SóProvas



Prova CEPERJ - 2012 - CEDAE-RJ - Operador de Tratamento de Água


ID
851632
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na operação de microcomputadores, existem dispositivos que, por suas características, operam exclusivamente na entrada de dados. Dois exemplos desses dispositivos são:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Joystick é entrada, controlador para jogos. Plotter é saída, impressora de grandes dimensões. Scanner é entrada, para digitalização de informações. Mouse é entrada, o dispositivo apontador. Pendrive é armazenamento de dados.

  • Joystick, mouse e scaner são de entrada, ploter, que é uma impressora de grandes dimensões, é de saída e pendrive é de entrada e saída.

  • Gabarito(C) A questão pediu exclusivamente os dispositivos de "ENTRADA".

    a)entrada; saída

    b)saída; entrada

    c)entrada; entrada

    d)entrada; entrada/saída*

    e)entrada/saída*; entrada

  • LETRA C

    mouse e scanner

  • GABARITO: LETRA C

    Joystick é entrada, controlador para jogos. Plotter é saída, impressora de grandes dimensões. Scanner é entrada, para digitalização de informações. Mouse é entrada, o dispositivo apontador. Pendrive é armazenamento de dados.

    FONTE: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura


ID
851638
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Writer do pacote BrOffice.org 3.0, no que diz respeito ao texto digitado, o ícone que deve ser acionado para “Visualizar página" é:

Alternativas
Comentários
  • Letra e.

    Não mudou nada com relação à versão 5.0.4.2.


ID
851644
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente em um browser para navegação na internet, pelo próprio endereço eletrônico, pode-se verificar se a conexão é segura. Nesse sentido, uma URL válida, indicativa de uma conexão segura, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

  • O que é HTTPs?

    HTTPs é a combinação do protocolo HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer). É a maneira mais comum atualmente de trafegar documentos via HTTP de maneira segura. Provê encriptação de dados, autenticação de servidor, integridade de mensagem e autenticação de cliente.

    O que é SSL?

    O gráfico abaixo ilustra muito bem o que é o SSL (Secure Sockets Layer). É uma camada que fica entre a camada de aplicação e a camada de transporte. Foi desenvolvido pela Netscape Communications e tem a função de prover comunicação segura na internet, através da autenticação e encriptação dos pacotes entre o servidor e o cliente.


ID
851647
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Algumas Estações de Tratamento de Água (ETA) no Brasil têm-se modernizado através da adequação de suas estruturas físicas. Quando se comparam estações que possuem apenas uma câmara de floculação com aquelas que possuem quatro câmaras de floculação em série, com gradientes de velocidade decrescente, pode se observar:

Alternativas

ID
851650
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de desinfecção da água para o consumo humano através da utilização do cloro tem a finalidade de destruição de micro-organismos patogênicos. A eficiência desse processo químico depende de diversas variáveis, sendo correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O ácido clorídrico formado combina-se com a alcalinidade natural da água ou com a alcalinidade introduzida para fins de tratamento, reduzindo-as e alterando, desta forma, o pH, o qual, por sua vez, influi no grau de dissociação do ácido hipocloroso. Quanto maior o PH, maiores concentrações de cloro serão necessárias para a estabilização do fluído, isto é, destruição de micro-organismos.

     

  • Sobre o item A

    Em valores de pH superiores a 8,5 prevalece praticamente só monocloramina. Abaixo deste valor, ocorrem dicloramina e tricloroamina, sendo que a dicloramina (melhor) prevalece quase exclusivamente na faixa de pH entre 4,5 e 5,5. Em pH abaixo de 4,5 prevalece somente tricloramina.


ID
851653
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de desinfecção da água pode ser realizado pela adição de cloro, parte desse agente químico vai destruir microorganismos sensíveis e parte dele é consumida pela matéria orgânica. Uma fração de cloro que sobra é denominada residual de cloro combinado que possui, como característica principal, a combinação com substâncias:

Alternativas
Comentários
  • Isso ocorre na fase BB de adição de Cloro, o cloro combina-se com os derivados de nitrogênio (amônia, nitratos, nitritos).

  • Gab A

     

    O agente desinfetante, isto é, aquele que tem a capacidade de destruir a enzima triosefosfato di-hidrogenase, essencial na oxidação da glicose e portanto ao metabolismo de microrganismos, é o ácido hipocloroso. O ácido clorídrico não tem efeito sobre a desinfecção.

