geralmente.

2º. § Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir relatos, quando estes são sinceros, de donos de smartphones que se sentem frustrados com o tempo empreendido nas redes sociais ou em outros aplicativos inúteis. Na tentativa de 4 controlar sua rotina (e imagem), o indivíduo, em sua contemporaneidade, é cada vez mais vulnerável. 

3º. § Desde 2007, com o lançamento do primeiro aparelho celular com um sistema operacional próprio totalmente touch-screen (o primeiro iPhone da Apple), os hábitos mudaram. E mudam-se os hábitos, sabe-se, mudam-se as pessoas.

4º. § A psicóloga e socióloga do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, analisou a possibilidade de um novo tipo de comunicação estar surgindo com as novas tecnologias.

5º. § As amizades nesse cenário, por exemplo, mudaram. Hoje “a arte da amizade”, diz Turkle, virou a arte de saber dividir a atenção de alguém constantemente – com o smartphone, por exemplo. Quem nunca passou por uma situação parecida, de encontrar-se falando consigo mesmo, que atire a primeira pedra.

6º. § É a possibilidade de repensar um ato que faz com que, normalmente, um indivíduo não repita um erro. Para alcançar esse tipo de reflexão, porém, é preciso estar sozinho. Não é uma regra, mas é sozinho que o sujeito consegue ponderar sua existência individual e, respectivamente, perceber a independência daqueles que o cercam. As relações através das redes sociais impossibilitam, de certa forma, que tudo isso aconteça.

7º. § O termo fight over text – que significa mais ou menos “briga por mensagem de texto” – é extremamente ilustrativo para pensar esse aspecto. Um exemplo usado por Turkle: Adam teve uma discussão séria com sua namorada. Ou melhor, teve uma fight over text. Em uma situação onde ele seria tomado por um surto de pânico, Adam resolve mandar – e esse é o exemplo que a autora dá – uma foto de seu próprio pé (risos?) para a namorada. Isso alivia a situação e tudo acaba bem.

8º. § Essa possibilidade de esconder vulnerabilidades explica, de certa forma, o crescimento de aplicativos como o Snapchat (e suas mensagens “fantasmas”) e o Instagram. Nessas redes sociais, o Adam de Turkle é sempre o Adam que quer ser. Não é por um acaso que o Facetime, aplicativo da Apple onde os envolvidos conversam por vídeo, não deu tão certo quanto o esperado. 5

9º. § As mídias digitais e as redes sociais estão movimentando uma quantidade cada vez maior de pesquisas em torno de suas problemáticas. Termos como Fomo (Fear Of Missing Out – algo equivalente a “medo de perder algo”) estão tentando explicar o que está por trás do desenvolvimento de aplicativos e dispositivos.

10º. § Em Stanford, por exemplo, foi criado o Persuasive Technology Lab (Laboratório de Tecnologia da Persuasão). São estudados nesse centro, por exemplo, os mecanismos que causam essa espécie de “dependência” por parte do usuário das redes sociais. Os resultados desses estudos acabam gerando mais aplicativos de persistent routine (rotina persistente, quase um pleonasmo ) ou behavioral loop (comportamento repetitivo), que integram-se à nossa rotina e, na maioria dos casos, não são produtivos – e sim, distrativos.

11º. § O Instagram talvez venha a ser o melhor exemplo, definido como um produto habit-forming (ou criador de hábito). É comum conhecer pessoas que, ao acordar, assumem abrir o aplicativo antes mesmo de sair da cama. Isso se torna, em curto e médio prazo, o equivalente a despertar toda manhã e puxar a alavanca de uma máquina de apostas em um cassino.

12º. § Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções. E são esses indivíduos que tentam, com o uso das redes sociais, apropriar-se de uma imagem idealizada e controlar (ou contrariar) os atos do próximo.

