SóProvas



Questões de Gerência de Configuração


ID
43642
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É recomendado que um projeto possua um mecanismo formal e documentado de controle de mudanças. Sobre este mecanismo, são feitas as afirmativas a seguir.

I - O mecanismo deve rastrear e tratar mudanças em quaisquer fatores críticos de sucesso do projeto, incluindo escopo, prazos e custos.

II - Para tornar o processo gerenciável, é recomendado que sejam rastreadas apenas mudanças que possuam impacto significativo no custo ou nos prazos do projeto e que não sejam rejeitadas em primeira análise.

III - A avaliação e a aprovação de quaisquer solicitações de mudanças são atribuições exclusivas do gerente de projeto, pois o mesmo detém a autoridade e a responsabilidade sobre os resultados finais do projeto perante os stakeholders.

IV - Tipicamente, o mecanismo de controle de mudanças prevê algumas categorias de mudanças que são automaticamente aprovadas - tais como as resultantes de emergências - as quais devem ser registradas e rastreadas, da mesma forma que as demais.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Ainda continuo com a dúvida... o escopo pode ser modificado durante a fase de controle de mudanças ? considero tal questão um pouco complicada para a resolução, pois ao meu ver o escopo é definido no inicio do projeto e não pode ser modificado... as modificações atuam sobre o planejamento, custos e prazos... em caso de mudança de escopo é necessário um novo projeto.
  • Alan

    Um dos processos da gerência de escopo é o controle de mudanças no escopo.

     

  • II: ERRADO. As mudanças aprovadas devem ser monitoradas e avaliadas levando em consideração não apenas o custo ou prazos do projeto, mas também o impacto no escopo, orçamento e requisitos de qualidade.

     

    III: ERRADO. Todas as mudanças solicitadas e documentadas devem ser aceitas ou rejeitadas por uma autoridade dentro da equipe de gerenciamento de projetos ou por uma organização externa que represente o patrocinador ou cliente. O sistema de controle de mudanças muitas vezes inclui um comitê de controle de mudanças, responsável pela aprovação ou rejeição das mudanças solicitadas. As funções e responsabilidade desses comitês são definidas claramente nos procedimentos de controle de configuração e de controle de mudanças e são acordadas com o patrocinador, com o cliente e com outras partes interessadas. Ou seja, a avaliação e aprovação das mudanças não dependem exclusivamente do gerente de projetos, mas de um comitê.


ID
70336
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O conceito de release está diretamente associado ao gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • Depois que uma versão for definida como fechada para teste, usuario e outros versões que vão sair do desenvolvimento, então definimos um nomeclatura para baseline, ou seja, se tivemos um nomesistema-1.00-bld(imp, test, hom)-ano
  • Release
     
    * Conjunto de itens de configuração que são disponibilizados para um propósito específico
     
    * Resultado da liberação de uma determinada configuração do produto para o ambiente externo ao desenvolvimento:
    - liberação para testes de sistema
    - liberação para homologação
    - liberação para entrega ao cliente
     
    * Importante: todo release é uma versão, mas nem toda versão é um release

ID
106102
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

I. Seu escopo não deve abordar a definição do que será gerenciado, entretanto, deve definir o esquema a ser usado para identificar os itens de configuração.

II. Deve especificar as ferramentas usadas para o gerenciamento de configurações e os respectivos processos de uso, porém não deve entrar no mérito de definição de políticas a serem adotadas no controle de mudanças.

III. Deve estabelecer as responsabilidades pelos procedimentos de gerenciamento de configuração e ainda descrever a estrutura do banco de dados para o registro das informações de configuração.

Um plano de gerenciamento de configurações de sistemas de software em desenvolvimento deve estar de acordo com o que consta em

Alternativas
Comentários
  •  Gerenciamento de configuração é o conjunto de atividades que devem ser desenvolvidas para administrar as alterações durante o ciclo de vida do software, através das seguintes tarefas:

    1. Identificar Itens de Configuração de Software

    2. Controlar as versões

    3. Controlar as Alterações

    4. Auditar  a Configuração de Software

    5. Relatar o Status da Configuração de Software

    Corrigindo as afirmações erradas:

    I. Com o objetivo de identificar os Itens de Configuração um escopo deve ser definido.

    II. Uma das tarefas do Gerenciamento de Configuração é controlar as alterações do Itens de Configuração.

     


ID
106300
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os logs de um sistema serão úteis para um administrador se forem tão detalhados quanto possível, sem no entanto gerar dados em excesso. Para tal, os administradores devem ter especial atenção

Alternativas
Comentários
  • Os logs são registros de atividades/eventos relevantes que acontecem num computador. Ex.: quando um usuário faz logon, quando um programa encontra um erro, ou quando um firewall detecta uma intrusão. Esse registro pode ser utilizado para reestabelecer o estado original de um sistema, para que um administrador conheça o seu comportamento no passado, ou para solucionar problemas com os programas.

  • Imagine que você chegue em sua casa e perceba que ela foi aparentemente violada. O que você faz? Procura por pistas como: vidros quebrados, marcas na maçaneta, trincos forçados, portas arrombadas, objetos desaparecidos, em resumo, sinais que caracterizem e permitam estabelecer a magnitude da violação.

    Analogamente, nos sistemas computacionais, intrusos deixam pistas, porém, diferente do "mundo real", as pistas estão nos registros de atividades do sistema, o qual denominamos de logs. Melhor ainda, os logs podem desempenhar um papel preventivo, na medida em que podem registrar as eventuais tentativas de ataque, porém o administrador tem que ficar atento para não ser gerados dados em excesso.


ID
118870
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na disciplina de Gerência de Configuração e Mudança, o artefato repositório do projeto

Alternativas
Comentários
  • Segundo o RUP, o repositório do projeto armazena todas as versões de diretórios e arquivos do projeto. Ele também armazena todos os dados e metadados derivados que estejam associados a esses diretórios e arquivos.O repositório do projeto deve estar em um servidor exclusivo. Isso significa que o servidor do repositório do projeto não deve ser usado para: * compilações, builds ou testes * executar outras ferramentas de terceiros * um servidor de e-mail * um servidor WebFonte: http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/artifact/ar_repos.htm acessado em 13/05/2010
  • http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/artifact/ar_repos.htm

  • Gerência de Configuração e Mudança :

    _repositório do projeto --> servidor exclusivo para rolar o armazenamento.


ID
120751
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os dados da Base de Dados do Gerenciamento da Configuração (BDGC) somente podem ser modificados quando for concedida a permissão para modificar a infraestrutura. O processo que concede tal permissão é o Gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de Mudanças

    Trata da realização de mudanças na infra-estrutura de TI de forma segura e organizada através da implementação de procedimentos que passam pela avaliação do impacto da mudança, autorização e planejamento de sua implementação.

    Fonte: Apostila Itil_Cobit 
    http://www.trainning.com.br/curso_itil.asp

    Bom estudo.

ID
130111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com referência às áreas da engenharia de software, julgue os
itens que seguem.

Na gestão de configuração de software, a manutenção pode ser feita de maneira proativa, reativa, preventiva ou corretiva.

Alternativas
Comentários
  • "Gestão de configuração de software não faz manutenção de software! "

    http://groups.google.com/group/timasters/msg/abc1e1fd325a9336

  • SCM é um conjunto de atividades desenvolvidas para ADMINISTRAR MODIFICAÇÕES ao longo do ciclo de vida do software.
    Ela pode ser vista como uma atividade de garantia de qualidade.
    Como modificações podem ocorrer em qualquer época, as atividades de SCM são desenvolvidas para: identificar modificações, controlar modificações, garantir a implementação adequada das modificações e relatar as modificações a outros interessados.
    Pressman, 5 Edição.

    A SCM é acionada por fatores que provocaram a necessidade de modificação. Não é proativa e nem preventiva, nesse sentido.
    Pode ser vista como corretiva e reativa.
    Questão subjetiva.
     

  • Para que itens de configuração de uma baseline ou release possam evoluir de forma controlada, a função de controle da configuração estabelece as atividades: (1) solicitação de modificação, que pode ser corretiva, evolutiva, adaptativa ou preventiva; (2) classificação da modificação, que estabelece a prioridade da solicitação em relação às demais solicitações efetuadas anteriormente; (3) análise de impacto, que visa relatar os impactos em esforço, cronograma e custo; (4) avaliação da modificação, que estabelece se a modificação será implementada, rejeitada ou postergada, em função do laudo da análise de impacto da modificação; (5) implementação da modificação, caso a solicitação tenha sido aprovada pela avaliação da modificação; (6) verificação da modificação com relação à proposta de implementação levantada na análise de impacto; (7) gerência da baseline e release.

ID
137098
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um software de gerência de configuração deve ser capaz de:

Alternativas
Comentários
  • Gerência de Configuração de Software, Gerência de Configuração ou ainda Gestão de Configuração de Software é uma área da engenharia de software responsável por fornecer o apoio para o desenvolvimento de software. Suas principais atribuições são o controle de versão, o controle de mudança e a auditoria das configurações.Segundo Pressman, gerência de configuração de software (GCS) é o:"conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas."
  • A questão carece de mais contexto (que deve ser dado pelo edital).
    A alternativa E é correta segundo RUP/UP.
    As alternativas B e C são corretas segundo FCAPS (ISO 1064).

ID
142846
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As atividades da gerência de configuração de software são responsáveis pelo armazenamento e versionamento dos artefatos produzidos ao longo do processo de produção. É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Área de processo Gerenciamento de Configuração, Categoria Suporte, Nível 2


ID
147271
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

NÃO se trata de elemento que deve ser considerado como parte do controle de mudanças no gerenciamento de configuração:

Alternativas
Comentários
  • Revisão e Auditoria é algo feito a posteriori, depois da mudança.
  • A Auditoria de configuração está fora do escopo do Controle de Alterações. Ressalta-se que ambos os itens compõem o processo de Gestão de Configuração de Software.

    Pressman


ID
147274
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A rastreabilidade ou a história das mudanças de cada software, incluindo quem fez o que, por que e quando, pode ser realizada no gerenciamento de configuração de software por meio do seu componente:

Alternativas
Comentários
  • i) CSV, SVN e GIT são exemplos de sistemas utilizados para controle de versão.

    ii) O Acordo de Nível de Serviço (ANS) ou do inglês (Service Level Agreement) - é um acordo firmado entre a TI e seus clientes, detalhando os serviços oferecidos e o nível de qualidade, desempenho e disponibilidade esperado para o serviço.

    iii) O processo Gerenciamento de Controle de Mudanças é responsável por gerenciar as mudanças dos serviços e ambiente minimizando o impacto dessas mudanças na qualidade, pois grande parte dos problemas em TI decorre de mudanças mal planejadas. Cabe ao Gerenciamento de Mudanças avaliar os impactos, e o custo benefício dessa mudança.

    As mudanças podem ser: Padrão, Esperada ou Emergencial.


    iv) Identificação do item de software refere-se ao Gerenciamento de Configuração, que mantem o Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração (BDGC) , onde todos os itens de configuração do ambiente são identificados e gerenciados.

    Baseline é o estado de um BDGC em um dado instante de tempo.

ID
148012
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Todas as atividades da disciplina Gerenciamento de Controle de Configuração e Mudança, que serão executadas durante o ciclo de vida do produto ou do projeto, devem ser descritas no artefato

Alternativas
Comentários
  • O Plano de Gerenciamento de Configuração (CM) descreve todas as atividades do Gerenciamento de Controle de Configuração e Mudança (CCM) que serão executadas durante o ciclo de vida do produto ou do projeto. Ele detalha o cronograma de atividades, as responsabilidades atribuídas e os recursos necessários, como equipes, ferramentas e computadores.
    http://www.wthreex.com/rup/process/artifact/ar_cmpln.htm

ID
148015
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os métodos, processos e ferramentas utilizados para o gerenciamento de configuração e mudança de uma organização NÃO envolvem a

Alternativas

ID
148018
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre uma baseline dos itens de configuração, analise:

I. Trata-se de uma 'imagem' de uma versão de cada artefato no repositório do projeto.

II. A baseline funciona como um padrão oficial básico para os trabalhos subsequentes.

III. Depois do estabelecimento da baseline inicial, nenhuma mudança pode ser feita.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I e II estão corretas. Ver a definição de baseline:

    "Linhas-base ou Baseline é um conceito de gerenciamento de configuração de software que nos ajuda a controlar as mudanças, sem impedir seriamente as mudanças justificáveis. Segundo PRESSMAN no contexto de engenharia de software, definimos uma linha-base como um marco de referência no desenvolvimento de um software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração (em inglês, Software Configuration Items - SCIs) e pela aprovação desses SCIs, obtida por meio de uma revisão técnica formal."

    Bons estudos!


