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Prova CCV-UFC - 2016 - UFC - Técnico de Tecnologia da Informação


ID
2789557
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Após a implantação do ponto em uma empresa, no primeiro dia foi observado o seguinte comportamento:


Eduardo chegou depois de Casimiro e Daniela.

Casimiro chegou antes de Amanda e Daniela.

Amanda chegou depois de Daniela e Bruno.

Daniela chegou antes de Bruno.


Baseado nessas observações, pode-se concluir que a segunda pessoa a chegar nesse dia foi:

Alternativas
Comentários
  • Como não constam nem o Rubens Barrichello, nem o Vasco, então é necessário analisar a ordem das chegadas para saber quem chegou em segundo.

    Eduardo chegou depois de Casimiro e Daniela.

    Ordem: ..., Casimiro ou Daniela, ..., Eduardo, ...

     

    Casimiro chegou antes de Amanda e Daniela.

    Ordem: ... , Casimiro, ..., Amanda ou Daniela, ..., Eduardo, ... 

    Ou: ..., Casimiro, ..., Daniela, ..., Eduardo, ... Amanda, ...

     

    Daniela chegou antes de Bruno.

    Amanda chegou depois de Daniela e Bruno.

    Ordem: Casimiro, Daniela, Bruno, Amanda, Eduardo

    ou: Casimiro, Daniela, Bruno, Eduardo, Amanda.

    ou: Casimiro, Daniela, Eduardo, Bruno, Amanda.

     

    Em todos os casos, a segunda pessoa a chegar foi a Daniela.

    Gabarito: Letra D

  • Gabarito: D


    Eduardo chegou depois de Casimiro e Daniela

    = Casimiro e Daniela | Eduardo

    Casimiro chegou antes de Amanda e Daniela.

    = Casimiro | Daniela e Amanda

    Amanda chegou depois de Daniela e Bruno.

    = Daniela e Bruno | Amanda

    Daniela chegou antes de Bruno.

    = Daniela | Bruno


    Logo os 2 primeiros são: Casimiro | Daniela

    Casimiro | Daniela | Bruno | Amanda

    Casimiro | Daniela | Eduardo

  • C D E

    C A D E

    C D B A E - Resposta letra D) Daniela

  • Ordem:

    Casimiro

    Daniela

    Eduardo

    Bruno

    Amanda


ID
2789560
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Para armazenar os dados a serem utilizados por um sistema, o desenvolvedor pode utilizar uma entre várias estruturas de dados existentes, sendo cada qual adequada em determinados contextos. Sobre as estruturas de dados, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> C

  • Resposta: C

    Dado um conjunto de elementos inseridos em uma pilha, ao se remover sequencialmente esses elementos e imprimindo os seus valores obtém-se os elementos na ordem inversa da inicial.

    Exemplo:

    Elemento inseridos

    A - B - C - D - E

    Elementos removidos e imprimido

    E - D - C - B - A

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2789563
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No padrão JEE, as aplicações são divididas em 4 camadas: cliente, Web, negócio e sistema de informação empresarial. Com relação a essa divisão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tecnologia JavaServer Faces


    Desenvolvido através do Java Community Process sob JSR-314, a tecnologia JavaServer Faces estabelece o padrão para a criação de interfaces de usuário do lado do servidor. Com as contribuições do grupo de especialistas, as APIs do JavaServer Faces estão sendo projetadas para que possam ser aproveitadas por ferramentas que tornem o desenvolvimento de aplicativos da Web ainda mais fácil.

    Fonte: https://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/javaserverfaces-139869.html


ID
2789566
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando a estrutura JSON (JavaScript Object Notation), marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • JSON: J ava S cript O bject N otation.

    JSON é uma sintaxe para armazenamento e troca de dados.

    JSON é um texto, escrito com notação de objeto JavaScript.

    troca de dados

    Quando a troca de dados entre um navegador e um servidor, os dados só podem ser texto.

    JSON é texto, e podemos converter qualquer objeto JavaScript em JSON e enviar JSON para o servidor.

    Também pode converter qualquer JSON recebido do servidor em objetos JavaScript.

    Desta forma, podemos trabalhar com os dados como objetos JavaScript, com nenhuma análise complicada e traduções.


    envio de dados

    Se você tiver dados armazenados em um objeto JavaScript, você pode converter o objeto em JSON, e enviá-lo para um servidor


    JSON (JavaScript Object Notation) é um formato leve de troca de dados. É fácil para humanos ler e escrever. É fácil para as máquinas analisar e gerar. É baseado em um subconjunto da Linguagem de Programação JavaScript , Padrão ECMA-262 3ª Edição - Dezembro de 1999 . JSON é um formato de texto completamente independente do idioma, mas utiliza convenções que são familiares aos programadores da família C de linguagens, incluindo C, C ++, C #, Java, JavaScript, Perl, Python e muitos outros. Essas propriedades tornam o JSON uma linguagem de intercâmbio de dados ideal.


    Fonte: https://www.w3schools.com/js/js_json_intro.asp

    http://json.org/

  • Quem não tem acesso: --> D


ID
2789572
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere o seguinte cenário:


Em um sistema em desenvolvimento, existe a necessidade de que quando um determinado objeto sofra alguma alteração, um outro grupo de objetos seja notificados de forma a realizarem o processamento adequado. Esse grupo de objetos interessado na ação é dinâmico, sendo necessário que seja feita a solicitação de inclusão ou remoção do grupo.


Baseado nesse cenário, qual padrão de projeto GoF deverá ser utilizado?

Alternativas
Comentários
  • Observer é um padrão de projeto de software que define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Permite que objetos interessados sejam avisados da mudança de estado ou outros eventos ocorrendo num outro objeto.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Observer

  • Quem não tem acesso: --> B


ID
2789575
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na orientação a objetos no Java, quando se tem um método herdado que tem seu comportamento alterado afim de torná-lo mais específico mantendo a sua mesma assinatura, tem-se a característica de:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> A

  • A sobrescrita (ou override) está diretamente relacionada à orientação a objetos, mais especificamente com a herança. Com a sobrescrita, conseguimos especializar os métodos herdados das superclasses, alterando o seu comportamento nas subclasses por um mais específico.

    A sobrescrita de métodos consiste basicamente em criar um novo método na classe filha contendo a mesma assinatura e mesmo tipo de retorno do método sobrescrito.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/sobrescrita-e-sobrecarga-de-metodos-em-java/22603

  • Essa questão tinha que ser anulada pois tem duas resposta. É tanto a alternativa A quanto a alternativa C, uma ver que a sobrescrita ou sobreposição é um tipo de polimorfismo. Logo, é um polimorfismo.

  • Annie Rafaela, 

     

    Não acho que deveria ser anulada, o polimorfismo é um conceito amplo, e tanto sobrescrita quanto sobreposição são tipos de polimorfismo. O enunciado diz respeito à sobrescrita.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 


ID
2789578
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os testes de caixa-branca e testes de caixa-preta, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> E

  • A - isso é caixa-preta. Cliente não realiza teste caixa-branca.

    B - isso é caixa-branca.

    C - Aspectos funcionais (comportamento): caixa-preta. Aspectos estruturais (codificação): caixa-branca.

    D - teste de caixa-preta testa as funcionalidades, e não a estrutura.

    E - correta.


ID
2789584
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Com relação à uma árvore binária de busca, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D

  • Gabarito D

    Em Ciência da computação, uma árvore binária de busca (ou árvore binária de pesquisa) é uma estrutura de dados de árvore binária baseada em nós, onde todos os nós da subárvore esquerda possuem um valor numérico inferior ao nó raiz e todos os nós da subárvore direita possuem um valor superior ao nó raiz (esta é a forma padrão, podendo as subárvores serem invertidas, dependendo da aplicação).

    O objetivo desta árvore é estruturar os dados de forma a permitir busca binária.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Ao percorrer uma árvore fazemos uma visita sistemática em cada

    um de seus nós.

    A seguir as principais formas de se percorrer os nós de uma

    árvore binária: Em-ordem, pré-ordem, pós-ordem.

    Ou seja, há sim uma ordem pré-definida a ser seguida.

    Gabarito: D

  • a) 0, 1 ou 2 filhos

    b) A complexidade é menor ou igual

    c) Árvore binária de busca não precisa ser cheia nem completa

    d) Para ser uma árvore binária de busca, precisa ser ordenada

    e) Isso é em relação a um árvore binária genérica, não a de busca

  • Pequena correção no comentário do colega Leandro:

    Alternativa A: Uma arvore binaria de busca pode ter 0 ou 2 filhos.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2789587
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os sistemas de controle de versão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> A

  • A -> Verdade: GIT e Mercurial são exemplos de modelo distribuídos. SVN, CVS e Subversion centralizados.

