SóProvas



Questões de Informação de Custos e sua Utilização na Gestão Pública


ID
45676
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No desenvolvimento de um programa governamental na área de saúde, a decisão de terceirizar a atividade de realização de exame oftalmológico, já em andamento, deve ser tomada pelo gestor público, mesmo que não haja redução de custos fixos e a estrutura não possa ser usada por outras atividades, se o preço praticado pelo fornecedor for

Alternativas

ID
969271
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A NBC T 16.11 aprovou o Sistema de Informação de Custos do Setor Público. A referida Resolução preconiza que é necessário e útil que a entidade que deseja evidenciar seus custos unitários utilizando-se dos vários métodos de custeio existentes, o faça respeitando as etapas naturais do processo de formação dos custos dentro dos seus respectivos níveis hierárquicos. Nas alternativas abaixo estão listadas, de forma desordenada, algumas dessas etapas naturais. Que etapa, de acordo com a sequência sugerida pela Resolução, você escolheria, na forma hierárquica, como a primeira a ser executada?

Alternativas
Comentários
  • A NBC T 16.11 aprovou o Sistema de Informação de Custos do Setor Público. A referida Resolução preconiza que é necessário e útil que a entidade que deseja evidenciar seus custos unitários utilizando-se dos vários métodos de custeio existentes, o faça respeitando as etapas naturais do processo de formação dos custos dentro dos seus respectivos níveis hierárquicos. Nas alternativas abaixo estão listadas, de forma desordenada, algumas dessas etapas naturais. Que etapa, de acordo com a sequência sugerida pela Resolução, você escolheria, na forma hierárquica, como a primeira a ser executada?

    c) Identificação dos objetos de custos.

  • 17. A etapa natural pode ser assim identificada: identificação dos objetos de custos; identificação dos custos diretos; alocação dos custos diretos aos objetos de custos; evidenciação dos custos diretos dentro da classe de objetos definidos; identificação dos custos indiretos; escolha do modelo de alocação dos custos indiretos, observando sempre a relevância e, principalmente, a relação custo/benefício


ID
971110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à contabilidade governamental brasileira, julgue os itens que se seguem:

O sistema contábil governamental deve possibilitar a mensuração dos custos dos serviços industriais e a identificação da composição patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução CFC nº 1.128/08 que aprova a NBCT 16.1 didadicamente expõe que o objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, para a adequada prestação de contas e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

    Lei 4.320/64:

    Art. 85 Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

    Fonte: Manual Completo de Contabilidade Pública, Deusvaldo Carvalho.
  • Sim, conforme estabelece a Lei nº 4.320/1964:

    “Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros."

    Lembrando que a NBC T 16 acrescentou o subsistema de custos a estrutura do sistema contábil governamental, cuja função é registrar, processar e evidenciar os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.


    Gabarito: CERTO.

ID
1131172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito dos sistemas de custos e suas aplicações no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.

Além de subsidiar os sistemas de contabilidade gerencial e orçamentário, o sistema de contabilidade de custos contribui para a percepção da maturidade de um produto no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,  Acredito que quem é responsável quanto a percepção da maturidade de um produto no mercado seja o MARKETING... se eu estiver errado, por favor, me corrijam. Segue trecho de um artigo que fala um pouco sobre a maturidade do produto...


    Estratégias de marketing de acordo com o ciclo de vida do produto

    Cada etapa no ciclo de vida de um produto exige um determinado tipo de estratégia, já que precisa de uma atenção especial.

    ....

    - Maturidade

    As campanhas de marketing devem ser reforçadas nesta fase do ciclo de vida do produto e o consumidor deve ser induzido a lembrar da existência dele.

    Há chances de criar novos usos para o produto, aumentar a segmentação de mercado, conquistar os consumidores dos concorrentes, modificar o produto, melhorar a distribuição ou algum composto de marketing, etc.

    http://www.portal-gestao.com/item/6640-gerir-o-ciclo-de-vida-do-produto.html#sthash.NvfWFodT.dpuf



  • Custos, pelo que entendo, nada tem a ver com maturidade do produto no mercado, por se tratar de uma ferramente gerencial da empresa: é através da contabilidade de custos que chegarei aos gastos que tenho para produzir aquele produto.

  • objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, após a venda quaisquer custos do produto é considerado despesas


ID
1178422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação aos registros e demonstrativos da contabilidade pública, julgue os itens de 126 a 128.

