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Prova CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Museólogo


ID
392803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O primeiro curso de museologia do Brasil foi criado por Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional.

Alternativas
Comentários
  • O Curso de Museologia da Escola de Museologia da UNIRIO foi o primeiro Curso nesta area criado no Brasil e tambem o mais antigo das Américas. A ideia de um Curso de Museus remonta a criaçãoo do Museu Historico Nacional MHN, idealizado por Gustavo Dodt Barroso, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos intelectuais mais atuantes da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX.

    Fonte:
    http://www.unirio.br/museologia/nummus/75anos.htm
  • Segundo a pesquisa da professora Leticia julião, no texto apontamento sobre a história dos museus, escreve que o museu historico nacional contribuiu para a instalação do curso de museologia e foi criado sobre a orientação de Gustavo Barroso. 


ID
392806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.

Alternativas
Comentários
  • Os Gabinetes de Curiosidades ou Os quartos das Maravilhas designam os lugares em que durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e séculos XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia; além das realizações humanas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabinete_de_curiosidades


    Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus de arte. Este termo designava os lugares em que, durante a época de grandes explorações e descobrimentos dos séculos 16 e 17, colecionavam-se uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos, instrumentos tecnicamente avançados ou amostras de quadros e pinturas. Eles desapareceram durante os séculos 18 e 19, e foram substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados.

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP%2B_gabinete_curiosidades.html


    Os museus são instituições possuidoras de coleções emanadas de três grandes vertentes de objetos: objetos sacralizados, objetos do estranhamento e objetos do cotidiano. Entre os primeiros estariam os museus de arte, arqueológicos e de história nacional; os segundos incluiriam os museus etnográficos, os jardins botânicos e zoológicos. Os museus científicos, derivados dos gabinetes de curiosidades e museus de história natural são inicialmente da vertente do estranhamento, do exótico, passando, através do positivismo, a adquirir também uma certa aura de sacralidade.

    Fonte: http://www.mast.br/pdf/livro_de_resumos_iv_siam_volume_1_final.pdf


  • As coleções principescas, surgidas a partir do século XIV, passaram a ser enriquecidas, ao longo dos séculos XV e XVI, de objetos e obras de arte da antigüidade, de tesouros e curiosidades provenientes da América e da Ásia e da produção de artistas da época, financiados pelas famílias nobres. Além das coleções principescas, símbolos de poderio econômico e político, também proliferaram nesse período os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, muitas chamadas de museus. fonte: JULIÃO, 2009.
  • gabinetes ≠ coleções príncipescas

ID
392809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O Museu do Louvre é considerado o primeiro museu aberto ao público a apresentar as características principais dos museus atuais.

Alternativas
Comentários
  • Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural. O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda). Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://portaleduc.com.br/datas-comemorativas/maio/museus



ID
392812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado em Ouro Preto – MG, o Museu da Inconfidência, que, apesar desse nome, não possui acervo, abriga um mausoléu que guarda os despojos dos inconfidentes.

Alternativas
Comentários
  • O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidencia Mineira, movimento pela Independencia do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataide e Aleijadinho.

  • Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

    É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

    A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

    Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.

    O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.

    Fonte: http://www.museudainconfidencia.gov.br/interno.php?pg=acervo_descricao_geral



ID
392815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Criado por Dom João VI, o Museu Real deu origem ao atual Museu Nacional localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Nacional é um órgão destinado à difusão científica e cultural que atua na interface memória e produção científica. É um dos mais importantes  da América Latina, sendo a primeira instituição científica do país e o maior museu de história natural da América Latina.

    Criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à UFRJ em 1946. Está localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.


ID
392818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado no município de Petrópolis – RJ, o Museu Imperial foi criado para a comemoração do centenário da independência do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943, com um significativo acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro.

    Fonte:

    http://www.museuimperial.gov.br/

ID
392821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

O Museu Paraense Emílio Goeldi, criado no final do século XIX, abriga importante acervo sobre a história da região amazônica.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.
    Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica.
    Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.


    Fonte: http://www.museu-goeldi.br/institucional/index.htm

ID
392833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de museus de história natural.

Atualmente, os museus de história natural são denominados ecomuseus.

