- ID
- 800311
- Banca
- UNICENTRO
- Órgão
- UNICENTRO
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Sociologia
- Assuntos
A respeito dos estudos sociológicos sobre religiões, é correto afirmar:
A respeito dos estudos sociológicos sobre religiões, é correto afirmar:
Sobre socialização é CORRETO afirmar que é o processo
Uma forma de organização da sociedade, estrutura social unificada e relativamente permanente, que estabelece padrões de comportamentos através de normas e valores específicos, com finalidades próprias, é chamada de
Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS:
I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem.
II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.
III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem.
IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
As principais instituições sociais responsáveis pela socialização de um indivíduo são a família e a escola. A socialização é um processo que diz respeito à
Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto
Uma criança com deficiência mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituição? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos pedir que vá embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianças?
MURDOCH, I. A soberania do bem. São Paulo: Unesp, 2013.
Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da
O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.
CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).
A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)
Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.
RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na
Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.
A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas abaixo sobre a história da prisão e das penas aplicadas aos réus.
1. No Oriente Antigo, a punição fundava-se em caráter religioso castigando-se o infrator para aplacar a ira dos deuses e se desconhecia a privação da liberdade como sanção penal.
2. Na Idade Média, a prisão mantinha o caráter de lugar de custódia e as penas eram bárbaras, como torturas, amputação de órgãos e mutilações.
3. Nas colônias das nações europeias na América e na África, no século XV, a privação da liberdade dos réus, com encarceramentos, tornou- -se a principal pena imposta.
4. O Direito Canônico perpetuou o caráter sacro da punição, importante antecedente da prisão moderna, pois o objetivo principal era a regeneração do criminoso, levando-o ao arrependimento.
5. Nos séculos XVI e XVII o uso da pena de morte era generalizado na Europa, sendo a forca a forma mais frequente de execução.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Acerca de conceitos sociológicos fundamentais, julgue o item.
Um dos motivos para valorizar a importância de valores morais, culturais, religiosos, étnicos, é:
As Instituições Sociais são:
As ‘instituições sociais’ se destinam:
Por ‘Instituições Sociais’, segundo a Sociologia, se entende:
Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:
Entende-se por instituições sociais:
Entende-se por 'instituições sociais':
As instituições sociais são criações humanas que visam:
1) Estabelecer a divisão das classes sociais, adotando como critério os papéis, posses, bens e valores de cada grupo.
2) Estabelecer regras e modos de agir que, sendo padronizados, sejam aceitos, reconhecidos e sancionados pela sociedade.
3) Favorecer a organização dos grupos humanos, distribuindo, neles, os respectivos direitos, responsabilidades e papéis.
4) Desenvolver procedimentos e instrumentos que visem regular as ações dos indivíduos em sociedade.
5) Criar condições específicas para que cada homem possa atingir mais facilmente sua realização espiritual e psicológica.
Estão corretas apenas:
As instituições sociais são ferramentas criadas pelo
homem com o objetivo de:
1) Fomentar a organização dos grupos humanos e,
neles, organizar a distribuição dos direitos e
responsabilidades de cada um.
2) Organizar a divisão das classes sociais e de seus
papeis, de acordo com as posses, bens e valores
de cada segmento.
3) Constituir conjuntos de regras e procedimentos
padronizados, que sejam reconhecidos, aceitos e
sancionados por todos.
4) Criar e promover instrumentos que regulem e
controlem todas as atividades do homem
enquanto ser social.
5) Garantir a transmissão da herança social na
humanidade de modo a promover a realização
religiosa de cada um.
Estão corretas: