SóProvas



Prova IBADE - 2021 - VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO - Técnico de Enfermagem


ID
5018938
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira compreendendo a seleção brasileira ea padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou agravos no âmbito do SUS. O órgão competente para dispor sobre a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT, é a (o):

Alternativas

ID
5018941
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) fazem parte da estrutura e funcionamento das instituições dos serviços de saúde do SUS como componente da Rede de Atenção às Urgências. Considerar-se a UPA 24h em efetivo funcionamento quando desempenhar as seguintes atividades:

I - acolher os pacientes e seus familiares em situação de urgência e emergência;

II - funcionar como local de estabilização de pacientes atendidos pelo SAMU 192;

III - realizar consulta médica em regimes eletivos nos casos de menor gravidade;

IV - realizar atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem adequados aos casos demandados à UPA 24h.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • A

    I, II e IV.


ID
5018944
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um projeto do MS criado em 1994, ainda com o nome de Programa Saúde da Família (PSF). A ESF conta com uma equipe de trabalho multidisciplinar que atua em uma região geograficamente delimitada, e, segundo as orientações do MS, cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Estratégia de Saúde da Família (ESF).

    Segundo as orientações do MS, cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo 4.000 pessoas (LETRA B). Porém é recomendado que cada equipe fique com uma média de 3.000 pessoas. Isso consta na Portaria 2355 de 10 de outubro de 2013.


    Resposta do Professor:  B.

  • 4.000 pessoas.

  • Nenhuma das alternativas estão corretas. É no MÁXIMO 3.500 Pessoas.

  • Nenhuma das alternativas estão corretas. É no MÁXIMO 3.500 Pessoas.

  • Nenhuma das alternativas estão corretas. É no MÁXIMO 3.500 Pessoas.


ID
5018947
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das ESF e das Equipes de Atenção Básica para populações específicas. O NASF está organizado em duas modalidades que são o NASF 1 e NASF 2. Os profissionais que compõem o NASF 1 e 2, segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), são, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A portaria 2979 de 12/11/2019 revogou a portaria 3124 de 28/12/2012, onde acaba com as modalidades NASF 1, 2 e 3 e institui o programa " PREVINE BRASIL" que passou a ser o novo modelo de financiamento da AB.

  • Médico esteticista

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o NASF  (núcleo de apoio à saúde da família).

    Os profissionais que compõem o NASF 1 e 2, segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), são, Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.

    A questão pedia EXCETO:

    A) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Médico Acupunturista, Assistente Social e Profissional/Professor De Educação Física.

    B) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Farmacêutico, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo.  

    C) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Homeopata e Nutricionista.

    D) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Médico Pediatra, Psicólogo e Médico Psiquiatra. 

    E) Correto. Médico Esteticista não faz parte da equipe.


    Resposta do Professor:  E.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o NASF (núcleo de apoio à saúde da família).

    Os profissionais que compõem o NASF 1 e 2, segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), são, Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.

    Médico esteticista


ID
5018950
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos programas do SUS é o chamado “Hiperdia” que destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus atendidos na rede ambulatorial do SUS. A respeito do Hiperdia, é correto afirmar que:

I – permite gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados;

II – um dos objetivos do programa é a prevenção, diagnóstico e terapêutica mais precoce possível das complicações;

III – uma das funcionalidades do programa é a disponibilização de informações de acesso público com a identificação do portador;

IV – um dos benefícios desse programa é permitir conhecer o perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial e do diabetes mellitus na população.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • I, II, IV

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o programa  “Hiperdia" para acompanhamento de portadores de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus.

    I – Correto. Permite gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados pois é possível obter as informações de quem são essas pessoas e quais medicamentos ela utiliza para tratamento;

    II – Correto. Um dos objetivos do programa é a prevenção, diagnóstico e terapêutica mais precoce possível das complicações, através do monitoramento constante e intervenções de baixo custo;

    III – Incorreto. O programa não faz a disponibilização de informações de acesso público com a identificação do portador; ele é para acompanhamento dos portadores dessas comorbidades.

    IV – Correto. Um dos benefícios desse programa é permitir conhecer o perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial e do diabetes mellitus na população de uma determinada área, uma vez que esse cadastro é feito pela atenção básica à saúde.

    Resposta do Professor:  B) I, II e IV.


