SóProvas



Questões de Apache


ID
17875
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque a opção em que todas as ações aumentam o desempenho de um servidor HTTP Apache 2.x.

Alternativas
Comentários
  • "A - A compressão HTTP é um recurso que pode ser utilizado pelo apache e que realmente pode garantir performance. Ela consiste em o servidor compactar os dados que serão sendo enviados ao cliente e o navegador fica responsável pela descompactação( normalmente usando a compactação gzip ). Mesmo que isso gere um overhead no lado do cliente( que atualmente é quase desprezível devido ao poder de processamento dos computadores pessoais ), esse recurso consegue dimunuir o tráfego na rede otimizando assim o tempo de resposta total do servidor. O problema nesta alternativa está na segunda afirmação que diz para substituir paginas estáticas por componentes CGI( Common Gateway Interface ). Componentes CGI são scripts ou programas( isso mesmo, podem ser programas! ) que ficam em algum diretorio no servidor( normalmente no /cgi-bin) e que proveêm alguma funcionalidade disponibilizada na web pelo servidor( geração de conteúdo dinâmico ). Assim, esses componentes geram um overhead do lado do servidor para executar suas tarefas. Dessa forma, não faz nenhum sentido substituir páginas estáticas( textos, imagens, etc… ) que seriam diretamente transmitidas para o cliente por componentes CGI que gerariam um processamento desnecessario no servidor.

    B - o HostNameLookups é um mecanismo de verificação do cliente através da resolução do nome em IP em um serviço de DNS e do reverso( como uma confirmação no cliente ). É uma ferramenta que auxilia em ataques de IP Spoofing e sua desativação pode ser considerada como uma pequena brecha de segurança. Mas como o caso aqui é performance, com certeza o HostNameLookups gerará um overhead no Apache. O servidor BIND( Berkeley Internet Name Domain ) é uma implementação de um serviço de DNS que contem uma aplicação servidora, uma biblioteca de resolução de nomes e um pacote de ferramentas relacionadas ao serviço."
    Junho 3, 2008 - Escrito por computacaoeconcursos | Arquitetura de Sistemas de Computação, Questões de Provas, Redes de Computadores
  • "Pode-se pensar em uma pequena otimização no momento em que o Apache iniciar o processo de HostNameLookups quando adicionamos o BIND na mesma sub-rede. Mas de qualquer forma estariamos melhorando a performance do HostNameLookups e não do apache como um todo( ainda teria overhead gerado ).C - Bem caro internauta, chegamos na alternativa mais polêmica da questão. É de conhecimento de todos que o protocolo da camada de transporte UDP consegue obter um melhor desempenho que o TCP. Caso pesquisemos no manual do Apache encontraremos em ( 4 ) a documentação a respeito do processo de keepalives e uma informação naquela página que afirma que com este recurso o Apache consegue obter um desempenho até 50% melhor. Explicando: quando um cliente faz uma requisição de uma pagina(supondo conter 4 arquivos: index.html, help.html, logo.jpg e styles.css) ao Apache, serão abertos 4 canais de comunicação(consecutivos, não simultâneos) para o envio de cada um dos arquivos. Somente para estabelecer o canal de comunicação cliente-servidor já existe a necessidade da troca dos pacotes SYN+SYN/ACK+ACK. Somente nesse processo podemos notar que teríamos uma repetição desnecessária desse estabelecimento de conexão. O keepAlives é o recurso que faz com que a primeira conexão seja mantida e todos os 4 arquivos da nossa pagina sejam encaminhados em sequência para o cliente. Essa persistência da conexão é conseguida através de um parâmetro do keepalives conhecido como simplesmente timeout. Assim a conexão é mantida com o cliente até que o timeout se esgote(configurado por padrão para 15 segundos). Com isso realmente é possível de conseguir otimizar a conexão.ENTAO A ALTERNATIVA ESTÁ CERTA? Bem, não completamente. o KeepAlives possui uma desvantagem considerável. Justamente o seu recurso de timeout. O Apache suporta um número limitado de conexões keepalives simultâneas(consideremos por exemplo 100) configurado no parametro KeepAliveMaxRequests." Junho 3, 2008 - Escrito por computacaoeconcursos
  • "Em site com grande numero de acessos simultâneos(consideremos 500) os 100 primeiros clientes que se conectarem acessarão o servidor. Os outros 400 teriam que esperar 15 segundos pra entrar na briga pela próxima conexão. Pode-se então discutir a eficiência do KeepAlives em casos específicos, mas fica apelativo garantir que este recurso proporciona um melhor desempenho sempre.
    Uma segunda explicação bem mais simples também pode ser dada para eliminar esta alternativa. o KeepAlives é um recurso que provê a persistência da conexão por um limite de tempo. O protocolo UDP é um protocolo não-orientado a conexão. No próprio manual do apache ( 4 ) temos que o conceito de KeepAlives é de “… long-lived HTTP sessions which allow multiple requests to be send over the same TCP connection…”, ou seja, ele trabalha em cima do TCP e não do UDP! Algumas referências e trabalhos na internet ainda tratam a implementação de KeepAlives sobre o UDP, mas como estamos nos referindo ao Apache, Alternativa Incorreta!

    D - As diretivas Allow From e Deny From afetam quais hosts terão acesso a uma área específica do servidor. Configurá-las com os nomes dos hosts acarreta em uma requisição dupla de DNS Lookup( independente do parâmetro HostNameLookups estar ativo ou não) a ser efetuada pelo Apache cada vez que um cliente tenta acessar aquela área do site. Substituir os nomes dos hosts que tem/não tem acesso à aquela área por seus IPs ou por uma faixa de IPs acaba com o processo de Lookup, otimizando assim o desempenho do servidor.

    E - Totalmente errada esta alternativa. Analisemos. Os arquivos de configuração .htaccess são uma forma poderosa de extender os parâmetros de configuração do seu servidor sem ter que mexer nos arquivos de configuração principais. Através deles é possivel que cada diretório que o contenha possua suas próprias configurações."
  • "Mas deixar que o Apache analise cada diretório individualmente geraria um overhead monstruoso ao invés de manter as informações em um arquivo principal.

    Portanto(após tamanha explicação e ainda assim muuuito superficial ;) ) vemos que a alternativa correta é a letra D. Como foi comentado no início da questão, não é preciso se apavorar com os termos desconhecidos(caso estes fossem pois já não são mais, correto? ) pois com um pouco de análise na alternativa correta pode-se perceber que o procedimento indicado iria acabar com a necessidade de uma consulta a um servidor de DNS durante o processo de resposta do Apache.

    Links Interessantes

    1) http://www.isc.org/index.pl?/sw/bind/index.php
    2) http://www.serverwatch.com/tutorials/article.php/3436911
    3) http://httpd.apache.org/docs/1.3/mod/mod_access.html
    4) http://httpd.apache.org/docs/1.3/keepalive.html

    Bons Estudos!"

    Junho 3, 2008 - Escrito por computacaoeconcursos | Arquitetura de Sistemas de Computação, Questões de Provas, Redes de Computadores
  • "...todas as ações aumentam o desempenho de um servidor HTTP Apache 2.x...". Todas as alternativas tem DUAS ações para aumento de desempenho. Vou comentar apenas as erradas.

    A - transformar as páginas estáticas em componentes CGI, não aumenta desempenho.
    B - Habilitar o parâmetro hostnamelookups no Apache, não aumenta desempenho.
    C - tornar obrigatório o envio de keepalives não aumenta desempenho.
    E - Configurar arquivos do tipo .htaccess sempre que um novo diretório for criado.não tem nada a ver com desempenho.
    Correta - D

ID
28435
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um exemplo de servidor HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Bind: Servidor DNSPostfix: Servidor de emailQmail: Servidor de emailIrcd: Daemon de Internet Relay Chat

ID
110725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Após realizar a instalação do Apache em uma máquina com UNIX, um usuário resolveu testar o servidor Web. O trecho abaixo apresenta o resultado obtido na tela do usuário após executar um comando do UNIX.

Trying 127.0.0.1..
Connected to 127.0.0.1. 4: Escape character is '^]´.
GET / HTTP/1.0
HTTP/1.1 200 OK
Date: Mon, 26 oct 2009 07:30:33 GMT
Server: Apache/2.0.18 (Unix)

Com base no que foi exposto, qual dos comandos padrões do UNIX foi utilizado pelo usuário?

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa: D) Telnet

    httpd
    -  Utilizado para iniciar o serviço do Apache (httpd daemon).

    top - O principal papel do comando top é exibir os processos que estejam sendo executados em um sistema Linux. Ele fornece uma visão dinâmica destes processos, atualizando a lista a cada 3 segundos, por padrão.

    grep - Aplicativo para linha de comando de sistemas Unix/Linux que faz buscas no conteúdo dos arquivos (ou input) procurando linhas que respeitem a expressão regular mencionada.

    telnet -  Para acessar remotamente um computador via protocolo telnet (porta TCP 23), basta digitar telnet nomedamáquina ou telnet IP. Por exemplo: telnet 192.168.0.10.

    finger  - Exibe informações sobre usuários.

    O comando telnet geralmente é utilizado por administradores para testar se um determinado serviço (daemon) está respondendo corretamente. O IP 127.0.0.1 é de controle, de retorno ou "loopback", referente ao host local. No caso em questão, o resultado foi obtido pela execução do comando telnet 127.0.0.1 80, considerando 80 como a porta default do serviço httpd (Apache).

ID
110779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um analista responsável pela segurança dos servidores com Apache da sua empresa fez as afirmativas a seguir.
I - As informações do cabeçalho Server: deveriam ser reduzidas ao máximo, pois quanto menos informação for fornecida a um potencial invasor, resguardando as versões específicas do servidor ou dos módulos do Apache que estiver sendo utilizado, menores serão os riscos.
II - O módulo mod_access deve ser utilizado, pois ele permite restringir o acesso aos recursos do servidor baseado nos parâmetros da solicitação do cliente, como a presença de um cabeçalho específico ou o endereço IP ou o hostname do cliente.
III - Para aumentar segurança do sistema, é aconselhável, em ambientes UNIX, utilizar o arquivo /etc/passwd para realizar a autenticação dos usuários no servidor Web ao invés de se realizar esta autenticação através de informações armazenadas em um banco de dados separado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I - As informações do cabeçalho Server: deveriam ser reduzidas ao máximo, pois quanto menos informação for fornecida a um potencial invasor, resguardando as versões específicas do servidor ou dos módulos do Apache que estiver sendo utilizado, menores serão os riscos.

    II - O módulo mod_access deve ser utilizado, pois ele permite restringir o acesso aos recursos do servidor baseado nos parâmetros da solicitação do cliente, como a presença de um cabeçalho específico ou o endereço IP ou o hostname do cliente.


    III - Para aumentar segurança do sistema, é aconselhável, em ambientes UNIX, utilizar o arquivo /etc/passwd para realizar a autenticação dos usuários no servidor Web ao invés de se realizar esta autenticação através de informações armazenadas em um banco de dados separado.

ID
144859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.

O administrador de um servidor http Apache pode estender o servidor para suporte a criptografia forte usando os protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security ) por meio do módulo denominado mod_ssl, o qual realiza interface com a biblioteca OpenSSL.

Alternativas
Comentários
  • mod_ssl

    O pacote mod_ssl inclui o módulo mod_ssl, que provém criptografia forte para o Servidor HTTP Apache através dos protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security).


ID
145327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens seguintes.

No Linux, a diretiva CookieLog presente no arquivo de configuração do servidor Apache ativa o log de cookies.

Alternativas
Comentários
  • A diretiva CookieLog especifica o arquivo que será usado para registrar os cookies.
    Caso o caminho do arquivo não for especificado nas diretivas, será assumido DocumentRoot comodiretório padrão.
    Caso esteja usando o pipe, o dono do processo será o mesmo que iniciou o servidor WEB Apache. Tenha certeza do funcionamento do programa para não comprometer o seu sistema, e cuide para que ele nãopossa ser modificado indevidamente por outros usuários.
  • Gabarito Errado

    CookieLog

    Especifica o arquivo que será usado para registrar os cookies OBS1: Caso o caminho do arquivo não for especificado nas diretivas, será assumido DocumentRoot como diretório padrão. OBS2: Caso esteja usando o pipe, o dono do processo será o mesmo que iniciou o servidor WEB Apache. Tenha certeza do funcionamento do programa para não comprometer o seu sistema, e cuide para que ele não possa ser modificado indevidamente por outros usuários. Exemplo: CookieLog /var/log/apache/cookies.log

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
152497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com respeito ao sistema operacional Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
153502
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Apache é um servidor Web extremamente configurável, robusto e de alta performance desenvolvido com o objetivo de criar um servidor web com características para alto desempenho e com código fonte disponível gratuitamente via Internet. Por padrão, no ambiente Linux seus arquivos de configuração residem no diretório / etc / apache. O Apache disponibiliza uma gama de utilitários, um deles que funciona como um Shell script que faz interface com o Apache de forma mais amigável e outro utilizado para criar / e gerenciar senhas criptografadas Crypto/MD5. Esses utilitários, são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    Utilitários:

    • apache - Servidor Web Principal

    • apachectl - Shell script que faz interface com o apache de forma mais amigável

    • apacheconfig - Script em Perl para configuração interativa básica do Apache

    • htpasswd - Cria/Gerencia senhas criptografadas Crypto/MD5

    • htdigest - Cria/Gerencia senhas criptografadas Crypto/MD5

    • dbmmanage - Cria/Gerencia senhas em formato DBM (Perl)

    • logresolve - Faz um DNS reverso dos arquivos de log do Apache para obter o endereço de hosts com base nos endereços IP's.

    • ab - Apache Benchmarcking - Ferramenta de medida de desempenho do servidor Web Apache.

     

  • Fonte bacana sobre o assunto: http://www.guiafoca.org/cgs/guia/avancado/ch-s-apache.html


ID
171289
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Por padrão, no ambiente Linux, os arquivos de configuração do Apache residem no diretório:

Alternativas
Comentários
  • Por padrão o Linux coloca arquivos de configuração em /etc
    /root é o home do usuário root

    As outras pastas não são padrão das instalações Linux
  • /etc – Nodiretório /etc estão os arquivos de configuração do sistema da máquina local. Nesse diretório vamos encontrar uma miscelânea de dados de configuração, tais como: scripts de inicialização do sistema em seus vários níveis, tabela do filesystem, configuração da inicialização do sistema para cada nível, configuração default para todos os logins, e um número considerável de arquivos para configuração de rede e outros aspectos do sistema, incluindo a parte gráfica.

    fonte: Comentário de Diego e Carol da questão 57373
  • Fonte bacana sobre o assunto: 

    http://www.guiafoca.org/cgs/guia/avancado/ch-s-apache.html

  • Diretório /etc contém arquivos de configuração do sistema e programas.


