SóProvas



Questões de Fisiologia da Produção


ID
260053
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A absorção de um determinado nutriente é a sua entrada, na forma iônica ou molecular, nos espaços intercelulares ou em organelas vivas da planta. Dadas as seguintes afirmações,

I. O fósforo é um elemento extremamente importante para as plantas, apresentando baixa adsorção no solo, cuja deficiência será observada de forma mais acentuada nas folhas mais velhas.

II. A deficiência de elementos pouco ou nada móveis, como o cálcio, é mais acentuada em folhas mais novas.

III. A disponibilidade de íons, em geral, é máxima na faixa de pH 6 a 7 para os macronutrientes, sendo que nesta faixa não há grande limitação para os micronutrientes.

IV. Quando a absorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ aumentando o pH da rizosfera.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    O fósforo é um elemento que geralmente tem elevada adsorção no solo, dependendo do tipo de solo.

    O efeito do pH sobre a absorção de íons pode ser “direto” ou “indireto”.O efeito “direto” refere-se a competição entre o H+ e os outros cátions (pH baixo), e do OH- com os outros ânions (pH alto). O efeito “indireto” na absorção de nutrientes deve-se principalmente a disponibilidade dos elementos minerais condicionado ao pH do solo. O pH afeta diretamente a disponibilidade do elementos minerais no solo. O H+ afeta dversamente o mecanismo de transporte de íons, e a permeabilidade das membranas celulares, provavelmente pelo decréscimo da eficiência da bomba “H+-ATPase, que reduz o efluxo de H+ para o exterior celular, aumentando assim a absorção passiva de H+. Em conseqüência da absorção passiva de prótons há uma redução do potencial eletroquímico de membrana e conseqüente inibição na absorção de cátions.

    Os nutrientes minerais de baixa mobilidade, acarretam deficiência primeiramente nas partes novas, como por exemplo, folhas e frutos jovens bem como nos meristemas apicais e laterais. Isto se deve também a baixa área superficial da transpiração que é o mecanismo mais importante para suprir a deficiência destes elementos nestas partes da planta.

    Quando a adsorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ reduzindo o pH do meio.

    Bons Estudos!
  • I. Se pouco móvel, sintomas de deficiencia ocorre na folhas mais novas; O fósforo é pouco móvel.

    II. isso mesmo. o Ca ++ é pouco móvel. CORRETO

    III. pH próximo da neutralidade. Não muito acido nem alcalino. CORRETO

    IV. Quando a absorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ aumentando o pH da rizosfera. Na verdade reduz o pH da rezosfera. 
     

  • I - LEVADA ADSORÇÃO, ALTO PODER DE LIXIVIAÇÃO

    II - CORRETO

    III - CORRETO

    IV - DEMINUE O ph, tornando o ambiente ÁCIDO.

    RESPOSTA

    LETRA C


ID
260059
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Embora a água seja o recurso mais abundante do planeta, a sua deficiência no solo é um dos principais fatores que reduzem a produtividade das culturas. A esse respeito considere as afirmativas abaixo, julgando-as falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) O déficit hídrico apresenta vários efeitos sobre o crescimento das plantas, sendo um deles a limitação na expansão foliar, que pode ser vantajosa por reduzir a superfície transpirante; porém, reduz a fotossíntese total da folha.

( ) Plantas sob déficit hídrico, em geral, apresentam aumento na concentração do ácido abscísico, hormônio importante na indução do fechamento estomático.

( ) Em milho, o período reprodutivo é a fase em que a planta é menos sensível ao déficit hídrico.

( ) Algumas plantas exibem ajustamento osmótico quando submetidas a déficit hídrico no solo. Isto envolve redução no conteúdo de solutos celulares, incluindo açúcares, ácidos orgânicos, aminoácidos e íons inorgânicos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo

Alternativas

ID
561883
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A soja Glycine Max (L.) Merrill encontrou no Brasil Central um ecossistema de cerrado com predominância de solos latossólicos álicos e condições específicas que favorecem seu cultivo, dentre as quais, citam-se:

Alternativas
Comentários
  • AAAAAAAAAA


ID
1355089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca das técnicas de cultivo de espécies agrícolas.