13º. § Existem maneiras de tentar mudar isso. Deixar o smartphone longe da mesa enquanto faz uma refeição ou sair de casa sem o celular no bolso, por exemplo. Mas a melhor e mais valiosa dica é de Sherry Turkle: leia (ou releia) Walden, de Henry David Thoreau.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-grande-paradoxo-das-redes-sociaisvirtuais/ [adaptado]

Na frase “Essa incapacidade de controlar os próprios hábitos implica geralmente na falta de capacidade de controlar as próprias emoções.”, o verbo implica poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por:

Alternativas
Comentários
  • letra B

    nos outros teriam que ter mudanças não só de sentido como de correção gramatical

  • O verbo implicar nessa frase é pronominal e pede a regência em (em+a= na). Nesse caso, seu significado é envolver-se.

     

    Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/verbo-implicar.html

  • implicar

    verbo

    1.

    bitransitivo e pronominal

    envolver (alguém ou a si mesmo) em complicação, embaraço; comprometer(-se), envolver(-se).

    "o depoimento que prestou implicava-o na fraude"

     

    fonte: https://www.google.com.br/search?ei=A-b0Wbe0JcW8wASAoYKIAQ&q=implicar&oq=implicar&gs_l=psy-ab.3..0l10.2599.4221.0.4607.8.8.0.0.0.0.96.748.8.8.0....0...1.1.64.psy-ab..0.8.747...0i131k1.0.1Sdzw_fZGa4

  • Pois é mas o gabarito disse ser a letra A. 

  • "envolve" é a única VTI

  • IMPLICAR:

    REGÊNCIA:

    Os parlamentares implicaram-se em (ENVOLVERAM-SE) escândalos por causa do desvio de verbas públicas.

    Exceder o limite de velocidade nas rodovias federais implicará (CAUSARÁ) multas pesadas para o condutor do veículo.

    Os vizinhos implicaram com (CISMARAM) o novo morador.

  • Gabarito do QConcurso e também do arquivo original da prova: Letra B

    Quem quiser conferir: (questão 08 da Prova)

    Gab https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/24845644/c155eca482c0/gab_oficial_todos_cargos.pdf


ID
657157
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Folha de S. Paulo recebe várias críticas por erros cometidos em relação ao uso da norma padrão da Língua Portuguesa.


Servidor que manter greve ficará sem reajuste, diz governo. Folha de S. Paulo, 25 de agosto de 2012.


As críticas recebidas em relação à manchete acima referem-se a um erro de: 

Alternativas
Comentários
  • Conjugação verbal: os verbos são distribuídos em três diferentes grupos.

    a) 1ª conjugação: verbos terminados em -ar.

    b) 2ª conjugação: verbos terminados em -er.

    c) 3ª conjugação: verbos terminados em –ir.

    Obs: Os verbos terminados em –or (ex: compor, supor, pôr, dispor, etc), pelo fato de terem origem no antigo verbo poer, são considerados de 2ª conjugação. A vogal e, mesmo tendo desaparecido do infinitivo, aparece em algumas formas do verbo, exemplo: põe, pões, põem, etc.

    Obs: O imperativo não possui a 1ª pessoa do singular, pois não se prevê a ordem, o pedido ou o conselho a si mesmo.

  • Não tem volta: a Folha de S.Paulo, edição impressa, imortalizou o erro crasso em um de seus títulos de ontem:

    Servidor que manter greve ficará sem reajuste, diz governo

    O jornal corrigiu o erro hoje, na edição impressa. E ontem, na edição eletrônica:

    COTIDIANO (25.AGO, PÁG. C4) O título da reportagem sobre as greves dos servidores públicos foi erroneamente grafado. O correto é “Servidor que mantiver greve ficará sem reajuste, diz governo”.

    Duas observações:

    1ª) Se fosse o verbo oferecer ou compreender, por exemplo, a manchete seria, corretamente,

    Servidor que oferecer, que vender, que compreender…

    Por que, então, “Servidor que mantiver?” Porque manter é um verbo irregular, conjugado como o verbo ter, que sofre modificações na raiz da palavra.

