SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CREMERS - Médico Fiscal


ID
3534052
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em um projeto, os objetivos específicos representam

Alternativas
Comentários
  • Muitos colegas marcaram a alternativa A, observem que tal conceito está mais ligado à EAP.

    GABARITO ALTERNATIVA C


ID
3534055
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa em que o trecho apresentado é gramaticalmente correto e adequado para compor um relatório.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    A) Cobramos a responsabilidade do diretor técnico do Hospital Mais Saúde, onde não vêm garantindo as mínimas condições de trabalho aos médicos → INCORRETO. O correto seria "o qual" ou "que", visto que o que está sendo retomado é uma pessoa e não um lugar (=diretor técnico).

    B) No inquérito a que se procedeu, ressalta a culpabilidade do auxiliar de enfermagem Fulano de Tal, sobre quem recai a acusação de exercício ilegal da medicina → CORRETO.

    C) O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul pergunta sobre a existência de normas sob o exercício da acupuntura e da fitoterapia, especialmente em relação a regulamentação destas práticas → INCORRETO. O correto é "sobre/acerca do".

    D) Venho solicitar providências para resolver a constante falta de medicações, como também, de equipamentos de monitoração e principalmente, profissionais no Hospital Mais Saúde → INCORRETO. O correto seria separar o advérbio em destaque por duas vírgulas ou eliminar a vírgula utilizada.

    E) A presente comunicação, decorre de exigência de análise de contas do administrador responsável, pelo controle interno de seu respectivo órgão de origem → INCORRETO. Vírgulas separando incorretamente o sujeito do verbo.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    a) Neste período ocorrem dois erros: o 1º é referente ao emprego de "onde". Tal vocábulo  corresponde a “em algum lugar", ou seja, indica permanência de algo ou alguém em determinado local físico. Tendo em vista que "diretor  técnico  do  Hospital" é uma pessoa, não um lugar, o correto é substituir pelo pronome relativo "o qual" ou "que"; já o 2º diz respeito à concordância do verbo 'vir". De acordo com a regra, tal verbo é conjugado sem acento na 3.ª pessoa do singular e com acento circunflexo na 3.ª pessoa do plural. Tendo em vista que no texto ele está concordando com "diretor  técnico  do  Hospital", que está no singular, o verbo deve ser empregado sem acento (vem) para que ocorra a devida concordância.


    b) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, todas as vírgulas foram empregadas corretamente, bem como as palavras grafadas e acentuadas de forma devida. Dessa forma, esta é a alternativa correta.

    c) Neste período ocorrem dois erros: o 1º é referente ao emprego da preposição "sob". Ela deve ser empregada em situações em que seu significado corresponde a “embaixo de", “em estado de", “sujeito à influência ou ao comando de algo ou alguém". Já a preposição "sobre" deve ser empregada em situações em que seu significado corresponde a “em cima de", “acima de" ou “a respeito de". Tendo em vista que no contexto da frase a preposição deve ter o sentido de “a respeito de", o correto é usar "sobre"; quanto ao 2º erro, ele diz respeito à ausência de crase em "em  relação a regulamentação". Sendo "em relação a" uma locução prepositiva e o último termo que a compõe, uma preposição, se houver um substantivo feminino após ela, haverá o encontro de duas vogais idênticas e a crase será obrigatória. Assim, como "regulamentação" é um substantivo feminino, deve ocorrer a crase e, então, o correto é "em  relação à regulamentação".
    d) Neste período ocorrem dois erros: o 1º é referente à ausência da preposição "de". Tendo em vista que antes de 'medicações' e 'equipamentos' há preposição, também deve haver antes de 'profissionais', que estão sendo empregados para explicar o que falta. Tal ausência está quebrando a ligação existente entre os vocábulos e, portanto, há ausência de paralelismo sintático; já o 2º erro ocorre devido ao emprego da vírgula após "principalmente". Sendo tal vocábulo um adjunto adverbial simples (formado por apenas uma palavra), mesmo ele estando deslocado, o uso da vírgula não é obrigatório, pois sua função é apenas de realçar. Entretanto, ao optar por usá-la, não pode empregar apenas uma, mas colocar duas (uma antes e outra depois) para isolar o vocábulo. Assim, o correto é ou retirar a que está após "principalmente", ou inserir mais uma antes para isolar.
    e) Neste período ocorre apenas um erro, que é referente ao uso da vírgula em "A  presente  comunicação, decorre", pois, de acordo com a regra, ela não pode ser empregada para separar o sujeito do seu predicado.

    Gabarito: Letra B
  • Basta saber que no inquérito policial há o relatório final.

  • Esse fulano de tal foi o que me fez errar porque pensei de forma literal onde alguém estaria escrevendo essa expressão


ID
3534061
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A ferramenta que permite a visualização de interfaces gráficas remotas por meio de uma conexão segura, em que o usuário pode acessar arquivos de outro computador, utilizando a Internet, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    O VNC (Virtual Network Computing) é um protocolo de internet que permite a visualização de interfaces gráficas remotas através de uma conexão segura. Trocando em miúdos, você pode ver e acessar todo o conteúdo de outro computador remotamente, através da internet. Geralmente é bastante utilizado por profissionais que prestam assistência técnica a outros usuários, já que esse protocolo permite a interação completa com o computador conectado (conhecido com VNC Server) pelo computador cliente (o VNC Viewer).

    Fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/o-que-e-vnc/

    Quanto as demais:

    A) Free Download Manager

     É um gerenciador de downloads gratuito e código aberto para Windows e macOS, com suporte a BitTorrent.

    C) Telnet

    É um protocolo de rede na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicação baseada em texto interativo bidirecional usando uma conexão de terminal virtual. 

    D) WinRAR

    É um software compactador e descompactador de dados. Possibilita comprimir e descomprimir arquivos nos formatos RAR, ZIP e muitos outros formatos de compactação.

