SóProvas



Questões de Relações humanas no trabalho


ID
13021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Acerca do trabalho em equipe e das relações humanas
no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

No relacionamento humano, é comum o surgimento de conflitos que podem vir a ocasionar colapso nas relações do grupo. Por isso, o gestor deve tomar atitudes para a resolução de qualquer conflito que ocorra no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • deve partir primeiro dos subordinado depois da chefia imediata nao cabe a um gestor tomar contar de qualquer conflito existente
  • Quem deve tomar partido deve ser o lider
  • Quem deve tomar partido deve ser o lider
  • Quem deve tomar partido deve ser o lider
  • Discordo do gabarito. Como gestor que sou, acho que devemos estar sempre aptos para resolver qualquer conflito no ambiente do trabalho.
  • É PRA ACABÁ AGORA AGENTE TEM QUE ADVINHAR COMO A CESPE PENSA!
  • gestor é diferente de lider.
  • Nem todo conflito precisa de interferência para ser solucionado. É a evitação, se não me engano.
  • Novamente, a CESPE com questões muito subjetivas. O erro está em dizer "qualquer conflito".

    ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

    • Estilo de EVITAÇÃO: fugir do conflito. Perder/perder
    • Estilo de ACOMODAÇÃO: alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia. Resolve os problemas menores e deixa os maiores para adiante. Pode ignorar a existência real do conflito.
    • Estilo COMPETITIVO: comando autoritário que reflete forte assertividade para impor o seu interesse. Atitude de confronto e dominação. Ganhar/Perder
    • Estilo de COMPROMISSO: combinação de ambas características de assertividade e cooperação. Cada parte aceita ganhos e perdas na solução. Ambos tem igual poder e querem reduzir as diferenças. Cada parte dá algo e ganha algo de valor. Ganha/Perde
    • Estilo de COLABORAÇÃO*(SOLUÇÃO DE PROBLEMAS): Elevado grau de assertividade e cooperação. Habilita ambas as partes a ganhar. Quando os interesses de ambos os lados são importantes e quando o equilíbrio requer bom senso. O negócio é que ambas as partes ganhem e se comprometam com a solução encontrada. É o estilo mais eficaz de adinistração de conflitos. GANHA/GANHA
     

  • Não são todos os conflitos que é solucionado pelo gestor, depende muito da intensidade e se o conflito é funcional ou disfuncional.

    Imaginem que dois subordinados entram em conflito, por causa da escolha de uma alternativa no processo decisório "simples" no trabalho, que depois é solucionado rapidamente, nesse caso o gestor não precisa "tomar nenhuma atitude" pois o conflito foi solucinado entre eles pela técnica de concessão.
  • Nem todos os conflitos são prejudiciais, pois são necessários ao crescimento humano e evitam sua estagnação, portanto o líder nem sempre deve tomar atitudes à resolução de um conflito que surge, as vezes deve "deixar" seus subordinados resolvê-los para o fortalecimento da equipe/grupo.

  • Nem todos os conflitos necessitam de intervenção, e muito menos do GESTOR.
  • Devemos lembrar que existe várias estratégias para resolver um conflito.

    O gestor pode colocar as 2 pessoas face a face para que dialoguem e cheguem a uma decisão.
    Ele também pode decidir que uma delas tem razão e obrigar a outra a conceder.
    Ele também pode juntar a equipe inteira e abrir um brain storm para buscar soluções.
    Ele também pode simplesmente ignorar o conflito. Isso acontece geralmente quando o conflito é insignificante e não vale a pena gastar energia para resolvê-lo.

    Não existe isso de "em todos os casos, o gestor deve tomar atitudes...". Um bom gestor age de acordo com a situação.
  • O gestor não tem que resolver todos os conflitos. Segundo Robbins:

    Visão Tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que deveria ser evitado

    Visão das Relações Humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ser até positivo para o desenvolvimento do grupo.

    Visão interacionista: já esta abordagem, mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é necessário para o desempenho eficaz de um grupo.



    Fonte: Vestcon
  • Nem todo conflito é negativo e precisa ser evitado. 
    Isso é gestão de pessoas, matéria que trata sobre conflito.
  • O erro da questão está em afirmar que o gestor deve "tomar atitudes para a resolução de qualquer conflito".
  • Pessoal, os conflitos são naturais de ocorrer em qualquer relação humana, e num setor de trabalho não é diferente. As pessoas percebem, pensam, agem e sentem de maneira distinta, por isso surgem os conflitos.

    Porém, nem todos os conflitos são negativos, visto que há casos em que os conflitos trazem benefícios para que a empresa possa ter maiores desafios, etc. O erro está em afirmar que o gestor deve resolver qq conflito. Pessoal, a vontade de resolver um conflito não parte apenas do GESTOR, MAS DO LIDERADO. Os conflitos surgem no interior e a pessoa precisa estar disponível para tentar resolvê-lo.

    Estúdio Aula - Professora Ana Maria - Relações Humanas.

  • Eu entendo que o Gestor é o alvo de qualquer situação adversa, seja ele dono ou presidente de qualquer organização, nesse sentido, vejo que o cabeça é como glóbulos vermelhos expulsar qualquer alteração que compromete o organismo vivo.

    Analogicamente isso quer dizer, que, este gestor é procurador de erros e não de acertos, pois acertar é mais do que obrigação dos liderados.
    Infelizmente existem Rhs da vida por aí que vive em aparelhos celulares, face,  e não dão atenção a um simples e-mail em sua caixa de entrada, prejudicando aqueles que podem trabalhar nesta empresa. Rhs não tem coragem, e as vezes dizem "não tenho tempo" de mandar uma resposta aquele candidato potencial Ex: "estarei analisando, e tão logo lhe retornarei".
    Fica claro que conflitos se dão por incompetência de Gestão atrelada a colaboradores competentes, e recentemente houve um caso semelhante de incompetência de comando (Gestão) o qual culminou o fechamento de uma escola de Grande potencial.
    Gente me desculpem, mas quem elaborou esta pergunta, por gentileza mande vir sentar no colo do papai que ensinarei o que é comando e gestão aqui no Brasil, digo isso aqui no Brasil Blz.
  • O conflito pode ser definido como um processo onde uma das partes frustrou ou irá frustrar os seus interesses, porém, para que ocorra o conflito nem sempre se faz necessária a provocação de uma das partes. 
    Os conflitos são naturais de ocorrer em qualquer relação humana.


  • Na verdade nao é qualquer conflito, sao somente os conflitos que possam ocasionar prejuizo para o ambiente de trabalho.

