SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Palmeirina - PE - Agente de Endemias


ID
3298270
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A saúde do trabalhador abrange a participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
II. Todos os tipos de câncer têm os mesmos sintomas, como febre alta, irritações na pele e redução da efetividade do sistema imunológico.
III. O câncer de cólon e reto (intestino) abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É intratável e, na maioria dos casos, incurável, ainda que detectado precocemente ou mesmo que não tenha atingido outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B

    I. A saúde do trabalhador abrange a participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.(CORRETA)

     II. Todos os tipos de câncer têm os mesmos sintomas, como febre alta, irritações na pele e redução da efetividade do sistema imunológico. (INCORRETA)

    III. O câncer de cólon e reto (intestino) abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É intratável e, na maioria dos casos, incurável, ainda que detectado precocemente ou mesmo que não tenha atingido outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.(INCORRETA).

  • I - CORRETA (GABARITO)

    II - Existem mais de 100 tipos de câncer, que correspondem aos vários tipos de células presentes no corpo humano. Ex.: Cancer de Pele -  Os principais sintomas do câncer de pele são:

    Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.

    Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.

    Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

    Câncer do Intestino -  Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:

    sangue nas fezes;

    alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);

    dor ou desconforto abdominal;

    fraqueza e anemia;

    perda de peso sem causa aparente.

    alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)

    massa (tumoração) abdominal. INCORRETA

    III- O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. INCORRETA

    Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer

    https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino

     


ID
3298273
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A informação sobre nascidos vivos é indispensável para a gestão dos serviços de saúde, sendo utilizada nas atividades de planejamento da assistência ao parto e ao nascituro, assim como na construção de indicadores de saúde e demográficos, tais como a taxa de mortalidade infantil, neonatal e perinatal e as taxas de fecundidade e natalidade.
II. O SUS caracteriza-se como um sistema único porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal. Assim, o SUS não é um serviço ou uma instituição, mas um sistema que configura um conjunto de unidades, de serviços e ações que interagem para um fim comum. Esses elementos integrantes do sistema, referem-se ao mesmo tempo, às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.
III. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação dificulta a compreensão de um evento de saúde na população.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • .........................................................................................................................................................................................................

    Comentário:

     

     

    .I A informação sobre nascidos vivos é indispensável para a gestão dos serviços de saúde, sendo utilizada nas atividades de planejamento da assistência ao parto e ao nascituro, assim como na construção de indicadores de saúde e demográficos, tais como a taxa de mortalidade infantil, neonatal e perinatal e as taxas de fecundidade e natalidade. (Certa)

     

     

     

    II. O SUS caracteriza-se como um sistema único porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal. Assim, o SUS não é um serviço ou uma instituição, mas um sistema que configura um conjunto de unidades, de serviços e ações que interagem para um fim comum. Esses elementos integrantes do sistema, referem-se ao mesmo tempo, às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. (Certa)

     

     

     

    III. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação "dificulta" a compreensão de um evento de saúde na população. (Errada)

     

     

    Fundamento: Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica. O seu uso sistemático, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.

     

     

                                                                                                                            Fonte :  http://portalsinan.saude.gov.br/

    ..............................................................................................................................................................................................................

     

    "A persistência leva ao êxito."


ID
3298276
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância em saúde não deve adotar uma abordagem coletiva dos problemas de saúde.
II. Em oncologia, a radioterapia é o método capaz de destruir células tumorais empregando fitoterápicos.
III. A gestão compartilhada é um dos eixos de trabalho do Nasf.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Item III correto

    O NASF deve ter como eixos de trabalho a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende pela Saúde da Família (Caderno da Atenção Básica: Diretrizes do NASF, 2009).


ID
3298279
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os casos da Forma Pulmonar Grave da Leptospirose podem evoluir para insuficiência renal aguda, imunodeficiência primária, ou Síndrome de Burnout. Muitas vezes precede o quadro de icterícia. O óbito pode ocorrer nas primeiras 24 horas de internação.
II. No contexto da saúde do trabalhador, é vedada a revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho.
III. A Coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia, brônquios e baço) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Ocorre sob as formas endêmica e epidêmica. Em lactentes, pode resultar em número elevado de complicações e até em morte.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os casos com comprometimento pulmonar podem evoluir para insuficiência respiratória aguda,

    hemorragia maciça ou síndrome de angústia respiratória do adulto e, muitas vezes, esse quadro

    precede o quadro de icterícia e insuficiência renal. Nesses casos, pode ocorrer óbito nas primeiras

    24 horas de internação.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf

  • I.  Os casos da Forma Pulmonar Grave da Leptospirose podem evoluir para insuficiência renal aguda, imunodeficiência primária, ou Síndrome de Weil. Muitas vezes precede o quadro de icterícia. O óbito pode ocorrer nas primeiras 24 horas de internação. 

    II. OBJETIVOS E ATRIBUIÇÕES revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais

    III. Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.


ID
3298282
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A sífilis pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
II. O câncer de laringe não está relacionado ao fumo.
III. O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Os esporos responsáveis pela transmissão do botulismo podem ser encontrados em produtos agrícolas, como mel e defumados. É uma doença bacteriana rara, que entra no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os enlatados e os que não têm preservação adequada.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

    Letra : C

    ...........................................................................................................................................................................................

     

    I. A sífilis pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto. (CERTA)

     

    Comentário:  Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.

     

    II. O câncer de laringe não está relacionado ao fumo. (ERRADA)

     

    Comentário: O fumo e o álcool são os principais fatores de risco, sendo que o fumo aumenta em 10 vezes a chance de desenvolver o câncer de laringe.

     

    III. O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Os esporos responsáveis pela transmissão do botulismo podem ser encontrados em produtos agrícolas, como mel e defumados. É uma doença bacteriana rara, que entra no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os enlatados e os que não têm preservação adequada. (CERTA)

     

    Comentário:   É uma doença bacteriana rara, que entra no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os enlatados e os que não têm preservação adequada.

