SóProvas



Questões de Secretaria de Direitos Humanos


ID
2507608
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEAS - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Atente à seguinte descrição: “[...] é competente para processar e julgar qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições do Pacto de São José, para apreciar consultas dos Estados relativas à interpretação das normas do sistema interamericano e para emitir pareceres a respeito da compatibilidade entre leis internas e os tratados do sistema interamericano”.


O texto acima descreve a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A.

     

    CORTE ----------> Capacidade Processual e orgão jurisdicional.

     

    COMISSÃO --------> Capacidade Processual.

     

    AVANTE!!!

  • Gabarito: Letra A

     

    A questão se refere à Corte Internacional de Direito Humanos

     

    Composição: 7 juízes, nacionais dos Estados membros.

    Funções: jurisdicional e consultiva

  • CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

    é o segundo órgão da convenção americana (o primeiro é a comissão); é órgão jurisdicional que resolve questões de violação de direitos humanos perpetrados pelos Estados-partes da OEA. tem sede na cidade de San José, Costa Rica. a corte NÃO pertence à OEA. é composta de 7 juízes (sempre de nacionalidades diferentes) provenientes dos Estados da OEA, são eleitos para mandatos de seis anos, podendo ser reeleitos somente uma vez. a corte detém duas competências: consultiva (automática) e contenciosa (facultativa para os Estados-parte). particulares e instituições provadas estão impedidos de ingressar diretamente à Corte. a Corte profere sentenças que são definitivas r inapeláveis. existe a possibilidade de a Corte autorizar "medidas provisórias". a Corte dispõe de mecanismos de supervisão do cumprimento de sentenças.

    turma foi só um resumão do que tenho, um grande abraço.

  • Resumo do resumo..

    Corte: 7 juízes

    Mandato: 6 anos + 1 recondução

    quorum para as deliberações= 5

    Comissão: 7 membros

    Mandato: 4 anos + 1 recondução

    submeter caso à decisão da Corte: Somente os Estados Partes e a Comissão 

    Quem pode apresentar denúncias / queixas à comissão?

    Qualquer pessoa ou grupo de pessoas

  • A Corte Interamericana de Direitos Humanos sediada em São José, capital da Costa Rica, faz parte do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Ela é um dos três Tribunais regionais de proteção dos Direitos Humanos, ao lado do Tribunal Europeu de Direitos Humanos e a Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos. 

    Assim, a corte tem duas fundamentais funções dentro do Sistema, contenciosa e litigiosa ou consultiva

    função contenciosa é a competência de julgar os casos encaminhados pela a Comissão. Já função consultiva ou litigiosa, por sua vez, refere-se à capacidade da Corte para interpretar a Convenção e outros instrumentos internacionais de direitos humanos. Basicamente trata dos casos em que se alegue que um dos Estados-membros tenha violado um direito ou liberdade protegido pela Convenção, pode ser até forma de orientação e suporte no crescimento dos Direitos Humanos na América Latina. 

    Tais funções permitiram que fossem estabelecidas discussões fundamentais para efetivação da proteção dos direitos humanos, por exemplo, o habeas corpus, as garantias judiciais, a pena de morte, a responsabilização de Estados, entre outros.

    https://www.politize.com.br/sistema-interamericano-de-protecao-dos-direitos-humanos/


ID
2576752
Banca
IADES
Órgão
PM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Acerca dos procedimentos de investigação por violação dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O esgotamento dos recursos internos é um pré-requisito para a admissibilidade dos pleitos em matéria de demandas que envolvam violações de direitos humanos perante os órgãos internacionais.

  • Gab: E

    Traduzindo a assertiva correta: só se pode invocar esses organismos de direitos humanos de nível internacional quando se esgotarem todos os recursos disponíveis aqui no país (Direito Interno).

    Rumo à PMDF!

  • Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Designa, nos países escandinavos, o ouvidor-geral, função pública criada para canalizar problemas e reclamações da população.