     

    Define-se cloro residual combinado como sendo o cloro presente na água nas formas de mono, di e tricloramina. Na cloração com cloro combinado, deve-se procurar otimizar a formação de dicloraminas que são melhores desinfetantes. Em uma escala mais ampla de poder de desinfecção, tem-se, em ordem decrescente: dióxido de cloro (ClO2), ácido hipocloroso, íon hipoclorito, dicloramina, monocloramina e tricloreto de nitrogênio cujo poder desinfetante é praticamente nulo. Em valores de pH superiores a 8,5 prevalece praticamente só monocloramina. Abaixo deste valor, ocorrem dicloramina e tricloroamina, sendo que a dicloramina prevalece quase exclusivamente na faixa de pH entre 4,5 e 5,5. Em pH abaixo de 4,5 prevalece somente tricloramina.

     

    fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0ahUKEwirl9Dd59vSAhXEDZAKHTPHCa0QFggwMAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.pha.poli.usp.br%2FLeArq.aspx%3Fid_arq%3D1805&usg=AFQjCNHaRiPGxEOWKklI43tPuDXrxXAKPw&cad=rja


ID
851656
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O cloro é um potente oxidante e participa de diferentes reações químicas com inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água. Uns dos efeitos desejáveis podem ser representados pela:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    O consumo do cloro em águas e efluentes envolve processos químicos complexos que podem ser agrupados em três mecanismos gerais:

     

    1) oxidação - o cloro pode oxidar íons reduzidos de ferro (Fe+2), manganês (Mn+2) e sulfeto (S-2) e ser reduzido a cloreto (Cl-),

     

    2) adição - pode se adicionar a olefinas e outros compostos orgânicos com duplas ligações e produzir compostos ogânicos clorados,

     

    3) substituição - pode sofrer reações de substituição com fenóis produzindo clorofenóis ou com amônia produzindo as cloraminas (substâncias cloradas ativas).

     

    fonte: http://www.c2o.pro.br/hackaguas/ar01s10.html

  • Clorofórmio e clorofenol são compostos TOTALMENTE INDESEJÁVEIS que precisam ser evitados

    CLOROFÓRMIO

    Estudos, na década de 70, no entanto, mostraram que o cloro reage com substâncias orgânicas naturais presentes na água, como os ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, clorofila etc., formando triclorometano (CHCl3), também conhecido como clorofórmio, substância pertencente à classe dos trihalometanos (THM’s). Nessa época, já havia pesquisas mostrando que esses compostos causam diversos males à saúde humana incluindo problemas no sistema reprodutivo, abortos espontâneos e maior propensão ao câncer. Em 1974, pesquisadores americanos, realizando estudos pela U.S. Environmental Protection Agency em 113 estações de tratamento de água, correlacionaram a presença do clorofórmio na água e a incidência de câncer. Na década de 90, essa substância, que das substâncias THM’s é a mais estudada, mostrou-se carcinogênica para ratos causando tumores de fígado, estômago, rins, tireoide, intestino e reto nas cobaias. Como o metabolismo desses roedores é semelhante ao humano, existe considerável suspeita de que essa substância também possa causar câncer nos seres humanos.

    DE LIMA SILVAA, Benjamim H.; DE MELOB, Marcos A. Bezerra. Trihalometanos em água potável e riscos de câncer: simulação usando potencial de interação e transformações de Bäcklund. Quim. Nova, v. 38, n. 3, p. 309-315, 2015.

    CLOROFENOL

    Pode ser classificado como um POP. Os Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs são substâncias químicas que têm sido utilizadas como agrotóxicos, para fins industriais ou liberados de modo não intencional em atividades antropogênicas, e que possuem características de alta persistência (não são facilmente degradadas), são capazes de serem transportadas por longas distâncias pelo ar, água e solo, e de se acumularem em tecidos gordurosos dos organismos vivos, sendo toxicologicamente preocupantes para a saúde humana e o meio ambiente.

    https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/convencao-estocolmo-pops/


ID
851659
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As diferentes coleções de águas próprias para o consumo humano podem apresentar diferentes variações em suas características. Em relação à alcalinidade da água, no potencial hidrogeniônico (pH) entre 4,4 e 8,3, é comum a presença de compostos do seguinte tipo:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