A inoculação da bactéria Bradyrhizobium em sementes de soja é uma prática recomendada previamente ao plantio, pois possibilita uma fixação adequada de nitrogênio atmosférico nas plantas. No entanto, ainda que a inoculação seja realizada, a cultura da soja deve ser suplementada com nitrogênio mineral para aumentar a eficiência da nodulação.

Alternativas
Comentários
  •  

    O nitrogênio (N) é o nutriente requerido em maior quantidade pela cultura da soja. Estima-se que para produzir 1000 kg de grãos são necessários 80 kg de N. Basicamente, as fontes de N disponíveis para a cultura da soja são os fertilizantes nitrogenados e a fixação biológica do nitrogênio (FBN) (Hungria et al., 2001).

      Fixação biológica do nitrogênio (FBN) - É a principal fonte de N para a cultura da soja. Bactérias do gênero Bradyrhizobium, quando em contato com as raízes da soja, infectam as raízes, via pêlos radiculares, formando os nódulos. A FBN pode, dependendo de sua eficiência, fornecer todo o N que a soja necessita.

     

     

    Os inoculantes turfosos, líquidos ou outras formulações devem ter comprovada a eficiência agronômica, conforme normas oficiais da RELARE, aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

      A quantidade mínima de inoculante a ser utilizada deve fornecer 600.000 células/sementes. Resultados de pesquisa indicam benefícios crescentes à nodulação e à fixação biológica do nitrogênio pela utilização de populações de até 1.200.000 células/sementes.

      A base de cálculo para o número de bactérias/semente é a concentração registrada no MAPA e que consta da embalagem.

    Resultados obtidos em todas as regiões onde a soja é cultivada mostram que a aplicação de fertilizante nitrogenado na semeadura ou em cobertura em qualquer estádio de desenvolvimento da planta, em sistemas de semeadura direta ou convencional, além de reduzir a nodulação e a eficiência da FBN, não traz nenhum incremento de produtividade para a soja

    Resposta: Errada

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!


ID
1891300
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De um modo geral a humanidade dispôs, ao longo do tempo, de 4 estratégias para a melhoria da performance de plantas em cultura – mudanças ambientais, mudanças genéticas, poda e fitorregulação química.

Nesse contexto, pode-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • "mudanças genéticas e regulação química podem levar a resultados semelhantes, sendo que a primeira estratégia traz resultados mais lentos e permanentes, e a segunda é mais rápida, com resultados temporários;"


ID
2196205
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na cultura da soja, duas bactérias são utilizadas na produção de estirpes para a inoculação das sementes, uma delas é a Bradyrhizobium elkanii. Assinale a alternativa que apresenta a outra bactéria utilizada na fixação biológica de nitrogênio na soja.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Bradyrhizobium japonicum


ID
2289382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere ao método de fusão de protoplastos, o qual permite a união de duas células somáticas de diferentes plantas, julgue o item a seguir.

A presença de paredes celulares secundárias nas células do esclerênquima é uma peculiaridade que torna essas células viáveis na aplicação do método de fusão de protoplastos com células vegetais.

Alternativas
Comentários
  • Protoplastos são células desprovidas de parede 

  • Gabarito: errado.

    A célula vegetal consiste basicamente em uma parede celular, com rigidez variável, e um protoplasto. Protoplasto deriva de protoplasma, cujo significado refere-se ao conteúdo das células. Podemos dizer que o protoplasto consiste de núcleo e citoplasma

    Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-celula-vegetal/26315


ID
2289403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à composição do meio de cultivo MS (Murashige & Skoog) e aos fitormônios e nutrientes adicionados a ele no cultivo de tecidos vegetais.

