SóProvas



Questões de Educação Teatral


ID
560062
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo os PCN de ARTE, a experiência do Teatro na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação, a tolerância e a convivência com a ambiguidade. No processo de construção dessa linguagem, o jovem estabelece com os seus pares uma relação de trabalho combinando sua imaginação criadora com a prática e conscientizando-se disso por meio da observação de regras. O Teatro, como diálogo entre palco e plateia, pode-se tornar um dos parâmetros de orientação educacional. As aulas de Teatro, para tanto, deverão integrar-se

Alternativas
Comentários
  • Letra E - TEATRO É UMA ÁREA. TEATRO É LINGUAGEM! E assim como todas as áreas e linguagens, nós também temos objetivos, metodologias, avaliação etc. 


ID
560074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Dentre os conteúdos que fazem parte de um planejamento para o ensino de Teatro para crianças e jovens, pressupõe-se que os estudantes possam ter acesso aos procedimentos metodológicos diversificados, que envolvem a participação em

Alternativas

ID
1344670
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

    B) Processos de apreciação artística por meio de visitas a casas de espetáculo, vídeos e outras fontes como livros, filmes, fotos etc. [Gabarito]

    As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementada com processos de apreciação artística por meio de visitas a casas de espetáculo, vídeos e outras fontes como livros, filmes, fotos etc.

    Pg. 89

    LINK: https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/pcn-arte-peb.pdf


ID
1344703
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A seleção dos conteúdos, no ensino de teatro, é baseada em critérios que visam a despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p.51): (...) acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:

I. Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores.
II. Conteúdos que valorizem as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira.
III. Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento.


Assinale a resposta correta:

Alternativas

ID
1344706
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que:

Alternativas

ID
1344715
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A escola deve viabilizar o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade. Devem ser igualmente fomentados na experiência escolar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Teatro pode servir na experiência escolar como um vetor de transformação crítica na vida do estudante, que aprende a olhar o mundo com outros olhos.


ID
1344718
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No processo de avaliação do ensino teatral, deve-se considerar que o indivíduo esteja preparado para:

Alternativas

ID
1440070
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:

Alternativas

ID
1440076
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Viola Spolin utiliza a estrutura do jogo como fundamento de sua proposta para o ensino do Teatro, como meio para liberar o aluno dos seguintes comportamentos de palco:

Alternativas

ID
1562974
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na Lei n° 9.394 de 1996 (LDB), existem apenas três artigos que tratam especificamente sobre a obrigatoriedade do Ensino da Arte nos diversos níveis da Educação Básica.


Alternativas

ID
1562977
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.


O Ensino do teatro é entendido não só como expressão e comunicação, produção coletiva, mas também como um produto cultural e de apreciação estética.


Alternativas

ID
1562980
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.


O teatro, no Ensino Fundamental, proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos, no plano individual e coletivo.


Alternativas

ID
1562983
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.


O professor deve entender que o teatro, mais que a transmissão de técnicas, é, antes de tudo, um elemento de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.


Alternativas

ID
1562986
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme os pressupostos dos PCNs.



        A Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.

A área de Arte está relacionada com as demais áreas e possui suas especificidades.


Alternativas

ID
1562989
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme o pensamento de João Francisco Duarte Jr., expresso no livro Por que arte-educação?


O ensino da Arte de um modo geral ainda é considerado como um momento de lazer, e as disciplinas que a compõem estão em um nível inferior, se comparadas às demais disciplinas, consideradas mais úteis.


Alternativas

ID
1562992
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

 Responda a essas questões conforme o pensamento de João Francisco Duarte Jr., expresso no livro Por que arte-educação?


Uma produção artística, apresentada como produto final dentro da escola, é garantia de um entendimento dos alunos sobre o que seja uma obra de arte no que se refere à arte‑educação.


Alternativas

ID
1771903
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No Brasil, o ensino das artes tem papel tão importante no processo de ensino-aprendizagem quanto o dos outros conhecimentos, podendo-se destacar como um dos aspectos desse papel o fato de a arte propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. A respeito do ensino das artes, com ênfase no ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771906
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Nas Artes Cênicas, o ser humano é considerado de forma múltipla: nas diversas linguagens cênicas, corpos humanos interagem por meio de diversos sentidos, manifestando a necessidade de expressão e de comunicação. Desse modo, o ensino das Artes Cênicas tem como objetivo ressoar essa forma integrada em que o ser humano é considerado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771909
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na peça teatral Como gostais, de William Shakespeare, o personagem Jack anuncia a seguinte tese: “O mundo é um palco, os homens e as mulheres, meros artistas que entram nele e saem". Essa metáfora, presente no discurso de outros dramaturgos do século XVI, continua multiplicando os seus sentidos quando se reflete, hoje, a respeito das potencialidades educacionais das Artes Cênicas, considerando-se a interação entre o mundo e as artes. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771918
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Uma das abordagens teórico-metodológicas presente no ensino das Artes Cênicas na contemporaneidade foi proposta pela estadunidense Viola Spolin, que se utiliza da estrutura do jogo com regras como base para o treinamento de teatro. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771921
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A proposta teórico-metodológica teatral definida como Teatro do Oprimido, caracterizou-se pelos vínculos concretos e históricos de seu autor, Augusto Boal, com os contextos sociais nos quais se viu inserido e pelo fato de seus princípios serem calcados nas peculiaridades da linguagem teatral propriamente dita. A respeito das abordagens teórico-metodológicas para o ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O teatro do oprimido consiste, basicamente, num conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, com o objetivo de, em suas origens, transformar as tradicionais relações de produção material nas sociedades capitalistas pela conscientização política do público INCORRETA

    b) Além do próprio Augusto Boal e de seus Centro s de Teatro do Oprimido (CTOs) espalhados por todo o planeta , no Brasil, sua pedagogia teatral tem inspirado experimentações e investigações do uso do teatro na educação informal de crianças, jovens e adultos como as que vêm sendo desenvolvidas pela professora Joana Lopes (1989), do Insti - tuto de Artes da Universidade de Campi nas (Unicamp) INCORRETA

    c) No teatro-fôrum, os objetivos passam a ser fazer com que o indivíduo tenha oportunidade de se ver "de fora", experimentando contracenar consigo mesmo na "pele" de outros durante a reconstituição cênico-terapêutica de situações traumáticas. IBCORRETA.

    d) Uma das transformações relevantes que o Teatro do Oprimido sofreu, ao longo dos anos e dos países percorridos, foi a redimensão da noção de opressão. CORRETA

    e)


ID
1771957
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro tem sido considerado, pelas práticas pedagógicas que apontam para o desenvolvimento social, meio eficiente para a abordagem de diversos problemas contemporâneos. No fazer teatral, os seres humanos integram-se de modo cognitivo, afetivo e físico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771987
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Atividade: Improvisação ─ A discussão

Passo 1: Em uma folha de papel grande (cartolina ou similar) o professor desenha três colunas com os seguintes títulos: lugares; pessoas; temas. O professor esclarece que na coluna lugares devem ser listados lugares onde pessoas potencialmente podem discutir, na coluna pessoas, devem ser listados papéis sociais de pessoas que potencialmente podem se envolver em discussões e, na coluna temas, devem ser listados assuntos a respeito dos quais as pessoas potencialmente discutem.

Passo 2: Pedir ao grupo a sugestão de itens para cada coluna.

Passo 3: Solicitar aos participantes que se organizem em duplas.

Passo 4: Solicitar que cada dupla escolha um item de cada coluna para que realizem uma improvisação curta com começo, meio e fim. A proposta deve ser executada em um prazo médio de 5 a 8 minutos.

Passo 5: Cada dupla será convidada a apresentar sua cena para todo o grupo. 

O texto acima descreve um exercício teatral a ser aplicado ao processo de alfabetização para a linguagem teatral a um grupo de adolescentes, para o exercício, por meio da fisicalização, de noções de ação, de espaço e de tempo.

Considerando a atenção que o professor de teatro ou facilitador de ações de teatro aplicado deve ter em relação à seleção e à organização de jogos e de exercícios teatrais para a realização de oficinas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2011546
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Toda proposta de Teatro-Educação se debate em torno da definição do binômio que constitui seu fundamento. Até que ponto o orientador de um grupo de crianças ou adolescentes deve encaminhar o trabalho para o lado artístico ou até que ponto o ensino artístico é de menor importância, considerando-se que está lidando em primeiro lugar com uma atividade de caráter formativo?”

Essa citação é de Ingrid Dormien Koudela. Segundo a autora Elliot Eisner distingue duas categorias de justificativas para o ensino da arte que têm determinado sua função educacional. Identifique-as:

Alternativas

ID
2182855
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ator é corpo, voz, emoção, domínio de expressividade, intenção e gesto. Tendo o teatro uma técnica em que o homem se relaciona com o espaço, o primeiro passo para a execução de trabalhos, exercícios ou montagens teatrais é a escolha adequada do espaço e seu domínio. Sobre o ensino da Percepção dramática e sensibilidade estética à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A adequação da realidade espacial das escolas com a proposta de ensino deve ter como objetivo viabilizar de forma concreta o processo didático do fazer teatral correto.
II. O desconhecimento das formas de expressão que o corpo pode oferecer leva o aluno a não explorar as potencialidades psicofísicas que lhes são próprias e estão sufocadas por falta de atividades corpóreas criativas.
III. O ponto de partida do ensino deve ser o conhecimento prévio que o aluno tem sobre atividades que envolvam trabalho de corpo, tais como capoeira, dança de rua, danças folclóricas etc.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2182864
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações é uma das habilidades requeridas no ensino da contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Há uma teatralidade implícita no cotidiano cultural do aluno que não se atém apenas às salas de espetáculo. Vários folguedos e ritos se apossam da teatralidade com estrutura.
II. O desafio do ensino desse tópico está no fato de que, em Minas Gerais, o material de pesquisa é escasso, uma vez que há poucos grupos de teatro que se dedicam à preservação e realização de manifestações culturais tradicionais.
III. Uma das formas recomendadas de ensino é assistir a manifestações de folguedos populares e danças, tais como reisado, folia de reis, espetáculos teatrais de rua, procissões, nos quais a teatralização, a encenação e a representação de personagens estejam presentes.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2182867
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro é essencialmente uma arte grupal, em que o resultado global do trabalho depende da atuação de cada um em direção ao objetivo central: a obra, o espetáculo, ou mesmo somente o cumprimento dos exercícios e dinâmicas propostos durante as aulas. Sobre o ensino da expressão em teatro, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2242375
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quanto aos temas transversais: “são questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões.” O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que “em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajuda para replanejá- la.” Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.

Alternativas

ID
2242378
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Schafer(2001) nos diz que “o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre a ciência, a sociedade e as artes.” Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: “Com a acústica e a psico-acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que maneira estes afetam e modificam o seu comportamento.” Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.

Alternativas

ID
2242381
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: “certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em seguida aproximei dela um tambor e duas baquetas. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir a mesma cadência dos sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato, ela estava prestando atenção no som que realizava.” Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.

Alternativas

ID
2242384
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.

Alternativas

ID
2242387
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Fonterrada (2008) ao se referir a Emile-Jaques Dalcroze, nos apresenta duas preocupações que acompanharam este educador musical. A primeira diz respeito à “educação musical e a necessidade de sistematização das condutas, em que música, a escuta e o movimento corporal estivessem estreitamente ligados e interdependentes”. Sobre essa base, Dalcroze erigiu seu sistema de educação musical, conhecido como “Rythmique” em língua francesa. Assinale a alternativa que, conforme a autora, diz respeito a segunda preocupação de Emile-Jaaues Dalcroze.

Alternativas

ID
2242390
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ao tratar sobre os pressupostos do método do educador belga Edgar Willems, Fonterrada (2008) nos fala que “em sua proposta, Willems dedica-se a dois aspectos: o teórico, que engloba os elementos fundamentais da audição e da natureza humanas, e a correlação entre som e natureza humana, e o prático, em que organiza o material didático necessário à aplicação de suas idéias à educação musical.” Assinale a alternativa que contempla dois pressupostos do método deste educador, segundo a autora:

Alternativas

ID
2242393
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é “ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto.” Assinale a alternativa que contém algumas das formas usadas na musicalização com este método.

