SóProvas



Prova UFU-MG - 2017 - UFU-MG - Técnico em Radiologia


ID
2449903
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Manoel é Técnico em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, devidamente efetivado após a aprovação no estágio probatório. Manoela, sua esposa, que se dedicava integralmente a cuidar da casa e dos filhos, fora aprovada em concurso público para o Ministério da Defesa em Brasília-DF, no qual fora regularmente empossada e onde ocupa o atinente cargo de Técnico Administrativo e respectivas funções. Assim, visando a trabalhar na mesma Instituição que sua cônjuge, Manoel poderá:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 36 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Dar-se-á a remoção, a pedido, para outra localidade, independentemente de vaga, para acompanhar cônjuge ou companheiro, ou por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente, condicionada à comprovação por junta médica.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    I - de ofício, no interesse da Administração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    II - a pedido, a critério da Administração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    TRF-2 - AGRAVO DE INSTRUMENTO AG 9702274095 RJ 97.02.27409-5 (TRF-2)

    Data de publicação: 04/11/1999

    Ementa: ADMINISTRATIVO - SERVIDOR PÚBLICO - REMOÇÃO - ART36 DA LEI8112 /90 - DEFERIMENTO DE TUTELA ANTECIPADA. I - Não pode o servidor invocar o instituto da remoção para acompanhamento de cônjuge, quando a hipótese é d eprovimento originário em cargo público, certo que, ao candidatar-se ao concurso, o candidato sabia que tocaria à Administração o direito de proceder à lotação das vagas, conforme sua conveniência e oportunidade. II - A dicção do texto legal "para acompanhar cônjuge"pressupõe deslocamento deste. Assim, não tem direito ao benefício do parágrafo único do art36 da Lei nº 8112 /90 aquele que, já sendo casado, assume cargo em local diverso para, em seguida, pleitear retorno ao domicílio de origem, do qual seu cônjuge jamais se afastara. III - Agravo provido para cassar a decisão recorrida.

  • a) E. Isso (chamado transferência) não existe mais na legislação em vigor. Ele poderá solicitar remoção a pedido.
    b) C
    c) E. Concurso para o Rio de Janeiro sendo que Ele deseja ir para Brasília? Isso não faz sentido algum
    d) E. Ele não tem vinculo com o Ministério da Defesa, portanto pedir remoção lá é impossível. 
     

  • se aprovado dentro do numéro de vagas do órgão que tem lotação em Brasilia deverá pedir remoção ? rsrs é porque as outras questões estão bemmmm erradas, porque senão caberia um belo recurso nisso aí

     

    Bons estudos

  • Pra quê pedir remoção se for aprovado dentro das vagas do Ministério de Defesa?

    Questão sem sentido!

  • Essa questão devia ter sido anulada, não tem gabarito, não há o que descutir. Banca sacana, fiz essa prova. Não acataram o recurso. 

  • Atenção quanto a esta questão:

    GABARITO ORIGINAL: assertiva B.

    GABARITO OFICIAL APÓS DESPACHO DECISÓRIO DO MAGNÍFICO REITOR: questão anulada.

    Fonte: DIRPS-UFU Concurso Público para Técnico-Administrativo - Edital 08/2017.


ID
2449906
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional no Serviço Público, a moralidade da Administração Pública

Alternativas
Comentários
  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

     

  • Contribuindo:

     

    Legalidade + Finalidade = moralidade

     

    bons estudos

  • Correta, C

    Complementando:

    No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valoresmorais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

  • GABARITO C

     

    A imoralidade nasceu e desenvolveu-se ligada a idéia de desvio de poder, ou seja, ilegalidade quanto aos fins.

    Além de ser a junção da distinção entre: bem e o mal; o legal e o ilegal; o justo e o injusto; o conveniente e o incoveniente; o honesto e o desonesto.

     

    DEUS SALVE O BRASIL.

     

     

  •                                                                       DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

                                           Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

                                                                                                 CAPÍTULO I

                                                                                                    Seção I

                                                                                      Das Regras Deontológicas

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    gaba  C

     

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.429

       Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • Errei a questão por achar que finalidade é sempre publica, não pode haver equilibrio, porém é só nos Ato ADM pelo visto.

  • letra C- um ato pode ser formalmente legal, mas imoral basta que tenha sido eregido com finalidade outra que não o bem comum. Violação ideológica da lei. Algo quase sempre dificil de caracterizar justamente pela aparente correcao do ato administrativo. equilibrio entre finalidade e legalidade condição para moralidade de um ato.

  • O equilibrio entre a LEGALIDADE e FINALIDADE, na conduta do servidor publico, é que podera consolidar a moralidade do ato administrativo.

    Letra  C 

  • De boa, pra mim todas pareceram erradas. Acertei por escolher a menos pior...

  • Na letra C a palavra "equilibrio" é a chave dq questão, pq há situações em que a moralidade deve se sobrepor à legalidade. Não há exclusividade em uma ou em outra, caso da questão A.

  • DAS REGRAS DEONTOLÓGICAS:

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    GABARITO: C
     

  • LETRA C

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.


ID
2449909
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Configura-se improbidade administrativa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b).

     

     

    a) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o dano ao erário, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou importem enriquecimento ilícito podem ser concretizados sem a lesão ao erário.

     

    * DICA: RESOLVER A Q484645.

     

     

    b) "Para que o terceiro seja responsabilizado pelas sanções da Lei n.°8.429/92 é  indispensável que seja identificado algum agente público como autor da prática do ato de improbidade. Assim, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda."

     

    * Portanto, a presença do agente público é requisito indispensável para a caracterização de ato de improbidade administrativa. Sem a sua participação, não há ato de improbidade administrativa.

     

    Fonte: http://www.dizerodireito.com.br/2014/03/nao-e-possivel-ajuizar-acao-de.html

     

     

    c) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o enriquecimento ilícito, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou causem prejuízo ao erário podem ser concretizados sem o enriquecimento ilícito.

     

     

    d) Há outros atos de improbidade administrativa independentemente de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Logo, a expressão "somente" torna a assertiva errada.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Para caracterização do ato de improbidade administrativa, não é necessário que o objeto da ação se consume de fato. Basta o agente público ter praticado um ato, ou ter deixado de fazê-lo, de maneira ilegal. Mesmo que não tenha ocorrido prejuízo ao erário, ou enriquecimento ilícito, de fato, o agente e terceiros que eventualmente tenham concorrido para a prática do ato deverão ser responsabilizados.

  • Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

     


    GABARITO -> [B]

  • GABARITO B

     

    ERRADA - Art. 21 da LIA - As sanções da LIA independe: (I) da efetiva ocorrencia de dano ao patrimonio publico, salvo quanto a pena de ressarcimento (II) aprovação ou rejeição das contas pelo orgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. Vale ressaltar que na interpretação do STJ o dano é imprescindível para configurar AIA -  somente se houver lesão ao Erário.

     

    CORRETA - art. 1º + art. 3 da LIA - somente se praticada por agente público ou com a participação deste.

     

    ERRADA - Vide A - somente se houver enriquecimento ilícito.

     

    ERRADA - Vide A - somente se se retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. 

  • Configura-se improbidade administrativa:

     

    a- INCORRETA: somente se houver lesão ao Erário.

    Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

    - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento;

     

    b- CORRETA somente se praticada por agente público ou com a participação deste.

    Para que o terceiro seja responsabilizado pelas sanções da Lei n.° 8.429/92 é indispensável que seja identificado algum agente público como autor da prática do ato de improbidade.

    Assim, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda.

    STJ. 1ª Turma. REsp 1.171.017-PA, Rel. Min. Sérgio Kukina, julgado em 25/2/2014 (Info 535).

     

    c- INCORRETA: somente se houver enriquecimento ilícito.

     Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o enriquecimento ilícito, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou causem prejuízo ao erário podem ser concretizados sem o enriquecimento ilícito.

     

     

    d- INCORRETA: somente se retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. 

    Há outros atos de improbidade administrativa independentemente de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Logo, a expressão "somente" torna a assertiva errada.

     

     

     

    Copiei as resposta dos comentários abaixo, apenas gosto de colocar as perguntas junto pra ficar mais claro pra mim.

    Bons estudos a todos!

  • Bom dia,

     

    Aquele que BEIÇO:

     

    Beneficie-se

    Induza, ou

    Concorra

     

    Para o ato de improbidade administrativa também responderá, mas cabe ressaltar que esse terceiro jamais responderá por um ato de improbidade sozinho, é obrigatório que tenha um agente público na jogada.

     

    Bons estudos

     

  • Terceira vez que respondo a esta mesma questão.

     

  • Analisemos as opções:

    a) Errado:

    A lesão ao erário é apenas uma das possíveis hipóteses de atos de improbidade administrativa, não sendo essencial para que se configurem atos geradores de enriquecimento ilícito ou atentatórios a princípios da administração pública. Neste sentido, cite-se o art. 21, I, da Lei 8.429/92:

    "Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

    I - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento;"   

    b) Certo:

    Realmente, é tranquilo o entendimento doutrinário e jurisprudencial segundo o qual faz-se necessária a presença de agente público para que possa ser praticado ato de improbidade administrativa. Em outras palavras, o particular, sozinho, não pode cometer tal espécie de ato ilícito, o que se depreende do teor do art. 3º da Lei 8.429/92:

    "Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta."

    Estes núcleos verbais pressupõe, necessariamente, a atuação conjunta de um agente público, eliminando, portanto, a possibilidade de o particular agir sozinho. A propósito, confira-se o entendimento firmado pelo STJ, em sua "Jurisprudência em Teses", edição 38, enunciado de n.º 8:

    "8) É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda."

    c) Errado:

    O enriquecimento ilícito não é pressuposto para a prática de todo e qualquer ato de improbidade, sendo desnecessária esta circunstância nos atos causadores de lesão ao erário ou violadores de
    princípios da administração pública.

    d) Errado:

    Este item da questão retrata, tão somente, uma das hipótese de ato de improbidade violadores de
    princípios da administração pública (Lei 8.429/92, art. 11, II), sendo certo que existem vários outros atos ímprobos desta mesma espécie, bem assim todos os atos geradores de enriquecimento ilícito e causadores de lesão ao erário (Lei 8.429/92, arts. 9º e 10, respectivamente).


    Gabarito do professor: B


ID
2449912
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) da UFU recebeu denúncia anônima, segundo a qual determinado servidor estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita. Diante de tal situação, e conforme a Lei do Processo Administrativo no âmbito federal, a COPSIA

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    a)  não poderá, em hipótese alguma, abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, posto que, conforme o art. 5º, inciso IV da Constituição Federal, é vedado o anonimato. não poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, visto que a UFU não tem competência para investigar seus servidores

    "Erradão"

     

     

    b) poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, com base exclusivamente no requerimento exposto na denúncia anônima.

    Esse exclusivamente deixa a questão errada!

     

     

    d) não poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, visto que a UFU não tem competência para investigar seus servidores.

    A UFU tem competência!

     

  • O art. 5º da CF/88 veda o animato:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 

    O art. 144 da Lei 8.112/90 estabelece que a denúncia deve ser identificada:

     Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    No entanto, o Supremo Tribunal Federal tem adotado o entendimento de que é possível a abertura de processo administrativo decorrente de denúncia anônima, entretanto com a realização de apuração prévia. É importante destacar parte do voto da ministra relatora Cármen Lúcia, no RMS 29.198/DF, julgado em 30 de outubro de 2012.

    “Não pode a Administração, como é óbvio, instaurar o processo administrativo disciplinar contra servidor com base única e exclusiva nas imputações feitas em denúncias anônimas, sendo exigível, no entanto, conforme enfatizado, a realização de um procedimento preliminar que apure os fatos narrados e a eventual procedência da denúncia”.

    Nesse sentido, também no Superior Tribunal de Justiça há entendimento favorável para abertura de processo administrativo baseado em denúncia anônima, desde que com apuração prévia dessa, conforme os precedentes: MS 10.419/DF; MS 7.415/DF e REsp 867.666/DF.

  • Correta, C

    Tenham em mente:

    A denuncia anônoma, por sí só, não pode ser meio hábil a ''abrir'' processo administrativo, ou outro meio de investigação, como o inquérito polícial, por exemplo. Todavia, se, com base na denuncia anônima, for apurado os fatos por ela informados e, caso haja resquícios de autoria;indicios; materialidade etc, esta poderá ter o condão de ser apta a dar instauração aos meios de investigação aqui expostos.
     

  • Comentário perfeito, Patrulheiro! 

  • A adminstração publica não poderá se esquivar de averigar qualquer denúncia mesmo sendo anônima, pois prevalece o interesse maior de todos em detrimento do interesse particular.

  • Resolvi tendo em mente o art 5 pode iniciar-se tanto de ofício ou a pedido de interessado. A própria adm pode ver os atos ainda mais se tiver outros fatos para isso.

  • Para  os  Tribunais  Superiores,  mesmo  que  a  denúncia  seja  anônima,  será possível a apuração dos fatos. Segundo o STJ, “é possível que ela [denúncia anônima] venha a ser considerada, devendo a autoridade proceder com maior cautela, de modo a evitar danos ao denunciado eventualmente inocente” (MS 7.069).  Da  mesma  forma,  o  STF  entende  que  o  Poder  Público  pode  ser provocado por “delação anônima”, desde que adote medidas complementares de apuração (HC 100.042/MC/RO). 

  • O STJ vem decidindo que não há nulidade na instauração de Processo Administrativo Disciplinar instaurado após a realização de investigação preliminar para averiguar o conteúdo de denúncia anônima, na medida em que, na forma do art. 143 da Lei 8.112/1990, a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, como ocorreu o presente casu. Precedente: MS 18.664/DF, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Primeira Seção do STJ, julgado em 23/04/2014, DJe 30/04/2014.

  • Gabarito :  c)poderá abrir Procedimento Administrativo Disciplinar, se entender haver indícios suficientes para tanto. 

    Para explicar o gabarito, recorri ao site da própria banca: a UFU

    representação é formulada por servidor público e submetida à autoridade competente quando se tem conhecimento de irregularidade cometida. A representação consiste, assim, em obrigação do servidor.

    denúncia, por sua vez, em linhas gerais pode ser encaminhada por qualquer pessoa, sendo admitida, inclusive, a denúncia anônima em conformidade com o Enunciado n.º 03 da CGU, que elucida: "A delação anônima é apta a deflagrar apuração preliminar no âmbito da Administração Pública, devendo ser colhidos outros elementos que a comprovem.".

