SóProvas



Questões de Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis


ID
399223
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A alimentação inadequada apresenta-se como fator de risco para doenças crônicas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Óleo de coco possui gordura saturada.


ID
481453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Estudos têm mostrado que, desde o período paleolítico, a
humanidade continua basicamente com o mesmo genoma. O
que mudou drasticamente foi o estilo de vida, que se tornou
sedentário, à base de uma dieta hiperenergética. Considerando
aspectos genético-evolutivos e nutricionais envolvidos no
surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, julgue os
seguintes itens.

A teoria do fenótipo econômico, proposta por Hales e Barker, sugere que o desenvolvimento fetal seja sensível ao ambiente nutricional. Nesse modelo, mecanismos de adaptação associados à nossa sobrevivência na escala evolutiva hoje estariam nos predispondo a obesidade, diabetes, doença cardiovascular e outras doenças crônicas.

Alternativas

ID
919672
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na hipertensão arterial, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D generalizou. Segundo a tabela taco 50g de pão francês (1 unidade) tem 324 mg de sódio, transformando, chegamos a 810 g de sal de cozinha

  • A dieta Dietary Approch to Stop Hypertention (DASH) apresenta 1250mg de cálcio.

ID
1336537
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pesquisas nacionais apontam alguns padrões e tendências no consumo alimentar dos brasileiros nas últimas décadas consistentes com o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e com o excesso de peso. Entre eles podemos citar os seguintes:

Alternativas

ID
3174850
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Considerando as recomendações para uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, de acordo com essa Organização, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conselhos práticos para manter uma dieta saudável

    Frutas, verduras e hortaliças

    Comer pelo menos 400g, ou cinco porções, de frutas e vegetais por dia reduz o risco de DCNT e ajuda a garantir uma ingestão diária adequada de fibras alimentares.


ID
3174907
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças e agravos não transmissíveis vêm aumentando no Brasil e são considerados as principais causas de óbitos em adultos. Esse ranking é encabeçado pela(s):

Alternativas

ID
3303340
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Mulher de 38 anos de idade, que vive em uma cidade tranquila com seu marido e uma filha de 15 anos. Ela tem 1,59 metro de estatura e pesa atualmente 76 quilos. Nos últimos 3 anos, ela ganhou 6,40 kg. Em uma recente campanha de saúde em sua cidade, seus exames de glicose e pressão sanguínea revelaram índices mais elevados do que o ano passado, mas ainda dentro de uma faixa positiva. Ela possui histórico familiar de doenças cardíacas e diabetes melito e reconhece que seu ganho de peso é demasiado. Por levar uma vida muito ocupada com trabalho, cuidando de casa e da família, não pratica atividade física regular e possui uma alimentação rica em carboidrato e gordura. Quais fatores desencadeantes de doenças, devido ao estilo de vida, são mais prováveis de serem identificados pelo nutricionista nesse caso?

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B é a mais completa.
  • Não caberia recurso para a correta ser a letra C? Colocam claramente " devido ao estilo de vida" sendo que fator genético não entra em estilo de vida pois não pode ser alterado


ID
3340153
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 2011, em sintonia com os esforços globais, o Ministério da Saúde preparou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011 - 2022, que integra ações do setor saúde e de outros setores. Diversos representantes de segmentos sociais participaram da construção desse plano. Considerando o eixo estratégico de promoção da saúde, que tem como um dos respectivos objetivos proporcionar à população opções relativas à construção de comportamentos saudáveis ao longo da vida, assinale a alternativa que indica ações desse eixo estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Resposta A, mas DEFINITIVAMENTE não estão cumprindo essa meta, tudo está cada vez mais caro.


ID
3414058
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na definição do perfil epidemiológico da população brasileira e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Com relação a esse tema, julgue o item.


Um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por DCNT e por fração substancial da carga de doenças devido a essas enfermidades. Entre eles, destacam‐se o tabagismo, o consumo alimentar inadequado, a inatividade física e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a OMS, os quatro pilares para o desenvolvimento de DCNT são: fumo, álcool, sedentarismo e má alimentação.


ID
3424651
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por DCNT. Dentre esses fatores destacam-se o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, dietas inadequadas e a inatividade física. Através da Pesquisa Nacional de Saúde em 2013, o IBGE, demonstrou que entre os adultos brasileiros, 46% não praticavam atividade física em nível suficiente no lazer, trabalho, afazeres domésticos e nos seus deslocamentos diários. Marque o item INCORRETO sobre o tema:

Alternativas

ID
3441982
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) foi elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com vários ministérios, instituições de ensino e pesquisa, no intuito de enfrentar e deter as DCNT até 2022. Em relação às metas propostas pelo Plano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • DETER CRESCIMENTO DA OBESIDADE EM ADULTOS:

    A prevalência de obesidade apresentou aumento nos dois períodos analisados.

