SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - Banco do Brasil - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos


ID
1311475
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa do setor financeiro está sofrendo algumas reestruturações visando à sua modernização, de modo a manter a competitividade no mercado.
Os diretores, que atuam no nível estratégico, identificaram que é necessário mudar a cultura da empresa para uma atuação mais agressiva no mercado e implantar um modelo de gestão orientado para resultados, modificando assim o seu posicionamento.

Para conseguir alcançar esse objetivo, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Schein, autor eminente na disciplina cultura organizacional, o processo de mudança da cultura organizacional é sempre obtida em médio e a longo prazo, devido a sua característica de ser muito arraigada na pessoas. 

    Toda mudança organizacional inicia-se com a conscientização dos envolvidos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_Schein)
  • A assertiva mais apropriada é a A, pois uma cultura é difícil de ser mudada, portanto, qualquer mundança repentina causaria um forte impacto nas pessoas que fazem parte de uma organização. Concientizar os colaboradores é a melhor solução para mudar a maneira de pensar a médio e logo prazo.

  • Sempre que alternativa afirmar que uma nova cultura organizacional será imposta ou que será modificada imediatamente, há grandes chances de estar errada. 

  • Uma mudança na Co duma empresa não ocorre "da água pro vinho". É a mudança nas camadas mais visíveis que com o tempo mudarão as camadas mais profundas da mesma. Não há, assim, necessidade de mudar toda uma estrutura organizacional.

  • Alternativa A


    O primeiro passo para a mudança é a conscientização geral da necessidade de modificação do comportamento das pessoas, para que eles se adequem as estratégias da organização.


    Se a cultura se mostrar inadequada para a realidade organizacional de longo prazo, ela poderá ser modificada, apesar de se tratar de uma mudança difícil e demorada.


    As culturas só mudam no médio e no longo prazo, pois demoram muito para sofrer modificações por conta de seu caráter profundamente arraigado nas pessoas.


  • É necessário que haja conhecimento, compreensão e colaboração de todos os membros da organização. Pois, a maior parte dos elementos da Cultura de uma Organização é composta por Elementos Informais. De forma que, não é possível controlá-los através de normas, não tem como institucionalizar as Crenças e Valores dos funcionários. Isso não funciona.

    Pois os colaboradores precisam ser infomados e conscientizados, assim todos se prepararão para as mudanças na empresa, isso afetara drasticamente o comportamentos dos colaboradores.

  • A palavra-chave é conscientização. Nada que é "imposto" levará a um resultado efetivo.

  • A cultura será moldada nos colaboradores, não adianta expedir uma portaria ou impor os valores para serem seguidos, é preciso haver uma conscientização e uma adaptabilidade. A


ID
1311478
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional apresenta aspectos formais e informais, escritos e não escritos, sendo que os aspectos formais são relativos aos aspectos visíveis da organização, enquanto os aspectos informais se referem ao seu aspecto invisível.

Constitui-se aspecto invisível da cultura organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Segundo Maximiano (2007),  valores e crenças pertencem a parte invisível.  Shein na mesma toada considera "Valores Compartilhados" como elemento invisível dentro da cultura organizacional.

  • aí tem questões que dizem que percepções e atitudes são clima organizacional. Difícil assim..

  • Letra D - Percepção e atitudes das pessoas.


    A organização de aspecto Informal (invisível) é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização de aspecto Formal. 


    Em outras palavras, a organização de aspecto informal compõe-se de sentimentos, de atitudes, de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação as práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos de pessoas.

  • Fabio, alguns autores consideram que clima organizacional (a percepção das pessoas sobre a organização) é consequência da cultura, outros dizem que clima e cultura se influenciam mutuamente, outros que o clima faz parte da cultura organizacional. A questão é polêmica mas é possível acertar entendendo o clima como um conceito mais amplo...