    Já o artigo 144 da Lei n.º 8.112 preconiza o seguinte:

    Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    Fonte:http://www.copsia.ufu.br/node/13

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Disciplinar da lei 8.112/90 e apresentou uma situação de denúncia anônima sobre servidor que estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita, questionando se nesse caso seria possível a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD):

    A) ERRADA. Em que pese o art. 5º, IV da Constituição Federal realmente vedar o anonimato (“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”), isto não impede a abertura de PAD, existindo inclusive uma súmula contendo tal permissivo. É a Súmula 611 do STJ, aprovada em 09/05/2018 e publicada em 14/05/2018: “Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, É PERMITIDA A INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM BASE EM DENÚNCIA ANÔNIMA, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    B) ERRADA. Embora seja possível a abertura de PAD com base em denúncia anônima, esta não pode ser o fundamento EXCLUSIVO do processo, sendo necessária apuração prévia, nos termos da Súmula 611 do STJ: DESDE QUE DEVIDAMENTE MOTIVADA E COM AMPARO EM INVESTIGAÇÃO OU SINDICÂNCIA, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    C) CERTA. É A RESPOSTA. É possível a abertura de PAD nesse caso por força do que dispõe o art. 143 da lei 8.112/90: “A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público É OBRIGADA A PROMOVER A SUA APURAÇÃO IMEDIATA, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.”

    D) ERRADA. A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Por isso mesmo, possui competência para investigar seus servidores, sendo aplicável aos mesmos as disposições da lei 8.112/90.

    GABARITO: LETRA “C”

  • Segundo Súmula nº 611, do STJ:

    "Súmula 611: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à administração".

    Ainda, a jurisprudência do STF é no mesmo sentido.

  • Vejamos as opções lançadas pela Banca:

    a) Errado:

    A despeito de o anonimato, realmente, ser vedado pela Constituição, a teor de seu art. 5º, IV, a jurisprudência pátria, inclusive do STF, possui compreensão firmada no sentido de que a Administração pode instaurar processo administrativo, baseado em denúncia anônima, acaso existam elementos suficientes que legitimem a apuração dos fatos, bem como se a denúncia for previamente comprovada mediante procedimento investigativo preliminar ou sindicância apuratória, o que tem esteio no poder de autotutela administrativo.

    Sobre o tema, confira-se o seguinte julgado do STF:

    "AGRAVO INTERNO NO RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR – PAD. DENÚNCIA ANÔNIMA. PRÉVIA SINDICÂNCIA. POSSIBILIDADE. DEVER DA AUTORIDADE PÚBLICA DE APURAR IRREGULARIDADES. ARTIGO 143 DA LEI 8.112/1990. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ENRIQUECIMENTO ILÍCITO. ARTIGO 9º, VII, DA LEI 8.429/1992. CARACTERIZAÇÃO DO ILÍCITO ADMINISTRATIVO. SINDICÂNCIA PATRIMONIAL QUE CONSTATA DESPROPORCIONALIDADE NA EVOLUÇÃO PATRIMONIAL DO AGENTE PÚBLICO. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. PRESUNÇÃO RELATIVA DE ATO ILÍCITO. INEXIGIBILIDADE DE COMPROVAÇÃO DE PREJUÍZO AO ERÁRIO. PENA DE CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA. ART. 134 DA LEI 8.112/1990. CONSTITUCIONALIDADE. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO AGRAVADA. AGRAVO INTERNO NÃO CONHECIDO. 1. O agravo interno deve impugnar especificadamente os fundamentos da decisão agravada, sob pena de não conhecimento do recurso, nos termos do artigo 932, III, c/c 1.021, § 1º, do CPC/2015. 2. O princípio da dialeticidade recursal impõe ao recorrente o ônus de evidenciar os motivos de fato e de direito suficientes à reforma da decisão objurgada, trazendo à baila argumentações capazes de infirmar todos os fundamentos do decisum que se pretende modificar. 3. In casu, o agravante não impugnou os fundamentos da decisão atacada, limitando-se a repisar as alegações veiculadas no recurso ordinário em mandado de segurança. 4. Agravo interno NÃO CONHECIDO.
    (RMS-AgR 34694, rel. Ministro LUIZ FUX, Primeira Turma, Sessão Virtual de 25.10.2019 a 4.11.2019)

    O STJ, ademais, possui entendimento sumulado acerca do tema, conforme se vê do teor de seu Enunciado n.º 611, que a seguir colaciono:

    "Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração."

    b) Errado:

    É equivocado sustentar que o processo administrativo possa ser aberto com base exclusivamente no requerimento exposto em denúncia anônima, tendo em vista a necessidade de que haja elementos probatórios mínimos que deem respaldo à instauração do processo.

    c) Certo:

    Esta assertiva revela-se em linha com a compreensão jurisprudencial acima exposta, de modo que inexistem equívocos a serem apontados.

    d) Errado:

    Em se tratando a UFU - Universidade Federal de Uberlândia de uma fundação pública federal, aos seus servidores aplicam-se as disposições da Lei 8.112/90, de maneira que a entidade administrativa ostenta, sim, competência para a instauração de processo administrativa disciplinar contra seus servidores, consoante art. 143 de tal diploma legal.


    Gabarito do professor: C


ID
2449915
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, relacionadas ao uso do sistema operacional Windows 7, e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Backup Incremental e diferencial são diferentes.

    Ambos copiam apenas os arquivos novos ou que foram alterados desde o último backup. Porém:

    - o increMental Marca que o backup foi realizado (atributo arquivo é selecionado);

    - o difereNcial Não marca que o backup foi realizado.

  • O erro da letra B foi a inversão de conceitos quanto à complexidade de restauração de arquivos dos backups. 

    O mais básico e completo tipo de backup é o full
    . Como o próprio nome diz, o backup full faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia, que pode ser fita, disco, um DVD ou CD. Se uma organização possui a política de realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não. A principal vantagem de realizar um backup completo durante cada operação é que uma cópia completa de todos os dados está disponível em um único conjunto de mídia. Isso resulta em uma possibilidade maior recuperar os dados íntegros, menor complexidade da operação de recuperação e o menor tempo para recuperar os dados.
    O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O ultimo backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup. O benefício de um backup incremental é que será copiada uma menor quantidade de dados do que um completo. Assim, esse backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento. Por outro lado, a recuperação dos dados envolve um procedimento mais complexo e potencialmente mais lento

  • Gabarito B

     

    Definições de Back up

     

    Cópia de segurança de dados

    Evita perda permanente de dados

    Permite recuperar dados / arquivos perdidos

    A restauração de back up não necessita de conexão com a rede

    Não aconselhável back up de binários (reinstalação de malwares)

    Aconselhável back up de forma automatizada

    Garante a disponibilidade

     

    Mídias de armazenamento: 

    Duráveis, fáceis de organizar, resistem campos magnéticos

    DVD / CD /  DISCO RÍGIDO / CÓPIA EXTERNA / PEN DRIVE

     

    Forma de Back up

    QUENTE: sistema em execução enquanto é realizada as cópias de segurança

    FRIO: o sistema precisa ficar OFF LINE

  • Dizer que o  Windows 7 emprega backup do tipo normal é um ERRO também, não?

