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Prova Aeronáutica - 2019 - CIAAR - Primeiro Tenente - Sacerdote Católico Apostólico Romano


ID
2972557
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considerando que a crase ocorre apenas antes de palavra feminina e é a fusão escrita e oral de duas vogais idênticas, preencha as lacunas do texto de Mário Quintana.

                                                                                 Perna de Pau

“Uma perna de pau está muito mais próxima da natureza do que uma perna mecânica. E é mais romântica, afinal. Que querem? Pertenço ainda _____ Idade da Madeira. E escrevo isto com a minha caneta de plástico, _____ esta minha mesa de metal inoxidável e ante _____ página aberta destas ‘Histórias Ilustradas’, de onde me espiam coloridamente, no tombadilho de uma fragata, a princesa prisioneira, o pirata da perna de pau e do olho tapado e o belo espécime de um licorne branco, mas que parece alheio _____ tudo quanto se passa dentro do livro e no lado de fora do livro.”

(QUINTANA, Mário. Caderno H. São Paulo: Globo, 2003, p.130.)

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Isto pertence a alguém..

    Resposta letra B

  • na primeira é a+a= à

    na segunda é um artigo

    na terceira é um artigo

    na quarta não tem acento antes de pronome indefinido

    bizu= troca a palavra feminina por uma masculina, no caso desta vir precedida de ao, acentua-se

  • EU ERREI PQ CONFUNDI AS ALTERNATIVAS MAS QUE !@#$%

  • Quem pertence, pertence a, (a+a=CRASE)

    Proibido crase antes pronome demonstrativo

    Proibido crase depois de preposição, exceção da preposição "até" que é facultativo.

    Proibido crase antes de pronome indefinido.

    GAB-B

  • GABA-B

    Regra geral: Crase é a fusão da preposição "a" com artigo.

    A)Quem pertence, pertence a algo.( a + a)

    B)Proibido crase antes de pronome demonstrativos

    C)Proibido crase depois de preposição, exceto o "ate".

    D)Proibido crase antes de pronome indefinidos


ID
2972560
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, o texto a seguir.

“Toma: é a tua carta de liberdade, ela será a tua punição de hoje em diante, porque as tuas faltas recairão unicamente sobre ti; porque a moral e a lei te pedirão uma conta severa de tuas ações. Livre, sentirás a necessidade do trabalho honesto e apreciarás os nobres sentimentos que hoje não compreendes.”

(BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2017. p.161.)


Em relação aos sinais de pontuação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o texto exemplificado.

( ) O ponto e vírgula serve para separar itens de enunciados enumerativos.

( ) Após a palavra “liberdade”, a vírgula indica a supressão da palavra “carta”.

( ) A vírgula antes do primeiro "porque" separa uma oração coordenada sindética.

( ) A vírgula, após a palavra “Livre”, separa elemento de valor meramente explicativo.

( ) Os dois-pontos foram empregados para indicar um esclarecimento do que foi enunciado.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Tem que ler atentamente, caso não, é pegadinha na certa.

  • O ponto e vírgula de fato tem, em uma de suas finalidades, separar elementos enumerativos e enunciativos, contudo no texto, ele está sendo empregado para separar duas orações. Portanto, falso, logo, alternativa A e B estão incorretas.

    A vírgula não está suprimindo a palavra liberdade, já que o pronome ela está retomando o termo carta,

    Gabarito letra C.

    As demais afirmativas encontram-se corretas.


ID
2972563
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, o texto a seguir.

Em um período composto por subordinação, a oração principal não exerce nenhuma função sintática em outra oração do período; a oração subordinada desempenha sempre uma função sintática em outra oração, pois dela é um termo ou parte de um termo.

(CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro. Lexikon Editora Digital, 2013, p. 610.)


A esse respeito, leia o texto.

Licença para telefonar

“O telefone chama uma, duas, três vezes, e nada. Ele é solenemente ignorado. O toque soa invasivo e obsoleto (ainda que a era dos smartphones tenha substituído o velho trimtrim por uma miríade de sons com estilo e graça). O fato é que o mundo girou, e o ato de conversar ao telefone foi se tornando um daqueles hábitos em desuso diante da praticidade das mensagens de texto.”

(VEJA. São Paulo: Abril, edição 2611, ano 51. n. 49, 5 dez. 2018, p.88. Adaptado.)


Considerando o que diz respeito ao período composto por subordinação, é correto afirmar que a oração destacada no texto se classifica como

Alternativas
Comentários
  • As predicativas possuem verbo de ligação.

  • O fato (sujeito) é (verbo de ligação) que o mundo girou (predicativo do sujeito)

  • GABARITO: LETRA D

    O fato é que o mundo girou

    -------> O fato (sujeito) é (verbo de ligação) que o mundo girou (oração subordinada substantiva predicativa).

    Força, guerreiros(as)!!!

  • D) VL- PREDICATIVA

  • "O fato é" ISTO

    Conseguiu substituir por ISTO? Então estamos diante de uma Oração Subordinada Substantiva. Como temos um Verbo de Ligação (é). Teremos um predicativo.

    por isso ela é classificada como: OSSPredicativa.

    bons estudos


ID
2972566
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao verbo, o pronome átono pode estar antes dele (proclítico), depois dele (enclítico) e no meio dele (mesoclítico).