    No entanto, observa-se que nos últimos cinco anos (2015 a 2019), a velocidade de aumento reduziu, com um aumento médio de 0,37 pontos percentuais, em comparação aos primeiros anos de implantação do Plano (2010 a 2015), em que foi observado um crescimento médio de 0,71 pontos percentuais (Tabela 1).

    Embora o aumento da obesidade entre adultos não tenha sido tão marcante nos últimos anos monitorados, a previsão é de que a magnitude deste indicador continue crescendo, chegando ao final do Plano de DCNT sem êxito nessa meta

    O mesmo aconteceu com : REDUZIR A MORTALIDADE PREMATURA POR DCNT EM 2% AO ANO

    REDUZIR O CONSUMO ABUSIVO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM 10%

    DETER O CRESCIMENTO DA OBASIDADE EM ADULTO

    AUMENTAR COBERTURA DE PAPANICOLAU PARA 85%

    *****NESTES CASOS RELACIONADOS A META NÃO SERÁ ATINGIDA SEGUNDO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.

    Espero que esta pequena pesquisa que fiz e compartilhei ajude vocês também.


ID
3613321
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Organização Mundial da Saúde sugere, como proposta de Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, a formulação e implementação de ações efetivas para minimizar as mortes e doenças mundiais. Sobre os objetivos dessas ações, a alternativa correta é:

Alternativas

ID
4079395
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No cenário epidemiológico do grupo de doenças não transmissíveis, destaca-se a obesidade por ser simultaneamente uma doença e um fator de risco para outras doenças deste grupo, como a hipertensão e o diabetes, igualmente com taxas de prevalência em elevação no país. Em relação à comorbidade na obesidade, julgue as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.


I. O diabetes mellitus e a hipertensão ocorrem 2,9 vezes mais frequentemente em indivíduos obesos do que naqueles com peso adequado;

II. Evidências científicas indicam que um indivíduo obeso tem 1,5 vezes mais propensão a apresentar níveis sanguíneos elevados de triglicerídeos e colesterol;

III. O aumento da massa corporal está associado à pressão arterial elevada e a perda de peso em indivíduos hipertensos é geralmente acompanhada por uma redução na pressão arterial.

Alternativas
Comentários
  • D) V – V – V


ID
4092283
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quais são os fatores de risco relativos às Doenças Crônicas Não Transmissíveis?

Alternativas
Comentários
  • A) Tabagismo, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, sal e açúcar em excesso, sedentarismo e consumo excessivo de álcool.


ID
4207282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação ao paciente com doença renal crônica, julgue o item a seguir.


A oferta de proteínas na fase não dialítica deve ser ajustada pelo estadiamento da doença de acordo com a taxa de filtração glomerular (TFG). Para pacientes adultos que estejam nos estágios 1 e 2, a recomendação geral é a de que sejam ingeridos 35 kcal/kg de peso por dia e entre 0,8 g/kg e 1,0 g/kg de peso de proteínas (TFG > 60 mL/min).

Alternativas
Comentários
  • PROTEÍNA

    Estágios 1 e 2 (TFG > 60 mL/min) Normal: 0,8 a 1 g/kg/dia

    Estágio 3 (TFG 59 a 30 mL/min) 0,6 a 0,75b g/kg/dia

    Estágio 4 (TFG 29 a 15 mL/min) 0,6 a 0,75b g/kg/dia ou 0,3 g/kg/dia suplementada com AAE e cetoácidos

    Estágio 5 (TFG < 15 mL/min) 0,6 a 0,75b g/kg/dia ou 0,3 g/kg/dia suplementada com AAE e cetoácidos

    Diabete descompensado 0,8 g/kg/dia

    Proteinúria 0,6 a 0,8 g/kg/dia > 3 g/24 h 0,8 + 1 g proteína para cada g de proteinúria.

    ENERGIA

    > 60 anos 30 a 35 kcal/kg/dia 

    < 60 anos 35 kcal/kg/dia

    Carboidratos: 50 a 60% do valor energético total 

    Lipídios: 25 a 35% do valor energético total .

    Cupari 3 edição


ID
4925710
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) é crescente a cada ano e atinge todos os estratos da população, constituindo uma das principais causas de morte no mundo. Acerca da intervenção nutricional nesses agravos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A dieta DASH, que enfatiza o consumo de frutas, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura, grãos integrais, aves, frutos do mar e carne vermelha, tem demonstrado ser benéfica no combate às DCNT.