Na administração pública, o conceito de custo padrão ou standard corresponde ao valor orçado para a produção de determinado produto ou serviço.

Alternativas
Comentários
  • A Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 16.11, aprovado pela Resolução 

    nº 1.366/2011 do Conselho Federal de Contabilidade, que estabelece normas sobre o sistema de 

    informação de custo no setor público, traz ainda alguns conceitos relevantes de custo, tais como:

    a) custo padrão – é o que resulta da consideração de normas técnicas atribuídas aos vários 

    fatores de produção, como consumo de matérias, mão de obra, máquinas, etc., para a 

    definição do custo do produto ou do serviço;

    b) custo estimado – é o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos 

    orçamentos da entidade para determinado período; pode basear-se em simples 

    estimativa ou utilizar a ferramenta do custo padrão;

    c) custo de oportunidade – é o custo objetivamente mensurável da melhor alternativa 

    desprezada relacionado à escolha adotada.


  • Custo padrão (standard) é o custo ideal de produção de determinado produto/serviço.

    FONTE: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2011/001366


  • ERREI A QUESTÃO, pois não lenbrava o que significava o custo padrão ou standard . =/

  • O comando da questão exige que seja o item seja julgado certo ou errado. Assim sendo, recorramos aos conceitos apresentados pela NBC T 11.6, que dispõe:

    "Custo padrão (standard) é o que resulta da consideração de normas técnicas atribuídas aos vários fatores de produção, como consumo de matérias, mão de obra, máquinas, etc., para a definição do custo do produto ou do serviço."

    O item está mais próximo do conceito de custo estimado, que "é o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos orçamentos da entidade para determinado período; pode basear-se em simples estimativa ou utilizar a ferramenta do custo padrão."


    Logo, Gabarito ERRADO.

  • Na verdade, conforme a NBC T 16.11, podemos definir custo padrão como sendo:

    O custo ideal de produção de determinado produto/serviço.

    Item errado.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    O Custo Padrão é o custo ideal de produção. Em outras palavras, o custo dos sonhos.

    A alternativa estaria correta se tivesse Custo Estimado, uma vez que a NBC T 16.11 assevera o seguinte:

    "Custo estimado é o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos orçamentos da entidade para determinado período"

  • Segundo a NBC T 16.11,

    Custo padrão (standard) é o custo ideal de produção de determinado produto/serviço.

    Gabarito: Errado

  • Custo padrão (standard) é o custo ideal de produção de determinado produto/serviço. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)


ID
1291723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito de receitas, despesas e sistema de apuração de custos no setor público, julgue o próximo item.


No sistema de informações de custos no setor público, a estimativa do custo de um serviço pode ser embasada no uso do custo padrão.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11 - Subsistema de Informação de Custos do Setor Público


    Custo estimado é o custo projetado para subsidiar o processo de elaboração dos orçamentos da entidade para determinado período; pode basear-se em simples estimativa ou utilizar a ferramenta do custo padrão.



    gab: C


ID
1433512
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A contabilidade deve apurar o custo dos projetos de forma a evidenciar os resultados da gestão. A falta de informação da unidade administrativa gestora sobre a execução física dos projetos e atividades a seu cargo acarreta:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA A!

     

    Decreto 93.872/86:

    Art . 137. A contabilidade deverá apurar o custo dos projetos e atividades, de forma a evidenciar os resultados da gestão (Dec.-Iei nº 200/67, art. 69).

    § 2º A falta de informação da unidade administrativa gestora sobre a execução física dos projetos e atividades a seu cargo, na forma estabelecida, acarretará o bloqueio de saques de recursos financeiros para os mesmos projetos e atividades, responsabilizando-se a autoridade administrativa faltosa pelos prejuízos decorrentes.

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d93872.htm


ID
1433515
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação às assertivas a seguir, pode-se afirmar que:

I. A taxa interna de retorno de um investimento representa o maior retorno permitido pelo fluxo de caixa gerado por este investimento, comparado ao seu valor inicial atualizado pelo custo de oportunidade.

II. A eficácia na gestão de custos públicos está relacionada à execução do orçamento do projeto sem aumento dos valores estimados e a eficiência tem como objetivo a conclusão do projeto, ainda que complementações sejam necessárias.

III. O método de avaliação de investimentos denominado “payback descontado" mensura em quanto tempo o fluxo de caixa descontado gerado pelo investimento retornará para o investidor.

