- ID
- 399223
- Banca
- COPESE - UFJF
- Órgão
- UFJF
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Nutrição
- Assuntos
A alimentação inadequada apresenta-se como fator de risco para doenças crônicas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
A alimentação inadequada apresenta-se como fator de risco para doenças crônicas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
Estudos têm mostrado que, desde o período paleolítico, a
humanidade continua basicamente com o mesmo genoma. O
que mudou drasticamente foi o estilo de vida, que se tornou
sedentário, à base de uma dieta hiperenergética. Considerando
aspectos genético-evolutivos e nutricionais envolvidos no
surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, julgue os
seguintes itens.
A teoria do fenótipo econômico, proposta por Hales e Barker, sugere que o desenvolvimento fetal seja sensível ao ambiente nutricional. Nesse modelo, mecanismos de adaptação associados à nossa sobrevivência na escala evolutiva hoje estariam nos predispondo a obesidade, diabetes, doença cardiovascular e outras doenças crônicas.
Na hipertensão arterial, é incorreto afirmar que:
Pesquisas nacionais apontam alguns padrões e tendências no consumo alimentar dos brasileiros nas últimas décadas consistentes com o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e com o excesso de peso. Entre eles podemos citar os seguintes:
Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na definição do perfil epidemiológico da população brasileira e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Com relação a esse tema, julgue o item.
Um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela
grande maioria das mortes por DCNT e por fração
substancial da carga de doenças devido a essas
enfermidades. Entre eles, destacam‐se o tabagismo, o
consumo alimentar inadequado, a inatividade física e o
consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
No cenário epidemiológico do grupo de doenças não transmissíveis, destaca-se a obesidade por ser simultaneamente uma doença e um fator de risco para outras doenças deste grupo, como a hipertensão e o diabetes, igualmente com taxas de prevalência em elevação no país. Em relação à comorbidade na obesidade, julgue as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.
I. O diabetes mellitus e a hipertensão ocorrem 2,9 vezes mais frequentemente em indivíduos obesos do que naqueles com peso adequado;
II. Evidências científicas indicam que um indivíduo obeso tem 1,5 vezes mais propensão a apresentar níveis sanguíneos elevados de triglicerídeos e colesterol;
III. O aumento da massa corporal está associado à pressão arterial elevada e a perda de peso em indivíduos hipertensos é geralmente acompanhada por uma redução na pressão arterial.
Em relação ao paciente com doença renal crônica, julgue o item a seguir.
A oferta de proteínas na fase não dialítica deve ser ajustada
pelo estadiamento da doença de acordo com a taxa de filtração
glomerular (TFG). Para pacientes adultos que estejam nos
estágios 1 e 2, a recomendação geral é a de que sejam
ingeridos 35 kcal/kg de peso por dia e entre 0,8 g/kg e 1,0 g/kg
de peso de proteínas (TFG > 60 mL/min).