Para que se induza a formação de raízes, a concentração de auxina no meio de cultivo MS deverá ser maior que a concentração de citocinina.

Alternativas
Comentários
  • O tipo de órgão que surge em uma cultura de tecidos vegetais depende da relação entre as quantidades de citocina e auxina adicionadas ao meio. Quando as concentrações dos dois hormônios são iguais, as células se multiplicam mas não se diferenciam, formando uma massa de células denominada calo. Se a concentração de auxina for maior que a de citocina, o calo forma raízes. Se, por outro lado, a concentração de citocina for maior do que a de auxina, o calo forma brotos.

  • As auxinas são utilizadas para induzir o desenvolvimento de nós, formação de calos e desenvolvimento de raízes adventícias; as mais utilizadas no cultivo in vitro, são: ácido indol-3-acético (IAA), ácido indol-3-butírico (IBA), ácido a-naftalenoacético (NAA) e ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4 D) (CARVALHO, 1999). A citocininas estimulam a divisão celular. Em concentrações elevadas induzem a formação de brotos adventícios e inibem a formação de raízes; as mais freqüentes, são: kinetina (KIN), zeatina (citocinina natural), 6- bencilaminopurina (BAP ou BA) e 6- (g,g-dimetilaliminol) purina (2iP) (CARVALHO, 1999).

     

    fonte: Fatores Inerentes À Micropropagação, por Julita Maria Frota Chagas Carvalho e outros. Campina Grande, 2006.


ID
2289406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à composição do meio de cultivo MS (Murashige & Skoog) e aos fitormônios e nutrientes adicionados a ele no cultivo de tecidos vegetais.

Dissacarídeos como a sacarose são a principal fonte de carbono no cultivo de células vegetais, ao contrário de monossacarídeos e polissacarídeos, que, quando adicionados ao meio de cultivo MS, reduzem a propagação celular in vitro.

Alternativas

ID
2289409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à composição do meio de cultivo MS (Murashige & Skoog) e aos fitormônios e nutrientes adicionados a ele no cultivo de tecidos vegetais.

A esterilização do meio de cultivo MS não deve ser feita, visto que as substâncias que o constituem podem sofrer precipitação.

Alternativas

ID
2289412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à composição do meio de cultivo MS (Murashige & Skoog) e aos fitormônios e nutrientes adicionados a ele no cultivo de tecidos vegetais.

Quando, no meio de cultivo em questão, a concentração de citocinina for maior que a concentração de auxina, ocorrerá o desenvolvimento de gemas caulinares a partir do calo. 

Alternativas
Comentários
  • As citocininas são produzidas nas raízes e transportadas através do xilema para todas as partes da planta. Embriões e frutos também produzem as citocininas.

    O tipo de órgão que surge em uma cultura de tecidos vegetais depende da relação entre as quantidades de citocina e auxina adicionadas ao meio. Quando as concentrações dos dois hormônios são iguais, as células se multiplicam mas não se diferenciam, formando uma massa de células denominada calo. Se a concentração de auxina for maior que a de citocina, o calo forma raízes. Se, por outro lado, a concentração de citocina for maior do que a de auxina, o calo forma brotos.

    lembrando:

     As auxinas que descem pelo caule inibem o desenvolvimento das gemas laterais, enquanto as citocinas que vêm das raízes estimulam as gemas a se desenvolverem. Quando a gema apical é removida, cessa a ação das auxinas e as citocinas induzem o desenvolvimento das gemas laterais. Uma vez iniciado o desenvolvimento das gemas laterais não mais pode ser inibido. O fato de as gemas mais baixas do caule saírem da dormência antes das mais altas tem a ver com o fato de elas estarem mais próximas das raízes, onde são produzidas as citocinas.


ID
2599876
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Dentre as modificações ambientais utilizadas para melhorar a relação animal-ambiente, são modificações secundárias utilizadas na produção de aves de corte no Rio Grande do Sul:

Alternativas
Comentários
  • Modificações Primárias (Naturais): Orientação da cobertura da instalação, sombreamento, quebra-ventos, ventilação natural.