Associe as colunas, relacionando corretamente a posição do pronome átono à sua norma geral de colocação.


POSIÇÕES


(1) Proclítica

(2) Enclítica

(3) Mesoclítica


NORMAS DE COLOCAÇÃO

( ) Orações em que o verbo está no futuro do indicativo.

( ) Locuções verbais em que o verbo principal está no infinitivo.

( ) Orações iniciadas com pronomes e advérbios interrogativos.

( ) Orações que possuem o gerúndio regido da preposição “em”.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • D

  • LETRA D É A RESPOSTA CORRETA.

    Depois De verbo no futuro, usa-se mesóclise. (FUTURO DO PRETÉRITO OU FUTURO DO PRESENTE).

    ex: "far-se-ia falta"

    "falar-me-ia antes de ocorrer a situação..."

    Depois De verbo no infinitivo, usa-se ênclise.

    ex: "Vai fazê-la feliz" --> Vai fazer => Locução verbal e o FAZER é o verbo principal, que está no infinitivo.

    Depois De pronomes ou advérbios interrogativos, usa-se próclise.

    ex: "Quem te perguntou?"

    EM___se___+ gerúndio, usa-se próclise.

    ex: "EM se tratando de negócios, você até que leva jeito"

    Determinação é a base de tudo! AVANTE!!!!

    (qualquer erro ou equívoco, me corrijam. Português não é meu FORTE, mas sigo tentando kkk).

  • Só descobri pela última, matei o resto.

  • Tinha certeza da primeira (3) e da última (1). Ficou fácil para marcar por eliminação.

  • ALGUNS CASOS DE PRÓCLISE

    GERÚNDIO PROCEDIDO DA PREPOSIÇÃO EM;

    PRONOMES E ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS ( QUE, QUEM, COMO, PQ..)

    ALGUNS CASOS DE ÊNCLISE

    LOCUÇÕES VERBAIS COM VERBO PRINCIPAL NO INFINITIVO OU NO GERÚNDIO. ( NESSE CASO PODE USAR TBM A PRÓCLISE)

    MESÓCLISE

    VERBO NO FUTURO DO INDICATIVO E INÍCIO DE ORAÇÃO.


ID
2972572
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É correto afirmar que a única frase em que a forma verbal não está adequadamente empregada é

Alternativas
Comentários
  • Tanto um quanto o outro ( ideia de Adição) não tinhAM ....

    Gab.B

  • GABARITO: LETRA B

    A) os belo-horizontinos choramos com Brumadinho e chamamos a atenção para a existência de outras barragens com alto dano potencial no Estado. ------> concordância ideológica: ocorreu uma silepse de pessoa, quem disse a frase se incluiu como um belo-horizontino.

    B) tanto o morador como o visitante não tinha noção dos enormes impactos ambientais negativos que a grande quantidade de lama liberada poderia causar. ------> tanto um como o outro (aditivo ---> os dois) ---> não tinhAM.

    C) cerca de dois mil voluntários de diferentes profissões viajaram com recursos próprios e trouxeram solidariedade, ajuda profissional e apoio emocional aos habitantes da cidade. ------> partição "cerca de", a concordância é com o que vem depois: cerca de dois mil voluntários viajaram

    D) quem teriam sido os primeiros a chegarem e a socorrerem as vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem em Brumadinho, situada na região metropolitana de Belo Horizonte? ------> locução verbal com o verbo "ser", concordando com o predicativo "os primeiros." (quando o sujeito for pronome interrogativo "quem" a concordância pode ser feita com o predicativo).

    Foça, guerreiros(as)!!

  •  Esquisita a questão, pois segundo o livro do Agnaldo Martino: sujeito composto constituído por expressões correlacionadas — não só ... mas também, não só ... como, tanto ... quanto etc.: o verbo concorda no plural ou com o primeiro núcleo:

    Não só a mãe mas também o pai compareceram à reunião escolar.

    Não só a mãe mas também o pai compareceu à reunião escolar.

    Não só o trabalho como o lazer engrandecem a pessoa.

    Não só o trabalho como o lazer engrandece a pessoa.

    Tanto o carro quanto a moto ficam na garagem do prédio.

    Tanto o carro quanto a moto fica na garagem do prédio.

  • Também achei estranha. De acordo com o livro do Fernando Pestana, o verbo pode concordar com o núcleo mais próximo ou com ambos. Ex : '' Não só o Lula mas também a Dilma apresenta/apresentam o mesmo discurso. ''

    Mas essa visão é relativa, nesse caso a banca se apoiou em um uma visão diferente.

  • GABARITO: LETRA B

    A) os belo-horizontinos choramos com Brumadinho e chamamos a atenção para a existência de outras barragens com alto dano potencial no Estado.

    Concordância ideológica: A concordância é feita com a ideia sugerida pelo termo. (Silepse de pessoa).

    B) tanto o morador como o visitante não tinham noção dos enormes impactos ambientais negativos que a grande quantidade de lama liberada poderia causar.