    Pois existem inumeros conflitos que sao beneficos pois contribuem para a evolução sadia do ambiente e estimulam a competitividade 


  • Me desculpem amigos, mas enquanto ficarmos colocando as palavras: EU ACHO, EU PENSO, será dificil chegarmos na aprovação do nosso concurso. Temos que seguir como a banca, se ela disser uma coisa e depois voltar atrás teremos argumentos em cima do que ela falou para podermos recorrer. Estudemos em cima do que a banca diz!

  • Interpretei da seguinte forma: O gestor não é obrigado a resolver conflitos pessoais entre duas pessoas no ambiente de trabalho, mas sim resolver conflitos que interfiram no mesmo.

  • Quando as partes envolvidas no conflito não conseguirem administrá-lo por se mesmos, o gestor atua como facilitador e motivador, junto as partes envolvidas, para que o conflito possa ser administrado.

  • QUALQUER é muita coisa... conflitos de ex funcionários com a instituição, por exemplo, já foge de sua alçada. 

  • O GESTOR DEVE RESOLVER CONFITOS DISFUNCIONAIS.


ID
13027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação
hipotética acerca do comportamento profissional,
seguida de uma afirmativa a ser julgada.

Considere a seguinte situação hipotética. Albertino, servidor público, ao se comunicar com seu chefe, manipula as informações para que elas sejam mais bem aceitas por ele. Nessa situação, Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe, pois está colocando uma barreira interpessoal no processo de comunicação com ele.

Alternativas
Comentários
  • Albertino, ao manipular as informações para que estas pudessem ser bem aceitas por seu chefe constituiu em um coduta anti-étitica, havendo uma barreira nesta situação, porém NÃO SE TRATA DE UMA BARREIRA INTERPESSOAL!
  • Acredito eu que se ele está manipulando as informações a fim de que elas sejam bem aceitas S/ MODIFICAR SEU CONTEÚDO só facilita a compreensão por parte do chefe, logo não seria correto falar em barreira interpesssoal, pois a comunicação, neste caso, não está sendo prejudicada.
  • O verbo manipular deixa um sentido ambíguo na questão, visto q não dá p/ saber se ele manipula no sentido de facilitar a compreensão ou no sentido de prejudicar o entendimento do chefe. Se for neste segundo sentido, acredito q há barreira interpessoal.
  • é uma questão q deixa margem p/ ambiguidade:no momento em q o chefe perceber, será criada uma barreira interpessoal sim: falta de confiança (tanto pessoal quanto profissional); antes de ser um profissional a pessoa é um indivíduo q se relaciona c/ indivíduo(s); o seu caráter como tal ñ difere do profissional.
  • um comentário sobre o q a roberta falou: ele "manipula para ser mais bem aceita" pelo chefe e não melhor compeendida; fica implícito q há uma manipulação de caráter duvidoso.
  • Concordo com a Fernanda: há uma "manipulação" => caráter duvidosoNesse caso, Albertino cria uma barreira à comunicação eficaz.BARREIRAS INTERPESSOAIS E INTRAPESSOAIS. São essas as barreiras: FILTRAGEM - PERCEPÇÃO SELETIVA - SOBRECARGA DE INFORMAÇÕES - DEFESA - LINGUAGEM - JARGÃO.FILTRAGEM = manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
  • creio q não cria uma barreira pelo seguinte fato: ele manipula as informações para q elas sejam mais bem aceitas pelo chefe, ou seja, a forma de falar, de expor as informações...agora se ele o fizesse para obter proveito ou coisa do tipo, então criaria uma barreira sim, pela falta de sinceridade e seria algo anti-ético...
  •  Apesar de ter errado a questão, após ler os comentários e reler a assertiva, acho que poderíamos ter percebido o erro da mesma no seguinte trecho:

    '...Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe.."

    Pelo enunciado, apesar da manipulação, acho que é visível a facilidade de comunicação.

    Sobre a barreira interpessoal concordo com a colega abaixo quando diz que poderá ser criada no futuro se o chefe se sentir manipulado.

  • Albertino é antiético e não respeita as condutas profissionais, mas não prejudica sua comunicação com o chefe, não coloca barreira interpessoal, pois suas ações profissionais tem haver com sua conduta e não com suas relações. Isso poderá mudar quando o chefe de Albertino, por exemplo, descobrir que ele manipula as informações, então sua relação poderá ser prejudicada ao perder a confiança, até lá, a relação não será desfavorecida.
    Bons estudos.
  • Não se trata de uma barreira interpessoal e sim de uma barreira à comunicação eficaz.
  • Concordo com a Roberta, acredito que manipular não é necessariamente algo ruim, se o sujeito manipula  a informação no sentido de dar um tratamento a ela, mas sem modificar a sua essência, não há problema algum nisso, e por conseguinte não haverá barreira interpessoal.

    Obs.: Eu cai na pegadinha! rs... CESPE é muito malvado.

  • Albertino não está criando uma barreira interpessoal , mas
    sim uma barreira na comunicação chamada "filtragem".
    Nesse tipo de barreira, a informação é manipulada para
    que seja recebida de maneira mais favorável ao seu superior.

    Portanto, Gabarito : Errado.

     
  • Na verdade, o servidor em questão está causando um ruído à comunicação impedindo a efetivação da mesma e referindo-se a assertiva da prova, a barreira à comunicação é a FILTRAGEM. Segundo um autor, a filtragem constitui de “manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece que quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. NORMALMENTE, OCORRE QUANDO A FONTE E O DESTINATÁRIO ESTÃO EM NÍVEL HIERÁRQUICOS DIFERENTES”.

  • BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO

    Existem várias barreiras interpessoais e intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar.

    As mais consideráveis são: a filtragem, percepção seletiva, a sobrecarga de informação, a defesa e a linguagem.

    Filtragem: manipulação da informação pelo emissor, para ela seja vista de maneira mais favorável pelo emissor. Por exemplo, quando o administrador diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe que ouvir, ele está filtrando a informação. A filtragem é comum nas grandes organizações do que nas pequenas.

    Percepção Seletiva: o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Exemplo, o entrevistador que acredita que as mulheres sempre colocam a família antes do trabalho, ao selecionar novas funcionárias vai ver essa tendência em todas as candidatas.

    Sobrecarga de informação: Uma condição em que a quantidade de informação excede a capacidade de processamento do indivíduo. Um exemplo é o que acontece com os executivos por terem uma demanda muito grande para atender telefones, a e-mails, fax, reuniões, leitura profissionais etc.

    Defesa: A defesa é usada quando a pessoa se sente de alguma forma ameaçada, assim utiliza-se da defesa para reduzir a capacidade de entendimento mutuo. Assume comportamentos como: ataques verbais, comentários sarcásticos, excesso de julgamento e questionamentos sobre os motivos dos outros. Quando as pessoas assumem este tipo de comportamento, geralmente a resposta defensiva é para prejudicar a comunicação eficaz.