Alternativas

ID
2242396
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que “muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e comunicar idéias de pensamentos/sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá de ser envolvido na rede da linguagem da arte por outros caminhos.” Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.

Alternativas

ID
2242399
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Conforme Ferraz e Fusari (1999), “as atividades lúdicas são (...) indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento de alguns importantes aspectos nesta fase”. Assinale a alternativa que contempla estes aspectos, conforme a visão das autoras.

Alternativas

ID
2339347
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

De acordo com Augusto Boal, “Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão”.

Escolha a alternativa CORRETA que indica o método teatral baseado no princípio de que o ato de transformar é transformador, desenvolvido por Augusto Boal.

Alternativas

ID
2362144
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue o item subsecutivo.

A palavra em cena remete estritamente ao significado literal do texto teatral.

Alternativas

ID
2362147
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue o item subsecutivo.

A iluminação cênica integra o conjunto dos elementos de encenação.

Alternativas

ID
2362150
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue o item subsecutivo.

O figurino pode apoiar atores e atrizes na composição de seus personagens.

Alternativas

ID
2362153
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas.

Boal, 1996.

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue o item subsequente. 

A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.

Alternativas

ID
2362156
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas.

Boal, 1996.

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue o item subsequente. 

Criatividade e imaginação são faculdades humanas independentes nos processos artísticos.

Alternativas

ID
2362162
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e o livro estão novamente em questão. O modo de percepção desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue o item a seguir.

A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que passou a considerar a sua autonomia na produção de sentidos.

Alternativas

ID
2362168
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue o item que se segue.

A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.

Alternativas

ID
2362171
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue o item que se segue.

As produções cênicas do diretor Hugo Rodas limitam-se exclusivamente à linguagem teatral.

Alternativas

ID
2417968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.

Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.

O método de trabalho com o teatro desenvolvido por Augusto Boal tem o objetivo de desvelar as relações de opressão.

Alternativas

ID
2417971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.

Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.

Ao considerar todos como atores e espectadores — pois todos agem e observam —, Augusto Boal propõe que o teatro do oprimido tenha uma função política, que propicie a formação crítica do cidadão.

Alternativas

ID
2417974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estética do oprimido coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte. Não leva a cultura ao povo, mas oferece meios estéticos necessários para o desenvolvimento da sua própria cultura, com seus próprios meios e metas. No caso particular do teatro, a peça deve conter a ação dramática e sua clara crítica. Não realismo, mas realidade que busque alternativas. Não a vida como ela é, mas como não queremos que continue sendo. Todo espetáculo, em cena ou na vida real, é uma estrutura de poderes que devem ser revelados.

Augusto Boal. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p. 166 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir.

O teatro do oprimido privilegia o palco como espaço de encenação.

Alternativas

ID
2741419
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em relação à linguagem do teatro, analise as afirmativas a seguir.

I. Por natureza, o teatro agrega diversas linguagens, como dança, música, artes visuais, arquitetura, circo, entre outras. Sua composição é complexa, repleta de nuances estéticas e ideológicas.
II. A linguagem artística teatral se concretiza mediante a composição de alguns elementos, que são imprescindíveis para a realização de um espetáculo teatral.
III. A cenografia do espetáculo teatral pode oferecer dicas sobre onde e quando a peça acontece; o tempo e o espaço cênico são materializados por meio da cenografia.
IV. A iluminação é um dos elementos expressivos da linguagem teatral que possui diferentes funções. A iluminação cria e transforma a atmosfera cênica.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Excelente, tive o mesmo raciocínio.


ID
2751094
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro cearense tem suas tradições. Grandes nomes apontam no cenário da interpretação e dramaturgia. No passado, podemos destacar Eurico Pinto, um grande intérprete, Edson Alcântara, Mundinha Viana, entre outros. Juvenal Galeno e Carlos Severo são os primeiros dramaturgos de destaque. Vários grupos movimentam o teatro desde a década de 40. Destacamos: Grupo Pesquisa, Grupo Bagaceira, Comédia Cearense e Grupo Balaio.


No final dos anos 1980, o movimento do Teatro Radical foi desenvolvido no Ceará com

Alternativas

ID
2864929
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.

A ampliação de repertórios estéticos é um dos objetivos do ensino de teatro no ensino médio. Assim, conhecer e(ou) experimentar, por meio de leituras dramáticas e(ou) jogos e cenas, a dramaturgia de autores brasileiros, como Martins Pena, Artur de Azevedo, Nelson Rodrigues, Molière, Vianinha, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Ariano Suassuna etc., é um caminho que pode ser profícuo para essa conquista cultural.

Alternativas
Comentários
  • Um dramaturgo francês no meio do rolê.

  • Eu li sem estar tão concentrada no modo automático ....leitura dinâmica. E só entendi o motivo graças ao comentário da Layane (cansada como estou, demoraria 1 ano para eu descobrir o Moliére no meio da galera). Valeu


ID
2864932
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Quando o teatro é utilizado como ferramenta para a aprendizagem de outras disciplinas (tais como história, geografia, português), potencializa‐se a aprendizagem da linguagem teatral e a ação pedagógica se configura como interdisciplinar.

Alternativas

ID
2864935
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Na estética do oprimido, proposta por Augusto Boal, a palavra, a imagem e o som são considerados como instrumentos de poder e opressão. Assim, considera que é dever do cidadão‐artista usar esses canais de opressão para destruir os dogmas da arte e da cultura, mostrando que todos os seres humanos são artistas de todas as artes.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkk ó o toxicológico aí


ID
2864938
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Beatriz Cabral propõe o drama como método de ensino em que o professor‐personagem medeia por meio da ação teatral, e não apenas verbalmente. Os alunos interagem dentro de um contexto de ficção.

Alternativas

ID
2864941
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


O sistema de jogos teatrais proposto por Viola Spolin fundamenta‐se principalmente em Piaget e Stanislavski. Propõe como essências do jogo teatral o foco, a instrução e a avaliação e pretende que o jogador aprenda a resolver problemas cênicos.