    B -> Falso: Uma das vantagens em se utilizar um sistema de controle de versão distribuído

    C -> Falso: Uma das características dos sistemas de controle de versão é controlar de forma anônima

    D -> Falso: Em um sistema de controle de versão centralizado, há um único servidor contendo

    E -> Falso: Dado seu comportamento distribuído, o GIT

  • O SVN utiliza um modelo centralizado para o versionamento de sistemas, enquanto o GIT apresenta um modelo distribuído, contendo cópias do repositório original em cada cliente


ID
2789590
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o protocolo HTTP, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Em computação, um protocolo sem estado (do inglês stateless) é um protocolo de comunicação que considera cada requisição como uma transação independente que não está relacionada a qualquer requisição anterior, de forma que a comunicação consista de pares de requisição e resposta independentes. Um protocolo sem estado não requer que o servidor retenha informação ou estado de sessão sobre cada parceiro de comunicação para a duração de várias requisições. Em contraste, um protocolo que exija a manutenção do estado interno no servidor é conhecido como um protocolo com estado.

    Exemplos de protocolos sem estado incluem o Protocolo de Internet (IP), que é a base para a Internet, e o Hypertext Transfer Protocol (HTTP), que é a base da comunicação de dados para a World Wide Web.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_sem_estado

  • Quem não tem acesso: --> A


ID
2789599
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre as linguagens utilizadas pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DML
         LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DOS DADOS
         LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DOS DADOS
        
            INSERT
            UPDATE
            SELECT
            DELETE
            DISTINCT
            HAVING

  • Quem não tem acesso: --> E

  • Estranho esse termo "recuperação"...

  • Linguagens e interfaces do banco de dados 

    Linguagem de definição de dados (DDL): é usada pelo DBA e pelos projetistas de banco de dados para definir os esquemas. (CREATE, ALTER, DROP, TRUNCATE, RENAME)

    Linguagem de manipulação de dados (DML): operações para manipulação de recuperação, inclusão, exclusão e modificação dos dados. (INSERT, UPDATE, DELETE)

    Linguagem de Controle de Dados (DCL): controla o nível de acesso de usuários, defini quem terá acesso ao banco. (GRANT, DENY, REVOKE)

    Linguagem de Transação de Dados (DTL): gerencia as mudanças/transações feitas por comandos DML. (BEGIN TRANSACTION, COMMIT, ROOLBACK, SAVEPOINT)

    Alternativa: E


ID
2789605
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a linguagem de definição (DDL), manipulação (DML), controle (DCL) e transação (DTL), marque a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    b) O comando INSERT pertence à DCL.

    Errada. INSERT É DML

     

    c) O comando COMMIT pertence à DDL.

    Errada. Commit é DTL, assim como Rollback

     

    d) O comando CREATE pertence à DML.

    Errada. CREATE é DDL

     

     

    e) O comando EXPLAIN PLAN pertence à DDL. 

    Errada. EXPLAIN PLAN é DML

  • O comando GRANT pertece ao grupo de linguagem DCL

    O comando GRANT possui duas funcionalidades básicas: conceder privilégios para um objeto do banco de dados (tabela, visão, seqüência, banco de dados, função, linguagem procedural, esquema e espaço de tabelas), e conceder o privilégio de ser membro de um papel

    Gabarito: A

  • DDL (DATA DEFINITION LANGUAGE) - Linguagem de Definição de Dados = fornece comandos para definir esquemas de relação, excluir relações e modificar esquemas.

    1) Criação de Tabelas:

    - No ato da criação, é possível especificar vários tipos de restrições como: PRIMARY KEY, FOREIGN KEY, UNIQUE, NOT NULL, CHECK.

    - Pode-se atribuir nomes às restrições: CONSTRAINT NOME_RESTRIÇÃO TIPO RESTRIÇÃO

    CREATE criar bancos de dados, tabelas, índices, entre outros. (Ex: CREATE TABLE ou CREATE VIEW) (CREATE INDEX cria o índice da tabela)

    DROP deletar uma tabela do banco de dados. Apaga a tabela. (O comando DROP TABLE permite excluir do banco de dados a definição de uma tabela e de todos os seus dados.)

