GABARITO: LETRA A
Quando a população apresenta uma subdivisão em pequenos grupos/subpopulações, chamados conglomerados, é possível – e, muitas vezes, conveniente – fazer a amostragem por meio desses conglomerados, sorteando-os em número suficiente para constituir a amostra. Ou seja, as unidades de amostragem, sobre as quais é feito o sorteio, passam a ser os conglomerados e não mais os elementos individuais da população.
VANTAGEM: Esse tipo de amostragem é adotado por motivos de ordem prática e econômica.
GAB: Letra A
Resuminho das técnicas de amostragem:
Amostragem aleatória simples - É o processo mais elementar. Não há critério algum para a escolha dos elementos. Todos os elementos da população possuem a MESMA probabilidade de serem incluídos na amostra.
Ex: sorteio da mega sena. Todos os números possuem mesma chance de serem retirados.
Amostragem estratificada - Consiste em dividir a população em subgrupos mais homogêneos (ESTRATOS), de tal forma que haja uma homogeneidade DENTRO dos estratos e uma heterogeneidade ENTRE os estratos.
De forma mais simplificada: TODA a população é selecionada em subgrupos (estratos), TODOS os estratos são selecionados e DENTRO de cada grupo extrai-se uma amostra.
Observe que aqui eu utilizo TODOS os grupos da população, fazendo, via de regra, uma seleção aleatória simples DENTRO de cada estrato para retirar minha amostra.
É subdividida em:
Amostragem por conglomerados - Os elementos da população são divididos em grupos distintos denominados conglomerados. Extrai-se então um amostra aleatória simples dos conglomerados. Todos os elementos contidos em casa conglomerado amostrado formam a amostra.
De forma simplificada: Separa a população em vários grupos (conglomerados) e seleciona-se ALEATORIAMENTE ALGUNS GRUPOS do total de grupos e DENTRO de cada grupo SELECIONADO analisa-se TODOS os elementos.
Observe que aqui, ao contrario da amostra estratificada, eu não utilizo todos os grupos possíveis. A seleção aleatória ocorre para escolher o GRUPO que, depois de escolhido, ai sim serão analisados TODOS os seus elementos.
Amostragem sistemática - Cria-se um intervalo de seleção (Razão); escolhe-se o 1º elemento e os demais serão escolhidos adicionando o intervalo.
Ex: mega sena (intervalo de 10). Como serão sorteados 6 números, note que faz sentido ser escolhido um intervalo de 10 em 10. Supondo que o primeiro elemento escolhido entre 1-60 foi o número 7, os demais serão: 17, 27, 37, 47 e 57.
A população deve ser ordenada de forma que os elementos sejam identificados pela posição. É considerada a técnica mais eficiente devido ao baixo custo e por ser a mais rápida.