Alternativas

ID
2918311
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Improvisação é um processo muito utilizado em teatro e dança, e serve de base para muitas criações artísticas. Trabalha com o imprevisto, aceitando e assumindo suas consequências.

Seguindo esse pensamento, a estratégia para se trabalhar a improvisação numa aula de Dança é

Alternativas

ID
2918371
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Durante pelo menos meio século tem-se aceito que o teatro é uma unidade na qual todos os elementos deveriam tentar fundir-se. Com este fim surgiu o diretor. Mas no fundo tem sido principalmente uma questão de unidade externa. Uma fusão de estilos um tanto superficial para que estilos contraditórios não ser choquem. Se levarmos em conta como a unidade interna de um trabalho complexo pode verdadeiramente ser expressa, podemos achar exatamente o oposto: que o choque de externos é essencial.

BROOK,1970 apud FICHER, 2010, p. 158.

Dialogando com Peter Brook, Stela Fischer, em seu livro Processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras (2010), dá especial atenção à figura do diretor/encenador, destacando que, ao invés de desaparecer, a figura do diretor, bem como sua função, são reafirmados e validados.


Em alguns processos colaborativos de encenação teatral, a figura do diretor/encenador é favorável ao sucesso do projeto porque

Alternativas

ID
2918389
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com o advento da internet e a popularização do computador, as linguagens artísticas viram-se desafiadas a reelaborar suas formas e meios de comunicação. A tecnologia estabelece novas relações do homem com as noções de tempo e espaço, com base em propostas estéticas que consideram a interatividade como componente. O teatro, como reflexo do meio onde acontece, não se furta a essas mudanças, absorvendo elementos tecnológicos dos mais variados.

O que ocorre aqui é uma intensificação e uma desconstrução do teatro em vários níveis. Por um lado, o teatro “vivo” é posto em suspensão e passa a ser uma ilusão, um efeito de uma máquina de efeitos. Por outro lado, experimenta-se, na atmosfera intensa e vital do trabalho, uma tendência inversa: a tecnologia das mídias é teatralizada.

LEHMANN, Hans Thies. Teatro pós-dramático.São Paulo: Cosac Naify, 2001, p. 384.


Sobre as relações entre teatro e mídias digitais, com base em Lehmann, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918395
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Uma das maiores vedetas de então estava em excursão pelo interior de São Paulo com uma pequena companhia. Sabia o texto de cor, mas gostava de introduzir novas frases todos os dias, dependendo da plateia e de como decorria o espetáculo. O público deliciava-se. Os outros atores, ao contrário, perdiam a sua segurança e alguns riam em cena, pelo que eram imediatamente censurados. No elenco havia um jovem ator que estava a dar os primeiros passos e que se entusiasmava com as novas piadas que a vedeta introduzia no espetáculo. Certa noite, muito estimulado pelo patrão, o jovem ator decidiu imitá-lo de algumas hesitações e largou também a sua improvisação, por certo uma piada muito grosseira. O resultado foi sensacional e todo o público e os seus colegas começaram a rir; só a vedeta ficou muito séria e compenetrada. No fim do espetáculo, os atores esperavam a mais feroz censura para o jovem estreante, mas a vedeta fechou-se no seu camarim e não disse nada, absolutamente nada. No outro dia, quando todos se preparavam já para entrar em cena, a vedeta mandou ir ao seu camarim o jovem ator, morto de medo pela sua ousadia da véspera. Foi recebido com grande amabilidade. A vedeta falou-lhe da sua arte, dos anos que já tinha de palco etc. etc. Após um longo discurso perguntou-lhe:

– Lembras-te da improvisação de ontem?

– Sim, sim – respondeu o jovem. – Não gostou?

– Gostei muitíssimo, parece-me uma piada muito boa.

– Obrigado – suspirou, aliviado, o jovem. – Muito obrigado. Parece-me que o público gostou. Riram-se muito. Os meus colegas felicitaram-me. Foi um êxito.

– Sim, sim – disse a vedeta. O público riu-se muito porque é realmente uma ótima piada. Mas hoje quem a diz sou eu e não tu, porque sou eu o dono da companhia. Compreendido?”


BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 30.

O caso contado por Augusto Boal refere-se a um momento importante na história do teatro brasileiro, mas o autor conta essa história para fazer uma crítica à

Alternativas

ID
2918398
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Começa aí, portanto, nesse ‘corpo a corpo’ primeiro mantido com o mundo que nos rodeia, a aventura do saber e do conhecer humanos. Sem dúvida há um saber sensível, inelutável, primitivo, fundador de todos os demais conhecimentos, por mais abstratos que estes sejam; um saber direto, corporal, anterior às representações simbólicas que permitem os nossos processos de raciocínio e reflexão... Aqui se insistirá, pois, na necessidade atual e algo urgente de uma educação do sentimento, que poder-se-ia muito bem denominar educação estética. Contudo não nesse sentido um tanto desvirtuado que a expressão parece ter tomado no âmbito escolar, onde vem se resumindo ao repasse de informações teóricas acerca da arte, de artistas consagrados e de objetos estéticos. Trata-se, antes, de um projeto radical: o de retorno à raiz grega da palavra “estética” – aisthesis, indicativa da primordial capacidade do ser humano de sentir a si próprio e ao mundo num todo integrado.”

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2001.

Sobre a ideia de um saber sensível, relacionado à educação estética e inerente ao teatro, podemos concluir que

Alternativas

ID
2918404
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A estreia de O rei da vela, em 1968, marcou um momento importante na história do teatro brasileiro, muito embora tivesse sido escrita trinta anos antes, por Oswald de Andrade. A montagem, que sofreu muitas críticas positivas e negativas do público, mexeu com as estruturas do pensamento teatral da época, por ter sido considerada ousada e atual. Recentemente, mais precisamente em abril de 2018, o espetáculo voltou à cena carioca e recebeu o seguinte comentário da atriz Fernanda Montenegro, que assistia ao espetáculo da oitava fileira:


A cultura teatral brasileira está no fundo de um precipício. […] Há muito tempo os nossos palcos não apresentam nada igual. Há uma comoção geral na plateia, silenciosa, porque há uma necessidade de renascermos. Nós temos que renascer nos nossos palcos.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2018.