ID
172171
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Apache Server é um software livre disponível para uso em diversos sistemas operacionais.
A exigência de hardware do Apache depende de sua aplicação, mas um Pentium com 64 MB de memória RAM é capaz de executá-lo tranquilamente em um ambiente corporativo pequeno. No entanto, quando se trata de um site na Internet, é interessante ter máquinas tão poderosas quanto o que exige o nível de acesso.

A seguir são apresentados recursos que caracterizam o Apache Server, à exceção de um.
Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Características do Apache

    Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell Script, ASP, etc.

    Suporte a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor.

    Autenticação requerendo um nome de usuário e senha válidos para acesso a alguma página/sub-diretório/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5).

    Negociação de conteúdo, permitindo a exibição da página Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador.

    Suporte a tipos mime.

    Personalização de logs.

    Mensagens de erro.

    Suporte a virtual hosting (é possível servir 2 ou mais páginas com endereços/ portas diferentes através do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereço).

    Suporte a IP virtual hosting.

    Suporte a name virtual hosting.

    Suporte a servidor Proxy ftp e http, com limite de acesso, caching (todas flexivelmente configuráveis).

    Suporte a proxy e redirecionamentos baseados em URLs para endereços Internos.

    Suporte a criptografia via SSL,Certificados digitais Módulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recompilação do programa.

  • O erro da alternativa A está em afirmar suporte a scripts CGI em Pascal, Delphi, Java e ASP. Não há suporte nativo a estas linguagens. Para ter suporte a Java deve-se utilizar o Tomcat App Server, e no caso do ASP existem alguns projetos em desenvolvimento para prover este suporte.

    Fonte: http://wiki.apache.org/httpd/FAQ#Can_I_use_Active_Server_Pages_.28ASP.29_with_Apache.3F

    As demais alternativas estão corretas.
  • ASP não é CGI. Todas as outras podem funcionar como CGI (inclusive PHP).
  • Fonte bacana sobre o assunto: http://www.guiafoca.org/cgs/guia/avancado/ch-s-apache.html

  • O que ASP (.NET  da Microsoft) tem haver com APACHE?

    Letra A

  • ASP nem linguagem é.


ID
172939
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para aumentar o nível de segurança no Apache, com o objetivo de mascarar a identidade do servidor e fazer filtragem e validação de URL, deve-se adotar o seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  • O mod_security é um módulo excelente de Apache escrito por Ivan Ristic, o autor de Apache Security de O'Reilly.

    Esta é uma lista de coisas que você pode fazer com mod_security:
    •Filtragem simples
    •Filtragem baseada em expressões regulares
    •Validação de codificação da URL
    •Validação de codificação Unicode
    •Auditing
    •Prevenção do ataque NULL Byte
    •Limitar a memória de subida
    •Mascarar a identidade do servidor

     


ID
186748
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ferramenta que permite ao administrador verificar o status do servidor, listar as aplicações web instaladas, instalar, desinstalar, iniciar, parar e recarregar cada uma das aplicações web implantadas no Tomcat é

Alternativas
Comentários
  • a) Para iniciar e parar o Tomcat (5 em diante) como serviço, o recomendado é usar o Tomcat Monitor, que consiste na ferramenta Apache Service Manager fornecida com o Tomcat.

    b) O correto seria Tomcat Manager, citado na opção c)

    c) O Tomcat inclui um contexto chamado Tomcat Manager, que provê uma interface web amigável para gerenciar as aplicações (contextos) — listar, parar, iniciar, recarregar, instalar (deploy), remover (undeploy) — e ver informações e estado do servidor e de suas conexões/threads.

    d) Seria o título do ítem de menu que abre o Tomcat Monitor, obitido pela sequência: Iniciar > Programas > Apache Tomcat > Monitor Tomcat

    e) misturou os dois componentes do tomcat que tratam de coisas diferentes: Tomcat Monitor e Tomcat Manager

     

    [1] http://www.mhavila.com.br/topicos/java/tomcat.html#t

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela banca.

    Bons estudos!

ID
186802
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O termo Virtual Host refere-se à prática de executar mais de um website em uma única máquina. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere a Virtual Hosts nas versões do Apache posteriores a 1.1.

Alternativas
Comentários
  • Virtual Hosting:


    Virtual Hosts baseados em IP:

    Requer um endereço IP diferente para cada site.  Este poderá ser um IP real (da interface de rede) ou um apelido, o que interessa é que deve haver um endereço IP diferente para cada site.  O número de sites servidos estará limitado a quantidade de endereços IP disponíveis em sua classe de rede.  O apache foi um dos primeiros servidores a incluir suporte a virtual hosts baseados em IP.


    Virtual Hosts baseados em Nome:

    Este utiliza nomes para identificar os sites servidos e requerem somente um endereço IP.  Desta maneira é possível servir um número ilimitado de sites virtuais.  


ID
223315
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Por default, no ambiente Linux, os arquivos de configuração do servidor de aplicação Apache ficam armazenados no diretório:

Alternativas
Comentários
  • Indo por exclusão...
  • O diretório "/etc" concentra os arquivos de configuração dos sistemas linux, substituindo de certa forma o que corresponde  ao "registro' do Windows.
  • Fonte bacana sobre o assunto: 

    http://www.guiafoca.org/cgs/guia/avancado/ch-s-apache.html

  • Basta lembrar que o /etc é o diretório padrão de arquivos de conf no Linux e *BSDs. 

    No CentOS/Red Hat é o /etc/httpd, e em outras distribuições, é o /etc/apache. Por eliminação...

ID
240727
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o servidor web Apache 2.0 é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Hospedagem virtual, do inglês Virtual hosting, é um método que os servidores, tais como servidores web, utilizam para hospedar mais de um nome de domínio em um mesmo computador, algumas vezes no mesmo endereço IP.

    Neste link tem um tutorial ensinando como fazer isso com o Apache 2, que suporta esta funcionalidade:
    http://www.pteixeira.com.br/criando-um-servidor-virtual-virtual-host-com-apache-2-no-linux/
  • Abaixo, segue um resumo com as principais características (extraído do Guia Foca Linux):

    - Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell Script, ASP, etc;
    - Suporte a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor;
    - Autenticação requerendo um nome de usuário e senha válidos para acesso a alguma página/sub-diretório/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5);
    - Negociação de conteúdo, permitindo a exibição da página Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador;
    - Suporte a tipos mime;
    - Personalização de logs;
    - Mensagens de erro;
    - Suporte a virtual hosting (é possível servir 2 ou mais páginas com endereços/ portas diferentes através do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereço);
    - Suporte a IP virtual hosting;
    - Suporte a name virtual hosting;
    - Suporte a servidor Proxy ftp e http, com limite de acesso, caching (todas flexivelmente configuráveis);
    - Suporte a proxy e redirecionamentos baseados em URLs para endereços Internos;
    - Suporte a criptografia via SSL,Certificados digitais;
    - Módulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recompilação do programa.

  • Apache conteúdo dinâmico ? Então a FCC considera CGI.


ID
329353
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São características de um servidor www implementado pelo Apache 2.2.14-5, na distribuição Linux Ubuntu 10.04 LTS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Incorreta D

    Para o serviço www, todas as máquinas da rede devem obrigatoriamente, utilizar o mesmo Sistema Operacional.


ID
368182
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O servidor WAMP instala automaticamente os softwares

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão com gabarito errado...
    "WAMP
     é o termo usado para denominar os softwares que efetuam a instalação automática de vários softwares de forma que facilitem e agilizem a instalação dos mesmos.

    Em geral é usado WAMP para dizer que é um instalador de Apache, Mysql e PHP para Windows."

    FONTE: WIKIPEDIA(http://pt.wikipedia.org/wiki/WAMP)

     

  • O seu comentário confere com o gabarito... o que está errado??!!
  • Apache, MySQL e PHP no ambiente Windows.
  • WAMP é o termo usado para denominar os softwares que efetuam a instalação automática de vários softwares de forma que facilitem e agilizem a instalação dos mesmos.

    Em geral é usado WAMP para dizer que é um instalador de Apache, Mysql e PHP para Windows, sendo denominados como LAMP os softwares que tem a mesma destinação para sistemas operacionais LINUX e MAMP para Macintosh.


    fonte: wikipedia
  • Eu acho que quando o Pablo colocou este comentário o QQ tinha colocado a questão com outro gabarito. Agora eles devem ter alterado e nós estavamos vendo um comentário sobre algo que já não é mais o que era... Seria até interessante que o QQ desse um jeito de colocar algum comentário quando fizer alguma alteração dessas, pois evitará esse tipo de confusão para os usuários.

    #ficaadica

ID
399907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tendo em vista que, no software Apache, as técnicas de tuning são
ferramentas apropriadas para detecção de problemas, julgue os itens
a seguir.

Questões de configuração em tempo de execução, por adicionarem latência, constituem preocupações de tuning, processo que, em grande parte das situações, melhora o desempenho do sistema visto que a requisição de serviço requer busca nas tabelas de DNS (domain name systems), o que pode ser contornado pelo utilitário Netlatency, do Apache, ou de outros pacotes disponíveis no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Netlatency é ferramenta Microsoft.
  • Parar o servidor para efetuar as mudanças é que geraria um time muito maior.


ID
399910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tendo em vista que, no software Apache, as técnicas de tuning são
ferramentas apropriadas para detecção de problemas, julgue os itens
a seguir.

Uma das preocupações de tuning refere-se ao hardware em uso e às questões relacionadas ao sistema operacional. A monitoração da atividade da RAM e o seu tempo de resposta em relação aos processos do sistema operacional é uma tarefa que pode revelar que um servidor web está realizando swap em disco. Nesse caso, para a redução do tempo de resposta do sistema, recomenda-se que o tuning seja realizado na atividade de swap.

Alternativas
Comentários
  • Tuning seria o ajuste do hardware em relação à carga de trabalho do computador/servidor.  Se o tempo de resposta anda alto, devido a alto swap, não adianta realizar  tuning na atividade de swap; deve-se, sim, evitar o swap, ao máximo, fazendo com que o acesso ao disco seja menor.
  • Deve-se adicionar mais memória RAM, e não mexer na swap. A ideia é NÃO usar a swap, e não fazer tuning dela!
  • Se o servidor está usando a área de swap quer dizer que a RAM dele está arregando... então, dá-lhe ram.


ID
439984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos de software livre divulgados e defendidos
pela Free Software Foundation (FSF) e pelo projeto Gnu, julgue
o item seguinte.

As licenças Apache license version 2.0, Mozilla public license (MPL) e Microsoft public license (MS-PL) são licenças de software livre com modelo de copyleft forte.

Alternativas
Comentários
  • O copyleft pode ser considerado “forte” se todos os tipos de derivações do trabalho sob a licença copyleft tenham que estar sob essa licença copyleft também. No caso dele ser “fraco”, a derivação não necessariamente precisará estar sob a mesma licença, dependendo do tipo de trabalho derivado.

    O copyleft “fraco” geralmente é aplicado em projetos de criação de bibliotecas de softwares. Quando é criado um outro software que apenas “linka” a essa  para utilizar seus recursos disponíveis, esse novo software não precisa herdar a licença copyleft da biblioteca, ele pode ser distribuído sobre outra licença qualquer. Apenas as mudanças feitas às bibliotecas em questão estariam sujeitas ao licenciamento copyleft na sua distribuição, as mudanças feitas em softwares que “linkam” a elas não estão sujeitas a essa obrigação.

    Um bom exemplo conhecido de licença de software livre que usa copyleft “forte” é a . Como exemplos de licenças que usam copyleft “fraco” temos a  e a . E também há exemplos de licenças de softwares livres sem copyleft como a , a  as .

    Wiki is life!


ID
449989
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A instalação do servidor Apache no Linux normalmente está atrelada às facilidades existentes na própria distribuição Linux. Por exemplo, se usar um sistema operacional baseado no Debian como o Ubuntu, pode-se instalar o Apache através do seguinte comando:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Instalação
      - Debian  -  apt-get
      - RedHat  -  Yum
  • Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin. Como suas características de maior destaque podemos citar:
    • Sistema de empacotamento .deb;
    • Apt-get, que é um sistema de gerenciamento de pacotes instalados mais práticos dentre os existentes (se não o mais!);
    • Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade);
    • Possui um dos maiores repositórios de pacotes dentre as distros (programas pré-compilados disponíveis para se instalar)
    Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/linux/

    ------

    Adicionalmente:

    Apt (for Advanced Package Tool) is a set of core tools inside Debian. Apt makes it possible to:

    • Install applications
    • Remove applications
    • Keep your applications up to date
    • And much more...
    Fonte: http://wiki.debian.org/Apt
  • Fonte bacana sobre o assunto: 

    http://www.guiafoca.org/cgs/guia/avancado/ch-s-apache.html

  • comando para instalar programas/pacotes no linux: apt-get install programa

    Alternativa A.


ID
457060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de configuração de serviços em sistemas
operacionais, julgue os itens de 86 a 90.

Os arquivos de configuração do Apache contêm uma diretiva por linha. A barra invertida “\” seguida de ponto ao final de uma linha é utilizada para indicar que a diretiva continua na linha seguinte.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada.
    Os arquivos de configuração do Apache utilizam a barra (/) ao invés da barra invertida (\) que é o padrão do ambiente Windows

    Conforme abaixo:
    ScriptAlias /gsdl/cgi-bin/ "C:/Program Files/gsdl/cgi-bin/"
    <Directory C:/Program Files/gsdl/cgi-bin>
    Options None
    AllowOverride None
    </Directory>
  • Jucelino, a pergunta não foi sobre a barra utilizada, mas sobre a combinação \. como quebra de linha nas diretivas


    A questão esta errada não por conta da barra utilizada, e sim porque a quebra de linha em diretivas é conseguida através da \ e não \.  - http://www.woolie.co.uk/article/line-breaks-in-apache-httpd-configuration/


ID
457063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de configuração de serviços em sistemas
operacionais, julgue os itens de 86 a 90.

A versão do Apache para o Linux é um servidor modular, o que implica que somente as funcionalidades básicas são incluídas no core server. Se o servidor é compilado para utilizar módulos de carga dinâmica, esses módulos devem ser compilados separadamente e adicionados a qualquer momento usando a diretiva LoadModule.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Exemplo disso é o PHP, que é preciso compilar e configurar no apache.conf ou httpd.conf com a diretiva LoadModule. O apache vem por padrão incluive com módulos desnecessários em que é recomendado ao administrador desabilitar o que não interessa. 