    E) Recuva

    É um utilitário freeware para o Windows que serve para restaurar arquivos acidentalmente deletados do computador. Isso inclui arquivos que foram excluídos pelo comando "Esvaziar lixeira" e também imagens e outros arquivos que foram deletados da câmera digital ou tocadores de MP3.

    FONTE: Wikipédia.

  • Assertiva C

    VNC (Virtual Network Computing).

    Vnc é um software que possibilita a visualização e controle de máquinas remotas, independentemente de plataformas. Vnc é um simples protocolo de acesso remoto a interfaces gráficas de usuários, baseado no conceito de atualizações sequenciais retangulares de imagens (valor do pixel + posição x,y do pixel).

    Fonte. Eduardo

  • Os protocolos da camada de aplicação TELNET e SSH(Secure Shell) são utilizados para acesso remoto.

    A principal diferença entre TELNET e SSH é que o SSH utiliza criptografia, o que significa que todos os dados transmitidos na rede estão seguros contra escutas não autorizadas.

    (CESPE – DPU Agente Administrativo) Os protocolos de comunicação SSH e TELNET garantem comunicação segura, uma vez que os dados são criptografados antes de serem enviados Gab: Errado.

    Ferramentas de acesso remoto:

    • Real VNC

    • Teamviewer

    • Logmein

    • Skyflex

    • Screenleap

  • •TELNET utilizado para acesso remoto.

    • VNC(visualização de interfaces gráficas remotas )

  • Só tome cuidado com o seguinte:

    I) TELNET realmente não tem criptografia , contudo o protocolo SSH utiliza criptografia. ( usa uma chave secreta compartilhada na codificação e decodificação de uma mensagem do cliente e do servidor. Qualquer mensagem ou transferência de arquivos ou documentos são criptografadas nesse processo.)

    Bons estudos!

  • Gabarito: B

    Como não conhecia VNC achei que era TELNET, porém de acordo com meus resumos do Estratégia Concursos, TELNET: não garante comunicação segura de dados e senhas são compartilhadas em texto livre. O ideal seria algum tipo de autenticação, entre outros mecanismos de segurança.

    Já na questão:

    A ferramenta que permite a visualização de interfaces gráficas remotas por meio de uma conexão segura, em que o usuário pode acessar arquivos de outro computador, utilizando a Internet, é o(a): b)VNC.

    Enfim, vai pra quem também se confundiu!

    Que Deus abençoe cada um em seus estudos! ;)

  • Galera que tá com dúvida; VNC é um software, não um protocolo. Esse SW deve usar o protocolo TELNET ou, (muito mais provável devido à segurança), o SSH

  • Virtual Network Computing é um sistema de compartilhamento gráfico de desktop que usa o Remote Frame Buffer protocol para remotamente controlar outro computador.

  • O TELNET é um protocolo de acesso remoto utilizado através do prompt de comando do windows como também no interpretador de comando do Linux (shell). O TELNET não permite visualização de interface gráfica remota. Somente texto. Só aí já daria para matar a questão.

  • Errada

    Escorreguei nessa :/

    TELNET NÃO É SEGURO.

  • Utiliza CRIPTOGRAFIA :

    SSH

    VNC

    RDP

  • Questão boa para revisar! Ótimos comentários!

  • basicamente, TELNET é o acesso remoto mediante linhas de comando (tela preta) e o VNC, vc vê o computador em sua integralidade, como se estivesse na frente dele.

  • Interface gráfica é o desktop.


ID
3534070
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o recurso do programa Microsoft Word 2013 que permite fazer referências a lugares específicos no documento, como, por exemplo, títulos, notas de rodapé e legendas, e que é definido como um hiperlink no qual o rótulo é gerado automaticamente.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Referencia Cruzada:  faz referências a lugares específicos no documento, como, por exemplo, títulos, notas de rodapé e legendas, e que é definido como um hiperlink no qual o rótulo é gerado automaticamente.

  • Gabarito E

    .

    INDICADOR X REFERENCIA CRUZADA:

    Indicador é uma conexão genérica

    Ex: Um documento que tem várias palavras de "Word" vai se relacionar ao capitulo do Word

    Referencia Cruzada é uma conexão específica

    Ex: Um documento que tem uma palavra "Microsoft" pode colocar um hiperlink para ir na página da internet ou outro objeto do texto (Referência Cruzada para apenas uma palavra)

    .

    O assunto é mais distinto mas tentei especificar as diferenças pois vi vários errarem.....

  • Assertiva E

    Referência Cruzada

  • Link(ou Hiperlink) - permite criar uma ligação a outros arquivos, páginas web, endereços de e-mail e localizações dentro do próprio documento.

    Indicadores - marcam partes importantes de um documento para referenciar de forma mais fácil futuramente.

    Referência cruzada - Refere-se ao texto que aparece em algum lugar do documento.

  • Gabarito: Letra E, Referência cruzada.

    Índice remissivo: tem a função de listar os termos e os tópicos descritos. Para criá-lo, é necessário marcar a entrada.

    A VAGA É MINHA!!

  • LETRA E

  • Guia REFERENCIAS - LEGENDASReferencia Cruzada – Faça referência a lugares específicos no documento. Uma referência cruzada é um hiperlink no qual o rótulo é gerado automaticamente. Serve para incluir o nome do item ao qual está fazendo referência.

  • Uma referência cruzada permite criar vínculos com outras partes do mesmo documento. Por exemplo, você pode usar uma referência cruzada para criar vínculo com um gráfico que aparece em algum lugar no documento. A referência cruzada aparece como um link que leva o leitor até o item referenciado.

    Gabarito letra "E"

  • Referência Cruzada é um recurso do Word que permite criar vínculos com outras partes do próprio documento, ou seja, referência cruzada faz referência a um item que se encontra em outro local dentro do documento.


ID
3534073
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à computação em nuvem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    A computação em nuvem proporciona às empresas a possibilidade de processarem suas aplicações e armazenarem os dados fora do ambiente corporativo, ou seja, em estruturas conhecidas como datacenters.