Este espetáculo teve direção assinada por

Alternativas

ID
2926000
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito do texto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


O que é teatro? Uma espécie de máquina cibernética. Em repouso, esta máquina esconde-se por detrás de um reposteiro, mas assim que fica descoberta começa a enviar-nos mensagens. Estas mensagens têm de característico o fato de serem simultâneas e, todavia, terem diferentes ritmos; em determinada altura do espetáculo recebemos ao mesmo tempo seis ou sete informações (provenientes do cenário, do figurino, da iluminação, da colocação dos atores dos seus gestos, mímica, falas), mas algumas delas permanecem (como acontece com cenário) enquanto outras se vão modificando (as palavras, os gestos); estamos, portanto, perante uma verdadeira polifonia informativa, é isto que constitui a teatralidade: uma densidade de signos (GIRAUD; OUELLET, 1980, p. 25).

I. O figurino e a fala, por se modificarem no transcorrer da ação dramática, são elementos principais numa peça, tornando os demais elementos secundários.

II. O texto sugere que o cenário não é modificado, “permanecendo durante toda a representação”. Essa afirmação não traduz o panorama do teatro feito nos dias atuais.

III. A iluminação no teatro contemporâneo pode ter outras funções além de trazer luz aos atores e ao cenário, podendo ela mesma criar um ambiente cenográfico.

IV. Embora receba muitas informações numa representação, o público não é apenas um receptor, mas um importante componente da representação, pois sem ele esta não existiria.

V. Constantin Stanislavski é autor de uma obra extensa sobre a preparação do ator, das ações psicofísicas à criação do personagem. Corpo, voz, movimento e imaginação são elementos imprescindíveis para o ator nesse processo.

Alternativas

ID
2926003
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Associe as descrições da coluna 1 aos gêneros listados na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


COLUNA 1

1. Prioriza a montagem teatral, a encenação, ao texto dramático e o diretor sobre o autor.

2. Seus personagens principais são heróis e semideuses que usualmente morrem ao fim da peça.

3. Quer do público a razão e não a emoção evocada na verossimilhança.

4. A dramaturgia cedeu espaço à performance e à inserção de textos de vários autores (colagem). Conta, ainda, com o aporte da dança.

5. Trata de assuntos humanos como sexualidade, educação e costumes.


COLUNA 2

( ) Tragédia

( ) Teatro pós-dramático

( ) Comédia

( ) Era da encenação

( ) Teatro épico

Alternativas

ID
2926006
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o universo do teatro.

Alternativas

ID
2926012
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Relacione os teatros ou eventos da coluna 1 com as respectivas cidades listadas na coluna 2. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


COLUNA 1

1. Festival Nacional de Dança
2. Museu de Azambuja
3.Teatro Carlos Gomes
4. Museu do Mar
5. Museu Victor Meirelles


COLUNA 2

( ) Blumenau

( ) Florianópolis

( ) Joinville

( ) São Francisco do Sul

( ) Brusque

Alternativas

ID
2926015
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, a produção artística e cultural rompe os territórios dos gêneros artísticos que passam a dialogarem, sob o viés da multiculturalidade e/ou interdisciplinaridade. As diferentes linguagens da arte interagem. O teatro e a dança absorvem mutuamente as linguagens, bem como incorporam as novas tecnologias. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3131884
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Inicialmente dedicado à pesquisa cênica com o objetivo de renovacão da linguagem teatral, J. L. Moreno questionava a tradição ocidental das convenções teatrais e terminou por descobrir o valor terapêutico do teatro na cura de distúrbios do comportamento.

A descrição, de Japiassú (2001), define o

Alternativas
Comentários
  • Moreno inicia sua exposição com uma breve cronologia sobre a evolução de suas propostas. Partindo das quatro premissas anunciadas a cima, elaborou o que chamou de “Teatro da Espontaneidade”, desdobrando-se em “Jornal Vivo”; proposta em que os participantes eram convidados a encenar notícias de jornal; e no psicodrama. Tendo a notícia como enredo, Moreno distribuía aleatoriamente os papéis, conduzindo-se a encenação espontânea ou improvisada. Tal condição propiciou a elaboração de uma série de formas cênicas, condicionadas apenas por estas duas proposições.

    Desmotivado pela falta de compreensão e também com o afastamento de seus atores e da sociedade, elabora seu próximo trabalho, o psicodrama, sobre o qual diz:


ID
3131887
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Consiste em atuar representando papéis em lugares públicos, sem que haja conhecimento prévio das pessoas que lá se encontram de que se trata de uma atuação teatral. É a proposição mais radical e polêmica de Boal, contestada por muitos estudiosos do teatro – que não a consideram válida por entenderem que ela prescinde do acordo indispensável entre espectador e público que funda e justifica o ato teatral. Polêmica à parte, essa modalidade se revelou muito eficaz na conscientização, mobilização e agitação pública.”
(Japiassú, 2001)

Essa modalidade, proposta por Augusto Boal, é denominada

Alternativas

ID
3156949
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Relacione os elementos do teatro, listados na coluna 1, às definições correspondentes, listadas na coluna 2.


Coluna 1  Elementos do teatro


1. Personagens

2. Espaço cênico

3. Ação teatral


Coluna 2  Definições


( ) Expresso pela pergunta “Quem”?, podendo ser seres fictícios, criados por um autor e interpretado pelos autores.

( ) Expresso pela pergunta “Onde?”, local em que a encenação acontece, podendo ser o palco de um teatro, a rua ou uma praça.

( ) Para criá-los os atores se valem de recursos como expressões do rosto, modificação da voz e movimentos corporais, caracterizando-os com maquiagem, roupas e adereços.

( ) Relaciona-se diretamente à escolha do cenário.

