-
??????????????????????????
-
As autoridades e os repórteres que se amontoavam no palanque não se entendiam. Na verdade, pouco se importavam com as pessoas ali presentes.
* ORAÇÃO PRINCIPAL: As autoridades e os repórteres não se entendiam. -> Suj. Composto.
* ORAÇÃO SECUNDARIA: que se amontoavam no palanque -> Suj. Simples. (Pois o 'que' é um pronome relativo substituindo o sujeito citado anteriormente, de forma que o 'que' tem o valor de 'eles'. Eles se amontoavam no palanque) Ps: creio que se trata de uma Oração Subordinada Adjetiva.
* "NA VERDADE, POUCO SE IMPORTAVAM..." -> Suj.Oculto. (Não se trata de sujeito indeterminado por foi citado anteriormente).
-
"Que se amontoavam no palanque" é uma oração adjetiva restritiva (não está entre vírgulas). Assim, a ação expressa refere-se apenas ao termo mais próximo (repórteres). Então, Na primeiro oração, o sujeito é o pronome "que", que substitui o termo anterior "repórteres". Assim, a ação de se amontoar refere-se apenas aos repórteres. Logo, sujeito simples.
Na segunda oração, o sujeito é o termo "as autoridades e os repórteres". A ação de não se entender refere aos dois grupos de pessoas. Logo, sujeito composto.
Já na terceira oração, o sujeito não aparece.
Nós sabemos que a ação se refere também às autoridades e aos repórteres, mas o termo não está explícito. Ou seja, está oculto.
-
Acompanhando e complementando o raciocínio da Tatá...
"Já na terceira oração, o sujeito não aparece.
Nós sabemos que a ação se refere também às autoridades e aos repórteres, mas o termo não está explícito. Ou seja, está oculto. "
Mas pela desinência do verbo sabemos que se trata de terceira pessoa do plural...então não seria caso de sujeito indeterminado?
Fiquei com essa dúvida.
Não estou conseguindo concordar com nenhuma alternativa.
-
Por que a ultima oração não é um sujeito indeterminado?
-
"AS AUTORIDADES E OS REPÓRTERES" NÃO É SUJEITO COMPOSTO ???
-
Gente na primeira oração o pronome relativo ''que'' tem função de sujeito , ele, então, será simples
Já na segunda oração Não se entendiam, retoma as autoridades e os repórteres
Na ultima . Pouco se importavam é sujeito oculto , quem não se importavam ? eles
-
WHATS???
-
Esse gabarito está errado !
-
Que (retomando As autoridades e os repórteres)- sujeito simples
As autoridades e os repórteres- composto
As autoridades e os repórteres(em elipse)- oculto
-
Eita atrás de eita...
-
'-'
-
senhores, essa questão tem pega. 1Como n tem a virgula, o ´Q SE AMONTOAVAM` é oração adjetiva restritiva de repórteres , apenas eles se amontoavam. 2- um E outro n se entendiam, as autoridades e os repórteres. 3 é oculto pois há elipse do sujeito, conhecido pela frase anterior
-
alguém poderia explicar o raciocínio ?
-
Por que a ultima oração não é um sujeito indeterminado?
-
As autoridades e os repórteres que se amontoavam no palanque não se entendiam. Na verdade, pouco se importavam com as pessoas ali presentes.
- O primeiro passo é olhar para o verbo. Então vamos começar com o 1° VERBO " AMONTOAVAM", devemos prestar atenção que o pronome relativo "QUE" está antes do verbo. A função do pronome relativo é retomar o seu antecedente que é "AS AUTORIDADES E OS REPÓRTERES ".
- Após achar o pronome relativo e o seu verbo, precisamos saber que o pronome relativo irá introduzir uma oração subordinada adjetiva, ou seja o "QUE" será o sujeito do verbo " AMONTOAVAM" ,pois ele está retomando "AS AUTORIDADES E OS REPÓRTERES ".
3. Agora vamos para o segundo verbo " ENTENDIAM". O primeiro passo é fazer a análise sintática para encontrar o sujeito. Faremos a pergunta "QUEM É QUE NÃO SE ENTENDIAM?" , a resposta será "AS AUTORIDADES E OS REPÓRTERES NÃO SE ENTENDIAM". Sujeito encontrado.
4. Agora vamos falar sobre o terceiro verbo "IMPORTAVAM", primeira coisa a se fazer é encontrar o sujeito fazendo a pergunta : " QUEM É SE IMPORTA?" . Resposta " ELES" . Muitos irão pensar que o sujeito é indeterminado por ser terceira pessoa do plural, mas não pode ser indeterminado porque nós sabemos quem é que se importavam, sendo assim o pronome "ELES" retoma "AS AUTORIDADES E OS REPÓRTERES ", ou seja o sujeito está oculto pelo contexto.
Espero ter ajudado!