  • Assertiva A

    A computação em nuvem proporciona às empresas a possibilidade de processarem suas aplicações e armazenarem os dados fora do ambiente corporativo, ou seja, em estruturas conhecidas como datacenters.

  • Computação em nuvem, é a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador. O termo geralmente é usado para descrever centros de dados disponíveis para muitos utilizadores pela Internet.

  • Odeio essa Banca.

  • Antigamente as empresas precisavam reservar um espaço físico chamado de CPD (ou Data center) - dependendo do tamanho, era comum reservar um andar inteiro - além disso, ainda tinham gastos com funcionários para fazer a manutenção, gastos com aquisição de outros equipamentos, enfim... bem trabalhoso.

    Hoje é possível transferir essa responsabilidade contratando o serviço de Centro de Dados de uma empresa especializada, que no geral tem seus próprio Data Centers e "alugam" espaços, de modo que através da nuvem é possível acessar todos os dados.

    Algumas vantagens dos serviços de cloud computing: Redução de custos, liberação de espaço físico, redução de consumo de energia e de gasto com pessoal e transferência de responsabilidade.

  • Graças ao prof Cesar Vianna, agora entendi esse assunto!! show!!

  • O elemento central do processamento e do armazenamento dos dados na nuvem é a internet; (para ter acesso/trabalhar/manipular esses dados na nuvem é necessário que tenha acesso à internet)

    Algumas as nuvens existentes no mercado são públicas, pois o objetivo é o compartilhamento de recursos. “Nuvens privadas” também fazem parte do conceito de computação em nuvem.

    A maior vantagem dessa nova tecnologia é que sua arquitetura permite que, por exemplo, uma organização escolha um determinado modelo para a arquitetura dos seus aplicativos.

    Na computação em nuvem, a forma de se operar a tecnologia da informação (TI) é por meio da utilização de um modelo com base na aquisição de equipamentos (hardware/software/datacenters) ou serviços (armazenagem de dados);

    A computação em nuvem proporciona às empresas a possibilidade de processarem suas aplicações e armazenarem os dados fora do ambiente corporativo, ou seja, em estruturas conhecidas como datacenters.

  • Avante PMPR! #Pertenceremos!

  • Letra (A) BENEFÍCIOS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

    Reduz os custos do usuário na aquisição de hardware e software;

    Fornece diversos serviços de computação, dentre os quais, banco de dados, servidores e softwares;

    Permite acesso remoto às informações.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} Os possíveis benefícios relacionados ao uso da computação em nuvem nas organizações incluem a economia de energia elétrica. (CERTO)

    2} A computação na nuvem permite ao usuário alocar recursos de forma dinâmica e em tempo real, o que possibilita o ajuste entre a necessidade e os recursos. (CERTO)

    3} O usuário pode acessar, seus dados armazenados na nuvem, independentemente do sistema operacional e do hardware que esteja usando em seu computador pessoal. (CERTO)

    4} A possibilidade de monitorar e controlar os recursos utilizados na computação na nuvem proporciona maior transparência tanto para o provedor quanto para o consumidor do serviço. (CERTO)

    [...]

    RESUMO

    Serviço na nuvem é muito mais rápido comparado a computação tradicional.

    Os recursos da computação em nuvem são administrados em tempo real.

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Através da computação na nuvem:

    - O usuário pode acessar as aplicações independentemente do seu sistema operacional, sem se preocupar com a estrutura para executá-las, como hardware, controle de segurança, manutenção etc.

    - Compartilhamento de informações e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, pois todos os usuários acessam as aplicações e os dados da nuvem.

    - O usuário pode contar com alta disponibilidade. Se um servidor parar de funcionar, por exemplo, outros da estrutura continuam a oferecer o serviço.

    - O usuário pode precisar instalar um programa cliente em seu computador ou dispositivo móvel. Mas, nesse caso, todo ou a maior parte do processamento (e até mesmo do armazenamento de dados) fica na nuvem.

    Vamos conferir as alternativas:

    A) A computação em nuvem proporciona às empresas a possibilidade de processarem suas aplicações e armazenarem os dados fora do ambiente corporativo, ou seja, em estruturas conhecidas como datacenters.

    Certa.

    B) Na  computação  em  nuvem,  a  forma  de  se  operar  a  tecnologia da informação (TI) é por meio da utilização  de  um  modelo  com  base  na  aquisição  de  equipamentos, e não com base em serviços.

    Errada. Tudo na nuvem opera como um serviço, e o usuário adquire (pagamentos recorrentes) espaços de utilização de recursos de hardware, infraestrutura, plataforma e software.

    C) A maior desvantagem dessa nova tecnologia é que sua  arquitetura  não  permite  que,  por  exemplo,  uma  organização  escolha  um  determinado  modelo  para  a  arquitetura dos seus aplicativos.

    Errada. A nuvem é flexível e permite que diferentes sistemas acessem a mesma base de informações.

    D) Todas as nuvens existentes no mercado  são públicas, pois o objetivo é o compartilhamento de recursos. “Nuvens  privadas" não fazem parte do conceito de computação em nuvem.

    Errada. Existem algumas classificações quanto à construção das nuvens. As nuvens privadas são construídas e usadas por uma empresa. As nuvens públicas são oferecidas para todos os usuários. As nuvens híbridas utilizam parte da nuvem pública e parte de uma nuvem privada. E as nuvens comunitárias são construídas por várias empresas que compartilham seus recursos de forma privada.

    E) O elemento central do processamento e do armazenamento dos dados na nuvem é o computador pessoal (desktop).

    Errada. Como a computação na nuvem é a computação na Internet, o elemento central do processamento e do armazenamento de dados é o servidor de um provedor de serviços na nuvem.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gabarito: Letra A.

    A) A computação em nuvem proporciona às empresas a possibilidade de processarem suas aplicações e armazenarem os dados fora do ambiente corporativo, ou seja, em estruturas conhecidas como datacenters.