( ) Expresso pela pergunta “O quê?”, constituindo-se pelos acontecimentos da narrativa.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3224470
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis e fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro. Em 1953, produzia sua primeira peça de sucesso direcionada ao público infantil, com o nome: “O Boi e o Burro a Caminho de Belém” um auto de Natal. Em seguida, ganhou dois prêmios em dramaturgia pela prefeitura do Rio de Janeiro com as peças: “A Bruxinha que era Boa” e o “O Rapto das Cebolinhas”. Em 1955, escreveu aquela que é considerada até hoje sua obra principal: “Pluft, o Fantasminha”. Possui todas as suas peças publicadas e muito de suas obras também foram montadas no exterior. Está se falando de:

Alternativas

ID
3325699
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Quando se abandona a ideia textocêntrica em torno do teatro, ou seja, quando se desautoriza o texto como elemento principal e de maior relevância na feitura teatral, uma série de mudanças e novos paradigmas surgem nas criações cênicas.
Esses novos paradigmas contestam o fato de que

Alternativas

ID
3325711
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro se transformou grandemente no século XX, sobretudo na Europa. Tais transformações se deram por meio de experimentações em diversas áreas teatrais. A liberdade de experimentar conduziu muitos autores dramáticos e diretores teatrais e formou consideráveis teatrólogos na época.
Nesse contexto, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os nomes às suas práticas e experiências nas artes cênicas.

COLUNA I
1. Antonin Artaud
2. Constantin Stanislávski
3. Jerzy Grotowski
4. Vsevolod Meyerhold

COLUNA II
( ) Cria o Teatro Laboratório, no qual realiza suas experiências cênicas que recusam todo e qualquer estetismo cênico, e intenta santificar o teatro em uma ideologia denominada como “teatro pobre”.
( ) Tem o desejo de levar ao teatro a violenta crueldade do mundo do sonho e do inconsciente e escreve o Teatro e seu Duplo, no qual reúne seus escritos sobre o teatro e acredita na potência do corpo como elemento cênico.
( ) Tem em suas práticas cênicas o desejo de alcançar um teatralidade pura. Intenta um teatro revolucionário que prima pela abstração dos movimentos e não pela reprodução do real.
( ) Fundador do Teatro de Arte de Moscou, foi ator, diretor e professor de arte dramática e elaborou um “sistema”, um método de formação para atores, que intenta explorar fenômenos físicos e psíquicos na atuação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3325720
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Um texto não pode dizer tudo. Ele vai até certo ponto, lá até onde pode ir qualquer palavra. Além desse ponto começa outra zona, zona de mistério, de silencio, daquilo que se costuma designar como atmosfera, ambiente, clima, conforme queiram.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Tradução: Yan Michalski. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 63.

É possível considerar essa “outra zona” como o espaço no qual outros elementos cênicos se apresentam para além do texto, configurando-se, assim, novas formas de compreender a dramaturgia de um espetáculo.

Como a nova acepção acerca do conceito de dramaturgia no teatro atual, a escritura cênica deixa de

Alternativas

ID
3325726
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As novas dramaturgias trouxeram como um de seus resultados uma nova forma de olhar os palcos, olhando, assim, os dramas encenados. Nesse sentindo, há um movimento em torno das nomenclaturas peça teatal, drama e dramaturgias que representa, de algum modo, o que ocorreu com o teatro ao expandir a possibilidade das montagens cênicas para além dos textos preestabelecidos direcionados aos palcos.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A palavra drama pode ser usada de duas maneiras: primeiro, para descrever uma obra literária, o texto de uma peça; segundo, para descrever a representação cênica dessa obra, sua produção.
II. O texto de Rei Lear é drama. E Shakespeare, como escritor, um dramaturgo, ao passo que a representação de Rei Lear também é drama e seus atores estão envolvidos na atividade dramática.
III. O texto, no sentido de um conjunto essencial de significados, geralmente de um drama, é fixado por escrito, de modo que a encenação não poderia modificar, modular, acentuar, radicalizar, tão pouco ignorá-lo por completo.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3325729
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

— Eu chorei depois, quando entrei no camarim e me olhei no espelho. Fiquei assustada.
— Por que assustada?
— Eu olhei no espelho e vi uma mulher. Foi a primeira vez em muitos anos que isso acontece. Antes, quando eu olhava no espelho eu via uma empregada doméstica. Desta vez não. Eu sou uma mulher.
Ela era aquele corpo, aquele pensamento, aquelas emoções. O teatro deu a ela o poder extraordinário de entrar em cena, também na vida, não para se exibir, mas para dizer o que pensava e gostar do corpo que tem.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Edições Mandacaru, 2006. p. 69.

Sendo esse diálogo um relato resultado de práticas com o teatro, pode-se afirmar que ele se deu a partir da experiência com o

Alternativas

ID
3408940
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

Nos anos 1970, afloram, entre os profissionais ligados ao ensino da arte, uma preocupação e um questionamento sobre a proposta educativa em arte centrada apenas no fazer. Sem negar a produção das manifestações artísticas nas diversas linguagens, teatro, dança, música e artes plásticas, os educadores iniciaram um processo de discussão e pesquisa que direcionasse o ensino também para o conhecimento da arte e sua apreciação. Para Ana Mae Barbosa, esse movimento, no processo de ensino de arte, significa que


I. temos de alfabetizar para a leitura da imagem;

II. por meio da leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, por meio da leitura do cinema e da televisão, a criança será preparada para aprender a gramática da imagem em movimento;

III. a decodificação precisa ser associada ao julgamento da qualidade do que está sendo visto aqui e agora e em relação ao passado;

IV. a arte deve ser encarada como a capacidade de produzir material de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Questão complicada. entendi a primeira com muito restrita.


ID
3408964
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Viola Spolin (2012), “todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Sendo assim, levar o teatro para a escola é possibilitar aos alunos a vivência do fazer teatral. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3408967
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre Teatro-Educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento Escola Nova.

II. Na educação tradicional, a concepção predominante em Teatro-Educação vê a criança como um organismo em desenvolvimento, cujas potencialidades se realizam desde que seja permitido a ela se desenvolver em um ambiente aberto à experiência.

III. As ideias da Escola Nova possibilitaram uma reformulação dos programas escolares e uma nova instrumentação para tornar o trabalho do docente mais eficaz.