     

    ..............................................................................................................................................................................

     

    "A persistência leva ao êxito."


ID
3298285
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A carcinogênese inicia-se exclusivamente de forma espontânea, não sendo provocada pela ação de agentes carcinogênicos (químicos, físicos ou biológicos).
II. A transmissão do HIV pode ocorrer através de instrumentos perfurantes não esterilizados.
III. O câncer é maligno quando o crescimento desordenado das células doentes é incontrolável, em grande quantidade e agressivo.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    I. A carcinogênese inicia-se exclusivamente de forma espontânea, não sendo provocada pela ação de agentes carcinogênicos (químicos, físicos ou biológicos). INCORRETO

    O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividadesO processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível. 

    II. A transmissão do HIV pode ocorrer através de instrumentos perfurantes não esterilizados. CORRETO

    Como ocorre a transmissão da AIDS / HIV?

    A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:

    Sexo vaginal sem camisinha.

    Sexo anal sem camisinha.

    Sexo oral sem camisinha.

    Uso de seringa por mais de uma pessoa... 

    III. O câncer é maligno quando o crescimento desordenado das células doentes é incontrolável, em grande quantidade e agressivo.CORRETO

    Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. 

    Fonte: https://www.inca.gov.br/como-surge-o-cancer

    http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/aids-hiv


ID
3298288
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A esquistossomose mansônica é uma doença de evolução crônica, de gravidade variada, causada por um verme trematódeo – Schistosoma mansoni – que, no homem, habita os vasos sanguíneos do fígado e intestino.
II. A vigilância ambiental em saúde tem necessariamente um caráter integrador inter e intra-setorial, considerando-se que é impossível realizar atividades de vigilância e controle de riscos ambientais para a saúde humana relacionados a qualquer de seus fatores, sem uma avaliação e ação conjunta de todos os setores envolvidos com o ambiente e a saúde humana em um determinado território.
III. A coqueluche não é uma doença bacteriana.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comentário:

     

    Letra : C

     

    I. A esquistossomose mansônica é uma doença de evolução crônica, de gravidade variada, causada por um verme trematódeo – Schistosoma mansoni – que, no homem, habita os vasos sanguíneos do fígado e intestino. (Certa)

     

    Fundamento: 

    A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”.

    A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. Os vermes, uma vez dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado. A maioria dos ovos do parasita se prende nos tecidos do corpo humano e a reação do organismo a eles pode causar grandes danos à saúde.

    O período de incubação, ou seja, tempo que os primeiros sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é de duas a seis semanas. 

     

     

    II. A vigilância ambiental em saúde tem necessariamente um caráter integrador inter e intra-setorial, considerando-se que é impossível realizar atividades de vigilância e controle de riscos ambientais para a saúde humana relacionados a qualquer de seus fatores, sem uma avaliação e ação conjunta de todos os setores envolvidos com o ambiente e a saúde humana em um determinado território. (Certa)

     

    Fundamento:

    Promover, junto aos órgãos afins ações de proteção da saúde humana relacionadas ao controle e recuperação do meio ambiente; e conhecer e estimular a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participação da população na promoção da saúde e qualidade de vida.

     

    III. A coqueluche não é uma doença bacteriana. (Errada)

     

    Fundamento: 

    A Coqueluche também conhecida como tosse comprida ou tosse convulsa é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal, imunoprevenível e considerada como uma importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios), e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Seu agente causador é a bactéria Bordetella pertussis.

     

     

                                                                                                                                                           Fonte: Ministério da Saúde.


ID
3298291
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde. 

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. A atuação da vigilância em saúde ambiental relaciona-se a fatores como a água para consumo humano, o ar, o solo e os desastres naturais, por exemplo, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.
II. A vigilância sanitária abrange o controle de bens de consumo que apenas diretamente se relacionem com a saúde, como os hemoderivados e os combustíveis vegetais, conforme pode ser observado no texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comentário: 

     

    Letra : B

     

    ( I ) - A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho. (certa)

     

     

    ( II ) - A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde. (Errada)

     

     

    "A persistência leva ao êxito."


ID
3298294
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde. 

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância epidemiológica tem a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, de acordo com o autor.
II. A vigilância em saúde objetiva tolher as ações específicas de promoção da saúde voltadas para a alimentação saudável, para a prática corporal e para a atividade física, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comentário:

     

    Letra : B

     

    ( I ) - O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos. (Certa)

     

     

    ( II ) -  A vigilância em saúde objetiva tolher as ações específicas de promoção da saúde voltadas para a alimentação saudável, para a prática corporal e para a atividade física, de acordo com as informações apresentadas pelo texto. (Errada)

     

     

    "A persistência leva ao êxito."

     

  • tolher /ê/ Aprenda a pronunciar verbo 1. transitivo direto causar embaraço ou impedimento; estorvar. "a dor tolheu-lhe os movimentos" 2. transitivo direto pôr obstáculo a; opor-se, obstar. "bancos de areia tolhiam a navegação"
  • errei por causa dessa palavra esquisita "tolher" eu me perguntei, que p#### é isso, AFF

ID
3298306
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde. 

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras, promover a disseminação e o descontrole dos agentes biológicos que causam riscos à saúde da população, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.
II. A vigilância da situação de saúde prioriza questões relevantes e contribui para um planejamento de saúde mais abrangente, de acordo com o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comentário: 

     

    Letra : C

     

    A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

     

     

    A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

     

    "A persistência leva ao êxito."


ID
3298315
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde. 

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, conforme pode ser observado no texto.
II. A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras, distorcer as informações pertinentes à gestão dos problemas de saúde pública no Brasil, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comentário: 

     

    "O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos." (Letra : B)

     

    A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

     

    "A persistência leva ao êxito."