    Certa.

    B) Na computação em nuvem, a forma de se operar a tecnologia da informação (TI) é por meio da utilização de um modelo com base na aquisição de equipamentos, e não com base em serviços.

    Errada. Tudo na nuvem opera como um serviço, e o usuário adquire (pagamentos recorrentes) espaços de utilização de recursos de hardware, infraestrutura, plataforma e software.

    C) A maior desvantagem dessa nova tecnologia é que sua arquitetura não permite que, por exemplo, uma organização escolha um determinado modelo para a arquitetura dos seus aplicativos.

    Errada. A nuvem é flexível e permite que diferentes sistemas acessem a mesma base de informações.

    D) Todas as nuvens existentes no mercado são públicas, pois o objetivo é o compartilhamento de recursos. “Nuvens privadas" não fazem parte do conceito de computação em nuvem.

    Errada. Existem algumas classificações quanto à construção das nuvens. As nuvens privadas são construídas e usadas por uma empresa. As nuvens públicas são oferecidas para todos os usuários. As nuvens híbridas utilizam parte da nuvem pública e parte de uma nuvem privada. E as nuvens comunitárias são construídas por várias empresas que compartilham seus recursos de forma privada.

    E) O elemento central do processamento e do armazenamento dos dados na nuvem é o computador pessoal (desktop).

    Errada. Como a computação na nuvem é a computação na Internet, o elemento central do processamento e do armazenamento de dados é o servidor de um provedor de serviços na nuvem.


ID
3534076
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É o envio de mensagem eletrônica não solicitada a um grande grupo de usuários. Normalmente, tem caráter apelativo, com fins publicitários. Com o desenvolvimento da Internet e a evolução das mensagens eletrônicas, caracteriza‐se como um dos principais problemas da atualidade.

André Quintão. Pai real no mundo virtual. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados Editora, 2013. p. 64 (com adaptações).

Assinale a alternativa que apresenta o conceito abordado no texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Chave da questão:

    É o envio de mensagem eletrônica não solicitada a um grande grupo de usuários. Normalmente, tem caráter apelativo, com fins publicitários.

    Os tipos de spam identificados até o momento são correntes, boatos, lendas urbanas, propagandas, ameaças, pornografia, códigos maliciosos, fraudes e golpes, spIM (spam via Instant Messenger), spam via redes sociais e spit (spam over internet telephony).

    Quem nunca viu no Face alguma mensagem com uma criança toda entubada, com um texto pedindo doações ou correntes do tipo ''se você não repassar acontecerá tal coisa''.

    Quanto as demais:

    A) PHISHING(pescaria) : Mensagem não solicitada que se passa por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir usuários ao fornecimento de dados pessoais e financeiros.

    C) TROJAN: Programa, normalmente recebido como um "presente" (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

    D) ENGENHARIA SOCIAL: Método de ataque onde uma pessoa faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.

    E) ROOTIKIT: Conjunto de programas que tem como finalidade esconder e assegurar a presença de um invasor em um computador comprometido. É importante ressaltar que o nome rootkit não indica que as ferramentas que o compõem são usadas para obter acesso privilegiado (root ou Administrator) em um computador, mas sim para manter o acesso privilegiado em um computador previamente comprometido.

    Fonte: https://www.antispam.br/glossario/

  • Assertiva b

    envio de mensagem eletrônica não solicitada = spam

  • Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail).

    Spams estão diretamente associados a ataques à segurança da Internet e do usuário, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de códigos maliciosos, disseminação de golpes e venda ilegal de produtos.

    Fontes: https://cartilha.cert.br/spam/ - https://antispam.br/identificar/

  • os cursinhos online usam muito SPAM.

  • SPAM - Termo usado para se referir aos e-mails não solicitados geralmente enviados para um grande número de pessoas com finalidade comercial.

  • Pra quem quiser saber mais sobre esse tal de "Rootkit"

    ------

    ROOTKIT

    ➥ Também chamado de Caixa de Ferramentas, são programas maliciosos que infectam o sistema dezenas de vezes sem que o usuário perceba, permanecendo ocultos no computador.

    ➥ Em outras palavras, é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    [...]

    Modos de Uso: Tais programas e técnicas pode ser usado para:

    ✓ Manter acesso privilegiado em um computador comprometido;

    ✓ Esconder as atividades dos atacantes;

    ✓ Tornar oculta sua presença pelos usuários e por mecanismos de proteção.

    [...]

    Modo de Ativação: Os rootkits são ativados antes que o sistema operacional do computador esteja totalmente iniciado, renomeando arquivos de sistema, o que torna difícil sua remoção. Eles são normalmente utilizados para instalar arquivos ocultos, que servem para interceptar e redirecionar dados privados para o computador de quem criou o malware.

    ► Suas atividades permanecem ocultas no computador e podem ser instaladas de forma remota.

    [...]

    QUANTO À SUA REMOÇÃO

    ➥ A remoção pode ser complicada ou praticamente impossível, especialmente nos casos em que o rootkit reside no kernel.

    ➥ Ele é capaz de subverter o software (qualquer ferramenta de segurança) que se destina a encontrá-lo.

    [...]

    Importante! ☛ O nome rootkit não indica que os programas e as técnicas que o compõe são usadas para obter acesso privilegiado a um computador, mas sim para mantê-lo.

    [...]

    SUA HISTÓRIA

    ► Antigamente: Rootkits inicialmente eram usados por atacantes que, após invadirem um computador, os instalavam para manter o acesso privilegiado, sem precisar recorrer novamente aos métodos utilizados na invasão, e para esconder suas atividades do responsável e/ou dos usuários do computador.

    ► Atualmente: Apesar de ainda serem bastante usados por atacantes, os rootkits atualmente têm sido também utilizados e incorporados por outros códigos maliciosos para ficarem ocultos e não serem detectados pelo usuário e nem por mecanismos de proteção.

    [...]