    Modificações Secundárias (Artificiais): Aquecimento, iluminação, nebulização, resfriamento.


ID
2875306
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os hormônios/reguladores vegetais são substâncias, simples ou complexas, que atuam em concentrações baixas para estimular, inibir ou modificar, de algum modo, processos fisiológicos específicos. Associe os hormônios/reguladores vegetais com suas respectivas funções apresentadas a seguir:

1. Giberelina

2. Etileno

3. Citocinina

4. Auxina

5. Ácido abscísico


( ) aumenta a taxa de senescência foliar.

( ) regula a dominância apical.

( ) retarda a senescência foliar.

( ) inibição da germinação precoce e a viviparidade.

( ) influencia a iniciação floral e a determinação do sexo.


Assinale abaixo, a opção que contém a sequência que correlaciona, corretamente, os cinco hormônios/reguladores às suas respectivas funções.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Só sabendo que o ABA pode regular a inibição da germinação já dava pra matar a questão.

  • Matei a questão por causa disso.


ID
2875318
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Embora as giberelinas não tenham se tornado conhecidas pelos cientistas americanos e britânicos antes de 1950, esse hormônio já havia sido descoberto pelos cientistas japoneses. Os agricultores da Ásia quando utilizavam a giberelina observavam que as plantas de arroz cresciam excepcionalmente, e era suprimida a produção de sementes. No Japão, essa doença era chamada de “planta-boba” ou bakane. Com o passar do tempo, pesquisas foram feitas com este hormônio/regulador vegetal que passou a apresentar várias aplicações comerciais na agricultura. Assinale abaixo a opção em que todas as informações correspondem a aplicações comerciais da giberelina. 

Alternativas
Comentários
  • Essa eu respondi na lógica, pois o branqueamento (a,b,d,e) tem nada a ver com giberelinas.

  • Uso comercial de giberelinas e de inibidores de sua síntese:

    1- PRODUÇÃO DE FRUTOS UVA – Aumentar o comprimento da haste do cacho;

    2- MAÇÃ – Provocar o alongamento do fruto (Delicious), melhorando sua forma;

    3- CITRUS – Provocar o retardamento da senescência.

    4- PRODUÇÃO DE CERVEJA E UÍSQUE- Durante a produção do malte, a partir de sementes de cevada, giberelinas são usadas para acelerar a degradação do amido.

    5- AUMENTAR A PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR -Giberelinas aumentam o tamanho dos entrenós em consequência ocorre aumento na produção de sacarose. Alguns resultados mostram que aplicação de GA induz um aumento de 20 t/ha na produção bruta de colmo e de 2 t/ha na produção de açúcar.

    6- APLICAÇÃO NO MELHORAMENTO - Para encurtar a fase juvenil de coníferas – Pode-se obter um maior número de gerações em um menor espaço de tempo, reduzindo-se o tempo de produção de sementes, coma formação de cones em plantas muito jovens; Para estimular a floração de espinafre, beterraba, repolho (plantas do tipo “roseta”) e, portanto, acelerar a produção de sementes.

    7- INIBIDORES DA SÍNTESE DE GA - Conhecidos como retardantes do crescimento, eles têm sido utilizados na agricultura, bem como no melhoramento genético, podendo ser utilizado:  na redução do acamamento de plantas (CCC, em trigo) e do crescimento de árvores (paclobutrazol, em girassol); na tolerância a estresses ambientais (AMO-1618, em repolho, proteger de geada); na indução do florescimento (paclobutrazol, em manga).

    Fonte: http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/Aulas%20em%20PDF/Grad%20Unidade%20IX%20-%20Giberelinas%20-%20Reguladores%20da%20Altura%20das%20Plantas.pdf


ID
2905447
Banca
UERR
Órgão
CODESAIMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Hormônios vegetais são substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento. Diante disso, assinale a alternativa correta que contém o principal hormônio responsável pelo amadurecimento de frutos.

Alternativas

ID
2905627
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A falta ou a insuficiência de nutrientes debilita e atrasa o desenvolvimento das plantas que passam a apresentar sintomas de deficiência nutricional. A identificação visual de deficiência nutricional ajuda a diagnosticar problemas com lavouras ou plantas isoladas. Considere os sintomas de deficiência de alguns macronutrientes essenciais abaixo.


I. Redução do crescimento foliar, clorose e/ou amarelecimento e queda das folhas. Sintomas aparecem primeiro nos caules e/ou nas folhas mais velhas.

II. Redução do crescimento do caule e radicular, aparecimento de necroses nas folhas e pecíolos. Folhas mais velhas ficam avermelhadas.

III. Malformação das folhas mais jovens, encurvamento dos ápices, clorose marginal que evolui para necrose, levando a folha a morrer da extremidade para o centro, Redução do crescimento radicular.Os sintomas acentuam-se nas partes mais jovens das plantas.

Os sintomas descritos correspondem, respectivamente, a deficiências de 

Alternativas
Comentários
  • N P K Mg - móveis (sintomas aparecem nas folhas mais velhas primeiro)

  • Deficiência de boro nas plantas O principal sintoma de deficiência de boro é a paralisia dos meristemas apicais, tanto das raízes quanto da parte aérea. Ocorre redução do tamanho e deformação das folhas novas e posteriormente morte da gema apical.

ID
2935888
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As lavouras de alta produtividade são dependentes da aplicação de fertilizantes de solo e foliares, defensivos agrícolas e reguladores do crescimento vegetal, entre outros. Sobre os reguladores de crescimento vegetal, comumente aplicados nas culturas de algodão, cana-de-açúcar, feijão, girassol e trigo, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3101041
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item

O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo que afetará todas as operações envolvidas, além de determinar as possibilidades de sucesso ou insucesso da lavoura.

Alternativas
Comentários
  • O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o inicio de um processo e que afetará todas as operações envolvidas, além de determinar as possibilidades de sucesso ou insucesso da lavoura.


ID
3101044
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item


Para a cultura do milho, é por ocasião do plantio que se define o espaçamento entre linhas e a densidade de plantio para garantir uma boa produtividade.

Alternativas
Comentários
  • É por ocasião do plantio que se obtêm uma boa ou má população de plantas ou densidade de plantio. Esta característica não é tão importante em outras culturas com grande capacidade de perfilhamento, como arroz, trigo, aveia, sorgo e outras gramíneas, ou de maior habilidade de produção de floradas, como o feijão ou a soja. Isto faz com que o agricultor tenha especial atenção na operação de plantio, de forma a assegurar a densidade desejada na ocasião da colheita. 

  • OK


ID
3101047
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item


A quantidade de água necessária a uma cultura é equivalente à sua evapotranspiração, que é a combinação da evaporação da água do solo com a transpiração das plantas.

Alternativas
Comentários
  • Evapotranspiração é a perda de água do solo por  e a perda de água da planta por . O nome provém desses dois processos, que são simultâneos e precisam ser igualmente mensurados. A quantificação da evapotranspiração é de fundamental importância em atividades ligadas a gestão de bacias hidrográficas, em modelagens meteorológica e hidrológica e, sobretudo, no manejo hídrico da agricultura irrigada.


ID
3101050
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item


Na fruticultura, comercialmente, a formação de pomares de muitas espécies ainda é realizada diretamente por sementes.

Alternativas
Comentários
  • Na fruticultura, o processo de produção, em geral, é realizado por meio de propagação vegetativa. Em alguns casos, pode ser feita por sementes. Quando a propagação é por sementes, os objetivos estão atrelados à obtenção de mudas de espécies que são difíceis de serem propagadas vegetativamente; à obtenção de porta-enxertos, em programas de melhoramento genético, entre outros.


