SóProvas



Questões de Normas Internacionais de Auditoria Interna


ID
912154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito das normas internacionais para o exercício profissional
da auditoria interna, julgue os itens que se seguem.

É lícita aos auditores internos a prestação de serviços de consultoria à administração, desde que sejam relativos às operações pelas quais não tenham sido responsáveis anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • Não tenham sido responsáveis anteriormente na questão está ligado à já ter analisado anteriormente.
  • Errado.
    A consultoria só pode ser dada caso o profissional, atuando em outra função anterior a de Auditor Interno, já tenha executado as mesmas.
  • Item Errado

    As normas do IIA trazem algumas recomendações sobre esse tópico:

    Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido  responsáveis anteriormente

    Agora, caso os auditores internos constatem potenciais prejuízos à independência ou objetividade relacionados a serviços de consultoria propostos, o cliente do trabalho deve ser informado antes que a execução do mesmo seja aceita.


  • O auditor pode prestar consultoria, mas não avaliar as operações pelas quais foi responsável anteriormente.

  • Simples, o cara era auditor de uma empresa, dps virou auditor interno, então ele só pode prestar consultoria aos trabalhos que ele fez anteriormente

  • Questão bate pino! O cespe faz essas questões parciais e subjetivas que não ensinam nada e ainda põe em dúvida o que o candidato sabe. Decepcionante uma banca de renome com esses obscurantismos.

  • De acordo com a IIA (Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna):

    1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relativos às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. 


ID
1187665
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Profissionais do Auditor Interno, no que tange à responsabilidade na execução dos trabalhos, o Auditor Interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na sua realização e na exposição das conclusões. A amplitude do trabalho do Auditor Interno e sua responsabilidade estão

Alternativas
Comentários
  • NPC 3- 3.3.2 – A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.

  • Letra A

  • Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos

    ✓ O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos

    trabalhos e na exposição das conclusões.

    ✓ A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua

    área de atuação.

    ✓ A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento, requeridas nas circunstâncias.

    ✓ Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes

    Gabarito A


ID
1254820
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Tendo como referência as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna do IIA (Institute of Internal Auditors), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria Interna – Independência:
    A atividade de auditoria interna deve ser independente.
    Independência é a imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade de conduzir as
    atividades de auditoria interna de maneira imparcial.
    Para atingir o grau de independência necessário para conduzir eficazmente as
    responsabilidades da atividade de auditoria interna, o executivo chefe de auditoria tem acesso
    direto e irrestrito ao Conselho de Administração, ao Presidente ou ao Vice-Presidente da
    entidade.
    Desta forma, a Auditoria Interna possui independência organizacional.

    webserver.crcrj.org.br/APOSTILAS/A0127P0417.pdf

  • A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.  Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.


  • Gabarito: A

     

    Embora o gabarito tenha sido letra A, não identifiquei erro na alternativa D. Veja o que estabelece o IIA, segundo o Prof Claudenir Brito do Estratégia Concursos:

    "1130.A1 - Os auditores internos devem se abster de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente

    "1130.A3 - A auditoria Interna pode prestar serviço de avaliação (assurance) em casos em que, anteriormente, tenham prestado serviços de consultoria, desde que a natureza da consultoria não prejudique a objetividade e que a objetividade individual seja gerenciada na alocação de recursos para o trbalho"

     

    Ou seja, a regra geral é que os Auditores Internos podem prestar avaliação (examinarem)  as operações em relação às quais tenham prestado serviços de consultoria anteriormente. O fato de não ter citado a exceção não torna a assertiva errada, pois está citando a regra geral. Os auditores devem se abster dos serviços em que tenham prestado avaliação.

  • Confusa essas questões mal elaboradas, a letra A está a letra da norma, mas a letra D tbm, uma vez que o que é impedido é que o auditor deve se abster de examinar operações realizadas por ele anteriormente (o que é óbvio: não se coloca o lobo para tomar conta das galinhas), mas o auditor pode examinar trabalhos de auditoria realizados por ele anteriormente (o que é óbvio: ele pode comparar achados, recorrer a informações úteis de trabalhos anteriores "backtest").


    A questão: "Os auditores internos podem examinar as operações em relação às quais tenham prestado serviços de consultoria anteriormente."