    RESUMO

    Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC

    rootKIDS: crianças brincam de se esconder...rsrs

    [...]

    ____________

    Fontes: Techtudo; Cartilha de Segurança; Estratégia Concursos; Questões da CESPE; Colegas do QC.


ID
3534079
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n.º 2.077/2014, que dispõe sobre a normatização do funcionamento dos serviços hospitalares de urgência e emergência, bem como do dimensionamento da equipe médica e do sistema de trabalho, não se aplica

Alternativas
Comentários
  • Art. 1° Esta resolução se aplica aos Serviços Hospitalares de Urgência e

    Emergência, públicos e privados, civis e militares, em todos os campos de

    especialidade.

    Parágrafo único. Entende-se por Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência

    os denominados prontos-socorros hospitalares, pronto-atendimentos hospitalares,

    emergências hospitalares, emergências de especialidades ou quaisquer outras

    denominações, excetuando-se os Serviços de Atenção às Urgências não

    Hospitalares, como as UPAs e congêneres.


ID
3534082
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de cinquenta anos de idade procurou um serviço hospitalar de urgência, entretanto o hospital se encontrava com superlotação.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta de acordo com a Resolução CFM n.º 2.077/2014, que dispõe sobre a normatização do funcionamento dos serviços hospitalares de urgência e emergência.

Alternativas
Comentários
  • Art 2 - Parágrafo único. O tempo de acesso do paciente à Classificação de Risco deve ser imediato, sendo necessário dimensionar o número de classificadores para atingir este objetivo.

    Art. 3º Todo paciente que tiver acesso ao Serviço Hospitalar de Urgência e Emergência deverá, obrigatoriamente, ser atendido por um médico, não podendo, sob nenhuma justificativa, ser dispensado ou encaminhado a outra unidade de saúde por outro profissional que não o médico.

    Art. 14. O tempo máximo de permanência dos pacientes nos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência será de até 24h, após o qual o mesmo deverá ter alta, ser internado ou transferido.

    Art. 18.Uma vez acionado em função da superlotação, o diretor técnico do hospital deverá notificar essa circunstância ao gestor responsável e ao Conselho Regional de Medicina, para que as medidas necessárias ao enfrentamento de cada uma das situações sejam desencadeadas.

    Parágrafo único. Nos casos de recusa ou omissão por parte do gestor, o diretor técnico deverá comunicar imediatamente o fato ao Ministério Público, dando ciência ao Conselho Regional de Medicina.


ID
3534085
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O diretor clínico é o representante do corpo clínico do estabelecimento assistencial perante o corpo diretivo da instituição. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do regramento do corpo clínico das instituições de saúde.

Alternativas

ID
3534088
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No que se refere ao regulamento técnico para funcionamento dos serviços de atenção obstétrica e neonatal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - 15.3 O Serviço de Atenção Obstétrica e Neonatal deve disponibilizar à vigilância sanitária as informações referentes ao monitoramento dos indicadores, durante o processo de inspeção sanitária ou de investigação de surtos e eventos adversos.

    15.4 O Serviço de Atenção Obstétrica e Neonatal deve encaminhar à vigilância sanitária local o consolidado dos indicadores do semestre anterior, nos meses de janeiro e julho.

    B - 9.1 O Serviço deve permitir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher no acolhimento, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

    C - 9.4 O serviço deve garantir a adoção de alojamento conjunto desde o nascimento.

    9.8.3.1 No caso de impossibilidade clínica da mulher de permanecer no alojamento conjunto, o recém-nascido sadio deve continuar nesse ambiente, enquanto necessitar de internação, com a garantia de permanência de um acompanhante.

    D - 9.7.6 garantir que o atendimento imediato ao recém-nascido seja realizado no mesmo ambiente do parto, sem interferir na interação mãe e filho, exceto em casos de impedimento clínico;

    E - 4.7 O Serviço de Atenção Obstétrica e Neonatal deve ter documento formal estabelecendo os serviços de referência e contrareferência, para garantir a continuidade da atenção.

    4.7.1 As ocorrências relacionadas à referência e contra-referência devem ser registradas no prontuário de origem.

    4.7.2 Os procedimentos de referência e contra-referência devem ser acompanhados por relatório de transferência legível, com identificação e assinatura de profissional legalmente habilitado, que passará a integrar o prontuário no destino.


ID
3534091
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto ao consentimento livre e esclarecido nas pesquisas que envolvam seres humanos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 48 Código de Ética Médica Capítulo XII Ensino e pesquisa médica

    É vedado ao médico:

    Art. 101. Deixar de obter do paciente ou de seu representante legal o termo de consentimento livre e esclarecido para a realização de pesquisa envolvendo seres humanos, após as devidas explicações sobre a natureza e as consequências da pesquisa.

    Parágrafo único. No caso do sujeito de pesquisa ser menor de idade, além do consentimento de seu representante legal, é necessário seu assentimento livre e esclarecido na medida de sua compreensão.

    B - RESOLUÇÃO Nº 196, DE 10 DE OUTUBRO DE 1996

    VII - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA-CEP

    Toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa.

    VII.2 - Na impossibilidade de se constituir CEP, a instituição ou o pesquisador responsável deverá submeter o projeto à apreciação do CEP de outra instituição, preferencialmente dentre os indicados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS).

    IV.2 - O termo de consentimento livre e esclarecido obedecerá aos seguintes requisitos:

    b) ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa que referenda a investigação;

    C - RESOLUÇÃO Nº 196, DE 10 DE OUTUBRO DE 1996

    V.6 - Os sujeitos da pesquisa que vierem a sofrer qualquer tipo de dano previsto ou não no termo de consentimento e resultante de sua participação, além do direito à assistência integral, têm direito à indenização.

    V.7 - Jamais poderá ser exigido do sujeito da pesquisa, sob qualquer argumento, renúncia ao direito à indenização por dano. O formulário do consentimento livre e esclarecido não deve conter nenhuma ressalva que afaste essa responsabilidade ou que implique ao sujeito da pesquisa abrir mão de seus direitos legais, incluindo o direito de procurar obter indenização por danos eventuais.