ID
148021
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No início de um projeto são ativadas no fluxo de trabalho do Gerenciamento de Configuração e Mudança (GCM) as atividades:

Alternativas

ID
150364
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:

I. Programação paralela, sem uso de lockings;

II. Proteção contra modificações simultâneas de um arquivo mediante o estabelecimento de diferentes diretórios para cada desenvolvedor, isolando um do outro;

III. Descontinuidade do comando Import que, com isso, evita o perigo do inadvertido suporte ao desenvolvimento de um software originalmente desenvolvido por outra pessoa ou empresa.

O CVS - Concurrent Versions System ? têm características que contemplam corretamente o que consta em

Alternativas

ID
157828
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No processo de gerenciamento de configuração de software, um conjunto de itens de configuração que deve ser controlado, formalmente designado e fixado num tempo específico do ciclo de vida do software, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Baselines
    Itens de configuração de software, que através de revisões técnicas formais, são aprovados e liberados para uso no desenvolvimento.
  • Base line:
    Uma especificação ou produto que foi formalmente revisto e aprovado, o qual daí em diante serve como base  para o desenvolvimento futuro e que pode ser modificado apenas através de procedimentos formais de controle de modificação.

ID
162187
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

NÃO é uma tarefa pertinente às camadas concêntricas do Software Configuration Management

Alternativas
Comentários
  • Referência:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_Configura%C3%A7%C3%A3o_de_Software
  • Pressman, 6a.Ed.,pág. 607.
    Tem o diagrama destas camadas concêntricas do SCM.

ID
173335
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O CVS é um sistema de controle de versão Open Source. Acerca das terminologias utilizadas pelo CVS, leia os trechos a seguir:
_______ é o envio das modificações feitas pelo usuário ao repositório CVS. _______ é a numeração atribuída pelo CVS a cada modificação de um arquivo. _______ é uma ramificação no desenvolvimento, usada para descrever o processo de divisão dos arquivos de um projeto em linhas de desenvolvimento independentes.

Assinale a alternativa que preencha corretamente, de cima para baixo, as lacunas dos trechos acima:

Alternativas
Comentários
  • checkout = Baixa do servidor para o diretório local um módulo;
    update = Atualiza a cópia local com a última versão do servidor;
    commit = Envia para o servidor as alterações feitas;
    add = Adiciona um diretório ao servidor ou programa um arquivo para inclusão no próximo commit;
    remove = Marca um arquivo para remoção no próximo commit. Diretórios não podem ser removidos;
    diff = Compara a cópia local com a do servidor (ou duas cópias de releasesdiferentes no servidor) e exibe as diferenças;
    edit = Marca o arquivo para edição;
    unedit = Desmarca o arquivo que havia sido marcado para edição, eliminando as alterações feitas;
    tag = Coloca uma "etiqueta" em uma determinada versão de um módulo;
    log = Exibe o histórico de versões de um arquivo, com as mensagens dadas nos commits;
    history = Mostra o histórico de comandos dados;
    status = Mostra o estado atual;
    import = Cria um novo módulo no CVS, importando o diretório local;
    export = Extrai os arquivos do CVS, sem trazer os arquivos de controle do CVS (ao contrário do checkout).

ID
173344
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito à área da engenharia de software, analise a citação a seguir.

"Conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas."

Essa citação apresenta o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Gerência de Configuração de Software, Gerência de Configuração ou ainda Gestão de Configuração de Software é uma área da engenharia de software responsável por fornecer o apoio para o desenvolvimento de software. Suas principais atribuições são o controle de versão, o controle de mudança e a auditoria das configurações.
    Roger Pressman, em seu livro Software Engineering: A Practitioner's Approach, afirma que a gerência de configuração de software (GCS) é o:
    "conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas."
    Gerência de Configuração de Software (GCS) é um conjunto de atividades de apoio que permite a absorção controlada das mudanças inerentes ao desenvolvimento de software, mantendo a estabilidade na evolução do projeto.
    GCS é a disciplina de identificar a configuração de um sistema em diferentes pontos no tempo com a finalidade de controlar sistematicamente as mudanças realizadas, mantendo a integridade e rastreabilidade da configuração através do ciclo de vida do sistema.
  • Gerência de Configuração (SCM – Software Configuration Manager) -  Gerência de Alteração -  Pressman

    Conjunto de atividades destinadas a gerenciar as alterações identificando os artefatos que precisam ser alterados, estabelecendo relações entre elas, definindo mecanismos para gerenciar diferentes versões desses artefatos, controlando as alterações impostas e auditando e relatando as alterações feitas.

     

    Aplicada a toda gestão de qualidade

     

    Atividade “guarda-chuva”

     

     

    4 Atividades da gestão de configuração – Pressman

     

     

    1 – Identificar a alteração

     

     

    2 –Controlar a alteração

  • b) Gestão de Configuração

  • Gestão de Configuração é o conjunto de atividades destinadas a gerenciar as alterações de software, identificando os artefatos que precisam ser alterados, estabelecendo relações entre eles, definindo mecanismos para gerenciar diferentes versões desses artefatos, controlando as alterações impostas e relatando as alterações feitas


ID
178804
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo de Gerência de Configuração de Software é definido por quatro funções básicas, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Pressman, 6a.Ed., pág. 607, tem as camadas com os processos do SCM.

ID
204823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a administração e gerência de redes, julgue os itens a
seguir.

A gerência de configuração tem por finalidade garantir a melhor utilização dos recursos da rede, visando atender eficientemente a demandas.

Alternativas
Comentários
  • A questão está tratando da gerência de desempenho definida peloo modelo FCAPS

    • A questão, como o colega já identificou trata da 
    •         "Gerência de desempenho: responsável pela medição e disponibilização das informações de desempenho dos serviços de rede. Estes dados são usados para garantir que a rede opere em conformidade com a qualidade do serviço acordado com os seus usuários e para análise de tendência;"
    • Enquanto 
      • "Gerência de configuração: responsável pelo registro, manutenção dos parâmetros de configuração dos serviços da rede e implementação de facilidades para atualização ou modificação dos recursos de rede, tais como versões de hardware e de software;"
    • Bons estudos!


ID
218197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quanto ao controle de versão, julgue o item abaixo.

Na política trava-modifica-trava, o sistema de controle de versão permite que apenas um desenvolvedor por vez altere determinado arquivo do projeto. Essa política é restritiva e frequentemente atrapalha o trabalho dos usuários. O travamento pode causar alguns problemas administrativos e forçar uma serialização desnecessária.

Alternativas

ID
240808
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No âmbito da gerência de Configuração e Mudança de Software, ao conjunto de um ou mais itens de configuração identificados e liberados para uso, independente de suas versões, dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Uma baseline (linha básica) é um marco de referência no desenvolvimento de um software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração e pela aprovação desses SCIs, obtida por meio de uma revisão técnica formal.
  • Acredito que a definição proposta na questão combina mais com a definição de uma "Unidade de Liberação" (Release Unit):

    "Unidade de Liberação : descreve a porção de um serviço ou infra- estrutura de TI que é normalmente liberada de acordo com a politica de liberação da organização. Esta unidade pode variar dependendo do tipo ou item de um ativo de serviço, ou componente de serviço como software ou hardware".

    Essa alternativa não está na questão mas fica aqui a definição desse conceito para que seja útil para mais alguém =).
  • é  o conceito de release, por que colocaram esse request aí para confundir poxa


ID
267886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A gerência de configuração de software (GCS) é um
processo que abrange todas as fases que compõem o ciclo de vida
de um software, consistindo, basicamente, em um conjunto de
regras formais para a identificação e o controle das mudanças, de
modo que um controle sistemático seja exercido sobre as
modificações realizadas. A GCS fornece uma abordagem
consistente, controlada e flexível para o gerenciamento da evolução
das mudanças, garantindo a integridade e a rastreabilidade dos
artefatos modificados. Para se estabelecer um controle sistemático
sobre as diversas revisões de um artefato, normalmente, utiliza-se
uma ferramenta que suporta controle de versões.

Cristiano Caetano. CVS — controle de versões e desenvolvimento
colaborativo de software. São Paulo: Novatec, 2004. p. 13 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens
subsequentes, relativos ao controle de versões e ao Concurrent
Version System
(CVS).

Para se armazenar em arquivos binários no CVS, é necessário informar o tipo do arquivo durante as operações de importação e adição.

Alternativas
Comentários

ID
267889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A gerência de configuração de software (GCS) é um
processo que abrange todas as fases que compõem o ciclo de vida
de um software, consistindo, basicamente, em um conjunto de
regras formais para a identificação e o controle das mudanças, de
modo que um controle sistemático seja exercido sobre as
modificações realizadas. A GCS fornece uma abordagem
consistente, controlada e flexível para o gerenciamento da evolução
das mudanças, garantindo a integridade e a rastreabilidade dos
artefatos modificados. Para se estabelecer um controle sistemático
sobre as diversas revisões de um artefato, normalmente, utiliza-se
uma ferramenta que suporta controle de versões.

Cristiano Caetano. CVS — controle de versões e desenvolvimento
colaborativo de software. São Paulo: Novatec, 2004. p. 13 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens
subsequentes, relativos ao controle de versões e ao Concurrent
Version System
(CVS).

O CVS é uma ferramenta que implementa as principais funções do processo de controle de versão, armazenando, em um repositório, as modificações realizadas nos arquivos ao longo do tempo. O CVS, ao armazenar um arquivo em um repositório, realiza a compilação ou a interpretação da sintaxe do conteúdo desse arquivo.

Alternativas
Comentários
  • O CVS é útil para armazenar o codigo fonte de forma a permitir um desenvolvimento compartilhado entre diversos desenvolvedores. Não cabe a ele realizar análise de sintaxe ou compilação do código fonte.
  • Exatamente!
    Até porque ele não armazena apenas código "compilável".
    Outros artefatos, como documentos, imagens, podem ser armazenados no seu repositório.
  • No maximo ele gera um hash pra identificar a versao do arquivo, nada de interpretar sintaxe


ID
267892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A gerência de configuração de software (GCS) é um
processo que abrange todas as fases que compõem o ciclo de vida
de um software, consistindo, basicamente, em um conjunto de
regras formais para a identificação e o controle das mudanças, de
modo que um controle sistemático seja exercido sobre as
modificações realizadas. A GCS fornece uma abordagem
consistente, controlada e flexível para o gerenciamento da evolução
das mudanças, garantindo a integridade e a rastreabilidade dos
artefatos modificados. Para se estabelecer um controle sistemático
sobre as diversas revisões de um artefato, normalmente, utiliza-se
uma ferramenta que suporta controle de versões.

Cristiano Caetano. CVS — controle de versões e desenvolvimento
colaborativo de software. São Paulo: Novatec, 2004. p. 13 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens
subsequentes, relativos ao controle de versões e ao Concurrent
Version System
(CVS).

Quando um projeto é transferido do repositório do CVS para a área de trabalho do usuário, a edição do arquivo pode ser iniciada e, uma vez que o projeto conste no CVS, as operações de inclusão ou exclusão de arquivos na área de trabalho do usuário são reconhecidas automaticamente pelo CVS.

Alternativas
Comentários
  • As alterações feitas na base local (check out) só são refletidas na base remota após um COMMIT.
  • "Quando um projeto é transferido do repositório do CVS para a área de trabalho do usuário, a edição do arquivo pode ser iniciada e, uma vez que o projeto conste no CVS, as operações de inclusão ou exclusão de arquivos na área de trabalho do usuário são reconhecidas automaticamente pelo CVS. "

    Não é automático; é feito pela ação do desenvolvedor.
  • Embora tenha acertado, não concordo. O termo reconhecer traz dúvida. Penso que reconhecer, ele reconhece, tanto que sinaliza a desatualização de alguns arquivos, só depende do commit para sincronizar.

  • Nesta assertiva, o que deve ficar claro é o termo reconhecido. Assim como o Mozart escreveu, esse termo pode trazer dúvidas aos candidatos, e, talvez, os que conhecem e trabalham com a ferramenta acabam errando a questão por um termo mal utilizado.


ID
316321
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São exemplos típicos de ferramentas open source para controle de versão no desenvolvimento de um software:

Alternativas
Comentários
  • Somente pelo fato de ter o ClearCase, que é um software proprietário da IBM, em todas as opções exceto na "B" já dava para matar a questão.

    Entre os sistemas de controle de versão mais comuns encontram-se as soluções livres: CVSMercurial, Git e SVNe as comerciais: SourceSafe, PVCS (Serena)ClearCase

    O desenvolvimento de software livre prefere o SVN que vem substituindo o clássico CVS. Muitas empresas também adotam o SVN, embora algumas empresas prefiram uma solução comercial, optando pelo ClearCase (da IBM) ou SourceSafe (da Microsoft).