     

    Correção de pH


    É a última ação no processo de tratamento da água e tem por objetivo prevenir a corrosão dos encanamentos pelos quais a água tratada passa até chegar aos usuários. Para proteger as estruturas de armazenamento e distribuição, são aplicados produtos químicos que corrigem a acidez ou a alcalinidade excessivas presentes na água. Para formar uma película protetora de carbonato de sódio na superfície interna da tubulação, é preciso remover o gás carbônico livre e saturar a água com carbonato de sódio (barrilha leve). O pH da água de 6,0 a 9,5, na rede de distribuição, é uma recomendação da Portaria 2.914/11, do Ministério da Saúde. Os principais produtos químicos utilizados na correção de pH são: Cal Hidratada, o Carbonato de Sódio (geralmente os dois mais utilizados no processo), Carbonato de Cálcio, Hidróxido de Sódio, Gás Carbônico, Ácido Clorídrico e Ácido Sulfúrico.

     

    fonte: http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=4249

  • Em minha opinão, o gabarito dessa questão está ERRADO!

     

    A distribuição entre as três formas de alcalinidade na água (bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos) se dá em função do seu pH da seguinte forma:

    pH > 9,4 (hidróxidos e carbonatos);

    pH entre 8,3 e 9,4 (carbonatos e bicarbonatos);

    pH entre 4,4 e 8,3 (apenas bicarbonatos).

    Fonte1: Manual de Controle da Qualidade da Água para  Técnicos que Trabalham em ETAS, Funasa, 2014.

    Fonte2: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/determinacao-da-alcalinidade/

     

    Então, não teria como haver Carbonato de cálcio, em uma faixa de pH onde somente possui Bicarbonatos

     

    Porém, gabarito dado pela banca C


ID
851662
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No processo de desinfecção da água para o consumo humano, um dos métodos utilizados é a cloração simples. No final desse processo, após um determinado tempo, o cloro residual livre deve ser mantido obrigatoriamente em toda a extensão do sistema de distribuição, no valor mínimo de:

Alternativas
Comentários
  • Portaria n. 2914/2011 - Art. 15 - Compete ao responsável pelo fornecimento de água para consumo humano por meio de veículo transportador:

    I - garantir que tanques, válvulas e equipamentos dos veículos transportadores sejam apropriados e de uso exclusivo para o armazenamento e transporte de água potável;

    II - manter registro com dados atualizados sobre o fornecedor e a fonte de água;

    III - manter registro atualizado das análises de controle da qualidade da água, previstos nesta Portaria;

    IV - assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L; e

    V - garantir que o veículo utilizado para fornecimento de água contenha, de forma visível, a inscrição "ÁGUA POTÁVEL" e os dados de endereço e telefone para contato.

     

     

    Art. 34 - É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

     


ID
851665
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo químico realizado na água para o consumo humano, por meio do qual se utilizam silicatos complexos de sódio conhecidos como zeólitos que possuem a capacidade de trocar o sódio de sua composição por íons como magnésio e cálcio, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Os zeólitos são silicatos complexos de sódio e alumínio, que tem a propriedade de trocar o sódio de sua composição por outros íons, como os de cálcio e magnésio, retendo estes elementos que causam a dureza. São, pois, trocadores iônicos. Uma instalação de abrandamento deste tipo compreende leitos de zeólitos, semelhantes aos filtros rápidos, através dos quais passa a água dura a ser tratada. Em resumo, a redução da dureza pelos zeólitos consiste em trocar os íons de cálcio e de magnésio, responsáveis pela dureza de uma água, por íons de sódio fornecidos pelos permutadores.

     

    fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/2346933/alcalinidade_e_dureza

  • Mesmo sem conhecer os zeólitos, sabemos que a presença de íons de cálcio e magnésio conferem dureza à água, logo o processo inverso conferem o amolecimento da água.


ID
851668
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos problemas enfrentados no abastecimento de água própria para o consumo humano é a corrosão das canalizações, válvulas e equipamentos metálicos. Uma das formas de evitar este problema é através do monitoramento dos níveis de cal adicionada à água, o que pode ser realizado pelo controle do índice de:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    A determinação de tendência corrosiva ou incrustante é avaliado pelos índices de Langelier (LSI), Ryznar (IR), entre outros.