  • Tipos de Backup:

    Backup Completo (Full)  - É a cópia completa de todos os arquivos.

    Backup Diferencial -          Faz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo(full).

    Backup Incremental -        Faz a cópia das últimas alterações relativas ao útlimo backup

  • é 3 ou 4 tipos de backup e não dois.

  • Tipos de Backup.

    Prof. Rodrigo Schaeffer:

    https://www.youtube.com/watch?v=NIqInobRLIs

  • Backup completo / normal .

    Também chamado de backup total , é aquele em que todos  0s dados são salvos em uma única cópia de segurança . Ele é indicado para ser feito com menor frequência , pois é o mais demorado para ser processado , como também para ser recuperado . Contudo localizar um arquivo fica mais fácil , pois ele tem apenas uma cópia dos dados .

    fonte : alfacon

    Espero ter ajudado , bons estudos.

     

  • Para entender melhor a letra C vale a pena ver este vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=DGqT9DOkfqQ


ID
2449921
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, relacionadas com o uso de serviços de correio eletrônico, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O Post Office Protocol (termo em inglês que, traduzido, significa "Protocolo dos correios"), ou POP3, é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Ele está definido no RFC 1939 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Dessa maneira, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las etc.

  • Gabarito letra D Maria

  • LETRA D

     

    POP - PUXA DO SERVIDOR

     

    IMAP - MANTÉM NO SERVIDOR

  • POP (Para O Pc).

  • Temos o protocolo de envio também "Sua Mensagem Ta Partindo" = SMTP

  • POP - PUXA DO SERVIDOR/ TRANSFERE PARA O PC

    IMAP - MANTÉM NO SERVIDOR

    SMTP: SUA MENSAGEM TA PARTINDO 

  • O erro se encontra no POP3, no dizer "mantendo as mensagens armazenadas no servidor". O POP3 é usado no recebimento de e-mails e, por regra os apaga do servidor de entrada. Uma vez recebida a mensagem está impossibilitado o acesso à mesma em outros computadores.

    Como já foi dito em comentários anteriores, IMAP seria o correto, mantendo no servidor!

    Gabarito D

  •  

    -    POP  =  PARA    receber     POP3 = 110          

     

    -    SMTP  =   Sua Mensagem Tá Partindo              SMTP =    25    

     

    -    IMAPMAntém as mensagens no servidor         IMAP = 143        

     

     

     

     

     

    Q667038

    Um usuário deseja acessar seus e-mails de vários dispositivos diferentes, sem baixar as mensagens para um dispositivo específico.

    IMAP - MANTÉM NO SERVIDOR

     

    POP - PUXA DO SERVIDOR

     

    Q203408

    -    Quando uma mensagem é enviada a uma pessoa ela passa antes pelo servidor de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).

    -  Quando alguém lhe envia uma mensagem, ela fica armazenada no servidor POP (Post Office Protocol) até que você a baixe em seu micro.

    Q729519

    Atenção:

    Através do protocolo POP, o Mozilla Thunderbird transfere todas as mensagens do servidor de e-mail para o dispositivo local, enquanto, através do protocolo IMAP, os emails são carregados quando necessário, não sendo necessário mantê-los todos localmente. 

     

     

    IMAP - Recebimento de e-mail - Porta 143

    DNS - Sistema de nome de domínio - Porta 53

    SMTP - Envio de e-mail - Porta 25

    POP3 - Recebimento de e-mail - Porta 110

     

    FTP -    transferência de arquivos  - Porta    20 ou 21

     HTTP -   protocolo de navegação  -   Porta  80

    HTTP'S -  protocolo de navegaçao com cripritografia  -   Porta 443

     

     

     

  • Correta, D

    Só para fixar :)

    IMAP - Recebimento de e-mail (mantém no servidor)


    DNS - Sistema de nome de domínio (funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.baixaki.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o Baixaki, e não um monte de números e pontos.)


    SMTP - Envio de e-mail - (é o famoso Sua Mensagem ta Partindo)


    POP3 - Recebimento de e-mail.

     

    FTP -    transferência de arquivos.


    HTTP -   protocolo de navegação.


    HTTP'S -  protocolo de navegaçao com cripritografia (lembrem do cadiadinho verde no lado esquerdo do seu navegador).


    HTML - é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores.

  • POP3 só recebe

    Phishing é o 171

    Spoofing - exemplo de um email de alguem conhecido, solicitando que você clique em um link ou execute um arquivo anexo

  • POP3 o acesso é local 

    IMAP direto no servidor

  • POP  3 - Só recebe 

    IMAP - Rcebe e cria cópia no servidor 

  • Questão duvidosa, veja bem:

     

    O POP ou POP3 (o 3, é versão), pode mover ou somente copiar as mensagens do servidor.

    Assistam à aula (Cliente de Email e Webmail parte-2)

     

    Porventura eu esteja errado, podem me corrigir

  • Gab D

     

    Pop - Puxa do servidor

    iMap- Mantem no servidor

  • O único erro em todas as sentenças é afirmar que o POP3 mantém as mensagens no servidor, o que não é verdade. O POP3 descarrega as mensagens do servidor.

    Resposta certa, alternativa d).


ID
2449927
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS Word 2007 suporta o uso de marcas d'água, que são imagens ou textos colocados atrás do texto no documento. Podem-se inserir marcas d'água personalizadas ou fazer uso da galeria de marcas d'água. Assinale a alternativa que apresenta um modo de exibição em que as marcas d'água podem ser visualizadas na tela do computador.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Na guia Layout da Página, no grupo Plano de Fundo da Página, escolha Marca d'água.

     

    Escolha um das marcas d'água internas da galeria de marcas d'água. Clique em uma versão diagonal ou horizontal de Confidencial, Não Copiar, Rascunho, ASAP, Exemplo ou Urgente.

     

     

    FONTE:

    https://support.office.com/pt-br/article/Inserir-uma-marca-d-%C3%A1gua-no-Word-f90f26a5-2101-4a75-bbfe-f27ef05002de#ID0EAABAAA=2010,_2007

  • Gabarito A

     

    Importante atentar-se ao WORD 2013 / 2016 que é diferente do 2007:

     

    Guia Design, no grupo Plano de Fundo da Página, clique em Marca-d'água

  • Não seria Layout da Página?

    A questão coloca Layout de Impressão. 

  • Gabarito Letra A.

    Everton, a pergunta diz qual o modo de exibição em que as marcas d´agua podem ser visualizadas.

    O modo de exibição Layout de Impressão nada mais é que a página convencional onde trabalhamos no word, e nesse modo é possível visualizar a marca d´água, caso exista.

    Se a pergunta fosse como Inserir marca d agua no texto, então voce procuraria a guia Layout da Página - grupo Plano de Fundo da página - Marca D´agua.

    Eu fiquei em dúvida se na opção Leitura em Tela Inteira também seria possível tal visualização, mas confirmei que nesse modo não é possível visializar a Marca D´agua, caso exista. 

     

  • agora me digam: quem consegue decorar isso?

  • Gente, estou muito em dúvida aqui, utilizo o Word 2007, e aqui o grupo Plano de Fundo aparece na guia Design, quem pode me esclarecer?

  • Olá Simone. Confirme se o seu computador tem realmente a versão 2007 do word.