ID
644530
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao arquivos de configuração do servidor web Apache, é INCORRETO afirmar que a diretiva

Alternativas
Comentários
  • Directiva <arquivos>
    Contém diretivas que se aplicam a nomes de arquivos encontrados

    Directiva <Directory>
    Coloque um conjunto de directivas que se aplicam somente ao nome do diretório do sistema de arquivos, sub-diretórios e seus conteúdos

    Directiva <DirectoryMatch>
    Coloque directivas que se aplicam ao sistema de arquivos diretórios que combinam com uma expressão regular e seussubdiretórios

    Directiva <Location>
    Aplica-se as directivas fechados apenas para URLs correspondência

    Directiva <Proxy>
    Container para directivas aplicadas aos recursos proxy

    http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_proxy.html#proxy
    http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/core.html#files
  •  <Location> é utilizada para configurar a localização corrente do servidor. Letra C
  • Não entendi. B e E não são iguais? Ambas estão corretas?

     

     

  • As questões B e E são iguais mesmo. A definição de Directory e DirectoryMatch são as mesmas, contudo o segundo tem uma opção a mais que é a possibilidade de se trabalhar com expressões regulares como argumento.


ID
701620
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre as novas funcionalidades do Apache 2.2, considere:

I. O mod_filter introduz configuração dinâmica para o filtro de saída de dados permitindo que os filtros sejam condicionalmente inseridos, baseando-se nos cabeçalhos Request ou Response ou em variáveis do ambiente. Ele soluciona os problemas de dependências e pedidos da arquitetura 2.0.

II. O módulo mod_new_ldap é uma migração do mod_auth_ldap, da versão 2.0 para a estrutura 2.2 de Authn/Authz. As novas funcionalidades incluem o uso de atributos LDAP e filtros de procura complexos na diretriz Require.

III. O módulo mod_proxy_balancer fornece serviços de carregamento de balanceamento para o módulo mod_proxy.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários

ID
801358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de configuração de proxy
Squid, serviços de email com Sendmail e servidores web Apache.

No caso do Apache, quando se necessita configurar um servidor virtual HTTP para que vários nomes diferentes respondam em um mesmo endereço IP, as diretivas de  VirtualHost, DocumentRoot  e  ServerName  devem ser utilizadas e configuradas.

Alternativas
Comentários
  • NameVirtualHost 200.200.200.10:80

    <VirtualHost _default_:80 200.200.200.10:80>

    ServerName www.site.com.br

    ServerAdmin admin@site.com.br

    DocumentRoot /var/www

    TransferLog /var/log/apache/access.log

    ErrorLog /var/log/apache/error.log

    </VirtualHost>

    <VirtualHost 200.200.200.10>

    ServerName www.site1.com.br

    ServerAdmin admin1@site1.com.br

    DocumentRoot /var/www/www_site1_com_br

    TransferLog /var/log/apache/site1/access.log

    ErrorLog /var/log/apache/site1/error.log

    </VirtualHost>

    <VirtualHost 200.200.200.10>



ID
801361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de configuração de proxy
Squid, serviços de email com Sendmail e servidores web Apache.

No Apache, como o suporte ao SSL é nativo nas versões 1.3.x, o uso do  mod_sal  se restringe às versões 2.2.x e posteriores. Além disso, a configuração para gestão de certificados autoassinados requer geração randômica de números primos, o que, no caso do Apache, em sistemas Unix, é feito por meio do  /dev/random.

Alternativas
Comentários
  • Por padrão, processo de geração de chaves é feito pela openssl.

    Fontes:
    http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_ssl.html
    http://web.mit.edu/rhel-doc/3/rhel-sag-pt_br-3/s1-secureserver-generatingkey.html
  • Questao ERRADA.

    Nao existe mod_sal.

  • Correto seria mod_ssl


ID
801475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência ao LDAP, ao Apache e aos servidores de correio
eletrônico, julgue os itens a seguir.


O servidor de aplicação Apache pode ser instalado e gerenciado tanto nos sistemas operacionais Windows quanto no Linux.

Alternativas
Comentários

ID
805645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o  próximo  item , relativo  ao servidor web Apache e à linguagem de programação PHP.

Há vários sítios eletrônicos que disponibilizam o servidor web Apache para download, fornecendo os arquivos binários, mas não o código-fonte.

Alternativas
Comentários
  • Existem vários sites que disponibilizam o código-fonte do Apache, dentre eles, quaisquer gerenciador de pacotes do Linux que geralmente funcionam em http, https e ftp.


ID
805648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o  próximo  item , relativo  ao servidor web Apache e à linguagem de programação PHP.

O servidor web Apache suporta configuração por meio de diretivas, que fazem o servidor atuar de acordo com a configuração estabelecida. A diretiva DocumentRoot informa o diretório-raiz onde serão armazenados os arquivos e diretórios servidos.

Alternativas
Comentários
  • DocumentRoot é a diretiva que possui o caminha root onde ficam os documentos que serão disponibilizados pelo Apache.


ID
805651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o  próximo  item , relativo  ao servidor web Apache e à linguagem de programação PHP.

O servidor web Apache possui diversos módulos que habilitam novas funcionalidades, entre os quais o denominado mod_env, que define variáveis de ambiente na máquina do cliente.

Alternativas
Comentários
  • mod_envhttp://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_env.html :  This module allows for control of internal environment variables that are used by various Apache HTTP Server modules. Variáveis de ambiente dos módulos do servidor Apache

  • mod_env: Modifies the environment which is passed to CGI scripts and SSI pages

    http://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_env.html

ID
814150
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Diretiva que indica para o servidor Apache aceitar requisições somente em portas especificas:

Alternativas

ID
826333
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um servidor Web Apache, quando é necessário efetuar configurações de servidor para apenas alguns diretórios, o arquivo que possibilita essas alterações é o

Alternativas
Comentários
  • http://httpd.apache.org/docs/2.2/pt-br/howto/htaccess.html
  • Os arquivos .htaccess (ou "arquivos de configuração distribuída") oferecem um meio de fazer mudanças nas configurações por-diretório. Um arquivo, contendo uma ou mais diretrizes de configurações, é colocado em um diretório em particular, e as diretrizes se aplicam para aquele diretório e todos os seu subdiretórios subseqüentes..

  • Reposta: B
    O Servidor APACHE (ou Servidor HTTP Apache, em inglêsApache HTTP Server, ou simplesmente: Apache) é o mais bem sucedido servidor web livre.
    O servidor é compatível com o protocolo HTTP. Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos — utilizando a API do software.

    É disponibilizado em versões para os sistemas WindowsNovell NetwareOS/2 e diversos outros do padrão POSIX (UnixLinux,FreeBSD, etc.).
    .htaccess

    Os arquivos .htaccess (ou "arquivos de configuração distribuída") oferecem um meio de fazer mudanças nas configurações por-diretório. Um arquivo, contendo uma ou mais diretrizes de configurações, é colocado em um diretório em particular, e as diretrizes se aplicam para aquele diretório e todos os seu subdiretórios subseqüentes.

    OBS: No geral, você nunca deve usar arquivos .htaccess a não ser que você não tenha acesso ao arquivo de configuração principal do servidor. Existe, por exemplo, um erro de concepção que dita que a autenticação de usuários sempre deve ser feita usando os arquivos .htaccess. Esse simplesmente não é o caso. Você pode usar as configurações de autenticação de usuário no arquivo de configuração principal do servidor, e isso é, de fato, a maneira mais adequada de se fazer as coisas.

ID
826336
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na configuração de um servidor Web Apache, para fazer com que as configurações sejam executadas somente a partir de uma determinada versão do sistema, utiliza-se a seção

Alternativas
Comentários
  • The < IfVersion > section encloses configuration directives which are executed only if the httpd version matches the desired criteria.

    Exemplo:

    < IfVersion >= 2.1 >

    # this happens only in versions greater or

    # equal 2.1.0.

    < / IfVersion >

    Fonte: https://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_version.html (Alternativa correta: D)

ID
826339
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para configurar, em um servidor Web Apache 2.2, o arquivo que será procurado no momento da requisição web, deve-se utilizar a diretiva

Alternativas
Comentários
  • A diretiva DirectoryIndex do Apache é uma diretiva que define o arquivo padrão de um diretório. Ou seja, quando se acessa um determinado diretório sem especificar algum arquivo, o arquivo definido na diretiva DirectoryIndex será chamado.

    Se for definido mais de um arquivo e o primeiro arquivo definido não existir, o segundo será chamado e assim, sucessivamente. Isto é muito útil para alterar, por exemplo, a página inicial de um site, ao invés de utilizar os velhos index.php, index.html ou outro index qualquer, podemos utilizar inicio.html, home.php, etc.


ID
826342
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No servidor web Apache, o módulo utilizado para a reescrita de URLs em tempo de execução é o

Alternativas
Comentários
  • É um módulo escrito para o servidor Apache, responsável pela reescrita de URLs em páginas Web.
      O mod_rewrite possui diversas funções que facilitam o desenvolvimento de aplicações web. Uma delas, possibilita transformar URL´s mais complexas em URL´s “amigáveis”, ou seja, de maior compreensão e memorização, além de ajudar os mecanismos na indexação e isolar a tecnologia que foi utilizada para a construção do site.
      Deste modo, você pode “transformar” uma URL como:
    HTTP://www.seudominio.com.br/minhasimagens.php?idAlbum=5&idFoto=80    No endereço abaixo: HTTP://www.meudominio.com.br/album/5/foto/50

ID
828094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para manter a alta disponibilidade de uma aplicação web sendo executada no servidor Apache, foi implementada uma solução que contém três servidores. Para garantir a integridade dos dados em uma solução de alta disponibilidade no ambiente Linux, o sistema de arquivos adequado é o

Alternativas
Comentários
  • GFS2 e OCFS2: São sistemas de arquivos de uso compartilhado, ou seja, podem ser utilizados por diversos computadores simultaneamente. Muito úteis em sistemas de Alta Disponibilidade e Alta Performance.

  • Morria e não conhecia esse tipo de sistema de arquivos! Valeu pelo dica Glaucio

  • Só completando.

    Ext4,Ext3,Ext2 -> Sistemas Padrões (Aplicação Geral)

    ReiserFS -> Journaling (também suportado pelo ext3 e o ext4, mas não pelo até então existente ext2)

     

     

     

     

  • Letra A.

     

    Segue fonte para saber um pouco mais sobre esse sistema de arquivos.

     

    "In computing, the Global File System 2 or GFS2 is a shared-disk file system for Linux computer clusters. GFS2 differs from distributed file systems (such as AFS, Coda, InterMezzo, or GlusterFS) because GFS2 allows all nodes to have direct concurrent access to the same shared block storage. In addition, GFS or GFS2 can also be used as a local filesystem."

    https://en.wikipedia.org/wiki/GFS2

     

    "The Oracle Cluster File System (OCFS, in its second version OCFS2) is a shared disk file system developed by Oracle Corporation and released under the GNU General Public License. The first version of OCFS was developed with the main focus to accommodate Oracle's database management system that used cluster computing. Because of that it was not a POSIX-compliant file system. With version 2 the POSIX features were included.

    OCFS2 (version 2) was integrated into the version 2.6.16 of Linux kernel. Initially, it was marked as "experimental" (Alpha-test) code. This restriction was removed in Linux version 2.6.19. With kernel version 2.6.29 in late 2008, more features were included into ocfs2, such as access control lists and quotas.[2][3]

    OCFS2 used a distributed lock manager which resembles the OpenVMS DLM but is much simpler.[4] Oracle announced version 1.6 in November 2010 which included a copy on write feature called reflink."

    https://en.wikipedia.org/wiki/OCFS2

  • EXT2: Um dos primeiros sistemas de arquivos utilizado nas primeiras versões do Linux foi o EXT2 (Second Extended FileSystem) – embora ele tenha sido uma espécie de padrão não era muito eficiente.

    EXT3: Trata-se de uma versão do EXT2, porém com suporte a journaling. Essa característica foi uma evolução e tornou o EXT3 um sistema de arquivos muito estável e robusto.

    EXT4: Este é uma espécie de versão do EXT3 que surgiu com a prerrogativa de melhorar o desempenho de compatibilidade, formatos e limites de armazenamentos.

    ReiserFS: Criado recentemente e suportado por quase todas as distribuições, apresenta ótima performance, principalmente para um número muito grande de arquivos pequenos.

    Fonte: Prof. Diego Carvalho


ID
894334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de protocolo HTTP, julgue os itens de 75 a 79.

Os servidores de HTTP mais utilizados atualmente são Apache HTTP Server, Internet Information Server e Enterprise Server.

Alternativas
Comentários
  • Apache HTTP Server e Internet Information Server tudo bem, mas Enterprise Server? Pode ser ignorância minha, mas desconheço. E ainda dizer que é dos mais uilizados...

  • Também desconheço esse servidor, agora, se fosse o Glassfish Enterprise Server até concordo que a questão esteja correta mas esse nome ai não cabe recurso.

  • Prezados,

    Não há dúvidas que o Apache está entre os servidores HTTP mais utilizados, assim como o IIS da MicroSoft , entretanto, recordo nenhum outro servidor HTTP chamado “Enterprise Server” , muito menos entre os mais utilizados.

    Segundo uma pesquisa da Netcraft, os servidores HTTP mais utilizados são respectivamente o Apache ( Apache ) , IIS ( Microsoft ) , nginx ( NGINX ) e GWS ( Google ).

    Portanto, não concordo com o gabarito dessa questão.

    Fonte : http://news.netcraft.com/archives/category/web-server-survey/


  • Enterprise Server?

  • Pesquisei e Não localizei  no Google Enterprise Server

  • Banca fumada.

  • WTF Enterprise Server is?

  • Enterprise Server é um servidor web antigo da Netscape. 

    A banca forçou a amizade ao falar que é um dos servidores HTTP mais utilizados atualmente.
  • Bah. Que fumada que a banca deu. E o pior de tudo é que a banca não anulou(questão 75) - http://www.cespe.unb.br/concursos/TRT10_12/arquivos/TRT10R12_012_35.pdf - http://www.cespe.unb.br/concursos/TRT10_12/arquivos/Gab_Definitivo_TRT10R12_012_35.PDF

  • eu associei enterprise server a um application server

     

    no java temos Wildfly, Weblogic, Websphere


ID
895270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao servidor Apache, julgue os itens subsecutivos.

Para que seja possível a modificação do local de armazenamento dos logs do Apache, utiliza-se a diretiva mod cgi.

Alternativas
Comentários
  • O servidor httpd grava seus arquivos de log geralmente em /var/log/apache, não é possível descrever os arquivos de logs usados porque tanto seus nomes como conteúdo podem ser personalizados no arquivo httpd.conf.

    A diretiva descrita a seguir especifica onde os logs serão gravados para os arquivos de logs personalizados. Esta diretiva também aceita apelidos definidos pela diretiva LogFormat.

    CustomLog [arquivo/pipe] [formato/nome]
     

    Exemplo:

    • CustomLog /var/log/apache/common.log common
    Fonte: Guia foca GNU/Linux Apache. http://www.mtm.ufsc.br/~krukoski/pub/linux/focalinux3/ch-s-apache.htm
  • Prezados,

    Os erros do apache e informações de diagnostico são logados.  A questão está errada.
    Por default, as localizações dos arquivos de logs são :
    RHEL / Red Hat / CentOS / Fedora Linux : /var/log/httpd/error_log
    Debian / Ubuntu Linux /var/log/apache2/error.log
    FreeBSD /var/log/httpd-error.log
    A localização ( e o nome ) dos arquivo de log pode ser alterada usando a diretiva ErrorLog , e não a diretiva mod cgi.
    Fonte :
    - http://httpd.apache.org/docs/1.3/logs.html
    - http://httpd.apache.org/docs/2.4/
  • CustomLog - http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_log_config.html#customlog


  • Basicamente existem 2 tipos de logs no servidor web Apache:

    - error logs:

    1) informações de erros de operação no servidor

    2) Alterado através da diretiva ErrorLog

    - access logs: logs de acesso

    1) Alterado através da diretiva CustomLog


    De qualquer forma, a questão está errada, mesmo não especificando a qual tipo de log fez referência.


    Fonte: http://www.codeasite.com/index.php/linux-a-apache/94-how-do-i-find-apache-http-server-log-files


ID
895276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao servidor Apache, julgue os itens subsecutivos.

Para atender à demanda de configuração personalizada das informações a serem registradas nos arquivos de log, deve-se utilizar a diretiva LogFormat.

Alternativas
Comentários
  • a diretiva "logformat",  é utilizada para personalizar o modo com que os dados são dispostos no arquivo de log de acesso (normalmente /var/log/squid/access.log). Com ela é possível, por exemplo, definir que o carimbo de tempo deve ser mostrado imediatamente antes da URL que foi requisitada.
  • Prezados,

     
    “This directive specifies the format of the access log file.
    The LogFormat directive can take one of two forms. In the first form, where only one argument is specified, this directive sets the log format which will be used by logs specified in subsequent TransferLog directives. The single argument can specify an explicit format as discussed in the custom log formats section above. Alternatively, it can use a nickname to refer to a log format defined in a previous LogFormat directive as described below.
    The second form of the LogFormat directive associates an explicit format with a nickname. This nickname can then be used in subsequent LogFormat or CustomLog directives rather than repeating the entire format string. A LogFormat directive that defines a nickname does nothing else -- that is, it only defines the nickname, it doesn't actually apply the format and make it the default. Therefore, it will not affect subsequent TransferLog directives. In addition, LogFormat cannot use one nickname to define another nickname. Note that the nickname should not contain percent signs (%).”  A questão está correta, e é exatamente o conceito da diretiva LogFormat apresentada na documentação do apache.
     
    Fonte : http://httpd.apache.org/docs/current/mod/mod_log_config.html#logformat

ID
900493
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

WWW é a sigla de World Wide Web (Teia de Alcance Mundial). O servidor WWW, implementado pelo programa Apache, no Linux/Unix, é quem recebe as conexões. Assinale a alternativa que apresenta o comando, responsável pela iniciação do Apache2, no Linux Debian.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o manual do Debian (http://www.debian.org/doc/manuals/debian-reference/ch-system.pt-br.html)
    "Personalizando o processo de inicialização

    O Debian não utiliza o diretório rc.local no estilo BSD para personalizar o processo de inicialização; ao invés disso ele fornece o seguinte mecanismo de personalização.

    Suponha que um sistema precisa executar o script foo na inicialização da máquina ou ao entrar em um nível de execução (System V) em especifíco. O administrador do sistema deverá então :

    1. Colocar o script foo dentro do diretório /etc/init.d/.

    2. Executar o comando Debian update-rc.d com os argumentos apropriados para criar as ligações entre os diretórios (especificados na linha de comando) rc?.d e /etc/init.d/foo. Aqui, ? é um número de 0 a 6 que corresponde a um dos níveis de execução System V.

    3. Reiniciar o sistema.

    O comando update-rc.d criará as ligações entre os arquivos nos diretórios rc?.d e o script em /etc/init.d/. Cada ligação iniciará com um `S' ou um `K', seguido por um número, seguido pelo nome do script. Quando o sistema entra em um nível de execução N, scripts que iniciam com `K' em /etc/rcN.d/ são executados com stop como seu argumento, seguido por aqueles começando com `S' em /etc/rcN.d com start como seu argumento.

    Alguém poderia, por exemplo, fazer com que o script foo seja executado na inicialização do sistema colocando-o em /etc/init.d/ e instalando as ligações com o comando update-rc.d foo defaults 19. O argumento defaults se refere aos níveis de execução padrões, que são do nível 2 até o nível 5. O argumento 19 assegura que foo seja chamado antes de quaisquer scripts contendo números 20 ou superiores."
  • A correta é E.

    No Debian os serviços são iniciados em "/etc/init.d/SERVIÇO start", e além do start pode-se usar outros parâmetros como stop, restart, etc...

    No Red Hat e no Fedora se usa "service SERVIÇO start", sendo que o Red Hat chama o Apache de httpd, então a resposta B seria a correta para o Red Hat.

    No Ubuntu, por ser baseado no Debian, usa-se "/etc/init.d/SERVIÇO start", mas nas últimas versões já é possível iniciar também de forma semelhante ao Red Hat, usando-se "service SERVIÇO start".
  • não posso ter pressa! errei por total desatenção

  • Pra quem ficou entre a B e a E, basta lembrar que o Debian e seus derivados chamam o apache pelo nome, enquanto Red Hat e seus clones, o chamam de httpd.

    Se fosse "... responsável pela iniciação do Apache2, no Linux Red Hat" a B provavelmente seria a certa. Exceto na série 7 do Red Hat, onde o systemd entrou como sistema gerenciador de inicialização e serviços.
    Resposta: E
  • Socorro com informática


ID
900541
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o Apache Tomcat, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra a com certeza.

    b)  Completamente sem lógica.

    c) Apache dificilmente é configurado via interface, e sim no arquivo httpd.conf.

    d) Tomcat não é um programa feito em Java e sim um servidor para rodar a linguagem Java.

    e) Servidor para rodar págin as ASP é o IIS, que não tem nada a ver com Apache, muito menos  Tomcat, ambos são servidores de aplicação.
  • pô porque não é a letra B kkkk
  • Questão boa pra descontrair em meio ao nervosismo na prova rsrsrs

  • O Tomcat não funciona nativamente como um servidor de aplicações, entretanto, como seu código fonte é aberto o mesmo pode ser customizado para funcionar como um Servidor de Aplicações.

    O Tomcat é um container web ( servidor web) na sua versão original.

  • Duas coisas me chamaram a atenção nessa questão:

    1- O Apache Tomcat é um Web Server Java, mais especificamente um Servlet Container. Não é uma Servidor de Aplicações completo Java EE, inclusive não possui EJB container, o que me levou a uma desconfiança em relação a corretude da letra A. 2- A outra foi essa onda viajante de "É um servidor de controle de aeronaves de combate, tendo como base o helicóptero de ataque Apache e o caça F14 Tomcat." - Muito criativa essa banca, gostei viu! kkkAbs!
  • Tem que ir na eliminação, visto que a letra A é "meio errada". O Tomcat não é um servidor de aplicações JEE, pois falta diversas funcionalidades nele.

  • Acho que o erro da B é dizer que o F14 é apenas um caça. Ele também é um bombardeiro tático e um interceptador. kkk...

  • É um servidor de controle de aeronaves de combate, tendo como base o helicóptero de ataque Apache e o caça F14 Tomcat.

    Podia cair só assim nas provas kkk


ID
909976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a servidores web e aplicações, julgue os itens que se
seguem.

Para que seja possível habilitar o módulo que interpretará aplicações em PHP5 no Apache, em sistema operacional Linux, é necessário adicionar a linha abaixo no arquivo de configuração do Apache (httpd.conf).
LoadModule php5_module libexec/libphp5.so

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Geralmente quando se instala o Apache, ele cria o arquivo:
    /usr/local/apache2/conf/httpd.conf
    e nele coloca a linha:
    LoadModule php5_module libexec/libphp5.so.
    Se ele não o fizer por algum motivo, basta adicioná-la à mão.

    Fonte: http://goo.gl/Wfz0G
  • Deve-se adicionar a linha no arquivo /etc/apache/httpd.conf, ficando:

    #

    # Dynamic Shared Object (DSO) Support
    #
    # To be able to use the functionality of a module which was built as
    a DSO you
    # have to place corresponding `LoadModule' lines at this location so
    the
    # directives contained in it are actually available _before_ they are
    used.
    # Please read the file http://httpd.apache.org/docs/dso.html for more
    # details about the DSO mechanism and run `httpd -l' for the list of
    already
    # built-in (statically linked and thus always available) modules in
    your httpd
    # binary.
    #
    # Note: The order in which modules are loaded is important. Don't
    change
    # the order below without expert advice.
    #
    # Example:
    # LoadModule foo_module libexec/mod_foo.so

    #
    # Linkando com a biblioteca
    LoadModule php5_module libexec/libphp5.so


ID
928702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quanto a servidores de aplicação, julgue os próximos itens.

O servidor Apache HTTP pode ser configurado de modo a suportar server side includes (SSI); sinais podem ser enviados para httpd via o script apachectl; se pode configurar o servidor via diretivas em arquivos como o httpd.conf. Para aumentar o desempenho, a memória principal do computador onde encontra-se o servidor deve ter um tamanho que provoque o aumento da necessidade de swap entre discos e memória principal.

Alternativas
Comentários
  • O trecho em vermelho está errado:

    O servidor Apache HTTP pode ser configurado de modo a suportar server side includes (SSI); sinais podem ser enviados para httpd via o scriptapachectl; se pode configurar o servidor via diretivas em arquivos como o httpd.conf. Para aumentar o desempenho, a memória principal do computador onde encontra-se o servidor deve ter um tamanho que provoque o aumento da necessidade de swap entre discos e memória principal.

  • Quanto maior a necessidade de SWAP em um computador, menor será seu desempenho.



ID
928705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quanto a servidores de aplicação, julgue os próximos itens.

Na configuração do servidor Apache HTTP, pode-se configurar o servidor para executar scripts CGI; variáveis de ambiente podem ser usadas para a comunicação entre o servidor e scripts CGI; valores de variáveis de ambiente podem ser definidos via diretivas. Via diretiva é possível, por exemplo, definir o arquivo que o servidor usará para armazenar informações sobre erros.

Alternativas

ID
934027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do GNU-Linux, sua instalação, suas aplicações e seus serviços, julgue os itens que se seguem.


Nativamente, o programa Apache é um servidor FTP.

Alternativas
Comentários
  • Apache é servidor HTTP


ID
944518
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere a seguinte diretiva de segurança do servidor Apache:

<.Directory /www>
Order Deny,Allow
Allow from 11.12.13
<./Directory>

Com essa diretiva, se houver uma tentativa de acesso ao diretório /www a partir do host 10.11.12.13 o acesso será

Alternativas
Comentários
  • Gente, estou iniciando nessa matéria, portanto, sinto muito se entendi errado. Entretanto, como ninguém comentou ainda esta questão, comento o que eu entendi.
    Ordenação das permissões:
    Allow,Deny -> Primeiramente, a requisição é comparada a todas as diretivas Allow; se a requisição não corresponder a nenhuma das diretivas Allow, a requisição será rejeitada. Segundo, a requisição é comparada com todas as diretivas Deny; se a requisição corresponder a alguma diretiva Deny, a requisição será rejeitada. Por último, qualquer requisição que não corresponder às diretirvas Allow ou Deny será negada, por default.
    Deny, Allow -> Primeiramente, a requisição é comparada com todas as diretivas Deny, se corresponder a alguma, a requisição será rejeitada, a menos que corresponda com alguma diretiva Allow. Qualquer requisição que não corresponda a uma diretira Allow ou Deny será permitida.
  • Prezados,
    Segundo a documentação do Apache, o acesso pode ser controlado baseado no hostname, IP ou outras características do cliente requisitante. As diretivas allow e deny são usadas para especificar quais clientes são ou não são permitidos para acessar o servidor, enquanto a diretiva order atribui o estado de acesso default, e configura como as diretivas allow e deny irão interagir entre si.
    A diretiva order pode ser atribuída de 3 formas :
    Allow,Deny: Primeiramente, todas as diretivas allow são avaliadas, e pelo menos uma deve bater corretamente, senão a requisição é rejeitada. Em seguida, todas as diretivas deny são avaliadas. Se alguma bater corretamente a requisição é rejeitada. Por último, qualquer requisição que não bater com uma diretiva allow ou deny são rejeitadas por default
    Deny,Allow: Primeiramente, todas as diretivas deny são avaliadas, se qualquer uma delas bater a requisição é rejeitada a não ser que ela também bata com uma diretiva allow. Qualquer requisição que não bata com allow ou deny são permitidas por default.
    Mutual-failure: Funcionará como a Allow,Deny ,visto que foi depreciada
    Portanto, como a diretiva order está setada para Deny,Allow, e não foi especificada nenhuma diretiva deny , não só essa requisição mas todas elas seriam permitidas.
    Portanto, alternativa correta é a letra B
    Fonte : http://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_access_compat.html
  • Rita o entendimento  para ORder Deny, ALLOw é: 

    --1)passada olha primeiro as regras deny para o host 10.11.12.13-> nao tem. 

    --- 2) passada olha  as regras ALOW para tal host-> temos uma regra, mas nao temos o casamento, 

    --- 3) passada entao por default dessa Order, devemos ALLOW o acesso. 

      Note que se tivesse  *.11.12.13, o acesso seria permitido já na segunda passada pelas regras ALLOW

  • The ordering argument is one word (i.e., it is not allowed to contain a space) and controls the order in which the foregoing directives are applied. If two order directives apply to the same host, the last one to be evaluated prevails:

    deny,allow - The deny directives are evaluated before the allow directives.

    allow,deny - The allow directives are evaluated before the denys.

    http://docstore.mik.ua/orelly/linux/apache/ch05_06.htm


ID
944521
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No servidor web Apache, a diretiva ProxyPass do módulo mod_proxy tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.