    Linguagem: As palavras têm significados diferentes. "O significado das palavras não está nelas, está em nós". Nas organizações, os funcionários geralmente provêm de origens diferentes e, portanto, possuem padrões diversos de linguagem. Exemplo um advogado ao falar com uma pessoa que não é de sua profissão, será quase certo afirmar que a pessoa não entenderá seu vocabulário.

    http://amigonerd.net/humanas/administracao/comunicacao-nas-organizacoes

  • Sinceramente, só acho que o gabarito está errado. Não consegui ver um erro nessa afirmação.

  • Se a filtragem é considerada uma barreira, por que a questão está errada?

  • Levei em consideração não a filtragem em si, mas a questão da comunicação com o chefe pelo lado interpessoal. Não parece que o chefe está tendo problemas com a comunicação, uma vez que as informações estão sendo bem aceitas, embora manipuladas. A manipulação pode  vir a gerar um problema pro grupo ou chefe de maneira indireta, mas não na comunicação estritamente falando.
    Não é minha área, mas foi essa a análise que fiz.

  • Esse tipo de questão é o seguinte: SE o número de aprovados é muito grande, a banca altera o gabarito de forma que fique como correta a opção com menor numero de candidatos. 100 marcaram C e 20 marcaram E .. então altera-se  o gabarito pra E .

  • Manipular  informação vai contra a ética, se o servido a faz, acredita-se que não dificultará a comunicação.

  • Pessoal, no meu entendimento não há barreira, pois a mensagem foi decodificada pelo seu receptor. Sendo ou não manipulada para que seja aceita a mensagem, fere o código de ética, mas não causa nenhum ruído ou falha na comunicação, que é o que trata a questão.

    Se fosse uma questão sobre ética no serviço público, com certeza, o gabarito seria certo, mas como se trata de comunicação, o gabarito da questão está. Errado.


  • No meu entendimento ele apenas usou uma barreira de filtragem, manipulando a mensagem (emissor) para que ela seja mais favorável ao receptor. 

  • Não podemos discutir com a banca. A questão está errada pois não barreira interpessoal e sim uma barreira na filtragem, pois Albertino manipulou a mensagem para melhor entendimento do chefe. Temos que seguir a banca. vários recursos foram analisados e banca deu essa resposta!

  • Barreira interpessoal seria se a comunicação de Albertino com o seu chefe não existisse justamente por Albertino colocar uma barreira para não se ter essa comunicação. Seja pelo fato do Albertino se esconder quando o chefe se aproxima, ou por fazer alguma tarefa prontamente para que o seu chefe perceba que ele está muito ocupado para se comunicar, enfim, qualquer barreira que impeça haver essa conversa, é uma barreira interpessoal, entre pessoas. Agora, no caso da questão, há sim comunicação, o Albertino conversou com o seu chefe, não correu, não se esconder, não finjiu que estava ocupado, porém, conversou manipulando uma informação, impondo barreira à comunicação, que é a tal da filtragem, explicada pelos colegas acima.

  • O pessoal ta procurando justificativa em leis ou decretos. Essa é, erroneamente, uma forma de achar uma justificativa, pois não traduz o que a questão deseja avaliar. Não se trata de ética, a questão está claramente versando sobre administração geral, especificamente sobre comunicação ascendente entre subordinado e seu chefe, cobrando também conhecimentos sobre barreiras (ruídos).

     

    O erro da questão está justamente em falar sobre barreira interpessoal, onde na verdade ocorreu uma filtragem por parte do emissor.

     

    Filtragem - manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. Normalmente, ocorre quando a fonte e o destinatário estão em níveis hierárquicos diferentes.
     

     

     

     

  • Atrapalha toda a equipe mas a barreira  neste caso é intrapessoal.

  • Obviamente foi uma barreira intrapessoal, pois o fulano ocultou informações para o seu próprio bem

  • É uma barreira no processo de comunicação. Ocorreu filtragem por parte do emissor.


ID
13249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

As organizações que têm orientação para a qualidade buscam, freqüentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilização de equipes de trabalho. Essa estratégia gerencial, se bem conduzida, dá mais confiança aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organização. Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe.

O relacionamento interpessoal é um dos aspectos mais importantes que contribuem para a eficácia do trabalho em equipe. Esse tipo de trabalho exige que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.

Alternativas
Comentários
  • São, geralmente, bem sucedidos os relacionamentos interpessoais em que as pessoas são capazes de demonstrar suas necessidades e de relacioná-las de modo eficaz ao que os outros têm a lhes oferecer. Bom estudo pessoal!
  • O trabalho em equipe não necessariamente exige empatia entre os seus membros, mas para haver eficiência no trabalho em equipe se exige, Por isso está correta a questão.
  • As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Em situação de 

    trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades predeterminadas a serem executadas, bem 

    como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade. À 

    medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos 

    indicados inicialmente e então – inevitavelmente – os sentimentos influenciarão as interações e as próprias 

    atividades. Assim, sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e 

    cooperação, repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade. Por outro lado, 

    sentimentos negativos de antipatia e rejeição tenderão à diminuição das interações, ao afastamento nas 

    atividades, com provável queda de produtividade. 

    fonte:http://concursos.correioweb.com.br/f5/concursos/modulos/arq_provas_simulados/20081029131039920.pdf

    Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste emtentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. 


  • CERTO


ID
13252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Vera, servidora pública, exerce atividades de atendimento ao público em uma unidade do TRT. Vera conhece muito bem o funcionamento do seu setor de trabalho, procura manter-se atualizada com relação às inovações envolvidas em suas tarefas e está sempre bem-humorada, atendendo as pessoas com cordialidade e presteza. Nessa situação, o comportamento profissional apresentado por Vera é de alta qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Código de Ética do Servidor Público, a Seção II trata do assunto:
    XIV- São deveres fundamentais dos servidores públicos:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;
  • Concordo com a resposta, CERTA! Porém ao meu ver a conduta da servidora não é de "alta qualidade" (grifo no "alta"), pois sua maneira de proceder nada mais é do que cumprir o que diz a lei sobre a conduta da servidor publico...presteza, urbanidade, etc.
  • Concordo que a questão esteja certa, mas discordo do termo "alta qualidade", nao vejo subsidios que o indica.
  • e o que seria alta qualidade?presteza pode até ser obrigação.... mas de certo é um atributo de qualidade
  • Não encontrou subsidios que indicam alta qualidade? Então lá vão eles:

    1. CONHECER MUITO BEM O FUNCIONAMENTO DO SETOR DE TRABALHO
    2. MANTER-SE ATUALIZADA ÀS INOVAÇÕES ENVOLVIDAS EM SUAS TAREFAS;
    3. PRESTAR ATENDIMENTO COM CORDIALIDADE E PRESTEZA, ALÉM DE ESTAR SEMPRE BEM HUMORADA.