    Pelo que pesquisei, até a versão 2007 o grupo "Plano de Fundo da Página" ficava na guia "Layout da Página". A partir da versão 2013 esse grupo passou a integrar a guia "Design".

     

    Com relação a questão:

    O gabarito é mesmo a letra A.       

    Testei aqui, e confirmei que nos modos de exibição: Estrutura de Tópicos; Rascunho e Leitura em Tela Inteira a "Marca D'água" não aparece.

     

  • gente, atenção: a questão não pergunta em qual guia está a função marca d'água.

    Ela pergunta em qual MODO DE EXIBIÇÃO DA PÁGINA a marca d'água aparece! 

      

    Os modos de exibição são aqueles que ficam no canto direito da página, ao lado do zoom, e são exatamente esses (pelo menos no Word 2007):

     

    - RASCUNHO

    - ESTRUTURA DE TÓPICOS

    - LAYOUT DA WEB

    - LEITURA EM TELA INTEIRA

    - LAYOUT DE IMPRESSAO (esse é o modo mais usual de exibição, aquele que já abre direto no word)

     


ID
2449933
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Segundo a Portaria 453/98 do Ministério da Saúde, na área da saúde existem dois níveis de justificação, que são:

Alternativas
Comentários
  • Na área da saúde existem dois níveis de justificação: justificação genérica da prática e justificação da exposição individual do paciente em consideração. A justificação genérica e todos os novos tipos de práticas que envolvam exposições médicas devem ser previamente justificas antes de serem adotadas em geral.

    Gabarito: B


ID
2449936
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: Segundo a Portaria 453/98 do Ministério da Saúde, os limites de dose

Alternativas
Comentários
  • 2.12 Os limites de dose:

    a) Incidem sobre o indivíduo, considerando a totalidade das exposições decorrentes de todas as práticas a que ele possa estar exposto.

    b) Não se aplicam às exposições médicas.

    c) Não devem ser considerados como uma fronteira entre "seguro" e "perigoso".

    d) Não devem ser utilizados como objetivo nos projetos de blindagem ou para avaliação de conformidade em levantamentos radiométricos.

    e) Não são relevantes para as exposições potenciais.


ID
2449939
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação aos limites de dose para mulheres grávidas ocupacionalmente expostas, de acordo com a Portaria 453/98 do Ministério da Saúde:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A - [Correta]

    B - [Errada] -

    C - [Errada] -

    D - [Errada] - É 1 mSv, mas o erro aqui está em falar em todo o período de gravidez, não especifica se é no embrião/feto ou no abdome. Sendo que na lei é no máximo 2 mSv no abdome para evitar chegar 1 mSv no feto.


ID
2449942
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à competência dos técnicos e auxiliares de um serviço de radiodiagnóstico, segundo a Portaria 453/98 do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir
I. Compete aos técnicos e auxiliares assentar apenas os procedimentos radiográficos realizados com qualidade diagnóstica.
II. Compete aos técnicos e auxiliares executar suas atividades em conformidade com as exigências da Portaria 453/98 e com as instruções do RT e do SPR.
III. Compete aos técnicos e auxiliares realizar apenas exposições médicas autorizadas por um médico do serviço, ou odontólogo, em se tratando de radiologia odontológica.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 3.28 Compete aos técnicos e auxiliares: a) Executar suas atividades em conformidade com as exigências deste Regulamento e com as instruções do RT e do SPR. b) Realizar apenas exposições médicas autorizadas por um médico do serviço, ou odontólogo, em se tratando de radiologia odontológica.

  • Gabarito: C

    Na Portaria 453/98 a única menção ao assentamento está no dispositivo 3.28 d) Assentar os procedimentos radiográficos realizados.


ID
2449945
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O conhecimento dos efeitos biológicos é muito importante na proteção contra as radiações. Uma das características desses efeitos classificados como estocásticos é

Alternativas
Comentários
  • Efeito Estocástico não existe limiar de dose o dano é proporcional a dose.

    Ex. Exposição a dose baixas e quequentes, como as que ocorrem nos Raios X diagnósticos causam efeitos como Mutação e Carcinogênse.

    A probabilidade de ocorrência desse efeito aumenta com o aumento da dose de radiação.

    Gabarito: Letra C

  • Excelente Jessica

    Para contribuir para a galera:

    Deterministico - com limiar de dose (abaixo da dose necessária pra se ter um efeito, o efeito é inexistente)

    Estocástico - sem limiar de dose

     


ID
2449948
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação aos mecanismos e parâmetros técnicos de produção de raios X, analise as afirmativas a seguir.
I. Em exames de mamografia analógica e digital é preferencial que o feixe de raios X seja constituído por fótons característicos em sua maioria.
II. Em exames de raios X, quando o técnico deseja radiografar espessuras anatômicas mais elevadas, é necessária a seleção de tensões (em kV) mais elevadas.
III. Os tubos de raios X utilizam diferenças de potencial para acelerar elétrons a altas velocidades em direção ao catodo, produzindo raios X característicos e de freamento.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Catodo é responsável pela liberação dos elétrons, que irão se chocar no Anódio produzindo Raios X e Calor.

    Gabarito: Letra A

  • na mamografia temos a predominância de raios x característicos

    no raios x temos a predominância dos raios sendo formados através da radiação de freamento.

  • está erra:  III. Os tubos de raios X utilizam diferenças de potencial para acelerar elétrons a altas velocidades em direção ao catodo, produzindo raios X característicos e de freamento.

    correção: III. Os tubos de raios X utilizam diferenças de potencial para acelerar elétrons a altas velocidades em direção ao ánodo, produzindo raios X característicos e de freamento.


ID
2449951
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da tecnologia utilizada em serviços de radiodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir.
I. A latitude radiográfica (alcance dinâmico) é menor nas imagens analógicas (processadas quimicamente), do que nas imagens digitais.
II. Na tecnologia DR (Radiografia Digital), em vez de se utilizar chassis, são utilizados cassetes, que contêm em seu interior o material receptor do sinal para produção da imagem digital.
III. Na tecnologia CR (Radiografia Computadorizada), a imagem, depois de produzida, pode ser enviada via web para um radiologista em outros locais do mundo.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na tecnologia DR (Radiografia Digital), em vez de se utilizar chassis, são utilizados cassetes, que contêm Placas de fósforo. Essas placas de imagem q gravam imagem latente e são composta de fosforo foto estimulável.

    Gabarito: Letra D

  • Na radiologia digital temos o sistema DR - Direct Radiology ou Radiologia Direta e o sistema CR que quer dizer Radiologia computadorizada

    NO sistema CR utilizamos placas de fósforo, porém na radiologia digital no sistema DR, não é feito uso dessas placas.
    no sistema DR ocorre a substituição do chassi por um detector capaz de transmitir a variação da intensidade diferenciada de radiação, resultante da interação com o tecido, diretamente a um sistema digitalizador gráfico, gerando uma imagem para diagnóstico. Portanto eliminando o item 2, ja temos a resposta certa letra D.

  • Digital Direto -A imagem digital é com a radiologia digital (DR – Digital Radiography). Neste sistema, o sinal é produzido por um elemento detector, formado por uma área sensível à luz e uma com material eletrônico que coleta o sinal, dispostos em linhas elétricas verticais e horizontais que ao adotarem uma lógica de leitura apropriada conseguem formar a imagem.