    Núcleos do sujeito ligados pela série correlativas aditivas enfáticas (tanto... quanto/como/assim como; não só... mas também) o verbo concordará com o termo mais próximo ou com ambos. Entretanto, há preferência pelos gramáticos pelo plural, como no caso em questão.

    C) cerca de dois mil voluntários de diferentes profissões viajaram com recursos próprios e trouxeram solidariedade, ajuda profissional e apoio emocional aos habitantes da cidade.

    Expressões de quantidade aproximada (mais de um, cerca de, perto de, menos de, coisa de, obra de, etc.) o verbo concordará com o numeral.

    D) quem teriam sido os primeiros a chegarem e a socorrerem as vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem em Brumadinho, situada na região metropolitana de Belo Horizonte?

    O verbo ser concordará com o predicativo quando o sujeito for os pronomes interrogativos "que" ou "quem".

  • Uma explicação que pode facilitar o entendimento dessa questão é a seguinte:

    Quando temos uma frase com sentido restritivo, o verbo permanece no singular concordando com o sujeito mais próximo. Quando ela tiver sentido de inclusão, o verbo deverá estar no plural.

    Exemplos:

    i) Após contabilizar os votos, Fernando ou Bianca será presidente do clube. (Aqui há uma ideia de restrição, pois Fernando e Bianca não podem desempenhar ao mesmo tempo o ofício de presidente, então, como apenas um deles assumirá o cargo, o verbo fica no singular.)

    ii) Mamão ou laranja fazem bem à saúde. (Nesse caso temos uma ideia de inclusão/adição, uma vez que ambas as frutas têm benefícios para a saúde e não apenas uma delas. Assim, nessa construção, o verbo deverá ser empregado no plural).

    Na letra B observamos o caso da ideia de inclusão. "Tanto o morador como o visitante não tinham..."

    Na letra A existe um estranhamento inicial com a construção. O fato é que o escritor se incluiu no grupo "os belo-horizontinos". Sendo assim, o sujeito verdadeiro, nós, concorda perfeitamente com a conjugação dos verbos apresentados.

    Bons estudos!

  • na alternativa B, se vc mudar os sujeitos por "eles" logo vc percebe que TINHA não é o verbo adequado. ex: ELES NÃO TINHA....

    O correto seria: eles NÃO TINHAM!


ID
2972575
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Ao estudar a forma e a função das palavras, não se pode desvincular o estudo de uma do estudo da outra, pois forma e função coexistem e seus papéis só se definem solidariamente. De acordo com a forma que apresentam, as palavras classificam-se em substantivos, adjetivos, numerais, artigos, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções e interjeições.

(CEREJA, William Roberto, MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: Texto, semântica e interação. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 114.)

A esse respeito, leia o texto a seguir.

                                                                Economia de água

    “Os dados estatísticos nos ajudam a compreender melhor o quanto a sociedade está ciente de seu consumo de água, do meio em que vive e das necessidades do mundo contemporâneo com relação aos recursos naturais. Em novembro de 2011, o Ibope conduziu 2002 entrevistas pessoais em todo o território nacional, investigando a consciência dos brasileiros ao lidar com os recursos hídricos.”

(Disponível em: ˂http://www.alago.org.br/imagens/image/dicasuteis/economiadeagua.pdf˃ Acesso em: 11 fev. 2019. Adaptado.) 


A propósito dos termos destacados no texto, avalie as seguintes afirmações.

I. Melhor é advérbio.

II. 2011 é um numeral ordinal.

III. Sociedade é substantivo coletivo.

IV. Lidar é um verbo regular e transitivo.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A) melhor- advérbio de modo

    lidar- vti

  • GABARITO: LETRA A

    I. Melhor é advérbio. ===> compreender melhor ==> ADVÉRBIO, MODIFICA UM VERBO.

    II. 2011 é um numeral ordinal. ===> NÚMERO CARDINAL

    III. Sociedade é substantivo coletivo. ===> substantivo comum

    IV. Lidar é um verbo regular e transitivo.  ===> lidar com os recursos hídricos ===> quem lida, lida COM alguma coisa (verbo transitivo indireto).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sociedade não é um coletivo?

  • Melhor é advérbio pois não varia e qualifica o verbo.

    2011 é um numeral cardinal

    Sociedade é substantivo comum. Para ser coletivo, no caso, seria multidão.

  • Eu sempre erro essa questão achando que sociedade é substantivo coletivo

  • Associação, centro, clube, grêmio, liga, sindicato, SOCIEDADE são coletivos de pessoas, não concordo com a resposta, deveria ser anulada essa questão ou teria duas respostas.

  • Errei essa questão na prova.

  • mas o verbo lidar não está substantivado?, logo não é uma derivação imprória? não seria um verbo transitivo e sim um substantivo


ID
2972587
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia, o continho a seguir.

                                                                   Rubro-negras

    “Devem fazer alguns meses que elas adeusaram. Vidas inteiras pela frente. Juntas, jogaram bastante vezes. Cúmplices por tudo. Aquelas camisas rubro-negras agora assistem um jogo no camarote da arena celestial.”