ID
5018953
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A organização e o desenvolvimento do processo de trabalho do NASF dependem de algumas ferramentas já amplamente testadas na realidade brasileira. Uma dessas ferramentas, constitui-se em um conjunto de propostas e de condutas terapêuticas articuladas para um sujeito individual ou coletivo por uma equipe multidisciplinar, estamos falando do (a):

Alternativas
Comentários
    • Apoio Matricial: a expressão "apoio" constitui-se como central na proposta do NASF e remete à compreensão de uma tecnologia de gestão denominada "apoio matricial" (NASF), que se complementa com o processo de trabalho em "equipes de referência" (equipe SF), que buscam mudar o padrão dominante de responsabilidade nas organizações: em vez de as pessoas se responsabilizarem por atividades e procedimentos, caracterizados como tecnologia dura e leve-dura, o que se pretende é construir a responsabilidade de pessoas para pessoas, caracterizada pelas tecnologias leves. Dessa forma, o apoio matricial agrega tanto a dimensão leve-dura, caracterizada pela assistência, responsável por produzir ação clínica direta com os usuários, quanto da tecnologia leve, caracterizada pela ação técnico-pedagógica, que produz apoio educativo com e para a equipe.
    • Clínica Ampliada: a proposta de Clínica Ampliada se direciona a todos os profissionais que fazem clínica, ou seja, os profissionais de saúde na sua prática de atenção aos usuários. Toda profissão faz um recorte, um destaque de sintomas e informações, cada uma de acordo com seu núcleo profissional. Ampliar a clínica significa ajustar os recortes teóricos de cada profissão às necessidades dos usuários. A discussão em equipe de casos clínicos, principalmente os mais complexos, é um recurso clínico e gerencial importantíssimo. A existência desse espaço de construção da clínica é privilegiada para o apoio matricial e, portanto, para o trabalho dos profissionais do NASF.
    • Projeto Terapêutico Singular (PTS): constitui-se em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Geralmente é dedicado a situações mais complexas. É uma variação da discussão de "caso clínico". Representa um momento em que toda a equipe compartilha opiniões e saberes na tentativa de ajudar a entender o sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para a definição de propostas de ações.
    • Projeto de Saúde no Território (PST): pretende ser uma estratégia das equipes de SF e do NASF para desenvolver ações efetivas na produção da saúde em um território, articulando os serviços de saúde com outros serviços e políticas sociais, de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia das comunidades. Deve iniciar-se pela identificação de uma área e/ou população vulnerável ou em risco. Tal identificação pode acontecer a partir de um "caso clínico" que chame a atenção da equipe, como uma idosa com "marcas de queda" e que pode ser vítima de violência.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o NASF  (núcleo de apoio à saúde da família). As definições apresentadas são dadas pelas políticas de saúde.

    A) Incorreto. Apoio Matricial acontece com o compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, e a articulação pactuada de intervenções entre NASF e Estratégia de Saúde da Familia (ESF).

    B) Incorreto. Clínica Ampliada faz parte da política de Humanização e é caracterizada pela doção de estratégias que acolhem as queixas do usuário que não estão relacionadas a um diagnóstico de saúde.  

    C) Correto. O Projeto Terapêutico Singular (PTS) um conjunto de propostas e de condutas terapêuticas que são propostas e articuladas para um sujeito individual ou coletivo pela equipe multidisciplinar do NASF. Esse projeto é acompanhado em conjunto pela ESF e NASF.

    D) Incorreto. Projeto De Saúde no Território (PST)
    é uma estratégia das equipes de ESF e NASF para desenvolver ações na produção da saúde no território articulando a outros serviços e políticas

    E) Incorreto. Não há Projeto Terapêutico Coletivo (PTC) na proposta de atuação do NASF com ESF. 


    Resposta do Professor: C.


ID
5018956
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Os princípios e diretrizes do SUS constituem os alicerces para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país. A base legal do SUS, apesar das diversas normatizações, decretos, portarias e medidas provisórias que atualizaram, alteraram ou revisaram seus aspectos, foi constituída fundamentalmente por três documentos que expressam os elementos básicos que estruturam e organizam o sistema de saúde brasileiro, que são:

Alternativas
Comentários
  • a Constituição Federal de 1988, a Lei 8.080/90 e a Lei 8.142/90

  • GAb a

    Poderíamos ficar entre A e D somente. O resto descartamos. Imagino q descartamos D pelo decreto ser mais novo (2011) q a lei 8142 que é de 1990, além de ser menos importante na escala de importância (lei é mais que decreto).