    ALTER apagar os dados de uma tabela do banco de dados. Altera a estrutura da tabela. (Ex: Para alterar a estrutura de uma tabela do banco de dados e incluir nela uma nova foreign key, é correto utilizar o comando ALTER TABLE)

    TRUNCATE adicionar, deletar ou modificar colunas do banco de dados. (Ex: TRUNCATE TABLE)

    RENAME renomear uma tabela do banco de dados. (Ex: RENAME TABLE)

    ------------------

    DML (DATA MANIPULATION LANGUAGE) - Linguagem de Manipulação de Dados = Meche no Dado

    DQL esta dentro do DML e so tem o SELECT

    SELECT realizar consultas a dados de uma ou mais tabelas do banco de dados. (Ex: SELECT... FROM) ou (SELECT... FROM... WHERE) ou (SELECT... FROM... GROUP BY) ou (SELECT... FROM... GROUP BY... HAVING). (DQL)

    INSERT inserir um registro em uma tabela do banco de dados. (Ex: INSERT INTO .... VALUES)

    UPDATE mudar valores de dados de registros de uma tabela do banco de dados. (Ex: UPDATE... SET... WHERE)

    DELETE remover linhas existentes de uma tabela do banco de dados. Apaga o conteúdo da tabela. (Ex: DELETE... FROM... WHERE)

    -----------------

    TCL (TRANSACTION CONTROL LANGUAGE) - DTL (DATA TRANSACTION LANGUAGE)

    COMMIT finalizar uma transação dentro de um sistema gerenciador de banco de dados. Utilizado para salvar permanentemente uma transação em um banco de dados. Utilizado para efetivar as mudanças realizadas pelas transações.

    ROLLBACK descartar mudanças nos dados desde o último COMMIT ou ROLLBACK.

    --------------

    DCL (DATA CONTROL LANGUAGE) - Linguagem de Controle de Dados

    GRANT - utilizado para conceder permissão a um usuário em relação a algum objeto. Permite conceder privilégios.

    REVOKE - utilizado para remover ou restringir a capacidade de um usuário de executar operações. Permite revogar ou cancelar privilégios.


ID
2789608
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Analise as proposições abaixo:


Se eu estudar, então irei passar na disciplina.

Se não estudar, então a culpa é minha.

Se eu passar na disciplina, então não estarei feliz.

Estou feliz.


Baseado nas proposições acima, é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> E

  • Gabarito: E


    Considerando que todas são VERDADEIRAS:

    Estou feliz (V). VERDADEIRO

    Se eu passar na disciplina (F), então NÃO estarei feliz (F) VERDADEIRO

    Se eu estudar (F), então irei passar na disciplina (F), VERDADEIRO.

    Se NÃO estudar (V), então a culpa é minha (V). VERDADEIRO

  • M Winner, permita-me completar o seu raciocínio:

    CONCLUSÕES: não estudei, não passei na disciplina, a culpa é minha e estou feliz.

    Todas as alternativas são com conjunção "e", portanto as duas frases precisam ser verdadeiras.

    Letra E: Não passei na disciplina e a culpa é minha.


ID
2789611
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação ao uso de Triggers (Gatilhos) em banco de dados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a)As triggers são armazenadas de forma independente das tabelas às quais irá modificar, de forma semelhante aos procedimentos.

               Incorreta? Não encontrei algum referencial teorico que justifique  o erro dessa alternativa, porém acredito que seja o armazenamento de forma independente

     b) Por ser definido na forma de um procedimento, as triggers podem ser chamadas diretamente, onde é possível a passagem de parâmetros.

                Incorreta, não podemos passar parâmetros através de uma trigger.

     c) Uma trigger é um procedimento chamado opcionalmente quando é realizado alguma alteração nos dados da tabela ao qual está vinculada.

               Incorreta, se declaramos uma trigger ela será OBRIGATÓRIA  cada vez que utilizamos determinada função.

     d) A trigger e o comando que a ativou fazem parte da mesma transação. Assim, é possível reverter os efeitos dos dois através do comando ROLLBACK.

               Correta. gabarito da questão

     e) Um dos usos mais comuns das triggers é o armazenamento das consultas mais complexas. Dessa forma, ao se utilizar uma trigger, o resultado da consulta é retornado.