    D - RESOLUÇÃO Nº 196, DE 10 DE OUTUBRO DE 1996 - V.3 - O pesquisador responsável é obrigado a suspender a pesquisa imediatamente ao perceber algum risco ou dano à saúde do sujeito participante da pesquisa, conseqüente à mesma, não previsto no termo de consentimento. Do mesmo modo, tão logo constatada a superioridade de um método em estudo sobre outro, o projeto deverá ser suspenso, oferecendo-se a todos os sujeitos os benefícios do melhor regime.

    E - RESOLUÇÃO Nº 196, DE 10 DE OUTUBRO DE 1996 

    d) as pesquisas em pessoas com o diagnóstico de morte encefálica só podem ser realizadas desde que estejam preenchidas as seguintes condições:

    - documento comprobatório da morte encefálica (atestado de óbito);

    - consentimento explícito dos familiares e/ou do responsável legal, ou manifestação prévia da vontade da pessoa;

    - respeito total à dignidade do ser humano sem mutilação ou violação do corpo;

    - sem ônus econômico financeiro adicional à família;

    - sem prejuízo para outros pacientes aguardando internação ou tratamento;

    - possibilidade de obter conhecimento científico relevante, novo e que não possa ser obtido de outra maneira;


ID
3534094
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n.º 2.056/2013 determinou aos Conselhos Regionais de Medicina a criação de departamentos de fiscalização da profissão de médico e de serviços médico‐assistenciais. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta quanto à composição e às prerrogativas dos membros desse departamento.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFM nº 2.056/2013

    A, C e D- Art. 1º. Os Conselhos Regionais de Medicina organizarão e manterão, nas áreas de suas respectivas jurisdições, atividades de fiscalização do desempenho técnico e ético da medicina, por meio do Departamento de Fiscalização, integrado por conselheiros, delegados, médicos fiscais e médicos fiscais ad hoc, podendo contar, também, com assistente administrativo em sua organização. (Modificado pela Resolução CFM n. 2.214/2018).

    B - § 1º. A Coordenação do Departamento de Fiscalização será obrigatoriamente desempenhada por conselheiro.

    E - § 2º. A designação de médicos fiscais ad hoc deverá, sempre, ser realizada mediante portaria assinada pelo coordenador de Fiscalização e a duração desta designação estará restrita àquela ação específica.

  • Gabarito E

    A. Está apenas incompleta, pois é integrado por: conselheiros, delegados, médicos fiscais e médicos fiscais ad hoc, podendo contar, também, com assistente administrativo em sua organização.

    B. A coordenação será desempenhada pelo ocupante do cargo de médico fiscal, preenchido mediante concurso público. → A coordenação será desempenhada pelo conselheiro.

    C. Os conselheiros poderão integrar o departamento, desde que aprovados em concurso para médico fiscal.

    D. Os conselheiros do Conselho Regional de Medicina estão impedidos de desempenhar as funções de fiscalização.

    C e D → Os conselheiros não podem participar de concurso público para seleção de médico fiscal e podem desempenhar funções de fiscalização.


ID
3534097
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da interdição do exercício ético‐profissional dos médicos, em estabelecimentos de assistência médica ou hospitalização, por não apresentarem as condições exigidas como mínimas na Resolução CFM n.º 2.056/2013 e nas demais legislações pertinentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Art. 7º. O coordenador do Departamento de Fiscalização, ao encaminhar as irregularidades constatadas ao presidente e/ou diretor secretário do Conselho Regional de Medicina, deverá juntar cópia do(s) respectivo(s) processo(s) de fiscalização e, sempre que possível, instruí-lo com os antecedentes do profissional, do estabelecimento ou da organização fiscalizados constantes no arquivo do órgão.

    Art. 8º. A regularização da situação determinará o arquivamento do processo de fiscalização, por despacho do presidente e/ou coordenador do Departamento de Fiscalização.

    Parágrafo único. As sindicâncias em tramitação na Corregedoria obedecerão ao estabelecido no Código de Processo Ético-Profissional.

    Art. 9º. A não regularização da situação determinará a continuidade do processo de fiscalização, independentemente de outras providências tomadas, inclusive de interdição ética.

    B e C- Sua aprovação torna as regras deste Manual obrigatórias, que devem ser seguidas por todos os médicos, incluindo os diretores técnicos médicos e autoridades administrativas, públicas e privadas cuja ação interfira de modo direto ou indireto no ensino e no trabalho dos médicos. Na ausência de qualquer dos itens relacionados como essenciais neste documento, o médico estará impedido de exercer a profissão, quer em seu consultório privado, quer nos ambientes onde a ação seja coletiva ou compartilhada, como ambulatórios, hospitais e assemelhados. Vale salientar que condições outras, não consideradas essenciais, também poderão ser reclamadas para a segurança do ato médico, portanto, dependendo da conjugação de fatores relativos ao respeito às normas sanitárias, de edificação, de eletricidade ou hidráulica, bem como ao respeito a regras ambientais, poderão determinar a interdição cautelar apontada neste normativo.


ID
3534100
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo o Código de Processo Ético‐profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. A conciliação entre as partes somente será admitida nos casos em que não envolvam lesão corporal de natureza grave (art. 129, §§ 1º a 3º do Código Penal), assédio sexual ou óbito do paciente, e dependerá de proposta do conselheiro sindicante ou de outro membro da Câmara, com aprovação da câmara de sindicância.

    § 1º Após a aprovação do relatório conclusivo da sindicância, não será mais cabível a proposta de conciliação.

    § 2º É vedado qualquer acerto pecuniário no âmbito da conciliação.

    § 3º Proposta e aceita a conciliação pelas partes, após sua homologação pela câmara de sindicância, não caberá qualquer recurso.