IV. A educação progressista acreditava no desenvolvimento natural da criança, sendo que o professor atuava como um guia.

Alternativas

ID
3421240
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Japiassú (2001) aponta para o seguinte fato: o “teatro na educação que, ainda nos dias de hoje, é pensado exclusivamente como um meio eficaz para alcançar conteúdos disciplinares extrateatrais ou objetivos pedagógicos muito amplos como, por exemplo, o desenvolvimento da ‘criatividade’”. Segundo o autor, uma vertente dessa concepção instrumental é o método dramático definido por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    livro pag. 29


ID
3421285
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo os PCN-Arte (1997), na primeira metade do século XX, as atividades de teatro e dança nas escolas eram

Alternativas
Comentários
  • Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes. Na escola tradicional, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor. Competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos de ordem imitativa, que variavam de linguagem para linguagem, mas que tinham em comum, sempre, a reprodução de modelos.

    As atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar. O teatro era tratado com uma única finalidade: a da apresentação. Os alunos decoravam os textos e os movimentos cênicos eram marcados com rigor. Apesar da rigidez gestual e vocal dessa atividade, a relação com a platéia era de alguma forma contemplada, tanto que se privilegiava a aprendizagem da dicção. A dança também era regida por regras e organizada sobre coreografias fixas, reportando-se, algumas vezes, às festividades regionais

    https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-07-arte.pdf


ID
3426751
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro épico de Brecht busca o não envolvimento afetivo do espectador com o fenômeno teatral, distanciando-o pelo efeito de estranhamento da realidade cenicamente apresentada.


(Japiassú, 2001)


Para Japiassú, a nova estética cênica perseguida por B. Brecht rejeitava, por parte do espectador,

Alternativas

ID
3440764
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Conforme os PCN – Arte (1997, p. 86), o professor deve organizar as aulas numa sequência, oferecendo estímulos por meio de jogos preparatórios com o intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, como atenção, observação, concentração, e preparar temas que instiguem a criação do aluno em vista de um progresso e domínio da linguagem teatral.

São objetivos que devem ser adotados pelo professor na condução das atividades, exceto:

Alternativas

ID
3459922
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), o modernismo no ensino do teatro se caracteriza por

Alternativas

ID
3459928
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“A finalidade do jogo teatral na educação escolar é o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domínio, da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral, numa perspectiva improvisacional ou lúdica”.

(Japiassu. Metodologia do ensino de teatro)


Para Japiassu, o princípio do jogo teatral é o mesmo da improvisação teatral, ou seja,

Alternativas

ID
3490762
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.


No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

Alternativas

ID
3541363
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Esta modalidade de teatro se baseia em um método que comporta exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas por Augusto Boal, na segunda metade do século XX, com o objetivo de democratizar os meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do teatro.

A caracterização acima se refere à proposta de teatro conhecida como 

Alternativas

ID
3586462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O termo meio ambiente tem sido utilizado para indicar o espaço em que um ser vive e se desenvolve, trocando energia e interagindo com ele, sendo transformado e transformando-o. No caso dos seres humanos, aos espaços físico e biológico, soma-se o espaço sociocultural.

No teatro, o meio ambiente passa a ser, para os naturalistas, o local de observação para a construção da ação cênica do homem. Para o professor de teatro/educação, esse tema deve ser trabalhado de forma que permita uma visão ampla sobre a dinâmica e as características que envolvem não só os elementos naturais, físicos e biológicos, mas também os elementos construídos e todos os aspectos sociais da relação dos seres humanos com esse meio ambiente.

A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3593605
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2018
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre o Teatro do Oprimido, assinale a alternativa que se refere à metodologia proposta pelo brasileiro Augusto Boal:  

Alternativas

ID
3606202
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O encenador e teórico Eugênio Barba é o responsável por uma série de estudos sobre as formas de fazer teatro. Sua pesquisa estende-se sobre diversas tradições cênicas de outros continentes. Um dos seus focos principais tem sido o trabalho do ator, seus comportamentos e técnicas necessários para o domínio da expressividade cênica. O termo dramaturgia do ator

há muito proposto por ele tem sido apropriado em diversos campos. Em seu livro Queimar a Casa, apresenta um significado específico de dramaturgia do ator, qual seja:

Alternativas

ID
3606589
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No livro Teatro das formas animadas, de Ana Maria Amaral, apresenta-se o longo percurso do teatro de bonecos e sua história como arte cênica. Aparece de modo constante uma inter-relação entre a arte dramática composta por atores e a arte de manipulação dos bonecos, permitindo vislumbrar momentos de troca entre ambas. Considerando a verdade histórica que comprova essas relações de influência entre as duas artes, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3607561
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em busca de um teatro pobre, livro de Jerzy Grotowski, apresenta textos organizados pelo teatrólogo de 1958 a 1962, acompanhando o desenvolvimento de seu método de trabalho que revolucionou o teatro do século XX. Sua visão sobre o trabalho do ator foi amplamente reconhecida e celebrada em várias partes do mundo teatral. No que tange a suas ideias, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
3607723
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Dentro da história do teatro existem grandes nomes que se preocuparam com a essência do fazer teatral. Entre esses nomes, pode-se falar principalmente de Constantin Siergueieivitch Alexeiev, mais conhecido como Constantin Stanislavski. O diretor russo, fundador do Teatro de Arte de Moscou, se preocupou com o fazer teatral, principalmente sobre o trabalho do ator. A partir de diálogos entre o diretor/professor Tortsov e seus alunos, Stanislavski delineia os princípios da atuação. Assinale a alternativa que contenha um dos ensinamentos do autor, tratados em seu livro A preparação do ator.

Alternativas
Comentários
  • Professor, não entendi o porquê de se considerar como dano a morte do animal pelo fato de a questao mencionar que se tratava de um animal de estimação. Entendi que o cao era do próprio agente, que o matou em via pública. Pareceu-me que não se trata de maus tratos por terem deixado claro que a conduta não se amolda ao dolo contido nesse tipo. Então me parece que só restou a conduta do ED mesmo... se puder me esclarecer, agradeço.


ID
3643414
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Dança como expressão teatral acontece geralmente no local que pode ser chamado de “edifício-teatro”, com uma separação entre a obra cênica e espectadores. Por outro lado, muitas apresentações de dança são feitas em espaços alternativos como praças, galerias, aeroportos, galpões, ou locais bem intimistas como uma casa, onde todos os participantes estão praticamente juntos. Como pode ser chamado o modelo de apresentação nesses espaços alternativos, ou não convencionais?


