- ID
- 588478
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- SAEB-BA
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Artes Visuais
- Assuntos
Assinale a opção que corresponde à representação de um espetáculo de dança popular da Bahia.
Assinale a opção que corresponde à representação de um espetáculo de dança popular da Bahia.
Conforme o crítico de arte Fernando Cocchiarale
e Anna Bella Geiger, ao abordar o tema “Abstracionismo
geométrico e informal: a vanguarda
brasileira nos anos cinquenta” (Rio de janeiro: FUNARTE,
Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.),
pode-se afirmar:
I. A construção de uma pintura abstrata geométrica
não é necessariamente tributária, como a de uma
pintura figurativa, de uma atração exercida pela linha
horizontal inferior.
II. As cores e tonalidades de uma pintura figurativa
abstrata geométrica (...) são suscetíveis de combinações
expressivas que a pintura figurativa, por
definição, não pode conhecer. Tal arranjo de cores
que pareceria falso numa pintura primitiva (...)
torna-se, pelo contrário, perfeitamente coerente e
legítimo numa pintura abstrata, porque o pintor realizou
nele a expressão de um sentimento plástico
particular que corresponde a ele.
III. Numa pintura abstrata geométrica, não se pode
identificar as imagens de objetos pertencentes ao
mundo real que nos é familiar, e tampouco encontrar
nela pontos de referência para imaginar com
certeza os sinais de uma terceira dimensão.
IV. A pintura abstrata geométrica não é suscetível de
constituir-se em zonas de atração, em toda a extensão
do suporte que é aplicada.
Assinale a alternativa correta:
Obra de Poty tem destino incerto – Poty Lazzarotto era amigo do já falecido marido de dona Eunice Sena da Paz, de 76 anos, e costumava frequentar a casa da família para comer churrasco e beber as pingas de coleção trazidas da Bahia. Em 1972, no auge de uma dessas “bebedeiras”, o desenhista lançou-se à missão de esboçar inúmeras lendas brasileiras em uma parede azul, próxima à garagem. Depois, “retocou” os desenhos com tinta, envernizou e assinou.
Quase 40 anos depois, a pintura ainda está lá, como parte da intimidade da família. “Ela está tão integrada à casa que ninguém nunca pensava nela como obra de arte”, diz Maria Luíza da Paz, uma das filhas de Eunice. Mas o sossego das lendas brasileiras está comprometido desde que a família decidiu colocar a casa à venda – com os filhos crescidos e casados, o imóvel de 600 metros quadrados ficou muito grande para a viúva.
(...) A família está pensando em modos de proteger a obra de arte. “O comprador terá que assinar um compromisso de que a manterá na parede”, diz Maria Luíza. A favor da pintura, está o fato de que na região do Batel, onde o imóvel está situado, é proibido construir prédios – embora estabelecimentos comerciais sejam permitidos.
Maria Luíza entrou em contato com a administração do Museu Oscar Niemeyer para verificar o interesse do espaço pela pintura. “Pensamos em ir até lá conhecer”, diz a assessora cultural do MON, Ariadne Mattei Manzi. De acordo com ela, há interesse em adquirir a obra, mas como “não há verba suficiente para a compra de muitas obras”, ela espera poder negociar a doação com a família.
A especialista em restauro e conservação do museu, Suely Deschermayer, diz que é possível extrair a obra da parede. “Há uma técnica especial para isso, que deve ser feita por um profissional de restauro da área de pintura mural.” (...)”
(Pequeno trecho retirado da matéria da jornalista Annalice Del Vecchio, publicado no jornal Gazeta do Povo de 21/09/2008)
Partindo-se da premissa de que a pintura realizada na parede e abordada no texto seja realmente do artista Poty Lazzarotto (vez que se trata da única obra do gênero imputada ao artista), temos que:
I. Ao contrário do que induz a matéria, a proprietária
das paredes pintadas pelo Poty só poderia colocar
à venda a obra física, nada mais
II. A proprietária da parede jamais poderia negociar
a transferência da imagem (exploração) através
de decalque para terceiros sem a permissão do
herdeiro detentor dos direitos autorais do falecido
artista, pois, se assim procedesse, estaria realizando
um ilícito chamado contrafação, que nada
mais é que a reprodução mecânica da obra sem o
consentimento do detentor dos direitos autorais.