    Redirecionamento de conexões no Apache

    Este recurso do Apache é interessante para criar clusters de servidores em sua rede interna. O que ele faz é pegar uma requisição a um determinado endereço e redireciona-lo a outra máquina e as respostas são repassadas ao servidor web (para o cliente a mesma máquina esta atendendo a requisição, para você o processamento das requisições esta sendo distribuído internamente na rede). As seguintes diretivas são usadas para realizar o redirecionamento de conexões: ProxyPass e ProxyPassReverse

    • ProxyPass [diretório_da_url [outro_servidor:/diretório]
      A ProxyPass permite que a URL seja redirecionada para o servidor local e diretório especificado. Por exemplo, assumindo que o endereço principal de nosso servidor é http://www.guiafoca.org e desejamos que a URL http://www.guiafoca.org/download seja atendida por uma máquina localizada na nossa rede privada com o endereço http://192.168.1.54. Basta incluir a linha:
    ProxyPass /download http://192.168.1.54Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Avan%C3%A7ado/Apache/Configurando_o_Apache_como_servidor_proxy
  • Prezados,
    Segundo a documentação do Apache, a diretiva ProxyPass permite servidores remotos serem mapeados no espaço do servidor local.
    This directive allows remote servers to be mapped into the space of the local server; the local server does not act as a proxy in the conventional sense, but appears to be a mirror of the remote server. The local server is often called a reverse proxy or gateway. The path is the name of a local virtual path; url is a partial URL for the remote server and cannot include a query string.
    Portanto, alternativa correta é a letra D
    Fonte : http://httpd.apache.org/docs/current/mod/mod_proxy.html

ID
944524
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As seguintes linhas de configuração foram extraídas do arquivo de configuração de um servidor Apache:

<Location /server-status>
SetHandler server-status
Order Deny,Allow
Deny from all
Allow from 192.168.89.3
</Location>

Essas linhas estão relacionadas com o módulo mod_status e fazem com que

Alternativas
Comentários
  • Apache Module mod_status


    Summary

    The Status module allows a server administrator to find out how well their server is performing. A HTML page is presented that gives the current server statistics in an easily readable form. If required this page can be made to automatically refresh (given a compatible browser). Another page gives a simple machine-readable list of the current server state.

    The details given are:

    • The number of worker serving requests
    • The number of idle worker
    • The status of each worker, the number of requests that worker has performed and the total number of bytes served by the worker (*)
    • A total number of accesses and byte count served (*)
    • The time the server was started/restarted and the time it has been running for
    • Averages giving the number of requests per second, the number of bytes served per second and the average number of bytes per request (*)
    • The current percentage CPU used by each worker and in total by Apache (*)
    • The current hosts and requests being processed (*)

    Fonte: http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_status.html
  • Segundo a documentação do Apache, o acesso pode ser controlado baseado no hostname, IP ou outras características do cliente requisitante. As diretivas allow e deny são usadas para especificar quais clientes são ou não são permitidos para acessar o servidor, enquanto a diretiva order atribui o estado de acesso default, e configura como as diretivas allow e deny irão interagir entre si.
    A diretiva order pode ser atribuída de 3 formas :
    Allow,Deny: Primeiramente, todas as diretivas allow são avaliadas, e pelo menos uma deve bater corretamente, senão a requisição é rejeitada. Em seguida, todas as diretivas deny são avaliadas. Se alguma bater corretamente a requisição é rejeitada. Por último, qualquer requisição que não bater com uma diretiva allow ou deny são rejeitadas por default
    Deny,Allow: Primeiramente, todas as diretivas deny são avaliadas, se qualquer uma delas bater a requisição é rejeitada a não ser que ela também bata com uma diretiva allow. Qualquer requisição que não bata com allow ou deny são permitidas por default.
    Mutual-failure: Funcionará como a Allow,Deny ,visto que foi depreciada
    Como a configuração dessa questão está usando a ordem Deny,Allow, primeiramente será checada a diretiva Deny , que rejeitará todas as requisições, e em seguida , será checada a diretiva Allow, que permite apenas o Host 192.168.89.3 .
    Dessa forma , com essa configuração todas as requisições seriam rejeitadas exceto as oriundas de 192.168.89.3 , portanto alternativa correta é a letra B
    Fonte : http://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_access_compat.html
  • Observação:

    na documentação da versão 2.4 do servidor HTTP Apache é feita uma observação a respeito das diretivas Allow, Deny, Order informando que estas diretivas estão deprecadas e deverão ser retiradas em versões futuras, recomendando que seja evitado fazer uso delas.


    Ver em http://httpd.apache.org/docs/2.4/howto/access.html :


    "The Allow, Deny, and Order directives, provided by mod_access_compat, are deprecated and will go away in a future version. You should avoid using them, and avoid outdated tutorials recommending their use."


ID
947140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às configurações relacionadas ao servidor Apache em sua versão 2 ou superior.

O root, usuário padrão para se iniciar o processo do servidor Apache, é o responsável pelo daemon em qualquer instância de funcionamento do Apache.

Alternativas
Comentários

  • Trecho retirado do livro "Descobrindo o Linux" 3º edição, página 806, que diz:

    "No Debian, quem executa o Apache não é o root, e sim o usuário www-data.".

    Dessa forma , afirmaiva ERRADA.
  • GABARITO: ERRADO
    Super usuário (root): é o administrador do sistema, e seu diretório (pasta)  padrão  é  o  /root,  diferentemente  dos  demais  usuários  que ficam dentro de /home.  
  • Usuario padrao root.? so se for no Apache da  Root Cardoso.

  • Em qualquer instância é muito exagerado. Alguns processos que falam com o apache(Incluindo os Threads dele mesmo) geralmente são executados com usuários desprivilegiados, para evitar falhas de segurança.

    Várias distribuições já adotaram como norma, executar o apache com o usuário www-user, www-data ou httpd.


ID
947143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às configurações relacionadas ao servidor Apache em sua versão 2 ou superior.

Pela diretriz de virtualhost, mais de um servidor de páginas pode ser utilizado com um mesmo endereço IP no servidor Apache.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO
    Virtual Hosts (sites virtuais) é um recurso que permite servir mais de um site no mesmo servidor. Podem ser usadas diretivas específicas para o controle do site virtual, como nome do administrador, erros de acesso a página, controle de acesso e outros dados úteis para personalizar e gerenciar o site. 

ID
960010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do compartilhamento de recursos entre sistemas Windows e Linux e protocolos e serviços de rede usados nesses dois sistemas, julgue os itens subsequentes:


A decisão de se instalar um servidor Apache no modo MPM-prefork ou no modo MPM-worker depende da carga pretendida para esse servidor. No primeiro caso, o servidor Apache será formado por vários processos, um processo pai, que escuta as portas de conexão e os processos filhos, um para tratar cada conexão que chegar a esse servidor. No segundo caso, os processos filhos do servidor Apache habilitam várias threads para ampliar a quantidade de conexões simultâneas.

Alternativas
Comentários
  • Prefork - Utiliza vários processos filhos com apenas 1 thread (recomendado para bibliotecas que não são "thread safe")

    Worker - Utiliza vários processos filhos com várias threads (recomendado para bibliotecas que são "thread safe". Gasta menos memória que o Prefork)

    Fonte: http://goo.gl/K4xm4x



ID
985150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de desenvolvimento de aplicações web e de sistemas operacionais Windows, Linux e BSB, julgue os itens a seguir.


O Apache Web Server, disponível para as plataformas Linux, Windows, entre outras, é um programa que processa solicitações HTTP (hyper-text transfer protocol), protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos.

Alternativas
Comentários
  • Correto. É um dos mais populares. O outro é o Internet Information Service (IIS) presente no Windows Server

  • CERTO.

    Segundo Ferreira(2008,p.473),"O browser é o cliente que que inicia uma conexão com o servidor WWW para visualização de páginas HTML. O servidor WWW, implementado pelo programa APACHE no Linux/Unix, é quem recebe as conexões."

    Bibliografia:

    LIVRO LINUX-GUIA DO ADMINISTRADOR DO SISTEMA-2 EDIÇÃO- RUBEM E. FERREIRA


ID
991045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a servidores Apache, julgue os próximos itens.

O mod_ssl, devidamente configurado no Apache, provê criptografia na disponibilização de um website.


Alternativas
Comentários
  • DocumentRoot - Arquivos que são disponibilizados pelo servidor web

    /etc/httpd - Arquivos de configuração do Apache (ServerRoot)

  • Questão é igual a questão Q330345 e se contradiz na resposta. As duas questões estão erradas.

    DocumentRoot  é onde fica os arquivos de suas aplicações que irão subir quando for realizado o start no apache ou seja os aquivos da pasta default "www" é um exemplo. Desta forma ele não informa o diretório no qual estão armazenados os arquivos de configuração e sim onde estão os arquivos das suas aplicações.

  • Já reportei o erro ao QConcursos, conforme posto pelo colega acima. Agora é ver se eles ajustam no site.

  • mod_ssl is an optional module for the Apache HTTP Server. It provides strong cryptography for the Apache v1.3 and v2 webserver via the Secure Sockets Layer (SSL v2/v3) and Transport Layer Security (TLS v1) cryptographic protocols by the help of the Open Source SSL/TLS toolkit OpenSSL.

  • A diretiva mod_ssl amplia o funcionamento dos sites hospedados com suporte a criptografia, inclusive possibilitando a customizacao das mensagens de log com variaveis relativas ao processo de criptografia.

     

    https://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_ssl.html

     

    FFF


ID
991048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a servidores Apache, julgue os próximos itens.

Quando ativado, o módulo mod_authnz_ldap suporta autenticação HTTP Basic utilizando serviço de diretório LDAP.

Alternativas
Comentários
  • mod_authnz_ldap: Allows HTTP Basic Authentication by checking against an LDAP directory. The authentication mechanism of checking against an LDAP directory is provided via mod_authnz_ldap in Apache versions 2.1 and later. --WIKIPEDIA


ID
991051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a servidores Apache, julgue os próximos itens.

A diretiva LogFormat define o nome do arquivo de log de requisições para o servidor Apache.

Alternativas
Comentários
  • Essa função refere-se a

    CustomLog

  • http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_log_config.html#logformat

    This directive specifies the format of the access log file.


    Basicamente, serve pra customizar a impressão de data e hora no início de cada entrada de log.

  • A diretiva "Logformat" permite a customização das mensagens de log no servidor Apache. Existe outra diretiva utlizada para customizacao das mensagens de log: " CustomLog ".

     

    A principal diferenca entre as diretivas é que com a " CustomLog"  podemos especificar o local e as condições para logar determinada mensagem.

     

    FFF


ID
1055485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item abaixo acerca do Apache Web Server.

O comando apachectl test permite verificar, sem iniciar o servidor, a existência de erros de sintaxe nos arquivos de configuração.

Alternativas
Comentários
  • Errado o comando não é apachectl test e sim apachectl -t.

    apachectl -t executa testes de sintaxe do arquivo de configuração e segundo a documentação na versão atual do apache esse comando foi retirado. 

  • A questão está errada porque o comando correto seria apachectl configtest e não apachectl test, como põe a questão. 

    Os principais parâmetros utilizados com o comando apachectl são:

    apachectl configtest: testa se o arquivo de configuração do apache (httpd.conf)
    apachectl start: inicia o servidor web apache
    apachectl stop: para o servidor web apache
    apachectl restart: reinicializa o servidor.

    configtest: Run a configuration file syntax test. It parses the configuration files and either reports Syntax Ok or detailed information about the particular syntax error. This is equivalent to apachectl -t.

    Ver ref. no site do apache.org: http://httpd.apache.org/docs/2.2/programs/apachectl.html

    Bons estudos!



  • apachectl configtest ou apachectl -t

  • Atualmente o comando httpd -t do Apache Server executa essa função.


ID
1055899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de Apache Web Server e Tomcat Application Server.

É possível fazer que um servidor com um único endereço IP e múltiplos nomes apontando para este computador no DNS (domain name system) responda pelos URIs (uniform resource identifiers) www.exemplo.com e www.exemplo.org em um servidor Apache Web Server mediante a edição do arquivo httpd.conf conforme o código mostrado abaixo.

Listen 80
NameVirtualHost *:80
<.VirtualHost *:80>
DocumentRoot /www/exemplo1
ServerName www.exemplo.com
<./VirtualHost>

<.VirtualHost *:80>
DocumentRoot /www/exemplo2
ServerName www.exemplo.org
<./VirtualHost>

Alternativas
Comentários
  • Exemplo copiado da documentação da versão 2.2: http://httpd.apache.org/docs/2.2/vhosts/examples.html
    Na versão 2.4 a opção NameVirtualHost  foi removida: https://httpd.apache.org/docs/trunk/upgrading.html

  • O arquivo httpd.conf é o arquivo principal de configuração do Apache, se encontra dentro do diretório Conf, no diretório de instalação do Apache. 

    Em primeiro lugar, há que destacar que o arquivo está dividido em três seções, que são: 

     Parâmetros globais 
     Diretivas de Funcionamento 
     Host Virtuais 

    No arquivo se encontram todos os parâmetros de funcionamento do Apache. Alguns parâmetros são gerais para a instalação e funcionamento do Apache. Muitos dos outros parâmetros se podem configurar independentes para um conjunto de diretórios e/ou arquivos. Nestes casos, os parâmetros se encontram localizados dentro de seções onde se indica o âmbito de aplicação do parâmetro. 

    As seções mais importantes são:

    : Os parâmetros que se encontram dentro desta seção, só se aplicarão ao diretório especificado e a seus subdiretórios. 

    : Igual ao Directory, porém aceita no nome do diretório expressões regulares. 

    : Os parâmetros de configuração proporcionam controle de acesso dos arquivos pelo seu nome. 

    : Igual ao Files, porém aceita expressões regulares no nome do arquivo. 

    Proporciona um controle de acesso dos arquivos por meio da URL 

    : Igual ao Location, porém aceita expressões regulares no nomes do arquivo. 

    Algumas vezes as diretivas de funcionamento das seções anteriores se podem cruzar em cujo caso tenha a seguinte ordem de preferência: 

    1. e .htaccess (.htaccess prevalece frente a ) 
    2. e  
    3. e  
    4. e  

    Também há que destacar, que o arquivo contém vários comentários para sua correta utilização, as linhas comentadas aparecem com o símbolo #.