ID
3101053
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item


Por fitorregulação, entende‐se a operação que elimina parte das frutas ou até mesmo das flores, visando melhorar a qualidade das frutas remanescentes e evitar a alternância de produção.

Alternativas
Comentários
  • Raleioentende-se a operação que elimina parte das frutas ou até mesmo das floresvisando melhorar a qualidade das frutas remanescentes e evitar a alternância de produção.

    Fitorreguladores são substâncias utilizadas para interferir no  ( e ) dos . Os mais conhecidos são os , quais sejam as diversas formas (naturais e sintéticas) de  e .

    No geral, os fitorreguladores são utilizados para tolhir o crescimento de partes ou do todo da planta, tal como ocorre na cultura do , para induzir a manutenção de um estádio fenológico (fase vegetativa - crescimento), ou a mudança de estádio (da fase vegetativa para a fase reprodutiva - florescimento e ), para induzir ao enraizamento (auxinas) e  (giberelinas), ou ainda como  levando a planta ao colapso.

    Pode-se dizer que todo hormônio vegetal é um potencial fitorregular, mas nem todo fitorregulador é hormônio visto a confecção sintética de algumas dessas substâncias que não são encontradas nos vegetais.


ID
3101056
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item


As hortaliças são plantadas por semeadura direta quando a planta completa seu ciclo onde foi plantada, como é o caso da couve

Alternativas
Comentários
  • As hortaliças são plantadas por semeadura direta quando a planta completa seu ciclo onde foi plantada (abóboras, agrião, alho, batata, cenoura, coentro, pepino, quiabo, rabanete, salsa) ou por semeadura indireta, quando produzida a muda em sementeira e feito o transplantio (alface, berinjela, cebola, couve, couve-flor, couve-brócolos, pimenta, pimentão e tomate).


ID
3101059
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item.


O desempenho das sementes, tanto no armazenamento como em campo, depende principalmente do histórico dos lotes e, de forma secundária, das condições do ambiente no qual a semente permanece exposta.

Alternativas
Comentários
  • A produção de sementes de alta qualidade dependerá do somatório de todos os atributos genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários (DOS SANTOS et al., 2016).

  • O erro está na palavra secundário. Nao adianta ter ótimas sementes e o não ter condições ambientais de plantio.


ID
3101062
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item.


O vigor das sementes é o reflexo de um conjunto de características que determinam o seu potencial fisiológico, ou seja, a capacidade de apresentar desempenho adequado quando exposta a diferentes condições de ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Marcos Filho (1994) e Marcos Filho et al., (2009), o vigor de sementes é o reflexo de um conjunto de características que determinam seu potencial fisiológico, ou seja, a capacidade de apresentar desempenho adequado quando expostas as diferentes condições ambientais.


ID
3101065
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item.


De acordo com a Lei n.º 9.456/1997, que institui o direito de proteção de cultivares, uma cultivar essencialmente derivada é aquela que, se reproduzida em escala comercial, manterá a sua homogeneidade por gerações sucessivas.

Alternativas
Comentários
  • É aquela onde pego características importantes de uma cultivar e desenvolvo outra. Porém essa cultivar essencialmente derivada tbm precisa ser como uma nova cultivar: homogênea, distinta e estável, conforme o art 3 da lei.

  • [...] uma cultivar é considerada essencialmente derivada de uma outra cultivar (cultivar inicial) se (i) ela for predominantemente derivada da cultivar inicial, ou de uma cultivar que é ela mesma predominantemente derivada da cultivar inicial, sem perder a expressão das características essenciais que resultam do genótipo ou da combinação de genótipos da cultivar inicial; (ii) ela se distinguir claramente da cultivar inicial, e (iii) exceto no que diz respeito às diferenças resultantes da derivação, ela deve corresponder à cultivar inicial na expressão das características essenciais que resultam do genótipo ou da combinação de genótipos da cultivar inicial.


ID
3101068
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item.


Um dos principais problemas encontrados no período pós‐colheita de flores tropicais são os danos mecânicos.

Alternativas

ID
3162562
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Alguns frutos, como o tomate e o mamão, continuam os processos de amadurecimento após a colheita. Assim, a respeito da etapa de colheita desses produtos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gab. B

    Existem basicamente dois tipos de maturação: a maturação fisiológica e a maturação comercial ou amadurecimento. A maturação fisiológica corresponde àquela em que o fruto atingiu seu tamanho e peso máximo, porém ainda não possui características visíveis e de sabor desejáveis de comercialização e consumo. Se a fruta é colhida neste estágio, ela continua a sofrer transformações e atinge posteriormente o amadurecimento, que é o estágio de desenvolvimento em que a fruta possui os pré-requisitos para ser consumida. A banana é um fruto que pode ser colhido na maturação fisiológica, ao contrário de outros como os frutos cítricos e a uva, que devem ser colhidos quando estiverem amadurecidos.

    Portanto, a colheita da banana deve ser realizada quando a fruta atinge a sua maturação fisiológica, com o amadurecimento alcançado posteriormente, através da climatização. (www.ciagri.usp.br). Evita-se, com isso, que os frutos amadureçam durante o transporte ou em data diferente da programada, segundo as necessidades do mercado.


ID
3162565
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Durante o amadurecimento de frutos, ocorrem diversas mudanças físicas e químicas, tornando-os mais saborosos e atrativos ao consumidor. Contudo, quanto mais maduros, menor é a vida de prateleira desses produtos. Assim, para retardar o amadurecimento dos frutos, pode-se fazer o uso de

Alternativas
Comentários
  • A) O etileno é o hormônio vegetal responsável pelo amadurecimento dos frutos. Inibindo-o o amadurecimento também será inibido.


ID
3162592
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os métodos de conservação de alimentos visam eliminar total ou parcialmente os microrganismos, além de impedir seu crescimento e manter a qualidade dos produtos. Existem vários métodos e técnicas importantes, tal como

Alternativas

ID
3162610
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O desempenho individual de animais é resultado da ação conjunta do ambiente e da genética. Melhoria na produtividade e retorno econômico são alcançados por meio do melhoramento genético animal. Uma das principais características desse processo é a seleção, em que são escolhidos os melhores animais para serem acasalados entre si. Assim, os critérios de seleção são fundamentais para o melhoramento animal. Considerando isso, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.

Alternativas

ID
4147363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Barreiras sanitárias impostas por países como Japão e Canadá, cotas de importação e subsídios para agricultores locais de países da União Européia, além de algumas áreas que ainda não foram consideradas oficialmente livres da febre aftosa, atrapalham a exportação de carne in natura para alguns mercados internacionais. Entretanto, esses fatores não impediram o Brasil de aumentar suas exportações de carne. Isso ocorre pela adoção de tecnologia e maior controle sanitário. Nesse contexto, julgue o item a seguir.

Controle sanitário, melhoramento genético mediante o uso de inseminação artificial e dieta balanceada permitem um ganho médio de peso vivo de mais de um quilo por dia em gado confinado (terminação) para abate.

Alternativas

ID
5204689
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Sistema Nacional de Sementes e Mudas objetiva garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o território nacional.
Assinale a alternativa que apresenta o material de reprodução vegetal obtido a partir de processo de melhoramento de plantas, sob a responsabilidade e controle direto do seu obtentor ou introdutor, mantida as suas características de identidade e pureza genéticas.

Alternativas

ID
5447308
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade, reforçando a necessidade de implementação de planos estratégicos de preservação da natureza, além de garantir às atuais e futuras gerações plantas saudáveis, livres de pragas e organismos causadores de doenças. Em relação à temática de fitossanidade, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Gabarito: B.

    A fitossanidade está relacionada a um conjunto de tecnologias e tratamentos desenvolvidos para a proteção de plantas contra o ataque de pragas e doenças que possam atingir sua saúde, melhorando a produção e aumentando a rentabilidade.