- ID
- 1154200
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- INCA
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Biomedicina - Análises Clínicas
- Assuntos
Uma mulher de 23 anos chega ao laboratório para realização de alguns exames, ela informa durante a coleta que é portadora de anemia falciforme. Dos exames solicitados, um deles foi o hemograma. Assinale a alternativa que aponta uma comum característica encontrada em um hemograma de um paciente com tal patologia.
Corpos de Pappenheimer ou siderócitos são agregados de ribossomos encontrados em hemogramas em casos de anemia sideroblástica. Assinale a alternativa que aponta qual coloração é necessária para visualização deste achado.
As anemias podem ser classificadas pelo volume dos eritrócitos em microcíticas, macrocíticas ou normocíticas. O volume corpuscular médio (VCM) expressa a média do volume de cada eritrócito e é calculado através dos valores do hematócrito e da contagem de hemácias expressando um valor numérico. Marque a alternativa CORRETA quanto à unidade relativa ao volume corpuscular médio (VCM):
“Mulher, 55 anos, apresenta distúrbio de marcha e dormência nas pernas. Recebeu um diagnóstico de deficiência de vitamina B12. Ao analisar a lâmina do esfregaço sanguíneo dessa paciente no microscópio óptico, identificou‐se presença de corpúsculos de Howell‐Jolly, poiquilositose, macrositose e coloração normais das hemácias.” Assinale o tipo de anemia que esta paciente apresenta.
A anemia falciforme é uma doença hereditária
da hemoglobina muito frequente no Brasil. A alteração
estrutural da hemoglobina leva à sua cristalização e,
consequentemente, à precipitação intraeritrocitária,
conferindo à hemácia a forma de foice. A causa principal da anemia nesses casos é a
Qual dos testes laboratoriais abaixo é decisivo para o diagnóstico de uma anemia ferropriva?
Qual das alterações hematológicas abaixo é uma intercorrência comum associada a uma infecção viral em crianças?
A falta de ácido fólico na dieta pode causar um tipo específico de anemia carencial denominada
Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso para os índices hematimétricos utilizados na avaliação das anemias hipocrômicas. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Volume Corpuscular Médio
( ) Hemoglobina Corpuscular Média
( ) Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média
A respeito de anemias, podemos afirmar que
Os índices eritrocitários vêm se mostrando úteis na caracterização morfológica das anemias. Podem ser calculados a partir da hematimetria, concentração de hemoglobina e hematócrito. Quais os parâmetros e as unidades que correspondem corretamente a seu índice?
Complete as lacunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Quando adiantada, a deficiência de ferro é caracterizada por uma anemia hipocrômica e _____________, apresentando contagem de reticulócitos ___________ e VCM __________.
O exame laboratorial que diferencia, com certeza, a anemia falciforme (homozigoto) do traço falcêmico (heterozigoto) é:
A hipersegmentação dos neutrófilos é uma característica da anemia denominada:
Anemias hemolíticas são resultantes do aumento do ritmo de destruição dos eritrócitos. Por outro lado, devido à hiperplasia eritropoiética e expansão da medula óssea, a anemia propriamente dita pode não ser observada até que a sobrevida eritrocitária seja inferior a 30 dias. Assinale a alternativa que apresenta um achado laboratorial que representa um sinal do aumento da produção eritroide.
O exame da distensão sanguínea, essencial para o diagnóstico de anemia, identifica as variações no tamanho e na forma dos eritrócitos. Na anemia causada por deficiência de ferro encontra-se
A anemia aplástica, definida como uma pancitopenia resultante de aplasia da medula óssea, pode ser provocada pela diminuição da função da medula óssea ou aumento de destruição periférica. O aumento da destruição periférica é atribuído à
O acompanhamento pré-natal é de grande importância desde o início da gestação e inclui diversos testes laboratoriais. Tais testes envolvem não apenas a confirmação da gravidez, mas a detecção de doenças que podem ser tratadas ou prevenidas.
A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
A severidade da anemia fetal consequente à eritroblastose
é diagnosticada e acompanhada pela dosagem de anti-Rh
no líquido amniótico.
Assinale a alternativa que completa as lacunas na ordem em que aparecem.
Habitualmente, o HCM e o CHCM estão diminuídos na ________________. Na anemia megaloblástica, o HCM está aumentado e o CHCM normal, logo temos ________________. A intensidade normal da coloração da hemácia é a ________________.
Relacione as colunas:
Coluna I
I. Talassemia
II. Anemia Falciforme
III. Hemoglobina
IV. Anemia Ferropriva
Coluna II
1. Proteína presente nos eritrócitos, constituindo aproximadamente 35% de seu peso. É um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.
2. Grupo de doenças do sangue caracterizadas por defeito genético que resulta em diminuição da produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a molécula de hemoglobina.
3. Doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice.
4. Tipo de anemia decorrente da privação, deficiência, de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias.
O teste de resistência osmótica em solução de NaCl a 0,36%, ou teste de resistência globular, é utilizado para detectar portadores de
Uma paciente do sexo feminino, 27 anos de idade, procura um ginecologista devido a um fluxo menstrual intenso, superior a 8 dias. A paciente apresenta pele e mucosas pálidas, fraqueza, dores de cabeça constantes e relata ter sofrido pequenos desmaios. O médico responsável suspeita que o quadro clínico da paciente pode ter gerado uma anemia e solicita um eritrograma. O resultado apresentado pela paciente foi: hemoglobina: 8 g/dL (valor de referência: 12 a 16 g/dL); hematócrito: 22% (valor de referência: 35% a 45%). Durante a análise da lâmina de esfregaço sanguíneo, o analista observou presença de 5% de reticulócitos. Em situações de anemia, sabe-se que o valor de reticulocitose deve ser corrigido.
Para essa paciente, o valor da porcentagem de reticulócitos deve ser:
A anemia é o déficit funcional da hemácia ou qualquer situação em que haja uma redução da hemoglobina presente em seu interior. Os sintomas clínicos da anemia são:
I- fraqueza.
II- inapetência.
III- mucosas hipocoradas.
IV- agitação.
Estão corretos, apenas, os itens:
Hemácias jovens que estão anucleadas, apresentando citoplasma acidófilo, observadas em número aumentado no sangue periférico de pacientes anêmicos, são definidas como:
Determinada por um par genético no cromossomo 11, há a presença de ao menos um gene mutante, que leva o organismo a produzir a hemoglobina S (HbS). Essa hemoglobina é devida à substituição de um único nucleotídeo que altera o códon do sexto aminoácido da B-Globina de ácido glutâmico para valina (GAA → GUA: Glu6Val), pois a mutação ocorre no DNA, depois deste ser transduzido. A homozigosidade para esta mutação é a causa da:
O distúrbio eritrocitário causado pela síntese anormal de DNA que resulta em aumento do volume corpuscular médio (VCM), no entanto a concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) mantém-se normal é:
A carência de ferro ocorre no organismo de maneira gradual e progressiva, sendo dividida em três fases: deficiência pré-latente, deficiência latente e anemia ferropriva. A respeito do diagnóstico laboratorial dessas condições, assinale a alternativa CORRETA.
É correto definir que um paciente está em um estado anêmico quando os valores de
Sobre as anemias, é correto afirmar:
A anemia é uma síndrome que constitui um problema mundial de saúde pública. De acordo com FAILACE, sobre a anemia, analisar os itens abaixo:
I. Na anemia aguda, o sinal é apenas hipovolemia.
II. O hemograma não é fundamental para o diagnóstico.
III. O VCM (Volume Corpuscular Médio) é uma etapa importante para classificar o tipo de anemia.
Está(ão) CORRETO(S):
Sobre as anemias megaloblásticas, analisar os itens abaixo:
I. São caracterizadas por um distúrbio bioquímico que envolve a síntese de DNA.
II. A disponibilidade reduzida de folato e de vitamina B12 prejudica a síntese da timidina, um dos nucleotídeos que compõem o DNA.
III. Na presença de vitamina B12, ocorre o aumento na quantidade de 5-metil-tetraidrofolato, normalizando a produção do DNA.
IV. A falta de síntese de timidina afeta também a síntese do RNA.
Estão CORRETOS:
São ditas hemolíticas as anemias resultantes de aumento do ritmo de destruição dos eritrócitos. Devido à hiperplasia eritropoética e à expansão anatômica da medula óssea, a destruição de eritrócitos pode aumentar muitas vezes antes que o paciente fique anêmico – situação definida como anemia hemolítica compensada. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os achados laboratoriais, por conveniência, são divididos em três grupos: sinais de aumento da destruição eritroide; situação de aumento da produção eritroide; e, sinais de dano aos eritrócitos.
( ) Existem dois mecanismos de destruição de eritrócitos na anemia hemolítica: pode haver excesso de remoção de eritrócitos por macrófagos do sistema reticuloendotelial (hemólise extravascular), ou destruição direta na circulação (hemólise intravascular).
( ) Defeitos da via glicolítica são causas de anemia hemolítica muito comuns, como ocorre na anemia falciforme.
A sequência está correta em
A anemia é definida como uma redução dos níveis de hemoglobina ativa no sangue.
Uma das causas de anemia hemolítica é a presença de anticorpos contra as hemácias.
É característica da anemia microcítica:
A anemia ferropriva (AF) é uma condição patológica gerada pela deficiência de ferro no organismo. Como consequência, o indivíduo desenvolve diversos graus de anemia, o que pode levá-lo a complicações graves. Infelizmente, a AF possui uma prevalência alta no Brasil, chegando a patamares entre 30 a 60%, dependendo da região estudada.
PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS
NA ANEMIA POR DEFICIÊNCIA DE FERRO – Portaria do
Ministério da Saúde Nº 1.247, 2014.
Com relação ao diagnóstico laboratorial da AF, são parâmetros laboratoriais
Trata-se de uma hemoglobinopatia, uma morbidade hereditária em que os eritrócitos são designados como drepanócitos. Essa hemoglobinopatia denomina-se