    A letra da lei:


    "1130.A1 - Os auditores internos devem se abster de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. (isso é uma coisa, não é isso q a questão fala. Uma coisa é vc ser responsável pela operação, outra é vc ser responsável por serviços de consultoria relativos à tal operação. De qualquer forma, se não há clareza na lei, AS BANCAS DEVERIAM SE ABSTER DE ADENTRAR NO ASSUNTO, sob risco de prejudicar a objetividade das provas)


    "1130.A3 - A auditoria Interna pode prestar serviço de avaliação (assurance) em casos em que, anteriormente, tenham prestado serviços de consultoria (isso é outra coisa, aqui que a questão entra), desde que a natureza da consultoria não prejudique a objetividade e que a objetividade individual seja gerenciada na alocação de recursos para o trbalho"



ID
1333897
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, emitidas pelo Institute of Internal Auditors (IIA), a atividade de auditoria interna deve ser independente e a independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho.

Um exemplo de reporte funcional ao Conselho que está dissociado da independência organizacional da auditoria interna é a aprovação:

Alternativas
Comentários
  • A independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho. Alguns exemplos de reporte funcional ao Conselho implicam que este:

    • Aprove o estatuto de auditoria interna;

    • Aprove o planejamento de auditoria baseado em riscos;

    • Aprove o orçamento de auditoria e o plano de recursos;

    • Receba comunicações do executivo chefe de auditoria sobre o desempenho do plano de auditoria interna e outros assuntos;

    • Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do executivo chefe de auditoria;

    • Aprove a remuneração do executivo chefe de auditoria; e

    • Formule questionamentos adequados à administração e ao executivo chefe de auditoria para determinar se existem escopos inadequados ou limitações de recursos.

  • Questão respondida com a literalidade da interpretação disposta nas normas. Infelizmente, as interpretações dispostas nas normas são esclarecimentos, exemplos etc. Assim, o fato de não estar citado lá, não significa necessariamente que está errado. Mas, conforme a literalidade do texto interpretativo da norma, a letra D não está citada como um dos exemplos e foi escolhida pela banca como item errado.

    Interpretação:

    A independência organizacional é alcançada de forma eficaz quando o chefe executivo de auditoria reporta funcionalmente ao conselho. Exemplos de reporte funcional ao conselho implicam que o conselho:

    Aprove o estatuto de Auditoria Interna.

    Aprove o plano de auditoria baseado em riscos.

    Aprove o orçamento e o plano de recursos da Auditoria Interna.

    Receba comunicações do chefe executivo de auditoria sobre o desempenho da atividade de Auditoria Interna em relação ao seu plano e outros assuntos.

    Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do chefe executivo de auditoria.

    Aprove a remuneração do chefe executivo de auditoria.

    Faça os devidos questionamentos à gestão e ao chefe executivo de auditoria, para determinar se há limitações inapropriadas de escopo ou de recursos.

    Resposta D

  • LETRA D - dos departamentos priorizados na auditoria interna

    Esta assertiva não está listada na Norma 1110, portanto, não está associada à independência organizacional da auditoria interna. 

    Segundo a interpretação na norma 1110 – Independência Organizacional, do IIA - The Institute of Internal Auditors

    A independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho. Alguns exemplos de reporte funcional ao Conselho implicam que este:

     

    • Aprove o estatuto de auditoria interna; LETRA A

     

    • Aprove o planejamento de auditoria baseado em riscos; LETRA B

     

    • Aprove o orçamento de auditoria e o plano de recursos; LETRA C

     

    • Receba comunicações do executivo chefe de auditoria sobre o desempenho do plano de auditoria interna e outros assuntos;

     

    • Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do executivo chefe de auditoria; LETRA E

     

    • Aprove a remuneração do executivo chefe de auditoria;

     

    • Formule questionamentos adequados à administração e ao executivo chefe de auditoria para determinar se existem escopos inadequados ou limitações de recursos.

     

    1110.A1 – A atividade de auditoria interna deve estar livre de interferências na determinação do escopo da auditoria interna, na execução dos trabalhos e na comunicação de resultados.


ID
1829851
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as hipóteses abaixo.

I. O Auditor Interno pode não atender um requisito relevante de uma norma.

II. O Auditor Interno pode executar procedimentos adicionais referentes a fatos ocorridos após a data do relatório de auditoria.

III. O Auditor Interno deve documentar inconsistências em relação a sua conclusão final, referentes a assuntos significativos.

Nos termos da NBC TA 230, está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 230

    Não atendimento de exigência relevante

    12.  Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento (ver itens A18 e A19).

    Desvio de exigência relevante (ver item 12)

    A18. Os requisitos das normas de auditoria destinam-se a permitir ao auditor cumprir os objetivos especificados nas normas de auditoria e, portanto, dos objetivos globais do auditor. Desta forma, a não ser em circunstâncias excepcionais, as normas pedem conformidade com cada requisito que seja relevante nas circunstâncias da auditoria.