    Esses comportamentos são sim de um profissional de alta qualidade.
  • Também fiquei amarrada aqui! Pensei na relação INTERPESSOAL... Pois o COMPORTAMENTO PROFISSIONAL também está relacionado a relação com seus colegas, não? E ALTA QUALIDADE ? Seu comportamento profissional com o público pode ser bom, mas se não tiver uma relação interpessoal com os colegas não seria de alta qualidade... Enfim ... Alguma Luz?
  • Eu pensava que para ser de alta qualidade deveria ser eficiente e eficaz

    Gabarito CERTO

  • CERTO

  • Ela apenas cumpre o seu dever de acordo com o código de ética do servidor público.


ID
13255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Daniel, técnico judiciário do TRT, é responsável pela realização de contatos ascendentes e descendentes, internos e externos do tribunal. Para cumprir bem suas atribuições, Daniel pode fazer uso de vários canais de comunicação. Nessa situação, a seleção do canal a ser utilizado por Daniel independe do tipo de mensagem a ser transmitida, mas tem de considerar as características do receptor e a disponibilidade do canal.

Alternativas
Comentários
  • Além de considerar as características do receptor e a disponibilidade do canal, a seleção do canal de comunicação DEPENDE do tipo de mensagem a ser transmitida.
  • O canal a ser utilizado por Daniel sempre dependerá do tipo de mensagem a ser transmitida.
    Suponha que a mensagen a ser transmitida seja uma mensagem de caráter ultra-secreto, não é qualquer canal que poderá ser utilizado, mas apenas o apropriado.
  • O erro está na palavra "independe".

  • Eu não passo por exemplo um texto em PDF pelo telefone...

  • Segundo Robbins (2005), a escolha de um canal depende de as mensagens serem rotineiras ou não. Os administradores podem comunicar mensagens rotineiras eficientemente por meio de canais fracos em riqueza. Entretanto, a comunicação de mensagens não rotineiras só será eficaz pelos canais ricos.

    A riqueza do canal oferece múltiplos sinais de informação (palavras, posturas, expressão facial, gestos, entonações) e feedback imediato.

     

    Fonte: Ribas e Salim

  • ERRADO


ID
13258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Marcos, técnico judiciário, trabalha no atendimento em um ambulatório do TRT. De modo geral, a clientela atendida por Marcos tem urgência do serviço e, na maioria das vezes, apresenta-se impaciente com a rotina estabelecida para a execução desse trabalho. Nessa situação, para Marcos prestar um bom atendimento, não basta a sua habilidade de boa comunicabilidade, boa apresentação pessoal e cortesia; ele deve ter atitude de discrição e conduta de tolerância com a clientela.

Alternativas
Comentários
  • É importante salientar,que o tratamento deve ser feito de forma humana e de completo respeito com o cliente. Desta forma, demonstraremos civilidade e harmonia , melhorando, assim,o clima no ambiente de trabalho.
  • e não podemos esquecer é claro, de q dentre essas habilidades citadas, ele deve ser ágil na prestação do serviço...
  • "A palavra discrição também é originária do latim “discretione” e diz respeito à qualidade de alguém em ser discreto, reservado ou de agir com sensatez e modéstia."

  • CERTO


ID
13261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Karen, técnica judiciária, trabalha no setor de telefonia do TRT e tem entre suas atribuições a atividade de prestação de informações acerca da tramitação de processos no tribunal. Karen é muito atenciosa e criteriosa e se excede ao dar os esclarecimentos solicitados; ela explica várias vezes o mesmo assunto para que o cliente possa entender bem a sua resposta. Nessa situação, a conduta de Karen, na sua comunicação com o público, é bastante eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Quem poderia fazer um comentário sobre esta questão?

    Acho que o erro esta no "se excede" ou que a função de informação é uma dentre várias exercidas pela funcionária...

    ??
  • A questão está errada pelo fato de Karen "execer ao dar os esclarecimentos solicitados explicando VÁRIAS VEZES o mesmo assunto". Se ela se porta dessa forma ela nao age com eficiencia na sua comunicação com o público.
  • creio q o erro está no seguinte: ela excede ao dar os esclarecimentos solicitados, dando-os várias vezes, sendo q para ser eficiente, ela deve esclarecer várias vezes apenas quando as pessoas pedirem...
  • Se se "excede" e se tem que explicar "varias vezes" a comunicacao nao e eficiente...
  • Mas que dúvida. pelo menos acertei. imaginei que se ela tem que explicar várias vezes o mesmo assunto é por que não se comunica bem com o público
  •  Ela não é eficiente por fazer o chamado retrabalho e ainda desnecessariamente, sem filtrar se existe a necessidade ou não de repetir as informações. Isso não significa que ela não seja eficaz, já que repetindo várias vezes será mais difícil o receptor da informação deixar de entender.

  • No meu ponto de vista, a análise da colega acima foi perfeita!
  • Karen apresenta um quadro de:

    Insegurança --> ao repetir várias vezes a mesma informação para o cidadão.

    Ineficácia --> a repetitividade gera perda de tempo, logo, redução na produtividade (menos pessoas atendidas).

    Ineficiência --> o atendimento torna-se longo e desnecessário, gerando um certo descontentamento ou até mesmo um grau de irritação por parte do cidadão atendido.


     Saúde e Paz!!!
  • Parece minha Tia contando histórias. Conta e repete e repete...excessivamente. 
    Agora imagine a mesma situação com a Karen ;D

    O CORRETO SERIA ASSIM:

    ...Nessa situação, a conduta de Karen, na sua comunicação com o público, é bastante IRRITANTE!
    (x) certo  (  ) errado
  •  

    Quanto mais Karen explica o que já foi entendido mais tempo será gasto:

    Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

    Sendo assim, através deste conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

    Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.

    Como exemplo de distinção entre os conceitos, temos a produção de um produto com eficiência, isto é, rapidamente e com baixos custos, mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. De acordo com Paulo Sandroni, em 1996, que resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

  • O ideal não é explicar vária vezes, e sim, uma vez com clareza e objetividade, para que o usuário entenda perfeitamente e não sejá necessário repetir novamente.

    Eficiência:
    ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados, conseguir o resultado esperado com o menor n° de insumos(recursos) possíveis.
  • Karem está agindo com Eficácia, mas não com eficiência. O objetivo dela é responder, ela consegue, mas com repetições, se chega ao seu objetivo agiu com Eficácia, mas não age com Eficiência, pois se assim fosse não precisaria repetir tanto.