ID
3298324
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO

O trabalho do servidor público é norteado por uma série de princípios éticos que devem ser respeitados por todos esses profissionais. Esses princípios permitem ao agente público tomar decisões em situações de conflito e facilitam a distinção entre o certo e o errado. Assim, conhecer os princípios éticos é uma forma de aproximar o trabalho do servidor da finalidade maior do serviço público: promover o bem comum.

Por exemplo, o servidor público deve saber que a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. No entanto, esse princípio possui exceções, como os casos de segurança nacional, de investigações policiais ou de interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei.

É importante que o servidor público compreenda que toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Compreender esse princípio é fundamental para a correta atuação do servidor público, pois nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma nação.

Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

Toda ausência injustificada do servidor público de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. Assim, o servidor deve compreender que o profissional que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nação.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Hqznjl.

Com base no texto 'ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO', leia as afirmativas a seguir:

I. Conhecer os princípios éticos é uma forma de aproximar o trabalho do servidor da finalidade maior do serviço público: promover o bem comum, de acordo com o texto.
II. Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza uma atitude ética e favorável à melhoria da prestação dos serviços públicos, de acordo com o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Conhecer os princípios éticos é uma forma de aproximar o trabalho do servidor da finalidade maior do serviço público: promover o bem comum, de acordo com o texto.

    "...Assim, conhecer os princípios éticos é uma forma de aproximar o trabalho do servidor da finalidade maior do serviço público: promover o bem comum." (1º parágrafo)

    II. Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza uma atitude ética e favorável à melhoria da prestação dos serviços públicos, de acordo com o autor.

    "Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos." (4º parágrafo)

    Gabarito: B


ID
3298327
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO

O trabalho do servidor público é norteado por uma série de princípios éticos que devem ser respeitados por todos esses profissionais. Esses princípios permitem ao agente público tomar decisões em situações de conflito e facilitam a distinção entre o certo e o errado. Assim, conhecer os princípios éticos é uma forma de aproximar o trabalho do servidor da finalidade maior do serviço público: promover o bem comum.

Por exemplo, o servidor público deve saber que a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. No entanto, esse princípio possui exceções, como os casos de segurança nacional, de investigações policiais ou de interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei.

É importante que o servidor público compreenda que toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Compreender esse princípio é fundamental para a correta atuação do servidor público, pois nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma nação.

Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

Toda ausência injustificada do servidor público de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. Assim, o servidor deve compreender que o profissional que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nação.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Hqznjl.

Com base no texto 'ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO', leia as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve saber que a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar, de acordo com o texto.
II. Toda ausência injustificada do servidor público de seu local de trabalho é fator de moralização do serviço público, o que nunca leva à desordem nas relações humanas, afirma o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Das Regras Deontológicas

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • I - "Por exemplo, o servidor público deve saber que a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar...." (2º parágrafo)

    II - "Toda ausência injustificada do servidor público de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas...." (6º parágrafo)

  • DESmoralizar......fica esperto nos detalhes...é a diferença entre ser ou não aprovado(a).


ID
3298330
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um triângulo que possui base igual a 30 cm e altura igual a 39 cm terá uma área igual a 643 cm².
II. Um capital foi aplicado a juros simples de 6% ao mês, durante 5 meses. Em seguida, o montante acumulado foi novamente aplicado, mas dessa vez a juros simples de 4% ao mês, pelo mesmo período de 5 meses. No final dos 10 meses, o novo montante foi de R$ 234,00. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, pode-se afirmar que o valor do capital aplicado inicialmente foi de R$ 98,00.
III. Se um terreno em forma de quadrado possui lado igual a 18 dam, então sua área será igual a 231 dam².

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • I ÁREA DO TRIANGULO BXH/2

    ENTÃO 30X39/2 = 585 CM

  • I. Um triângulo que possui base igual a 30 cm e altura igual a 39 cm terá uma área igual a 643 cm2.

    30 . 39 / 2 = 585 cm2

    ERRADO !

    II. Um capital foi aplicado a juros simples de 6% ao mês, durante 5 meses. Em seguida, o montante acumulado foi novamente aplicado, mas dessa vez a juros simples de 4% ao mês, pelo mesmo período de 5 meses. No final dos 10 meses, o novo montante foi de R$ 234,00. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, pode-se afirmar que o valor do capital aplicado inicialmente foi de R$ 98,00.

    --> O melhor jeito aqui é fazer de trás para frente

    Montante (M) = Juros (J) + Capital (C)

    M = J + C

    Montante no final dos 10 meses= 234

    234 = J + C

    234 - C = J

    Juros = Capital . taxa (i) . tempo (t)

    J = 234 - C

    i = 4% ao mês = 4/100

    t = 5 meses

    234 - C = C . 4/100 . 5

    C = 195 (Esse foi o montante acumulado antes de ir para a parte final do enunciado. Lembrando que estou fazendo de trás para frente. Vou chamar ele de M')

    M' = 195

    M' = J' + C'

    195 = J' + C'

    195 - C' = J'

    J' = C' . i' . t'

    J' = 195 - C'

    i = 6% ao mês = 6/100

    t = 5 meses

    195 - C' = C' . 6/100 . 5

    C' = R$ 150

    ERRADO !

    III. Se um terreno em forma de quadrado possui lado igual a 18 dam, então sua área será igual a 231 dam2.

    Área do quadrado = lado . lado

    18 . 18 = 324 dam2

    ERRADO !

    Gabarito: A


ID
3298333
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um capital de R$ 1.200 aplicado ao longo de 12 meses, a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês, resultará em um montante superior a R$ 1.218.
II. Uma praça possui largura igual a 10m e comprimento igual a 74m. Assim, é correto afirmar que essa praça possui uma área igual a 886 m².
III. Um retângulo possui uma largura igual a 25m e um comprimento igual a 76m. Assim, é correto afirmar que a área desse retângulo é igual a 1.900 m².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Qual seria as duas afirmativas corretas?