    A19. A exigência de documentação aplica-se apenas àquelas que sejam relevantes nas circunstâncias. Uma exigência não é relevante (NBC TA 200, item 22) apenas nos casos em que:

    (a)  a NBC TA por inteiro não é relevante (por exemplo, se uma entidade carece de uma função de auditoria interna, nada na NBC TA 610 é relevante); ou

    (b)  a exigência é condicional e a condição não existe (por exemplo, o requisito de modificar a opinião do auditor quando há impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada suficiente e não existe tal impossibilidade).

  • Item I está correto: se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento;


    Item II está correto: se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar; e


    Item III está correto: se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.


    Gabarito: B

  • Resolução:

    O enunciado fundamenta uma questão sobre auditor interno com base na norma de auditor independente. Desprezando esse deslize, e admitindo que estamos tratando da auditoria das demonstrações contábeis e não da auditoria interna, temos: 

    Item I - certo

    NBC TA 230, 12. 

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento (ver itens A18 e A19).

    Item II - certo

    NBC TA 230, 13

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a) as circunstâncias identificadas;

    (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

    (c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.

    Item III – certo.

    NBC TA 230, 11. 

    Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.

    Resposta B


ID
1887358
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, emitidas pelo Institute of Internal Auditors, ao elaborar um código de auditoria interna, a descrição da natureza dessa auditoria, bem como seus critérios de qualidade devem ser baseados nas normas:

Alternativas
Comentários

  • As Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna compreendem as Normas de Atributos (série 1000), as Normas de Desempenho (série 2000) e as Normas Implantação.

    _ Normas de Atributos - tratam das características de organizações e indivíduos que realizam atividades de auditoria.

     

    _Normas de Desempenho -  descrevem a natureza das atividades da auditoria interna e apresentam critérios de qualidade contra os quais o desempenho desses serviços é avaliado.

     

    _ Normas de Implantação - aplicam-se a tipos específicos de trabalhos de auditoria.  Existem variados conjuntos de Normas de Implantação, ou seja, um conjunto para cada tipo importante de atividade de auditoria interna. As Normas de Implantação foram estabelecidas para as atividades de: Avaliação (Assurance) (A) e de Consultoria (C).

     

    *Enquanto as Normas de Atributos e de Desempenho aplicam-se a todos os serviços de auditoria interna, as Normas de Implantação aplicam-se a tipos específicos de trabalhos de auditoria.

     

    GABARITO DA QUESTÃO:  B

  • Somente como observação, as questões de Auditoria Interna  são geralmente embasadas em duas fontes:

    1 - NBC-TI 01 - Auditoria Interna

    2 - NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA do IIA - The Institute of Internal Auditors

    (http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/IPPF/standards2013_portuguese.pdf)

     

    Na esfera de Auditoria Governamental, a Auditoria Interna tem como base mais comum:

    1 - CF/88 - Art. 74 e correlatos

    2 - NBA-SP 10,20, 30, etc.

    3 - IN-01/2001 - Normas Técnicas do CGU (porque é o órgão de controle interno do Poder Executivo Federal).

     

    A Auditoria Externa (Controle Externo) do Setor Público incluem:

    1 -  NAT - Normas de Auditoria do TCU

    2 - IN-63/2010 - Regras do Relatório de Gestão

    3 - CF/88 - Art. 71 e correlatos

    4 - INTOSAI - ISSAI 100 a 40

     

    E por último, a Auditoria Externa ou Independente:

    1 - NBC-TA 200,300,400 etc.

    2 - Normas COSO I e II

    3 - Normas SOX (Seção 404)

  • Letra B.

     

    Comentários:


    As Normas do IIA compreendem as Normas de Atributos (série 1000), as Normas de Desempenho (série 2000) e as Normas Implantação.
    As Normas de Atributos tratam das características de organizações e indivíduos que realizam atividades de auditoria.
    As Normas de Desempenho descrevem a natureza das atividades da auditoria interna e apresentam critérios de qualidade contra os quais o
    desempenho desses serviços é avaliado.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Atributo caracteristica

    Desempenho qualidade

    Implantação especifico

  • vimos que, segundo o IIA, as normas são vitais para a prática de auditoria interna com qualidade. As Normas compreendem:

              - Normas de Atributos (série 1000): tratam das responsabilidades, atitudes e ações da auditoria interna das organizações e dos indivíduos que realizam auditoria interna. Existe apenas um conjunto de normas de atributos.