  • Agir com eficiência é dar a explicação necessária de forma CLARA E OBJETIVA.
    nada de longos textos. 
  • Isso só demonstra que a Karen não eficiente, já que precisa de várias tentativas para se fazer entender.
    E aproveitando a deixa, como diria o saudoso Mário Quintana: "Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro".

    "Se a cruz lhe pesa, não é para se entregar, mas pra se aprender a amar como alguém que não desiste! A dor faz parte do cultivo desta fé, pois só sabe o que se quer quem luta para conseguir ser feliz!"

  • Ela agiu de modo eficaz( que é o objetivo), e não de modo eficiente( agir de maneira mais rápida, economizando recursos e tempo) .

  • eficiente fazer mais com menos lacconcursos

  • nem sempre as pessoas entendem tudo. diferentes níveis de escolaridade podem tornar tudo mais difícil. karen deveria mandar a pessoa embora sem que ela entendesse tudo, mesmo muito bem explicado?

  • O termo : excede , deixa a questão errada.

  • Se ela se excede, existe uma barreira na comunicação: a sobrecarga de informações


ID
13264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

A qualidade do trabalho de Jorge é mais influenciada pela apresentação e higiene pessoal que pela habilidade de comunicação verbal, pois este é um atributo dispensável à sua função.

Alternativas
Comentários
  • A higiene pessoal é importante, mas em lugar algum a habilidade de comunicação verbal será dispensável.
  • A qualidade do trabalho de Jorge é mais influenciada diretamente pela sua habilidade técnica, pois precisa assegurar a integridade física das autoridades , servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, etc..
    Além disso, é indiretamente influenciada pela apresentação, higiene pessoal e habilidade de comunicação verbal também, pois trabalha com pessoas importantes, como as autoridades.
    Bons estudos.
  • A qualidade do trabalho deJorge é mais influenciada pela apresentação e higiene pessoal que pelahabilidade de comunicação verbal, pois este é um atributo dispensável à sua função.

    .........sutil, matreira,cruel.. CESPE,

    Casca de banana!!!!!!!!!

    Muita atenção.

  • Gabarito : Errado


ID
13285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

Nas relações interpessoais no trabalho, Jorge busca compartilhar com seus colegas suas preocupações e ansiedades particulares. Essa conduta de Jorge favorece o surgimento de um clima de integração que pode ter resultados positivos para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Creio que preocupações e ansiedades no ambiente de trabalho, não são bem vistos dentro de uma relação de trabalho. Para mim está questão cabe recurso.
  • Compartilhar preocupacoes particulares? Acho que nada a ver, eu entraria com recursos nessa questão.
  • nao estou entendendo o Cespe, nao faz sentido, alguem da uma luz sobre isso.
  • A questão é confusa assim como a anterior.

    Porém temos que prestar atenção nas palavras CHAVES(FDP) como: integração que PODE ter resultados positivos..., ou seja, pode vir a ter resultados positivos, nao é uma certeza e sim uma possibilidade.

    Questão CERTISSIMA.
  • O Cespe está passando questões cujas respostas são relativas, isso não combina com concurso público.Pra mim cabe recurso sim.
  • Acho correta a questão.

    Trata-se da capacidade de auto-revelar-se.Para que se conheçam e consigam relações INTERPESSOAIS satisfatórias as pessoas precisam revelar-se aos outros.

    Ás vezes é necessário que uma pessoa
    assuma o risco de auto-revelar-se para estimular boa vontade em outras pessoas.
  • uma questão totalmente relativa...subjetividade total
  • Tinha acabado de ler um texto sobre isso. Entao foi moleza
  • é importante que as pessoas se revelem para q uma conheça a outra e assim possam obter bons relacionamentos interpessoais
  • Caros  colegas, a questão é objetiva e tá corretíssima.

     

    Pensem ! 

    Em qualquer lugar que se trabalhe, a partir do momento em que você  fala sobre sua vida e tenta  criar laços de simpatia e/ou amizade, com certeza o ambiente de trabalho vai ser melhor e consequentemente  o trabalho vai ter resultados positivos.

  • Acho que o Cespe quis, sutilmente, abordar nessa questão a diferença entre um grupo e uma equipe. A partir do momento que o onipresente Jorge abre seu coracaozinho para um colega, ele está dizendo que confia nele, que aquele amontoado de gente do TRT é mais que um mero grupo. E por conseguinte, estará Jorge reforçando os laços que definem uma equipe. Agora, se o Sr.Jorge for um fanfarrão e sair chorando suas pitangas a torto e a direito pela repartição é outra coisa. Daí por que, o CESPE colocou na assertiva PODE TER resultados positivos. Questão correta

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    Decreto Nº 1.171, de 22 de Junho de 1994
    Capítulo I Seção I:

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
  • Está correta sim...quando conversamos sobre nossos problemas com pessoas do trabalho nos aproximamos mais uns dos outros. E é um problema pessoal seu, por isso não influência na produtividade de seu colega!
  • Concordo com Karla, neste sentido, pois, devemos entender que ao se "abrir" para um colega de trabalho, você pode estar criando um vínculo de amizade, tornando menos frias as relações, porém não se deve usar os companheiros de trabalho como psicológos........ e ao expor muitos problemas nesse ambiente, dependendo do seu "tamanho", isso pode trazer energias negativas, deixar o ambiente pesado e sim afetar o desempenho da equipe, setor......
  • “O conceito de empatia está relacionado á capacidade de ouvir o outro de tal forma a compreender o mundo
    a partir de seu ponto de vista. Não pressupõe concordância ou discordância, mas o entendimento da forma
    de pensar, sentir e agir do interlocutor. No momento em que isso ocorre de forma coletiva, a organização
    dialoga e conhece saltos de produtividade e de satisfação das pessoas”. Silvia Dias – Diretora de RH da Alcoa
  • Hum... confesso que errei a questão. Entretanto, se analisarmos com mais friesa (agora fica fácil, né?! rsrsrs) perceberemos que faz sentido.
    Estamos presos nas mazelas da vida, naqueles casos em que o funcionário fica chorando em sala em sala, não consegue trabalhar por chorar o dia inteiro... um lado. Outro caso é a aproximação que uma confidência pode causar em um grupo, a preocupação... um despertar de uma sensibilidade. Sei lá, mas talvez seja essa linha de raciocínio da CESPE. Mesmo porque a questão diz: "PODE". Há casos que pode fazer bem, outros não.

    "Deus te vê, não é indiferente a tua dor. Deus te entende, quer te envolver de amor. Ele quer te fazer feliz, tem muitos planos e sonhos pra ti. Basta confiar, saber esperar e Ele agirá!"
  • Quanta baboseira. Trabalho eh trabalho. Nao tem essa de confissoes de adolescente nao! Na teoria eh facil....