Alternativas
Comentários
  • Ecomuseu é um tipo de museu cuja filosofia e princípios de atuação são norteados por essa ideologia e filosofia denominada

    Nova Museologia. O conceito de ecomuseu ultrapassa as fronteiras de um museu clássico de coletar objetos para que as comunidades aprendam sobre elas mesmas ou outros povos. Está baseado na memória coletiva das comunidades e engloba os lugares, as cerimônias e as relações sociais.

    O ecomuseu envolve todo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Para Bellaigue (1992), são características para a constituição de um ecomuseu:

    (1) identificar um território e seus habitantes, além de seus desejos e necessidades;

    (2) atuar com os habitantes da comunidade, já que estes são os verdadeiros herdeiros do passado e atores do presente;

    (3) admitir que não seja necessário uma coleção para a existência de um museu.


    MUSEU TRADICIONAL = edifício + coleção + público

    ECOMUSEU/ MUSEU NOVO = território+ patrimônio+ população (com unidade)


    Fonte: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/21758/21758_4.PDF


ID
392836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de museus de história natural.

Os museus de história natural restringem-se a jardins zoológicos e jardins botânicos.

Alternativas

ID
392839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a Carta de Veneza, os elementos de escultura, pintura e decoração de um edifício histórico só podem ser removidos se tal medida for a única forma de preservá-lo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7 - Um monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que está inserido. A remoção do todo ou de parte do monumento não deve ser permitida, excepto quando tal seja exigido para a conservação desse monumento ou por razões de grande interesse nacional ou internacional.

    Fonte: http://www.fmnf.pt/Upload/Cms/Archive/CartadeVeneza1964.pdf

  • Art. 8 - Os elementos de escultura, pintura ou decoração que façam parte integrante de um monumento apenas poderão ser removidos se essa for a única forma de garantir a sua preservação.


ID
392842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

A Carta de Atenas recomenda que edificações e monumentos históricos sejam mantidos em uso, a fim de se assegurar a continuidade de sua existência.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Recomenda que se mantenha a utilização dos monumentos, que se assegure a continuidade da sua vida


ID
392845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

A anastilose, um dos processos para a preservação de monumentos, consiste no desmembramento de edifício ou monumento histórico, cujas partes devem ser guardadas em museu.

Alternativas
Comentários
  • Para entender o conceito de Anastilose:

    "É o processo de desmonte e remonte, ou apenas de remontagem, de uma edificação (ou parte desta) a partir da identificação, seleção, classificação e ordenamento de suas partes. Em Arqueologia é, basicamente, um estudo de “como era e onde estava”. No caso de intervenções de salvamento nesta era digital é indispensável a utilização de ferramentas de representação em 3D e holográficas antes de se proceder ações diretas efetivas nos componentes construtivos do monumento."

    Acredito que o erro da questão está em dizer que "as partes devem ser guardadas em museu".

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Gab. Errado

    Anastilose é um termo arqueológico para uma técnica de reconstrução pela qual um edifício ou monumento em ruínas é restaurado usando os elementos arquitetônicos originais no maior grau possível.

    Na anastilose a matéria nova é utilizada como suporte da matéria original, estando a esta submetida, sendo inclusive destacada a diferença entre elas.

    "(...)3. ‘anastilose’, documentada com segurança, recomposição e obras que tiverem se fragmentado, assentamento de obras parcialmente perdidas, reconstruindo as lacunas de pouca identidade com técnica claramente distinguível ao olhar ou com zonas neutras aplicadas em nível diferente das partes originais, ou deixando à vista o suporte original e, especialmente, jamais reintegrando ex novo zonas figurativas ou inserindo elementos determinantes na figuração da obra;(...)". CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. (2ª ed. Revista e aumentada). Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. p.149.

    No trabalho de reconstrução de um bem histórico, admiti-se apenas a anastilose, ou seja a recomposição das partes existentes, porém os elementos de integração deverão sempre ser reconhecíveis.


ID
392848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

O registro de bens culturais de natureza imaterial deve ser feito em um dos seguintes livros de registro: de Saberes, de Fazeres, de Lugares e de Festas.

Alternativas
Comentários
  • Os bens culturais de natureza imaterial estão incluídos, ou contextualizados, nas seguintes categorias que constituem os distintos Livros do Registro:

    1) Saberes: conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.

    2) Formas de expressão: manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

    3) Celebrações: rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

    4) Lugares: mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas.

    Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=12308&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional


ID
392851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

No Livro de Registro dos Lugares devem ser inscritos os mercados e as praças representativos de práticas culturais coletivas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO 

    ARTIGO 1 

    IV - O Livro de Registro de Lugares, onde serão inscritos mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas. 

    Decreto 3.551/2000 


ID
392854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

O primeiro bem cultural imaterial brasileiro a constar no Livro de Registro dos Saberes foi o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras.

Alternativas
Comentários
  • Em 2002, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – inscreveu o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras no Livro de Registro dos Saberes, reconhecendo essa atividade tradicional como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

    Fonte:
    http://www.artesol.org.br/blog/panelas-de-barro-de-goiabeiras-patrimonio-cultural-imaterial-ameacado/

ID
392857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A chancela da paisagem cultural brasileira, outorgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é atribuída a paisagens que não sofreram intervenção humana ou cultural.

Alternativas
Comentários

ID
392860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A chancela da paisagem cultural brasileira deve ser revalidada no máximo a cada dez anos.

Alternativas
Comentários
  • VIII – DO ACOMPANHAMENTO E DA REVALIDAÇÃO

    Art. 14. O acompanhamento da Paisagem Cultural Brasileira chancelada compreende a elaboração de relatórios de monitoramento das ações previstas e de avaliação periódica das qualidades atribuídas ao bem.

    Art. 15. A chancela da Paisagem Cultural Brasileira deve ser revalidada num prazo máximo de 10 anos.

    Art. 16. O processo de revalidação será formalizado e instruído a partir dos relatórios de monitoramento e de avaliação, juntando-se manifestações das instâncias regional e local, para deliberação pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

    Art. 17. A decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural a propósito da perda ou manutenção da chancela da Paisagem Cultural Brasileira será publicada no Diário Oficial da União, dando-se ampla divulgação ao ato nos meios de comunicação pertinentes.

    Fonte: http://iphanparana.wordpress.com/iphanparana/legislacao/legislacao-do-patrimonio-material/portaria-no-127-de-30-de-abril-de-2009/

  • Certo.

    Art. 15 da portaria nº  127 de 30/04/2009. "A chancela da paisagem cultural brasileira deve ser revalidada num prazo máximo de 10 anos."


ID
392863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação cultural brasileira, julgue os próximos itens.

São princípios fundamentais dos museus a valorização e a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São princípios fundamentais dos museus: 

    I – a valorização da dignidade humana; 

    II – a promoção da cidadania; 

    III – o cumprimento da função social; 

    IV – a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental; 

    V – a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural; 

    VI – o intercâmbio institucional. 

    Parágrafo único.  A aplicação deste artigo está vinculada aos princípios basilares do Plano Nacional de Cultura e do regime de proteção e valorização do patrimônio cultural.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm


ID
392866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação cultural brasileira, julgue os próximos itens.

A elaboração do plano museológico é obrigatória apenas para os museus cujo acervo seja constituído por mais de cinco mil objetos.

Alternativas
Comentários

ID
392869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação cultural brasileira, julgue os próximos itens.

Os bens culturais que constituem o patrimônio histórico e artístico nacional devem ser inscritos em Livros do Tombo.

Alternativas
Comentários
  •     Art. 1º Constitue o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

      § 1º Os bens a que se refere o presente artigo só serão considerados parte integrante do patrimônio histórico o artístico nacional, depois de inscritos separada ou agrupadamente num dos quatro Livros do Tombo, de que trata o art. 4º desta lei.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm


ID
392872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

O objetivo do Sistema Brasileiro de Museus, que consiste em uma rede de interlocução entre museus federais, estaduais, municipais e privados, é favorecer o desenvolvimento dos museus brasileiros.

Alternativas

ID
392875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado com o objetivo de organizar a museologia no país, por meio da gradual transferência da administração de todos os museus brasileiros para a esfera federal.

Alternativas
Comentários

  • O IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus foi criado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

    O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

    http://www.museus.gov.br/acessoainformacao/o-ibram/



ID
392878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

Os museus são resultado de práticas sociais complexas, voltadas para o presente e o futuro das gerações.

