SóProvas


ID
5135287
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Vargem Bonita - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o excerto de um texto transcrito a seguir e responda a que classe gramatical pertencem, respectivamente, as palavras grifadas.
“A ciência desvenda o mecanismo do cérebro que faz você se apavorar e prepara novos remédios para acabar com as fobias.”

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     “A ciência desvenda o mecanismo do cérebro que faz você se apavorar e prepara novos remédios para acabar com as fobias.”

    • Observe, sintaticamente falando para você achar o sujeito você deve ir primeiro ao verbo. Logo, "quem é que desvenda?"= A ciência. Então temos um verbo.
    • Você”. Etimologicamente, origina-se do pronome de tratamento “Vossa Mercê”. Assim, você é um pronome de tratamento .
    • Preposição(é toda palavra variável que conecta dois ou mais termos da oração.): aconselho guardar o máximo que conseguir. (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.)
  • gaba A

    “A ciência desvenda o mecanismo do cérebro que faz você se apavorar e prepara novos remédios para acabar com as fobias.”

    desvendar verbo

    você → pronome de tratamento

    para → preposição que traz sentido de finalidade (VUNESP ADORA)

    apenas para complementar...

    a questão tá pedindo as classificações morfológicas. Temos aí as classes gramaticais. As quais se dividem em variáveis e invariáveis.

    VARIÁVEL: ASAVPN

    • Artigo
    • Substantivo
    • Adjetivo
    • Verbo
    • Pronome
    • Numeral

    INVARIÁVEL:

    • Preposição
    • Interjeição
    • Conjunção
    • Advérbio

    As variáveis vão flexionar em plural e singular, feminino e masculino. Já as invariáveis não.

    pertencelemos!

  • A questão é de morfologia e quer saber a classificação morfológica das palavras destacadas em “A ciência desvenda o mecanismo do cérebro que faz você se apavorar e prepara novos remédios para acabar com as fobias”. Vejamos:

     .

    A) Verbo – pronome – preposição.

    Certo. "Desvenda" é verbo (do verbo "desvendar"). "Você" é pronome de tratamento. "Para" é preposição.

    Verbo: palavra variável que exprime um processo. Ao indicar um fato situado no tempo, o verbo pode exprimir ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.

    Pronomes de tratamento: geralmente levam em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como, por exemplo, idade ou cargo ocupado. Alguns deles: você, senhor/ senhora, Vossa Alteza, Vossa Excelência, Vossa Majestade, Vossa Santidade...

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    B) Adjetivo – advérbio – artigo.

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

     .

    C) Conjunção – interjeição – numeral.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adues! Coitado! Cruzes!

    Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

     .

    D) Verbo – artigo – substantivo.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

     .

    Gabarito: Letra A

  • Esse 'para'' é conjunção subordinada final.

    questão errada