     

    Para o método Langelier (LSI), tem-se:

     

    1- Em equilíbrio químico: LSI=0

    2- Com tendência a ser corrosiva: LSI<0

    3- Com tendência a ser incrustante: LSI>0 ( ideal. Fina camada protetora de carbonato de calcio)

     

    fonte: http://mariorebola.com/home/wp-content/uploads/2011/09/AquaAmbiente-Tratamento-de-%C3%81gua-Pot%C3%A1vel.pdf


ID
851671
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma amostra de água é enviada a um laboratório físico- químico para o doseamento de carbonato de cálcio para determinar a dureza. Em relação a esse doseamento, cujo valor encontrado foi de 350mg/l, é possível classificar essa amostra como água:

Alternativas
Comentários
  • Água mole Até 50 mg / L

    Água moderadamente dura De 50 a 150 mg / L

    Água dura De 150 a 300 mg / L

    Água muito dura Acima de 300 mg / L

    Fonte: Adaptado de RICHTER e NETO, 1991


ID
851674
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no ponto de captação de água. Quando a média geométrica anual for maior ou igual a 1.000 E. coli/100ml deve-se realizar monitoramento de:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Art. 31. Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no(s) ponto(s) de captação de água.

     

    § 1º Quando for identificada média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.

     

    fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2914_12_12_2011.html


ID
851677
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma amostra padrão conhecida de água é enviada ao laboratório químico para avaliação do teste de potencial hidrogeniônico (pH). Sabendo-se que seu pH está acima de 8,3, adiciona-se a substância fenolftaleína, e, logo em seguida, adiciona-se ácido até sua neutralização em pH próximo a 6,5. Nesta mesma amostra é adicionada a substância metilorange, sendo observada a alteração da coloração com a continuidade da adição de ácido até pH ao redor de 4,2. O padrão de cores frente à utilização sequencial desses indicadores de pH nesta amostra é respectivamente :

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

    A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio. (Qualquer duvida acesse a fonte )

    Fonte : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm

  • fenolftaleína - um exemplo de indicador ácido-base sintético que fica rosa em meio básico e incolor em meio ácido.
    metilorange - Em uma solução começando a se tornar menos ácida, o alaranjado de metila tornar-se-á de vermelho para laranja, e caso o processo continue, para amarelo


ID
851683
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A etapa de coagulação no tratamento da água consiste na desestabilização e agregação inicial da matéria coloidal através da adição na água de produtos químicos. Após esta etapa inicia-se o processo de floculação, que consiste na aglomeração das partículas desestabilizadas, que quando causada pelo movimento browniano é denominado floculação:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    No processo de floculação faz-se distinção entre floculação pericinética e ortocinética. Em geral todas as partículas estão submetidas a esses dois tipos de floculação, porém, para partículas pequenas (< 1 μm) predomina o movimento browniano, e portanto, a floculação pericinética. Nesse caso, as moléculas de água, devido a energia térmica, proporcionam movimentos erráticos das partículas, favorecendo a colisão entre as mesmas.

     

    fonte: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101606/222214.pdf?sequence=1

  • Pericinética = movimento natural (partículas pequenas)

    Ortocinetica=movimento mecânico por aeradores (partículas grandes)

  • Resposta: alternativa b

    Floculação pericinética: movimento Browniano (aleatório) e ação da gravidade

    Floculação ortocinética: Introdução de energia externa


ID
851686
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos parâmetros utilizados para avaliar a qualidade da água própria para o consumo humano é a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), que indica a presença de matéria orgânica na água. O resultado desse parâmetro para uma amostra de água é de 10mg/l, o que indica que são necessários:

Alternativas
Comentários
  • VI) Tempo: para oxidação completa da matéria orgânica são necessários cerca de 20 dias, mas convencionou-se que, o período de incubação é de 5 dias, neste período aproximadamente é 70% da matéria orgânica é oxidada.

  • 10 miligramas de oxigênio para estabilizar, em período de cinco dias e a 20°C, a quantidade de matéria orgânica biodegradável contida em 1 litro da amostra


ID
851689
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O exame de análise de coliformes é empregado para o controle de sistemas de abastecimentos de água cuja finalidade é avaliar a eficiência do tratamento. A quantidade de coliformes é expressa pelo número mais provável (NMP) que representa o número mais provável de coliformes existentes em uma amostra correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • Os resultados são expressos em NMP (Número Mais Provável) /100 mL de amostra.