                  Incorreta, possuímos diversos usos para as trigger, entre eles INSERT, UPDATE, DELETE, entretanto seu uso mais comum é para garantir que as alterações ocorram de uma forma mais segura.

     


ID
2789614
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma das características do framework JSF é a utilização do padrão de projeto MVC (Modelo, Visão, Controle). Sobre esse assunto, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • FacesServlet é um servlet que gerencia o ciclo de vida de processamento de pedidos para aplicativos da web que estão utilizando o JavaServer Faces para construir a interface com o usuário.

    Fonte: https://docs.oracle.com/javaee/6/api/javax/faces/webapp/FacesServlet.html

  • Quem não tem acesso: --> D

  • qual o erro da B?

  • Também não sei qual o erro da B). Provavelmente o examinador trocou managed bean por backing bean sem saber que eles são praticamente a mesma coisa:

    https://stackoverflow.com/questions/4713483/difference-between-managed-bean-and-backing-bean


ID
2789617
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Hibernate é um ORM (Object Relational Mapping) com o intuito de tornar o mapeamento dos objetos da aplicação na base de dados mais automatizada. Sobre esse ORM, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • um dos erros da E é que não precisa ser só por XML... o outro é...? :)


ID
2789623
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao Ajax e o JSF, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • AJAX é o acrônimo de Asynchronous Javascript and XML, que em português significa “Javascript e XML assíncronos”. Entendendo melhor o significado, seria a chamada de um recurso no servidor a partir de um código Javascript no navegador web, de forma que o resultado atualize apenas uma parte da página sem precisar fazer uma atualização dela inteira. Esta chamada é assíncrona, ou seja, o script que a chamou continua sua execução sem esperar pela resposta. Quando o servidor responde, uma função Javascript especificada trata corretamente os dados retornados, fazendo a atualização de parte da tela apenas.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/ajax-tutorial/24797

  • Quem não tem acesso: --> B

  • Alternativa correta: B. 


    a) ERRADA: a chamada é via javascript;

    b) GABARITO;

    c) ERRADA: pertence à biblioteca "core";

    d) ERRADA: a comunicação é assíncrona;

    e) ERRADA: pode ser especificado apenas um componente.

  • Bem observado.

  • O enunciado da questão não fala que é sobre a Constituição, nem sobre a lei 10098...


ID
2789626
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre o CSS (Cascading Style Sheets), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> E

  • Três maneiras de inserir CSS

    Há três maneiras de inserir uma folha de estilo:


    External style sheet

    Internal style sheet

    Inline style

    Fonte: https://www.w3schools.com/css/css_howto.asp

  • Quando a redação da questão não deixa você se ater ao conteúdo que precisa conhecer:

    ...a única forma de utilizar código CSS é importando um arquivo contendo as definições no arquivo HTML.

    Mesmo que a ideia seja manter o HTML sem os estilos, usar "unica forma" é muito forte pra isso. E "contendo as definições no arquivo HTML" levam a uma ambiguidade do tipo "as definições estão contidas no arquivo HTML".

  • E o que?

  • Não é nada a E pois não é a única maneira, é a C

  • a) ERRADO. CSS regras para ambas as classes e id são definidos dentro de um par de tags <style> contido dentro do cabeçalho, muito como quaisquer outras regras que CSS pode ser estabelecido ali. O que torna a classe e o id se destaca é a sua especificidade, como qualquer regra CSS que utiliza estes elementos anule quaisquer outras propriedades CSS que já podem estar associados a uma determinada marca HTML.

    b) ERRADO. Tem que inserir o caminho do arquivo CSS, inserindo a linha no documento HTML entre as tags <head> e </head>

    <link rel="stylesheet" type="text/css" href="stylesheet.css" media="screen" />. É recomendado que o arquivo CSS esteja no mesmo diretório do arquivo HTML ou que seja criado um subdiretório chamado CSS para armazenar os arquivos (se os arquivos forem armazenados no diretório CSS, o href deve ser mudado para href=”CSS/stylesheet.css”

    c) ERRADO. Uma das formas de utilizar CSS em uma página HTML é na forma incorporada ou interna, onde através da tag “style” no componente HTML é especificado o CSS que será aplicado.

    d) ERRADO. Na regra onde existe um ponto (“.”) antes do nome do seletor indica que essa regra será aplicada ao componente HTML que possuir o atributo “class” igual ao nome do seletor.