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3654781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito da noção de pluriculturalismo no ensino de arte, julgue o item que se segue .


A xilogravura é uma técnica artística exclusiva da arte popular e que está presente no imaginário cultural do Nordeste.

Alternativas
Comentários
  • Não é uma arte exclusiva da arte popular, ai que está o erro.


ID
3659065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

                                                             Teatro em questão

Com a pretensão de criar uma nova forma de lidar com a prática teatral, por meio da ocupação de espaços como galpões e casarões abandonados na cidade, revitalizando o entorno, dezenas de grupos participaram do movimento Todo Teatro é Político. Representantes da classe teatral de um lado, secretarias  da cultura de outro. A discussão em torno de políticas públicas para a linguagem foi exposta no 41.º Fórum Cearense de Teatro, cujo intuito é pleitear uma nova forma de lidar com a prática  teatral.

                                                                                                            Internet: <movimentocoopce.blogspot.com>.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca da linguagem do teatro.

Alternativas

ID
3671005
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Içara - SC
Ano
2014
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A exposição de Salvador Dali, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, de outubro de 2014 a janeiro de 2015, nos convida a pensar sobre o movimento Surrealista.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse movimento.

(  ) Foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

(  ) John Cage não é considerado um compositor essencialmente surrealista, apesar de expressar ideias similares às do “pai” do surrealismo sobre a importância do silêncio na transcendência da música.

(  ) O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês Tristan Tzara, em 1900.

(  ) O dramaturgo francês Antonin Artaud, o maior representante do surrealismo no teatro, buscava, através de suas peças teatrais, despertar o inconsciente da plateia.

(  ) Um Cão Andaluz (1928) é um dos filmes representativos deste gênero e foi feito com a parceria de Tarsila do Amaral.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3705409
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2014
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Leia o fragmento a seguir, extraído do texto teatral Querido Mundo, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa:


OSWALDO Feliz ano-novo, Elza!
ELZA Pra você também, Oswaldo!

(E eles vão se amando, iluminados pelo pisca-pisca da árvore de Natal, enquanto a música sobe, os fogos estouram e o pano cai.)

As afirmações abaixo fazem referência às didascálias e sua relação com o texto dramático:

1. As didascálias constituem o que, no texto dramático, é escrito para ser dito pelos personagens.

2. Na representação teatral, as didascálias desaparecem enquanto discurso textual e surgem como ação e presença.

3. As didascálias são a voz direta do dramaturgo, por isso diferenciam-se visualmente no texto teatral.

4. O teatro contemporâneo nega a presença das didascálias em virtude da reconfiguração do texto teatral.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3708205
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Floresta - PE
Ano
2015
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Como toda arte, o teatro sofreu modificações com o passar dos anos, tendo características específicas em cada época. Pode-se dizer que não existe teatro em sentido absoluto, com normas permanentes, mas vários teatros, muito diferentes, de diversas épocas, nações e ideologias.


Analisando os itens abaixo, relacione os tipos de teatros que estão na coluna enumerada, com as suas características, contidas na outra coluna.

(1) Teatro grego

(2) Teatro medieval

(3) Teatro renacentista

(4) Teatro romântico

(  ) Os enredos das peças são tirados da história bíblica. As ocasiões de representação são as festas do ano litúrgico.

(  ) Os dramas adquirem estrutura muito livre, com uma multiplicidade de episódios entrecruzados que se desenvolvem, através de cenas curtas, em diversos locais. Há uma grande valorização do teatro de Shakespeare.

(  ) Tem suas raízes em atos ritualísticos, mas as peças existentes já o mostram emancipado dessas origens, como instituição pública organizada custeada pelo Estado, como espécie de festivais cívicos.

(  ) O teatro erudito, imitando modelos greco-romanos, é muito acadêmico, com linguagem pomposa e temática sem originalidade. Mas, em vários países, o teatro popular apresentam peças cheias de ação e vigor, e o ser humano é o centro das preocupações.

(  ) Originado de cerimônias e crenças religiosas, iniciou-se nas igrejas para festas comemorativas, sendo mais tarde transferidas para as praças e feiras.

(  ) Nas encenações, todos os atores eram homens mesmo na interpretação de papéis femininos.

(  ) Privilegiam a história nacional, mas sobretudo pela liberdade da ação e pela naturalidade dos diálogos.

Marque a alternativa, que apresenta a sequência correta:

Alternativas

ID
3765142
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre Teatro-Educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento Escola Nova.
II. Na educação tradicional, a concepção predominante em Teatro-Educação vê a criança como um organismo em desenvolvimento, cujas potencialidades se realizam desde que seja permitido a ela se desenvolver em um ambiente aberto à experiência.
III. As ideias da Escola Nova possibilitaram uma reformulação dos programas escolares e uma nova instrumentação para tornar o trabalho do docente mais eficaz.
IV. A educação progressista acreditava no desenvolvimento natural da criança, sendo que o professor atuava como um guia.

Alternativas

ID
3856189
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre a história do ensino de arte no Brasil:


I. O ensino de música nas escolas substituiu o Canto Orfeônico em meados da década de 1960, através da Educação Musical, focando no ensino do sentir, tocar, dançar, além de cantar as músicas.

II. Na primeira metade do século XX, o teatro e a dança não estavam incluídos no currículo escolar como práticas obrigatórias e eram tratados com a finalidade específica de apresentação.

III. A Lei de Diretrizes e Bases de 1971 incluiu a arte no currículo escolar, considerando-a disciplina com conhecimentos específicos e definidos.

IV. A implantação da Educação Artística na década de 1970 abriu um novo capítulo no ensino de arte na escola e foi marcada pela prática da polivalência.

V. Os anos 1980 foram marcados pela discussão da nova Lei de Diretrizes e Bases e pelas práticas pedagógicas baseadas nos estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicanálise e da Gestalt.

VI. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, passa a considerar a arte obrigatória na educação básica, definindo-a como componente curricular obrigatório.


Quais estão corretas?

Alternativas