(Fonte: Autoria própria.)

Há, no miniconto, inadequações em relação à 

Alternativas
Comentários
  • essa questão tem de ser anulada.

    1) BASTANTE(s) ---> erro de concordância nominal

    2) ASSISTIRAM A ---> erro de regência verbal

  • alguém sabe o motivo da anulação dessa questão?

  • Questão anulada, pois há erro de concordância e regência. Portanto sem alternativa

  • Na contagem de tempo, fazer é impessoal. Conjuga-se só na terceira pessoa do singular: Faz cinco anos que trabalho no banco. Faz duas horas que ele chegou. Fazia muitos anos que não ia ao Rio.

     A impessoalidade do verbo contagia o auxiliar: Deve fazer dois anos que moro aqui. Vai fazer duas horas que ele chegou. Devia fazer muitos anos que não ia ao Rio.

    Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/deve-fazer-2-anos-devem-fazer-2-anos/

    Logo:

    Devem fazer alguns meses que elas adeusaram ----> Deve fazer (erro de concordância verbal)

    ...assistem um jogo no camarote da arena celestial ----> Assistem a um jogo (erro de regência verbal)


ID
2972605
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

A respeito da Teologia Fundamental, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • POR QUE*


ID
2972608
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

A Constituição Dei Verbum proclama: “A «economia» do Antigo Testamento destinava-se sobretudo a preparar, a anunciar profeticamente (cf. Lc. 24,44; Jo. 5,39; 1 Ped. 1,10) e a simbolizar com várias figuras (cf. 1Cor. 10,11) o advento de Cristo, redentor universal, e o do reino messiânico.” Etimologicamente, a palavra economia vem do grego: oikos. (casa) e nomos (norma da lei). Seria a “administração da casa”. 

Sobre aquilo que a tradição patrística chama de «economia» revelada na Bíblia, é incorreto afirmar que a economia 

Alternativas

ID
2972611
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Em consonância com a História de Israel, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
2972614
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Novo Testamento está latente no Antigo, e o Antigo está patente no Novo.

PORQUE

II. apesar de Cristo ter alicerçado a nova Aliança no seu sangue, os livros do Antigo Testamento, ao serem integralmente assumidos na pregação evangélica, adquirem e manifestam a sua plena significação no Novo Testamento, que por sua vez iluminam e explicam.

Sobre as asserções, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2972617
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Acerca das atribuições e das missões divinas das três pessoas da Santíssima Trindade, é correto afirmar que a Igreja ensina que

Alternativas

ID
2972620
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Avalie as afirmações acerca de Cristologia e Trindade.

I. Os primeiros cristãos perceberam na humanidade de Jesus a divindade e, com isto, a comunhão interpessoal em Deus.

II. A Cristologia mostra como a história de Jesus, desde sua encarnação, revela o Deus Trino: uma comunhão de pessoas no amor que nos convidam a entrar nessa mesma dinâmica amorosa.

III. A consciência e a liberdade são aspectos presentes na história de cada ser humano, mas, em Jesus, sua divindade se sobrepõe à humanidade e Ele não precisa escolher, pois faz sempre a vontade do Pai.

IV. A história de Jesus de Nazaré foi verdadeiramente humana; por meio dela, Jesus manifestou a proximidade de Deus para conosco. Nela se revelou o amor mútuo entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo e o amor de Deus por nós, a ponto de, pela encarnação, Jesus assumir em si a nossa realidade.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2972623
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

No que concerne à categoria “Reino de Deus”, conforme apresentada nos evangelhos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.

( ) Todos os homens são chamados a entrar no Reino, ainda que este seja destinado a acolher, primeiramente, os filhos de Israel.

( ) Jesus, embora não radicalmente, entra em conflito com os poderosos de seu tempo ao convidar os pecadores para a mesa do Reino.

( ) O Reino é dos pobres e pequenos. Jesus identifica-se com os excluídos de toda a espécie, e faz do amor ativo para com eles a condição absoluta para entrar em seu Reino.

( ) Jesus rompe os esquemas de sua sociedade por sua liberdade diante da Lei e da predileção pelos pobres; por isso, é considerado subversivo, inovador perigoso, mestre de erros.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
2972626
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Leia o excerto “Brumadinho como ‘Lugar Teológico’: O Evangelho de um Deus enlameado aos insepultos”, adaptado do texto do Padre Gegê.

[...] Considerando, pois, o Cristo crucificado, podemos pensar e sentir Deus como um Deus soterrado em Brumadinho, Deus com lama dos pés à cabeça. Essa face de Deus captada a partir dos vitimizados da história não traz a notícia de um Deus super-homem ou sempre vitorioso (como nas “missas da vitória”), mas traz, sim, o Evangelho de um Deus enlameado que grita, exige justiça e, identificado, desde as entranhas, com os sofredores, dá sua vida para salvar outras vidas; e quando a lama encobre seu corpo, esse Deus solidário sequer tem boca livre para dar o grito derradeiro… Deus está enlameado, não há sequer um José de Arimateia para pedir seu corpo; não se vê corpo… só lama. O céu se abriu em intraduzíveis exéquias e Deus foi quem mais trabalhou. Fez-se a um só tempo: oficiante, corpo e sepulcro.

