SóProvas


ID
2439670
Banca
CRO - SC
Órgão
CRO - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MISSÃO CASSINI INICIA MERGULHO NOS ANÉIS DE SATURNO
Sonda vai terminar missão de duas décadas em setembro de 2017, com uma série de mergulhos nos anéis do planeta

Por: Da redação. Atualizado em 30 nov 2016, 17h22 Disponível em: http://veja.abril.com.br/ciencia/missao-cassini-inicia-mergulho-nosaneis-de-saturno/ Acesso em 03 dez 2016. 

Depois de duas décadas ao redor de Saturno, a missão Cassini, da Nasa, começa nesta quarta-feira uma série de mergulhos nos anéis do planeta, que encerrará a jornada da sonda que trouxe incríveis descobertas sobre o gigante gasoso. Até 2017, Cassini utilizará o que resta de seu combustível para orbitar ao redor dos polos do planeta e explorar as regiões ainda desconhecidas dos anéis. Com essa experiência, os astrônomos da agência espacial americana esperam captar ainda mais informações sobre Saturno, antes que a sonda realize uma colisão final no planeta, em 15 de setembro, e encerre a missão. 
Lançada em 1997 com o objetivo de buscar informações sobre Saturno, seus anéis e campo magnético, a missão Cassini chegou ao planeta em 2004 e, desde então, registrou mais de 300.000 imagens. Seus instrumentos revelaram as sete luas de Saturno, mostraram grandes tempestades no planeta e trouxeram evidências para a existência de lagos de metano em Titã, uma das luas de Saturno, e de um oceano (e talvez, vida), na lua Enceladus. 
Para o que a Nasa está chamando de “Grand finale”, a sonda vai realizar diversos rasantes entre os anéis e os polos e, em seguida, a partir de abril de 2017, nos anéis mais internos do planeta. Essa será a observação mais próxima e detalhada dessa região e pretende sondar a composição dos anéis, que podem revelar como se formaram e qual sua idade. As manobras também devem oferecer mais informações sobre as menores luas de Saturno, como Atlas e Pandora. Pouco antes de colidir com o planeta e encerrar a missão, Cassini será a sonda que mais chegou perto de Saturno – estará a 1.628 quilômetros das nuvens que o formam o gigante gasoso. A pequena distância dará a oportunidade de estudar os campos gravitacional e magnético. 
Segundo a Nasa, a decisão de encerrar a missão dessa forma aconteceu para evitar o impacto e a contaminação em algumas das luas que podem abrigar vida. 
Enceladus e Titã ganharam as primeiras páginas do noticiário na última década porque Cassini revelou o potencial de que essas luas sejam habitáveis – ou pré- bióticas. Para evitar a improvável possibilidade de que Cassini colida, algum dia, com essas luas e as contamine com algum micróbio terrestre que sobreviveu na sonda, a Nasa escolheu fazer o descarte seguro da espaçonave em Saturno”, afirma a Nasa no site da missão. 

Analise as proposições a seguir sobre o terceiro parágrafo do texto.

I. As aspas em “Grand finale” indicam o emprego de um termo em que não se utiliza o sentido literal das palavras.
II. Da mesma forma que o plural da palavra “anel” é “anéis”, tal como empregada nesse parágrafo, também se dá da mesma forma o plural das palavras: chapéu e tonel.
III. A palavra “essa”, destacada no texto, pertence à classe dos pronomes demonstrativos e refere-se, no parágrafo, ao termo “observação mais próxima e detalhada dessa região”.
IV. A forma verbal “vai realizar”, destacada no parágrafo, é uma locução verbal que indica tempo futuro. Dessa forma, poderia ser substituída, sem prejuízo à correção, por “realizará”.

Assinale a alternativa que contenha a análise correta das proposições. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    “Grand finale”   = estrangerismo.

     

    'Troféu' faz plural  "troféus"              chapéu = chepéus. 