ID
319639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os sistemas de trabalho cooperativo suportados pelo computador (groupware) oferecem diversos modelos e facilidades de comunicação entre colaboradores que atuam em uma organização, inclusive em atividades relacionadas à produção de software. Considerando as demandas pela implantação de sistemas desse tipo em uma organização produtora de software, tais como as características técnicas da implantação e o uso de tais sistemas, assinale a opção que apresenta assertiva correta acerca da implementação de groupware em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • e-

     Groupware: ao invés de organizações formais com hierarquias fixas, grupos de trabalho geograficamente dispersos cooperam na resolução de problemas. É uma ferramenta que auxilia grupos, mesmo distantes, aumentando a cooperação e a comunicação interpessoal. Exemplos: chats, grupos de discussão, videoconferências, centrais de suporte e o atendimento a clientes.


ID
332431
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a afirmativa que não apresenta um item de controle da área de Tecnologia da Informação.

Alternativas
Comentários
  • Ergonomia = Fatores Humanos.
    Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
  • Ergonomia é um tema mais ligado a Recurso Humanos e Segurança no Trabalho do que TI em si.

    Um link com informações resumidas sobre conceito de ergonomia http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Roteiro/6199/a-importancia-da-ergonomia-para-as-empresas.html .

  • c) ergonomia


ID
337777
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quando um sistema de software passa por manutenção, deve-se assegurar que as mudanças incorporadas a esse software sejam controladas. A esse processo de gerenciamento de mudanças do sistema dá-se o nome de gerenciamento de configuração de software, que inclui as atividades de

Alternativas
Comentários
  • a) projeto detalhado e teste de software.
    b) teste de software e gerenciamento de versões.
    c) gerenciamento de versões e construção de sistemas. CORRETO
    d) especificação de requisitos (tem a ver com análise) e garantia de qualidade de software.
    • a) projeto detalhado e teste de software.
    • b) teste de software e gerenciamento de versões.
    • c) gerenciamento de versões e construção de sistemas. Correta -> principais atribuição da gerência de manutenção é o controle de versão, controle de mudanças e auditoria das configurações.
    • d) especificação de requisitos e garantia de qualidade de software.
  • Página 224, Pressman, 5º Edição. Ao que me consta, nada mudou para a versão atual do livro.
    São cinco tarefas de SCM (software configuration management):
    1. Identificação
    2. Controle de versão
    3. Controle de modificação
    4. Auditoria de configuração
    5. Preparação de relatórios.
    Nada no livro remete à construção de sistemas... á SCM CONTROLA não CONSTRÓI. Essa questão deveria ter sido anulada.



     

  • A Gerência de Configuração como um todo trata dos elementos, incluindo hardware, necessários para a manutenção apropriada do sistema.

    A Gestão de Configuração de Software trata especificamente dos elementos necessários a construção de sistemas de software, e em geral, controla apenas os elementos em formato computadorizado.
  • De acordo com Sommerville 9 Edição, o gerenciamento de configuração de um produto de sistema de software envolve quatro atividades afins:

    1. Gerenciamento de mudanças

    2. Gerenciamento de versões

    3. Construção de sistema

    4. Gerenciamento de releases

  • RECURSO! RECURSO! RECURSO! RECURSO! 

  • Segundo SUMMERVILLE

    O gerenciamento de configurações de um produto de sistema de software envolve quatro atividades afins:
    1. Gerenciamento de mudanças. Envolve manter o acompanhamento das solicitações dos clientes e desenvolvedores por mudanças no software, definir os custos e o impacto  de fazer tais mudanças, bem como decidir se e quando as mudanças devem ser implementadas.
    2. Gerenciamento de versões. Envolve manter o acompanhamento de várias versões de componentes do sistema e assegurar que as mudanças nos componentes, realizadas por diferentes desenvolvedores, não interfiram umas nas outras.
    3. Construção do sistema. É o processo de montagem de componentes de programa, dados e bibliotecas e, em seguida, compilação e ligação destes, para criar um sistema executável.
    4. Gerenciamento de releases. Envolve a preparação de software


ID
360109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo a IEEE Computer Society, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável ao desenvolvimento, à operação e à manutenção de software, isto é, a aplicação da engenharia ao software. Acerca dos princípios da engenharia de software, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a. O sistema é maior que o software, portanto primeiro acontece a engen. de sistem e depois de sw.
    b. A implementação é uma atividade que consome cerca de 50%.
    c. certo
    d. o ideal é: baixo acoplamente e alta coesão
    e. a abordagem heuristica é mais indicada para refactoring.
  • Adicionando comentário retirado da TIMasters:

    e) Em ferramentas CASE, como refactoring, é melhor adotar-se uma abordagem formal que uma abordagem heurística.

    > > Refactoring não é uma ferramenta CASE. Refactoring é uma técnica de reengenharia para otimizar ou modificar de alguma forma um código já
    > > existente. Ferramentas CASE pode auxiliar este processo.

ID
370702
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Integram os ativos de informação:

I. correio eletrônico, editor de texto, sistemas de informação, dados de um sistema, computadores e planilhas eletrônicas.

II. papel, mensagens, textos, informações de funcionários e arquivos de aço.

III. pessoas (vendedores, gerentes) e processos (de compra e de venda) que utilizam as informações, rádio e telefone.

IV. salas de arquivos, depósitos de mídias, computa- dores, servidores, roteadores, nobreaks e racks.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Ah fala sério que questão mais tosca.

  • Se essa questão fosse conforme a ISO 27002, NENHUMA ALTERNATIVA ATENDERIA O COMANDO DA QUESTÃO "Integram os ativos de informação: ". O mais adequado deveria ser assim, "Integram os ativos de UMA ORGANIZAÇÃO:"


    Segundo a ISO 27002,"7.1.1 Inventário dos ativos

    Existem vários tipos de ativos, incluindo:

    a) ativos de informação: base de dados e arquivos, contratos e acordos, documentação de sistema, informações sobre pesquisa, manuais de usuário, material de treinamento, procedimentos de suporte ou operação, planos de continuidade do negócio, procedimentos de recuperação, trilhas de auditoria e informações armazenadas;"


ID
425023
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A programação de N-versões utilizada em sistemas críticos caracteriza-se pela implementação de uma série de versões de código referentes a uma mesma especificação de software, as quais são executadas de forma paralela em computadores distintos.

Alternativas
Comentários

ID
531736
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o relacionamento entre o Sistema de Gerenciamento da Configuração (SGC) e o Sistema de Gerenciamento do Conhecimento de Serviço (SGCS), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o ITIL v3, o SKMS (Service Knowledge Management System) inclui o CMS (Configuration Management System) e este inclui 2 bancos de dados: CMDB (Configuration Management Database) e KEDB (Known Error Database).
  • O SGC fornece informações ao SGCS e estas informações suportam a tomada de decisões.

    Que Deus nos Abençoe.
  • SGCS (sistema de gestão de conhecimento de serviços): é formado por um conjunto de dados em base central. 

    Os BDGCs (banco de dados de gerenciamento da configuração) alimentam os SGC (sistema de gestão da configuração), o SGC fornece informações ao SGCS para tomada de decisões. 

    Em outras palavras fica assim:
    BDGC --> SGC --> SGCS

    BDGC é o nível mais inferior. SGSC é o maior nível.
  • A questão nao citou a versão, portanto vou responder conforme a ITIL 2011.

    Segundo a ITIL 2011,p. 105,"A base do sistema de gerenciamento de conhecimento de serviço(SGCS) é formada por uma quantidade considerável de dados em uma ou mais bases de dados de gerenciamento da configuração(BDGCs) que fazem parte do sistema de gerenciamento de configuração(SGC)."

    Bibliografia:

    LIVRO GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011-NOVATEC- JAN VAN BON


ID
642325
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Visual Studio Team Foundation Server (TFS) é uma plataforma colaborativa do gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos (ALM). Uma das principais funcionalidades dessa plataforma é o

Alternativas
Comentários
  • O Microsoft Visual Studio Team System 2008 Team Foundation Server (TFS) é uma plataforma de colaboração em equipe que combina um portal da equipe, controle de versão, controle de itens de trabalho, gerenciamento de compilações, orientações pelo processo e business intelligence em um único servidor.


    Fonte:
    http://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/ff431703

ID
644449
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:

No contexto da Gerência de Configuração de Software, eles constituem “ramificações laterais de versões” que se originam de uma revisão da “linha principal de desenvolvimento".

Na afirmação acima, ramificações laterais de versões, e linha principal de desenvolvimento, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
    • Trunk would be the main body of development, originating from the start of the project until the present.

    • Branch will be a copy of code derived from a certain point in the trunk that is used for applying major changes to the code while preserving the integrity of the code in the trunk. If the major changes work according to plan, they are usually merged back into the trunk.

    • Tag will be a point in time on the trunk or a branch that you wish to preserve. The two main reasons for preservation would be that either this is a major release of the software, whether alpha, beta, RC or RTM, or this is the most stable point of the software before major revisions on the trunk were applied.

    O item E apresenta as opções corretas, porém de forma invertida. A questão deve ser anulada.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • O correto seria:
    Branch ou Tag: ramificações laterais de versões 
    Trunk: linha principal de desenvolvimento

ID
669604
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Subversion ou simplesmente SVN é uma ferramenta de controle de versão de projeto muito poderosa que permite, além do desenvolvimento colaborativo a partir de um repositório único, merge de conteúdo, armazenamento de logs e geração de estatísticas diversas. Dentre as boas práticas, toda revisão deve ser comentada para facilitar o entendimento das alterações realizadas. Além disso, o código no diretório trunk deve sempre estar pronto para ser compilado e colocado em produção, se necessário. Nesse sentido, uma ferramenta de Integração Contínua deve ser utilizada para a geração de builds de teste a cada commit em todas as noites ao longo da semana. Uma dessas ferramentas é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • CruiseControl é tanto uma integração contínua da ferramenta e uma estrutura extensível para a criação de um processo de compilação personalizada contínua. Inclui dezenas de plugins para uma variedade de controles de fonte, construir tecnologias e sistemas de notificações, incluindo e-mail e mensagens instantâneas. A interface web fornece detalhes sobre as compilações atuais e anteriores. E a distribuição CruiseControl padrão é aumentada através de uma rica seleção de ferramentas de 3 .
  • Quem não tem acesso: --> C


ID
703000
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O BDGC (Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração) é um repositório de informações sobre os registros de itens de configuração, com base nesta informação, assinale a seguir a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ativo

    Tudo que contribui para um Serviço em TI. São considerados Ativos pessoas, instalações, servidores, software, dados, redes, telefones e vários outros itens. Os Ativos que precisam ser gerenciados individualmente são chamados de Itens de Configuração

    fonte: http://www.itsmf.com.br/portal/?page_id=90

    • a) O SGCS (Sistema de Gerenciamento do Conhecimento de Serviço) é composto por diversas bases de dados descentralizadas. Tais bases de dados (BDGC's), são alimentadas constantemente com itens de configuração, que não necessariamente devem ser únicos. O SGCS e composto por uma base central, e os ICs devem ser unicos.
    • b) Um item de configuração não é um ativo ou qualquer outro item sob controle do processo de gerenciamento de configuração (hardware, software, documentação,equipe), mas sim componentes aplicados exclusivamente na configuração de serviços. Um item de configuração é um ativo, um componente do serviço ou qualquer outro item que esta ou estara sob controle do processo de gerenciamento de configuração.
    • c) Um item de configuração é um ativo ou qualquer outro item sob controle do processo de gerenciamento de configuração (hardware, software, documentação,equipe), aplicados exclusivamente na configuração de serviços.
    • d) O SGCS (Sistema de Gerenciamento do Conhecimento de Serviço) é composto por diversas bases de dados centralizadas. Tais bases de dados (BDGC's) são alimentadas constantemente com itens de configuração, que não necessariamente devem ser únicos. O SGCS e composto por uma base central, e os ICs devem ser unicos.
    • e) Um item de configuração é um ativo, um componente de serviço ou qualquer outro item sob controle do processo de Gerenciamento de Configuração (hardware, software, documentação, equipe). Correto.

ID
749467
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No processo de desenvolvimento de software, o gerenciamento da configuração de software envolve identificar a sua configuração

Alternativas
Comentários
  • Gerência de Configuração de Software (GCS) é a disciplina de identificar a configuração de um sistema em diferentes pontos no tempo com a finalidade de controlar sistematicamente as mudanças realizadas, mantendo a integridade e rastreabilidade da configuração através do ciclo de vida do sistema.

    Em outras palavras, a configuração é o estado do conjunto de itens que formam o sistema em um determinado momento; e a GCS é o controle da evolução dessas configurações durante o ciclo de vida do projeto.

  • Prezados,

    O gerenciamento de configuração é feito durante todo o ciclo de vida , em alguns pontos pré definidos. Não tem porque fazer a gerencia de configuração apenas antes do início do ciclo de vida , ou apenas no início do ciclo de vida , muito menos somente ao final do ciclo de vida.