Alternativas
Comentários
  • A TIR equaliza(iguala) os dois valores presentes:
    - saídas(pagamentos)
    - entradas(recebimento)
    Ou seja, a TIR refere-se a taxa de retorno das entradas que provoca a seguinte igualdade:
    - valores atuais de todas entradas,e;
    - valores atuais de todas as saídas.

     

    Payback simples==nominal e payback descontado: prazo no qual o investimento inicial é recuperado.

  • II. A eficácia (eficiência) na gestão de custos públicos está relacionada à execução do orçamento do projeto sem aumento dos valores estimados e a eficiência (eficácia) tem como objetivo a conclusão do projeto, ainda que complementações sejam necessárias. 

    Os conceitos de eficiência e eficácia estão trocados!

    RESPOSTA LETRA E!


ID
1433518
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A principal vantagem na adoção da visão de processo, na implantação de um sistema de custos no setor público, é:

Alternativas

ID
1433521
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Não é um objetivo da implantação da apuração de custos públicos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C é a que está errada, pois:

    Estabelecer os valores máximos das licitações é reservado a lei específica. Não pode ser determinado por uma APURAÇÃO DE CUSTOS PÚBLICOS.

  • NBC T 16.11

     

    O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos têm por objetivo:

     

    (a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

     

    (b) apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades;

     

    (c) apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;

     

    (d) apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados;

     

    (e) apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto


ID
1682581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando o sistema de custos na administração pública federal.

Situação hipotética: Os técnicos em assuntos educacionais da ENAP identificaram que determinada instituição privada oferece curso com carga horária e características similares aos ofertados pela ENAP, com custo por aluno de R$ 34,50.
Assertiva: Nessa situação, é possível utilizar esse valor como referência para apurar a receita econômica da ENAP bem como seu resultado econômico.

Alternativas
Comentários
  • ACREDITO QUE NA CONTABILIDADE DE CUSTO GERENCIAL SEJA POSSÍVEL.

  •  

    NBCT 16.11

    36. A Demonstração do Resultado Econômico deve ser elaborada considerando sua interligação
    com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:
    (a) receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos;
    (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e
    (c) resultado econômico apurado

  • A NBC T 16.6 trata das demonstrações contábeis, inclusive da demonstração do resultado econômico:

    Conforme destacado no texto, a receita econômica pode ser obtida pelo custo de oportunidade, que é o valor que seria desembolsado para um serviço de características semelhantes.

     

    No caso apresentado pela questão, o custo de um curso similar ao ofertado pela ENAP é o custo de oportunidade. Assim, pode ser utilizado como base para apurar a receita econômica da ENAP e consequentemente o resultado econômico.

     

    Gabarito: Certo


ID
1694506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando o sistema de custos na administração pública federal.

A informação de custos, além de permitir aos administradores a visualização da execução orçamentária, fornece instrumentos para o processo decisório, como a análise do ponto de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO, no entanto discordo da questão, uma vez que conforme a os estudos sobre contabilidade de custo e a própria NBC T 16.11  na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.
    Logo, uma informação de custos não vai possuir informações sobre a execução orçamentária, e sim sobre o consumo patrimonial (através das VPD's)  que está sendo transformado em produto ou serviço para entidade, independente da execução orçamentária. A título de exemplo,  o pagamento de matéria prima corresponde a uma execução orçamentária completa (empenho, liquidação e pagamento). Porém se a tal matéria-prima comprada não for utilizada para produção de bens ou serviço, ela sequer fará parte das informações de custos. 
  • Pelas definições apresentadas, a natureza de informação de custos de fato permitiria a análise do ponto de equilíbrio, mas onde que fala que será visualizada a execução orçamentária?

    No subsistema de compensação pode até ver algo, mas na natureza de informações de custos não...

  • O Sistema de Custo da Adm Federal também consta da LRF Lei Comp. 101/2000:

    art. 50,  § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

     

    Também achei no site da STN:

    "O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC – é um Data Warehouse que se utiliza da extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a geração de informações.

    Sua existência atende ao art. 50, § 3º da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que obriga a Administração Pública a manter sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. E, conforme a Lei nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001, que organiza e disciplina o Sistema de Contabilidade Federal do Poder Executivo, compete à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) tratar de assuntos relacionados à área de custos na Administração Pública Federal.