       E já repassamos, então, alguns plurais que trazem dúvida:
       nau    >>>>>> naus
       mau  >>>>>> maus
       sarau >>>>>> saraus
       degrau >>>>> degraus
       mel    >>>>>> méis  (ou 'meles', menos usado)
       anel   >>>>>> anéis
       carretel >>>>> carretéis
       tonel  >>>>>> tonéis
       rol      >>>>>> róis
       sol     >>>>>> sóis
       
       solidéu (cobertura na tonsura dos religiosos) >>>>> solidéus
       chapéu >>>>> chapéus
       céu    >>>>>> céus
       sutil >>>> sutis (por ser oxítona) -  lê-se 'sutís'
       funil >>>> funis (por ser oxítona) -  lê-se 'funís'
       anil  >>>> anis  (por ser oxítona) -  lê-se 'anís'
       útil  >>>> úteis  (por ser paroxítona)
       difícil>>>> difíceis (por ser paroxítona)
       túnel>>>> túneis  (por ser paroxítona)

  • Acredito que a III também está errada visto que o pronome correto, caso haja referência posterior, é ESTA, e não ESSA. Esta é para iniciar o que será dito; já essa é utilizado para retomar aquilo que foi dito.
    De qualquer maneira, não altera o gabarito da questão.

    Comentário meramente opinativo. Qualquer erro, favor notificar.
    Lucas Barros
     

  • b-

    I.  o enunciado esta sugerindo ironia, o que não é op caso.

    II. errado, terminação com L e vogal implicam regras dinstintas p/ plural

    III. correto

    IV. corrto

  • Concordo com o colega Lucas  Barros. No meu entender, "essa" deve se referir a algo já dito. 

    No caso da questão, eu entendi  que o "essa" se refere à realização pela NASA de diversos rasantes entre os anéis e polos...

    Eu acertei a questão por não ter uma opção constando apenas a alternativa IV como correta.

    Se o meu entender da questão for equivocado, alguém me explique, por favor.

    Obrigado.

  • De acordo com o que aprendi com a prof.ª Adriana Figueiredo, o pronome demonstrativo "essa" no texto é usado para referenciar um trecho já citado antes. Não seria uma questão passível de anulação ?

  • pra mim a IV era a única certa.

    Esse item III como correto está meio torto.

  • Está questão esta bem errada. Deve ser indicada para comentário de algum professor do QC. 

  • Só não entendo como a maioria acertou essa questão. Pelos que percebi, todos, além de mim, que comentaram nesta questão acharam a opção III incorreta. #Pracabá.

  • Antes de ler as alternativas pensei: o item III é o único errado, certamente. Pelas alternativas percebi que era a única correta. Pior ainda é o índice realtivamente alto de acertos para uma questão que, para mim, mero mortal, seria passiva de anulação. Acho que o 'essa' retoma a ideia do Grand Finale, ou seja, o parágrafo todo.

  • "Essa" algo que já foi dito! Está errada essa questão! Item 3 tb tirei logo como errado. Aff!

     

  • Essa não retoma esse caralho aí! Vá tomar no cú CRO!

  •  "essa" nao retoma termo anteriormente dito ? ja marquei como errada e depois, vi que por eliminação, ela estava menos errada kkkkkkkkkkk

  • Indiquei para comentário dos Profe do QC.

     

    Eu  também não concordo que esta alternativa esteja correta. Uma vez que "essa" reporta ao que já foi dito anteriormente.

  • BANCA ESCROTA! INDIQUEI PRA COMENTÁRIO... "ESSA" (NO TEXTO) RETOMA......E NÃO INTRODUZ

  • Creio que no item III aquilo que a banca sugeriu foi:

     

    Essa será a observação mais próxima e detalhada dessa região ==> A observação mais próxima e detalhada dessa região será essa [...]

     

  • O termo "essa" é ANAFÓRICO ou CATAFÓRICO?