ID
1118197
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O servidor Web Apache oferece suporte à SSL/TLS. Para configurar o Apache para forçar os clientes HTTP a se autenticarem usando certificados digitais, o administrador deve utilizar a opção;

Alternativas
Comentários
  • O gabarito oficial considerou a letra D como correta.

  • SSLClientCert required:
    Determina se os usuários que assinam para a interface HTTPS será exigida a apresentação de um certificado de cliente SSL válido para autenticar no sistema.

    Fonte:https://teledistrib.cegedim.fr/doc/en/MOVEitDMZ_WebInterface_Settings_Security_InterfacePolicy.htm

    SSLVerifyClient require:
    Esta directiva define o tipo de verificação de certificado para autenticação do cliente.

    Fonte: http://www.apacheref.com/ref/mod_ssl/SSLVerifyClient.html


  • This directive sets the Certificate verification level for the Client Authentication. Notice that this directive can be used both in per-server and per-directory context. In per-server context it applies to the client authentication process used in the standard SSL handshake when a connection is established. In per-directory context it forces a SSL renegotiation with the reconfigured client verification level after the HTTP request was read but before the HTTP response is sent.

    The following levels are available for level:

    none: no client Certificate is required at all

    optional: the client may present a valid Certificate

    require: the client has to present a valid Certificate

    optional_no_ca: the client may present a valid Certificate
    but it need not to be (successfully) verifiable. This option cannot be relied upon for client authentication.

    Example

    SSLVerifyClient require

     

    https://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_ssl.html


ID
1119535
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Por questões de segurança, o uso do arquivo .htaccess deve ser evitado em diretórios usados pelo software Apache. Para desabilitar completamente o uso desse arquivo em um diretório, na configuração do Apache desse diretório deve-se usar a diretiva

Alternativas
Comentários
  • Para habilitar ou desabilitar o arquivo .htaccess em seu servidor, é necessário editar o arquivo de configuração do Apache (httpd.conf).

    A configuração que habilita ou desabilita o .htaccess é o AllowOverride. Caso ele esteja setado como None, o seu .htaccess não será interpretado. Para que isto ocorre, é necessário setá-lo como All.

    Abaixo segue um exemplo:

    # AllowOverride controls what directives may be placed in .htaccess files.
    # It can be “All”, “None”, or any combination of the keywords:
    #  Options FileInfo AuthConfig Limit

    AllowOverride All


    http://www.dido.eti.br/htaccess-habilitar-ou-desabilitar-no-apach/


ID
1209169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em uma rede local foi instalado, em uma máquina, um servidor web Apache, um servidor DNS e um servidor FTP nas portas padrões de uso. O firewall na frente dessa máquina na rede é Linux com IPTABLES, que, por padrão, nega tudo. O IP do servidor em questão com os serviços é 10.10.10.10. Foi solicitada a liberação de acesso para os serviços web, DNS e FTP através do firewall.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O comando iptables –I FORWARD –s 10.10.10.10 –p udp --sport 53 –j DENY fará que o tráfego cuja porta de origem é DNS seja negado

Alternativas
Comentários
  • No final da questão diz: "fará que o tráfego cuja porta de origem é DNS seja negado ", a questão só está certa por dizer no inicio do enunciado que o firewall na frente dessa máquina na rede nega tudo, se não fosse isso,  o tráfego não seria totalmente negado nesta porta, pois o DNS utiliza tanto UDP como TCP, e o comando apenas nega protocolo UDP, deixando com livre passagem pacotes que utilizassem tcp.

  • iptables 

    –I FORWARD   (-I: insere uma REGRA p/ forward - Se nenhum argumento fosse especificado a regra seria inserida no topo da corrente)
    –s 10.10.10.10 (-s: define a fonte (source); Se fosse "-d" seria destino (destination) seguido do IP )
    –p udp             (-p: define o protocolo - que pode ser qualquer protocolo listado no arquivo /etc/protocols)
    --sport 53        (--sport: define a port de origem - sendo 53 a porta padrão do DNS; dever ser usado ANTES DE UMA AÇÃO -j )
    –j DENY         (-j: ação que será executada - temos ACCEPT, DROP, QUEUE, RETURN, REJECT, LOG, DNAT, MASQUERADE..)


ID
1209172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em uma rede local foi instalado, em uma máquina, um servidor web Apache, um servidor DNS e um servidor FTP nas portas padrões de uso. O firewall na frente dessa máquina na rede é Linux com IPTABLES, que, por padrão, nega tudo. O IP do servidor em questão com os serviços é 10.10.10.10. Foi solicitada a liberação de acesso para os serviços web, DNS e FTP através do firewall.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O comando iptables –I FORWARD –d 10.10.10.10 –p tcp --dport 22 –j ACCEPT fará que o tráfego cuja porta de destino é FTP seja aceito.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria:

    iptables –A INPUT –d 10.10.10.10 –p tcp --dport 22 –j ACCEPT

  • A regra em si está certa, o problema aí é que a porta do FTP é a 20/21 e não a 22.

  • Walter, desde quando FTP utiliza porta 22? Ssh que utiliza essa porta.

  • tcp/22 - SSH

  • Protocolo - FTP.

    Portas - 20 dados, 21 - controle.

    Gab. E

  • FTP 20 dados, 21 controle

    SSH 22

     


ID
1209175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em uma rede local foi instalado, em uma máquina, um servidor web Apache, um servidor DNS e um servidor FTP nas portas padrões de uso. O firewall na frente dessa máquina na rede é Linux com IPTABLES, que, por padrão, nega tudo. O IP do servidor em questão com os serviços é 10.10.10.10. Foi solicitada a liberação de acesso para os serviços web, DNS e FTP através do firewall.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O comando iptables –I FORWARD –d 10.10.10.10 –p tcp --dport 80 –j ACCEPT fará que o tráfego cuja porta de origem é HTTP seja permitido

Alternativas
Comentários
  • Aceita tráfegos cujo ip de destino é 10.10.10.10, o protocolo de transporte é o TCP e a porta de destino é 80.

  • --dport 80 quer dizer porta de destino 80. 

    Por isso a questão está incorreta.

  • --dport 80 = porta de destino;   --sport 80 = porta de origem

  • -I : Insere nova regra dentro das existentes no firewall.

    FORWARD : Utiliza a chain Forward (regra para encaminhamento)

    -s : Define um host como origem de tráfego

    -p : Define um protocolo da camada de rede ou transporte

    --sport : Define a porta de origem. 

    --dport : Define a porta de destino.

    -j : Procedimento a ser executado no caso de ocorrência da regra. 

    -d : Define um host como destino do tráfego

  • Pra estar certo, deveria ser algo do tipo:

    iptables -A INPUT -d 10.10.10.10 -p tcp --dport 80 -j ACCEPT


ID
1213978
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os servidores Apache são capazes de prover controle de acesso a cada diretório, controlando quem pode visualizar as páginas web hospedadas naquele local. Assinale a alternativa que indica uma forma simples de se restringir, por senha, o acesso a um diretório web mantido por um servidor Apache.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

    Segundo Ferreira(2008,p.478),"Para restringir o acesso a documentos criados em um diretório utilizando o recurso de usuários e senhas, criamos arquivos .htaccess e os colocamos dentro dos diretórios a serem protegidos.


    LINUX-GUIA DO ADMINISTRADOR DO SISTEMA-RUBEM E. FERREIRA-2008-2 EDIÇÃO.

  • Gabarito A

    No geral, arquivos .htaccess usam a mesma sintaxe que os arquivos de configuração principal. O que você pode colocar nesses arquivos é determinado pele diretriz AllowOverride. Essa diretriz especifica, em categorias, quais diretrizes serão aceitas caso sejam encontradas em um arquivo .htaccess. Se uma diretriz for permitida em um arquivo .htaccess, a documentação para essa diretriz irá conter uma seção Override, especificando que valor precisa estar em AllowOverride para que esta diretriz seja permitida.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1217797
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Todo projeto construído utilizando-se o Apache Maven deve possuir um arquivo XML com algumas configurações, como as dependências do projeto e os plug-ins que podem ser executados no seu diretório raiz. Considerando essas informações, é correto afirmar que, a partir da versão 2.0, esse arquivo passou a se chamar

Alternativas
Comentários
  • Um modelo de objeto do Projeto (POM) fornece toda a configuração para um único projeto. Configuração geral abrange o nome do projecto, o seu proprietário e suas dependências em outros projetos. Pode-se também configurar fases individuais do processo de construção, que são implementados como plugins . Por exemplo, pode-se configurar o compilador-plugin para usar Java versão 1.5 para a compilação, ou especificar a embalagem do projeto, mesmo se alguns testes de unidade falhar.

    Projetos maiores deve ser dividido em vários módulos, ou sub-projetos, cada um com seu próprio POM. Então pode-se escrever uma POM raiz através do qual se pode compilar todos os módulos com um único comando. POMs também pode herdar configuração de outros POMs. Todos os POMs herdar da Super POM [7] por padrão. O Super POM fornece configuração padrão, tais como diretórios de origem padrão, plugins padrão e assim por diante.

  • Quem não tem acesso: --> E


ID
1260316
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No servidor web Apache, a diretiva que define o tipo de autenticação a ser utilizada para acessar um diretório é:

Alternativas
Comentários
  • diretiva AuthType:

    define o tipo de autorização de usuário aplicável a um diretório; tipos possíveis: None, Basic, Digest, Form.


    Exemplos de configuração:


    <Directory "/www/docs">
      AuthType Basic
      AuthName Documents
      AuthBasicProvider file
      AuthUserFile "/usr/local/apache/passwd/passwords"
      Require valid-user
    </Directory>

    <Directory "/www/docs/public">
      AuthType None
      Require all granted
    </Directory>

  • Quem não tem acesso: --> C


ID
1271344
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

Um servidor Apache é um servidor web que

1. não implementa autenticação LDAP, apesar de permitir páginas protegidas por senhas.

2. implementa o protocolo HTTP, assim como “hosts” virtuais.

3. requer o sistema operacional Windows 7 para ser instalado.

Quais propostas estão corretas?

Alternativas

ID
1271350
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para criar um arquivo que conterá usuários e senhas em um servidor Apache e adicionar o primeiro usuário (por exemplo, “jose”), o administrador deverá

Alternativas
Comentários
  • http://httpd.apache.org/docs/2.2/programs/htpasswd.html

    -c Create the passwdfile. If passwdfile already exists, it is rewritten and truncated. This option cannot be combined with the -n option.

    Sintaxe do comando: htpasswd [ -c ] [ -m ] [ -D ] passwdfile username

ID
1305964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos servidores de aplicação e da Web, julgue os itens subsecutivos.

O mod_jk — um módulo Apache projetado para permitir o encaminhamento de pedidos do servidor Apache para recipientes servlet — gerencia o balanceamento de carga em chamadas HTTP para um conjunto de recipientes servlet, a exemplo do JBoss.

Alternativas
Comentários
  • Mod JK: É o componente de balanceamento de carga muito utilizado atualmente, não só para instâncias JBoss, mas para outros servidores web e de aplicação. O mod jk realiza a integração entre o Apache Web Server e o Tomcat/JBoss, utilizando o protocolo AJP. Um dos grandes problemas do mod-jk são os arquivos de configuração que dificultam a manutenção em um grande parque de servidores, pois esses mesmos arquivos de configuração devem ser replicados. Outra grande desvantagem de utilizar o Mod JK é a forma em que o balanceamento é feito pois se baseia em um fator fixo definido pelo atributo lbfactor.


    https://developer.jboss.org/wiki/ModClusterXModJKQualUtilizar


  • Gabarito Certo

    O Mod_JK é um modulo de integração do Tomcat com servidores web, como o Apache. Com ele, solicitações a páginas estáticas de aplicações que rodam no Tomcat são respondidas diretamente pelo Apache, melhorando a performance do servidor. Outra vantagem, é que as portas onde rodam o Tomcat ficam ocultas, já que o Apache busca estas aplicações e as apresenta na porta 80.

    Para instalar e configurar o Mod_JK, siga os passos abaixo:

    1. Abra uma nova janela do "Terminal" ou execute o “Console” em seu painel;

    NOTA: Para informações sobre como utilizar o console, acesse Como utilizar o Console no painel do CloudFlex?.

     

    2. Habilite o conector AJP no Tomcat:

    NOTA: O conector AJP já vem habilitado por padrão a partir da versão 8 do Tomcat.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gabarito CERTO


ID
1306609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o seguinte item, acerca da configuração servidor de aplicações web Apache.


Pelo módulo Expires (mod_expires.c) é possível configurar o servidor de aplicações web Apache para que o navegador do cliente faça cache de determinados tipos de arquivos, o que reduz a quantidade de requisições feitas ao servidor.

Alternativas
Comentários
  • O módulo Expires (mod_expires.c) serve para o servidor HTTP informar ao navegador que determinado documento pode ser mantido em cache, por um período de validade.
    No final das contas, o Módulo Expires reduz substancialmente o tráfego de dados entre cliente e servidor, especialmente se os arquivos mantidos em cache são relativamente grandes.

    Fonte: http://rubsphp.blogspot.com.br/2013/02/otimizando-apache-com-mod-expires-e-mod-deflate.html

  • O módulo mod_expires.c permite o uso das das diretivas ExpiresDefault e ExpiresByType. Com o segundo, é possível definir um prazo de validade do cache para tipos específicos de documentos.

    GABARITO: CERTO

    https://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_expires.html


ID
1318927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um sistema que utiliza o servidor Apache, a home page de cada usuário do sistema é localizada na pasta public_html do respectivo home do usuário. Esse servidor deve fornecer a home page do usuário quando um cliente requisitar a URL http://servidor.domínio/~login_usuário, na qual servidor.domínio corresponde ao FQDN (Full Qualified Domain Name) do servidor e login_usuário corresponde ao nome de login do usuário.
Dentre as ações que o administrador do sistema precisa executar, o arquivo httpd.conf deve ser configurado com a diretiva

Alternativas
Comentários
  • https://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_userdir.html

  • Quem não tem acesso: --> D


ID
1347268
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No servidor web Apache, as configurações do servidor que atuam em nível de diretório podem ser ajustadas por meio do arquivo:

Alternativas
Comentários
  • .htaccess é um arquivo especial para o Apache. Quando um usuário está navegando por alguma página do seu site, para todo diretório que ele tentar acessar, o Apache procura primeiro pelo tal do arquivo .htaccess e se encontrar, verifica se existe alguma restrição ou configuração especial.

