SóProvas


ID
1167091
Banca
UFMT
Órgão
MPE-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pode começar a reservar um espaço no museu doméstico para seus cartões de crédito, porque logo, logo eles estarão obsoletos. Mais um passo foi dado para acelerar a adoção de pagamentos realizados por meio de dispositivos móveis. Desta vez, determinado banco desenvolveu um projeto piloto de mobile payment que já pode ser utilizado em alguns supermercados. [...] Não há muitos segredos para transformar o smartphone em uma carteira virtual e, assim, pagar as despesas no supermercado. Após vincular a conta de telefone ao sistema do banco, o usuário deve baixar um aplicativo para gerenciar as transações. Na hora de efetuar o pagamento, basta digitar o número do celular, aguardar o envio da notificação ao dispositivo móvel e confirmar virtualmente a transação.

Em relação aos recursos linguísticos e textuais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas

( ) Os pronomes eles e seus, no primeiro período do segmento, exercem função coesiva, retomando ambos o sentido de cartões de crédito.

( ) No trecho porque logo, logo eles estarão obsoletos, a repetição do advérbio de tempo enfatiza a rapidez com que os cartões cairão em desuso.

( ) A expressão Desta vez é duplamente coesiva, pois, além de retomar o sentido de cartões de crédito obsoletos, funciona como elemento sequencial.

( ) Há três ocorrências da preposição para; nas duas últimas, indica finalidade e, na primeira, pode ser substituída por a.

( ) No último período do segmento, a primeira vírgula separa uma circunstância indicativa de tempo e a segunda, orações coordenadas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Não consigo identificar o erro da primeira opção com relação aos pronomes eles e seus

  • Pelo que andei pesquisando o termo "seus" não exerce função coesiva, será que é isso mesmo?

  • Também não entendi o erro. Alguém poderia explicar?


  • seus não retoma o sentido de cartões. É um pronome adjetivo. Pronome adjetivo acompanha, determina e modifica substantivo.

  • a) o pronome "seus" não retoma sentido de nada, ele apenas indica o que está fora (possessivo), acompanha e não substitui.

    b) a expressão adverbial "logo,logo" intesifica o sentido de tempo, ou seja, da rapidez.

    c) a expressão "desta vez" refere-se a "um dos passos", ou seja, nos acontecimentos que estão levando os cartões ao obsoletismo.

    d) as duas últimas são de finalidade; e na primeira ocorrência, o verbo "reservar" é v.t.d. e i. (verbo transitivo direto e indireto)


  • Alguém pode comentar as alternativas por favor..

    Obrigada!!

  • A quarta alternativa está correta? Por que? O primeiro uso do para está em: "Pode começar a reservar um espaço no museu doméstico para seus cartões de crédito", não podendo ser substituido por a, conforme indica a questão.

  • 4 ocorrência da preposição para. 

  • Gabarito: E

    Vamos colaborar com o pessoal que não é assinante e divulgar o gabarito, por favor!


  • Natalia Pietra Daniel, o pronome seus não retoma cartões de crédito, mas a pessoa com quem se fala.

  • Primeira alternativa "F" e segunda "V".

    Portanto não há outra alternativa com a mesma ordem.

    GABARITO: "E"