    Portanto a alternativa correta é a letra E

  • e-

    Gerenciamento de Configuração de Software: provê recursos para o controle da evolução, identificação e auditoria dos artefatos de software do projeto - é o controle de versões do software, para manter integridade do software durante seu ciclo de vida.


ID
749524
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em sua configuração padrão, os modelos gerados pelo Enterprise Architect versão 9 são armazenados como ................ Portanto, eles podem ser armazenados em mecanismos de ................... como o ................

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários

ID
753199
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma ferramenta de controle de versão é utilizada para controlar as diferentes versões de um documento, o qual pode possuir ramificações de sua linha de desenvolvimento original. Um termo técnico comum, utilizado para definir uma ramificação é

Alternativas
Comentários
  • Sommerville 9º Edição , Engenharia de Software. pg. 477 - Tabela 25.1

    Branching - Trata-se da criação de uma nova codeline (linha de desenvolvimento) de uma versão em uma codeline existente. A nova codeline e uma codeline existente , podem então, ser desenvolvidos independentemente.

  • Abaixo, estão listados alguns termos que fazem parte da terminologia CVS, e seu significado:

    Checkout: normalmente é usado para denominar o primeiro download de um módulo inteiro a partir do repositório CVS.
    Commit: envio das modificações feitas pelo usuário ao repositório CVS.
    Export: é o download de um módulo inteiro a partir de um repositório CVS, sem os arquivos administrativos CVS. Módulos exportados não ficam sob controle do CVS.
    Import: geralmente é usado para designar a criação de um módulo inteiro dentro de um repositório CVS através do upload de uma estrutura de diretórios.
    Module: é uma hierarquia de diretórios. Geralmente um projeto de software existe como um simples módulo dentro do repositório.
    Release: é a versão de um produto inteiro.
    Revision: é a numeração atribuída pelo CVS a cada modificação de um arquivo.
    Tag: é um nome simbólico dado para um conjunto de arquivos em um instante específico durante o desenvolvimento.
    Branch: é uma ramificação no desenvolvimento, usada para descrever o processo de divisão dos arquivos de um projeto em linhas de desenvolvimento independentes. Podendo servir para teste de uma nova funcionalidade ou para projetos destinados a um cliente específico.
    Update: atualização da cópia local do trabalho através do download das modificações feitas por outros usuários no repositório.
    Merge: é a fusão de modificações feitas por diferentes usuários na cópia local de um mesmo arquivo. Sempre que alguém altera o código, é necessário realizar um update antes do commit, de modo que seja feito o merge — ou a fusão — das mudanças.
  • branch = ramo


ID
790978
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sistemas de controles de versões são ferramentas essenciais na gestão de tecnologia da informação de empresas, em especial em empresas desenvolvedoras de software. Estes sistemas têm o intuito de

Alternativas
Comentários
  • O sistema de controle de versões permite que os artefatos sob Gerência de Configuração evoluam de forma distribuída, concorrente e disciplinada, evitando perdas ou sobreposições durante o desenvolvimento e a manutenção do artefato.
  • Pra a letra (D) estar correta deveria ser:

    (D) controlar as versões dos diversos softwares DESENVOLVIDOS pela empresa.
  • c identificar uma alteração específica efetuada em um código fonte.

    alguem me ajude.....

    se a empresa e um softwarehouse, que diabos ela tem q identificar alteraçao no proprio codigo fonte dela????

    nao entendi isso...

  • Explicando para ajudar os amigos.

    Gabarito C

    Comentários:

    O que a banca quer dizer com "identificar uma alteração específica efetuada em um código fonte."?

    Significa dizer que nós, desenvolvedores, atuamos em diversos códigos para correções e melhorias. Caso algum ajuste meu leve o seu trecho do código a falhar, será possível identificar qual foi a alteração específica efetuada no código para corrigir o erro, pois iremos realizar uma análise cronológica das alterações até o momento que começou a dar erro.

    Exemplo:

    Dev 1: Realizou manutenção na página config_pgto.php em 10/12/2019

    Dev 2: Realizou manutenção na página config_pagto.php em 17/12/2019

    Na modificação do Dev 2 em diante, começou a dar erro. Vamos analisar o rastro das modificações na página e em seguida recuperar a página anterior ou comparar para corrigir o erro gerado.

    Erro da letra D:

    D) Controlar as versões dos diversos softwares adquiridos pela empresa.

    Quando compramos softwares prontos, geralmente não realizamos manutenções no mesmo e sim o fornecedor.

    Há casos que customizamos o software que compramos, saindo do produto padrão. Nesse caso aplicamos o controle de versões sobre o que nós modificamos. Mas a alternativa nos leva a entender que iremos CONTROLAR o que um FORNECEDOR desenvolve, não está certo. Vamos controlar o que nós desenvolvemos.


ID
805678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos processos de entrega e suporte de serviços, julgue o  seguinte  item.

Para se assegurar a integridade das configurações de software e de hardware de um serviço de TI, é adequado estabelecer uma ferramenta de suporte que contenha as configurações e os perfis básicos dos itens de configuração.

Alternativas

ID
806740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de automatização de testes de software e ferramentas para suporte, julgue o item seguinte. 

O Subversion é ferramenta capaz de controlar versões dos arquivos referentes ao código-fonte de um software.

Alternativas

ID
806842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a conceitos e garantia da qualidade de software, julgue o  item  subsequente.


É responsabilidade da garantia da qualidade de software identificar não conformidades, mantê-las registradas e comunicá-las; as ações corretivas cabem à gestão de configuração.

Alternativas
Comentários
  • Sobre responsabilidades no escopo da questão:

    1: Qualidade: assegurar que os processos e os produtos de software, no ciclo de vida do projeto, 

    estão em conformidade com os padrões, os procedimentos e as descrições de processos definidos para o projeto submetidos a essa atividade

    2: Gestão de configuração: Manter repositórios, versionamentos de código fonte, apoiar o desenvolvimento no plano de configuração

    3: Desenvolvimento: Evolução de fontes, correção de defeitos

    A primeira parte esta correta ("É responsabilidade da garantia da qualidade de software identificar não conformidades, mantê-las registradas e comunicá-las"). Acredito que o erro da questão esta em informar que a gestão de configuração atua com ações corretivas, quando na verdade, esta responsabilidade seria da equipe de desenvolvimento. Lembrando também que a equipe de qualidade, não é a mesma que a de desenvolvimento. 

    GABARITO: Errado.


ID
815407
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma das ferramentas do Gerenciador de Configuração de Segurança do Windows é a Secedit, cuja função é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


ID
879481
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a ramifcação (branch) em um sistema moderno de controle de versão:

Alternativas
Comentários

  •  
    Branch: é uma ramificação no desenvolvimento, usada para descrever o processo de divisão dos arquivos de um projeto em linhas de desenvolvimento independentes. Podendo servir para teste de uma nova funcionalidade ou para projetos destinados a um cliente específico. [http://pt.wikipedia.org/wiki/CVS]
     
    Possibilita a quebra da linha de desenvolvimento em mais de um caminho como em uma árvores que pode conter vários  branches (galhos) e desses galhos podemos criar outros galhos.  [http://lordalmma.blogspot.com.br/2009/04/controle-de-versao-introducao-i.html]

     

ID
879547
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa de indica corretamente o comando que envia as alterações da cópia local para o Servidor, através do Cliente, em um sistema moderno de controle de versão:

Alternativas

ID
888982
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2010 é a nova plataforma colaborativa da Microsoft.


Essa plataforma pode ser utilizada em substituição ao sistema de controle de versão conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A antiga plataforma de colaboração era o Visual SourceSafe. Já o Team Explorer Everywhere é a ferramenta que permite a utilização do Team Foundation Server no Eclipse. Work Item Tracking faz parte do Visual Studio Team Services e permite que a equipe gerencie informações, bugs e tarefas para determinado item de trabalho.

    O Application Lifecycle Management (ALM), o Gerenciamento do Ciclo de Vida do Software compreende desde a governança, passando pelo desenvolvimento até a manutenção do produto; o Visual Studio é uma ferramenta de apoio não só ao desenvolvimento, mas também de todo o ALM.

    O Visual Studio também oferece o Development Platform Support, que auxilia o desenvolvedor com um ambiente preparado para a construção integrada da aplicação para todas as plataformas Microsoft (Desktop, Windows Store, Windows Phone, Cloud Services, etc).


ID
931414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207.


Identificação, auditoria, controle, contabilização de status e gerenciamento de liberações e entregas são atividades de gerência de configuração de software que ocorrem tipicamente na ordem enunciada, quando executados para determinado item de configuração.

Alternativas

ID
933127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação ao armazenamento de dados, julgue os itens a seguir.

Para a utilização do trunk, é imprescindível apenas a utilização do sistema operacional Windows, versão 98 ou superior.

Alternativas

ID
946975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de engenharia de software.

Os sistemas de controle de versões permitem que os artefatos sejam obtidos do repositório por meio da operação conhecida como check-in.

Alternativas
Comentários
  • A operação que permite que os artefatos sejam obtidos do repositório é o Check-out e a que permite enviar artefatos para o repositório é o Commit
  • Operações fundamentais:

    • Check-Out: Operação inicial de criar uma área de trabalho a partir de um módulo do repositório;
    • Update: Operação que atualiza a cópia local com eventuais mudanças ocorridas no repositório;
    • Commit: Operação de efetuar mudanças em um repositório, também chamado de  check-in;
  • Para lembrar das diferenças de check-in e check-out eh simples:

    Check-up : Out significa fora, então vou obter item do repositório.

    Check-in: In significa dentro, entao vou inserir item dentro do repositório.

  • e-

    obter - check out

    colocar - check in


ID
960313
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Antigamente, itens de configuração de software eram mantidos em documentos em papel, colocados em pastas de arquivos ou pastas suspensas e armazenados em armários de metal. Hoje em dia, SCIs são mantidos em um banco de dados ou
repositório SCM. O repositório SCM executa ou propicia diversas funções. Dentre essas funções, NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • O repositório SCM é o conjunto de mecanismos e estruturas de dados que permite a uma equipe de software gerir modificações de modo efetivo.

    O repositório SCM executa as funções:

    * Integridade de dados: inclui funções para validar entradas no repositório, garantir consistência entre objetos relacionados;

    * Compartilhamento de informações: fornece um mecanismo para compartilhar a informação entre vários desenvolvedores e ferramentas, gerencia e controla o acesso de diferentes usuários aos dados e bloqueia ou desbloqueia objetos de modo que as modificações não sejam sobrepostas;

    * Integração de ferramenta: estabelece um modelo de dados ao qual podem ter acesso várias ferramentas de engenharia de software, controla o acesso aos dados e executa funções de gestão de configuração adequadas;

    * Integração de dados: fornece funções de banco de dados que permitem que várias tarefas de SCM sejam executadas em um ou mais SCIs;

    * Imposição de metodologia: define um modelo entidade-relacionamento armazenado no repositório que implica um modelo de processo específico de engenharia de software;

    * Padronização de documentação: é a definição de objetos no banco de dados que leva diretamente a uma abordagem normalizada para a criação de documentos de engenharia de software.

    Referência Bibliográfica

    PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

    http://jkolb.com.br/repositorio-scm/

  • Já vi questão louca, mas essa superou. "Viagem do caramba".

    Acertei na eliminação, mas a letra D ainda me tentou.

  • na versão do Pressman mais atual não tem isso não


ID
960316
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os mecanismos de controle de versão, integrados com o processo de controle de modificações, implementam dois elementos importantes do controle de modificação. São eles:

I. Determina quais engenheiros de software podem acessar e modificar um determinado objeto de configuração.

II. Ajuda a garantir que modificações paralelas, realizadas por duas pessoas diferentes, não se sobreponham.

Os elementos I e II são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Controle de acesso: Determina quais engenheiros de software podem acessar e modificar um determinado objeto de configuração.

    Controle de sincronização: Ajuda a garantir que modificações paralelas, realizadas por duas pessoas diferentes, não se sobreponham.

  • Só incluindo a refência do que o Ferraz F falou.

    "Esses mecanismos de controle de versão, integrados ao processo de controle de alterações, implementam dois elementos importantes da gestão de alterações - controle de acesso e controle de sincronização. O controle de acesso determina quais engenheiros de software têm autoriade para acessar e modificar um objeto de configuração específico. O controle de sincronização ajuda a assegurar que alterações paralelas, executadas por duas pessoas diferentes, não sobrescrevam uma à outra"
    PRESSMAN, Capítulo 29, pág. 637 - Gestão de configuração de software


ID
979663
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O gerenciamento de Configuração de Software trabalha diretamente ligado com os Baselines. De acordo com essa informação, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_configura%C3%A7%C3%A3o_de_software
  • Linhas-base ou Baseline é um conceito de gerenciamento de configuração de software que nos ajuda a controlar as mudanças, sem impedir seriamente as mudanças justificáveis. Segundo PRESSMAN no contexto de engenharia de software, definimos uma linha-base como um marco de referência no desenvolvimento de um software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração (em inglês, Software Configuration Items - SCIs) e pela aprovação desses SCIs, obtida por meio de uma revisão técnica formal.