    Nesse sentido, a STN publicou em 09 de março de 2011 a sua Portaria nº 157, que dispõe sobre a criação do Sistema de Custos do Governo Federal, estruturado na forma de um subsistema organizacional da administração pública federal brasileira e vinculado ao Sistema de Contabilidade Federal, uma vez que se encontra sob gestão da Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União.

    Por meio dessa estrutura matricial de gestão governamental, integram-se a Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão central, e as unidades de gestão interna do Poder Público da União, como órgãos setoriais; os quais se tornam responsáveis pelo uso do SIC – Sistema de Informações de Custos, enquanto ferramenta de suporte tecnológico, para acompanhamento dos custos em suas organizações públicas.

    Manual Interativo para a Gestão de Custos no Setor Público
    Confira aqui o Manual" ---esse link do manual não funcionou pra mim....

     

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt_PT/sistema-de-informacoes-de-custos


ID
1694512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando o sistema de custos na administração pública federal.

Situação hipotética: Os técnicos em assuntos educacionais da ENAP identificaram que determinada instituição privada oferece curso com carga horária e características similares aos ofertados pela ENAP, com custo por aluno de R$ 34,50. Assertiva: Nessa situação, é possível utilizar esse valor como referência para apurar a receita econômica da ENAP bem como seu resultado econômico.

Alternativas
Comentários
  • Benchmarking

  • Receita econômica é o valor apurado a partir de benefícios gerados à sociedade plea ação pública, obtido por meio da multiplicação da quantidade de serviços prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade, custo estimado, custo padrão,etc.

    NBC T 16.11

  • Gabarito: certo

    Receita econômica: é o valor apurado a partir de benefícios gerados à sociedade pela ação pública, obtido por meio da multiplicação da quantidade de serviços prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade, custo estimado, custo padrão, etc.

    Custo de oportunidade: é o custo objetivamente mensurável da melhor alternativa desprezada relacionado à escolha adotada. ==> Na questão, o custo de oportunidade seria o custo do curso oferecido pela instituição privada.


ID
2132626
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O subsistema de informações de custos do setor público (SICSP), obrigatório em todas as entidades do setor público, apoia-se, entre outros elementos, no método de custeio, que se refere a método de apropriação de custos. A propósito desse assunto, o principal método de custeio é o

Alternativas
Comentários
  • Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços

     

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

     

    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

     

    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.

     

    Custeio por atividade que considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.

  • Estou "CEGO", sinceramente li e reli a NBC. T 16.11 e não li nem vi falar que o método de custeio Pleno é o melhor para atividade pública.

    Alguém pode me ajudar ???? Grato.

  • Só não sei quem definiu esse "principal" aí.

    NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público.

    Resolução CFC Nº 1366 DE 25/11/2011:

    Método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno.

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos - fixos e variáveis - diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.

    Custeio por atividade que considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.

    (engraçado que não tem a definição do PLENO na norma)

    A escolha do método deve estar apoiada na disponibilidade de informações e no volume de recursos necessários para obtenção das informações ou dados (daqui eu entendo que não há um melhor ou principal, vai depender). As entidades podem adotar mais de uma metodologia de custeamento, dependendo das características dos objetos de custeio.

    Eu hein.

  • Fiquei com uma dúvida bem literal sobre a norma.

    A NBCT 16.11 conceitua o método de custeio pleno como "apropriação dos custos e despesas"

    Os termos apropriação e rateio são a mesma coisa?


ID
2132629
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta atributo da informação de custos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    NBC T 16.11 - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO

     

    12. Os atributos da informação de custos são:
     

    (a)relevância - entendida como a qualidade que a informação tem de influenciar as decisões de seus usuários auxiliando na avaliação de eventos passados, presentes e futuros;
     

    (b)utilidade - deve ser útil à gestão tendo a sua relação custo benefício sempre positiva;


    (c)oportunidade - qualidade de a informação estar disponível no momento adequado à tomada de decisão;


    (d)valor social - deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos;


    (e)fidedignidade - referente à qualidade que a informação tem de estar livre de erros materiais e de juízos prévios, devendo, para esse efeito, apresentar as operações e acontecimentos de acordo com sua substância e realidade econômica e, não, meramente com a sua forma legal;


    (f)especificidade - informações de custos devem ser elaboradas de acordo com a finalidade específica pretendida pelos usuários;


    (g)comparabilidade - entende-se a qualidade que a informação deve ter de registrar as operações e acontecimentos de forma consistente e uniforme, a fim de conseguir comparabilidade entre as distintas instituições com características similares. É fundamental que o custo seja mensurado pelo mesmo critério no tempo e, quando for mudada, esta informação deve constar em nota explicativa;


    (h)adaptabilidade - deve permitir o detalhamento das informações em razão das diferentes expectativas e necessidades informacionais das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários;


    (i)granularidade - sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo da comparabilidade.

    bons estudos


ID
2166679
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual é a razão principal do sistema de custos?