  • É muito mais fácil criar vínculos c as pessoas c q conversamos sobre assuntos mais pessoais; o que nem sempre gera resultados bons, mas pode. Como a questão afirmou q a conduta do cara 'pode ter resultados positivos para o trabalho', ela fica certa.

  • Jorge ta carente...

  • Esse Jorge é um fanfarrão...

  • falar de suas intimidades nunca pode ter como consequência algo positivo.... forçação de barra!

  • A questão está correta por que é relações humanas(relações interpessoais) pode ter resultados positivos pelo fato de ocorrer interação e empatia de forma que ao se colocar no lugar do outro não significa concordar com determinada situação e sim se colocar em seu campo lógico tentar entender o que o outro está passando.Nas organizações seu capital principal é humano formado de pessoas com sentimentos ,problemas pessoais e no ambiente de trabalho e não de máquinas que só trabalham.Por isso pode ter resultados positivos e  por outro lado negativos podendo também gerar fofocas por colegas oportunistas com problemas pessoais alheios.

    Fonte: Resumo Material - Unopar do curso gestão em RH;Professores Che e Tháis Vieira - Alfacon;Kátia Lima,Ana Maria e Andrea Ribas - Estúdio Aulas;


  • O termo "pode ter" deixa a questão verdadeira, visto que o examinador não afirma que isso levará necessariamente a uma melhora no trabalho.

  • Vai fazer prova de recursos humanos? não use o CESPE de parâmetro pra nenhuma outra banca. Cuidado...

  • GERA FOFOCA. KKKKKKKKKK

  • Nas relações interpessoais no trabalho, Jorge busca compartilhar com seus colegas suas preocupações e ansiedades particulares. Essa conduta de Jorge favorece o surgimento de um clima de integração que pode ter resultados positivos para o trabalho.

    Ele está interagindo com os colegas de trabalho, compartilhando informações e recebendo-as.

  • ATA agora falar da vida pessoal no trabalho agrega muito no serviço beleza então sevidor público tem q fofocar no trabalho e ficar batendo papo sobre a vida pessoal kkk só falta falar q tem q botar uma tv pra eles assistirem novela e debaterem sobre a cultura pq assistir novela vai agregar muito tbm na administração pública.

  • Não sei o por que dessa questão ter sido considerada correta, visto que a relação pessoal quando exposta causa problemas no trabalho.

  • Ela está certa, pois sugere que PODE ter resultados positivos para o trabalho. Para a interação e relação interpessoal sim, mas não necessariamente terá resultados no trabalho.

    Bom estudo a todos!

  • Essa banca deveria ser exterminada da terra ....

    explodir ..odeioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • Se fosse presidente do Brasil ja tinha mandado exterminar essa banca kkkkk que prejudica a vida dos concurseiros que estudam tanto...

  • Banca totalmente parcial. Se algo "PODE", não é uma certeza, logo também "NÃO PODE" . O que deixa margem para o gabarito certo ou errado. Um lixo de questão!!!

  • CERTO

  • Questão muito genérica , Se a pessoa quer falar de ansiedade e preocupação tem que procurar um profissional da psicologia pois muitas vezes uma terapia pode ajudar que é bem simples e falar sobre isso no trabalho não sei em que poderia agregar a não ser de forma negativa,existe outro tipo de assunto pra conversar e intensificar as relações interpessoais no trabalho;

    Eu particularmente não iria ficar falando sobre o que me causa ansiedade e medo , eu iria procurar um psicologo, falar sobre isso com colegas de trabalho seria muito aleatorio e não agregaria em nada e todo mundo sabe que na realidade nem todo "colega de trabalho" iria ter paciência pra isso

  • Atenção para a palavra PODE.

  • Gabarito Certo

    Jorge tem dificuldades em lidar com o cotidiano e cada vez mais pessoas sentem isso, prova disso é o aumento de depressão.

    ou quem fez a questão quer justificar a pausa na sala do café


ID
13288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

A crença de Jorge de que evitar o estresse no trabalho garante a obtenção de boas relações humanas no ambiente profissional está correta.

Alternativas
Comentários
  • Que ambiente de trabalho ficará melhor com os funcionários estressados?
    Para mim está questão está certa.
  • eu acho que o erro tá em "garante".
    Peguinha bobo, mas que eu também caí.
  • De acordo com o texto, Jorge é um servidor muito atarefado, o que leva a crê que o estresse no trabalho é quase inevitável. Por outro lado o texto diz que Jorge é um dos mais responsáveis servidores, o que dá a entender que ele consegue assimilar muito bem as tarefas a ele atribuídas.

    Apenas a crença de Jorge não é o suficiente para que as relações humanas sejam satisfatórias. É necessário que todos os membros da equipe de Jorge tenham um bom relacionamento interpessoal.
  • 1º leia o texto. eu não tinha lido pois estava oculto. E em segundo lugar, se Jorge estiver estressado com certeza ele irá exteriorizar esse seu eado tornando o clima organizacional da empresa ruim.
  • De fato, somente o nível de estresse, alto ou baixo, não é garantia suficiente para que o clima organizacional seja considerado satisfatório. Há outros fatores que também influenciam no ambiente e nas relações humanas nas organizações, como: motivação, comunicação, valorização da participação da equipe, remuneração, relações com chefia, etc.
  • acho que é isso msm, o GARANTE mata a questão
  • Mas que pegadinha. A questao deve estar errado por causa da palavra garante.
  • ei pessoal, esta questão tá errada pelo seguinte motivo"nas relações humanas nada é absoluto'.então GARANTIR dá a entender coisa concreta.
  • O que a questão quer dizer com o evitar estresse é "evitar conflitos", e no estudo de gestão de pessoas, a pessoa que evita conflitos deixa de contribuir para o progresso das relação humanas no ambiente profissional. Pode haver um problema que gera um conflito e para resolve-lo, é necessário o conflito, ou seja, o estresse. "Evitar o estresse" é deixar de resolver um problema, pois sabemos que alguns problemas no trabalho geram conflitos.
  • Creio que a garantia de boas relações no ambiente de trabalho é uma série de fatores. Por exemplo, postura flexível, saber ouvir os companheiros e dar bons conselhos, atitudes proativas, empatia, etc.
  • não se deve evitar o stresse no trabalho e sim resolver os problemas quando eles aparecerem. A tendência à evitação prolata o problema fazendo surgir outros problemas. Sempre haveram problemas em relações interpessoais e evitar não é a solução. Por isso a questão está errada.
  • Levando em consideração que o evitar estresse esteja relacionado com evitar conflito.
    ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS: O Estilo de Evitação reflete uma postura nem assertiva e nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. É usado quando o problema é trivial, ou quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações ou um desacordo pode ser oneroso ou perigoso.
    Dessa forma, o conflito deve ser enfrentado e resolvido e não evitado.
    Passos para Resolução de Conflitos
    1. Identificar o problema (diagnose do conflito);
    2. Resolvê-lo (discussão aberta);
    3.Minimizar diferenças entre as partes conflitantes; e
    4. Enfatizar os interesses comuns.
  • Parte da crença de Jorge está correta. Entretanto, não é o suficiente para "GARANTIR" a boa relação humana no ambiente de trabalho, haja vista que outras situações que poderão interferir na "saúde" do ambiente do trabalh.