III. O detentor dos direitos autorais do falecido artista
tem o direito de catalogação da peça, reprodução
e de exploração sem contrapartida pecuniária ao
detentor da obra física.
IV. A cópia da obra em questão pela especialista credenciada
em restauro terá a mesma proteção autoral
de que goza a original.
Assinale a alternativa correta:
O grafite é a forma de expressão plástica/visual mais popular e comum nos dias atuais, pautado em um gênero de representação puramente pictórico que envolve elementos visuais das mais diferentes mídias e segmentos, sendo que os discursos das imagens geralmente tendem às expressões ideológicas (políticas, sociais ou étnicas)
Aponte o(s) item(ns) que apresenta(m) ilustre(s) artista(s) atual(is) dessa técnica:
I. Os gêmeos Otavio e Gustavo Pandolfo;
II. O inglês Banksy;
III. OfrancêsXavierProu(BlekleRat);
Qual(is) item(ns) está(ão) correto(s)?
O body art, ou arte do corpo, utiliza o corpo como meiodeexpressãoe/oumatériaparaarealizaçãodos trabalhos, associando-se repetidas vezes a happening e performance,expressõesdasartesvisuaisque,de certa maneira, apresentam características das artes cênicas.
Diante disso, pode-se considerar:
I. Asexperiênciasrealizadaspelabody artdevem ser compreendidas como uma vertente da arte contemporânea.
II. Reeditacertaspráticasutilizadasporsociedades “primitivas”,comopinturascorporais,tatuagense inscriçõesdiversassobreocorpo.
III. O body art nada mais é que a reprodução de representaçõesdocorposobresuporteintangível.
IV. O Rubbing Piece(1970),encenadoemNovaYork, por Vito Acconci(1940),emqueoartistaesfregao própriobraçoatéproduzirumaferida,éumexemplo de body art.
Assinale a alternativa correta:
“Uma coisa é certa: vivemos em uma dessa épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila para dar lugar a imaginários. Modos de conhecimento e estilos de regulamentação social ainda pouco estabilizados. Vivemos um desses raros momentos, em que, a partir de uma nova configuração técnica, de uma nova relação com o cosmos, um novo estilo de humanidade é inventado.”
(Pierre Levy, 1995, in cultura digotal.br – organização Rodrigo Savazoni, Sergio Cohn – Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.).
Sobre a cultura digital, assinale a alternativa que contém afirmação INCORRETA:
“A pintura e a escultura obedeciam a padrões rígidos de representação da figura humana. Em muitos quilômetros de desenhos e entalhes em pedra, a forma humana é representada em visão frontal, do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. Nas pinturas em paredes, a superfície é dividida em painéis horizontais separados por linhas. A figura despojada, de ombros largos e quadris estreitos, usando adorno na cabeça e tanga, posa rigidamente com os braços para os lados e uma perna adiante da outra. O tamanho da figura indica sua posição social.”
(STRICKLAND, C. Arte Comentada, 1999, p. 09)
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA que indica o período referenciado.
Termo aplicado a uma pintura (ou detalhe de uma imagem) feita com o intuito de levar o observador a pensar (ainda que apenas por um momento) que está diante de um objeto real e não de uma representação bidimensional deste.
Assinale a alternativa que apresenta o termo CORRETO para a descrição feita.
Pintura, desenho, cerâmica, escultura, tapeçaria, poesia são manifestações que passam por sua poética. Em 1963, realiza sua primeira exposição individual em SC. Ainda nos anos 60, começa a desenvolver objetos tridimensionais e cria seres imaginários com materiais diversos: cimento, argamassa e plásticos. Na década de 90, é oficialmente inaugurada sua Fundação.
Assinale a alternativa CORRETA que indica o artista a que se refere o texto acima.
As pinturas são tradicionalmente divididas em cinco categorias ou “gêneros”. A criação desses gêneros e seus status em relação uns aos outros, decorre da filosofia da arte promovida pelas grandes Academias de Belas Artes Europeias.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os cinco gêneros clássicos da pintura ocidental.
São muitas as técnicas que podem ser aplicadas na busca de soluções visuais. Aqui estão algumas das mais usadas e de mais fácil identificação, dispostas de modo a demostrar suas fontes antagônicas. Baseado nesses princípios, podem-se considerar as seguintes oposições:
1. Distorção ( ) Exatidão
2. Fragmentação ( ) Neutralidade
3. Ênfase ( ) Unidade
4. Exagero ( ) Minimização
5. Ousadia ( ) Sutileza
Assinale a alternativa CORRETA que, nas colunas acima, relaciona uma técnica com a sua oposta.