  • Letra (d) percepção e atitudes das pessoas

    Aspectos Formais ( Visíveis)
    - Estrutura Organizacional
    - Descrição de Cargos
    - Objetivos e estratégia
    - Práticas utilizadas 
    - Métodos de trabalho
    - Política de pessoal
    - Tecnologia 
    Aspectos Informais ( Invisíveis)
    - Padrão  de Influência e poder 
    - Percepção e atitude
    - Sentimentos
    - Valores e Expectativas
    - Relações Afetivas 
    - Interação entre os grupos
    - Estilo de liderança   
  • Percepções são pressupostos básicos, logo se situam nas camadas invisíveis.

  • Resolução da questão:

    https://www.youtube.com/watch?v=tKvDdGlAHnI
    Espero ter ajudado! força !
  • É o famoso Iceberg da cultura organizacional. 

     

    Segue a imagem do Iceberg da cultura organizacional. Da pra matar muitas questões com esta imagem.    

     

    http://www.ideagri.com.br/siteideagridados/New/33/Figura1.jpg

     

  • Aspectos Visíveis:                     Aspectos Invisíveis:

    * Estrutura organizacional          * Padrões de influência e poder

    * Descrição de cargos                *   Percepção e atitude

    * Objetivos e estratégias              * Sentimentos

    * Práticas utilizadas                   * Valores e expectativas

    * Metidos de trabalho                 * Relações afetivas

    * Política de pessoal * Interação entre os grupos

    * Tecnologia * Estilo de liderança

  • São os pressupostos básicos, as crenças inconscientes, é aquilo que eu ACREDITO QUE SEJA VERDADEIRO.

  • INDIQUEM PARA COMENTÁRIO! 

  • Letra D.

    Aspectos visíveis são os aspectos formais de uma organização e aspectos invisíveis são os aspectos informais de uma organização.

    Aspectos informais são as perspectivas e os valores.

  • LETRA D CORRETA

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • LETRA D

  • GABARITO: D

    Pensei assim:

    O que é que eu não percebo quando entro em uma organização?

    onstitui-se aspecto invisível da cultura organizacional:

    a) descrição de cargos? → Não. Consigo perceber quando entro a descrição de cargos em um papel fixado na parede, por exemplo. Ex: Cargo de diretor precisa desse e desse requisito etc.

    b) estrutura organizacional → Não. Consigo perceber quando entro a estrutura organizacional (quem é o patrão, o subordinado etc.)

    c) autoridade e responsabilidade definidas → Mesma coisa da anterior. Ao entrar, facilmente percebo quem detém maior autoridade (através dos gestos, por exemplo) e a responsabilidade atribuída a cada um.

    d) percepção e atitudes das pessoas → Certo. Não percebo de início esses aspectos afetivos. Demandarão um certo tempo para que eu perceba.

    e) políticas e diretrizes estratégicas → Errado. Esses também são facilmente percebidos através de, por exemplo, códigos de ética.

    Espero ter ajudado.

    Qualquer erro, notifique-me.

    Bons estudos! :)


ID
1311481
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é identificada nas atividades realizadas na empresa e nas relações mantidas pela organização, seja com parceiros externos ou internos.

A cultura organizacional é refletida

Alternativas
Comentários
  • "Espiritualidade: (não tem a ver com práticas religiosas) esse indicador reconhece que as pessoas possuem uma consciência espiritual e necessidade de trabalho significativo. Uma cultura espiritualizada, portanto, apoia o trabalho que tenha um forte sentido de propósito (que dê inspiração), que gere confiança e respeito mútuo entre as pessoas e que seja baseado em práticas humanistas (horários flexíveis, recompensas coletivas, autonomia etc.)."

    Fonte: Apostila de Administração do Curso Estratégia Concrusos 
  • Gabarito: B

    "Na maneira como a empresa estabelece o grau de autonomia dado aos empregados"


  • Achei essa questão estranha pq a autonomia dos funcionários se deve por uma descentralização da organização e esse aspecto é referente à estrutura formal e não informal, apesar da cultura estar entranhada de forma disfarçada dentro do aspecto formal, não sei se seria correto que esse ponto trate da cultura! 

  • Não ficou muito claro para mim o porquê da alternativa "d" estar incorreta.

  • A cultura organizacional é refletida: na maneira como a empresa estabelece o grau de autonomia dado aos empregados. CORRETA

    -----------------


    "A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa".

    Gestão de Pessoas - Chiavenato.
  • Por quê a "D" está errada? A cultura organizacional não é refletida no modo como a empresa toma as decisões pensadas? Se sua empresa tem uma cultura organizacional de agressividade então as decisões tomadas pela empresa não seriam agressivas?

    e a letra "C" também ficou um pouco confusa, então quer dizer que os valores pessoais de alguns funcionários não influenciam na cultura? quais seriam esses funcionários então?

  • Luiz Felipe e Artur, sobre o item D, a cultura organizacional é a identidade da organização, envolve hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização, questões essas muitas vezes irracionais. Ela pode ter sido criada conscientemente pelos seus membros ou ter simplesmente evoluído ao longo do tempo. A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível. Logo, os aspectos racionais não necessariamente refletem a cultura organizacional. 

    Vejam alguns exemplos de questões sobre esse assunto:

    Prova: CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Cultura Organizacional; 

    Define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização. 

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional; 

    A cultura organizacional é o conjunto de suposições, crenças, valores e normas compartilhados pelos membros de uma organização e pode ter sido criada conscientemente pelos seus membros ou ter simplesmente evoluído ao longo do tempo. 

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 1 Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional; Comportamento Organizacional; 

    A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.

    GABARITO: CERTA.


  • Tambem fiquei em duvida pois, a decisões  devem ser tomadasde acordo com que se determina a empreza e seus conceitos, nao entedndi porque a b e a correta,??


  • Questão mal elaborada

    gabarito B

    Oliveira e Tamayo (2004), ao estudarem valores organizacionais, tendo como base a relação destes com valores pessoais básicos do indivíduo segundo Schwartz (1992),

    encontraram oito fatores:

    1 – Realização: a valorização da competência para o alcance do sucesso da organização e dos empregados;

    2 – Conformidade: valorização do respeito às regras e modelos de comportamento no ambiente de trabalho e no relacionamento com outras organizações;

    3 – Domínio: valorização do poder, tendo como meta a obtenção de status, controle sobre pessoas, recursos e mercado;

    4 – Bem-Estar: valorização da satisfação dos empregados mediante a qualidade de vida no trabalho;

    5 – Tradição: valorização dos costumes e práticas consagradas;

    6 – Prestígio: valorização do prestígio organizacional na sociedade, mediante a qualidade de produtos;

    7 – Autonomia: valorização de desafios, a busca de aperfeiçoamento constante, a curiosidade, a variedade de experiências e a definição de objetivos profissionais dos empregados;

    8 – Preocupação com a coletividade: valorização do relacionamento com pessoas que são próximas com a comunidade.

  • Qual a necessidade de comentar a questão escrevendo apenas gabarito x ou y? Se não vai esclarecer nada não escreva o óbvio.

  • Ednardo, o objetivo é ajudar os não assinantes, que não tem acesso ao gabarito.

  • Gente, quem não sabe ver o gabarito sem ser assinante não vai nunca passar em concurso. É só olhar o menu estatísticas pessoal, facinho.

  • Complementando...

     

    Letra "B". O grau de autonomia dado às pessoas reflete a cultura de uma organização: se ela é mais centralizadora ou descentralizadora.  Item "A" está incorreto porque "tradições regionais" em nada se relacionam com a cultura organizacional. Item "C" está incorreto porque fala de "valores pessoais". Item "D" está incorreto porque os aspectos racionais do processo decisório desconsideram sentimentos, valores e crenças, que são os elementos centrais da cultura. Item "E" está incorreto porque estratégias advindas do mercado não refletem a cultura da organização.