    Exemplos de linhas-base:

    • Versão 1.0
    • Versão de correção de erros 1.1
  • Prezados, 

    o enunciado dessa questão deseja saber o que é uma baseline.


    A alternativa mais correta é a letra E , visto que a geração da baseline segue um rito formal dentro da empresa, lastrada por um processo, e a baseline uma vez gerada , representa uma fotografia dos itens de configuração em determinado momento, e passa a ser gerenciada como uma coisa só, e serve de referência para o desenvolvimento posterior do sistema.



ID
1029898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à gerência de configuração de software, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva de desenvolvimento, a gerência de configuração pode ser dividida em controle de modificações, controle de versões e gerenciamento de construção.

Alternativas
Comentários
  • Levei em consideração que se trabalha com conceitos de tags, trunk e branches para responder a questão.
  • Me confundi nessa questão pois me basei no livro do Pressman de Engenharia de Software, o qual cita as seguintes divisões da Gestão de Configuração de Software: Controle de Versão, Controle de Modificação e Auditoria de Configuração.

    Desta forma achei que o "gerenciamento de construção" na questão estaria propositalmente no lugar de "auditoria de configuração", tornando a questão como falsa.

    Alguém por acaso saberia de uma fonte que contenha o Gerenciamento de Construção?
  • Está ai uma fonte sobre gerenciamento de construção.   Eu errei esta questão.

    Sob a perspectiva de desenvolvimento, a Gerência de Configuração de Software abrange três sistemas principais: controle de modificações, controle de versões e controle de gerenciamento de construção.

    [...]

    O sistema de gerenciamento de construção automatiza o processo de transformação dos diversos artefatos do software que compõem um projeto em um sistema executável propriamente dito. Este processo é nomeado construção do software que, por exemplo, testa e empacota a aplicação java como um arquivo jar. Este processo ocorre de forma aderente às normas, procedimentos, políticas e padrões definidos para o projeto. Podemos citar como exemplos de ferramentas de mercado: Maven e Apache Ant.


    Leia mais em: Gerência de Configuração de Software http://www.devmedia.com.br/gerencia-de-configuracao-de-software/9145#ixzz2lmvPB17G

ID
1029901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à gerência de configuração de software, julgue os itens que se seguem.

Quando a baseline, gerada na função de controle da configuração, é selecionada para ser liberada para o cliente, ocorre a função de avaliação e revisão da configuração.

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva gerencial, a Gerência de Configuração é dividida em cinco funções, que são: identificação da configuração, controle da configuração, contabilização da situação da configuração, avaliação e revisão da configuração e gerenciamento de liberação e entrega.

    A função de avaliação e revisão da configuração ocorre quando a baseline, gerada na função de controle da configuração, é selecionada para ser liberada para o cliente. Suas atividades compreendem: (1) auditoria funcional da baseline, via revisão dos planos, dados, metodologia e resultados dos testes, assegurando que ela cumpra corretamente o que foi especificado; e (2) auditoria física da baseline, com o objetivo de certificar que ela é completa em relação ao que foi acertado em cláusulas contratuais.

    Leia mais em: Gerência de Configuração – Parte 01 http://www.devmedia.com.br/gerencia-de-configuracao-parte-01/9378#ixzz31wevFQ00


ID
1045135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito dos sistemas operacionais, julgue os próximos itens.

O sistema Bacula é uma solução de controle de versão cliente/servidor de nível empresarial para sistemas UNIX/Linux.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O sistema Bacula é uma solução de backup (cópia de segurança)

  • ALem do Bácula, temos o Amanda!

  • o Bacula é um programa Open Source  de backup em rede, que procura ser uma segura opção aos tradicionais softwares de backup corporativo e multi plataforma.

  • Gabarito Errado

    O Bacula é um software de backup.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1055902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de Lucene e Subversion.

Para criar uma cópia de trabalho do Subversion, pode-se utilizar o comando abaixo, que carrega uma cópia de trabalho para o diretório local do projeto a ser trabalhado que esteja compartilhado no repositório. svn checkout svn://repositorio/diretorio diretorio_local

Alternativas
Comentários
  • Synopsis

    svn checkout URL[@REV]... [PATH]

    Description

    Check out a working copy from a repository. If PATH is omitted, the basename of the URL will be used as the destination. If multiple URLs are given, each will be checked out into a subdirectory of PATH, with the name of the subdirectory being the basename of the URL.

  • Link com a documentação do comando: https://svnbook-pt-br.googlecode.com/svn/snapshots/1.4/svn.ref.svn.c.checkout.html

  • Checkout   

    Ato de fazer download de um projeto para a máquina local, de modo que seus arquivos estejam vinculados ao SVN e passíveis de manipulação. O projeto para o qual será feito o checkout deve existir no repositório.


ID
1055905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de Lucene e Subversion.

Na biblioteca Lucene, a classe Analyzer é responsável pelo trabalho de criar tokens para o texto de entrada, enquanto o Tokenizer é responsável por quebrar o texto de entrada em tokens. A Lucene disponibiliza alguns analisadores, como, por exemplo, StandardAnalyzer, WhitespaceAnalyzer e StopAnalyzer.

Alternativas

ID
1112833
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O controle de versões é uma atividade procedimental que garante qualidade e consistência à medida que modificações são feitas em um objeto de configuração. Aplicado ao contexto de desenvolvimento de uma aplicação web, um processo de controle de versão deve ser estabelecido, de forma a implantar;

Alternativas
Comentários
  • Eh serio que eh a letra c?

  • acertei pela lógica. Ou seja a única que entendi foi a letra C.

  • Que questão bizarra... aplicado ao contexto do DESENVOLVIMENTO de uma aplicação web, um processo de controle de versão deve ser estabelecido de forma a implantar A SINCRONIZAÇÃO DE RELÓGIOS? É pra sincronizar relógios que você implanta um controle de versão? Não faz sentido pra mim, controle de versão no contexto de desenvolvimento eu entendo como o que fazem as ferramentas subversion, git, mercurial, etc... Alguém sabe explicar o que a questão quis abordar? Obrigado

  • Isso desanima.....

     

  • E ainda teve gente aqui em baixo que disse que "acertou pela lógica"...Só faltou explicar que diacho de lógica foi essa :/

  • Seguindo a lógica do mano ali e a lógica da questão, 2 + 2 são 7.8 

    Não existe lógica

  • Sincronização de relógios e Gerência de Configuração de Software? A FCC estava "fora da casinha" com essa questão...

  • É fazer várias questões da FCC e em muitas delas sequer entender o que o examinador quer.

  • Assim não dá.


ID
1112836
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Renato e Luiza trabalham como Analistas Legislativos na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco num mesmo projeto e cada um deles precisou editar o mesmo arquivo texto no mesmo repositório ao mesmo tempo. Luiza, acidentalmente, sobrescreveu as alterações de Renato, que tinha salvo suas alterações no repositório primeiro. Esta situação poderia:

I. ser evitada com o uso de um Sistema de Controle de Versão (SCV) que trabalhasse com o modelo alocar-modificar- desalocar. Neste modelo, o repositório permite que somente uma pessoa por vez possa modificar o arquivo.

II. ser evitada com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo copiar-modificar-unificar. Neste modelo, Renato e Luiza criariam uma cópia de trabalho pessoal do arquivo armazenado no repositório. Eles então trabalhariam de forma paralela, modificando suas próprias cópias. No final, as cópias locais seriam unificadas em uma nova versão.

III. ser evitada por qualquer SCV, marcando o arquivo como não-unificável. Neste caso, tanto o modelo alocar-modificar- desalocar quanto o modelo copiar-modificar-unificar, impediriam que houvesse a sobrescrita no arquivo quando Renato e Luiza acessassem-no ao mesmo tempo.

IV. causar atrasos e tempo perdido com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo alocar-modificar-desalocar. Isso porque Renato poderia alocar o arquivo, esquecer dele e sair de férias. Luiza continuaria esperando para editar o arquivo e teria que pedir a um administrador para liberar o arquivo alocado por Renato.

V. ser evitada com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo copiar-modificar-unificar. Caso as alterações de Luiza viessem a se sobrepor às alterações de Renato, na unificação das cópias dos arquivos o SCV detectaria o problema, desfaria automaticamente as sobreposições e poderia seguramente salvar o arquivo unificado de volta no repositório.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Por causa deste trecho:

    ...desfaria automaticamente as sobreposições e ...

    Acredito que a V está errada porque conflitos de alteração são resolvidos manualmente.


ID
1120909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito dos conceitos de práticas ágeis, metodologia RAD (rapid application development), integração contínua, TDD (test-driven development), refactoring e gerência de configuração, julgue os itens seguintes.

Um sistema de controle de versões permite que os documentos, códigos e artefatos possam ser obtidos por meio de uma operação conhecida como check-out, modificados dentro do espaço de trabalho do desenvolvedor e, depois, retornados ao repositório por meio de uma operação conhecida como check-in.

Alternativas
Comentários
  • Check-out - repositório para máquina do usuário. 
    Check-in - máquina do usuário para repositório. 

    Ferramentas de versionamento permitem versionar documentos, códigos, artefatos...

  • Estranho o termo check-in, normalmente é usado o termo commit.

  • Nomenclaturas by Pressman


ID
1306501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das ferramentas de software para suporte às atividades de análise e controle de versão, julgue o próximo item.


Os comandos da ferramenta Git são relativamente simples: para adicionar, por exemplo, um arquivo novo ao repositório no Git, basta utilizar o comando commit depois de efetuar o comando add.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário mesmo, mas a cespe considerou certa. Que coisa...

  • Está certo mesmo. ArquivoNovo->add  ArquivoNovo  para ele ficar na stage area-> commit ArquivoNovo

  • Realmente está certo. Só não percebi o jogo de palavras "... commit depois de efetuar o comando add". Commit depois que se faz o add.

  • Não é o contrário não tem um "de"ali que me tirou da jogada

  • Alguém poderia responder: A sequência requer também o comando Push para enviar ao repositório remoto, isto é: Add -> Commit -> Push?

  • Alexandre Santos. Sim, utiliza também o comando "Push" para enviar ao repositório remoto.

    Caso for somente adicionar ao seu repositório .Git local, como diz a questão, é só fazer: Git add -> Git commit

  • Thales Pordeus Ferreira me atrapalhei com o jogo de palavras.

  • A questão cobra conhecimento sobre as funcionalidades do Git, ferramenta de controle de versão.

    Conforme Sommerville, o gerenciamento de versões é uma das atividades fundamentais no gerenciamento de configuração de software, a partir dele é fornecido suporte para “manter o controle das diferentes versões de componentes de software" [1]. Nesse sentindo, o Git é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar na execução dessa atividade, automatizando algumas funções.


    O Git tem os seguintes estados principais em que  os seus arquivos podem estar:


    1.       Arquivo não rastreado (untracked files): o git identificou um arquivo que você não tinha no commit anterior [2].

    2.       Modificado (modified): “significa que você alterou o arquivo, mas ainda não fez o commit no seu banco de dados" [2].

    3.       Preparado (staged): “significa que você marcou a versão atual de um arquivo modificado para fazer parte de seu próximo commit" [2]. Para um arquivo ir para esse estado, usa-se a função “add".

    4.       Committed: “significa que os dados estão armazenados de forma segura em seu banco de dados local" [2]. Para um arquivo ir para esse estado, usa-se a função “commit".

    Assim, para adicionar um novo arquivo é necessário aplicar o comando “add" para ele ir para o estado preparado e, posteriormente, o comando “commit" para ele ir pro estado committed (armazenado no repositório).



    Gabarito da professora: CERTO.



    Referências:

    [1] Engenharia de Software, Ian Sommerville; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves; revisão técnica Kechi Hirama. — 9. ed. — São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

    [2] Git book – versão português 2.0. Capítulos 1 – Começando e 2 – Fundamentos do Git. Disponível no site do git-scm.

  • "um arquivo novo ao repositório no Git" estou interpretando isso errado ou era para ter um git push também?


ID
1306504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das ferramentas de software para suporte às atividades de análise e controle de versão, julgue o próximo item.


Para a análise estática de código, a ferramenta Findbugs, que permite a verificação dos problemas relativos a defeitos e convenções de codificação em um software, é mais completa que a Checkstyle, que possibilita apenas a detecção dos problemas relativos a convenções de codificação.

Alternativas
Comentários
  • O Findbugs não é focado em convenções de codificação em um software.

    http://www.sw-engineering-candies.com/blog-1/comparison-of-findbugs-pmd-and-checkstyle

  • Checkstyle é mais focado na detecção dos problemas relativos a convenções de codificação. Apesar disso, não se pode afirmar que uma ferramenta é mais completa que a outra, pois ambas se complementam ao se realizar uma análise estática de código.