  • C - Apenas duas afirmativas estão corretas.

    I - V

    II - F

    III - V

  • I- o resultado é 1440 que é maior que 1218. Alternativa Correta

    II- 10x74=740 Alternativa Errada

    III- 25x76=1.900 Alternativa Correta

  • A alternativa I dá 1.344 que é maior que 1.218.

    Lembre-se de depois que fizer a multiplicacação de 1.200x 0,12=144,00 É NECESSÁRIO SOMAR ESSE VALOR AO CAPITAL INICIAL, ou seja, 1200+144=1.344

    Boa sortee!!!!


ID
3298336
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um triângulo possui base igual a 45 cm e altura igual a 60 cm. Assim, é correto afirmar que a sua área será superior a 1.280 cm².
II. Um capital de R$ 13.500, investido por um período de 7 meses, a uma taxa de juros compostos de 1,7% ao mês, resultará em um montante superior a R$ 14.497.
III. Uma dívida de R$ 1.280 está atrasada há 1 mês. No momento em que essa dívida foi quitada, foram cobrados juros de 0,72%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor efetivamente pago para quitar a dívida foi superior a R$ 1.853.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém souber o item que está errado por favor explique

  • A última alternativa está errada

  • Wilson, ele pede o valor efetivamente pago para quitar a divida, não o montante. logo o valor pago para quitar a divida foi 921,6

  • thanks very much

  • Alex cordeiro, sua justificativa está digamos que incoerente. o valor pago para quitar não foi 921,6. Tendo em vista que o valor principal foi de 1280,00 e ainda acrescido de um juros de 0,72% em cima, como o valor a ser pago é menor que o principal?.

    A explicativa mais coerente é: o juros de 0,72% em cima do valor de R$ 1.280,00 equivale à R$ 9,216 (1.280x0,72/100).

    Logo o valor final a ser pago será de 1.280+9,216 = 1.289,216

    Logo o Ítem III se torna ERRADO

  • A última alternativa:

    Temos que ver quanto é 0,72 de 1280, pois 0,72 foi o juros cobrado na hora de saldar a dívida.

    0,72:100= 0,0072

    0,0072*1280= 9,21

    1280+9,21= 1289,21 que foi o valor total pago

    "Quem anda com os sábios será sábio" Pv. 13:20;


ID
3298342
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um triângulo que possui base igual a 65 cm e altura igual a 84 cm terá uma área inferior a 2.557 cm².
II. Se um triângulo possui base igual a 18 cm e altura igual a 21 cm, então sua área será inferior a 147 cm².
III. Um capital de R$ 11.000 foi investido durante 6 meses em uma aplicação financeira que rendeu 5% no período. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o montante acumulando é superior a R$ 11.720.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Um triângulo que possui base igual a 65 cm e altura igual a 84 cm terá uma área inferior a 2.557 cm2.

    Área do triângulo -> base . altura / 2

    65 . 84 / 2 = 2730 cm2

    ERRADO ! (é superior a 2.557 cm2)

    II. Se um triângulo possui base igual a 18 cm e altura igual a 21 cm, então sua área será inferior a 147 cm2. 

    18 . 21 / 2 = 189 cm2

    ERRADO ! (é superior a 147 cm2)

    III. Um capital de R$ 11.000 foi investido durante 6 meses em uma aplicação financeira que rendeu 5% no período. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o montante acumulando é superior a R$ 11.720.

    Juros (J) = capital (C) . taxa (i) . tempo (t)

    C = 11000

    i = 5 % ao semestre = 5/100

    t = 6 meses (Aqui vem a pegadinha !! Na hora de colocar na fórmula, teremos que colocar o tempo e a taxa na mesma relação. A taxa já está ao semestre, LOGO, o tempo tem que estar ao semestre também. Como no tempo são 6 meses, isso é igual a 1 semestre !!) = 1 semestre

    J = 11000 . 5/100 . 1

    J = R$ 11550

    ERRADO ! (é inferior a R$ 11.720)

    Gabarito: A

  • I. Um triângulo que possui base igual a 65 cm e altura igual a 84 cm terá uma área inferior a 2.557 cm².

    (65 × 84) / 2 =  

     = 260 + 5200

     = 5460

     = 2730

    Errado.

     II. Se um triângulo possui base igual a 18 cm e altura igual a 21 cm, então sua área será inferior a 147 cm².

     18 × 21

    = 168 + 210

     = 378

     = 189

    Errado.

     III. Um capital de R$ 11.000 foi investido durante 6 meses em uma aplicação financeira que rendeu 5% no período. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o montante acumulando é superior a R$ 11.720.

    C = 11000

    t = 6 m

    5%

    M (montante) = C (capital) + L (lucro)

     A aplicação rendeu 5 % no PERÍODO,  CUIDADO é pegadinha, diz que no período, ou seja os 6 meses já foram incluídos. 

    M = 11000 + 11000 × 5 / 100

    M = 11000 + 500

    M = 11500

    Errado.


ID
3298345
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DOENÇA DE CHAGAS
Publicado em 25/11/2019 - 22:24
Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose (Unitaid, sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira (25) edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar prevenção, diagnóstico e tratamento. A pedido do Ministério da Saúde (MS), é a primeira vez que a central investe em Doença de Chagas.

A entidade, criada pelo Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido, vai aportar US$ 20 milhões, mais de R$ 80 milhões, conforme cotação do Banco Central, para redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos com menos efeitos colaterais do que os nitroderivados Benznidazole (disponível no Brasil) e Nifurtimox (equivalente usado em outros países).

A expectativa da agência financiadora, que é parceira da Organização Mundial da Saúde, é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções. No Brasil, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã, dezenas de universidades públicas (federais e estaduais) têm pesquisa avançada em medicina tropical. Essas instituições de pesquisa mantêm convênios com outros centros de excelência na Argentina, Bolívia, Colômbia e Peru.

“Essas grandes instituições possuem maior capilaridade no sentido de articular uma proposta nessa magnitude”, assinala Júlio Henrique Rosa Croda, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do MS.

SETE MILHÕES INFECTADOS

A doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil. A estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença. Também têm registros da doença Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e a Espanha (70 mil casos), e outros que recebam migração latino-americana.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4,5 mil pessoas morrem anualmente da doença no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo. “No ano passado, ocorreram 380 casos da doença de Chagas Aguda no Brasil, sendo 92% das ocorrências na região Norte do país, principalmente no estado do Pará (290). A incidência da doença aguda foi de 0,18 casos para cada 100 mil habitantes”, descreve nota do MS.

Além da transmissão da mãe infectada para o filho no ventre, é recorrente no Brasil a contaminação pela ingestão de alimentos contaminados (como açaí e cana-de-açúcar) com as fezes ou urina do barbeiro (em algumas regiões chamado de bicudo) que transmitem o protozoário Trypanosoma cruzi. A picada do barbeiro direta na pele causa irritação e provoca coceira que também oportuniza o contágio, isso pode acontecer em áreas rurais (casas de barro e sem saneamento) ou mesmo na floresta.

Conforme especialistas, afora os riscos de contágio, o tratamento é um problema porque a população pobre, mais vulnerável, tem dificuldades para acessar médicos, medicamentos e laboratórios, e não faz exames clínicos periódicos, o que dificulta o diagnóstico antes do desenvolvimento da doença e o rastreamento da infestação nas regiões pelas amostras de sangue.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2XO5zoN.  

Com base no texto 'DOENÇA DE CHAGAS', leia as afirmativas a seguir:

I. Infere-se do texto que a doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil.
II. Depreende-se do texto que a Unitaid vai aportar US$ 20 milhões para a redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos contra a Doença de Chagas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Ambos itens corretos:

    I. Infere-se do texto que a doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil ? correto, segundo o texto: A doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil. A estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença. 

    II. Depreende-se do texto que a Unitaid vai aportar US$ 20 milhões para a redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos contra a Doença de Chagas ? correto, "Unitaid" (=sigla em inglês para Central Internacional para a Compra de Medicamentos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • II. Depreende-se do texto que a Unitaid vai aportar US$ 20 milhões para a redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos contra a Doença de Chagas.

    "...vai aportar US$ 20 milhões, mais de R$ 80 milhões, conforme cotação do Banco Central, para redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos com menos efeitos colaterais..."

    !!!


ID
3298348
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DOENÇA DE CHAGAS
Publicado em 25/11/2019 - 22:24
Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose (Unitaid, sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira (25) edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar prevenção, diagnóstico e tratamento. A pedido do Ministério da Saúde (MS), é a primeira vez que a central investe em Doença de Chagas.

A entidade, criada pelo Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido, vai aportar US$ 20 milhões, mais de R$ 80 milhões, conforme cotação do Banco Central, para redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos com menos efeitos colaterais do que os nitroderivados Benznidazole (disponível no Brasil) e Nifurtimox (equivalente usado em outros países).

A expectativa da agência financiadora, que é parceira da Organização Mundial da Saúde, é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções. No Brasil, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã, dezenas de universidades públicas (federais e estaduais) têm pesquisa avançada em medicina tropical. Essas instituições de pesquisa mantêm convênios com outros centros de excelência na Argentina, Bolívia, Colômbia e Peru.

“Essas grandes instituições possuem maior capilaridade no sentido de articular uma proposta nessa magnitude”, assinala Júlio Henrique Rosa Croda, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do MS.

SETE MILHÕES INFECTADOS

A doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil. A estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença. Também têm registros da doença Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e a Espanha (70 mil casos), e outros que recebam migração latino-americana.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4,5 mil pessoas morrem anualmente da doença no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo. “No ano passado, ocorreram 380 casos da doença de Chagas Aguda no Brasil, sendo 92% das ocorrências na região Norte do país, principalmente no estado do Pará (290). A incidência da doença aguda foi de 0,18 casos para cada 100 mil habitantes”, descreve nota do MS.

Além da transmissão da mãe infectada para o filho no ventre, é recorrente no Brasil a contaminação pela ingestão de alimentos contaminados (como açaí e cana-de-açúcar) com as fezes ou urina do barbeiro (em algumas regiões chamado de bicudo) que transmitem o protozoário Trypanosoma cruzi. A picada do barbeiro direta na pele causa irritação e provoca coceira que também oportuniza o contágio, isso pode acontecer em áreas rurais (casas de barro e sem saneamento) ou mesmo na floresta.

Conforme especialistas, afora os riscos de contágio, o tratamento é um problema porque a população pobre, mais vulnerável, tem dificuldades para acessar médicos, medicamentos e laboratórios, e não faz exames clínicos periódicos, o que dificulta o diagnóstico antes do desenvolvimento da doença e o rastreamento da infestação nas regiões pelas amostras de sangue.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2XO5zoN.  

Com base no texto 'DOENÇA DE CHAGAS', leia as afirmativas a seguir:

I. No texto, o autor afirma que há registros da doença de Chagas nos Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e na Espanha (70 mil casos).
II. No texto, é possível identificar a ideia de que a estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Ambos itens corretos:

    I. No texto, o autor afirma que há registros da doença de Chagas nos Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e na Espanha (70 mil casos).

    II. No texto, é possível identificar a ideia de que a estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença.

    ? Segundo o texto: A estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença. Também têm registros da doença Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e a Espanha (70 mil casos), e outros que recebam migração latino-americana.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3298429
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um capital de R$ 100 aplicados a juros compostos de 2% ao mês, ao longo de 11 meses, renderá menos de R$ 38 de juros ao final do período.
II. A área total de um terreno é igual a 1.067 m². Se esse terreno foi dividido em 11 partes iguais, então cada parte possui 89 m².
III. Um capital de R$ 7.930, aplicado a uma taxa de juros compostos de 2,3% ao mês, durante 11 meses, resultará em um montante de valor superior a R$ 8.483 e inferior a R$ 10.755.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe se está questão tinha tabela? Ou como resolver números como: 1,023^11, sem tabela?

  • I.

    capital (C) = 100

    taxa (i) = 2% ao mês = 2/100 = 0,02

    tempo (t) = 11 meses

    montante (M) = C + Juros (J)

    Fórmula de Juros Compostos:

    M = C . (1 + i)^t

    *Finge que está elevado a "t"

    M = 100 . (1 + 0,02)^11

    M = 100 . (1,02)^11

    M = 100 . 1,2433...

    M = 124,33...

    M = C + J

    J = M - C

    J = 124,33... - 100

    J ~ R$ 24

    CORRETO ! (rendeu menos que R$ 38)

    II.

    1067/11 = 97 m²

    ERRADO ! (cada parte possui 97 m²)

    III.

    C = 7930

    i = 2,3% ao mês = 2,3/100 = 0,023

    t = 11 meses

    M = C . (1 + i)^t

    M = 7930 . (1 + 0,023)^11

    M = 7930 . (1,023)^11

    M = 7930 . 1,2841...

    M = 10183,68...

    M ~ 10183

    CORRETO ! (valor superior a R$ 8.483 e inferior a R$ 10.755)

    Gabarito: C

    Obs: Olhei o PDF dessa prova e não vi nenhuma tabela com o valor de (1,02)^11 ou de (1,023)^11, nem mesmo um logaritmo para considerar com esses números. Caso a banca realmente não tenha colocado esses valores, na minha opinião, foi maldade com os candidatos....

  • Renato abençoado muito obrigada pelos seus comentários super completos que nos fazem enxergar o motivo dos acertos e erros. Abençoada seja sua jornada.

  • Como calcular (1,023)^11 sem calculadora?

  • Prova da ADM&Tec geralmente dá 50 questões para fazer em 3 horas. Sem condições fazer essa potenciação aí no braço com pouco tempo para resolver o resto da prova.


ID
3298477
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde.

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T.

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de ampliar, agravar ou piorar os riscos à saúde e de não intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, de acordo com o autor.
II. A vigilância epidemiológica tem como função, apenas, realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos de doenças no Brasil, de acordo com o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB D


ID
3298480
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde.

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T.

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. É vedado à vigilância epidemiológica realizar as ações de coleta e processamento de dados relacionados aos agravos à saúde da população, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.
II. A atuação da vigilância da situação de saúde ocorre por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

    Comentário: 

     

    Letra : C

     

    ( I ) - A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

     

     

    ( II ) -  A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

     

     

    "A persistência leva ao êxito."


ID
3298483
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde.

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T.

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana, conforme pode ser observado no texto.
II. A atuação da vigilância em saúde ambiental centra-se em fatores como as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

    ...............................................................................................................................................................................................................

    Comentário:             Letra : A

     

    ( I ) - A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho. (certa)

     

     

    ( II ) - A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho. (certa)

     

    ....................................................................................................................................................................................

    "A persistência leva ao êxito."


ID
3298492
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde.

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T.

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância em saúde objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a elevar a vulnerabilidade e agravar os riscos à saúde, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.
II. A vigilância epidemiológica tem como função, apenas, analisar os resultados obtidos através dos sistemas de informações em saúde, conforme pode ser observado no texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3298498
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

A vigilância epidemiológica tem como funções, dentre outras: coletar e processar dados; analisar e interpretar os dados processados; divulgar as informações pertinentes; realizar a investigação epidemiológica de casos e surtos; analisar os resultados obtidos; recomendar e promover as medidas de controle indicadas.

A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

A vigilância em saúde ambiental centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: a água para consumo humano, o ar, o solo, os desastres naturais, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, os fatores físicos e o ambiente de trabalho.

A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção e à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado integral à saúde das pessoas por meio da promoção da saúde.

Essa política objetiva promover a qualidade de vida, estimulando a população a reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais.

As ações específicas de promoção da saúde são voltadas para a alimentação saudável, a prática corporal e de atividade física, a prevenção e o controle do tabagismo, a redução da morbimortalidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, a prevenção da violência e estímulo à cultura da paz e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/35KIh5T.

Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país, do estado, da região, do município e das equipes, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.
II. A vigilância da saúde do trabalhador caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas à promoção, à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3298501
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO

O trabalho do servidor público é norteado por uma série de princípios éticos que devem ser respeitados por todos esses profissionais. Esses princípios permitem ao agente público tomar decisões em situações de conflito e facilitam a distinção entre o certo e o errado. Assim, conhecer os princípios éticos é uma forma de aproximar o trabalho do servidor da finalidade maior do serviço público: promover o bem comum.

Por exemplo, o servidor público deve saber que a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. No entanto, esse princípio possui exceções, como os casos de segurança nacional, de investigações policiais ou de interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei.

É importante que o servidor público compreenda que toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Compreender esse princípio é fundamental para a correta atuação do servidor público, pois nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma nação.

Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

Toda ausência injustificada do servidor público de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. Assim, o servidor deve compreender que o profissional que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nação.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Hqznjl

Com base no texto 'ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO', leia as afirmativas a seguir:

I. É importante que o servidor público compreenda que toda pessoa tem direito à verdade, afirma o autor. Assim, o servidor pode omiti-la ou falseá-la, a qualquer momento, de acordo com o autor.
II. O servidor deve evitar prestar atenção às ordens legais de seus superiores, privilegiando assim uma conduta negligente, afirma o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: LETRA D

    As duas afirmativas são falsas.