Alternativas
Comentários
  • Eles passaram a ser percebidos como práticas sociais complexas, que se desenvolvem no presente, para o presente e para o futuro, como centros (ou pontos) envolvidos com criação, comunicação, produção de conhecimentos e preservação de bens e manifestações culturais.

    https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2010/01/politica_nacional_museus.pdf

ID
392881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

A gestão e a configuração do campo museológico, bem como a informatização de museus, constituem dois dos sete eixos programáticos da Política Nacional de Museus.

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Museus apresenta sete eixos programáticos, que norteiam as ações a serem desenvolvidas:


    • Gestão e configuração do campo museológico,
    • Democratização e acesso aos bens culturais,
    • Formação e capacitação de recursos humanos,
    • Informatização de museus,
    • Modernização de infra-estruturas museológicas,
    • Financiamento e fomento para museus e
    • Aquisição e gerenciamento de acervos museológicos.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_Nacional_de_Museus


ID
392884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com as recomendações da Mesa Redonda de Santiago do Chile, os museus devem servir como instrumento de conscientização da população sobre os problemas sociais, tanto os do meio rural quanto os do meio urbano.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Santiago, Chile, 1972:

    a mesa-redonda desse fórum produziu importante documento que ainda hoje, passados quarenta anos, baliza a atividade museológica. Nele foi introduzido o conceito de Museu Integral, que deve levar em consideração a totalidade dos problemas da sociedade e destina-se a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

O movimento pela Nova Museologia defende a consolidação da função social dos museus.

Alternativas
Comentários
  • Um movimento de nova museologia tem a sua primeira expressão pública e internacional em 1972 na “Mesa- Redonda de Santiago do Chile” organizada pelo ICOM. Este movimento afirma a função social do museu e o caráter global das suas intervenções.

    Fonte:

    http://www.revistamuseu.com.br/

ID
392890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com a Declaração de Québec, a ecomuseologia e a museologia comunitária constituem ações para a consolidação da Nova Museologia.

Alternativas
Comentários
  • Verificando que mais de quinze anos de experiências de nova museologia – ecomuseologia, museologia comunitária e todas as outras formas de museologia ativa – pelo mundo foram um fator de desenvolvimento crítico das comunidades que adotaram este modo de gestão do seu futuro.

    fonte
    http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/quebec.htm


  • Declaraçãode Quebec, Canadá, 1984:

    nesseevento manteve-se a ideia de museu e patrimônio como um instrumentoa serviço do desenvolvimento humano, conforme proposto anteriormentena Declaração de Santiago. A partir dele, foi criado, em 1985, oMovimento Internacional para uma Nova Museologia (Minom).

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Declaração de Caracas, de 1992, inovou ao defender que os museus deixassem de se preocupar com a preservação dos acervos para concentrar suas atividades na elaboração de projetos pedagógicos e expositivos.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Caracas, Venezuela, 1992:

    essa declaração procurou atualizar os conceitos do documento de Santiago e estabeleceu que os museus não são apenas fontes de informação ou instrumentos a serviço da educação, mas devem se constituir em espaços e

    meios de comunicação, servindo de interação entre a sociedade e os processos e produtos culturais.

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf



ID
392896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Mesa Redonda de Santiago do Chile estabeleceu, em 1972, o conceito de Museu Integral, de acordo com o qual cada país deve ter um museu responsável pela preservação da história de seu povo.

Alternativas
Comentários
  • Museu integral = proporciona "a comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural”

    Museu integral = “novo museu”

    Museu integral = uma instituição ao serviço e inseparável da sociedade que lhe dá vida. Capaz de estimular em cada comunidade uma vontade de ação, aprofundando a consciência crítica de cada um dos seus membros. Buscando os fundamentos da ação nas condições históricas de desenvolvimento de cada comunidade. A este museu, compete igualmente uma prática direta nos processos de desenvolvimento fazendo uso da interdisciplinaridade em particular na área das ciências humana.

    Fonte: http://ensaiosmuseologicos.blogspot.com.br/2011/08/museologia-social-formacao-de-um.html


ID
392899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da relação entre museu e sociedade, julgue os itens que se seguem.

As ações de aproximação do museu com a sociedade limitam-se à promoção de visitas monitoradas e ao desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Alternativas

ID
392902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da relação entre museu e sociedade, julgue os itens que se seguem.

O Museu da Maré, localizado na Favela da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, é exemplo de museu comunitário, dedicado à memória da população que habita o seu entorno.

Alternativas
Comentários

  • O Museu da Maré, fundado no dia oito de maio de 2006, surgiu a partir do desejo dos moradores de terem o seu lugar de memória, um lugar de imersão no passado e de olhar para o futuro, na reflexão sobre as referências dessa comunidade, das suas condições e identidades, de sua diversidade cultural e territorial.

    A intenção do Museu da Maré é romper com a tradição de que as experiências a serem rememoradas e os lugares de memória a serem lembrados são aqueles eleitos pela versão oficial, “vencedora”, da história e por isso, uma versão que limita as representações da história e da memória de grandes parcelas da população.  Por isso, o Museu da Maré, como uma iniciativa pioneira no cenário da cidade, se propõe a ampliar o conceito museológico, para que este não fique restrito aos grupos sociais mais intelectualizados e a espaços culturais ainda pouco acessíveis à população em geral. A favela é lugar de memória e por isso nada mais significativo do que se fazer uma leitura museográfica a partir de tal percepção.
    http://www.museudamare.org.br/joomla/

ID
392905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da relação entre museu e sociedade, julgue os itens que se seguem.

Os museus comunitários têm por finalidade a preservação da identidade sociocultural de determinada comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Museus comunitários, aos ecomuseus, museus de territórios, museus vivos, museus de percurso, etc, que contribuem para o enraizamento das populações no seu meio / ambiente de vida, para o fortalecimento do sentido de pertencimento a um lugar e a uma comunidade, para a coesão e para a harmonia social.

    Fonte: http://ecomuseuamazonia.blogspot.com.br/p/iv-eimec.html

ID
392908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

A conservação diz respeito a procedimento de controle das causas de degradação e à adoção de medidas de prevenção.

Alternativas
Comentários
  • A Preservação/Conservação Preventiva: a atuação é no meio ambiente, prevenindo as deteriorações através da adaptação das condições externas  - temperatura, umidade, iluminação, qualidade do ar, etc. - de forma a favorecer aos materiais constitutivos da obra.

    A Conservação incluirá, além dos cuidados com o ambiente, o tratamento dos elementos físicos (da matéria) da obra, visando deter ou adiar os processos de deterioração.

    A Restauração, além de incluir os procedimentos de Conservação - uma vez que esses dois aspectos estão interligados, atua especificamente nos valores históricos e estéticos da obra de arte, restituindo esses valores tanto quanto possível. Considerando serem exatamente esses valores, históricos e estéticos, o que confere à obra a qualidade de obra de arte, e sendo cada obra um exemplar único, a prática da Restauração exige uma formação bastante específica e criteriosa.
    Fonte: http://profludfuzzipatrimonio.blogspot.com.br/2010/09/conservacao-e-restauracao.html



ID
392911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

Para a conservação de acervos, é dispensável a realização de diagnóstico de problemas ou o monitoramento ambiental do local onde o acervo é mantido.

Alternativas

ID
392914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

Preservação constitui termo empregado na legislação vigente, não sendo utilizado, efetivamente, na prática.

Alternativas

ID
392917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à preservação e à conservação de documentos, julgue os itens a seguir.

A preservação de documento abrange um conjunto de estratégias administrativas, políticas e operacionais para a proteção do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Preservação: conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.


ID
392920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico de acervo deve ser feito concomitantemente à definição das medidas de prevenção.

Alternativas

ID
392923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

A equipe responsável pela elaboração de diagnóstico para a conservação preventiva deve ser composta de um especialista em conservação de coleções, de um arquiteto e de funcionários do museu que exerçam funções diretamente ligadas à conservação do acervo.

Alternativas

ID
392926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

A vida de documentos pode ser prolongada fazendo-se pequenos reparos com papel japonês e cola de metilcelulose.

Alternativas

ID
392929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

A higienização de papéis contaminados com poeira consiste na limpeza, com pano úmido, de todas as superfícies e reentrâncias dos documentos.

Alternativas

ID
392932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos ao acervo, julgue os itens que se seguem.

Ao se proceder à higienização de documentos, é desnecessário retirar todos os objetos estranhos à obra, como prendedores metálicos, etiquetas, fitas adesivas, entre outros.

Alternativas

ID
392935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à Área de Reserva Técnica (ART), julgue os itens seguintes.

Materiais inflamáveis devem ser mantidos em locais distantes da ART, a fim de evitar que os objetos mantidos nessa área sofram danos decorrentes de explosões ou incêndios.

Alternativas

ID
392938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à Área de Reserva Técnica (ART), julgue os itens seguintes.

A catalogação do acervo da ART deve ser realizada segundo os mesmos procedimentos de catalogação das peças expostas na instituição.

Alternativas

ID
392941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à Área de Reserva Técnica (ART), julgue os itens seguintes.

O acesso à ART deve ser restrito, a fim de evitar o roubo ou o manuseio inadequado dos objetos.

Alternativas

ID
392944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à Área de Reserva Técnica (ART), julgue os itens seguintes.

Todas as áreas de reserva técnica devem dispor de sistema aquoso de combate a incêndio, independentemente da natureza do material armazenado no local.

Alternativas

ID
392947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

A presença de teias de aranha indica que o ambiente necessita de limpeza, aeração, controle da umidade e instalação de desumidificadores.

Alternativas

ID
392950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

Restos e excrementos de insetos são considerados os principais indícios da ocorrência de pragas.

Alternativas

ID
392953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

O pessoal da limpeza deve ser devidamente treinado para a identificação imediata de infestação.

Alternativas

ID
392956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

A inspeção do ambiente, do mobiliário e dos invólucros deve ser realizada caso seja detectado algum tipo de dano.

Alternativas

ID
392959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

A captura, utilizando-se armadilhas nas áreas ao redor da ATR, e a posterior identificação da fauna local constituem procedimento preventivo contra a incidência de pragas.

Alternativas

ID
392962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um plano de gerenciamento de pragas é fundamental para a adequada manutenção das ART. Acerca desse plano, julgue os próximos itens.

Armadilhas com feromônio devem ser evitadas, pois, em vez de atrair, repelem alguns tipos de praga nocivas ao acervo.

Alternativas

ID
392965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

O plano da exposição deve contemplar opções de acessibilidade para portadores de necessidades especiais de todos os tipos

Alternativas

ID
392968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

A escolha do tema é uma das etapas finais da montagem de uma exposição.

Alternativas

ID
392971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

É desnecessária a escolha das peças mais importantes do acervo para compor a exposição, uma vez que, em regra, todo o acervo deve ser exposto.

Alternativas

ID
392974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à montagem de exposições museológicas, julgue os itens subsequentes.

A escolha do local da exposição deve ser anterior à escolha do acervo, para que seja possível adaptar o local às características dos objetos a serem expostos.

Alternativas

ID
392977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

A produção científica nos museus distingue-se da pesquisa realizada nas universidades em razão de certas peculiaridades do processo de socialização de informações nas instituições museológicas.

Alternativas

ID
392980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

Apesar de o museu constituir um centro produtor de pesquisas, ele próprio não pode ser tomado como objeto de investigação científica.

Alternativas

ID
392983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

A forma de apresentação de um projeto de pesquisa não é tão crucial para o êxito da pesquisa.

Alternativas

ID
392986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

Para se classificar algum item de acervo, deve-se, antes de tudo, atribuir a ele uma classe (assunto)

Alternativas

ID
392989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

Para a catalogação de cada item, deve-se seguir a regra estipulada em código de catalogação, sendo o AACR2 um dos menos utilizados para esse fim.

Alternativas

ID
392992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

A criação de um catálogo resulta de um processo de classificação e descrição de documentos conhecido como catalogação.

Alternativas

ID
392995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se indexação o processo por meio do qual se dispõem, em forma de sumário, os itens do acervo.

Alternativas

ID
392998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

É desnecessária a existência de documento escrito tratando da política de educação endossada pelo Conselho do museu, bastando, para tal, as atas de reunião.

Alternativas

ID
393001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

É dispensável que os funcionários do museu sejam treinados especificamente para atuarem nas atividades educacionais promovidas pela instituição.

Alternativas

ID
393004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

Integram o quadro de funcionários dos museus profissionais qualificados para o desenvolvimento de programas educacionais.

Alternativas

ID
393007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

O conselho de administração do museu deve apoiar a promoção de atividades educacionais.

Alternativas

ID
393010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

Os museus devem desenvolver programas educacionais específicos para grupos de visitantes.

Alternativas