    Dieta DASH não enfatiza o consumo de carne vermelha.


ID
5102473
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um paciente branco, de 58 anos de idade, chega à unidade básica de saúde (UBS) para consulta. É hipertenso e diabético e nega tabagismo ou etilismo. É sedentário, com altura = 1,72 m. Relata fraqueza e perda de apetite gradual, sobretudo nos últimos três meses. Acredita ter perdido peso, mas não sabe precisar. Peso atual em balança digital = 89 kg. Apresenta os seguintes exames: Hb = 14 g/dL; ureia = 40 mg/dL; fósforo = 4,2 mg/dL; e TFG =30,2 mL/min/1,73 m².  

Orienta-se caminhada de 30 minutos diariamente para alcançar IMC < 25.

Alternativas
Comentários
  • Estado nutricional e DRC Como discutido anteriormente, a redução da função renal contribui para o aparecimento de uma série de distúrbios hidroeletrolíticos, hormonais e metabólicos que direta ou indiretamente contribuem para o desenvolvimento de um quadro nutricional diverso, marcado pela depleção de reservas de gordura e proteína, especialmente de tecido muscular. Contudo, na última década, tem-se observado o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade na DRC.

    Sobrepeso e obesidade na DRC

    Apesar da elevada prevalência de DEP encontrada na DRC, tem-se observado que o sobrepeso e a obesidade também são distúrbios nutricionais frequentes na população com DRC. Há evidências de que a obesidade é um fator de risco independente para o desenvolvimento de DRC. Contudo, enquanto na população geral a obesidade se traduz em risco de morbidade e mortalidade, na população com DRC os estudos indicam a obesidade como um fator protetor na sobrevida, principalmente naqueles pacientes em HD. A explicação mais plausível para esse fato é que a maior reserva corporal dos pacientes obesos pode conferir proteção diante dos frequentes episódios catabólicos aos quais os pacientes com DRC estão sujeitos. Apesar das várias evidências de que a obesidade pode ser favorável na sobrevida desses pacientes, os achados não são uniformes e variam, dependendo de vários fatores. Além disso, a utilização do índice de massa corporal (IMC) como marcador é um importante aspecto a ser considerado. Afinal, além de não discriminar a gordura da massa magra, o IMC pode não identificar o acúmulo de gordura visceral, esta sim associada com complicações cardiovasculares, como já demonstrado em pacientes com DRC. 

    A classificação do estado nutricional a partir do IMC apresenta algumas diferenças em pacientes com DRC em relação aos pontos de corte propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, valores de IMC inferiores a 23 kg/m2 têm sido apontados como indicativos de risco nutricional para essa população de pacientes por se associarem com morbidade e mortalidade.

    Cupari 3 edição


ID
5124589
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo o Caderno de Atenção Básica: Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica (Ministério da Saúde), é necessário estratificar os pacientes com doenças crônicas para reconhecer os diferentes graus de risco/vulnerabilidade de cada um. Um desses critérios é a capacidade de autocuidado. A avaliação da capacidade de autocuidado tem caráter dinâmico e dependente da postura da pessoa diante de sua condição crônica. O papel das equipes de Atenção Básica é fundamental no sentido de apoiar os portadores de condições crônicas a receberem informações que lhes permitam tomar postura proativa de cuidado. Analise as situações abaixo, verificando se ajudam a ilustrar circunstâncias em que a capacidade de autocuidado pode ser insuficiente:

I. Pessoas com dificuldade de compreensão das necessidades farmacológicas e de um plano de cuidados em médio e longo prazos.
II. Pessoas que se encontram no estágio pré-contemplativo de mudança de comportamento, isto é, que não demonstram interesse em realizar mudanças nos próximos meses.
III. Pessoas com baixo suporte social (ausência de apoio familiar, problemas familiares e dificuldades socioeconômicas).
IV. Pessoas com depressão grave.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5412073
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Relacione, corretamente, as patologias da coluna I e suas descrições listadas na coluna II.

Coluna I
1 Sobrepeso e Obesidade
2 Diabetes Mellitus
3 Hipertensão

Coluna II
( ) Consumo inadequado de cloreto de sódio.
( ) Doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal.
( ) Entre seus sintomas: polifagia e polidipsia.
( ) Ingestão insuficiente de magnésio e cálcio.
( ) Pode desencadear hipertensão e hiperlipidemia.
( ) Pode desenvolver apneia do sono.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Gabarito: D