     

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

     

    bons estudos

     

  • Valores – Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc.

     

     

    "A essência da cultura de uma empresa é expresso pela maneira como ela faz com seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa."

  • Para quem marcou D (assim como eu), vejam o comentário da Simone.

  • Percebe-se que todos sabem a teoria. Para quem sabe a matéria mas se perdeu no texto da questão devo lembrar que a questão pergunta sobre a cultura organizacional definindo algo e não o contrário. veja bem:

    A cultura organizacional é reflexo das alternativas a, c, d e. Desta meneira é resultado destas alternativas;

    ja a alternativa b é reflexo (ou resutado) da cultura organizacional.

  • LETRA B

  • Achei mal formulada. Há mais de uma resposta certa, mas ok, segue o baile, né...

ID
1311484
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As atividades realizadas em uma empresa diferem das realizadas nas demais empresas em função de diversos aspectos, sejam esses operacionais, culturais, mercadológicos, dentre outros.
A cultura organizacional, que contribui ativamente para a diferenciação entre as organizações, é criada e preservada pelas pessoas que, juntas, formam a organização.

Essa abordagem tem como base que a cultura organizacional é

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)

    A cultura organizacional é construída socialmente

  • A RESPOSTA esta na pergunta 


    é criada e preservada pelas pessoas que, juntas,( SOCIALMENTE) formam a organizaçã


  • ...cultura é uma expressão da construção humana. A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas.

    http://meuartigo.brasilescola.com/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm
  • Cada organização forma sua própria cultura, ela não é inata ( não nasce com a gente) é aprendida, construída socialmente preservada e criada pelas pessoas da organização.

  • de acordo com diversos autores a cultura de uma empresa geralmente possui características estáveis, sendo determinadas historicamente (pelos fundadores) e construída socialmente (mantida pelos colaboradores).

     

    A cultura organizacional possui três dimensões interdependentes, que são as dimensões material (relação das pessoas com o ambiente), psicossocial (relação das pessoas entre si) e ideológica (relação das pessoas com os valores e normas).

     

    É válido ressaltarmos que "cultura organizacional" se trata de um conceito descritivo, ou seja, se refere apenas a forma como os colaboradores percebem as características da organização e não com fato de gostarem delas, ou não.

     

     

    http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html

  • Gabarito C

     

    A cultura organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha.

     

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Gabarito C.

    A cultura organizacional é construída socialmente.

  • LETRA C CORRETA

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • LETRA C


ID
1311487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada empresa constrói a cultura de acordo com os elementos que considera importantes para o seu negócio, com seus valores e suas crenças.
Algumas empresas têm uma cultura bem sedimentada, com valores compartilhados por todos, não havendo grandes divergências em relação aos seus principais elementos.

Uma empresa que apresenta tais características tem uma cultura

Alternativas
Comentários
  • LETRA C


    Tipos de cultura organizacional:

    Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.


    Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.


    Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.


    Culturas fracas: São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura. 


  • Letra C. Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. Quanto mais membros respeitarem e compartilharem os valores, mais  forte é a cultura da organização. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são alguns fatores que tornam a cultura forte ou fraca.

  • Só lembrar que, a Cultura Organizacional forte, pode se tornar conservadora.

  • A pegadinha dessa questão está no enunciado:

    ...Valores compartilhados por todos...

    ou seja, mesmo ela sendo sedimentada, seus valores estão inseridos em seus funcionários de maneira Forte( todos).

    Pegadinha, lí rápido! me ferrei!

  • A palavra-chave da questão é SEDIMENTADA(adj. Que se tornou sólido e firme; que se conseguiu sedimentar.Fonte: dicionário informal). Ou seja, qual a característica de uma cultura sólida e firme? É uma cultura FORTE. Além do mais, a cultura org forte tem uma resistência às ideologias trazidas individualmente por um membro ou outro do negócio. Não há divergência, pois não é cabido nessa cultura.

  • Para quem teve dúvida com relação a Alternativa E. Psicossocial é uma dimensão da Cultura.

    AS DIMENSÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL: (Kanaae - 1999)


    Material: dimensão relativa ao sistema produtivo da organização.


    Ideológica: dimensão relativa ao sistema de valores da organização.


    Psicossocial: é a dimensão relativa ao sistema de comunicação e a forma de interação entres os membros da organização.

  • A)Uma cultura adaptativa é aquela que possui orientação para fora, ou seja, é orientada para os clientes, fornecedores, acionistas, empregados. A questão não dá nenhuma característica que indique que se trata deste tipo de cultura.

    B) Conservadora - uma cultura mais formal, burocratizada, rígida, centralizada.  A questão não dá nenhuma característica que indique que se trata deste tipo de cultura.

    C) Forte - é aquela cultura com grande coesão, em que se  tem convergência de opiniões , os valores são amplamente acatados e amplamente compartilhados. Ademais, há alta resistência a mudanças.

    Resposta C: a questão afirma "Algumas empresas têm uma cultura bem sedimentada, com valores compartilhados por todos, não havendo grandes divergências em relação aos seus principais elementos."

    D) Fraca - é aquela cultura com baixa coesão (organizações que ainda estão se consolidando), em que se  tem divergência de opiniões e baixa resistência a mudanças.

    E) Psicosocial - é uma dimensão (ou amplitude) da cultura.

    Fonte: Livro e caderno de anotações de aula da professora Andréia Ribas
    Livro:Gestão de pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Ramalho Salim ( Pág. 368 a 371)

  • O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias.

    Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.

     

     

    Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.

     

    Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.

     

    Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

     

    Culturas fracas:  São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura

  • juro que li segmentada.

  • LETRA C

  • Tipos de cultura organizacional:

    Culturas adaptativas: maleabilidade e flexibilidade, se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. Sendo a mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização e a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultura e incentiva a mudança e a inovação constantes.

    Culturas conservadoras: manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem e não mudam ao longo do tempo.

    Culturas fortes: valores compartilhados pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

    Culturas fracas: culturas facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura. 

    Dimensões da cultura organizacional (Kanaane - 1999):

    Material: dimensão relativa ao sistema produtivo da organização.

    Ideológica: dimensão relativa ao sistema de valores da organização.

    Psicossocial: dimensão relativa ao sistema de comunicação e a forma de interação entres os membros.

    (Comentários dos colegas, copiei só para fixar, minha anotação bugou).


ID
1311490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um indivíduo sabe que deve optar entre dois caminhos estabelecidos: um o que, no senso comum, seria o incorreto e o outro, o correto.
Ao optar pelo caminho correto, ele está seguindo um rumo guiado pela

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Logo porque o caminho certo é o caminho do "bem" é o caminho correto, o que da o sentido de "Virtude".

  • Filosofia pura né......

    Não concordo com o gabarito, pois como vivemos num estado democrático, e não mais em um estado natural, temos que nos adequar a um contrato social "feito" com o Estado Soberano para vivermos em sociedade.

    Mas prova é prova.

    Gabarito B


  • Isto é Ética!

    Gab:B.

  • O homem agiu pela razão, que por sua vez é uma virtude do homem.

  • Acho que  a banca quis dizer que agir da forma correta é uma virtude, mas a questão foi mal formulada, pois agir de acordo com o senso comum não é uma virtude é uma adequação.
    De outra forma, seria uma virtude ser nazista na Alemanha de Hitler....

  • Letra b.

    b) Certa. Quando o indivíduo, diante de duas alternativas, opta por aquela que é considerada o caminho correto, está fazendo uso da virtude. Neste sentido, a virtude pode ser conceituada como a propensão que as pessoas possuem para, com base nos valores, tomar decisões que sejam consideradas corretas e honestas.

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi


     


ID
1311493
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Banco Y, motivado por pesquisas internacionais, lança no mercado brasileiro um produto que se destaca pelo pioneirismo em proporcionar lucro acima da média para a instituição financeira e, também, para o cliente que resolver aportar recursos.
Tal iniciativa estaria em conformidade com o Código de Ética do Banco do Brasil por propiciar ao cliente um produto

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética do BB:

    1. Clientes

    1.1 Oferecemos produtos, serviços e informações para o atendimento das necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovação, qualidade e segurança.

  • Oferecemos produtos, serviços e informações para o atendimento das necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovação, qualidade e segurança.

  • Aí galera, o Código de Ética foi atualizado. Agora tem mais uma palavrinha nesse tópico 1.1:

     

    3.1.1. Oferecemos produtos, serviços e informações para o atendimento
    das necessidades de clientes e usuários de cada segmento de
    mercado, com inovação, qualidade, segurança e tempestividade.

  • Valores: ...

    Inovação: Somos movidos pela inovação e agentes da transformação.

  • "lança..." inovação
  • Lembremos que a inovação é um dos valores do Banco do Brasil. Vejamos como o tema é tratado no Código de Ética da instituição.

    Inovação: Somos movidos pela inovação e agentes da transformação.

    Resposta: A

  • a palavra chave da questão é PIONEIRISMO, aquilo que é primeiro, inédito, inovador

  • Letra A. Inovador

  • Gabarito: A

    • Palavras destaque: pioneirismo / lança do mercado

    Código de Ética BB 2021-2022

    Inovação: Somos movidos pela inovação e agentes da transformação

  • Vamos fingir que o motivo é a inovação e não porque é lucrativo kkkkk bancos nunca querem lucros kkkkkkk

  • Valores do BB:

    Foco no cliente

    Ética

    Inovação

    Senso de Dono

    Confiabilidade

    Espirito Publico


ID
1311496
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Banco W seleciona os seus fornecedores pelo bom relacionamento que esses fornecedores mantêm com funcionários da instituição, que devem ofertar preços de acordo com o aplicado pelo mercado no setor de contratação, não tornando públicos os critérios de escolha para o exercício de variados projetos no âmbito financeiro.

Caso tal ocorrência existisse no âmbito do Banco do Brasil, estaria ocorrendo, nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, quebra da

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética do BB:

    3. Fornecedores. 

    3.1. Adotamos, de forma imparcial e transparente, critérios de seleção, contratação e avaliação, que permitem pluralidade e concorrência entre fornecedores, que confirmem a idoneidade das empresas e que zelem pela qualidade e melhor preço dos produtos e serviços prestados.

  • "Não tornando públicos..." transparência.
  • O Código de Ética diz que a contratação de fornecedores deve ser feita de maneira imparcial e transparente, permitindo a pluralidade e concorrência entre fornecedores:

    2.41 Orientamos que critérios de seleção, contratação e avaliação devem ser determinados de forma imparcial e transparente, permitindo pluralidade e concorrência entre fornecedores.

    Reposta: A

  • O Banco W seleciona os seus fornecedores pelo bom relacionamento que esses fornecedores mantêm com funcionários da instituição, que devem ofertar preços de acordo com o aplicado pelo mercado no setor de contratação, não tornando públicos os critérios de escolha para o exercício de variados projetos no âmbito financeiro.

    GAB: A

  • A persistência leva ao êxito! Nunca perca a fé!

ID
1311499
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A empresa QQ apresenta ao Banco MM um projeto de financiamento para atividade industrial a ser realizada em área rural. Após as rotinas tradicionais, a instituição financeira verifica que contra a empresa QQ já houve condenação em definitivo por atividade violadora do meio ambiente e que a empresa não possui as necessárias licenças ambientais para o seu novo projeto. Por força disso, a instituição financeira nega o empréstimo pretendido.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, verifica-se que os

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética do BB:

    5. Parceiros

    5.1 Consideramos os impactos socioambientais na realização de parcerias, convênios, protocolos de intenções e de cooperação técnico-financeira com entidades externas, privadas ou públicas.

  • Se sério a instituição deverá sempre verificar os impactos Socioambientais.

    Letra D

  • Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, verifica-se que os aspectos socioambientais são relevantes para a decisão de fornecer crédito aos clientes.

    Vejamos o texto exato em que existe esta disposição:

    2.35 Exigimos que os impactos socioambientais sejam medidos e considerados na realização de parcerias, convênios, protocolos de intenções e de cooperação técnico-financeira com entidades externas privados ou públicas.

    Resposta: D

  • Gabarito: D. A persistência leva ao êxito! Nunca perca a fé!

ID
1311502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O engenheiro P é convidado para atuar em cargo público comissionado, ficando submetido às regras do Código de Conduta da Alta Administração Pública. Após assumir o cargo, ele tem necessidade de realizar atos de gestão de expressivas somas de dinheiro do seu patrimônio e de sua família, uma vez que ele sempre atuou como administrador desses bens.

Nos termos do Código de Conduta da Alta Administração Pública, os atos de gestão patrimonial que envolvam alterações significativas de somas de dinheiro devem

Alternativas
Comentários
  • LETRA E


     Art. 5o As alterações relevantes no patrimônio da autoridade pública deverão ser imediatamente comunicadas à CEP, especialmente quando se tratar de:

      I - atos de gestão patrimonial que envolvam:

      a) transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;

      b) aquisição, direta ou indireta, do controle de empresa; ou

      c) outras alterações significativas ou relevantes no valor ou na natureza do patrimônio;


  • Excelente questão Idem resposta do Marcos Gura; complementando a resposta:

      Art. 4o Além da declaração de bens e rendas de que trata a Lei no 8.730, de 10 de novembro de 1993, a autoridade pública, no prazo de dez dias contados de sua posse, enviará à Comissão de Ética Pública - CEP, criada pelo Decreto de 26 de maio de 1999, publicado no Diário Oficial da União do dia 27 subseqüente, na forma por ela estabelecida, informações sobre sua situação patrimonial que, real ou potencialmente, possa suscitar conflito com o interesse público, indicando o modo pelo qual irá evitá-lo.

  • não entendi a resposta do Lucas... a questão pede outra coisa e não declaração de bens e renda.


    deverão ser imediatamente comunicadas à CEP, especialmente quando se tratar de:

      I - atos de gestão patrimonial que envolvam:

      a) transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;

      b) aquisição, direta ou indireta, do controle de empresa; ou

      c) outras alterações significativas ou relevantes no valor ou na natureza do patrimônio;



  • Conforme o Decreto 6.029/07, o que poderia justificar o gabarito da questão seria o parágrafo único do art. 15:

    Art. 15. Todo ato de posse, investidura em função pública ou celebração de contrato de trabalho, dos agentes públicos referidos no parágrafo único do art. 11, deverá ser acompanhado da prestação de compromisso solene de acatamento e observância das regras estabelecidas pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal, pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e pelo Código de Ética do órgão ou entidade, conforme o caso. 

    Parágrafo único . A posse em cargo ou função pública que submeta a autoridade às normas do Código de Conduta da Alta Administração Federal deve ser precedida de consulta da autoridade à Comissão de Ética Pública, acerca de situação que possa suscitar conflito de interesses.


  • Art. 5º As alterações relevantes no patrimônio da autoridade pública deverão ser imediatamente comunicadas à CEP, especialmente quando se tratar de:

    I - atos de gestão patrimonial que envolvam:

    a) transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;

    b) aquisição, direta ou indireta, do controle de empresa; ou

    c) outras alterações significativas ou relevantes no valor ou na natureza do patrimônio