ID
851692
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma Estação de Tratamento de Água é solicitado que sejam segregados 10.000 litros de uma substância classificada como resíduo químico a ser coletado por uma empresa de coleta de lixo. A quantidade em metros cúbicos desse material a ser descartado corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Conversão de unidades: 1,00 m3 = 1.000,00 Litros.


ID
851704
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O rótulo de um frasco em estoque de solução de ácido clorídrico informa que a sua concentração corresponde a 2,0mol/l. Para o preparo de 500ml de uma solução de ácido clorídrico 0,5mol/l a partir da solução em estoque, deve-se retirar desse frasco um volume correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • gostaria de te as reposta comentadas

  • M . V = M . V

    2 . V = 500 . 0.5

    V= 250 / 2

    V = 125ml

    Se ultilizar volume como ml de um lado terá resposta em ml do outro, do mesmo jeito se ultilizar volume em litros.


ID
851716
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No processo de desinfecção da água para o consumo humano são utilizados diversos agentes químicos à base de cloro. O ácido hipocloroso se destaca e sua fórmula molecular é descrita como:

Alternativas
Comentários
  • Letrinha A


ID
851719
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um dos sistemas padronizados para identificar a toxicidade, inflamabilidade, reatividade e grau de periculosidade de produtos químicos é conhecido como diagrama de Hommel. Em relação a esse sistema de identificação, é correto afirmar que a:

Alternativas
Comentários
  • vermelho - inflamável

    azul- risco a saúde

    branco - isenção de risco

    amarelo - reatividade

  • Gabarito letra D

     

     

    Vermelho - Inflamabilidade

    Azul - Risco a saúde

    Branco - Isenção de risco

    Amarelo - Reatividade

  • A questão exigiu conhecimento sobre o diagrama de Hommel (Código NFPA 704).

    De acordo com esse diagrama, os perigos são representados da seguinte forma:

    Cada uma das cores é taxada em uma escala de 0 (sem risco; substância normal) a 4 (risco sério ou grave).

    • Vermelho – Inflamabilidade;
    • Azul – Perigo para a Saúde;
    • Amarelo – Reatividade;
    • Branco – Riscos Especiais.

    Cada uma das divisões recebe uma numeração (de 0 a 4) que representa o grau desse risco.

    Exemplo: vermelho com o número quatro representa grave risco de inflamabilidade.

    Agora vamos à análise das alternativas:

    A- Incorreta.

    Na verdade, a cor vermelha representa a inflamabilidade.

    B- Incorreta.

    A cor azul representa perigo à saúde e não isenção de riscos

    C- Incorreta.

    A cor vermelha é que representa a inflamabilidade

    D- Correta.

    A cor azul representa risco à saúde, conforme explanação acima. Logo, esse é o gabarito da questão.

    E- Incorreta.

    A cor vermelha representa inflamabilidade.

    GABARITO: LETRA D


ID
851722
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise microbiológica é fundamental para a qualidade da água para o consumo humano, e grupo de bactérias denominadas coliformes é considerado um dos indicadores utilizados para avaliar a presença de patógenos na água. Em relação a esse grupo de bactérias, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os coliformes fecais são um grupo de bactérias indicadoras de organismos originários predominantemente do trato intestinal humano e outros animais. este grupo compreende o gênero Escherichia e, em menor grau, espécies de Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter (Von Sperling, 2014, apud Who, 1993)

  • Eu fiquei em dúvida com a primeira.

  • a maioria das bactérias desse grupo pertence aos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter, além de outros gêneros - Letra B


ID
851725
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise de uma amostra enviada para um laboratório de microbiologia de uma empresa que controla a qualidade da água de uma população identifica a presença de bactérias do grupo coliforme. Os resultados dos testes laboratoriais que presumem tais presenças são:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes alternativa C

  • O que são coliformes totais?

    É um grupo de bactérias Gram-negativas que utilizam a lactose como nutriente e produzem gás, incubados a temperatura de 35-37 ºC por 48 horas. Fazem parte desse grupo Escherichia coli, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella, que estão presentes em vegetais e solo, com exceção de Escherichia coli que habita o trato intestinal do homem e animais.

    Gabarito: Letra C


ID
851728
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos grandes problemas de saúde pública, vinculado ao abastecimento de água para o consumo humano, é a transmissão de doenças epidêmicas, como a infecção pelo Vibrio Cholerae. A morfologia e a identificação dessa bactéria em laboratórios de microbiologia são realizadas através das seguintes características:

Alternativas

ID
851731
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diversas doenças de veiculação hídrica podem ser contraídas pelo homem através da ingestão de água e/ou de alimentos contaminados, por meio da penetração através de mucosas e por soluções de descontinuidade da pele. A doença causada por bactérias na forma de espiroquetas, que apresenta excelente crescimento no meio de cultura de Fletcher, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Leptospirose - isolamento  - meio Fletcher


ID
851734
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Muitas doenças de veiculação hídrica estão diretamente relacionadas com as péssimas, ou inexistentes, redes de saneamento básico. Os protozoários intestinais que se destacam no cenário brasileiro pelas altas taxas de prevalência em nossa população são:

Alternativas

ID
851737
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Algumas características organolépticas devem ser monitoradas frequentemente no sistema de distribuição da água potável. É recomendado que o potencial hidrogeniônico (pH) da água seja mantido na faixa de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    PH o mais próximo possível de 7.

     

    Fonte: http://www.laboratoriocavalieri.com.br/o-valor-ideal-ph-da-agua-potavel/

  • PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.


ID
851740
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos grandes riscos à saúde pública está vinculado ao sistema hídrico através da presença de cianotoxinas na água. Como indicador de potencial aumento da densidade de cianobactérias no manancial superficial deve ser realizada com frequência semanal a análise de:

Alternativas
Comentários
  • presenca de clorofila-a é indicador de cianotoxinas (portaria 2914- MS)


ID
851743
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um laboratório de controle de qualidade da água para o consumo humano, realiza-se uma análise que determina a atividade da enzima acetilcolinesterase. Esta determinação laboratorial é recomendada para avaliar a concentração na água de:

Alternativas
Comentários
  • Os organofosforados são compostos agrotóxicos, de ampla comercialização no Brasil, que inibem a enzima acetilcolinesterase, levando a sintomas muscarínicos e nicotínicos, além de possíveis manifestações do sistema nervoso central (SNC).


ID
851746
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O descarte inadequado de material radiológico pode colocar em risco a qualidade da potabilidade da água utilizada para o consumo humano. As concentrações de atividade de material radiológico não devem exceder:

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq/L para atividade alfa total e 1Bq/L para beta total.


ID
851749
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em diversos laboratórios de análises físico-químicas é utilizada a mistura sulfocrômica para limpeza de vidrarias. No preparo dessa solução é recomendado o uso de luvas de PVC e de óculos de proteção no interior da capela de segurança química que são classificados respectivamente como equipamentos de proteção:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca dos EPC e EPI.

    Para respondermos, devemos deixar clara a diferença entre EPC e EPI:

    • Equipamento de Proteção Individual (EPI): "todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho". (fonte:NR_06. É uma proteção ativa (depende da colaboração do trabalhador). Exemplos de EPI: capacetes, luvas, máscara de solda, protetor auricular e etc.
    • Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é aquele de uso coletivo que visa a proteção de mais de uma pessoa ao mesmo tempo. É uma forma de proteção passiva. Exemplos: rede de proteção, pisos antiderrapantes, exaustores de fumaça, capelas químicas, extintores de incêndios e kit de primeiros socorros (algumas bancas consideram, outras não).

    A partir daqui, vamos analisar o que a questão pede.

    Ela que sabe quais dos equipamentos abaixo são EPC e quais são EPI:

    1- Luvas de PVC- EPI

    Da NR-06, temos o seguinte:

    EPI para proteção dos membros superiores:

    • Luvas;
    • Creme protetor;
    • Manga;
    • Braçadeira;
    • Dedeira.

     2- Óculos de proteção.

     EPI para proteção dos olhos e face (Fonte: NR-06):

    • Óculos;
    • Protetor facial;
    • Máscara de solda.

    3- Capela de segurança química.

    A capela de exaustão é considerada uma EPC, pois visa proteger as pessoas que se encontram naquele ambiente e não apenas o operador.

     

    Portanto, os equipamentos trazidos pela questão oferecem, respectivamente, proteção individual, individual e coletiva.

     

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C