    Com o .htaccess podemos controlar diversos parâmetros, tais como:

    • acesso restrito (com ou sem uso de senha);
    • páginas de erro padrão;
    • página padrão de acesso ao site;
    • redirecionar diretivas;
    • URLs amigáveis;
    • grande auxílio no SEO do site;
    • entre muitas outras funções;


  • Segundo Ferreira(2008,p.478),"Para restringir o acesso a documentos criados em um diretório utilizando o recurso de usuários e senhas, criamos arquivos .htaccess e os colocamos dentro dos diretórios a serem protegidos.

    LINUX-GUIA DO ADMINISTRADOR DO SISTEMA-RUBEM E. FERREIRA-2008-2 EDIÇÃO.



ID
1352518
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um administrador de uma rede Unix precisa editar um arquivo de configuração para que seja possível carregar o módulo do PHP V5 junto com um servidor Apache. Para isso, ele deve alterar o arquivo de configuração do Apache denominado:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C é a mais adequada, contudo, não para servidores Debian.

  • Letra C

     

    Já que o Nícolas Wildner ficou com preguiça de escrever...

     

    /etc/apache2/apache2.conf 

    Arquivo de configuração do Apache.

     

    No Fedora/RedHat, esse arquivo está localizado em /etc/httpd/conf/httpd.conf

    Assim, como o CentOS é derivado do RedHat ele terá o mesmo arquivo de localização: /etc/httpd/conf/httpd.conf

     

    Fonte:     Linux Guia do Administrador do Sistema 2ed - Rubem E. Ferreira.


ID
1365799
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

José instalou o pacote do servidor web Apache2 em um servidor com sistema operacional Linux da empresa em que trabalha e deseja configurá-lo para as especificações da empresa. Por padrão, e para configurar os números das Portas TCP pelas quais o Apache2 irá receber as requisições, José deve editar o arquivo

Alternativas
Comentários
  • o default é ficar em /etc/apache2


ID
1449889
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em servidor Web, Apache, para melhorar o desempenho e a performance em que o servidor não precise verificar em cada diretório a existência de um arquivo .htaccess, a diretiva que podemos usar é:

Alternativas
Comentários
  • Quando você adiciona diretrizes de configuração em um arquivo .htaccess, e não obtém o efeito desejado, existe uma série de pontos que podem estar errados.

    Mais comumente, o problema é que a diretriz AllowOverride não está habilitada corretamente para que as suas diretrizes de configurações sejam honradas. Verifique se você não possui AllowOverride None ajustado para o escopo do arquivo em questão. Um bom meio de testar isso é colocar "lixo" em seu arquivo .htaccess e recarregá-lo. Se não for gerado nenhum erro do servidor, certamente você tem AllowOverride None habilitado.

    Se, por outro lado, você está obtendo erros do servidor ao tentar acessar documentos, verifique o registro de erros do Apache. Ele provavelmente irá indicar que a diretriz usada em seu arquivo .htaccess não é permitida. Alternativamente, ele pode acusar erros de sintaxe que você terá que corrigir.

    Fonte: https://httpd.apache.org/docs/trunk/pt-br/howto/htaccess.html

  • Quem não tem acesso: --> C


ID
1455010
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para ativar ou desativar um módulo do servidor de aplicação Apache (versão 2) em um sistema Linux/UNIX, é necessário que o módulo em questão esteja instalado e que seu arquivo de configuração esteja acessível ao processo Apache (httpd), em diretórios apropriados. Um conjunto de ferramentas que pode ser usado para respectivamente ativar e desativar um módulo Apache é:

Alternativas
Comentários
  • a2enmod, a2dismod, ln e rm;

    a2enmod: Ativa(enable) um módulo;

    a2dismod: Desativa(disable) u módulo.

    ln: Cria um link do módulo que se quer ativar no diretorio especifico para módulos ativos. O comando a2enmod faz isso de forma autoatizada, o ln faz manualmente.

    rm: Exclui o llink do módulo que se quer desativar do diretorio especificos para módulos ativos. O comando a2dismod faz isso de forma automatizada, o rm faz manualmente.


  • Roger, por favor onde eu leio sobre este conteúdo ou estes comandos? Obrigado Roger Reis!

  • AQUI: http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/capitulo-configurando-servidores-web.html

    Comprei o livro, aconselho a fazer o mesmo. É barato.

    Este capitulo esta disponivel no site.

  • Indo na eliminação. A questão fala sobre ATIVAR e DESATIVAR módulos(que é basicamente criar links simbólicos de um diretório para o outro).

    A - cp é comando e cópia, e é pedreiragem copiar módulo pra lá e pra cá

    B - cat é comando para concatenar arquivos na saída padrão(STDOUT). Serve pra ver conteúdo de arquivo texto, não pra manusear módulos

    D - xz e tar - Compressão

    E - cat, novamente.


    A mais adequada, é então a C. a2enmod e a2dismod são utilizados para criar e remover links de /etc/apache2/mods-available para /etc/apache2/mods-enabled. O mesmo pode ser feito com os comandos ln e rm desta mesma alternativa.


ID
1455013
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao examinar o registro (log) de acessos de um servidor de aplicação Apache (versão 2), o administrador do sistema notou que as requisições destinadas ao sistema 1 (http://sistema1.exemplo.com.br) retornam com código 500 na maioria dos casos, enquanto as requisições destinadas ao sistema 2 (http://sistema2.exemplo.com.br) retornam predominantemente com código 200. Isso quer dizer que:

Alternativas
Comentários
  • lista de códigos de resposta em HTTP:

    1xx Informativa

    Solicitação recebida, dando continuidade ao processo. Essa classe de códigos de status indica uma resposta provisória, constituída apenas do Status-Line e cabeçalhos opcionais, e é encerrado por uma linha vazia. Desde a versão HTTP/1.0 não são definidios todos os códigos de status 1xx, os servidores não devem enviar uma resposta 1xx para um cliente HTTP/1.0, exceto sob condições experimentais.

    2xx Sucesso

    Esta classe de códigos de status indica a ação solicitada pelo cliente foi recebida, compreendida, aceita e processada com êxito.

    3xx Redirecionamento

    O cliente deve tomar medidas adicionais para completar o pedido. Essa classe de código de status indica que a ação ainda precisa ser levado pelo agente do usuário, a fim de atender à solicitação. A ação necessária pode ser realizada pelo agente, sem interação com o usuário, se e somente se o método utilizado no segundo pedido é GET ou HEAD. Um agente do usuário não deve redirecionar automaticamente uma solicitação de mais de cinco vezes, uma vez que tais redirecionamentos geralmente indicam um loop infinito 

    4xx Erro de cliente

    A classe 4xx de código de status é destinado para os casos em que o cliente parece ter cometido um erro. Exceto quando estiver respondendo a uma solicitação HEAD, o servidor deve incluir uma entidade que contém uma explicação sobre a situação de erro, e se é uma condição temporária ou permanente. Esses códigos de status são aplicáveis ​​a qualquer método de solicitação. Os agentes do usuário devem exibir qualquer entidade incluída para o usuário. Estes são tipicamente os códigos de erro mais comuns encontrados durante online.

    5xx outros erros500 Erro interno do servidor (Internal Server Error)

    Indica um erro do servidor ao processar a solicitação. Na grande maioria dos casos está relacionada as permissões dos arquivos ou pastas do software ou script que o usuário tenta acessar e não foram configuradas no momento da programação/construção do site ou da aplicação. Para corrigir, verifique o diretório em que o arquivo ou recurso que houve falha de acesso está localizado, e este arquivo (bem como todos os outros), obedeçam às regras seguintes:


  • Por eliminação. códfigo 200 significa OK, acesso OK, portanto não tem como ter problema no acesso ao servidor 2.

  • Quem não tem acesso: --> D


ID
1504033
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um acesso feito para o endereço http://site.exemplo.com.br, que está hospedado em um computador executando o servidor de aplicação Apache 2, deve retornar uma página contendo o nome, logotipo e marca de uma organização. Sabendo-se que a configuração padrão inicial do Apache 2 não foi modificada e que será utilizada uma página estática, as informações a serem exibidas na página devem ser colocadas em um arquivo com o nome:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D


ID
1526731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um servidor httpd Apache executando em uma máquina com vários IPs e atendendo vários domínios (CNAMES) permite que

Alternativas

ID
1538734
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que diz respeito à configuração do Apache, atualmente as prestadoras de serviço de banda larga mantêm a porta 80 bloqueada, o que torna necessário redirecionar a porta, caso contrário uma página não poderá ser exibida em um browser na internet, ficando restrito apenas ao ambiente interno. Para se trocar a porta do Apache, deve-se editar um arquivo com o seguinte comando:

Alternativas
Comentários
  • /boot - Arquivos de bootloaders(system.map, Initial Ramdisk, Kernel, arquivos de configuração do bootloaders)

    /sys - Estrutura criada por algumas distribuições para armazenar dados de servidor(exemplo, utilizar o /srv/www ao invés de /var/www)...


    Por eliminação e em conjunção com o fato de que ser quer alterar a configuração de um software(/etc), a correta é a D


ID
1623184
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Servidor Web Apache é um servidor muito utilizado atualmente, e implementa diversos serviços, como o atendimento de petições HTTPS. Para isto, utiliza-se o módulo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Para garantir segurança nas transações HTTP, o servidor dispõe de um módulo chamado mod_ssl, o qual adiciona a capacidade do servidor atender requisições utilizando o protocolo HTTPS. Este protocolo utiliza uma camada SSL para criptografar todos os dados transferidos entre o cliente e o servidor, provendo maior grau de segurança, confidencialidade e confiabilidade dos dados. A camada SSL é compatível com certificados X.509, que são os certificados digitais fornecidos e assinados por grandes entidades certificadoras no mundo.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1642837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos servidores de web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue o próximo item.


O Apache, que provê páginas por meio do protocolo HTTP, possui código-fonte aberto, funciona em ambiente multiplataforma, tanto no Windows quanto no Linux.

Alternativas
Comentários
  •  "O que vale destacar no  Apache é que, apesar de tudo, ele é distribuído sob a licença GNU, ou seja, é gratuito e pode ser estudado e modificado através de seu código fonte por qualquer pessoa."

    Matéria completa: http://canaltech.com.br/o-que-e/internet/O-que-e-servidor-Apache/#ixzz3p2DzD6e6 


ID
1645870
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O servidor Apache é um software livre, que além de estar disponível para o Linux, também conta com versões para o Windows. É capaz de executar código em PHP e ASP, Perl, Shell Script, pode atuar como servidor FTP e HTTP. Sua utilização mais conhecida é a que combina o Apache com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL. Para instalar o servidor Apache em um sistema operacional baseado no Debian como o Ubuntu Linux, deve-se utilizar o seguinte comando:

Alternativas
Comentários
  • apt-get install apache.

  • Comandos linux

    apt-get - atualiza, instala, remove pacotes no sistema

    apt-get install nome-do-pacote - instala o pacote especificado ou se já estiver instalado, tenta atualizalizá-lo.

    tar - agrupa arquivos no formato tape archive

    Para instalar o servidor Apache em um sistema operacional baseado no Debian como o Ubuntu Linux, deve-se utilizar o seguinte comando: alternativa b) apt-get install apache.


ID
1682881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao servidor Apache, julgue o próximo item.

As diretrizes <Directory> e <Files> são utilizadas em arquivos htaccess para permitir que usuários controlem o acesso a seus arquivos.


Alternativas
Comentários
  • São utilizados em arquivos httpd.conf

  • As diretrizes Directory e Files são utilizadas para definir diretivas aplicáveis a um diretório ou sub-diretório.  Já as diretrizes  e  limitam as diretivas aplicáveis por arquivo. No interior das diretrizes podemos realizar diversas configurações, e não somente permitir que usuários controlem o acesso a seus arquivos, como a redação dá a entender.
    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-analista-judiciario-suporte-em-ti-stj/

  • Quem não tem acesso: --> Errado


ID
1682884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao servidor Apache, julgue o próximo item.

Um administrador pode incluir uma configuração para determinado diretório por meio da diretriz <Directory>.


Alternativas
Comentários
  • Directory are used to enclose a group of directives that will apply only to the named directory, sub-directories of that directory, and the files within the respective directories. Any directive that is allowed in a directory context may be used. Directory-path is either the full path to a directory, or a wild-card string using Unix shell-style matching. In a wild-card string, ? matches any single character, and * matches any sequences of characters.

    Fonte: http://httpd.apache.org/docs/2.2/pt-br/mod/core.html#directory
  • Concurso nao cai ingles agora lascou.
  • ---------

    As diretrizes e são utilizadas para definir diretivas aplicáveis a um diretório ou sub-diretório.  Já as diretrizes  e  limitam as diretivas aplicáveis por arquivo. No interior das diretrizes podemos realizar diversas configurações, e não somente permitir que usuários controlem o acesso a seus arquivos, como a redação dá a entender

    Observem que o verbo utilizado foi “podem”, coerente com as várias configurações possíveis de serem utilizadas mediante a diretriz .

    Gabarito preliminar: C


ID
1729042
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um ambiente Linux rodando Apache2, deseja-se criar uma virtualização de sites. Uma vez que estejam devidamente configurados, o comando permite a ativação de um determinado virtual host é:

Alternativas
Comentários
  • Vi em vários blogs comentários a respeito da "ferramenta" a2ensite. Cito, por exemplo, este blog:


    http://labcisco.blogspot.com.br/2015/05/configuracao-do-servidor-web-apache-no.html


    "Os arquivos dos sites que ficam armazenados em "/etc/apache2/sites-available" não estão publicados, por isso é necessário utilizar a ferramenta a2ensite para ativá-los e publicá-los através da criação de um link simbólico no diretório "/etc/apache2/sites-enabled".

    root@webserver:/# a2ensite nome.com.br.config
    root@webserver:/# ls -l /etc/apache2/sites-enabled
    lrwxrwxrwx 1 root root 38 Mai 14 23:49 nome.com.br.conf -> ../sites-available/nome.com.br.conf

    Obs.: Assim como a ferramenta a2ensite é utilizada para ativar e publicar um site, a ferramenta a2dissite pode ser utilizada para remover o link simbólico. "


    observação: não achei nenhuma informação a respeito destas ferramentas na documentação oficial do servidor apache ( https://httpd.apache.org/docs/2.4/en/ ); agradeço se alguém souber informar o motivo .

  • a2ensite - habilita site do Apache, isto é, cria o link simbólico do arquivo do site que deseja habilitar no diretório /etc/apache2/sites-enabled para o arquivo do site em questão presente no diretório  /etc/apache2/sites-available.