     Digital Indireto: os raios X são inicialmente convertidos em luz por um material cintilador e depois convertidos em cargas elétricas. Estes detectores podem ser compostos por CsI:Tl – aSi e CsI:Tl – CCD (Charged-coupled devices).

    Tá complicado ...

  • ta errado amigo, isso que vc falou e CR

  • Jéssica, isso é CR

ID
2449954
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um fator que contribui para a diminuição do ruído em uma imagem digital.

Alternativas
Comentários
  • letra B
    http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/index.php/radiologia-convencional/a-imagem-radiologica/ruido


ID
2449957
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre as técnicas para obtenção de imagens em tomografias computadorizadas de cabeça, analise as afirmativas a seguir.
I. Os princípios básicos do posicionamento do crânio na radiografia convencional também se aplicam à tomografia computadorizada.
II. Antes de o procedimento começar, é preciso obter um escanograma (ou scout) a fim de que o técnico possa determinar o intervalo da varredura.
III. Para as tomografias computadorizadas de cabeça de rotina, o procedimento de varredura inclui a área que se estende da base do crânio até seu vértice, em cortes de 5 a 10 mm de espessura.
Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • I. Os princípios básicos do posicionamento do crânio na radiografia convencional também se aplicam à tomografia computadorizada.

    O item 1 está errado, pois se na rotina de uma radiografia de fazemos AP e perfil e na tomografia de crânio para o planejamento fazemos um scout em perfil. Logo não se aplica o mesmo principio de posicionamento na tc.

  • Caro colega Jose Carlos Rocha Elias ! A pergunta se refere ao princípio básico de posicionamento e não sobre incidência específica, ou seja, alinhamento do crânio com o RI no caso da TC com a mesa. E pelo que Eu sei a linha de posicionamento é a mesma ou seja na LIOM. É uma questão de interpretação.

  • tratado 8 edicao ,5 a 8 mm

  • Vivendo e errando.


ID
2449963
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Qual é o procedimento radiográfico em que é usado o écran (tela intensificadora) nos dois lados do chassi?

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Radiografia convencional.

  • Alternativa C

    lembrando que a mamografia utiliza chassis com apenas um ecrã ( tela intensificadora)


ID
2449975
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre as imagens digitais bidimensionais em radiodiagnóstico, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2449978
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, acerca das técnicas para obtenção de imagens em tomografias computadorizadas de tórax.
I. A tomografia computadorizada de tórax de rotina inclui uma varredura que se estende dos ápices até as bases dos pulmões, geralmente em cortes de 5 mm de espessura.
II. Na tomografia computadorizada de tórax de alta resolução, são realizados cortes com espessura de 10 mm em locais específicos.
III. Se a principal preocupação médica for uma lesão pulmonar maligna, a varredura prossegue até as glândulas suprarrenais.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - CERTO
    II - ERRADO - Na TC de alta resolução inclui a aquisição de cortes em 1mm em locais específicos do tórax.
    III - CERTO

    Fonte: Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada - 7ª Ed. 2009 
    Lampignano,John P. / Bontrager

     

  • TCAR AQUISIÇÃO DEVE SER DE 1mm.


ID
2449981
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em situações de obtenção de imagens com aplicação de contraste iodado em pacientes com a função renal debilitada, deve-se interromper o uso de qual substância?

Alternativas

ID
2449984
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em um exame radiográfico de tórax, em incidência póstero-anterior, realizado em ortostatismo, todas as opções a seguir podem ser demonstradas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O que é ascite?

    Popularmente chamada de barriga d’água, a ascite é o acúmulo de fluidos dentro da cavidade abdominal (barriga). Trata-se de um sinal que aponta para a possibilidade de doenças hepáticas, renais, cardíacas e até mesmo tumores.

    Dependendo da quantidade de líquido, o indivíduo apresenta distensão abdominal, ou seja, sua barriga “cresce”, semelhante à maneira que a barriga de uma grávida aumenta de tamanho durante a gestação. O que há dentro da cavidade abdominal, no entanto, é um líquido que pode ter diversas origens: plasma sanguíneo, linfa, bile, suco pancreático e urina são apenas alguns exemplos do que pode ser encontrado na ascite.

  • Obrigado pela dica


ID
2449987
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os planos Axial e Coronal dividem o corpo, respectivamente, nas partes:

Alternativas
Comentários
  • Planos principais: 

    Sagital - Dir e Esq

    Coronal - Ant e Post

    Axial - Sup e Inf

  • Alternativa correta: D

  • alternativa D.. o plano axial ou transversal divide em partes = superior e inferior...... o plano coronal ou frontal divide em partes = posterior anterior.....

ID
2449990
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Qual das alternativas a seguir apresenta um meio de contraste utilizado em exames de Ressonância Magnética?

Alternativas
Comentários
  • Em alguns casos, utiliza-se como meio de contraste o Gadolínio, q é um elemento da família dos materias nobres. Ele tem como função melhorar a qualidade da imagem e melhorar a segurança do diagóstico.

    Gabarito: C

  • dificilmente usado e não muito falado é o oxido de ferro.. contraste superparamaguinetico !!


ID
2449993
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre o posicionamento técnico para obtenção de imagens radiológicas convencionais de crânio em incidência lateral ou perfil, analise as afirmativas a seguir.
I. A cabeça deve ser colocada em posição lateral verdadeira, com o lado de interesse próximo ao receptor de imagem e o corpo do paciente em posição semipronada, para o conforto necessário.
II. O plano sagital médio deve ser alinhado paralelamente ao receptor de imagem, assegurando que não haja rotação ou inclinação.
III. A linha interpupilar deve ser alinhada paralelamente ao receptor de imagem, certificando-se que não haja rotação da cabeça.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta; letra a

    III. A linha interpupilar deve ser alinhada PERPENDICULARMENTE ao receptor de imagem, certificando-se que não haja rotação da cabeça.

    Assinale a alternativa correta. 


ID
2449996
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, acerca do posicionamento técnico para obtenção de imagens radiológicas convencionais de seios da face em incidência póstero anterior, método de Caldwell.
I. O nariz e a testa devem ser encostados no Bucky vertical ou na mesa, com o pescoço estendido para elevar a linha orbitomeatal 15° a partir da horizontal.
II. O plano sagital médio deve ser alinhado perpendicularmente à linha média da superfície da grade ou do Bucky vertical.
III. O raio incidente deve ser centralizado no receptor de imagem e no násio, assegurando que não haja rotação.
Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Não entendo, até onde eu li, 15º é a angulação do RC em relação ao Bucky ou Mesa, sendo que o a LOM (Linha órbitomeatal) deve ficar perpendicular à mesa/bucky.

  • o plano médio sagital fica perpendicular e não paralelo??

  • O plano sagital fica paralelo a mesa ou. Buk

  • bomtrager 8° edição explica exatamente desta forma.