    O CORRETO:

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • I -"É importante que o servidor público compreenda que toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública...." (3º parágrafo)

    II - "O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente...." (5º parágrafo)

  • ótimo texto.

    Para quem está começando a estudar a ética sugiro salvar esse texto e reler algumas vezes, pois nele contém várias respostas de questões, desde da CESPE até a Quadrix..


ID
3298531
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DOENÇA DE CHAGAS
Publicado em 25/11/2019 - 22:24
Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose (Unitaid, sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira (25) edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar prevenção, diagnóstico e tratamento. A pedido do Ministério da Saúde (MS), é a primeira vez que a central investe em Doença de Chagas.

A entidade, criada pelo Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido, vai aportar US$ 20 milhões, mais de R$ 80 milhões, conforme cotação do Banco Central, para redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos com menos efeitos colaterais do que os nitroderivados Benznidazole (disponível no Brasil) e Nifurtimox (equivalente usado em outros países).

A expectativa da agência financiadora, que é parceira da Organização Mundial da Saúde, é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções. No Brasil, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã, dezenas de universidades públicas (federais e estaduais) têm pesquisa avançada em medicina tropical. Essas instituições de pesquisa mantêm convênios com outros centros de excelência na Argentina, Bolívia, Colômbia e Peru.

“Essas grandes instituições possuem maior capilaridade no sentido de articular uma proposta nessa magnitude”, assinala Júlio Henrique Rosa Croda, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do MS.

SETE MILHÕES INFECTADOS

A doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil. A estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença. Também têm registros da doença Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e a Espanha (70 mil casos), e outros que recebam migração latino-americana.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4,5 mil pessoas morrem anualmente da doença no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo. “No ano passado, ocorreram 380 casos da doença de Chagas Aguda no Brasil, sendo 92% das ocorrências na região Norte do país, principalmente no estado do Pará (290). A incidência da doença aguda foi de 0,18 casos para cada 100 mil habitantes”, descreve nota do MS.

Além da transmissão da mãe infectada para o filho no ventre, é recorrente no Brasil a contaminação pela ingestão de alimentos contaminados (como açaí e cana-de-açúcar) com as fezes ou urina do barbeiro (em algumas regiões chamado de bicudo) que transmitem o protozoário Trypanosoma cruzi. A picada do barbeiro direta na pele causa irritação e provoca coceira que também oportuniza o contágio, isso pode acontecer em áreas rurais (casas de barro e sem saneamento) ou mesmo na floresta.

Conforme especialistas, afora os riscos de contágio, o tratamento é um problema porque a população pobre, mais vulnerável, tem dificuldades para acessar médicos, medicamentos e laboratórios, e não faz exames clínicos periódicos, o que dificulta o diagnóstico antes do desenvolvimento da doença e o rastreamento da infestação nas regiões pelas amostras de sangue.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2XO5zoN. 

Com base no texto 'DOENÇA DE CHAGAS', leia as afirmativas a seguir:

I. O autor do texto diz que a picada do barbeiro direta na pele causa irritação e provoca coceira que também oportuniza o contágio, isso pode acontecer apenas em áreas urbanas.
II. De acordo com o texto, é a primeira vez que a Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose investe em Doença de Chagas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I - O autor do texto diz que a picada do barbeiro direta na pele causa irritação e provoca coceira que também oportuniza o contágio, isso pode acontecer apenas em áreas urbanas.

    O TEXTO AFIRMA : EM ÁREAS URBANAS OU FLORESTAS

    II. De acordo com o texto, é a primeira vez que a Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose investe em Doença de Chagas.

    CORRETO. Pode ser encontrado no primeiro paragrafo


ID
3298534
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DOENÇA DE CHAGAS
Publicado em 25/11/2019 - 22:24
Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose (Unitaid, sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira (25) edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar prevenção, diagnóstico e tratamento. A pedido do Ministério da Saúde (MS), é a primeira vez que a central investe em Doença de Chagas.

A entidade, criada pelo Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido, vai aportar US$ 20 milhões, mais de R$ 80 milhões, conforme cotação do Banco Central, para redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos com menos efeitos colaterais do que os nitroderivados Benznidazole (disponível no Brasil) e Nifurtimox (equivalente usado em outros países).

A expectativa da agência financiadora, que é parceira da Organização Mundial da Saúde, é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções. No Brasil, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã, dezenas de universidades públicas (federais e estaduais) têm pesquisa avançada em medicina tropical. Essas instituições de pesquisa mantêm convênios com outros centros de excelência na Argentina, Bolívia, Colômbia e Peru.

“Essas grandes instituições possuem maior capilaridade no sentido de articular uma proposta nessa magnitude”, assinala Júlio Henrique Rosa Croda, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do MS.

SETE MILHÕES INFECTADOS

A doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil. A estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença. Também têm registros da doença Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e a Espanha (70 mil casos), e outros que recebam migração latino-americana.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4,5 mil pessoas morrem anualmente da doença no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo. “No ano passado, ocorreram 380 casos da doença de Chagas Aguda no Brasil, sendo 92% das ocorrências na região Norte do país, principalmente no estado do Pará (290). A incidência da doença aguda foi de 0,18 casos para cada 100 mil habitantes”, descreve nota do MS.

Além da transmissão da mãe infectada para o filho no ventre, é recorrente no Brasil a contaminação pela ingestão de alimentos contaminados (como açaí e cana-de-açúcar) com as fezes ou urina do barbeiro (em algumas regiões chamado de bicudo) que transmitem o protozoário Trypanosoma cruzi. A picada do barbeiro direta na pele causa irritação e provoca coceira que também oportuniza o contágio, isso pode acontecer em áreas rurais (casas de barro e sem saneamento) ou mesmo na floresta.