Deus ama tão engajadamente que está onde estão os soterrados, os desgraçados pela Vale da Lama, Vale do lamaçal, Vale do Capital – Lama suja do mal.

O Deus enlameado faz-Se, pois, protesto contra essa lama infernal. E do silêncio ensurdecedor desse Deus enlameado e “desaparecido”, desse Deus agarrado às centenas de corpos, igualmente submergidos, transparece a face de um Deus solidário. Desse modo, por debaixo das lamas de Brumadinho aparece um Deus, desconcertante e profundamente diferente do Deus anunciado pelo status quo. O Deus “desaparecido” redime assumindo, sem preocupação asséptica ou profilática, os enlameados da história. Esse rosto de Deus que se esvazia de si torna-Se não só um convite, mas, sobretudo, uma exigência à Igreja para que também ela, deixando uma possível compulsão à pureza, seja capaz de enlamear-se com os enlameados, chorar com os que choram, morrer com os que morrem e lutar esperançosa com os que lutam.

Desse modo, Brumadinho, à luz da fé cristã, converte-se em “lugar teológico”, isto é, lugar/situação a partir da qual podemos refletir em que Deus somos crentes e em que Deus somos ateus. Brumadinho teve sua sextafeira da paixão antecipada e nela está o Cristo, enlameado e agarrado aos soterrados: homens, mulheres, águas, plantas e animais. Do Cristo, também soterrado pela Vale da lama, sequer se pode avistar os cabelos de sua cabeça. Deus “desapareceu”; desceu com os seus à mansão dos mortos. O Verbo se fez carne e a carne fez-se lama… E essa descida de Deus (descensus ad inferos) é Evangelho!

(GEGÊ: Brumadinho como “Lugar Teológico”: O Evangelho de um Deus enlameado aos insepultos. Revista IHU-on-line. Adital:) . Acesso em: 11 fev. 2019)



 A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I. É incorreto o autor do texto afirmar que, com o desabamento da barragem da Vale, Brumadinho se converte em “Lugar Teológico” da paixão do Senhor,

                                                                              PORQUE

II. o evento da Paixão do Senhor ocorreu de uma vez por todas para a remissão dos pecados.


Sobre as asserções, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2972629
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Filho de Deus viveu as incertezas, as inseguranças e as dúvidas humanas e não tinha uma consciência clara em relação ao seu futuro

PORQUE

II. sua consciência foi se formando a partir da experiência da dura realidade da vida e da profunda intimidade com o Pai.

Sobre as asserções, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2972632
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I. Jesus foi completamente humano, mas não pecou

PORQUE

II. Deus é o bem, pura bondade; por ser Filho de Deus, Ele jamais seria capaz de pecar de, realizar o que é mal.

Sobre as asserções, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2972635
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

O cardeal Bergoglio, em discurso proferido a seus colegas cardeais, em 9 de março de 2013, poucos dias antes do conclave que o elegeria Papa, proclamava: “A igreja deve sair de si mesma rumo às periferias existenciais. Uma igreja autorreferencial prende Jesus Cristo dentro de si e não o deixa sair. É a igreja mundana, que vive para si mesma”.

A esse respeito, é correto afirmar que o Papa Francisco, ao propor na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium “Uma Igreja em Saída”, com as portas abertas, onde predomine a misericórdia, bebe das fontes dos seguintes documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II:

Alternativas

ID
2972638
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Ione Buyst, doutora em Teologia Dogmática, afirma que “está havendo uma estagnação, ou pior, na prática, uma negação de certos princípios básicos da reforma conciliar”. Ela exemplifica apontando a volta ao eclesiocentrismo, clericalismo, devocionismo, sacramentalismo, ritualismo. Além disso, detecta um fechamento da Igreja sobre si mesma, brecando o ecumenismo e a abertura para com o mundo. Segundo Buyst, “parece haver mais preocupação em construir templos (cada vez maiores) e atrair multidões para uma liturgia-espetáculo do que em formar um povo consciente e competente para agir na sociedade como fermento na massa, como pede o Concílio. Temos uma estrutura eclesiástica considerável, porém um laicato praticamente inexistente”.

(BUYST, Ione. O Concílio Vaticano II e a renovação litúrgica. 50 anos depois. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4522- ione-buyst-2. Acesso em: 14 fev. 2019.)

Há mais de 50 anos, o Concílio Ecumênico Vaticano II indicou que seriam necessárias sérias mudanças para a Igreja, dentre as quais os aspectos apontados acima pela doutora Ione Buyst.

A esse respeito, é correto afirmar que, em seu depoimento, aparecem referências aos seguintes documentos desse Concílio:

Alternativas

ID
2972641
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

 Para responder a questão, considere os excertos adaptados do artigo “Por uma eclesiologia a duas vozes”, da teóloga e biblista francesa Anne-Marie Pelletier, publicado em L’Osservatore Romano, em 01-10-2018.

[...] a franqueza da carta que o Papa Francisco dirigiu ao “povo de Deus” não abole a clareza da Palavra de Deus. O Papa confirma, sim, a visão exposta recentemente na Gaudete et Exsultate, ao recordar uma verdade fundmental, mas obstinadamente diminuída apesar da Lumen Gentium: o chamado à santidade, consubstancial pelo batismo, portanto, universal, transversal a todas as vocações, para além das distinções hierárquicas que se multiplicaram ao longo da história. A expressão “povo de Deus”, muitas vezes olhada com suspeita após o seu retorno nos textos do Concílio, readquire agora todo o seu peso e a sua urgência. E é justamente essa realidade teológica que o Papa Francisco crê que deve recordar hoje com urgência, porque é o exato antídoto ao veneno do clericalismo que está por trás dos abusos criminosos de poder.

Esse diagnóstico, que aponta para a fonte dos dramas atuais, para a responsabilidade de uma autoridade desviada em uma instituição eclesiástica prioritariamente masculina, leva a ver nas mulheres, no seio do “povo de Deus”, as primeiras interessadas no apelo do papa a reagir.

São elas, de fato, as primeiras a saber o que são os abusos de poder eclesial. [...] É uma experiência que elas fazem todos os dias. Uma experiência que confirma a memória coletiva de uma palavra que pretendeu controlar a sua consciência e o seu corpo, e que sempre preferiu falar no seu lugar, ao invés de ouvi-las.[...] Em outras palavras, a eclesiologia agora deve ser formulada a duas vozes, conjugando o masculino e o feminino. É apenas assim que realmente será possível fazer mudanças, que a instituição eclesial poderá se desvincular da representação de um sacerdócio ministerial que continua sempre, em maior ou menor medida, se arrogando hierarquicamente a identidade sacerdotal de toda a Igreja. É assim que o sacerdócio batismal poderá encontrar a sua plena existência e o seu pleno exercício no seio da Igreja. Correlativamente, o sacerdócio ministerial será restituído à sua verdadeira grandeza, a do serviço à vida e à santidade do povo dos batizados, vivido em uma fidelidade humilde e devota, a imagem de Cristo, que “veio para servir e não para ser servido”. [...]

Avalie o que se afirma a respeito dos excertos.

I. O “sacerdócio batismal” é comum a todos os consagrados pelo Espírito Santo como sacerdócio santo.

II. Ao “sacerdócio ministerial” pertence à identidade sacerdotal da Igreja pela participação no sacerdócio de Cristo.

III. A categoria “povo de Deus”, na Constituição Dogmática Lumen Gentium, expressa a igual dignidade de todos na Igreja.

IV. “O chamado à santidade”, expresso na Lumen Gentium, pode chegar a todos a partir do exemplo daqueles que recebem o santo sacramento da Ordem.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2972644
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

 Para responder a questão, considere os excertos adaptados do artigo “Por uma eclesiologia a duas vozes”, da teóloga e biblista francesa Anne-Marie Pelletier, publicado em L’Osservatore Romano, em 01-10-2018.

[...] a franqueza da carta que o Papa Francisco dirigiu ao “povo de Deus” não abole a clareza da Palavra de Deus. O Papa confirma, sim, a visão exposta recentemente na Gaudete et Exsultate, ao recordar uma verdade fundmental, mas obstinadamente diminuída apesar da Lumen Gentium: o chamado à santidade, consubstancial pelo batismo, portanto, universal, transversal a todas as vocações, para além das distinções hierárquicas que se multiplicaram ao longo da história. A expressão “povo de Deus”, muitas vezes olhada com suspeita após o seu retorno nos textos do Concílio, readquire agora todo o seu peso e a sua urgência. E é justamente essa realidade teológica que o Papa Francisco crê que deve recordar hoje com urgência, porque é o exato antídoto ao veneno do clericalismo que está por trás dos abusos criminosos de poder.

Esse diagnóstico, que aponta para a fonte dos dramas atuais, para a responsabilidade de uma autoridade desviada em uma instituição eclesiástica prioritariamente masculina, leva a ver nas mulheres, no seio do “povo de Deus”, as primeiras interessadas no apelo do papa a reagir.

São elas, de fato, as primeiras a saber o que são os abusos de poder eclesial. [...] É uma experiência que elas fazem todos os dias. Uma experiência que confirma a memória coletiva de uma palavra que pretendeu controlar a sua consciência e o seu corpo, e que sempre preferiu falar no seu lugar, ao invés de ouvi-las.[...] Em outras palavras, a eclesiologia agora deve ser formulada a duas vozes, conjugando o masculino e o feminino. É apenas assim que realmente será possível fazer mudanças, que a instituição eclesial poderá se desvincular da representação de um sacerdócio ministerial que continua sempre, em maior ou menor medida, se arrogando hierarquicamente a identidade sacerdotal de toda a Igreja. É assim que o sacerdócio batismal poderá encontrar a sua plena existência e o seu pleno exercício no seio da Igreja. Correlativamente, o sacerdócio ministerial será restituído à sua verdadeira grandeza, a do serviço à vida e à santidade do povo dos batizados, vivido em uma fidelidade humilde e devota, a imagem de Cristo, que “veio para servir e não para ser servido”. [...]

Avalie as afirmações abaixo, considerando tanto a perspectiva eclesiológica quanto os elementos da Teologia Moral apontados no texto da professora Anne-Marie Pelletier e presentes no cerne da mudança conciliar (Concílio Ecumênico Vaticano II).

I. A autêntica visão eclesiológica do Concílio Vaticano II, alicerçada na categoria “povo de Deus”, supõe que os fiéis devam ouvir e servir os sacerdotes e os bispos.

II. Defender os pobres e vulneráveis, especialmente as crianças, e cumprir as políticas sobre abuso sexual é legitimar a Teologia Moral da Igreja tanto em seu aspecto sexual quanto social.

III. O modelo de comunhão eclesial é aquele em que os fiéis estão ativamente envolvidos nas políticas da Igreja e não podem errar quando mostram concordância universal em assuntos de fé e morais.

IV. A mudança do foco eclesiológico de uma Igreja de autoridade, controle e poder para uma Igreja de diálogo, serviço e comunhão prioriza segurança, proteção e assistência às crianças e demais pessoas vulneráveis e não segurança, proteção e assistência à reputação institucional da Igreja.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2972647
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Avalie o que se afirma sobre o que a Igreja ensina em relação à mariologia.

I. A mariologia bíblica é cristocêntrica e eclesial, porque Jesus, o Messias esperado, é o grande exemplo de fé para a Igreja.

II. Mais importante do que ressaltar em Maria seus privilégios (expressos nos dogmas), é destacar sua participação no mistério de Cristo.

III. No Evangelho segundo João, Maria aparece como a perfeita discípula, que acolhe a proposta de Deus e a aprofunda no coração, refletindo os fatos. Por isso é fiel até a cruz.

IV. Os dogmas marianos são sistematizados como balizas. A imaculada conceição de Maria, por exemplo, denota toda a inteireza daquela que foi agraciada; isso simboliza o desejo de Deus para toda a humanidade.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2972650
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

No que concerne à Mariologia, segundo a Escritura, a Tradição e o Magistério Eclesial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) A Igreja atribuiu vários títulos à Maria; “Mãe de Deus” é o mais importante deles.

( ) A Igreja afirma que Maria é Mãe de Deus e da própria Igreja porque experimenta sua proteção e maternidade espiritual.

( ) A humanidade pode conhecer o amor infinito de Deus e participar da própria natureza divina devido à encarnação do Verbo no ventre de Maria.

( ) Desde o momento em que o Filho de Deus se encarnou em Maria, Ele traz nossa humanidade consigo; devido a isso, ela é chamada “Mãe de Deus”.

( ) Maria é mãe do homem Jesus, porém, a tradição cristã acabou por conferir-lhe o título devocional de “Mãe de Deus” que, teologicamente, é impróprio.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
2972653
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Avalie o que se afirma sobre os sacramentos da Igreja.

I. A ordem tem primazia sobre todos os demais sacramentos, pois ao cristão ordenado compete administrá-los.

II. Pelo Batismo, a pessoa se torna cristã e membro da Igreja. Esse é um sacramento da participação na própria natureza divina.

III. Pelo Batismo, a pessoa é destinada a ser portadora da palavra, a testemunha da verdade, a representante da Graça de Cristo no mundo.

IV. Cada sacramento deve-se considerar tanto a partir da Igreja, enquanto sacramento fundamental, quanto da vida individual do cristão, onde surge como a manifestação da vida de Graça nos momentos existenciais fundamentais da vida humana.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2972656
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

No que concerne aos sacramentos, segundo a Teologia Católica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.

( ) O Batismo constitui o vínculo sacramental da unidade, o fundamento da comunhão entre todos os cristãos.

( ) O sacramento do batismo é chamado de “banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo”; é também chamado de “iluminação”.

( ) Batizar (batizeis, em grego) significa “mergulhar”, “imergir”. A imersão na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como uma mesma criatura.

( ) Os sacramentos formam um organismo no qual cada sacramento particular tem o seu lugar vital. Neste organismo, o Batismo ocupa um lugar único, como “sacramento dos sacramentos”, pois é a porta pela qual se chega a todos os demais.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
2972659
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Avalie o que se afirma sobre o sacramento da Confirmação do Batismo, um dos sacramentos da iniciação cristã.

I. A unção com o santo crisma designa um pertencimento, já que por ela o confirmando recebe «a marca», o selo do Espírito Santo.

II. O sacramento da Confirmação tem sua origem na descida do Espírito Santo, em forma de uma pomba, sobre Jesus de Nazaré, após seu batismo por João.

III. A imposição das mãos é justificadamente reconhecida, pela Tradição católica, como a origem do sacramento da Confirmação que, de certo modo, perpetua na Igreja a graça do Pentecostes.

IV. Desde o surgimento da Igreja se crismava impondo as mãos e ungindo com óleo perfumado para ressignificar a missão do cristão como sacerdote, rei e profeta, pois quando se recebia uma missão, desde o Antigo Testamento, se era ungido.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2972662
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Avalie o que se afirma em relação à criação do ser humano e ao pecado original descrito no livro de Gênesis

I. A exegese atual ensina que a Bíblia foi escrita por homens, com métodos e processos literários comuns àqueles que são usados para a composição dos demais livros humanos.