    "Deus te vê, não é indiferente a tua dor. Deus te entende, quer te envolver de amor. Ele quer te fazer feliz, tem muitos planos e sonhos pra ti. Basta confiar, saber esperar e Ele agirá!"
  • Evitar estresse evita diálogo, mesmo sabendo que não existe regra absoluta quando o assunto é relações humanas, é notável que agindo dessa forma Jorge não garante essa tal obtenção de boas relações.

  • relacoes extressantes, podem ser proveitosas pela organizacao so devendo ser combatidas em situacoes extramas...wlw

  • O erro está na palavra "garante".

  • Colegas, ao contrário do que foi comentado, a questão está errada pois o Estresse, por si só, não é ruim. Na psicologia, o estresse é dividido em dois:

    Eustress é o bom estresse, aquele que te motiva a começar ou continuar trabalhando.  Esse é o estress que pode ser identificado como o “stress do bem” e algumas pessoas podem apreciá-lo. Todo mundo precisa de um pouco de estresse em sua vida, a fim de continuar a ser feliz, motivado, desafiado e produtivo. É quando esse estresse não é mais tolerável e/ou gerenciável que vem em socorro.

    Distress, ou a angústia, é quando o bom estresse torna-se difícil de suportar ou lidar com isso. A tensão aumenta, não há mais nenhuma diversão em desafios e parece haver uma angústia.
    Este é o tipo de estress que a maioria das pessoas está familiarizada; o que leva à tomada  a tomada de decisões ruins. Sintomas fisiológicos de angústia incluem aumento da pressão arterial, respiração rápida e tensão generalizada. Os sintomas comportamentais incluem comer em excesso, perda de apetite, beber, fumar e mecanismos de enfrentamento negativo.

    FT:http://www.itio.com.br/blog/eustress-distress-conheca-a-diferenca/

  • NADA NESSA VIDA É GARANTIDO.

  • A crença de Jorge de que evitar o estresse no trabalho garante a obtenção de boas relações humanas no ambiente profissional está correta.

    Crença não é atitude, mas acreditar em algo; não ou executá-lo de fato.

  • Típico de questão sem conteúdo , vai fazer pegadinha cm outro caraí

  • Eu odeio essa banca de todo o coração kk..sério querem fazer graça....NUNCA concordei com essA maneira de eles conduzirem uma prova , negÓcio de uma questao errada anula uma certa,,agora bem aíii... acho patético essa forma de avaliar ...REVOLTS AQUI KKKK... E ainda colocar essa questão bem aqui como errada ridículo .. A pessoa que passa numa prova dO cespe TA COM a alma salva kkk..

  • ERRADO

  • Achei a questão muito vaga .... pois um grupo com stress, não toma decisões certas

  • O fato de manter harmonia no trabalho não significa que está tudo certo . Portanto , errado !


ID
13291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

Considere que o supervisor de Jorge é uma pessoa que procura compreender seus colaboradores, distribuir as tarefas de modo igualitário, reconhecer e recompensar o bom desempenho e dar prazos suficientes para a realização dos trabalhos. Nessa situação é correto afirmar que o supervisor de Jorge sabe exercer bem a sua liderança junto ao grupo.

Alternativas
Comentários
  • esta questão tá clara,pois   nos estudos de relações humanas afirma q o superuior deve de modo cabível a cada situação ter introisamento com seus subordinados.de modo à garantir confiança.
  • Sim, mas o item não faz qualquer referência aos liderados. Para afirmarmos que JORGE exerce bem a liderança precisamos olhar para os dois lados da relação. Até porque, ele acha que aje assim, mas os seus funcionários podem ter uma visão completamente disstinta...
  • Não está totalmente correta, pois faltou citar a finalidade que a liderança tem em exercer influencia para um objetivo 

  • Considere que o supervisor de Jorge é uma pessoa que procura compreender seus colaboradores, distribuir as tarefas de modo igualitário, reconhecer e recompensar o bom desempenho e dar prazos suficientes para a realização dos trabalhos. Nessa situação é correto afirmar que o supervisor de Jorge sabe exercer bem a sua liderança junto ao grupo.

    Nessa questão, não fica em dúvida o fato dele ser bom supervisor, pois descrimina tudo que ele exerce em relação aos subordinados.

  • CERTO

  • Nesse caso, ele exerce bem a sua liderança, pois está explícito no texto que ele foca no homem como um ser social.

    Cada indivíduo tem suas diferenças e necessidades.

    O supervisor distribui as tarefas igualmente, reconhece e recompensa o bom desempenho, isto é, motivação! Também dá prazos suficientes para a realização dos trabalhos, ou seja, a satisfação dos colaboradores, sem pressão.

    O supervisor foca na satisfação de todos.

    Tudo isso é a liderança junto ao grupo, liderança flexível, focada, porém, branda e com regras informais.

    Teoria das Relações Humanas

    Excelente questão!!!


ID
14524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

As relações humanas geralmente constituem instrumento de forte impacto na realização profissional e pessoal dos indivíduos. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

De modo geral, as pessoas têm objetivos e interesses diferentes, fato que gera conflitos, muitas vezes, inevitáveis nas relações humanas.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da existência milenar do direito nas sociedades humanas e de sua estreita relação com a civilização(costuma-se dizer que "onde está a sociedade, ali está o direito"), há um grande debate entre os filósofos do direito acerca do seu conceito e de sua natureza.
    Mas, qualquer que sejam estes últimos, o direito é essencial à vida em sociedade, ao definir direitos e obrigações entre as pessoas e ao resolver os conflitos de interesse.

    Bons estudos
  • O conflito de interesses ocorre quando há divergência de ideias. É natural que existam diferenças entre os indivíduos, inerentes à vida em sociedade e aos diferentes valores e modos de perceber o mundo. Apesar de possuir uma conotação negativa, a psicologia não entende os conflitos como algo danoso ou patológico. O ideal é observar o ambiente e prevenir os conflitos, ou buscar uma solução em seu estágio inicial.

  • CORRETO!

    o conflito em muitas organizações é ESTIMULADO, para que o seu capital "intelectual" não fique engessado e possa criar novas idéias e soluções para problemas/situações enfrentadas por elas (Organizações).
  • De modo geral, as pessoas têm objetivos e interesses diferentes, fato que gera conflitos, muitas vezes, inevitáveis nas relações humanas.