  • A questão cobra conhecimento sobre as seguintes ferramentas de análise estática de código: Checkstyle e FindBugs.

    O Checkstyle é uma ferramenta que auxilia os desenvolvedores a escrever código Java aderentes a um padrão de codificação. Ele automatiza o processo de verificar se o código está aderente às convenções. Dessa forma, sua principal vantagem é a aderência do projeto de software a um padrão de codificação [1].

    Já o FindBugs é uma ferramenta que detecta possíveis bugs em programas Java. Os defeitos potenciais são classificados em quatro categorias, da mais grave para a menos grave: mais assustador, assustador, incomodador e de preocupação. Dessa forma, sua principal vantagem é a alertar o desenvolvedor sobre o possível impacto ou gravidade de um defeito [1].

    Assim, a análise de convenções de codificação não é finalidade do FindBugs.  Tais ferramentas são complementares.


    Gabarito da professora: ERRADO.



    Referência:

    [1] Checkstyle vs FindBugs. Code Review. Stackshare. Disponível no site stackshare, tradução da professora.


ID
1306507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das ferramentas de software para suporte às atividades de análise e controle de versão, julgue o próximo item.


As ferramentas de controle de versão Git e SVN oferecem o mesmo grau de confiabilidade no armazenamento das informações e são ambas implantadas conforme o conceito de sistemas de controle de versão distribuído.

Alternativas
Comentários
  • só o git é distribuído

  • Sistemas de Controle de Versão Distribuídos

    É aí que surgem os Sistemas de Controle de Versão Distribuídos (Distributed Version Control System ou DVCS). Em um DVCS (tais como Git, Mercurial, Bazaar ou Darcs), os clientes não apenas fazem cópias das últimas versões dos arquivos: eles são cópias completas do repositório. Assim, se um servidor falha, qualquer um dos repositórios dos clientes pode ser copiado de volta para o servidor para restaurá-lo. Cada checkout (resgate) é na prática um backup completo de todos os dados (veja Figura 1-3).


    Fonte: http://git-scm.com/book/pt-br/v1/Primeiros-passos-Sobre-Controle-de-Vers%C3%A3o

  • No Git é possível trabalhar Offline, o contrário do SVN.

  • SVN --> centralizado

    GIT --> distribuído

  • Erro da questão: mesmo grau de confiabilidade no armazenamento das informações

  • SVN ou Apache Subversion --> centralizado

    GIT --> distribuído

    Mercurial --> distribuído

  • A questão cobra conhecimento sobre as ferramentas de controle de versão Subversion (SVN) e Git.

    Conforme Sommerville, o gerenciamento de versões é uma das atividades fundamentais no gerenciamento de configuração de software, a partir dele é fornecido suporte para “manter o controle das diferentes versões de componentes de software" [1]. Nesse sentindo, o SVN e o Git são ferramentas com o objetivo de auxiliar na execução dessa atividade, automatizando algumas funções.

    Uma das principais diferenças entre as duas ferramentas são os seus tipos. O SVN é um sistema de controle de versão centralizado. Isso significa que o sistema possui “um único servidor que contém todos os arquivos de controle de versão, e um número de clientes que usam arquivos a partir desse lugar central" [2].

    Por outro lado, o Git é um sistema de controle de versão distribuído. Isso significa que os clientes usam o estado mais recente dos arquivos e duplicam localmente o repositório completo. Com isso, se o servidor falhar, qualquer um dos repositórios de clientes pode ser copiado de volta para o servidor para restaurá-lo [2]. Assim, “cada clone é de fato um backup completo de todos os dados" [2].

    Gabarito da professora: ERRADO.



    Referências:

    [1] Engenharia de Software, Ian Sommerville; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves; revisão técnica Kechi Hirama. — 9. ed. — São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

    [2] Git book – versão português 2.0. Capítulo 1 – Começando. Disponível no site do git-scm.


ID
1309762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito à engenharia de testes, julgue o item subsecutivo.


A ferramenta SVN, também denominada subversion, é mais eficiente na transmissão e no armazenamento de arquivos textos do que de arquivos binários.

Alternativas
Comentários
  • Apache Subversion (também conhecido por svn) é um sistema de controle de versão desenhado especificamente para ser um substituto moderno do CVS, que se considera ter algumas limitações. (Não tem nada a haver com arquivos binários)


    fonte: wikipédia 

  • acho que o cvs tinha problema com os binários

  • No site do SVN diz que os tratamentos de arquivos binários e texto são da mesma forma. 

  • Binary files handled efficiently.

    Subversion is equally efficient on binary as on text files, because it uses a binary diffing algorithm to transmit and store successive revisions.


    Fonte: https://subversion.apache.org/features.html

    Logo o subVersion tem a mesma eficiência nos dois casos.

  • "Note that whether or not a file is binary does not affect the amount of repository space used to store changes to that file, nor does it affect the amount of traffic between client and server. For storage and transmission purposes, Subversion uses a diffing method that works equally well on binary and text files; this is completely unrelated to the diffing method used by the 'svn diff' command." Fonte: http://subversion.apache.org/faq.html#binary-files

  • É verdade, Mr. Robot, quem tem problema com arquivos binários é o CVS.

    Handling binary files

    There are two issues with using CVS to store binary files. The first is that CVS by default convert line endings between the canonical form in which they are stored in the repository (linefeed only), and the form appropriate to the operating system in use on the client (for example, carriage return followed by line feed for Windows NT).

    Ou seja, o CVS acaba trocando os finais de linha (\\r\\n, no Windows, por exemplo) pelo final de linha padrão.

    The second is that a binary file might happen to contain data which looks like a keyword (see section Keyword substitution), so keyword expansion must be turned off.

    E pode acontecer também que o binário contenha alguma palavra chave importante no contexto do CVS que acabe sendo trocada e corrompendo o binário.

     

    Fonte: ftp://ftp.gnu.org/old-gnu/Manuals/cvs/html_node/cvs_81.html

  • O quê que isso tem haver com engenharia de testes. As vezes frases desconexas sao dadas como certas pelo CESPE, outras vezes não. Cabe ao candidato usar a bola de cristal.

ID
1359166
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o gerenciamento de configurações e mudanças, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Manifesto Ágil

     

    Indivíduos e interação entre eles > processos e ferramentas

    Software em funcionamento > documentação abrangente

    Colaboração com o cliente > negociação de contratos

    Responder a mudanças > seguir um plano

  • e-

    O gerenciamento de configuração (configuration management) visa: definir objetivos, escopo, políticas, procedimentos, contexto técnico e organizacional para gerenciamento de configurações; identificar e atribuir números de versão para os itens de configuração (configuration items); evitar que itens de configuração, sem documentação de controle apropriada, sejam modificados, substituídos ou removidos.

    ________________________________________

    o agile é uma metodologia baseada em agilidade, proximidade com cliente e iteracoes.


ID
1365733
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

CVS é uma sigla para um software que tem por finalidade

Alternativas

ID
1365784
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Paulo está executando o Git no Linux. Ele tem um repositório Git e um checkout ou cópia funcional dos arquivos para o projeto atual. Cada arquivo, no diretório de trabalho de Paulo, pode estar em um de dois estados: monitorado ou não monitorado. Arquivos monitorados são arquivos que estavam no último snapshot; podendo estar inalterados, modificados ou selecionados. Arquivos não monitorados são os restantes.
Para Paulo verificar, em linha de comando, quais arquivos estão em quais estados ele utilizou o comando git status. Em seguida, ele adicionou um novo arquivo chamado trt ao projeto.

Alternativas
Comentários
  • resposta AVocê pode propor mudanças (adicioná-las ao Index) usando
    git add
    git add *
    Este é o primeiro passo no fluxo de trabalho básico do git. Para realmente confirmar estas mudanças (isto é, fazer um commit), use
    git commit -m "comentários das alterações"
    Agora o arquivo é enviado para o HEAD, mas ainda não para o repositório remoto.


    Segue guia pratico GIT http://rogerdudler.github.io/git-guide/index.pt_BR.html
  • A questão enrolou muito para perguntar uma coisa básica, deveria estar testando a paciência do candidato ou então só para tomar tempo mesmo.


ID
1386415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue os itens de 91 a 100.

Gestão de configuração é uma disciplina técnica e administrativa que tem como objetivos a identificação e a documentação das características funcionais e físicas de um item de configuração, o controle de mudanças dessas características e a verificação de conformidade com os requisitos especificados.

Alternativas

ID
1386439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue os itens de 91 a 100.

O controle de configuração de software, uma das subáreas da gestão de configuração, se preocupa com a gestão de mudanças durante o ciclo de vida do software, sendo responsável por identificar os itens a serem controlados.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o SWEBOOK, a identificação dos itens a serem controlados é realizada pela atividade Identificação de Configuração de Software, e não pela Controle de Configuração de Software.

  • Segundo Sommerville, a identificação dos itens de configuração é feita no planejamento de gerenciamento de configurações. 


ID
1405135
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O termo baseline está associado ao gerenciamento de configurações e corresponde

Alternativas
Comentários
  • Baseline: É uma coleção de versões de compnentes que compõem um sistema. As baselines são controladas, o que significa que as versões dos coponentes que constituem o sistema não podem ser alteradas.

    Isso significa que deveria sempre ser possível recriar uma baseline a partir de seus componentes.

     

    Fonte: Engenharia de software - Sommerville

  • e-

    em config management, baseline é uma descricao aceita dos atributos do produto, servindo como BASE PARA MUDANCAS


ID
1416946
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No sistema de controle de versões Git, para efetuar o download dos commits de um repositório remoto para o repositório local é utilizado o comando git

Alternativas
Comentários
  • Fetch - Download sem merge.

    Pull - é um fetch com merge dos arquivos locais.

  • Não sabia dessa. Vivendo e aprendendo.

ID
1474657
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de software, o gerenciamento de configuração de software tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman,

    "conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas."
  • A Gerência de Configuração de Software é solução modularizada para permitir estabilidade dos ambientes de software e o controle de arquivos. A GCS propõe automação, versionamento, gerência de mudanças e de releases.

    Benefícios: redução dos custos de desenvolvimento, o aumento de colaboração entre equipes, ganho de tempo nas tarefas repetitivas e garantia da integridade dos ativos de desenvolvimento.


ID
1522039
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O responsável pela gerência de configuração de um projeto que utiliza repositório centralizado deparou-se com uma organização de arquivos que dividia os arte- fatos em três diretórios: trunk, branches e tags. De acordo com a terminologia utilizada em controle de versões de artefatos, esses diretórios correspondem, respectivamente, à

Alternativas
Comentários
  • Diretórios especiais

    Existem no SVN três diretórios especiais com funções bem definidas:

    Trunk é uma pasta que contém os projetos que estão em desenvolvimento. Todas as atualizações efetuadas no dia-a-dia são armazenadas na pasta Trunk. É como se fosse o HEAD do CVS.
    Branches é uma pasta que contém as “linhas de desenvolvimento” de um projeto, onde entre cada uma dessas linhas de desenvolvimento existem diferenças, ou seja, para cada Branch tem-se diferentes versões de um projeto. Quando esta versão está pronta, migram-se a pasta Trunk para a pasta Branch e assim é dado um nome para esta versão. O Branch deve ser congelado e não sofrer mais alterações, apenas correções se for necessário. Isso é importante inclusive se quisermos voltar uma versão atrás no caso em que uma versão em desenvolvimento está enfrentando algum problema que levará um certo tempo para ser arrumado.
    Tags que é considerada apenas uma variação de um Branch, e na prática é exatamente como um Branch, apenas uma cópia da ramificação atual da árvore. A Tag é como se fosse uma versão liberada para o cliente após um Branch estar completo. Essa é a pasta que deve ser empacotada e enviada para o cliente.
    Fonte: http://www.devmedia.com.br/controles-de-versao-para-projetos-java/26056
  • Trunk tá sem dificuldade, agora Branches e Tags eles estão de parabéns na definição, pqp.

    Branches: às cópias divergentes da linha base de desenvolvimento (Como o desenvolvimento continua e no Branches vc só testa se está tudo ok, é divergente, não é TAG pq este é o release, ou seja, a linha de base que deseja alcançar)

    TAG: às fotografias da linha base de desenvolvimento (Por fotografia entende-se algo que não mais se modifica, ou seja, a versão, o release)


ID
1606903
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um técnico de TI, utilizando o Git, marcou um arquivo modificado em sua versão corrente para que ele faça parte do snapshot do próximo commit. Esta ação colocou o arquivo no estado

Alternativas
Comentários
  • comentários com apenas o gabarito não acrescentam em nada.