     

    http://www1.folha.uol.com.br/ombudsman/2014/09/1520973-o-que-e-o-cargo-de-ombudsman.shtml

     

  • Gabarito: E

     

    REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: Artigo 28.  Requisitos para a consideração de petições: as providências tomadas para esgotar os recursos da jurisdição interna ou a impossibilidade de fazê-lo de acordo com o artigo 31 deste Regulamento.

    Artigo 31.  Esgotamento dos recursos internos: 1.Com a finalidade de decidir quanto à admissibilidade do assunto, a Comissão verificará se foram interpostos e esgotados os recursos da jurisdição interna, de acordo com os princípios de direito internacional geralmente reconhecidos.

     

     

    A) ERRADA. As policias e o Ministério da Justiça não são exclusivamente responsáveis pelos procedimentos de investigação da violação dos direitos humanos.

     

     

    B) ERRADA. “A figura do ombudsman está relacionada à uma instituição independente, com escopo de proteger a população, principalmente aquela marginalizada, de forma individual ou coletiva, judicial ou extrajudicial, contra os abusos e atos arbitrários do Estado, buscando prevenir e remediar quaisquer atos que violarem seus direitos e garantias fundamentais.” No Brasil, o Ministerio Público atua como ombudsman. Fonte: https://www.conjur.com.br/2017-jun-06/tribuna-defensoria-funcao-ombudsman-defensoria-publica-cracolandia.

     

    C) ERRADA. REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: Artigo 1.  Natureza e composição. 1.         A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos que tem como função principal promover a observância e a defesa dos direitos humanos e servir como órgão consultivo da Organização em tal matéria.

     

     

    D) ERRADA. CF/88. Art. 5°. § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

    § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)  (Atos aprovados na forma deste parágrafo)

    § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

  • A atuação dos orgãos internacionais é subsidiaria e complementar a ação interna do Estado.

  • Alguém consegue explicar o porquê da "C" estar errada?

  • a letra C está errada na frase final ..."podendo sentenciar e fazer cumprir as sanções penais. "

    pois a COMISSÃO (orgão executivo) não julga, quem julga é a CORTE que é orgão judicial.

  • Pelo que deu perceber no concurso de Promotor MS, tem Cortes Internacionais que não exigem o esgotamento das vias nacionais antes de acionar e tem cortes que exigem... Pelo que vi, a interamericana exige!

    Abraços

  • PM PARÁ 2021 , Estado de Goiás marcando presença !!

  • gab E

    O esgotamento dos recursos internos é um pré-requisito para a admissibilidade dos pleitos em matéria de demandas que envolvam violações de direitos humanos perante os órgãos internacionais

    RUMO A PM-PA

  • GAB : E

    #PMCE PERTENCEREI!!!!

  • Um exemplo:

    C.A.D.H

    Art. 45, Para que uma petição ou comunicação apresentada de acordo com os artigos 44 ou 45 seja admitida pela Comissão, será necessário:

     

    a.       que hajam sido interpostos e esgotados os recursos da jurisdição interna, de acordo com os princípios de direito internacional geralmente reconhecidos;


ID
3561703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-PE
Ano
2014
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, a respeito dos direitos do idoso.


A coordenação da Política Nacional do Idoso está a cargo da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. 

Alternativas
Comentários
  • sim

  • A Política Nacional do Idoso, agora coordenada pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa/MDH, foi criada através do Decreto 6.800/2009 e tem por finalidade assegurar diretos sociais da pessoa idosa e criar condições de promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

    #AVANTE

  • Em se tratando de Direitos Humanos - O IDOSO É ESPECIAL

  • Gabarito: CERTO

    Artigo 2º, Decreto 1.948/96: 

     À Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República compete: (Redação dada pelo Decreto nº 6.800, de 2009)

    I - coordenar a Política Nacional do Idoso; (Redação dada pelo Decreto nº 6.800, de 2009)

  • o decreto citado pela colega Suelem foi revogado pelo Decreto 9.921/2019.

    Art. 4º Compete ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos:

    I - coordenar a Política Nacional da Pessoa Idosa;