SóProvas



Prova Marinha - 2017 - CEM - Primeiro Tenente - Arquitetura e Urbanismo


ID
2495806
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Cabe à arquitetura amenizar as sensações de desconforto impostas por climas muito rígidos, além de propiciar ambientes que sejam tão confortáveis como os espaços ao ar livre em climas amenos. Nesse contexto, existem variados tipos de divisões climáticas, tanto no nível mundial quanto no próprio país. A classificação climática de A.N.Strahler divide o clima em quatro grandes zonas: clima frio, clima temperado, clima quente e úmido e clima quente e seco. Quanto ao clima quente e úmido e ao clima quente e seco pode-se afirmar que possuem

Alternativas
Comentários
  • CLIMA QUENTE E SECO – regiões desérticas próximas ao equador. Médias de temperatura muito altas e grande amplitude térmica, umidade baixa, a radiação solar é direta, quase sem a presença de nuvens e praticamente sem precipitação. Os ventos são quentes, secos e carregados de poeira.

    CLIMA QUENTE E ÚMIDO – regiões marítmas tropicais e subtropicais. Temperaturas médias altas, sazonais, com pouca variação entre o dia e noite. A umidade é muito alta, com nebulosidade frequente e precipitações fortes e irregulares. A radiação é difusa e os ventos são muito variáveis e podem ocorrer furacões. 

    A- grande amplitude térmica, com predominância de temperaturas altas. - clima quente e úmido tem pouca variação

    B- pequena amplitude térmica, com predominância de temperaturas amenas. - clima quente e seco tem grande amplitude

    C- grande amplitude térmica e podem ser encontrados entre 20° de latitude sul e 20° de latitude norte.

    D- amplitudes térmicas distintas e podem ser encontrados entre 30° de latitude sul e 30° de latitude norte.

    E- amplitudes térmicas distintas e temperaturas amenas. - ambos possuem temperaturas médias altas.


ID
2495809
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação ao consumo de água nos edifícios, para a redução de volumes utilizados e de desperdício de água, podem-se implementar ações econômicas, sociais e tecnológicas. Quanto às ações tecnológicas, pode-se afirmar que consistem em

Alternativas
Comentários
  • "Os equipamentos tecnológicos disponíveis são explicados a seguir, conforme John (2005, p. 33):

    O uso racional da água dentro de uma edificação pode ser alcançado, dentre outras ações, com o emprego de equipamentos hidráulicos e componentes economizadores, tais como restritores de vazão, bacias sanitárias de volume reduzido, arejadores, entre outros. Esses equipamentos podem ser classificados, segundo a forma de atuação para a otimização do consumo de água em: controle da vazão de utilização e controle do tempo de uso ou de uma combinação dessas variáveis.

    O uso racional da água pode ser alcançado de algumas maneiras, John (2007, p. 8) aponta algumas:

    [...] substituição de sistemas e componentes convencionais por economizadores de água, implementação de sistemas de medição setorizada do consumo de água, detecção e correção de vazamentos, do reaproveitamento de água e da reciclagem de água servida."


ID
2495815
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 2009, o Inmetro, com apoio do Procel Edifica, iniciou a implantação dos Regulamentos para Nível de Eficiência Energética de Edificações. Atualmente, a aplicação desses regulamentos é de caráter voluntário, entretanto de acordo com o Plano Nacional de Eficiência Energética, a etiquetagem será obrigatória para edificações públicas em um prazo máximo de 10 anos, para edificações comerciais e de serviços em até 15 anos, e para edificações residenciais em até 20 anos. A avaliação do nível de eficiência energética é feita por meio dos métodos descritos nos Regulamentos Técnicos da Qualidade (RTQs). Sendo assim, assinale a opção que apresenta esses métodos.

Alternativas
Comentários
  • "A avaliação do nível de eficiência energética é feita por meio dos métodos descritivos nos Regulamentos Técnicos da Qualidade (RTQs): método prescritivo e simulação. O primeiro é mais simplificado e pode ser utilizado para a maioria das edificações, já o segundo é utilizado para geometrias mais complexas".


ID
2495818
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das medidas mais usuais nas edificações para segurança contra incêndios é a instalação de extintores de incêndio. Quanto à altura máxima e mínima para essa instalação, pode-se afirmar que são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • 5.2.1.1 Quando os extintores forem instalados em paredes ou divisórias, a altura de fixação do suporte deve variar, no máximo, entre 1,6 m do piso e de forma que a parte inferior do extintor permaneça, no mínimo, a 0,10 m do piso acabado.


ID
2495821
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes, e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, orientando as ações de combate e facilitando a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio. Com relação aos requisitos básicos para sinalização de emergência, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 6.1.4 Sinalização de equipamentos de combate a incêndio A sinalização apropriada de equipamentos de combate a incêndio deve estar a uma altura de 1,8 m, medida do piso acabado à base da sinalização, e imediatamente acima do equipamento sinalizado. Ainda:

    c) quando o equipamento encontrar-se instalado em pilar, devem ser sinalizadas todas as faces do pilar que estiverem voltadas para os corredores de circulação de pessoas ou veículos;

  • GABARITO: C

    NPT 020 - Sinalização de Emergência (Corpo de Bombeiros)

    6.1.4 - Sinalização de equipamentos de combate a incêndio.

    A sinalização apropriada de equipamentos de combate a incêndio deve estar a uma altura de 1,8 m, medida do piso acabado à base da sinalização, e imediatamente acima do equipamento sinalizado. Ainda:

    a) quando houver, na área de risco, obstáculos que dificultem ou impeçam a visualização direta da sinalização básica no plano vertical, a mesma sinalização deve ser repetida a uma altura suficiente para a sua visualização;

    b) quando a visualização direta do equipamento ou sua sinalização não for possível no plano horizontal, a sua localização deve ser indicada a partir do ponto de boa visibilidade mais próxima. A sinalização deve incluir o símbolo do equipamento em questão e uma seta indicativa, sendo que o conjunto não deve distar mais que 7,5 m do equipamento;

    c) quando o equipamento encontrar-se instalado em pilar, devem ser sinalizadas todas as faces do pilar que estiverem voltadas para os corredores de circulação de pessoas ou veículos;

    d) quando se tratar de hidrante e extintor de incêndio instalados em garagem, área de fabricação, depósito e locais utilizados para movimentação de mercadorias e de grande varejo deve ser implantada também a sinalização de piso.


ID
2495824
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 10151 (Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas), visando ao conforto da comunidade, a determinação do Nível do Critério de Avaliação para ambientes externos em dB(A), e para áreas mistas predominantemente residenciais, diurna e noturna, respectivamente, é de

Alternativas
Comentários
  • Tabela 1 - Nível de critério de avaliação NCA para ambientes externos, em dB(A)

    Tipos de áreas Diurno Noturno

    Áreas de sítios e fazendas 40 35

    Área estritamente residencial urbana ou de hospitais ou de escolas 50 45

    Área mista, predominantemente residencial 55 50

    Área mista, com vocação comercial e administrativa 60 55

    Área mista, com vocação recreacional 65 55

    Área predominantemente industrial 70 60


ID
2495827
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto à ventilação natural, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "A ventilação natural proporciona a renovação do ar do ambiente, sendo de grande importância para a higiene em geral e para o conforto térmico de verão em regiões de clima temperado e de clima quente e úmido."


ID
2495830
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Faça a correlação entre os termos, segundo a resolução n° 237, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, e sua definição, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


TERMOS

I - Licença Ambiental

II - Licenciamento Ambiental

Ill - Estudos Ambientais

IV - Impacto Ambiental Regional


DEFINIÇÕES

( ) Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

( ) Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

( ) São todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, à instalação, à operação e à ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentando subsídios para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

( ) É todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.

Alternativas
Comentários
  • DEFINIÇÕES

    (II) Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

    (I) Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

    (III) São todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, à instalação, à operação e à ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentando subsídios para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

    (IV) É todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.


ID
2495833
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 2013, o Brasil figurou na Lista do Patrimônio Mundial com dezenove sítios, sendo doze culturais e sete naturais, os quais integram uma gama completa de patrimônio da pré-história à arquitetura moderna de Brasília. Para a sinalização do Patrimônio Mundial, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
2495836
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O concreto com armadura ativa pós-tracionada sem aderência (protensão sem aderência) é definido como aquele em que

Alternativas

ID
2495839
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma junta de dilatação é definida como qualquer interrupção

Alternativas

ID
2495842
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às estruturas de concreto, pode-se afirmar, quanto à agressividade do ambiente, que

Alternativas

ID
2495845
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto à representação de diferentes escalas de desenho na mesma folha, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NBR 8196/99

    4. Requisitos gerais

    4.2.1 Quando for necessário o uso de mais de uma escala na folha de desenho, além da escala geral, as demais escalas devem estar indicadas junto à identificação do detalhe ou vista a que se referem e, na legenda, deve constar a escala geral.


ID
2495848
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As representações de superfícies curvas em um plano envolvem extensões ou contrações que resultam em distorções. Sendo assim, as projeções cartográficas podem ser classificadas quanto

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA = B

    Método: Geométricas (geometria descritiva); analítica (matemática)

    Superfície de projeção: Planas (azimutais); cônicas; cilíndricas; poli-superfíciais.

    Propriedades: Equidistantes; conformes; equivalentes; afiláticas.

    Tipo de contato entre as superfícies de projeção e referências: Tangentes; secantes.


ID
2495851
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 15220 - Desempenho Térmico de Edificações, vigente desde abril de 2005, estabelece, na parte 03, o zoneamento bioclimático brasileiro e as diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Com relação ao tamanho das aberturas médias (A) para ventilação, pode-se afirmar que devem ter que percentual da área do piso?

Alternativas
Comentários
  • NBR 15220 - Desempenho Térmico de Edificações

    Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social ​

     

    Aberturas para ventilação    A (em % da área de piso)

    Pequenas                                10% < A < 15%

    Médias                                    15% < A < 25%

    Grandes                                   A > 40%


ID
2495857
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A lei n° 8666/93, de 21 de Junho de 1993 (Com as alterações das leis n° 8.883/94, n° 9.032/95 e n° 9.648/98), estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Quanto a essa lei, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a alternativa está incorreta porque diz ser opcionalmente precedida de licitação;

    de acordo com a lei referida, para aqueles serviços a licitação é necessária.

    "Art. 2º As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei."


ID
2495860
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tecnicamente, o resfriamento evaporativo híbrido inclui várias formas de resfriamento por efeito de vento (inverso ao efeito chaminé) podendo ser passivo ou forçado (ativo). Essa técnica provoca

Alternativas