Conforme especialistas, afora os riscos de contágio, o tratamento é um problema porque a população pobre, mais vulnerável, tem dificuldades para acessar médicos, medicamentos e laboratórios, e não faz exames clínicos periódicos, o que dificulta o diagnóstico antes do desenvolvimento da doença e o rastreamento da infestação nas regiões pelas amostras de sangue.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2XO5zoN. 

Com base no texto 'DOENÇA DE CHAGAS', leia as afirmativas a seguir:

I. Conclui-se do texto que a Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose publicou um edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessa doença.
II. O autor afirma que, de acordo com o Ministério da Saúde, 70 mil pessoas morrem anualmente de doença de Chagas no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. Conclui-se do texto que a Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose publicou um edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessa doença ? correto, segundo o 1º parágrafo: A Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose (Unitaid, sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira (25) edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar prevenção, diagnóstico e tratamento. A pedido do Ministério da Saúde (MS), é a primeira vez que a central investe em Doença de Chagas.

    II. O autor afirma que, de acordo com o Ministério da Saúde, 70 mil pessoas morrem anualmente de doença de Chagas no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo ? incorreto, correção: De acordo com o Ministério da Saúde, 4,5 mil pessoas morrem anualmente da doença no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3298537
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DOENÇA DE CHAGAS
Publicado em 25/11/2019 - 22:24
Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose (Unitaid, sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira (25) edital para a contratação de pesquisas visando a eliminação da infecção congênita da doença de Chagas e o desenvolvimento de estratégias e de ferramentas para aperfeiçoar prevenção, diagnóstico e tratamento. A pedido do Ministério da Saúde (MS), é a primeira vez que a central investe em Doença de Chagas.

A entidade, criada pelo Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido, vai aportar US$ 20 milhões, mais de R$ 80 milhões, conforme cotação do Banco Central, para redução da transmissão materno-fetal, tratamentos mais céleres e formulação de medicamentos com menos efeitos colaterais do que os nitroderivados Benznidazole (disponível no Brasil) e Nifurtimox (equivalente usado em outros países).

A expectativa da agência financiadora, que é parceira da Organização Mundial da Saúde, é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções. No Brasil, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã, dezenas de universidades públicas (federais e estaduais) têm pesquisa avançada em medicina tropical. Essas instituições de pesquisa mantêm convênios com outros centros de excelência na Argentina, Bolívia, Colômbia e Peru.

“Essas grandes instituições possuem maior capilaridade no sentido de articular uma proposta nessa magnitude”, assinala Júlio Henrique Rosa Croda, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do MS.

SETE MILHÕES INFECTADOS

A doença de Chagas existe no Brasil e em outros 20 países da América Latina e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo mundo, entre essas pelo menos 2 milhões são mulheres em idade fértil. A estimativa é que só no Brasil haja 1 milhão de pessoas infectadas, a grande maioria sem conhecimento da doença. Também têm registros da doença Estados Unidos (estimativa de 600 mil casos) e a Espanha (70 mil casos), e outros que recebam migração latino-americana.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4,5 mil pessoas morrem anualmente da doença no Brasil, após anos de contágio e o desenvolvimento de problemas cardíacos e no sistema digestivo. “No ano passado, ocorreram 380 casos da doença de Chagas Aguda no Brasil, sendo 92% das ocorrências na região Norte do país, principalmente no estado do Pará (290). A incidência da doença aguda foi de 0,18 casos para cada 100 mil habitantes”, descreve nota do MS.

Além da transmissão da mãe infectada para o filho no ventre, é recorrente no Brasil a contaminação pela ingestão de alimentos contaminados (como açaí e cana-de-açúcar) com as fezes ou urina do barbeiro (em algumas regiões chamado de bicudo) que transmitem o protozoário Trypanosoma cruzi. A picada do barbeiro direta na pele causa irritação e provoca coceira que também oportuniza o contágio, isso pode acontecer em áreas rurais (casas de barro e sem saneamento) ou mesmo na floresta.

Conforme especialistas, afora os riscos de contágio, o tratamento é um problema porque a população pobre, mais vulnerável, tem dificuldades para acessar médicos, medicamentos e laboratórios, e não faz exames clínicos periódicos, o que dificulta o diagnóstico antes do desenvolvimento da doença e o rastreamento da infestação nas regiões pelas amostras de sangue.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2XO5zoN. 

Com base no texto 'DOENÇA DE CHAGAS', leia as afirmativas a seguir:

I. É possível subentender-se a partir do texto que a expectativa da Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções contra a Doença de Chagas.
II. O autor aponta que é raro no Brasil a contaminação da doença de Chagas pela ingestão de alimentos contaminados com as fezes ou a urina do barbeiro.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. É possível subentender-se a partir do texto que a expectativa da Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a AIDS, Malária e Tuberculose é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções contra a Doença de Chagas ? correto, de acordo com o texto:  pedido do Ministério da Saúde (MS), é a primeira vez que a central investe em Doença de Chagas [...] A expectativa da agência financiadora, que é parceira da Organização Mundial da Saúde, é que instituições de pesquisa de mais de um país façam consórcios para a busca de soluções [...].

    II. O autor aponta que é raro no Brasil a contaminação da doença de Chagas pela ingestão de alimentos contaminados com as fezes ou a urina do barbeiro ? incorreto, correção: Além da transmissão da mãe infectada para o filho no ventre, é recorrente no Brasil a contaminação pela ingestão de alimentos contaminados (como açaí e cana-de-açúcar) com as fezes ou urina do barbeiro (em algumas regiões chamado de bicudo) que transmitem o protozoário Trypanosoma cruzi.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!