              - Normas de Desempenho (série 2000): descrevem a natureza da atividade de auditoria interna e fornecem critérios de qualidade para avaliação do desempenho desses serviços. Existe apenas um conjunto de normas de desempenho.

              - Normas de Implantação: as Normas de Implantação, adicionalmente, são fornecidas para expandir as normas de Atributos e de Desempenho ao prover os requerimentos aplicáveis às atividades de (A) avaliação (assurance) ou (C) consultoria. Existem diversos conjuntos de normas de implantação.

              Portanto, correta a letra B.

    Gabarito: alternativa B.

  • São 3 tipos de normas: de atributos, de desempenho e de implantação. Normas de atributos abordam as características das organizações e dos indivíduos que exerçam auditoria interna.

    Normas de desempenho descrevem a natureza da auditoria interna e fornecem critérios de qualidade em comparação com os quais o desempenho desses serviços possa ser mensurado

    Resposta: B


ID
2153230
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à Auditoria Interna, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Subseção II - da Auditoria Interna

    Art. 18

    §1° A Auditoria Interna da Ebserh é uma atividade independente, de avaliação e assessoramento aos gestores da entidade, no acompanhamento da execução dos programas de governo, visando comprovar o cumprimento das metas, o alcance dos objetivos e a adequação da gestão.

    ...

    Fonte: Regimento Interno da EBSERH.


ID
2625049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o Instituto Internacional de Auditores Internos, os conhecimentos, as habilidades e outras competências que se exigem dos auditores internos para o desempenho eficaz de suas responsabilidades profissionais referem-se

Alternativas
Comentários
  • São princípios do Código de Ética (princípios fundamentais de ética profissional):

    (a) Integridade: manter honestidade em todas as relações profissionais (ser integro);

    (b) Objetividade: não ter conflito de interesses, preservando sempre sua independência;

    (c) Competência OU proficiência profissional: aumentar continuamente a competência profissional, melhorar a qualidade dos serviços e desempenhar melhor suas atribuições;

    (d) Confidencialidade: não divulgar informações confidenciais da entidade auditada sem que tenha seu consentimento específico (sigilo);

    (e) Comportamento (ou conduta) profissional: seguir as normas relevantes de auditoria e evitar quaisquer ações que maculem a imagem de sua profissão

  • NBC PA 01: Exigências éticas relevantes: A7. Os princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores incluem: (a) integridade; (b) objetividade; (c) competência profissional e devido zelo; (d) confidencialidade; e (e) comportamento profissional. Esses princípios estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista.

    Eu marquei "B", porque no meu material (curso do Rodrigo Fontenelle) Competência e Zelo estão atrelados.

    E em nenhum lugar eu li a palavra "proficiência".

  • Proeficiencia só existe na cartilha do Cespe. Questão deveria ser anulada pois Zelo Profissional (lebra b) também cabe.

  • Gabarito "A".

    IIA - NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA (NORMAS) 

    "1200 – Proficiência e Zelo Profissional Devido 
    Os trabalhos da auditoria devem ser executados com proficiência e zelo profissional devido. 

    1210 – Proficiência 
    Os auditores internos devem possuir o conhecimento, as habilidades e outras competências necessárias 
    ao desempenho de suas responsabilidades individuais. A atividade de auditoria interna deve possuir, ou 
    obter, coletivamente o conhecimento, as habilidades e outras competências necessárias ao desempenho 
    de suas responsabilidade
    s. 

    Interpretação: 
    Proficiência é um termo coletivo que se refere ao conhecimento, às habilidades e outras competências 
    requeridas  dos  auditores  internos  para  desempenharem  eficazmente  suas  responsabilidades 
    profissionais. Ela engloba a consideração de atividades atuais, tendências e questões emergentes, para 
    possibilitar orientações e recomendações relevantes. Os auditores internos são encorajados a demonstrar 
    sua proficiência obtendo as certificações e qualificações profissionais apropriadas, tais como o título de 
    Certified Internal Auditor e outras certificações promovidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA) e 
    outras organizações profissionais apropriadas.
    ----------------------------------------------------------------------------
    1220 – Zelo Profissional Devido 
    Os  auditores  internos  devem  empregar  o  zelo  e  habilidades  esperados  de  um  auditor  interno 
    razoavelmente prudente e competente. O zelo profissional devido não implica em infalibilidade."

     

  • Questão maldosíssima mas Fernando Leal a matou. Não cabe recurso algum,q uestão perfeita.

  • 1200 – Proficiência e Zelo Profissional Devido - Os trabalhos de auditoria devem ser executados com proficiência e zelo profissional devido.