  • Cabe recurso


ID
2789629
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre o XML, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2789632
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Qual das tags abaixo tornou-se depreciada (deprecated) no HTML 5:

Alternativas
Comentários
  • A tag <center> não é suportada em HTML5. Use CSS em seu lugar.

    A tag <center> é usada para alinhar o texto ao centro.

     

  • Quem não tem acesso: --> E

  • Tags depreciadas no HTML 5:

    <applet>

    <basefont>

    <center>

    <dir>

    <u>

    <strike>

    <s>

    <font>

    <isindex>

    <menu>

    <acronym>


ID
2789635
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os padrões de projetos podem ser classificados de acordo com o propósito (criacional, estrutural ou comportamental) e escopo (Classe ou Objeto). Dessa forma, qual dos seguintes padrões do GoF (Gang of Four) tem o propósito estrutural e o escopo de Objeto?

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D

  • Escopo de Objetos: Trata de relações entre objetos, que podem mudar em tempo de execução.

    Exemplo: Bridge, Façade, Observer, Decorator


ID
2789638
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre o JSP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tecnologia JavaServer Pages

    A tecnologia JavaServer Pages (JSP) permite que você crie facilmente conteúdo da Web que tenha componentes estáticos e dinâmicos. A tecnologia JSP disponibiliza todos os recursos dinâmicos da tecnologia Java Servlet, mas fornece uma abordagem mais natural para a criação de conteúdo estático.

    As principais características da tecnologia JSP são as seguintes:


    1.Uma linguagem para o desenvolvimento de páginas JSP, que são documentos baseados em texto que descrevem como processar uma solicitação e construir uma resposta

    2.Uma linguagem de expressão para acessar objetos do lado do servidor

    3.Mecanismos para definir extensões para o idioma JSP

    Fonte: https://docs.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/bnagx.html


  • Quem não tem acesso: --> A


ID
2789641
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre o Hibernate, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> B


ID
2789644
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao ciclo de vida de uma requisição JSF, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Ciclo de Vida de uma Página JavaServer Faces

    O ciclo de vida de uma página JavaServer Faces é um pouco semelhante ao de uma página JSP: o cliente faz uma solicitação HTTP para a página e o servidor responde com a página traduzida para HTML. No entanto, o ciclo de vida do JavaServer Faces difere do ciclo de vida do JSP no qual ele é dividido em várias fases para suportar o sofisticado modelo de componente da UI. Esse modelo requer que os dados do componente sejam convertidos e validados, que os eventos do componente sejam manipulados e que os dados do componente sejam propagados para os beans de maneira ordenada.

    Uma página JavaServer Faces também é diferente de uma página JSP, na qual ela é representada por uma árvore de componentes da interface do usuário, chamada visão. Durante o ciclo de vida, a implementação do JavaServer Faces deve construir a visualização enquanto considera o estado salvo de um envio anterior da página. Quando o cliente envia uma página, a implementação do JavaServer Faces executa várias tarefas, como validar a entrada de dados dos componentes na exibição e converter os dados de entrada em tipos especificados no lado do servidor.

    Fonte: https://docs.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/bnaqq.html

  • Quem não tem acesso: --> D

  • a) se a validação falhar na etapa 3 vai direto pra 6 sem passar pelas intermediárias

    b) isso ocorre na fase 4

    c) acredito que eventos é na etapa 5

    d) ok

    e) validação é a fase 3


ID
2789647
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a interoperabilidade de sistemas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> C

  • a) SOAP não é utilizado para descrever, e sim para comunicação. Descrever é WSDL.

    b) Autenticação não é obrigatório

    c) CORRETO

    d) Pode sim utilizar outras tecnologias, como por exemplo JSON

    e) Arquitetura distribuída


ID
2789650
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação às técnicas de escolher os dados a serem utilizados nos testes de software, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> B


ID
2789653
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao paradigma orientado a objetos, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está C, mas isso seria abstração, não?

  • Encapsulament é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. Por conta dessa técnica, o conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe.

    fonte: https://www.devmedia.com.br/conceitos-encapsulamento-programacao-orientada-a-objetos/18702

  • Também descordaria do gabarito.

  • Aspectos não relevantes????

  • As questões de programação são as mais mal feitas da área de TI. Só acertei porque as outras alternativas não tinham nexo nenhum.

  • Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. 

    Letra C

    Força e fé!

  • A resposta é C, porém acredito que está mal escrita.

    Não precisam ser "aspectos não relevantes dos objetos", digamos que sejam informações sensíveis do projeto, é muito relevante e deve se manter encapsulado.


ID
2789656
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre os Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 1.53 Utilizar uma linguagem clara e familiar

    A linguagem utilizada na divulgação das informações e orientações para realização de serviços deve ser clara e objetiva. Apenas utilizar linguagem técnica e/ou corporativa quando estas forem familiares ao público do sítio.

    http://epwg.governoeletronico.gov.br/cartilha-usabilidade#s2.6

  • Quem não tem acesso: --> E

  • A - A diretriz do erro afirma que somente os erros decorrentes de preenchimento incorreto de formulários deverão ser informados aos usuários.

      Errado:

      Toda a falha ou indisponibilidade prevista no sítio deve ser divulgada e esclarecida ao cidadão; Todo erro cometido pelo cidadão deve ser passível de ser corrigido.

    B - A diretriz da Consistência e Familiaridade define que os formulários de contato deverão remeter a uma página informando o e-mail para contato ao invés de um formulário.

      Errado:

      Os links de contato não devem remeter a um endereço eletrônico (email) e sim ao um formulário para contato. Colocar um endereço eletrônico como link incorre na abertura de um programa, o que pode demorar – e induzir a pessoa a erro. E, é importante lembrar, que nem sempre as pessoas definiram o seu servidor de correio eletrônico na máquina que estão usando.

    C - A diretriz do Contexto e Navegação orienta que sejam utilizados os recursos de pop-up e que os links sejam abertos em novas páginas, visando tornar clara as ações do usuário.

      Errada:

      Não use janelas pop-up ou abra links em nova janela. Janelas pop-up são intrusivas e quebram o controle da página. O mesmo ocorre com links que abrem em nova janela. A decisão deve ser do cidadão. Janelas pop-up e links que abrem nova janela também são inacessíveis aos deficientes visuais.

    D - A diretriz de Autonomia afirma que o usuário deverá configurar o seu navegador para o sítio ser exibido corretamente, deixando o desenvolvimento da página mais simples e independente de navegador.

      Errada:

      O comportamento e as funcionalidades do navegador não devem ser alterados para satisfazer necessidades das páginas;

    E - A diretriz da Redação abordar que a linguagem utilizada nos textos nas páginas deverá ser clara e familiar ao usuário, devendo utilizar linguagem técnica somente quando for familiar ao público do sítio.

      Certa:

      Utilizar uma linguagem clara e familiar

      A linguagem utilizada na divulgação das informações e orientações para realização de serviços deve ser clara e objetiva. Apenas utilizar linguagem técnica e/ou corporativa quando estas forem familiares ao público do sítio.


ID
2789659
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre os padrões de projeto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Template Method (Esqueleto de algoritmo)

    Define o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a definição de alguns passos para subclasses.

  • Quem não tem acesso: --> B

  • A) Com o padrão Decorator, responsabilidade são estaticamente(dinamicamente) adicionadas ao objeto. Tais responsabilidade são definidas em tempo de compilação(execução). 


    C) objeto observador (Observer) sofre alguma alteração, o objeto observado (Subject) é notificado para realizar o processamento adequado(todos seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente).


    D) Com o padrão Facade é possível acessar os componentes de um sistema complexo a partir de diversas interfaces diferentes, obtendo o acesso direto a componentes internos do sistema (Tipicamente envolve uma única classe responsável por englobar uma série de membros requeridos pelo cliente. Estes membros acessam o sistema em nome do Façade e escondem os detalhes de implementação) .


    E) O padrão Iterator fornece uma forma de acessar os elementos de uma estrutura de dados a partir da análise interna da estrutura utilizada para armazenar os objetos, sendo necessário conhecer o seu funcionamento (Usado para prover um modo de acessar elementos de uma coleção de objetos de forma sequencial, sem exposição das suas estruturas internas).


  • Acredito que o nosso colega Daniel se equivocou com a explicação sobre erro na alternativa C.

    A alternativa C está incorreta porque ela afirma que o observador (observer) avisa o observado (subject) quando sofre uma alteração. Na verdade, conforme a definição do padrão Observer, SOMENTE o observado avisa sobre alterações em seu estado.