    2ª) A leitura crítica pode salvar o redator de equívocos e vexames. Outro recurso valioso é dar ouvidos ao alarme sonoro: ele indica que algo não está “soando bem”. Neste caso, pare e investigue.

    fonte: http://www.clarezaecoerencia.com.br/2012/08/folha-de-s-paulo-erra-feio-no-portugues/

     

  • O erro está na conjugação verbal, veja:

     

    Servidor que manter greve ficará sem reajuste, diz governo. Folha de S. Paulo, 25 de agosto de 2012.

     

    Podemos constar que há uma ideia de condição e uma de certeza. O modo verbal que nos dá esse sentido de possibilidade, condição é o subjuntivo e o de certeza é o indicativo. O tempo verbal, em abos os modos, é o futuro. Portanto, a conjugação correta para o verbo manter é mantiver e o tempo verbal de ficar está correto. Dessa maneira mantém corrigida o tempo verbal da oração.

     

    Servidor que mantiver greve ficará sem reajuste, diz governo. Folha de S. Paulo, 25 de agosto de 2012.

  • LETRA B : Conjugação Verbal

    O Correto É : O SERVIDOR QUE MANTIVER GREVE FICARÁ SEM REAJUSTE, DIZ GOVERNO.

  • o erro está na conjugação verbal:

    o certo é :O SERVIDOR QUE MANTIVER GREVE FICARÁ SEM REAJUSTE, DIZ GOVERNO.

  • Letra B, erro de conjugação verbal.

     

    Servidor que mantiver greve ficará sem reajuste, diz governo.

  • TER e derivados + conector= apresentam como base TIVE.

    Exemplos: manter, deter, obter, entreter, reter, conter, abster...

  • Servidor que MANTIVER greve ficará sem reajuste, diz governo. Folha de S. Paulo, 25 de agosto de 2012.

     

    b)

    Conjugação verbal.

  • Mantiver = ter e derivado + conector = apresentam base TIVE.

    Ex: mantiveram, detiveram, obtiveram, entretiveram, retiveram, contiveram, abstiveram... dentre outros

  • "Servidor que MANTIVER greve, ficará sem reajusre, diz governo. Folha de S. Paulo, 25 de agosto de 2012."

  • Achei que o erro fosse de ortografia.

  • O equívoco gramatical está na forma "manter".

    Primeiramente devemos identificar o modo verbal. Como se trata de uma situação hipotética, está-se falando de modo subjuntivo.

    Além disso, trata-se de algo vindouro, o que nos faz identificar a flexão de futuro do subjuntivo.

    O verbo MANTER é derivado de TER, seguindo a conjugação deste.

    O verbo TER, no futuro do subjuntivo, é flexionado assim: "se eu tiver..."; "se tu tiveres..."; "se ele tiver...".

    Logo, o verbo MANTER será flexionado da seguinte forma: "se eu mantiver..."; "se tu mantiveres..."; "se ele mantiver..." .

    Ocorre um erro de conjugação verbal na redação. O correto seria: "Servidor que mantiver greve ficará sem reajuste, diz governo".

    Resposta: Letra B

  • GAB. B

    Servidor que mantiver greve ficará sem reajuste, diz governo. Folha de S. Paulo, 25 de agosto de 2012.


ID
657158
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Também será o último dia para conferir a peça "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz, O Musical". Com direção de João Fonseca, o texto resgata a tragetória do cantor, que é interpretado por Emílio Dantas.
http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/12/1564934-prepare-se-domingo-ea-ultima-chance-de-ver-cazuza-e-terca-insana-em-sp.shtml

No texto acima, há um erro de:

Alternativas
Comentários
  • erro de ortografia

     

    Trajetória é o nome dado ao percurso realizado por um determinado corpo no espaço, com base em um sistema de coordenadas pré-definido.

  • ''...Pro dia nascer feliz (...)''?

  • Trajetória se inscreve com J

  • Marlon, isso é uma citação, portanto não há erro de ourtografia por parte do texto, uma vez que se trata de uma simples transcrição;

  • Gabarito: letra C

    Na palavra "tragetoria", grafia correta "traJetória".

