SóProvas


ID
5220163
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de União do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


A IDEALIZAÇÃO DO AMOR


(1º§) Eu estava a pensar na forma como se poderá entender o amor, à luz da minha formação. A minha perspectiva depende daquilo que o outro representa, se o outro é um prolongamento nosso, é uma parte nossa, como acontece muitas vezes, ou é uma idealização do eu de que falaria o Freud. No sentido psicanalítico, poder-se-ia dizer que o amor corresponde ao EU IDEAL e, portanto, à procura de qualquer coisa de ideal que nós colocamos através de um mecanismo de identificação projetiva no outro.

(2º§) Portanto, à luz de uma perspectiva científica, como é apesar de tudo a psicanalítica, o problema começa a pôr-se de uma forma um bocado diferente. Nesse sentido e na medida em que o objeto amado é sempre idealizado e nunca é um objetivo real, a gente, de fato, nunca se está a relacionar com pessoas reais, estamos sempre a relacionarmo-nos com pessoas ideias e com fantasmas.

(3º§) A gente vive, de fato, num mundo de fantasmas: os amigos são fantasmas que têm para nós determinada configuração, ou os pais, ou os filhos, etc. Portanto, devemos refletir sobre este fantasmagórico mundo em que vimos. (...)

(4º§) O amor é uma coisa que tem que ver de tal forma com todo um mundo de fantasmas, com todo um mundo irreal, com todo um mundo inventado que nós carregamos conosco desde a infância, que até poderá haver, eventualmente, amor sem objeto. Reflitamos, entendamos, procuremos conviver com os fantasmas que nos cercam na vastidão do mundo.

(5º§) O amor não será, assim, necessariamente, uma luta corpo a corpo, ou uma luta corporal, mas pode ter que ver realmente com outras coisas, uma idealização, um desejo de encontrar qualquer coisa de perdido, nosso, que é normalmente isso que se passa, no amor neurótico, ou mesmo não neurótico. Quer dizer, é a procura de encontrarmos qualquer coisa que a nós nos falta e que tentamos encontrar no outro e nesse caso tem muito mais que ver conosco do que com a outra pessoa. Normalmente, isso passa-se assim e também não vejo que seja mau que, de fato, se passe assim.

(António Lobo Antunes, in Diário Popular - 2019)

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.


( )No trecho: "os amigos são fantasmas que têm para nós determinada configuração, ou os pais, ou os filhos". - temos: exemplo de predicativo usado no sentido figurado; verbo concordando com o núcleo do sujeito na terceira pessoa do plural; conjunção coordenativa alternativa.

( )Sobre os verbos seguintes, pode-se afirmar: "Reflitamos" é de terceira conjugação; "entendamos" é de segunda conjugação; "procuremos" é de primeira conjugação, mas todos exemplificam mensagem na primeira pessoa do plural do modo imperativo afirmativo.

( )No período: "Normalmente, isso passa-se assim e também não vejo que seja mau que, de fato, se passe assim". - constatamos: uma vírgula separando adjunto adverbial, e a sequência crescente de: pronome demonstrativo, conjunção subordinativa integrante e o antônimo de "bom".


Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Questões corretas...

    GAB B

  • GABARITO - B

    (V) - "os amigos são fantasmas"

    Temos Sujeito+VL+Predicativo do sujeito...

    Fantasma é uma metáfora...Sentido figurado

    Quem são fantasmas? os amigos

    Quem têm? os amigos

    Conjunção Coordenada Alternativa: ou; ou...ou; ...ora; quer...quer; seja...seja; nem…nem; já…já; talvez…talvez

    Agora entendi, valeu galera...

    (V) - Vogal temática: É o morfema que permite a ligação entre o radical e as desinências.

    Há três vogais temáticas:

    -a- caracteriza os verbos da primeira conjugação: solt-a-r, cant-a-r, procur-AR

    -e- caracteriza os verbos da segunda conjugação: viv-e-r, esquec-e-r, entend-ER

    -i- caracteriza os verbos da terceira conjugação: assist-i-r, decid-i-r, reflet-IR

    (V) - A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial, foi usada para separar o adjunto adverbial "normalmente" de modo

    Isso - Pronome demonstrativo

    (...) não vejo que seja mau que (...) Não vejo ISSO

    Substitua por ISSO, DISSO, NISSO, e será Conjunção Integrante.