  • COMENTÁRIOS

    Primeiro ponto é o marco jurídico que é a CF/88. Depois, temos as leis orgânicas, que são: Lei 8080 90 e Lei 8142 90.

    RESPOSTA: A.


ID
5018959
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Um dos princípios do SUS é voltado para a identificação do espaço da diferença, e não espaço da igualdade. A concepção de um espaço regulador das diferenças, no sentido de reduzir ou atentar para as iniquidades ou diferenças. Isto é reconhecer a pluralidade e a diversidade da condição humana nas suas necessidades e nas suas potencialidades. Estamos falando da(o):

Alternativas
Comentários
  • Equidade: todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de saúde; como, no entanto, o Brasil contém disparidades sociais e regionais, as necessidades de saúde variam. Por isso, enquanto a Lei Orgânica fala em igualdade, tanto o meio acadêmico quanto o político consideram mais importante lutar pela equidade do SUS. Trata-se da igualdade da atenção à Saúde, sem privilégios ou preconceitos. O SUS deve disponibilizar recursos e serviços de forma justa, de acordo com as necessidades de cada um. O que determina o tipo de atendimento é a complexidade do problema de cada usuário. 

    Gabarito: C


ID
5018962
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, é correto afirmar que:

I - toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde;

II - é direito da pessoa, na rede de serviços de saúde, ter atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação;

III - toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços, ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde;

IV - toda pessoa tem o direito de seus familiares e acompanhantes serem informados sobre seu estado de saúde independente do seu consentimento.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Toda pessoa tem o direito de decidir se seus familiares e acompanhantes deverão ser informados sobre seu estado de saúde. Logo, IV está incorreta.

    Tornando-se I, II, III CORRETAS


ID
5018965
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são doenças ou agravos cuja etiologia não está diretamente relacionada a um agente biológico, mas às múltiplas causas de origem física, social, econômica e ambiental. A respeito da DANT, é correto afirmar que:

I - as DANT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores comportamentais de risco modificáveis como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade e as dislipidemias;

II - é objetivo da vigilância epidemiológica das DANT o conhecimento da distribuição, da magnitude e da tendência dessas doenças e de seus fatores de risco na população;

III – são exemplos de DANT a Hipertensão, Diabetes, Doenças Cardiovasculares - (Arteriosclerose), Neoplasias, Doenças Respiratórias Crônicas (Asma) e Hepatites;

IV – uma das ações prioritárias para o enfrentamento desses agravos consiste em ter uma Alimentação Saudável.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Hepatites não constitui uma DANT!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).

    I – Correto. As DANT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores comportamentais de risco modificáveis como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade e as dislipidemias; Por esse motivo é tão importante a atuação na mudança desses fatores de risco.

    II – Correto. É objetivo da vigilância epidemiológica das DANT o conhecimento da distribuição, da magnitude e da tendência dessas doenças e de seus fatores de risco na população; Através desse conhecimento é possível traçar estratégias de mudança para aquela população e um melhor acompanhamento.

    III – Incorreto. As Hepatites são doenças transmissíveis através de água e alimentos ou sangue e secreções;

    IV – Correto. Uma das ações prioritárias para o enfrentamento desses agravos consiste em ter uma Alimentação Saudável, com porções variadas em frações, com pouca ingestão de gorduras, industrializados e ultraprocessados.
    Resposta do Professor:  E) I, II e IV.


  • HEPATITE Não transmissível ?


ID
5018968
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem

A Parada cardíaca é a ausência de funcionamento mecânico do músculo cardíaco. A respeito da parada cardíaca, é correto afirmar que:

I - pode ser causada por uma grande variedade de distúrbios, incluindo IAM;

II - o paciente que sofre uma parada cardíaca perde a consciência lentamente;

II - não há respiração espontânea nem pulso palpável quando ocorre a parada cardíaca;

IV - o tratamento da parada cardíaca envolve medidas de suporte de vida básico e avançado em cardiologia.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas a de:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Parada cardíaca.

    I – Correto. Pode ser causada por uma grande variedade de distúrbios cardiocirculatórios, incluindo IAM que é quando o músculo do coração não consegue manter sua atividade;

    II – Incorreto. O paciente que sofre uma parada cardíaca perde a consciência abruptamente pois perde a oxigenação cerebral;

    II – Incorreto. não há pulso palpável quando ocorre a parada cardíaca; A falta de respiração espontânea é a parada respiratória.

    IV – Correto. O tratamento da parada cardíaca envolve medidas de suporte de vida básico de inicio como a massagem cardíaca e desfibrilação. Porém após é necessário instituir o suporte avançado em cardiologia para reestabelecimento do quadro.

    Resposta:  B) I e IV.


    Gabarito da Banca: Anulada.
    Gabarito do Professor: B.

ID
5018971
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Parada Cardiorrespiratória (PCR), se a circulação sanguínea não for restaurada em minutos, a parada cardíaca pode causar perda da pressão arterial, lesão encefálica e morte. Durante as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), a relação de compressões e ventilações que deve ser feita, por dois socorristas, até a chegada do desfibrilador (DEA) é a de:

Alternativas
Comentários
  • Relação compressão/ventilação

    30x2 para 1 ou 2 socorristas

    30x2 para 1 socorristas

    15x2 para 2 socorristas

    Fonte: Fonte:Manual operacional de bombeiros: resgate pré-hospitalar /Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. – Goiânia: - 2016.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR) e as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

    A relação de compressões e ventilações que deve ser feita, por dois socorristas, até a chegada do desfibrilador (DEA) é a de 30 compressões e 2 ventilações (letra B). Essa é a indicação do AHA para uma implementação satisfatória.


    Resposta do Professor: B.

  • A relação de compressões e ventilações que deve ser feita, por dois socorristas, até a chegada do desfibrilador (DEA) é a de 30 compressões e 2 ventilações (letra B). Essa é a indicação do AHA para uma implementação satisfatória.

  • Adulto/Adolescente: 30:2 com 1 ou 2 socorrista Criança/Bebê: 1 soc - 30:2 / 2 soc - 15:2

ID
5018974
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes capazes de produzir calor em excesso tais como, agentes térmicos, químicos ou elétricos. A respeito das queimaduras, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem a queimaduras.

    A) Incorreto. A extensão das queimaduras está relacionada com a Superfície Corporal Queimada (SCQ). O cálculo da SCQ é feito com a regra dos 9, criada por Wallace e Pulaski.

    B) Incorreto. Outro método usado para avaliar a extensão da SCQ é a regra da palma da mão, que considera a face palmar do paciente como 1% da sua pele.


    C) Incorreto. Queimaduras circulares em tórax devem ser avaliadas, principalmente em relação a limitação na expansibilidade pulmonar devido ao risco de hipo oxigenação. 


    D) Incorreto. Nos casos de queimaduras elétricas, recomenda-se a monitoração cardíaca contínua nas primeiras 24 a 48 horas e coleta seriada de enzimas CPK e CK-MB.


    E) Correto. O tratamento inicial visa interromper o processo da queimadura, com a remoção de roupas, joias e próteses, resfriamento local e proteção das lesões com tecido limpo, para evitar agravamento do quadro e aumento da lesão.


    Resposta do Professor: E.

  • Wallace e Pulaski criaram a regra dos 9.

    O tamanho da palma da mão equivale a 1%

    Monitorização cardíaca contínua por 24h a 48h e faça a coleta de sangue para a dosagem de enzimas (CPK e CKMB).


ID
5018977
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipotermia é a temperatura corporal central menor que 35°, frequentemente resulta de um quase afogamento em água fria, exposição prolongada a temperaturas baixas, doença ou debilidade que altera a homeostasia. A hipotermia pode ser classificada em leve, moderada e grave que correspondem as seguintes temperaturas, respectivamente:

Alternativas

ID
5018980
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema respiratório é constituído por fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. A respiração está dividida em três partes:

A - ventilação pulmonar;
B - trocas gasosas;
C - transporte de gases.

Que se caracteriza por:

( ) o ar que chega aos pulmões já foi filtrado, as partículas menores ficam presas no muco, a rede vascular aquece esse ar e as glândulas serosas umedecem o ar.
( ) o gás difunde-se do sangue para as células e das células para o sangue.
( ) transferência de oxigênio e gás carbônico pela membrana alveolar.

A sequência correta que define as três partes da respiração é:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o sistema respiratório e a sequencia da respiração.