    1210 – Proficiência - Os auditores internos devem possuir o conhecimento, as habilidades e outras competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades individuais. A atividade de auditoria interna deve possuir, ou obter, coletivamente o conhecimento, as habilidades e outras competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades.

    Interpretação: Os conhecimentos, as habilidades e outras competências são termos gerais que se referem à proficiência profissional requerida dos auditores internos para desempenharem eficazmente suas responsabilidades profissionais. Os auditores internos são encorajados a demonstrar sua proficiência obtendo as certificações e qualificações profissionais apropriadas, tais como o título de Certified Internal Auditor e outras certificações promovidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA) e outras organizações profissionais apropriadas.

    Gabarito: A.

  • Proficiência e Zelo Profissional Devido

    Os trabalhos de auditoria devem ser realizados com a proficiência e o cuidado profissional devidos.

    Proficiência

    Os auditores internos devem possuir conhecimentos, habilidades e outras competências necessárias à execução de suas responsabilidades individuais. A atividade de auditoria interna, de forma coletiva, deve possuir ou obter o conhecimento, habilidades e outras competências necessárias para o desempenho de suas responsabilidades.

    Fonte: Portalde Auditoria

  • Proficiência e Zelo Profissional Devido

    Os trabalhos de auditoria devem ser realizados com a proficiência e o cuidado profissional devidos.

    Proficiência

    Os auditores internos devem possuir conhecimentos, habilidades e outras competências necessárias à execução de suas responsabilidades individuais. A atividade de auditoria interna, de forma coletiva, deve possuir ou obter o conhecimento, habilidades e outras competências necessárias para o desempenho de suas responsabilidades.

  • 1200 – Proficiência e Zelo Profissional Devido - Os trabalhos de auditoria devem ser executados com proficiência e zelo profissional devido.

    1210 – Proficiência - Os auditores internos devem possuir o conhecimento, as habilidades e outras competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades individuais. A atividade de auditoria interna deve possuir, ou obter, coletivamente o conhecimento, as habilidades e outras competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades.

  • vimos que, quanto à proficiência, a norma fala tanto em competência individual, quanto coletiva. A proficiência é um termo coletivo que se refere ao conhecimento, às habilidades e outras competências requeridas dos auditores internos para desempenharem eficazmente suas responsabilidades profissionais.

              Portanto, questão bem direta e o nosso gabarito é a letra A.

    Gabarito: alternativa A.

  • GABARITO: LETRA A

    Proficiência 

    qualidade do que é proficiente; competência, capacidade, mestria..

    domínio num determinado campo; capacidade, habilitação.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Questão aborda um dos conhecimentos e habilidades requeridas dos auditores internos para desempenharem suas responsabilidades profissionais – a proficiência profissional.  

    Segundo as Normas Internacionais para o Exercício da Auditoria Interna (IIA): 

    • 1200 – Proficiência e Zelo Profissional Devido 
    • Os trabalhos de auditoria devem ser executados com proficiência e zelo profissional devido. 
    • 1210 – Proficiência 
    • Os auditores internos devem possuir o conhecimento, as habilidades e outras competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades individuais. A atividade de auditoria  interna  deve  possuir,  ou  obter,  coletivamente  o  conhecimento,  as  habilidades  e  outras competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades.

    Em relação às demais alternativas: 

    Letra  B)  ao  zelo  profissional:  

    • “Os  auditores  internos  devem  empregar  o  zelo  e  habilidades esperados de um auditor interno razoavelmente prudente e competente. O zelo profissional devido não implica em infalibilidade”.[Norma IIA 1220] 

    Letra  C)  ao  desenvolvimento  profissional:  

    • “Os  auditores  internos  devem  aperfeiçoar  seus conhecimentos, habilidades e outras competências através do desenvolvimento profissional contínuo.” [Norma IIA 1230] 

    Letra D) à independência: 

    • “O executivo chefe de auditoria deve reportar-se a um nível dentro da organização que permita à atividade de auditoria interna cumprir suas responsabilidades. 
    • O executivo chefe de auditoria deve confirmar junto ao conselho, pelo menos anualmente, a independência organizacional da atividade de auditoria interna.” [Norma IIA 1110] 

    Letra E) à objetividade: 

    • “Os auditores internos devem adotar uma atitude imparcial e isenta e evitar qualquer conflito de interesses.” [Norma IIA 1120]. 