II. Ao narrar o pecado do casal primordial, o autor do texto quer denunciar o mal e que o leitor descubra sua raiz; quer que o homem se responsabilize pelo mal presente na realidade, que se posicione e transforme a situação.

III. Para interpretar a narração de Gênesis, importa considerar que, quando a Bíblia fala de paraíso, ela não está interessada numa realidade passada, mas no presente, pois reflete o que estava acontecendo quando o autor compôs esse relato.

IV. A exegese afirma que, para escrever o livro do Gênesis, seu autor utilizou como fontes tanto a Tradição oral ininterrupta quanto uma revelação direta de Deus e, ainda, recorreu ao fundo comum da cultura dos povos do Oriente Médio Antigo.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
2972665
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Considerando a doutrina bíblica sobre o pecado original, presente no livro de Gênesis, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
2972668
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Dom Benedito B. dos Santos aponta para a dimensão ética e escatológica da Eucaristia ao afirmar: “Fontes da moral cristã não são apenas a lei natural, a revelação divina e o magistério da Igreja. Fontes da moral cristã são também os sacramentos, sobretudo, a Eucaristia. Ela não é apenas fonte inspiradora da reta conduta do cristão. É sua condição. Não basta descobrir o dever moral. É necessária a força para realizá-lo. Esta força, que vem em socorro de nossa fraqueza, é a graça. Daí a importância da Eucaristia, anunciada por Jesus como pão para a vida do mundo. [...] A dimensão ética da Eucaristia é decorrência também do seu caráter escatológico.”

Nesse sentido, é correto afirmar que a inter-relação entre essas dimensões se dá porque a Eucaristia

Alternativas

ID
2972671
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Em relação à Doutrina Social da Igreja, é correto afirmar que o magistério eclesial ensina que

Alternativas

ID
2972674
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

 “O encontro da Igreja com o mundo atual foi descrito em páginas admiráveis na última Constituição do Concílio. Toda pessoa inteligente, toda alma honrada deve conhecer essas páginas. Elas levam, sim, de novo a Igreja ao meio da vida contemporânea, mas não para dominar a sociedade, nem para dificultar o autônomo e honesto desenvolvimento de sua atividade, mas para iluminá-la, sustentá-la e consolá-la. Essas páginas, assim o pensamos, assinalam o ponto de encontro entre Cristo e o homem moderno e constituem a mensagem de Natal deste ano de graça ao mundo contemporâneo”.

(Paulo VI, na Mensagem do Natal de 1965)


A esse respeito, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.

I. O texto acima se refere à Populorum Progressio, Carta Magna da Pastoral Social da Igreja Católica,

                                                                             PORQUE

II. ela fornece pistas para uma ação eficaz, seja do ponto de vista pastoral, seja do ponto de vista social e político; e, em conjunto com os demais documentos do Concílio Vaticano II, ela representa uma mudança decisiva quanto à postura da Igreja diante dos principais desafios da atualidade.

Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2972677
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

“A consciência moral é um juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai praticar, que está prestes a executar ou que já realizou.” (CIC, 1778)

De fato, é correto afirmar que a consciência moral

Alternativas

ID
2972680
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Acerca do que a Declaração Conciliar Dignitatis Humanae, a Constituição Pastoral Gaudium et Spes bem como o Catecismo da Igreja Católica ensinam sobre a liberdade e a dignidade humanas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) O homem tem o direito de agir em consciência e em liberdade, a fim de tomar pessoalmente as decisões morais.

( ) É na liberdade que o homem pode se converter ao bem. Os homens de hoje procuram com ardor a liberdade, mas nem sempre com razão.

( ) A liberdade verdadeira é um sinal privilegiado da imagem divina no homem, pois Deus quis deixar o homem entregue à sua própria decisão.

( ) O homem nunca deve ser forçado a agir contra a própria consciência. Nem deve também ser impedido de atuar segundo ela, sobretudo em matéria religiosa.

( ) A dignidade do homem exige que ele proceda segundo a própria consciência e por livre adesão. Mas há razões maiores para a sua salvação ou em prol do bem comum que justificam a coação externa.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

Alternativas

ID
2972683
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Em relação à encíclica Redemptor Hominis, o Papa João Paulo II dá continuidade a reflexões traçadas em documentos anteriores do Magistério Eclesial.

A respeito desse documento, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
2972686
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Em relação à doutrina eclesial expressa no documento Gaudium et Spes, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2972689
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Acerca da Encíclica Mater et Magistra, de João XXIII, é correto afirmar que discorre sobre a/o

Alternativas

ID
2972692
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Teologia

Analise as asserções relativas à Doutrina Social da Igreja e a relação proposta entre elas.

I. Todos têm o direito de ter uma parte de bens suficientes para si e suas famílias, e aquele que se encontra em extrema necessidade tem o direito de tomar, dos bens dos outros, o que necessita,

PORQUE

II. Deus destinou a terra com tudo o que ela contém para uso de todos os homens e povos, de modo que os bens criados devem chegar equitativamente às mãos de todos.


Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Alternativas