    (A - ventilação pulmonar) o ar que chega aos pulmões através da entrada no nariz (fossas nasais, faringe, laringe, traquéia) e já foi filtrado pela pilosidade presente nesse trajeto. As partículas menores ficam presas no muco, a rede vascular aquece esse ar e as glândulas serosas umedecem o ar.

    (C - transporte de gases) o gás difunde-se do sangue para as células e das células para o sangue. Eles são transportados pelos glóbulos vermelhos do sangue.

    (B - trocas gasosas) transferência de oxigênio e gás carbônico pela membrana alveolar, dentro dos pulmões.

     

    Resposta do Professor:  D) A, C, B.


ID
5018983
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente J. H. C encontra-se internado em observação na unidade de pronto atendimento (UPA) aguardando transferência para uma unidade hospitalar. Foi prescrito a este paciente decadron 12mg, via endovenosa, porém, na farmácia da unidade só há disponível frasco de decadron 4mg/mL de 2,5mL. Após a realização do cálculo de medicamento pelo técnico de enfermagem o volume em ml que deverá ser administrado para atender corretamente a prescrição será de:

Alternativas
Comentários
  • 4 mg -------------- 1ml

    12mg ------------- X

    4x=12

    x=12/4

    x= 3 ml

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre calculo de soluções e medicamentos.

    prescrito decadron 12mg, via endovenosa,

    disponível frasco de decadron 4mg/mL de 2,5mL.


     4 mg ---- 1 ml

    12 mg ---- x ml


    X = 12/4 = volume em ml que deverá ser administrado para atender corretamente a prescrição será de 3 ml

    Resposta do Professor:  A) 3,0 mL.

  • 4 mg -------------- 1ml

    12mg ------------- X

    4x=12

    x=12/4

    x= 3 ml


ID
5018986
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei nº 7.498/86 que regulamenta o exercício profissional de enfermagem, é correto afirmar que:

I – o auxiliar de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão;

II - a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no conselho regional de enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício;

III - a enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação;

IV - o técnico de enfermagem exerce atividade de nível superior, envolvendo consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem e prescrição de enfermagem.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Lei nº 7.498/86 que regulamenta o exercício profissional de enfermagem.

    I – Correto. O auxiliar de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva e simples, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão do enfermeiro;

    II – Correto. A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas com curso de formação e inscritas no conselho regional de enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício;

    III – Correto. A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação;

    IV – Incorreto. O enfermeiro exerce atividade de nível superior, envolvendo consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem e prescrição de enfermagem. O técnico de enfermagem são atividades de nível médio.


    Resposta do Professor:  B) I, II e III.

  • – Correto. O auxiliar de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva e simples, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão do enfermeiro;

    II – Correto. A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas com curso de formação e inscritas no conselho regional de enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício;

    III – Correto. A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação;

    IV – Incorreto. O enfermeiro exerce atividade de nível superior, envolvendo consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem e prescrição de enfermagem.

    O técnico de enfermagem são atividades de nível médio.

  •  Correto. O auxiliar de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva e simples, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão do enfermeiro;

    II – Correto. A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas com curso de formação e inscritas no conselho regional de enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício;

    III – Correto. A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação;

    IV – Incorreto. O enfermeiro exerce atividade de nível superior, envolvendo consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem e prescrição de enfermagem.

    O técnico de enfermagem são atividades de nível médio.


ID
5018989
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a campanha “Está em suas mãos prevenir a sepse na assistência à saúde”, que reforça os principais momentos em que os profissionais de saúde devem realizar a higienização das mãos. São cinco momentos para higienização das mãos e tais recomendações são baseadas em evidências, testadas em campo e centradas no paciente, além de serem projetadas de forma fácil de aprender, lógica e aplicável em uma ampla gama de configurações. De acordo com a OMS, o segundo momento para higienização das mãos é:

Alternativas
Comentários
  • Os cinco momentos para higienização das mãos são: 1. Antes de contato com um paciente; 2. Antes da realização de procedimentos assépticos; 3. Após risco de exposição a fluidos corporais; 4. Após contato com um paciente; 5. Após contato com as áreas próximas ao paciente.
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a higienização das mãos. São cinco momentos:

    A) Momento 1 - antes de contato com um paciente.

    B) Momento 5 - após contato com as áreas próximas ao paciente. 

    C) Momento 2 -  antes da realização de procedimentos assépticos. 

    D) Momento 3 - após risco de exposição a fluidos corporais.  

    E) Momento 4 -  após contato com um paciente. 

    Resposta do Professor:  C.

  • sobre a higienização das mãos. São cinco momentos:

    A) Momento 1 - antes de contato com um paciente.

    B) Momento 5 - após contato com as áreas próximas ao paciente. 

    C) Momento 2 - antes da realização de procedimentos assépticos. 

    D) Momento 3 - após risco de exposição a fluidos corporais.  

    E) Momento 4 - após contato com um paciente. 

    Os cinco momentos para higienização das mãos são:

    1. Antes de contato com um paciente;

    2. Antes da realização de procedimentos assépticos;

    3. Após risco de exposição a fluidos corporais;

    4. Após contato com um paciente;

    5. Após contato com as áreas próximas ao paciente.

  • Os 5 momentos para a HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, segundo as recomendações da OMS:

    1 - Antes de contato com o paciente.

    2 - Antes da realização de procedimento asséptico.

    3 - Após risco de exposição a fluidos corporais.

    4 - Após contato com o paciente.

    5 - Após contato com as áreas próximas.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pd

  • Os 5 momentos para a HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, segundo as recomendações da OMS:

    1 - Antes de contato com o paciente.

    2 - Antes da realização de procedimento asséptico.

    3 - Após risco de exposição a fluidos corporais.

    4 - Após contato com o paciente.

    5 - Após contato com as áreas próximas.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pd


ID
5018992
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente o mundo está vivendo uma pandemia. A COVID-19 é uma doença causada pelo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com o MS, são sintomas da Covid-19, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a pandemia de COVID-19, doença causada pelo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2.

    De acordo com o MS, são sintomas da Covid-19: dor de garganta (letra A); dificuldade para respirar (letra B); perda de olfato (anosmia) (letra C); e alteração do paladar (ageusia) (letra E). Também são sintomas: febre, cansaço, desanimo, diarréia, sintomas gripais.

    Não é sintoma da infecção a alteração visual (letra D).

    Resposta do Professor:  D.

  • alteração visual.

  • Alteração visual.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a pandemia de COVID-19, doença causada pelo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2.

    De acordo com o MS, são sintomas da Covid-19: dor de garganta (letra A); dificuldade para respirar (letra B); perda de olfato (anosmia) (letra C); e alteração do paladar (ageusia) (letra E). Também são sintomas: febre, cansaço, desanimo, diarréia, sintomas gripais.

    Não é sintoma da infecção a alteração visual (letra D).


ID
5018995
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunização-PNI do MS tem como objetivo controlar, eliminar e/ou erradicar as doenças imunopreveníveis, mediante ações sistemáticas de vacinação da população. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a 1ª dose da vacina da Tríplice viral deverá ser administrada na criança aos:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Programa Nacional de Imunização-PNI do MS e o Calendário Nacional de Vacinação.

    A 1ª dose da vacina da Tríplice viral deverá ser administrada na criança aos 12 meses (letra E).

    A) Incorreto. Aos 3 meses é realizado a 1ª dose de Meningococcica C.

    B) Incorreto. Aos 6 meses são realizadas 3 dose de pentavalente e VIP. 

    C) Incorreto. Não há vacina aos 8 meses.

    D) Incorreto. Aos 9 meses é realizado a vacinação de febre amarela.

    E) Correto.

    Resposta do Professor:  E.

  • TRIPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBEOLA)

    • 1ª DOSE: AOS 12 MESES
    • 2ª DOSE: 10 A 19 ANOS.

    ATÉ 29 ANOS, 2 DOSES

    ENTRE 30 E 59 ANOS, 1 DOSE.

  • TRIPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBEOLA)

    • 1ª DOSE: AOS 12 MESES
    • 2ª DOSE10 A 19 ANOS.

    ATÉ 29 ANOS2 DOSES

    ENTRE 30 E 59 ANOS1 DOSE.

    A 1ª dose da vacina da Tríplice viral deverá ser administrada na criança aos 12 meses (letra E).

    A) Incorreto. Aos 3 meses é realizado a 1ª dose de Meningococcica C.

    B) Incorreto. Aos 6 meses são realizadas 3 dose de pentavalente e VIP. 

    C) Incorreto. Não há vacina aos 8 meses.

    D) Incorreto. Aos 9 meses é realizado a vacinação de febre amarela.