    § 4º No caso de a conciliação não obter êxito, a sindicância prosseguirá em seus termos.


ID
3534103
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às eleições dos conselheiros e respectivos suplentes do Conselho Federal de Medicina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D - Art. 32. O Conselho Federal de Medicina será composto de dez (10) membros e de outros tantos Suplentes, todos de nacionalidade brasileira sendo nove (9) dêles eleitos por escrutínio secreto perante o próprio Conselho Federal, em assembléia dos Delegados dos Conselhos Regionais, e o restante será eleito pela Associação Médica Brasileira.

    Art. 27. O voto será pessoal e obrigatório em tôdas as eleições, salvo doença ou ausência comprovada do votante da região, devidamente justificadas.

    § 1º Votarão somente os médicos inscritos na jurisdição de cada Conselho Regional e quando provarem quitação de suas anuidades.

    § 2º Os médicos eventualmente ausentes da sede das eleições enviarão seus votos em sobrecarta dupla, opaca, fechada e remetida, sob registro pelo correio, juntamente com ofício ao Presidente do Conselho Regional e com firma reconhecida.

    Art. 31. Por falta injustificada à eleição incorrerá o médico faltoso na multa de duzentos cruzeiros (Cr$200,00), cobrada na reincidência.

  • Lei nº3.268, 30 de setembro de 1957

    Art. 4 O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 28 (vinte e oito) conselheiros titulares, sendo:        

    I – 1 (um) representante de cada Estado da Federação;      

    II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e         

    III – 1 (um) representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira.       

  • D) Haverá um representante e um respectivo suplente indicados pela Associação Médica Brasileira, além dos eleitos. (gabarito)

    O CFM compor-se-á de 28 conselheiros titulares, sendo:

    ·        1 de cada Estado

    ·        1 do DF

    ·        1 suplente indicado pela Associação Médica.


ID
3534106
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Durante campanha para conselheiros de determinada regional, uma das chapas anunciou que, caso fosse vitoriosa, diminuiria o valor da anuidade para os médicos residentes.

Com base nessa situação hipotética e de acordo com a legislação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI No 3.268, DE 30 DE SETEMBRO DE 1957.

    Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina; e (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004)


ID
3534109
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um médico foi convidado para participar de um programa de televisão que abordava o seguinte assunto: calvície.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta segundo o Código de Ética Médica.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM N°2217/2018

    Cap V - RELAÇÃO COM PACIENTES E FAMILIARES

    É VEDADO AO MÉDICO:

    Art. 37 Prescrever tratamento e outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em

    casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse

    caso, fazê-lo imediatamente depois de cessado o impedimento, assim como consultar,

    diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.


ID
3534112
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina

Os serviços de saúde pública podem ser prestados de diversas formas, entre elas, por meio de organizações sociais (OS). No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3534115
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme a legislação sanitária a respeito do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3534118
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a Resolução CFM n.º 2.153/2016, que dispõe sobre a nova redação do Manual de Vistoria e Fiscalização da Medicina no Brasil, e com a I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o equipamento considerado como recomendado, mas não obrigatório, nas emergências é o(a)

Alternativas

ID
3534121
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto ao exercício das atividades dos membros da equipe de fiscalização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - § 3º. É livre o acesso dos membros da equipe de fiscalização a qualquer estabelecimento, ou dependência de estabelecimento, onde se exerça de forma direta ou indireta a prática médica, obrigando-se o diretor técnico médico, qualquer médico ou o funcionário responsável pelo serviço, a assegurar as plenas condições para que o trabalho seja realizado com eficiência e segurança.

    B, C e E - Art. 5º No exercício de suas atividades, os membros da equipe de fiscalização adotarão as seguintes providências:

    I - Verificar se os serviços fiscalizados estão de acordo com a atividade declarada pelo médico na prática privada, no contrato social registrado de pessoas jurídicas e, nos estabelecimentos públicos, o que consta como sua atividade-fim, bem como regularizados no Conselho Regional de Medicina.

    II - Lavrar o Termo de Vistoria.

    III - O Termo de Vistoria especificará as condições encontradas no serviço fiscalizado, podendo utilizar, inclusive, métodos de imagem que confirmem os dados coletados, evitando a identificação de pacientes quando os registros envolverem a imagem de pessoas.

    IV – Havendo irregularidades, será lavrado juntamente com o Termo de Vistoria, se necessário, o Termo de Notificação.

    § 1º O Termo de Vistoria será entregue ao fiscalizado, obrigatoriamente, ao final de cada fiscalização;

    D - § 5º O médico intercambista estará sujeito à fiscalização pelo CRM.


ID
3534124
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo o que afirma o Manual de Vistoria e Fiscalização do Conselho Federal de Medicina acerca de documentações e comissões, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - b. As principais ocorrências do plantão devem ser assentadas em Livro próprio ao término de cada jornada de trabalho;

    B - Art. 15. São serviços de assistência médica: hospitais gerais ou especializados, serviços hospitalares de urgência e de emergência médicas, serviços que pratiquem hospitalização de qualquer natureza, unidades básicas de saúde, centros de saúde, ambulatórios gerais e especializados, consultórios médicos institucionais, de pessoas jurídicas ou de pessoas físicas individuais, bem como serviços com características peculiares, como os postos de Saúde da Família, os centros de atenção psicossocial (Caps), serviços médicos comunitários, serviços de diagnóstico médico e serviços de perícia médica.

    § 1º. Tais serviços só poderão funcionar mediante prévia inscrição no Conselho Regional de Medicina da jurisdição, com a indicação de seu diretor técnico médico quando pessoa jurídica.

    C - Resolução CFM nº 1638/02, art. 3º - Tornar obrigatória a criação das Comissões de Revisão de Prontuários nos estabelecimentos e/ou instituições de saúde onde se presta assistência médica.