    Gabarito letra D


ID
2450002
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, acerca do posicionamento técnico para obtenção de imagens radiológicas convencionais do úmero em incidência ântero posterior.
I. O úmero deve ser alinhado com o eixo longitudinal do raio incidente, a não ser que seja necessário um posicionamento diagonal para incluir ambas as articulações do ombro e cotovelo.
II. Abduzir de modo leve o braço e pronar gentilmente a mão de forma que os epicôndilos fiquem equidistantes do raio incidente.
III. A mão e o antebraço devem ser estendidos até o ponto em que o paciente possa tolerar.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - CERTO
    II - ERRADO - Abduzir de modo levo o braço, e supinar gentilmente a mão de forma que os epicôndilos fiquem equidistantes do RI.
    III - CERTO.
     

    Fonte: Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada - 7ª Ed. 2009 
    Lampignano,John P. / Bontrager

  • A questão está mal formulada. Segundo o bontrager, o úmero deve estar alinhado com o eixo longitudinal do receptor de imagem, e não raio incidente. Caberia anulação

ID
2450005
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre o posicionamento técnico para obtenção de imagens radiológicas convencionais da coluna lombar em incidência ântero posterior, analise as afirmativas a seguir.
I. Em caso de utilização de receptor de imagem de 35 cm X 43 cm, centralizá-lo no nível da crista ilíaca (espaço L4-L5). Esse receptor de imagem incluirá as vértebras lombares, o sacro e possivelmente o cóccix.
II. Em caso de utilização de receptor de imagem de 30 cm X 35 cm, centralizá-lo no nível de L3, que pode ser localizado pela palpação da margem costal inferior (4 cm acima da crista ilíaca). Esse receptor de imagem incluirá as vértebras lombares, o sacro e possivelmente o cóccix..
III. Em caso de utilização de receptor de imagem de 30 cm X 35 cm, serão incluídas na imagem, primariamente, as cinco vértebras lombares.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2450008
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre o posicionamento técnico para obtenção de imagens radiológicas convencionais de ombro sem traumatismo em incidência ântero posterior com rotação interna, analise as afirmativas a seguir.
I. A radiografia deve ser realizada com o paciente em uma posição ereta ou supina.
II. O raio central deve ser direcionado perpendicularmente ao receptor de imagem, direcionado 2 polegadas (5 centímetros) abaixo do processo coracoide.
III. A distância entre o ponto focal do tubo de raios X e o receptor de imagem deve ser de 100 centímetros para a realização desse exame.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - CERTO
    II - ERRADO - Rc perpendicular ao RI, direicionado 1 polegada (2,5 cm) abaixo do processo coracóide. 
    III - CERTO

    Fonte: Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada - 7ª Ed. 2009 
    ​Lampignano,John P. / Bontrager


ID
2450011
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Qual o procedimento radiográfico alternativo, que envolve exames fluoroscópicos e radiológicos do canal espinal para avaliação de lesões no próprio canal espinal, discos intervertebrais ou raízes nervosas?

Alternativas
Comentários
  • A histerossalpingografia é um exame normalmente realizado para verificar se há alguma anomalia no útero ou nas trompas de pacientes que apresentam dificuldade para engravidar, mas também pode ser feito para investigação de outros problemas ginecológicos ligados à anatomia do útero e das trompas.

    A mielografia é uma técnica através da qual se tira uma radiografia da medula espinal após uma injeção de um meio de contraste radiopaco na zona que se pretende examinar. A mielografia permitirá analisar as anomalias do interior da coluna vertebral, como uma hérnia discal ou um tumor canceroso.

    A colangiografia é um exame feito às vias biliares, para se poder ver o trajecto da bílis desde o fígado até ao duodeno. Este exame permite diagnosticar alguma obstrução à passagem da bílis, provocada por um tumor, cálculo (pedra) ou corpo estranho.

    A Colecistografia é um exame ou registro radiográfico da vesícula biliar após ingestão ou injeção de substância radiopaca.

    Gabarito: B

     

     


ID
2450014
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre o posicionamento técnico para obtenção de imagens radiológicas convencionais da coluna cervical em incidência ântero posterior (Método de Fuchs), analise as afirmativas a seguir.
I. O paciente deve ser posicionado em decúbito ventral com o plano sagital médio alinhado ao raio central e ao meio da mesa e/ou receptor de imagem.
II. O queixo do paciente deve ser elevado conforme necessário para trazer a linha mentomeatal quase perpendicular à mesa (o raio central deve ser ajustado de modo que fique paralelo à linha mentomeatal).
III. Deve-se garantir que não haja nenhuma rotação da cabeça (ângulos da mandíbula equidistantes do topo da mesa).
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADO - No método de Fuchs (AP) o paciente tem que estar em decúbito dorsal.
    Já no método de Judd (PA) o paciente deve estar em decúbito ventral. 
    II - CERTO
    III - CERTO


ID
2450017
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre o posicionamento técnico para obtenção de imagens radiológicas contrastadas do esôfago (esofagograma) em incidência lateral ou perfil, analise as afirmativas a seguir
I. O paciente deve ser posicionado com os braços sobre a cabeça, com os cotovelos flexionados e superpostos.
II. Deve ser alinhado o plano coronal médio com a linha média do receptor de imagem e/ou mesa. Os ombros e os quadris devem ser colocados em uma posição em perfil verdadeiro.
III. O topo do receptor de imagem deve ser posicionado 2 polegadas (5 centímetros) abaixo do nível dos ombros, para situar o centro do receptor de imagem no raio central.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Acho que nessa alternativa III o erro está em descer o topo do receptor, pois vai acabar cortando parte do esôfago.


ID
2450020
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Determinados dispositivos implantados em um paciente são contraindicados para aquisição de imagens por Ressonância Magnética, por serem ativados elétrica, magnética ou mecanicamente. São dispositivos que devem ser avaliados caso a caso, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Prótese de polimetilmetacrilato não é contra indicado.

  • radiologia em foco !!

  • Porém não se faz necessário avaliar implante coclear, ele já é uma contra indicação absoluta!


ID
2450023
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à aquisição de imagens por volume em ressonância magnética, analise as afirmativas a seguir.
I. Aumentar o número de cortes diminui a razão sinal ruído, porém aumenta o tempo de exame.
II. Voxels isotrópicos fornecem resolução igual em cada plano de imagem.
III. A aquisição de imagens por volume permite a reformatação em qualquer plano.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ao aumentar o número de cortes eu aumento a razão sinal ruído.


ID
2450026
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre o procedimento de trabalho de um técnico em radiologia, analise as afirmativas a seguir
I. Em um setor de radiologia de um hospital, o procedimento de aquisição de imagens de radiodiagnóstico deve ser realizado apenas quando solicitado por um médico.
II. Após a verificação da imagem radiográfica, é importante que o técnico informe ao paciente possíveis lesões visíveis ou patologias identificáveis.
III. O técnico em radiologia, durante seu procedimento de trabalho, deve sempre fazer uso de dosímetro individual, que deve ser trocado mensalmente.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O Técnico de Radiologia se limita a fazer o exame, informar sobre possíveis lesões é função do médico responsável.