A fotografia e a arte representam respostas paralelas às suas épocas e, em geral, têm expressado a mesma visão de mundo. Grande parte do impulso veio de uma busca do Verdadeiro e do Natural
(JANSON, H. W, JANSON, A. “Iniciação à história da arte”).
Sobre a fotografia, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) A fotografia não é, de forma alguma, um meio assim tão neutro. Sejamos ou não capazes de perceber tal fato, a câmera altera as aparências e reinterpreta o mundo a nossa volta, fazendo com que o vejamos, literalmente, em novos termos.
( ) Como a xilogravura, a água forte, a gravura em cobre e a litografia, a fotografia é uma forma de impressão que depende de processos mecânicos.
( ) Depois de mais de dez anos de pesquisas químicas e mecânicas, o daguerreótipo, usando exposições positivas, foi trazido a público em 1839, dando origem à era da fotografia.
( ) A invenção da fotografia foi uma resposta aos anseios artísticos e forças históricas subjacentes ao Surrealismo.
( ) Por volta de 1800, grande parte da burguesia mandava fazer retratos seus e foi nos retratos, que a fotografia obteve sua aceitação mais imediata.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Sobre a linguagem audiovisual, avalie as seguintes afirmativas.
1- Os sistemas de produção de imagem e de som têm uma relação de independência entre si, e mesmo quando são postos juntos, dependem de sincronização para que imagem e som pareçam que foram produzidos juntos.
2- A sincronização posterior serve para: transformar um filme originalmente sem som em filme sonorizado posteriormente; gravar uma dublagem em língua estrangeira dos diálogos do filme falado; ou para reduzir custos de produção, pois o filme pode ser todo rodado sem som e posteriormente ser sonorizado com economia.
3- O dissolve é um tipo de transição entre imagens, em que a primeira imagem vai se apagando para dar lugar a outra, que fica cada vez mais nítida.
4- O assincronismo serve para apresentar o som e a imagem como se eles efetivamente estivessem juntos na realidade.
O correto está em:
Considerando os recursos, técnicas ou instrumentos disponíveis em cada época, Lúcia Santaella estabeleceu no processo evolutivo de produção de imagem, três paradigmas denominados:
Segundo Pillar, sobre a presença da imagem eletrônica no ensino de Arte, podemos afirmar que:
Vários autores consideram que os desenhos infantis são resultantes da compreensão que as crianças tem do mundo e a demonstração de seu desenvolvimento intelectual. Segundo Luquet, na fase do realismo visual, os desenhos mostram:
Segundo Read, a memória visual é a capacidade de relembrar imagens já vistas (pós-imagem) e a imaginação, a capacidade de relacionar essas imagens entre si (ilusão). Além dessas imagens, esse autor identifica as imagens perceptivas, que ele denomina:
Texto para a questão a seguir.
A inclusão da dança nos PCNs é oportuna tanto pela diversidade do legado das danças populares tradicionais quanto pelas práticas contemporâneas, o pagode, o funk e outras danças. Isso implica entender essa linguagem artística como valor educativo e cultural indispensáveis à promoção da saúde, além de proporcionar ao aluno contato consigo, com os outros e com o mundo. Esses elementos básicos são fundamentais para introduzir o aluno na linguagem da dança.
Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008 (com adaptações).
Em face do fragmento de texto acima, é correto afirmar que a
prática da dança
Analise as afirmativas a seguir sobre técnicas pictóricas:
I. O óleo é uma técnica pictórica em que se utiliza a mistura de um ou mais pigmentos em pó, em dispersão ou dissolvidos em um óleo secante, a que se acrescenta, geralmente, um aditivo e que resulta em uma pasta pictórica de consistência oleosa.
II. O guache é uma mistura de pigmentos com aglutinante aquoso, a que se juntou uma proporção grande de pigmentos inertes, de forma a se obter uma pasta pictórica consistente, e com poder de cobertura, cuja principal qualidade é a transparência.
III. A tinta acrílica constitui-se, geralmente, por uma dispersão de polímeros acrílicos em um solvente orgânico misturado a pigmentos, que pode ser diluída em água, mas, uma vez seca, forma uma película forte e flexível, solúvel em água.