ID
2633209
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O documento Normas Internacionais para a Prática Profissional da Auditoria Interna, editado pelo Institute of Internal Auditors (IIA), aborda as normas e os requerimentos aplicáveis à realização dos serviços de assurance e de consultoria.

Acerca desses serviços, esse documento estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente ?

     

    Agora, caso os auditores internos constatem potenciais prejuízos à independência ou objetividade relacionados a serviços de consultoria propostos, o cliente do trabalho deve ser informado antes que a execução do mesmo seja aceita.

     

    vejamos outra questão nesse mesmo sentido:

     

    Entre as normas de atributos, deve-se considerar que, se a independência ou objetividade forem prejudicadas de fato ou na aparência, os detalhes de tal prejuízo devem ser informados às partes apropriadas. Neste sentido, é correto afirmar que

     a) trabalhos de auditoria relacionados a funções sob responsabilidade do dirigente de auditoria não devem ser realizados enquanto perdurar a situação.

     b) caso se constatem potenciais prejuízos à independência ou objetividade, relacionados a serviços de consultoria propostos, o cliente deve ser informado na conclusão do trabalho.

     c) os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. (GABARITO)

     d) auditores que tenham sido responsáveis pela avaliação de operações específicas devem manifestar expressamente essa condição.

     e) os auditores internos que tenham prestado serviços de consultoria não poderão assumir responsabilidade sobre as respectivas operações.

  • De acordo com as normas de auditoria interna 11300.

    1130: Se a independência ou objetividade forem prejudicadas de fato ou na aparência, os detalhes de tal prejuizo devem ser informados às partes apropriadas.

    A natureza da comunicação dependerá do prejuizo.

    1130.A1: os auditores internos devem se abster de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. Presume-se prejudicada a objetividade se um auditor orestar serviços de avaliação para uma atividade pela qual tenham sido responsável no ano anterior.

    Essa questão deveria ser anulada uma vez que não existe resposta correta.

  • 1130.A1: os auditores internos devem se abster de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. Presume-se prejudicada a objetividade se um auditor prestar serviços de avaliação para uma atividade pela qual tenham sido responsável no ano anterior.

    Pode prestar o serviço, desde que observe a "quarentena" de 1 ano.

  • NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA (NORMAS)

    1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relativos às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.

  • 1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relativos às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente, desde que a objetividade e independência não sejam prejudicadas, ai sim, então existe uma exceção à regra, se estiver me equivocado, aceita correção dos amigos.

    FOCO FÉ E FORÇA.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Letra A) ERRADA. A atividade de auditoria interna deve assistir à organização através da identificação e avaliação de exposições significativas a riscos e da contribuição para a melhoria dos sistemas de gerenciamento de riscos e de controle. A identificação desses riscos pode ser feita tanto pela avaliação (assurance) quanto pelo serviço de consultoria

    Letras B e C ERRADAS. Tanto a natureza dos serviços avaliação (assurance) quanto de consultoria devem ser definidas no estatuto da auditoria interna, segundo as Normas de Atributo:  

    • 1000 – Propósito, Autoridade e Responsabilidade 
    • 1000.A1 – A natureza dos serviços de avaliação (assurance) prestados à organização deve ser formalmente definida no regulamento ou estatuto da Auditoria. Se tais serviços forem prestados a terceiros, externos à organização, a natureza desses serviços deve também ser definida no regulamento ou estatuto. 
    • 1000.C1 – A natureza dos serviços de consultoria deve ser definida no estatuto ou regulamento da Auditoria.

    Letra D) CORRETA. Nesse caso, o auditor interno pode prestar serviços de consultoria, desde que não haja qualquer prejuízo potenciais à sua independência ou objetividade relacionados a serviços propostos. Veja como as Normas do IIA expõem o tema: 

    • 1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. 

    Letra E) ERRADA. Como essa asseguração é razoável (isso significa que é um nível alto, mas não absoluto, de segurança), porque sempre há limitações inerentes ao trabalho, então não há segurança de que TODOS os riscos significativos foram identificados


ID
2633227
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao finalizar um trabalho de auditoria, um auditor interno iniciou o seu relatório citando que os trabalhos foram conduzidos em conformidade com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna. Em decorrência de problemas pessoais, o auditor só pôde concluir o relatório dois meses depois. Após divulgar o relatório final a todas as partes devidas, foram necessárias três retificações em decorrência de erros e omissões na apresentação de resultados.

Na situação apresentada, duas das características da qualidade da comunicação dos resultados de auditoria prejudicadas foram

Alternativas
Comentários
  • Três retificações em decorrência de erros e omissões na apresentação de resultados. (PRECISÃO)

    O auditor só pôde concluir o relatório dois meses depois. (TEMPESTIVIDADE)

    Gabarito letra E.