  • Melhor do que aqueles comentários que o cara bota um texto imenso, vc lê e num entende pn..e ainda não bota o gabarito!! Valeu Leandro, tmj

  • Imagino que a Fcc esteja se referindo á staging area. Se eu altero um arquivo e uso o comando add, ele vai pra o status staged(a tradução pra isso deve ser preparado... Enfim). Segue abaixo todo o ciclo de vida dos arquivos no git.

    https://camo.githubusercontent.com/a03ea58a8fe4fdce9922b6a8e751f20e9bf8634c/68747470733a2f2f662e636c6f75642e6769746875622e636f6d2f6173736574732f3134343739382f3834303334342f65333562303938652d663336662d313165322d383462322d6536653463393131336165612e706e67

  • Três estados fundamentais:

    -consolidado (committed): quando estão seguramente armazenados em sua base de dados local.

    -modificado (modified): trata de um arquivo que sofreu mudanças mas que ainda não foi consolidado na base de dados.

    -preparado (staged): quando você marca um arquivo modificado em sua versão corrente para que ele faça parte do snapshot do próximo commit.

    fonte: https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Primeiros-passos-No%C3%A7%C3%B5es-B%C3%A1sicas-de-Git


ID
1643239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com referência às ferramentas de desenvolvimento de aplicações, inclusive para ambiente web e dispositivos móveis, julgue o item a seguir.

Caso um usuário, ao utilizar o software de controle de versões Subversion, tente sobrescrever uma mudança já realizada por outro e isso gere uma situação designada como conflito, o software não tentará resolver automaticamente essa situação.

Alternativas
Comentários
  • A file conflict occurs when two or more developers have changed the same few lines of a file. As Subversion knows nothing of your project, it leaves resolving the conflicts to the developers.


    https://tortoisesvn.net/docs/release/TortoiseSVN_pt_BR/tsvn-dug-conflicts.html
  • Terá que resolver manualmente (na mão) quando for SVN 

  • O software DEVOLVE aos desenvolvedores para que eles resolvam manualmente, ou seja, o software não resolve automaticamente.


ID
1643269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de integração contínua e entrega contínua, julgue o próximo item.

Para que a prática de integração contínua seja eficiente, é necessário parametrizar e automatizar várias atividades relativas à gerência da configuração, não somente do código-fonte produzido, mas também de bibliotecas e componentes externos.

Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita! Parametrizam-se e automatizam-se componentes como código-fonte, bibliotecas, scripts de build, entre outros, ajustando a dependência entre eles.

  • Integração Contínua (Continuous integration)  As metodologias ágeis de desenvolvimento permitiram entregas rápidas com pequenas e frequentes modificações nos códigos, em vez de versões criadas em períodos longos de tempo com grandes alterações. Com essa otimização, logo o trabalho em paralelo dos membros da equipe de desenvolvimento tornou-se possível. Como as entregas são rápidas, um programador pode atuar em uma parte do código enquanto os demais em outras e assim o desenvolvimento é mais ágil. Integração Contínua é um processo essencial dessas metodologias ágeis que permite a integração do trabalho dos membros de uma equipe o mais rápido possível com a execução de builds e testes automatizados do código.  Entrega Contínua (Continuous Delivery) A Entrega Contínua é um conjunto de práticas com o objetivo de garantir que um novo código esteja apto para ser disponibilizado em ambiente de produção. No entanto, o deploy em ambiente de produção não é automático, sendo é uma decisão de negócio a ser aprovada previamente.  Implantação Contínua (Continuous Deploy) Esta prática é o próximo passo da Entrega contínua. Assim que o programador julga pronto seu código e aciona a solicitação para deploy, são realizadas todas validações previstas nas metodologias anteriores e, se não houverem falhas, o novo código é disponibilizado automaticamente em ambiente de produção.
  • é isso aí mesmo

    não adianta nada ter seu código no git se não existe um ambiente automatizado para buscar as dependencias

    nexus, artifactory, registry


ID
1669078
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Após o analista de TI alterar no Git um arquivo previamente monitorado chamado trt.py e após ter passado a monitorar um novo arquivo chamado Tribunal, executou-se o comando git status e foi exibido: 

# On branch master

# Changes to be committed:

#      (use "git reset HEAD ..." to unstage)

#

#       new file:     Tribunal

#

# Changes not staged for commit:

#      (use "git add ..." to update what will be committed)

#

#       modified:     teste.py



Nestas condições, para selecionar o arquivo trt.py de forma que ele possa ser consolidado no próximo commit, utiliza-se o comando git


Alternativas
Comentários
  • Já que trt.py é um arquivo novo, ele primeiramente tem que ser adicionado e para isso é usado o comando: add trt.py

  •  

    A questão pede qual comando para selecionar o arquivo trt.py e "de forma que ele possa ser consolidado no próximo commit".

    Porém no próprio enunciado:

    # Changes not staged for commit:

    #      (use "git add ..." to update what will be committed)

    Bastava um pouco de inglês para matar essa, caso não tenha conhecimento do Git.

     

     

  • Percebam que o arquivo que está com status de modificado é o teste.py e não o trt.py... "as bancas são profissa na arte de confundir"


ID
1680814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à programação web e a sistemas de controle de versão, julgue o item subsequente.

O Subversion, que oferece diversos algoritmos de diferenciação de três vias para manipulação de dados até uma granularidade de caracteres individuais, não permite complementar o processamento de fusão de conteúdo com utilitários de diferenciação externos.

Alternativas
Comentários
  • Subversion, que oferece diversos algoritmos de diferenciação de três vias para manipulação de dados até uma granularidade de caracteres individuais, não permite complementar o processamento de fusão de conteúdo com utilitários de diferenciação externos.

  • Subversion itself provides only one such algorithm: a three-way differencing algorithm that is smart enough to handle data at a granularity of a single line of text. Subversion also allows you to supplement its content merge processing with external differencing utilities.

     

    http://svnbook.red-bean.com/en/1.7/svn-book.pdf  PG 75

  • O próprio Subversion oferece somente um algoritmo, um algoritmo de diferenciação de três meios, que é inteligente o suficiente para manipular dados até uma granularidade de uma única linha de texto. O Subversion também permite que você complemente o processamento de fusão de conteúdo com utilitários de diferenciação externos (como descrito em “Ferramentas diff3 Externas”).

     

    http://www.terralab.ufop.br/dokuwiki/lib/exe/fetch.php?media=terralab:tecnologias:tutorial_svn.pdf  p. 53


ID
1682758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca de gestão de ativos e gestão de riscos.

Os níveis de proteção que deverão ser aplicados a um ativo de informação devem ser definidos a partir da sua importância e de seu valor para o negócio.


Alternativas
Comentários
  • A proteção de um ativo não deve ser baseada na exposição ao risco e à importância desse ativo para o negócio? Alguém pode explicar?
  • A classificação de informação em uma organização se dá após formalização do inventário de ativos. Segundo a ISO 27001 não há uma prescrição de níveis de classificação, isso é, algo que deve ser feito pela própria organização conforme o seu negócio e suas especificidades. 


ID
1725367
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um Analista utiliza o Subversion (SVN) para controle de versões e irá proceder alteração do código fonte de uma aplicação catalogada no software de controle. Sobre o SVN é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Características Subversion:


    Armazenamento: Banco de dados (Berkeley BD). Obs.: Utiliza uma ferramenta para correção de falhas.


    Manipulando diretórios: Trabalha da mesma forma que os arquivos. Os diretórios também são versionados. Podem ser movidos, copiados e renomeados e este histórico é mantido.


    Acesso concorrente: Controlado pelo banco de dados.


    Commit: Commit atômico. Commita tudo ou reverte tudo. Funciona como um commitou rollback do bando de dados.


    Velocidade de transação: Lento apenas no primeiro checkout pois precisa fazer uma cópia de todos os arquivos pra máquina.


    Utilização de disco para armazenagem de dados: Utiliza um calculo binário para guardar os arquivos e um calculo diff binário para identificar suas diferenças.


    Interoperabilidade: Diversas plataformas: Windows, Linux, Solaris, Apple OSX. Obs.: caso não possua uma versão para sua plataforma o código fonte pode ser baixado e compilado.


    Metadados: Permite versionamento.


    Arquivos comportados: Todos os tipos de arquivos.


    Lock de arquivos: Permite. Ao bloquear um arquivo ele passa a ficar como somente leitura para os demais usuários.


    Versionamento: O mecanismo de commit atômico do Subversionmantém juntas as alterações em um grupo com uma mensagem de confirmação e um número de revisão ou alteração é atribuído. Obs.: Permite restaurar a versão do projeto à partir de uma tag específica.


    Fonte: http://rafaelmartinsjava.blogspot.com.br/2011/07/cvs-x-svn-caracteristicas.html



  • Até onde sei os repositórios SVN não guardam conhecimento sobre working copies, então imagino que não seja possível 'avisar pessoas que venham a buscar o código fonte sobre o fato de que se está modificando o arquivo'. também acredito que o resto da letra C está correto.

    Alguém com mais conhecimento sobre SVN poderia explicar como funciona esse "aviso" e qual o erro na letra C?

    Atenciosamente.

  • Sobre a "letra c", meu raciocínio foi que não faz sentido fazer controle de mudanças sem que outras pessoas saibam que o arquivo está sendo modificado, nem que seja pra fazer o merge das alterações feitas em paralelo no mesmo arquivo depois.

     

    Mesmo que ele não me avise, deve ser possível que eu verifique essa informação. A alternativa excluiu todas as formas possíveis de verificação (automática e manual), por isso desconsiderei a "letra C".

  • jurava que era letra D

     

    pra mim faz mais sentido... merge de arquivos..

     

    mas ok

  • Não encontrei o erro da alternativa D

  • "...retirado para modificações...", foi forte, seria mais sábio substituir retirado por bloqueado ¬¬'

  • Na video aula do GranCursos a letra D foi considerada como correta..

    Baixei a prova (Questao 44) e o gabarito consta como letra B...

     

  • Questão devia ser anulada!

    Na (b) essa palavra "retirado", trás muita polêmica e distorce totalmente o sentido. A assertiva (d) faz muito mais sentido.

  • B) Retirado está trazendo o sentido de que o arquivo foi "travado" para modificações.


ID
1725370
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O GIT possibilita controlar versões de componentes de software com as facilidades de

Alternativas
Comentários
  • Questão inteira mal escrita, com cara de uma tradução mal feita... alguém entendeu o que ele quis dizer na letra A? Porque não me parece estar errada... e a letra E que é a correta bem confusa também, isso que trabalho com GIT =/

  • A pegadinha dessa questão mora no fato de que quando alguém fala em BD vem em mente SGBD. no caso, sendo o repositório local um conjunto organizado de dados, pode ser considerado um BD também

  • Conceitualmente, a maioria dos SCVs (CVS, SVN, Perforce, Bazar, e assim por diante) armazenam as informações como uma lista de arquivos baseados em mudanças. Isto é, esses sistemas armazenam o conjunto de arquivos e uma lista de mudanças que cada arquivo sofreu ao longo do tempo.

    Por outro lado, o GIT organiza os dados como um conjunto de “fotos instantâneas” de um mini sistema de arquivos. Toda vez que uma alteração é submetida, o GIT “tira uma foto” de todos os arquivos naquele momento e armazena referência da “foto”. Para ser mais eficiente, os arquivos que não foram alterados não são armazenados novamente, o GIT cria apenas um vínculo para estes arquivos e os grava em sua “foto”


    Fonte: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/GIT

  • O que me fez descartar a letra "e" foi essa parada do snapshot local armazenado na máquina do desenvolvedor... Pensei só na possibilidade dessa informação no servidor central.

    Fazendo a engenharia reversa fiquei pensando: pode ser que o examinador quis dizer que o banco de dados de snapshots vai pro servidor central, mas fica uma cópia também na máquina local do desenvolvedor, pra agilizar a navegação.

  • Erro da A:

    armazenar alterações de fontes de programas como uma lista de mudanças por arquivo, registrando portanto um conjunto de arquivos e as mudanças feitas a cada arquivo ao longo do tempo. Caraterísticas do SVN.

    GIT = Conjunto de “fotos instantâneas”, armazena referência da “foto”

     

  • Também achei confusa questão, acabei respondendo a A.


ID
1731283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a ferramentas de controle de versão, bancos de dados e desenvolvimento orientado a testes.

O Git, sistema de controle de versões que mantém um histórico completo de todas as alterações, permite a recuperação das versões do projeto na busca de informações sobre o estado dos arquivos em versões anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Git pronunciado [git] é um sistema de controle de versão distribuído e um sistema de gerenciamento de código fonte, com ênfase em velocidade. O Git foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux, mas foi adotado por muitos outros projetos. Cada diretório de trabalho do Git é um repositório com um histórico completo e habilidade total de acompanhamento das revisões, não dependente de acesso a uma rede ou a um servidor central.
  • c-

    Este é o conceito de todo sistema de Controle de Versão: cuida das mudanças feitas nos artefatos, salvando-o em um repositório que pode ser acessado (check-out), modificado e depois, atualizado (check-in). Cada atualização é uma nova versão do artefato, mantendo histórico das versões e suas mudanças.