IV. A técnica mista compreende o uso conjunto de duas ou mais técnicas pictóricas ou artísticas, na produção de um quadro.
É CORRETO o que se afirma em:
Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.
A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
Denomina-se petroglifos a arte visual pré-colombiana feita
na forma de pintura rupestre.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Os vídeos, CD-ROMs e DVDs produzidos a respeito de
artistas, exposições e coleções democratizam o acesso às
obras de artes.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Os emojis, amplamente usados nas redes sociais atualmente,
são representações pictóricas de expressões faciais por meio
de letras, sinais de pontuação e diacríticos.
A respeito dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, julgue o item subsequente.
São elementos da linguagem visual: ponto; linha; forma;
direção; tom; textura; e escala ou proporção.
Pensando no processo de ensino e aprendizagem das Artes Visuais, assinale a alternativa que apresenta elementos visuais que fazem parte dos estudos dessa manifestação artística.
Predominou a tendência de uma interpretação científica, caracterizando-se pela aplicação das leis da matemática e dos princípios geométricos, além da representação do espaço e do volume, obtida através da perspectiva e do claro-escuro.
Numa situação de trabalho, ao preparar um produto gráfico para produção em plotagem de recorte, o cliente envia a identidade visual da sua empresa, capturada do seu site da internet. O procedimento correto é:
Sobre a impressão digital é correto afirmar que, EXCETO:
A partir do texto e das ideias nele apresentadas, julgue o item que se segue.
O uso de imagens da publicidade no ensino da arte deve ser
controlado, pois elas podem induzir ao consumo acrítico de
artefatos, não contribuindo para a diminuição do consumismo
na sociedade nem para a aprendizagem da arte.
A partir do texto e das ideias nele apresentadas, julgue o item que se segue.
No ensino da arte, as imagens midiáticas se inserem no
processo educativo, conforme o contexto em que são
estudadas. No entanto, a facilidade cada vez maior de criação,
edição e circulação de imagens nas redes sociais requer
abordagens que proporcionem competências para um mundo
mediado pelas tecnologias.
Entre os anos de 1904 e 1907, alguns pintores desenvolveram um estilo de pintura que lhes valeu o apelido de Les Fauves (As Feras). Sobre esse período, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
Pensando no estilo desenvolvido pelo movimento artístico do Maneirismo, é correto afirmar que nele há a presença de:
Em relação à Figura, analise:
I - Quando desenhamos uma linha fechada em uma superfície, separamos um espaço do resto do papel;
II - Em arte nem todas as figuras são delimitadas com uma linha também podem ser feitas com cores, texturas, papéis recortados.
Sobre os itens acima:
Assinale a alternativa que corresponde a linguagem da dança:
Considerando as manifestações de danças brasileiras, julgue o item a seguir.
O jazz mescla a força e a flexibilidade do balé clássico com
os movimentos tradicionais da dança moderna.
O ensino da Arte abrange quatro linguagens: a Dança, o Teatro, a Música e as Artes Visuais. Cada linguagem artística possui seus objetos de estudo e seus elementos caracterizadores.
Dentre os objetos de estudo relacionados abaixo, qual é considerado essencial no ensino de Dança?
A disciplina fundamentos da linguagem visual tem como
objetivo o desenvolvimento de conhecimentos relacionados
aos elementos básicos da composição e dos conceitos
relacionados à teoria da composição e à teoria da cor. Acerca
desse tema, julgue o item.
A construção de qualquer imagem segue padrões
rigorosos de equilíbrio, simetria e coerência, dentro de
um contexto pré-determinado por um estilo artístico.
A disciplina fundamentos da linguagem visual tem como
objetivo o desenvolvimento de conhecimentos relacionados
aos elementos básicos da composição e dos conceitos
relacionados à teoria da composição e à teoria da cor. Acerca
desse tema, julgue o item.
O ponto é o menor elemento de uma imagem. Porém, com ele, é possível criar vários outros, tais como: massa; equilíbrio; simetria; e cor.
A disciplina fundamentos da linguagem visual tem como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos elementos básicos da composição e dos conceitos relacionados à teoria da composição e à teoria da cor. Acerca desse tema, julgue o item.
A disciplina fundamentos da linguagem visual tem como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos elementos básicos da composição e dos conceitos relacionados à teoria da composição e à teoria da cor. Acerca desse tema, julgue o item.
A disposição dos elementos visuais e a composição são fundamentais para a compreensão de uma imagem.