  • GABARITO: LETRA E

    Comunicações precisas são livres de erros e distorções e são fiéis aos fatos que as fundamentam.

    Comunicações objetivas são justas, imparciais e livres de preconceitos e são o resultado de uma avaliação justa e equilibrada de todos os fatos e circunstâncias relevantes.

    Comunicações claras são facilmente compreendidas e lógicas, evitam linguagem técnica desnecessária e fornecem todas as informações significantes e relevantes.

    Comunicações concisas são objetivas e evitam elaboração desnecessária, detalhes supérfluos, redundância e prolixidade.

    Comunicações construtivas são úteis ao cliente do trabalho de auditoria e à organização e levam a melhorias onde sejam necessárias.

    Comunicações completas não omitem o que é essencial ao público-alvo e incluem todas as informações e observações significantes e relevantes que apoiam as recomendações e conclusões.

    Comunicações tempestivas são oportunas e convenientes, dependendo da importância da questão, permitindo à gestão tomar as ações corretivas apropriadas.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Os  auditores  internos  devem  comunicar  os  resultados  dos  trabalhos  de  auditoria.  As comunicações devem incluir os objetivos e o escopo do trabalho de auditoria, assim como as conclusões, recomendações e planos de ação aplicáveis. A comunicação final dos resultados do  trabalho  deve,  quando  apropriado,  conter  a  opinião  e/ou  conclusões  dos  auditores internos. Uma vez emitida, uma opinião ou conclusão deve levar em conta as expectativas da alta  administração,  conselho  e  outras  partes  interessadas  e  deve  estar  suportada  por informação suficiente, confiável, relevante e útil. 

    Segundo  as  Normas  Internacionais  para  a  Prática  Profissional  de  Auditoria Interna do IIA (The Institute of Internal Auditors, 2009. p.17). Veja: 

    2420 – Qualidade das Comunicações 

    As  comunicações  devem  ser  precisas,  objetivas,  claras,  concisas,  construtivas,  completas  e tempestivas. 

    Interpretação:

    • Comunicações precisas são livres de erros e distorções e são fiéis aos fatos fundamentais. 

    • Comunicações objetivas são justas, imparciais e neutras e são o resultado de um julgamento justo  e  equilibrado  de  todos  os  fatos  e  circunstâncias  relevantes.  

    • Comunicações  claras  são facilmente compreendidas e são lógicas, evitam linguagem técnica desnecessária e fornecem todas as informações significativas e relevantes. 

    • Comunicações concisas são diretas ao ponto e evitam elaboração desnecessária, detalhes supérfluos, redundância e excesso de palavras. 

    • Comunicações construtivas são úteis ao cliente do trabalho de auditoria e à organização e conduzem às melhorias onde seja necessário. 

    • Comunicações completas não omitem nada do que seja essencial à audiência alvo e incluem todas as informações significativas e relevantes e  as  observações  que  dão  suporte  às  recomendações  e  conclusões.  

    • Comunicações tempestivas  são  oportunas  e  práticas,  dependem  da  importância  do  ponto,  permitem  à administração tomar as ações corretivas apropriadas.

    OBS.: 

    Ante o exposto, as características da qualidade da comunicação dos resultados de auditoria que foram prejudicadas nas situação a seguir: 

    • 1. Em decorrência de problemas pessoais, o auditor só pôde concluir o relatório dois meses depois. Tempestividade
    • 2. Após divulgar o relatório final a todas as partes devidas, foram necessárias três retificações em decorrência de erros e omissões na apresentação de resultados. Precisão.

ID
2903623
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo as normas brasileiras de auditoria interna, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E!

     

    Outra que ajuda:

     

    [FCC/Adaptada]

     

    O planejamento da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade. O que deve ser estruturado de forma a servir como guia e meio de controle de execução de trabalho, devendo ser revisado e atualizado sempre que as circunstâncias exigirem, é o .

     

    e) programa de trabalho.

  • NBC TI 01: Da Auditoria Interna

    12.1.3.2 – O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações (Letra A), adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento (Letra B), inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.

    12.1.3.1 – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. (Letra C)

    12.1.2.1 – A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico (Letra D), que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    12.2.1.4 – Os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem. (Letra E, gabarito)

  • Questãozinha top para revisar conceitos. Auditoria é so ler o principal e ficar fazendo questões, não tem outro caminho.

  • Letra E, Gabarito.

  • Gabarito letra E.