    D - No momento da vistoria, foi observado o mesmo anestesista assistindo simultaneamente mais de uma cirurgia

    OBS: O fiscal tem que avaliar a escala dos profissionais do dia e o mapa cirúrgico. A regra só se aplica para cirurgia eletiva. Nos casos de emergência não. Se marcar SIM, gera irregularidade. Resolução CFM nº 2174/17

    E - Resolução CFM nº 2152/16, Regulamento das Comissões de Ética, Cap. II, art. 3º, alínea a: Nas instituições com até 30 médicos não haverá a obrigatoriedade de constituição de Comissão de Ética Médica, cabendo ao diretor clínico se houver, ou ao diretor técnico, encaminhar as demandas éticas ao Conselho Regional de Medicina

  • Gabarito E

    A. As principais ocorrências do plantão deverão ser assentadas nos prontuários dos pacientes ao término de cada jornada. → Livro próprio.

    B. Nos ambulatórios de porte médio e pequeno, é dispensável o registro de diretor técnico. → Os ambulatórios de porte médio e pequeno são de serviços de assistência médica, logo só poderão funcionar mediante prévia inscrição no CRM da jurisdição, com a indicação de seu diretor técnico médico quando pessoa jurídica.

    C. É opcional a criação das Comissões de Revisão de Prontuários nos estabelecimentos e(ou) nas instituições de saúde onde se presta assistência médica. → É obrigatória.


ID
3534127
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme o Manual de Vistoria e Fiscalização do Conselho Federal de Medicina, o médico fiscal de um Conselho Regional, ao vistoriar determinado hospital, onde se realizem internações de pacientes, deverá notificar a seguinte irregularidade:

Alternativas
Comentários
  • A - artigo 5º, do anexo I, da Resolução CFM nº 2.056/2013, d) não contar com médicos diaristas em instituições onde se proceda internação hospitalar;

  • Demais itens parecem estar mais a cabo da vig sanitária e vig do trabalho


ID
3534130
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O médico responsável técnico de uma unidade de saúde implantou o prontuário eletrônico.


Considerando‐se essa situação hipotética, os prontuários de papel

Alternativas
Comentários
  • O disposto no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, elaborado, conforme convênio, pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Informática em Saúde garante que, para eliminar o papel, os sistemas informatizados para guarda e manuseio de prontuários de pacientes, atendam integralmente aos requisitos do “Nível de garantia de segurança 2 (NGS2)”.

ID
3534133
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A articulação das políticas e dos programas a cargo das Comissões Intersetoriais abrangerá, em especial, o(a)

Alternativas

ID
3534136
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

É necessária a expedição de selo de qualidade dos sistemas informatizados para que estejam de acordo com o Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, aprovado por resolução do Conselho Federal de Medicina, mediante convênio específico com o(a)

Alternativas

ID
3534139
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A edição de resolução do Conselho Federal de Medicina em relação à telemedicina gerou elevada polêmica, que acabou por provocar sua revogação. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3534142
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Está incluída no campo de atuação do SUS a

Alternativas

ID
3534145
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um médico clínico geral do SUS necessita de encaminhar um paciente para especialista.


Considerando‐se esse caso hipotético, ele deverá acessar o sistema de

Alternativas

ID
3534148
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a legislação do SUS, contará com regramentos diferenciados de acesso ao SUS, compatíveis com suas especificidades e com a necessidade de assistência integral à sua saúde, o(a)

Alternativas

ID
3534151
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para o atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o órgão competente para dispor sobre a RENAME.

Alternativas

ID
3534154
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos a serem aplicados anualmente pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, aquelas decorrentes de

Alternativas

ID
3534157
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O SUS, de que trata a Lei n.º 8.080/1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com a(s) seguinte(s) instância(s) colegiada(s):

Alternativas

ID
3534160
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para se obter o diagnóstico de epidemia, é importante observar alguns cuidados, descartando uma série de outras circunstâncias que podem explicar porque o número de casos da doença superou o valor esperado, como, por exemplo,

Alternativas

ID
3534163
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sua incidência é maior em áreas de grande concentração populacional e precárias condições socioeconômicas e sanitárias. A distribuição dessa doença é mundial, sendo considerada como a doença infecciosa que mais mata no mundo, superando mortes causadas pela AIDS e pela malária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima‐se que, no mundo, em 2015, ocorreram cerca de 10,4 milhões de novos casos. Em 2015, trinta países concentraram 87% do total desses casos, sendo que o Brasil ocupa a 20.ª posição na lista dos países prioritários para seu controle. Há uma tendência decrescente do coeficiente de incidência no País, sem variações cíclicas ou sazonais, necessária para interromper sua cadeia de transmissão.

A doença descrita no texto acima é a

Alternativas

ID
3534166
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a classificação das epidemias de acordo com sua progressão no tempo, o surto que se estende até que se esgote o número de suscetíveis devido a fatores como difusibilidade, curto período de incubação (sua duração excede em muito o período de incubação) e abundância de formas clínicas e inaparentes, constituindo‐se em vários focos de propagação, onde a curva pode apresentar várias ondas epidêmicas e, às vezes, o período transcorrido entre as ondas é compatível com o período de incubação da doença, tendo como exemplos surtos de infecções respiratórias, cólera, sarampo, varíola, entre outros, corresponde à

Alternativas

ID
3534169
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O modo de transmissão de doenças que causam surtos apresenta algumas características que demandam procedimentos especiais. Muitas vezes é difícil estabelecer a etiologia da doença, pois, em geral, esses surtos são produzidos por vários agentes etiológicos e se expressam por variadas manifestações clínicas. Por essa razão, diferentemente das outras doenças também importantes para o Sistema de Vigilância Epidemiológica, não há definições de casos preestabelecidas. A notificação de casos só se torna obrigatória quando se suspeita da ocorrência de surto. Essas doenças são transmitidas por meio de

Alternativas

ID
3534172
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Exclui‐se como elemento da responsabilidade civil do médico o(a)

Alternativas

ID
3534175
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à greve médica, assinale a alternativa correta.

Alternativas