    Padrão Observer: uma dependência um-para-muitos entre objetos para que, quando UM OBJETO mudar de estado, TODOS OS SEUS DEPENDENTES sejam notificados e atualizados automaticamente. (Elements of Reusable Object-Oriented Software, 1995)

  • Meu chará Fábio está correto, e meu Amigo Daniel apenas não identificou a troca de Observado por observador.

    C) No padrão Observer, quando o objeto observador (Observer) sofre alguma alteração, o objeto observado (Subject) é notificado para realizar o processamento adequado.

    correta:

    C) No padrão Observer, quando o objeto Observado sofre alguma alteração, o objeto Observador é notificado para realizar o processamento adequado.

    também estaria correto dizer que (todos seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente)

    para melhor explicação veja o exemplo que achei em:

    https://www.devmedia.com.br/design-patterns-observer/16875

    "Para entendermos o padrão Observer, vamos pensar como funciona uma Editora (Observado) de jornal, eles tem uma lista de clientes (Observadores), quando sai uma nova publicação todos os observadores recebem uma copia do jornal, sendo que a qualquer momento um novo cliente(Observador) pode se registrar ou os clientes atuais cancelarem o registro." ...

    "Todas as classes que querem observar deve implementar a interface IObservador, lembra da ligação leve, muito bem essa é nossa ligação leve, o observador não sabe o observado faz e nem o observado sabe o que o observador faz, a única coisa que um sabe sobre o outro é que quando houver uma alteração no observado o observador vai ser notificado, isso vai ser feito pelo método “Update”.


ID
2789665
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação ao padrão de projeto Command, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na programação orientada a objeto, o command é um padrão no qual um objeto é usado para encapsular toda informação necessária para executar uma ação ou acionar um evento em um momento posterior.

    O Padrão Command tem como definição encapsular uma solicitação como um objeto, o que lhe permite parametrizar outros objetos com diferentes solicitações, enfileirar ou registrar solicitações e implementar recursos de cancelamento de operações. Isso inclui informações como o nome do método, o objeto que o método pertence e os valores dos parâmetros do método.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Command

  • A expressão "sem saber nada" me pareceu um pouco exagerada. Eu entendo que a operação real está encapsulada em uma requisição, porém é necessário saber qual comando deve ser selecionado a fim de executar a ação pretendida.

    Estou enganado? Ajudem-me. Obrigado.

  • Fábio, o termo "sem saber nada" creio que seja transparência ao cliente.

  • a) Command é comportamental, não estrutural. Escopo de objeto, não de classe

    b) É possível cancelar operações

    c) Parece uma definição de padrões de escopo de objeto, não necessariamente o Command

    d) Singleton

    e) Command


ID
2789671
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao HTML 5, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •   a) ERRADO. Apesar de ter sido lançado recentemente, o HTML 5 fornece suporte para a versão 2 do CSS.

      b) ERRADO. Para os recursos multimídia (áudio e vídeo), as páginas em HTML 5 não dependem da instalação de plugins externos.

      c) ERRADO. Com relação aos formulários, o HTML 5 inseriu algumas novidades como por exemplo o campo type do HTML 4.

      d) ERRADO. Quando uma página desenvolvida em HTML 5 é acessada contendo um vídeo, esse vídeo pode ser pré-carregado através da tag preload.

     

  • O que é HTML Canvas?

    O HTML <canvas>elemento é usado para desenhar gráficos, em tempo real, via JavaScript.


    O <canvas>elemento só é um recipiente para gráficos. Você deve usar JavaScript para realmente desenhar os gráficos.


    Canvas tem vários métodos para desenhar caminhos, caixas, círculos, texto e adicionando imagens.


    Fonte: https://www.w3schools.com/html/html5_canvas.asp

  • Letra "D" faltou a "," antes do mas


ID
2789674
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre a ferramenta Selenium, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • Selenium é uma ferramenta para testar aplicações web pelo browser de forma automatizada. Selenium se refere ao Acceptance Testing (ou functional testing) que involve rodar testes num sistema finalizado. Os testes rodam diretamente num browser, exatamente como o usuário faria.

    Fonte: http://blog.caelum.com.br/testes-de-aceitacao-com-o-selenium/

  • A D) está errada pois não é necessário que o navegador tenha o plugin do Selenium instalado.