    Erros das demais alternativas:

    a) Fraude é sempre ato intencional.

    b) Nenhum teste é capaz de conferir segurança absoluta, mas sim razoável.

    c) O auditor interno deve comunicar a administração por escrito e não em reunião presencial.

    d) Também é possível adotar registros eletrônicos.

    e) Perfeita.

  • RESOLUÇÃO: questão toda baseada na NBC TI 01, vejamos:

    Item A: O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários. INCORRETO

    Item B: Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança (e não absoluta) de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. INCORRETO

    Item C: A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. INCORRETO

    Item D: A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. INCORRETO

    Item E: com relação ao planejamento da auditoria interna, os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem. CORRETO

    Gabarito: alternativa E.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, do Conselho Federal de Contabilidade. 

    Vejamos as alternativas referentes a determinados conceitos de auditoria interna:

    A) o termo “fraude" aplica-se a ato intencional ou não de omissão e manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.


    Errado. “O termo 'fraude' aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e 

    operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários."

    B) os testes de observância visam à obtenção de segurança absoluta de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.


    Errado
    . “Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade."


    C) esta deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, em reunião presencial, de maneira ostensiva, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. 


    Errado. “A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho."


    D) esta deve ser documentada apenas por meio de registros elaborados em meio físico, que devem ser organizados e arquivados na sede da organização auditada de forma sistemática e racional. 


    Errado
    . “A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional."

    E) os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem. 

    Correto. O texto da alternativa é exatamente o mesmo apresentado na NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A


ID
3182230
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Pelas normas de auditoria, os chamados "eventos subsequentes",

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 560 (R1) – EVENTOS SUBSEQUENTES 

    Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis

    10. O auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório. Entretanto, se, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o auditor a alterar seu relatório, ele deve (ver item A12):

    (a) discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança;

    (b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo;

    (c) indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.

    Gab. B

  • Eventos subsequentes são eventos ocorridos após as DC's. Conforme seja o momento dos eventos - 01, 02 ou 03, teremos as seguintes ações:

  • Pelas normas de auditoria, os chamados "eventos subsequentes",

    b) se chegarem ao conhecimento do auditor antes da divulgação das demonstrações contábeis, reclamam que ele determine se as demonstrações precisam ser alteradas.

    GAB. LETRA B.

    ----

    NBC TA 560 – Eventos Subsequentes

    Eventos Subsequentes (2-a) – Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis

    O auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório.

    Entretanto, se, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o auditor a alterar seu relatório, ele deve:

    a) discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança;

    b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo;

    c) indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resumo-nbc-ta-560-eventos-subsequentes/


ID
3935944
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação à Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna constante da Norma de Auditoria Interna do Conselho Federal de Contabilidade, marque a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C - A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.

  • RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03

    NBC TI 01 – Da Auditoria Interna

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    12.1.1.1 – Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.

    12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Gabriel Felipe Loiola -> Q1303929

    NBC TI

    Apenas a letra C cita sobre Conceituação e Objetivos da auditoria interna.

    Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    • A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

    Papéis de Trabalho

    • A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    Fraude e Erro

    • A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    Procedimentos da Auditoria Interna

    • Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

ID
3967192
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Nova Friburgo - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna pode ser classificada em diversos tipos. A auditoria que tem como foco a verificação do cumprimento das normas aplicáveis à entidade e os seus regulamentos é definida como:

Alternativas
Comentários
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    No âmbito institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da ou , bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

    O termo compliance tem origem no verbo em to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

  • conformidade = compliance
  • RESPOSTA D

    [...] Compliance (conformidade), que se refere basicamente à adesão de determinada instituição a leis e regulamentos, um auditor, ao analisar o cumprimento de aspectos legais por parte de determinada prefeitura, deve, por exemplo, verificar se o municí-pio está destinando o percentual mínimo de recursos que, de acordo com a lei, deve ser aplicado em áreas como saúde e educação.

    #SEFAZ-AL

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Questão aborda uma das classificações de auditoria. Crepaldi, em sua obra, na versão digital, “Auditoria Contábil: teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016, p.45/163 ” explicita que: 

    1.8.5 Auditoria de compliance 

    Objetiva verificar  o cumprimento  das normas  e procedimentos  implantados pela companhia ou pelos órgãos reguladores de determinadas atividades. 

    Compliance significa estar em conformidade com as leis, os regulamentos internos e externos e os princípios corporativos que garantem as melhores práticas do mercado. O objetivo é determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem às regras ou regulamentos que a elas se aplicam. [...] 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q584650 - Q790309 - Q970301