    Antônimo é o contrário, logo o contrário de "Bom" é "Mau"

    Você errou! Resposta: B

  • também não entendi a b!

  • alguém poder explicar a II

  • Reflitamos Nós - Modo Imperativo - Verbo refletIR (3ª conjugação);

    Entendamos Nós - Modo Imperativo - Verbo EntendER (2ª conjugação)

    Procuremos Nós - Modo Imperativo - Verbo ProcurAR (1ª conjugação)

  • E EXISTE IMPERATIVO NA 1° PESSOA?????????????

  • Essa foi...

  • Gabarito B, mas confesso que entre D e B foi mais chute do que compreenção.

  • Conjugação do verbo é a terminação em AR, ER ou IR. Não confundir com a PESSOA do verbo.

  • Me lasquei na D

  • Rapaz essa prova de agente veio dificil em KKKKKK

  • meu celebro fritou com tanta informação heheh.

  • A QUESTÃO FALA DA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NO IMPERATIVO AFIRMATIVO

  • me embananei com essa "sequência crescente" da III, o que custa destacar os itens? no caso me confundi achando que a III na parte do "conjunção subordinativa integrante" tava querendo insinuar que o "passa-se" que era a conjunção integrante, ai marquei como errado

  • Banca boa. Deixou-me em choque kkkkkk

  • "Sequência crescente", na cabeça da banca, significa pular vários elementos da sequência.

  • Essa prova foi absurdamente desproporcional ao cargo. Já vi provas do TJSP muito mais fáceis q essa provinha pra agente de endemias q ganha uma merreca. Se bem q a Vunesp alivia em portugues mas entra com os dois pés em informática né... Enfim

  • Essa questão trata de diversos assuntos, já que são apresentadas três assertivas as quais a banca esperava que os candidatos analisassem a fim de determinar se elas compunham afirmações verdadeiras ou falsas.

    Assim, no trecho presente na primeira assertiva, há realmente um exemplo de predicativo usado no sentido figurado: “amigos são fantasmas (...)". Nesse caso, amigos é o sujeito da oração, há um verbo de ligação na terceira pessoa do plural (“são") e há o predicativo do sujeito “fantasmas", que está no sentido figurado pelo fato de que o conceito de fantasmas não se aplica à palavra amigos senão por uma assimilação simbólica dentro do contexto do texto e do que pretendia expressar o autor. Assim como já foi dito, há o verbo de ligação “ser" concordando com o núcleo do sujeito (amigos) na terceira pessoa do plural (na forma “são"). Já a conjunção alternativa é o “ou", no trecho “ou os pais, ou os filhos". Assim, vê-se que a assertiva é verdadeira.

    Sobre a segunda declaração, cabe primeiro esclarecer que a terminação -ar marca os verbos de primeira conjugação, -er (ou -or) os de segunda, e -ir os de terceira conjugação. Assim, “reflitamos" é o verbo refletir (termina em -ir – terceira pessoa) flexionado na primeira pessoa do plural do imperativo afirmativo (reflete tu / reflita você / reflitamos nós / refleti vós / reflitam vocês), modo esse que indica pedido ou ordem. Seguindo, temos “entendamos", que a forma do verbo entender (término em -er – segunda pessoa) também na primeira pessoa do plural do imperativo afirmativo (entende tu /entenda você / entendamos nós / entendei vós / entendam vocês). Por fim, também a forma “procuremos" está na primeira pessoa do plural do imperativo afirmativo (procura tu / procure você / procuremos nós / procurai vós / procurem vocês), sendo uma conjugação do verbo procurar (final em -ar – primeira conjugação). Logo, também aqui temos uma declaração verdadeira.

    Finalmente, a terceira afirmação a ser analisada começa corretamente, já que há uma vírgula separando o adjunto adverbial de modo “normalmente" que inicia o período. Há também a sequência crescente de pronome demonstrativo (“isso"), conjunção subordinativa integrante (“que") e o antônimo de mau (“bom). Novamente, temos uma alegação verdadeira.

    Considerando o fato de que as três assertivas estão corretas, a opção a ser marcada só pode ser a letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • pq é a b se no modo imperativo não tem como dar ordem a mim mesma?