ID
1734709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à área de controle de versão, julgue o item subsequente.

SVN working copy não é responsável por armazenar o histórico de mudanças completo do código.

Alternativas
Comentários
  • quem armazena o histórico de versões é o respositório, não a "working copy".

    Your Subversion repository is like a time machine. It keeps a record of every change ever committed and allows you to explore this history by examining previous versions of files and directories as well as the metadata that accompanies them.

     

    http://svnbook.red-bean.com/en/1.7/svn.tour.history.html


ID
1734712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à área de controle de versão, julgue o item subsequente.

A utilização do branching no SVN somente existe por motivo de becape.

Alternativas
Comentários
  • O branch é normalmente utilizado para versionamento do projeto, podendo também ser utilizado como repositório para alterações específicas dentre outros. O que faz com que a alternativa esteja incorreta. Pois não é apenas por motivo de backup que existe os branchs.


ID
1734715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à área de controle de versão, julgue o item subsequente.

Os desenvolvedores devem implementar novas funcionalidades no SVN somente no código que recebeu uma tag.


Alternativas
Comentários
  • Não se faz alterações na tag, mas sim no branch.


    TAG

    É um marcador de um estado do código em um determinado momento. É um ponto no tempo no trunk ou em um branch que você deseja preservar. As duas principais razões para a preservação seriam:

    - este é um grande lançamento do software, se alfa, beta, RC ou RTM;

    - este é o ponto mais estável do software antes de aplicar revisões importantes sobre o trunk.


    Não é comum trabalhar em cima de uma tag. É criado um marco que pode ser acessado facilmente. Quando encontrar um bug em versão antiga que precisa de uma solução, é fácil criar um branch em cima dele para fazer o conserto.

    O que costuma diferenciar tag de branch é justamente a estabilidade do conteúdo. Você não deve mexer em um repositório tag. Ele se diferencia do trunk por ser algo secundário e quase sempre está no passado.


    Fonte: http://pt.stackoverflow.com/questions/20989/o-que-branch-tag-e-trunk-realmente-significam

  • A tag pode ser modificada diretamente ao contrário do baseline que necessita de uma solicitação de mudança


ID
1734718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à área de controle de versão, julgue o item subsequente.

No SVN, o trunk é o repositório de trabalho dos desenvolvedores em que fica armazenada a versão suja do código, onde mudanças podem ser realizadas a qualquer momento.

Alternativas
Comentários
  • Existem alguns padrões e recomendadas maneiras de organizar um repositório. Muitas pessoas criam um diretório trunk para guardar a “linha principal” de desenvolvimento, um diretório branches para guardar as ramificações, e um diretório tags para guardar as versões concluidas.

     

    https://tortoisesvn.net/docs/nightly/TortoiseSVN_pt_BR/tsvn-repository.html


ID
1754779
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um Analista deseja utilizar um sistema de controle de versão centralizado (Centralized Version Control System − CVCS) que possui um único servidor central contendo todos os arquivos versionados e vários clientes que podem resgatar os arquivos desse servidor. Ele deve utilizar, nesse caso, o

Alternativas
Comentários
  •  Há dois tipos de controle de versão que podem ser utilizadosdos: centralizado (Subversion, por exemplo) e distribuído(Exemplos: Mercurial e o Git).

  • Apenas complementando o que a Clarissa já comentou:

    a) Subversion. Centralizado
    b) Darcs. (Distribuído)
    c) Bazaar. (Distribuído)
    d) Mercurial. (Distribuído)
    e) Git (Distribuído)

  • a-

    O Subversion é um sistema de controle de versão centralizado, sendo que os comandos estão atrelados ao seu ciclo de trabalho


ID
1757884
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ferramentas de rastreamento de requisitos e ferramentas de controle de versões e configurações são exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferramenta_CASE 

    Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas as ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes.


ID
1757926
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O CVS e o Git são bastante utilizados para dar suporte aos ambientes de desenvolvimento de software. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a funcionalidade a que se destina o CVS e o Git.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    CVS

    Foi um dos primeiros sistemas de controle de versão a ter fluxos alternativos de desenvolvimento e a permitir livre edição de arquivos somente-texto entre várias pessoas de um mesmo time ao mesmo tempo. A ideia de um repositório dentro das normas do cvs é no esquema de árvore, compreendendo um fluxo principal de desenvolvimento (chamado de trunk, ou tronco em português), fluxos alternativos de desenvolvimento (chamados de branches, ou galhos), em que são implementadas mudanças em separado do fluxo principal, e tags (etiquetas, que são revisões dos outros dois fluxos que não podem mais ser alteradas, ideais para indicar versões estáveis).


    GIT

    É um controle de versão bastante diferente do cvs e svn, pois o modelo de versionamento é descentralizado (não há exatamente um fluxo central, e quando ele existe, não deve ser alterado, recebendo apenas merges de outros fluxos de desenvolvimento) e o envio de arquivos é em duas fases:

    Commit, fase em que as alterações são armazenadas apenas localmente; Push, fase em que as alterações são enviadas para um servidor que concentra todos os conjuntos de alterações (chamados de changesets) que podem ser recombinados entre si livremente.





    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • e-

    1 sw de gestao de oversoes (version control system) permite manter 1 conj. de arquivos conservando a cronologia de TODAS AS MODIFICACOES que sao efetuadas. permite reaver versoes diferentes de varios arquivos conexos. pode ser distribuido (descentralizado), como Git e Mecurial, ou client-server, como o CVS (sigla de Concurrent Versions System)

  • Questão pra não zerar.


ID
1775944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a sequência correta de atividades do fluxo básico de um processo de controle de versões por meio do Git.

Alternativas
Comentários
  • Resp: O workflow básico do Git pode ser descrito assim:
    1. Você modifica arquivos no seu diretório de trabalho.
    2. Você seleciona os arquivos, adicionando snapshots deles para sua área de preparação.
    3. Você faz um commit, que leva os arquivos como eles estão na sua área de preparação e os armazena permanentemente no seu diretório Git.

    Resp: Git é um sistema de versionamento, ele considera que os dados são como um conjunto de snapshots (captura de algo em um determinado instante, como em uma foto) de um mini-sistema de arquivos. Cada vez que você salva ou consolida (commit) o estado do seu projeto no Git, é como se ele tirasse uma foto de todos os seus arquivos naquele momento e armazenasse uma referência para essa captura. Para ser eficiente, se nenhum arquivo foi alterado, a informação não é armazenada novamente - apenas um link para o arquivo idêntico anterior que já foi armazenado. A figura 1-5 mostra melhor como o Git lida com seus dados.

  • 1. (modificações)
    2. git add . (ao utilizar '.' [ponto], você adiciona todos os arquivos a partir da raiz onde o comando e executado)
    3. git commit -m "Realizei mais um commit"

    Básico :)


ID
1785190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração.

Para uma empresa de grande porte, que realiza movimentações bancárias de todas subsidiárias mundiais, é recomendável a utilização de um computador mainframe para processar uma quantidade enorme de dados. Assim sendo, é necessário que esse mainframe esteja documentado no BDGC.

Alternativas
Comentários
  • Um banco de dados do gerenciamento de configuração (BDGC) é um repositório de informações relacionadas a todos os componentes de um sistema de informação. Ele contém os detalhes dos itens de configuração (IC) na infraestrutura de TI. FONTE: https://www.wikiwand.com/pt/Banco_de_dados_de_gerenciamento_de_configura%C3%A7%C3%A3o


ID
1785193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração.

A BDGC, que contém todos os dados de itens de configuração (IC) de um serviço fornecido ao cliente, deve ser mantida e criada pelo processo de gerência de mudanças assim que um novo item é criado ou disponibilizado.

Alternativas
Comentários
  • Errado, essa função deve ser mantida e criada pelo processo de gerência de configuração.

     

    FONTE: https://www.wikiwand.com/pt/Ger%C3%AAncia_de_configura%C3%A7%C3%A3o_de_software


ID
1789177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere aos sistemas de controle de versão e ao Subversion, julgue o item a seguir.

No Subversion 1.7, considerando-se os arquivos versionados cuja propriedade svn:mime-type seja definida com um tipo MIME não textual, suas fusões contextuais são realizadas durante as atualizações.

Alternativas
Comentários
  • "For example, if a file's svn:mime-type property is set to a non-text MIME type (generally, something that doesn't begin with text/, though there are exceptions), Subversion will assume that the file contains binary—that is, not human-readable—data. One of the benefits that Subversion typically provides is contextual, line-based merging of changes received from the server during an update into your working file. But for files believed to contain binary data, there is no concept of a “line”. So, for those files, Subversion does not attempt to perform contextual merges during updates. Instead, any time you have locally modified a binary working copy file that is also being updated, your file is renamed with a .orig extension, and then Subversion stores a new working copy file that contains the changes received during the update, but not your own local modifications, at the original filename. This behavior is really for the protection of the user against failed attempts at performing contextual merges on files that simply cannot be contextually merged."

    http://svnbook.red-bean.com/en/1.2/svn.advanced.props.html
    Gabarito: errado
    Avante!


ID
1789180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere aos sistemas de controle de versão e ao Subversion, julgue o item a seguir.

Uma desvantagem dos sistemas de controle de versão que adotam o modelo lock-modify-unlock é a baixa produtividade em trabalhos colaborativos: esse modelo não permite que o conteúdo de um arquivo seja alterado por mais de um usuário simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Muitos sistemas de controle de versão usam o modelo lock-modify-unlock (travar-modificar-destravar) para resolver o problema de vários autores destruírem o trabalho uns dos outros. Neste modelo, o repositório permite que apenas uma pessoa de cada vez altere o arquivo. Essa política de exclusividade é gerenciada usando locks (travas). Harry precisa “travar ” (lock) um arquivo antes que possa fazer alterações nele. Se Harry tiver travado o arquivo, então Sally não poderá travá-lo também, e portanto, não poderá fazer nenhuma alteração nele. Tudo que ela pode fazer é ler o arquivo, e esperar que Harry termine suas alterações e destrave (unlock) o arquivo. FONTE: https://svnbook-pt-br.googlecode.com/svn/snapshots/1.4/svn.basic.vsn-models.html#svn.basic.vsn-models.lock-unlock.dia-1

  • trava-modifica-destrava: apenas um desenvolvedor por vez altera o arquivo

    copia-modifica-resolve: não há travamento de arquivos. As alterações de cada desenvolvedor são mescladas


ID
1796218
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um SCV − Sistema de Controle de Versão

Alternativas
Comentários
  • Comentários:

    a) E. Distribuído trabalha com diversos servidores (repositórios) e áreas de trabalho, sendo que cada área de trabalho possui seu próprio repositório.

     b) E. Pode ser usada também nas equipes de desenvolvimento grande.

     c) C.

     d) E. Para o caso seria recomendado o uso do SCV distribuído. Quanto ao restante da assertiva está correto. 

     e) E. A operação check-in envia algo para a área de trabalho, e somente pra o servidor depois do comando 'commit'. O checkout faz um clone dos arquivos no repositório na máquina. O comando que permite enviar para a outra área de trabalho é o push. O outro que permite pegar a versão de outra área de trabalho e mesclar com a sua seria o pull.


ID
1801327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca do controle de versão com Git, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) O protocolo que está sendo apresentado na questão é o "GIT", e não o "HTTP".

     

    b) "git add" pode sim ser aplicado em diretórios.

     

    c) CERTO

     

    d) ERRADO , o "git fetch" só traz os dados do repositório remoto, mas não realiza o merge.

     

    e) ERRADO: Isso é um problema dos CVCS (Sistemas de Controle de Versão Centralizados.

  • entao, sobre a letra A

    o git dá suporte ao protocolo GIT, SSH e HTTP na hora de fazer um clone por exemplo.

    Eu quase fui de A... mas não sei quem é o mais rápido

     

    sobre a letra D

    essa é a grande diferença de se fazer um git fetch e um git pull

     

     

    quanto a letra C

    essa eu não sabia, pra mim o git log só trazia as mensagens dos ultimos commits, sem mostrar os diffs.

    mas com git log -p ele realmente traz os diffs

     

    https://git-scm.com/docs/git-log


     

    E tenho certeza que o examinador retirou essa questao daqui: https://git-scm.com/book/en/v2/Git-Basics-Viewing-the-Commit-History

     

    A huge number and variety of options to the git log command are available to show you exactly what you’re looking for. Here, we’ll show you some of the most popular.

    One of the more helpful options is -p, which shows the difference introduced in each commit. You can also use -2, which limits the output to only the last two entries: