-
o erro está em dizer que assimetria à esquerda é assimetria negativa.
-
Acredito que o erro é pq a assimetria é à direita.
-
A assimetria na questão é positiva e à direita e a distribuição se dá da seguinte forma: moda menor que a mediana e menor que a média. A conclusão está correta pois a maior dos presidiários da primeira classe tem entre 18 e 25 anos de idade.
-
Assimetria é positiva (Moda < Mediana < Média)
-
Gabarito: ERRADO
Trata-se de assimetria positiva (a direita) - Moda < Mediana < Média
Com aplicação nas fórmulas e a organização dos dados, chega-se nas seguintes idades:
Média: 31,07 anos
Mediana: 29 anos
Moda: 24,8 anos
Sugiro que assistam esse vídeo esclarecedor sobre Medidas Descritivas: https://www.youtube.com/watch?v=ED8dI5q3Kmk&t=780s
-
a assimetria é POSITIVA, portanto gabarito ERRADO.
-
Se a primeira frequência é a maior, claro que será à direita!
Impossível 25% ficar a esquerda de 30%...
Errada a questão!
-
Errado.
Desenhando gráfico fica fácil de visualizar
http://sketchtoy.com/68995963
-
-
Realmente, o gráfico permite sugerir que a população prisional brasileira nesse ano tenha sido predominantemente jovem, no entanto, a distribuição percentual exibe assimetria à direita, ou seja, positiva.
-
(ERRADO)
18 ≤ x < 25 (30%) (Moda)
25 ≤ x < 30 (25%) (Mediana - 30%+25% > 50%)
Mediana > Moda (assimetria positiva ou à direita)
-
Imagine o gráfico onde as idades ficam no eixo horizontal e as frequências (%) no eixo vertical. Neste caso, nas idades mais baixas temos frequências mais altas, mas temos uma cauda no gráfico que se estende para a direita (valores mais altos de idades). Assim, temos uma assimetria à direita, ou positiva.
ERRADO.
-
Bom, a minha conclusão levou a resposta do gabarito. Caso eu tenha raciocinado errado, peço aos colegas para me corrigirem. Vamos lá:
1º) Coloquei os valores em ordem decrescente e encontrei a mediana (valor central) em 20%, a qual podemos atribuir como Q2.
2º) Encontrei o primeiro quartil (Q1) a partir da média aritmética entre os valores 30% e 25% /2 = 22,5%.
3º) Encontrei o terceiro quartil (Q3) a partir da média aritmética entre os valores 15% e 10% /2 = 12,5%.
Como a mediana (Q2) é representada por 20%, Q1 - 22,5% e Q3 - 12,5%, logo, temos a seguinte conclusão:
Q1 > Q2 > Q3, ou seja, X > Me > Mo. Assim, como a dispersão entre Q1 e Q2 é menor que a dispersão entre Q2 e Q3, temos que se trata de assimetria positiva - a direita. Desenhando: Q1---Q2-------------Q3.
-
Macete que peguei com o professor Jhoni Zini:
Sempre que o valor maior estiver em cima e os próximos forem caindo (30% 25% 20% 15% 10%), será assimetria positiva. Basta montar um histograma que você percebe isso e nas próximas questões levam bem menos tempo sem precisar montar gráfico nem fazer conta
-
COmentário do professor muito bom.
-
Gente, em uma assimetria negativa os valores mais altos têm maior frequência, enquanto na positiva os mais baixos têm maior frequência
Observem que aumentando a idade, a frequência diminui, caracterizando uma assimetria POSITIVA, pois os mais baixos são mais frequentes.
Gravem isso!
-
Fazendo interpolação linear, descobriria a mediana, mas acredito que não seria necessário, já que na assimetria positiva a moda é menor que a mediana, e dá pra perceber que a mediana está entre 25 e 30 e a moda 18 e 25
-
as duas questões anteriores calculamos a mediana e média. Com isso ficou tranquilo de responder essa.
-
Pra quem confundiu vai uma dica: lembra que a média sempre fica na cauda e esta aponta para o tipo de assimetria.
Se a cauda está para a direita, a distribuição não pode ter assimetria a esquerda como aponta a questão.
.
.
Como saber se está para direita? Bem, as questões anteriores complementam a resposta com o resultado da média, o ápice da curva do gráfico deve ser a moda, dado que mais se repete e a média na cauda, como já falado. Lembre-se que a curva de dados fica sobre uma reta contínua que cresce para direita no eixo X, portanto no caso de assimetria a direita a média é maior que a moda.
-
Gabarito: Errado
Assimetria é o grau de desvio, ou afastamento da simetria, de uma distribuição. Se a curva de frequência de uma distribuição tem uma "cauda" mais longa à direita da ordenada máxima que à esquerda, diz-se que é uma distribuição desviada para a direita, ou que possui assimetria positiva. Se é o inverso que ocorre, diz-se que ela é desviada para a esquerda, ou de assimetria negativa.
Assimetria Negativa --- valores concentrados à esquerda. Em geral, a média é menor que a mediana.
Assimetria Positiva --- valores concentrados à direita. E geral, a média é maior que a mediana.