    Referência: livro "Linux Guia do Administrador do Sistema, Rubem E. Ferreira, 2ª Edição.

  • Quem não tem acesso: --> D


ID
1731268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à estrutura de funcionamento de servidores de aplicação.

Na instalação padrão do servidor HTTP Apache, a porta padrão de funcionamento é 8084 conforme a seguinte especificação:
Listen 8084

    <IfDefine SSL>

      <IfDefine !NOSSL>

        <IfModule mod_ssl.c>

             Listen 8443

         </IfModule>

      </IfDefine>

</IfDefine>

Alternativas
Comentários
  • O enunciado cita a porta 8084, já o código cita a 8443.

  • Ao instalar o apache2 e acessando o arquivo  /etc/apache2/ports.conf  veremos a seguinte configuração padrão:

    NameVirtualHost *:80
    Listen 80

    Assim a porta que vem como padrão é 80
  • Quem não tem acesso: --> Errado


ID
1753084
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O TestPlan é o elemento básico para a criação de qualquer script .jmx utilizando o Apache JMeter e descreve uma série de passos que a ferramenta irá executar quando realizar os testes. Ele pode adicionar um componente para simular as ações dos usuários, que agrega todos os demais elementos necessários para a execução dos testes, controlando as ações de pseudo usuários no sistema. Trata-se do componente 

Alternativas
Comentários
  • Thread Group - The Thread Group tells JMeter the number of users you want to simulate, how often the users should send requests, and the how many requests they should send.


    http://jmeter.apache.org/usermanual/build-web-test-plan.html


  • O thread group é o início de qualquer plano de teste, é abaixo dele que ficarão todos os controladores e testadores do plano. Nele podemos estabelecer configurações como: número de usuários (threads), tempo de intervalo para cada usuário (ramp-up period) e o número de vezes que o teste será executado (loop count).

    http://shipit.resultadosdigitais.com.br/blog/testes-de-carga-com-jmeter/

  • Quem não tem acesso: --> D


ID
1758088
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um servidor web é um software que aceita requisições via protocolo HTTP de navegadores, como Internet Explorer e Google Chrome, para que os clientes acessem páginas web. É um servidor web

Alternativas
Comentários
  • GlassFish é um servidor de aplicação open source liderado pela Sun Microsystems para a plataforma J2EE. 


    Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets


    servidor Apache (ou Servidor HTTP Apache, em inglês: Apache HTTP Server, ou simplesmente: Apache) é o mais sucedido servidor web livre


ID
1780060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A propósito de serviços de impressão em rede, julgue o item subsecutivo.

O arquivo de configuração do serviço cups, conhecido como cupsd.conf, tem recursos para configuração parecidos com o servidor web Apache, como a diretiva Order.

Alternativas
Comentários
  • Order: Especifica em que ordem as opções de acesso allow/deny serão pesquisadas. Caso não seja especificada, o padrão será deny,allow. A diretiva Order aceita os seguintes valores:

    - deny,allow: Esta é a PADRÃO, significa um servidor mais restritivo; a diretiva allow é processada primeiro e somente depois a diretiva deny. Caso nenhuma diretiva allow e deny forem especificadas ou não conferirem, PERMITE TUDO como padrão.
    - allow,deny: Significa um servidor mais permissivo, a opção deny é processada primeiro e somente depois a opção allow. Caso nenhuma diretiva allow e deny for especificadas ou não conferirem, BLOQUEIA TUDO como padrão.
    - mutual-failure: Somente permite o acesso se o usuário receber autorização através da opção allow e NÃO ser bloqueado pela opção deny, caso uma das checagens falhe, o acesso é imediatamente negado. É uma opção interessante quando você quer somente pessoas de um determinado endereço/rede acessando o seu sistema e não estejam em sua lista negra :-).

    ---> allow from: Especifica o endereço que TERÁ acesso ao recurso especificado. A diretiva allow from aceita os seguintes valores: all, IP, Rede, dominio completo/parcial, nome de host.
    ---> deny from: Especifica os endereços que NÃO terão acesso ao recurso especificado. As explicações referentes a esta diretiva de acesso são idêntica as de allow from.

    https://sites.google.com/site/brenosobral/linux/apache

     

  • Complementando as informações do colega Samir.

    - cupsd.conf - server configuration file for cups 

    - The Order directive controls whether Allow lines are evaluated before or after Deny lines (Order allow,deny ou Order deny,allow)

     

    https://www.cups.org/doc/man-cupsd.conf.html

  • Quem não tem acesso: --> Certo


ID
1780066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que concerne à configuração do Squid e do Apache, julgue o item subsequente.

A diretiva DocumentRoot do Apache indica o usuário administrador do sítio publicado.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a documentação on line a diretiva DocumentRoot serve para indicar qual é o diretório que o servidor HTTP irá usar para prover os documentos/arquivos ( http://httpd.apache.org/docs/current/mod/core.html#documentroot ):


    Sintaxe: DocumentRoot directory-path

    Contexto: server config, virtual host


    "This directive sets the directory from which httpd will serve files. Unless matched by a directive like Alias, the server appends the path from the requested URL to the document root to make the path to the document.


    Example:


    DocumentRoot "/usr/web"


    then an access to http://my.example.com/index.html refers to /usr/web/index.html.

    If the directory-path is not absolute then it is assumed to be relative to the ServerRoot."

  • A diretiva que indica o administrador do site é: ServerAdmin webmaster@your.dominio.com

     

    Essa diretiva é importante para especificar o e-mail do responsável pelo server , a ser contactado em caso de problemas com o servidor. Este email será mostrado nas mensagens de erro.

     

    Gabarito, ERRADO.

     

    FFF


ID
1780069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que concerne à configuração do Squid e do Apache, julgue o item subsequente.

O servidor web apache possui suporte para virtual host, fazendo uso da diretiva de configuração VirtualHost. Com esse recurso, é possível separar arquivos para logs dos acessos recebidos em diferentes sítios web, que forem disponibilizados no servidor Apache.

Alternativas
Comentários
  • A diretiva   <VirtualHost> do servidor apache serve para agrupar as configurações (outras diretivas) associadas a um "virtual host"


    Sintaxe: <VirtualHost addr[:port] ... addr[:port] > ... </VirtualHost>

    Contexto:server config


    Cada servidor virtual (virtual host) é identificado por um endereço IP, seguido opcionalmente de uma porta. Observar que a definição de um "virtual host" não altera o(s) endereço(s) e a(s) porta(s) em que o servidor está aceitando as requisições HTTP. Isto deve ser configurado através da diretiva Listen.


    Segue um exemplo de configuração:


    <VirtualHost 10.1.2.3:80>

      ServerAdmin webmaster@host.example.com

      DocumentRoot "/www/docs/host.example.com"

      ServerName host.example.com

      ErrorLog "logs/host.example.com-error_log"

      TransferLog "logs/host.example.com-access_log"

    </VirtualHost>



ID
1780072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que concerne à configuração do Squid e do Apache, julgue o item subsequente.

Para que o Apache envie informações ao navegador cliente, como a informação da versão do Apache, pode ser utilizada a diretiva ServerTokens Minimal.

Alternativas
Comentários
  • Segue um trecho da documentação disponível na web; a diretiva ServerTokens configura quais informações relativas à descrição do servidor e do respectivo sistema operacional e dos módulos são enviadas no cabeçalho de resposta. Ver os exemplos abaixo ( http://httpd.apache.org/docs/current/mod/core.html#servertokens ) :


    "This directive controls whether Server response header field which is sent back to clients includes a description of the generic OS-type of the server as well as information about compiled-in modules.


    ServerTokens Full
    (or not specified)
    Server sends (e.g.):
          Server: Apache/2.4.2 (Unix) PHP/4.2.2 MyMod/1.2

    ServerTokens Prod[uctOnly]
    Server sends (e.g.):
          Server: Apache

    ServerTokens Major
    Server sends (e.g.):
          Server: Apache/2

    ServerTokens Minor
    Server sends (e.g.):
          Server: Apache/2.4

    ServerTokens Min[imal]
    Server sends (e.g.):
          Server: Apache/2.4.2

    ServerTokens OS
    Server sends (e.g.):
          Server: Apache/2.4.2 (Unix)


    This setting applies to the entire server, and cannot be enabled or disabled on a virtualhost-by-virtualhost basis."


  • Quem não tem acesso: --> Certo


ID
1780087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a Active Directory, IIS e Terminal Service.

O servidor IIS (Internet Information Services) tem suporte a HTTP, HTTPS, conteúdos estáticos e dinâmicos, sendo todos esses recursos suportados de forma nativa. O uso do recurso para publicação WebDAV não possui suporte nativo; assim, é necessária a utilização de outro servidor web, como o Apache com um módulo de suporte adicional mod_dav.so, ambos instalados no sistema operacional Windows Server.

Alternativas
Comentários
  • O servidor IIS (Internet Information Services) tem suporte a HTTP, HTTPS, conteúdos estáticos e dinâmicos, sendo todos esses recursos suportados de forma nativa. - CERTO

     

    O uso do recurso para publicação WebDAV não possui suporte nativo; --CERTO

     

    assim, é necessária a utilização de outro servidor web, como o Apache com um módulo de suporte adicional mod_dav.so, ambos instalados no sistema operacional Windows Server. - ERRADO

     

    O WebDAV é uma espécie de extensão ao HTTP. Embora não possua suporte nativo no IIS, existe o módulo para ser incorporado ao IIS. Assim, não se faz necessário usar o Apache para suportar o WebDAV.

  • Com Windows 7 e Windows Server 2008 R2, o módulo WebDAV 7.5 é fornecido como um recurso para o IIS 7.5, não sendo mais necessário o download do WebDAV.

    Mas para suportar publicações WebDAV para o seu Web server, você precisa instalar o módulo WebDAV e habilitar a publicação WebDAV.

    https://docs.microsoft.com/en-us/iis/configuration/system.webserver/webdav/

    De qualquer forma, não é necessário utilizar outro servidor Web.


ID
1792525
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que diz respeito às principais características de um servidor Apache, analise as afirmativas a seguir.

I. Suporta servidor Proxy ftp e http.

II. Suporta a criptografia via SSL e Certificados digitais.

III. Suporta a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Se o apache é um servidor web, logo utiliza a HTTP / HTTPS, como ele possui suporte a proxy ftp, já que o ftp é diferente do http?

  • Abaixo, segue um resumo com as principais características (extraído do Guia Foca Linux):

     

    - Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell Script, ASP, etc;
    - Suporte a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor;
    - Autenticação requerendo um nome de usuário e senha válidos para acesso a alguma página/sub-diretório/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5);
    - Negociação de conteúdo, permitindo a exibição da página Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador;
    - Suporte a tipos mime;
    - Personalização de logs;
    - Mensagens de erro;
    - Suporte a virtual hosting (é possível servir 2 ou mais páginas com endereços/ portas diferentes através do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereço);
    - Suporte a IP virtual hosting;
    - Suporte a name virtual hosting;
    - Suporte a servidor Proxy ftp e http, com limite de acesso, caching (todas flexivelmente configuráveis);
    - Suporte a proxy e redirecionamentos baseados em URLs para endereços Internos;
    - Suporte a criptografia via SSL,Certificados digitais;
    - Módulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recompilação do programa.

  • Quem não tem acesso: --> E


ID
1820539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito dos gerenciadores de dependências, julgue o próximo item.

Entre os gerenciadores de dependências estão o Apache Maven, Apache Ivy e Gradle.


Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> Certo


ID
1848916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à instalação e configuração dos serviços e servidores, julgue o item subsecutivo.

No servidor Apache, caso um provedor de conteúdo de sítio necessite realizar modificações na configuração do servidor por-diretório, mas não tem acesso root ao sistema do servidor, devem ser utilizados arquivos password.file.

Alternativas
Comentários
  • Arquivos .htaccess oferecem um meio de fazer mudanças nas configurações por-diretório.

    https://httpd.apache.org/docs/2.2/pt-br/howto/htaccess.html

  • Gabarito Errado

    Nesse caso seria o .htaccess.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • concordo


ID
1853125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Listen 80

NameVirtualHost * : 80

<VirtualHost * : 80>

DocumentRoot /www/srv1

ServerName www.srv1.com

</VirtualHost>

<VirtualHost * : 80>

DocumentRoot /www/srv2

ServerName www.srv2.org 

</VirtualHost>

Considerando que o trecho de código apresentado é parte de um arquivo de configuração de servidores virtuais em um servidor Apache, julgue o item que se segue.

Se uma requisição for realizada para um nome que não conste da lista de VirtualHost, ela será redirecionada para o servidor virtual srv1, que é o primeiro servidor na lista de configuração.

Alternativas
Comentários
  • Questão duvidosa pela  abrangência

  • Pior que isso tem na documentação oficial (https://httpd.apache.org/docs/current/vhosts/name-based.html):

     

    The default name-based vhost for an IP and port combination

    If no matching ServerName or ServerAlias is found in the set of virtual hosts containing the most specific matching IP address and port combination, then the first listed virtual host that matches that will be used.

     

    Mas eu diria que a questão está incompleta. Pelo que a questão diz, se eu acessar qualquer domínio ele vai cair naquele primeiro. Bem, para que isso ocorra, o domínio que estou acessando tem que ser mapeado para o IP daquela máquina.

  • Quem não tem acesso: --> Certo


ID
1853128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Listen 80

NameVirtualHost * : 80

<VirtualHost * : 80>

DocumentRoot /www/srv1

ServerName www.srv1.com

</VirtualHost>

<VirtualHost * : 80>

DocumentRoot /www/srv2

ServerName www.srv2.org 

</VirtualHost>

Considerando que o trecho de código apresentado é parte de um arquivo de configuração de servidores virtuais em um servidor Apache, julgue o item que se segue.

A diretiva NameVirtualHost * : 80 indica que qualquer endereço IP da estação servirá como servidor web na porta 80.

Alternativas
Comentários
  • ótimo comentário
  • https://httpd.apache.org/docs/current/mod/core.html#namevirtualhost

    Observem que para as novas versões do Apache essa diretiva está obsoleta.

  • Quem não tem acesso: --> Certo


ID
1858228
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o servidor HTTP Apache, seguem-se três afirmações:

I- Apache é um servidor multiplataforma, disponível para Windows e Linux.

II- Para garantir segurança nas transações, o servidor Apache dispõe de um módulo que adiciona a capacidade de atender requisições utilizando o protocolo HTTPS com uma camada SSL.

III- O servidor Apache possui uma licença de software livre de autoria da Apache Software Foundation.

Quais dessas afirmações estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> E