     

  • Achei que fosse isso:

    "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz, O Musical"

    escrito dessa forma:

    "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz : O Musical"

  • Não séria trajetória interpretada? Não há também um erro de corncordância nominal?

  • Não Nilda, nesse caso o que é interpretado é o texto, e não a trajetória. 

  • Resposta Correta letra C

     

    Conforme posto em tela analisaremos a frase 

    Também será o último dia para conferir a peça "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz, O Musical". Com direção de João Fonseca, o texto resgata a tragetória do cantor, que é interpretado por Emílio Dantas. (O erro apresentado é a escrita da palavra traGetória que esta com G ao invés de J, portanto palavra correta TraJetória - Ortografia)

  • Nilda, nesse caso a palavra "interpretado" está concordando com a palavra "cantor".

    Marlon, acredito que não tem erro em: "Pro Dia Nascer Feliz" por ser o título da peça. 

     

    Espero ter ajudado. Bons estudos.

  • Enquanto preposições, as palavras para e pro existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, devem ser usadas em situações diferentes, 

    Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. 

    Pro é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

    http://duvidas.dicio.com.br/para-ou-pra/ 

  • Eu achei que o erro estivesse em "pro dia nascer feliz", depois verifiquei o erro na palavra "trajetória".

  • "Interpretado" concorda com "cantor".

  • tra-je-tó-ri-a

  • TRAJETO = TRAJETÓRIA

  • Questao boba por sinal, porém necessita de atenção!

    traJetoria

  • TRAJETÓRIA.

  • Eu achei que o erro tava no Pro kkk

  • Palavras derivadas: TraJeto, TraJetória...

  • poxa vida, falta de atenção mata a questão. Um ponto precioso a menos....

  • Não sei comu errei eça qüestão, eu leíu tamto!

  • O meu erro foi achar, que, o erro estava na sintaxe! 

    depois da virgula começar com letra maiuscula:  "Cazuza -  Pro Dia Nascer Feliz, O Musical".

  • Falta de de atenção!

  • Eu pensava que a frase a ser analisada era, tão somente, esta ' Também será o último dia para conferir a peça "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz, O Musical". ' aff

  • Eu achei que Cazuza era com S...

  • Erro ortográfico: tragetória ( trajetória forma correta).

  • o texto resgata a tragetória do cantor, (trajetória)

  • Art. 124 da CF/88: "À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei".

  • Art. 124 da CF/88: "À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei".

  • Para responder esta questão, exige-se do candidato conhecimento em ortografia, morfologia e concordância, sintaxe. O candidato deve indicar o tipo de erro que aparece no trecho abaixo. Vejamos:

     "Também será o último dia para conferir a peça "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz, O Musical". Com direção de João Fonseca, o texto resgata a tragetória do cantor, que é interpretado por Emílio Dantas.

    O erro é na palavra "trajetória" que se escreve com J, e não com G.

    a) Incorreta.

    O erro de grafia não se enquadra em sintaxe, pois este estuda a função das palavras dentro da oração (sujeito, predicado, adjuntos, complementos...)

    b) Incorreta.

    O erro de grafia não se enquadra em regência, pois este basicamente estuda o termo que indica um complemento do verbo ou do substantivo, adjetivo ou advérbio ( iniciados por preposição).

    Ex: Assisto o  filme toda noite (errado)/

    Ex: Assisto ao filme toda noite (certo). O verbo "assistir" com sentido de observar exige a preposição "a".

    c) Correta.

    O erro de grafia é estudado em ortografia, assim, esta questão está correta.

    d) Incorreta.

    O erro de grafia não se enquadra em concordância, pois este se enquadra na sintonia de plural, gênero e número entre os termos que se relacionam.

    Ex: Os meninos jogou a partida (errado).

    Ex: Os meninos jogaram a partida (certo). A concordância deve ser feita no plural, pois "os meninos" estão no plural.

    Gabarito do monitor: C

  • trajeto = trajetória.