ID
2450029
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à avaliação da dose de radiação em radioterapia, analise as afirmativas a seguir.
I. Cartas de isodose são mapas de distribuição da dose na profundidade e são formadas por “curvas de isodose”, que são linhas que passam por pontos de mesma dose.
II. Para avaliação das curvas de isodose, podem ser utilizadas câmaras de ionização, detectores termoluminescentes, detectores semicondutores e, até mesmo, filmes.
III. Existe uma série de fatores que modificam a distribuição das curvas de isodose, como, por exemplo, o contorno do paciente, a utilização de filtro compensador ou as diferentes densidades das estruturas irradiadas.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2450032
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre os procedimentos de um técnico em radioterapia, analise as afirmativas a seguir.
I. Quaisquer achados anormais verificados durante o tratamento radioterápico e nos equipamentos devem ser informados .
II. Suspeitas que possam acarretar em erro na administração da dose no paciente devem ser informadas.
III. O técnico em radiologia deve manter o dosímetro clínico e o monitor de área calibrados por laboratório de referência.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o dosímetro de área, apenas, precisa ser calibrado.

  •  III. O técnico em radiologia deve manter o dosímetro clínico e o monitor de área calibrados por laboratório de referência.


    Acredito que quem deve manter calibrados dosimetros e monitores de area sao os fisicos medicos, nao sendo competencia dos tecnicos essa atribuicao.

  • Gabarito: C

    De acordo com a Resolução RDC nº 20 de 2006, 5.3.7 Compete ao Especialista em Física Médica de Radioterapia: f) manter o dosímetro clínico (eletrômetro e câmara de ionização) e o monitor de área calibrados por laboratório de referência autorizado pelo Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes, por delegação do INMETRO;


ID
2450035
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

São competências de um técnico de radioterapia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    De acordo com a Resolução RDC nº 20 de 2006, 5.3.7. Compete ao Especialista em Física Médica de Radioterapia: b) Realizar os testes de aceitação dos equipamentos de radioterapia.


ID
2459197
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, relacionadas com o Sistema Operacional Windows e seus componentes.


I. Grupo de usuários é uma coleção de contas de usuário que possuem os mesmos direitos de segurança. Os dois grupos de usuários mais comuns são o padrão e o administrativo, mas existem outros. No entanto, uma conta de usuário não pode ser membro de mais de um grupo.

II. O perfil de usuário é uma coleção de configurações que fazem o Windows ter a aparência e funcionar da maneira que você deseja. Ele contém suas configurações de planos de fundo da área de trabalho, protetores de tela, preferências de ponteiro, configurações de som e outros recursos. No entanto, um perfil de usuário é diferente de uma conta de usuário.

III. O Windows pode não permitir a alteração de uma configuração do sistema, caso o usuário com privilégios de administrador do sistema tenha desabilitado ou até removido determinadas configurações usando o recurso de Diretiva de Grupo.

IV. Uma conta administrador é uma conta de usuário que permite fazer alterações que afetem outros usuários. Os administradores podem alterar configurações de segurança, instalar software e hardware e acessar todos os arquivos do computador. No entanto, cada sistema poderá ter somente uma conta com privilégios de administrador.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • I. Grupo de usuários é uma coleção de contas de usuário que possuem os mesmos direitos de segurança. Os dois grupos de usuários mais comuns são o padrão e o administrativo, mas existem outros. No entanto, uma conta de usuário não pode ser membro de mais de um grupo.

     

    II. O perfil de usuário é uma coleção de configurações que fazem o Windows ter a aparência e funcionar da maneira que você deseja. Ele contém suas configurações de planos de fundo da área de trabalho, protetores de tela, preferências de ponteiro, configurações de som e outros recursos. No entanto, um perfil de usuário é diferente de uma conta de usuário.

     

    III. O Windows pode não permitir a alteração de uma configuração do sistema, caso o usuário com privilégios de administrador do sistema tenha desabilitado ou até removido determinadas configurações usando o recurso de Diretiva de Grupo.

     

    IV. Uma conta administrador é uma conta de usuário que permite fazer alterações que afetem outros usuários. Os administradores podem alterar configurações de segurança, instalar software e hardware e acessar todos os arquivos do computador. No entanto, cada sistema poderá ter somente uma conta com privilégios de administrador.

     

     

    Letra B. II e III corretas


ID
2459209
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, sobre segurança de dados na Internet.


I. Ferramenta que tem a função de, propositalmente, simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É uma espécie de armadilha para invasores.

II. É um tipo específico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System).

III. Técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, podendo ser utilizada de forma legítima ou maliciosa.


As afirmativas descrevem, respectivamente, conceitos de: 

Alternativas
Comentários
  • Em um honeypot de baixa interatividade são instaladas ferramentas para emular sistemas operacionais e serviços com os quais os atacantes irão interagir. Desta forma, o sistema operacional real deste tipo de honeypot deve ser instalado e configurado de modo seguro, para minimizar o risco de comprometimento.

     

     

    Pharming é um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Neste caso, quando você tenta acessar um site legítimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Esta redireção pode ocorrer:

    por meio do comprometimento do servidor de DNS do provedor que você utiliza;

    pela ação de códigos maliciosos projetados para alterar o comportamento do serviço de DNS do seu computador;

    pela ação direta de um invasor, que venha a ter acesso às configurações do serviço de DNS do seu computador ou modem de banda larga.

     

     

    (Sniffing)

    Interceptação de tráfego, ou sniffing, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma:

    Legítima: por administradores de redes, para detectar problemas, analisar desempenho e monitorar atividades maliciosas relativas aos computadores ou redes por eles administrados.

    Maliciosa: por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

     

    https://cartilha.cert.br/golpes/

     

     

     

  • HoneyPot (tradução livre para o português, Pote de Mel) é uma ferramenta que tem a função de propositalmente simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É um espécie de armadilha para invasores. O HoneyPot não oferece nenhum tipo de proteção.

    Pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS (Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original. Ao digitar a URL (endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.

    Sniffers são programas que, como o próprio nome diz, “farejam”o que passa pela rede. Eles são usados freqüentemente por administradores de rede para identificarem pacotes estranhos “passeando” pela rede ou por pessoas má intencionadas para tentar descobrir informações importantes, especialmente senhas.

    Gabarito Letra C!

  • GABARITO: C

     

    HONEY POT (pote de mel). Cria-se um ambiente fragilizado similar ao que se deseja proteger. Na prática, facilita-se a invasão para saber como funciona as técnicas do invasor, tecnologias empregadas, modus operandi, etc.

     

    PHARMING = contaminação do DNS para direcionar o acesso que seria legítimo para uma página falsa. Assim, o computador da vítima é infectado (cache de DNS), para que, por exemplo, quando for digitado na barra de endereços o site de uma instituição financeira, seja direcinado para o site falso.

     

    SNIFFING (farejador, cachorrinho) = utilizado para "farejar" a rede em busca de pacotes de dados. Como diz o enunciado, pode ser usado para o bem ou para o mal.

     

    Q818599, Osmar Franco.

     

    Bons estudos...

  • GABARITO C


    HoneyPot (pote de mel) consiste em deixar um computador vulnerável para ataques fazendo com que estes sejam direcionados à ele, também existe a técnica chamada HoneyNet (rede de mel) que é um HoneyPot mais aperfeiçoado, utilizando sistemas reais ou virtuais. As duas técnicas fazem parte da segurança da informação e são utilizadas tanto para desviar o foco de ataques quanto para estudar as técnicas e programas utilizados pelos invasores.

    Pharming → é uma evolução do Phishing. Seguestro do DNS, do Cache, envenenamento de DNS e Envenenamento de Cache.

    Phishing → induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de paginas falsas, tais como login e senha do facebook.


    Fonte: Cartilha do CERT


    bons estudos