Alternativas

ID
2340856
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

São ferramentas e técnicas para determinar o orçamento dos custos do projeto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Questão chata, pois não envolve necessariamente gestão de recursos públicos, está mais para a area privada. 

     

    A questão aborda o ultimo processo de planejamento do guia PMBOK

     

    FERRAMENTAS E TÉCNICAS

    1. Agregação de custos

    2. Análise das reservas

    3. Opinião especializada

    4. Relações históricas

    5. Reconciliação do limite de recursos financeiros

     

    Portanto, a única opção que não está no guia é a alternativa e (custo da qualidade)

     

    Gabarito E


ID
2433583
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Para a implantação do Sistema de Informação de Custos Aplicado ao Setor Público (SICSP), devem ser observados os atributos da informação de custos, definidos na norma NBC T 16.11. São exemplos desses atributos, dentre outros,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

     

    12. Os atributos da informação de custos são:

     


    (a) relevância – entendida como a qualidade que a informação tem de influenciar as decisões de seus usuários auxiliando na avaliação de eventos passados, presentes e futuros;


    (b) utilidade – deve ser útil à gestão tendo a sua relação custo benefício sempre positiva;


    (c) oportunidade – qualidade de a informação estar disponível no momento adequado à tomada de decisão;


    (d) valor social – deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos;


    (e) fidedignidade – referente à qualidade que a informação tem de estar livre de erros materiais e de juízos prévios, devendo, para esse efeito, apresentar as operações e acontecimentos de acordo com sua substância e realidade econômica e, não, meramente com a sua forma legal;


    (f) especificidade – informações de custos devem ser elaboradas de acordo com a finalidade específica pretendida pelos usuários;


    (g) comparabilidade – entende-se a qualidade que a informação deve ter de registrar as operações e acontecimentos de forma consistente e uniforme, a fim de conseguir comparabilidade entre as distintas instituições com características similares. É fundamental que o custo seja mensurado pelo mesmo critério no tempo e, quando for mudada, esta informação deve constar em nota explicativa;


    (h) adaptabilidade – deve permitir o detalhamento das informações em razão das diferentes expectativas e necessidades informacionais das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários;


    (i) granularidade – sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo da comparabilidade.


     

     

     

     

    Fonte: (NBCT 16.11)

  • Para resolver essa questão basta nos atentarmos ao nosso resumo esquemático sobre os atributos da informação de custos. Vamos a ele:

    Agora vamos analisar as alternativas.

     As alternativas A)D) estão erradas, pois a continuidade não é um atributo da informação de custos (admitindo que fidedignidade e representação fidedigna são o mesmo atributo).

    Por sua vez, a alternativa B) está errada, porque a verificabilidade não é um atributo da informação de custos.

    Por fim, a alternativa C) está certa, pois todos as opções listadas constituem atributos da informação de custos constantes.

    Gabarito: LETRA C

  • Informação constante na NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público.

    Resolução CFC Nº 1366 DE 25/11/2011.

    (exatamente como o colega Iron Mind colocou).

  • A - valor social, utilidade, continuidade e representação fidedigna.

    B - relevância, verificabilidade, oportunidade e fidedignidade.

    C - oportunidade, granularidade, adaptabilidade e comparabilidade.

    D - especificidade, oportunidade, continuidade e adaptabilidade.

    Erros destacados em vermelho.


ID
3721855
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na elaboração de orçamentos nas universidades federais, são contemplados os recursos denominados Outros Custeios e Capital (OCC). O modelo para distribuição de recursos orçamentários de OCC entre as instituições federais de ensino superior é composto por orçamentos

Alternativas
Comentários
  • O modelo para distribuição de recursos orçamentários de OCC entre as instituições federais de ensino superior é composto por orçamentos básico e de investimento.

ID
3721939
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em um restaurante universitário público, a ferramenta de Gerenciamento do Custo da Qualidade seria mais eficaz em qual situação?

Alternativas