    É aquela velha expressão: Meus direitos terminam onde começam os seus.

    Por causa disso, ocorrem conflitos e muitas vezes tem que ser resolvidos na justiça. Então, sim! Somos diferentes em objetivos e interesses.

  • CERTO

  • " de modo geral " mano eu odeio essas expressões


ID
14527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

As relações humanas geralmente constituem instrumento de forte impacto na realização profissional e pessoal dos indivíduos. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Toda pessoa com história de relacionamentos bem-sucedidos possui talento interpessoal e tende a ser mais flexível no contexto social.

Alternativas
Comentários
  • A pegadinha da questão é o "toda pessoa". Em relações humanas não existem regras absolutas.
  • Concordo com vc!O que vale mesmo nessas questões de Relações Humanas é a INTERPRETAÇÃO!
  • Toda pessoa com história de relacionamentos bem-sucedidos possui talento interpessoal e tende a ser mais flexível no contexto social.

    nem toda pessoa com bom relacionamento possui talaneto interpessoal

    Famosa Pegadinha casca de Banana

  • Essa passou na TV.." Casos de Familia"...

  • O que vale mesmo nessas questões são os termos... todo, qualquer, garante, jamais, nunca, sempre. Excludentes ou de abrangência ilimitada... Interpretação passa longe!

  • Questões como essas são de interpretação.....

    então fica difícil saber o que acha a Banca quanto a este assunto.

  • Toda pessoa com história de relacionamentos bem-sucedidos possui talento interpessoal e tende a ser mais flexível no contexto social.

    Não se pode afirmar que todos tem talento interpessoal e tende a ser mais flexível.

  • ERRADO

  • ERRADO

  • ERRADO

  • Alí está bem claro! é o Relacionamento da Gema e o Ovo no Bolo! Fácil de mais.


ID
14530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

As relações humanas geralmente constituem instrumento de forte impacto na realização profissional e pessoal dos indivíduos. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

O impacto da inteligência emocional é maior nas relações humanas profissionais que nas relações pessoais.

Alternativas
Comentários
  • Inteligência emocional é a capacidade de conhecer e lidar bem consigo mesmo ede conhecer e lidar bem com os outros, seja nos relacionamentos familiares, sociais ou profissionais.Ao contrario do que é dito na questão, o impacto da inteligência emocional é maior nas relações pessoais.
  • Na verdade, o erro da questão está em dizer que o impacto das relações humanas profissionais É MAIOR que nas relações pessoais. Não é maior nem menor, pois em ambas situações é importante saber lidar com outras pessoas de forma adequada as necessidades de cada exigência da situação
    (inteligência emocioinal - é a capacidade de lidar eficazmente com relações interpessoais e intrapessoais)
  • Deixando o conhecimento científico de lado,

    acredito que é mais fácil mascarar-se num ambiente profissional do que no nosso cotidiano com as pessoas que nos relacionamos mais abertamente........
  • Achei isso tão subjetivo que não soube nem chutar.... 

  • Uma vez que as relações humanas são inter e intrapessoais, não há que se diferenciar as que ocorrem em um lugar ou em outro (no trabalho, em casa, na escola, na praça com os amigos, etc), sendo este fator irrelevante. As relações são as mesmas, só que entre pessoas diferentes.

  • "As relações humanas geralmente constituem instrumento de forte impacto na realização profissional e pessoal dos indivíduos". Eu acho que o texto da questão deu a resposta: os dois têm impacto semelhante.

  • Acredito que a inteligencia emocional e praticada com maior enfase no ambiente de trabalho,por haver muitas competicao e ausencia de companherismo.
  • Cada um diz uma coisa, ninguem poe a fonte e continjo sem saber o erro da questao.

  • Errado

    Depende: pode ser maior, menor ou igual. Depende das pessoas, das relações envolvidas, do tipo de trabalho.

    Erro é maior.

  • o erro; a questão afirma algo dificil de medir. se e maior ou menor vai depender das pessoas envolvidas.
  • As relações humanas geralmente constituem instrumento de forte impacto na realização profissional e pessoal dos indivíduos.

    Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

    O impacto da inteligência emocional é maior nas relações humanas profissionais que nas relações pessoais.

    Resposta: Observe que no início da questão, ele já informa que as relações constituem forte impacto em ambos: Profissional e pessoal.

  • ERRADO

  • ERRADO

  • É preiso se dar bem consigo msm (intrapessoal) para poder se dar bem com os outros (interpessoal), inclusive nas relações do trabalho.


ID
5153848
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

A base para desenvolver uma boa relação com amigos, familiares, passageiros dos ônibus ou colegas de trabalho é respeitar cada um e entender que, embora iguais:

Alternativas
Comentários
  • D

    cada um se comporte de uma forma distinta, trazendo consigo diferentes necessidades.

  • Gabarito: D.

    • Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas o respeito e o bom relacionamento é essencial. Uma relação profissional precisa ser harmônica para garantir não só a saúde mental dos envolvidos, mas principalmente para garantir que o desempenho seja bom e o trabalho em equipe seja realizado de forma eficiente.
    • Cada pessoa é diferente e devemos respeitá-las.
    • Significa que devemos dar nosso melhor e manter uma boa relação com os colegas, independente de opiniões, gostos e se concordamos ou não com o estilo de vida que cada um leva.

    Fonte: André Bona.


ID
5153872
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Uma pessoa solidária, ou que pratica a solidariedade, é aquela que, por definição da língua portuguesa, tem interesses e responsabilidades mútuas. Ou seja, se você é solidário, existe mais o “nós” que o do “eu” em seu modo de agir. É o coletivo ao invés do individual. É pensar no bem geral.
É verdade que não são em todos os aspectos de nossas vidas que conseguimos cumprir isso. Ser solidário dá trabalho e deve começar com um pequeno passo, um simples gesto. Nós sabemos de um aspecto da vida comum no qual a solidariedade pode muito bem estar presente sem gerar grandes mudanças: o trânsito!
A solidariedade no trânsito não é só benéfica como essencial para o bem comum. Dar passagem a um motorista que errou o caminho e quis voltar não vai te fazer mal, vai? E quando o sinal está verde e um pedestre faz menção de atravessar a rua? Deixe-o passar. Você verá que depois se sentirá muito melhor somente por ter sido gentil.

Sobre o texto acima, pode-se fazer as seguintes afirmações, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : E

  • EXCETO; RESPOSTA: E

    Não deixem a emoção confundir vocês. Comece lendo sempre o enunciado e depois o texto. A dica é sempre para unir a interpretação ao conteúdo estudado.

    Boa sorte e foco!