SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judiciário - Engenharia Elétrica


ID
778780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito dos princípios de ciências dos materiais, julgue o item abaixo.

Os materiais dielétricos, ao contrário dos metais, têm poucos elétrons livres para estabelecer a condução de corrente elétrica. Esse é um dos aspectos microscópicos básicos para diferenciar um dielétrico de um metal.

Alternativas
Comentários
  • Um material  pode ser classificado  como  condutor, semi-condutor ou isolante elétrico (também chamado de dielétrico)  conforme a facilidade com que o material permite o movimento ordenado de cargas elétricas (corrente elétrica

    O que diferencia um condutor de um isolante é a respectiva "condutibilidade elétrica".


    Condutores

    Os metais -  como a prata e o cobre - por terem alta condutibilidade elétrica são bons condutores elétricos.

    Dielétricos ou isolantes elétricos

    Os não-metais - como cerâmica, vidro, borracha natural e sintética, plásticos em geral, óleo, água sem íons etc - por possuírem baixa condutibilidade elétrica  são classificados como dielétricos ou  isolantes elétricos.

    Semi-condutores

     Entre os condutores e dielétricos existem materiais denominados "semi-condutores" que não têm alta condutibilidade elétrica como os metais nem baixa como os dielétricos. Entre os semicondutores puros pode-se citar: o germânio e o silício.



ID
778783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de sistema operacional e programas utilitários em microcomputadores, julgue os próximos itens.

No sistema operacional Linux, o uso de interface por linha de comando é dispensado, caso o usuário, na instalação do sistema operacional, opte por configuração dual boot.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada.


    O dual boot é um sistema que permite instalar dois sistemas operacionais no mesmo PC, já disponível o recursos em celulares, como por exemplo o S4 da Samsung. Assim, o usuário pode escolher qual sistema operacional usar ao iniciar o computador. 

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/linux/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm#ixzz2qNamYn6h

  • Assertiva ERRADA. 


    Dual boot é uma técnica de instalação de sistemas operacionais onde, no lugar do boot loader de um sistema operacional específico é instalado um gerenciador de boot, que detecta os sistemas operacionais instalados na máquina e solicita ao usuário qual deles inicializar. 

    A questão do uso da linha de comando tem a ver com a versão do linux que foi instalada. Se a mesma dispõe de interface gráfica o uso de linha de comando é opcional, se ela não dispõe o uso da linha de comando é mandatório. Ainda assim, nas versões que dispõe de interface gráfica o utilizador por optar por não inicializá-la, carregando o sistemas apenas com linha de comando. 
  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO

  • Consegui acertar por saber que dual boot não tem nada a ver com esse contexto!

  • essa técnica está me ajudando muito, conhecendo a CESPE intimamente rsrsrs

    "NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO, na grande maioria das vezes estará ERRADA!
  • Dual boot não está relacionado Às interfaces do Linux.

    Interface gráfica é tudo aquilo que controla o visual do seu sistema operacional. Sem ela, acho que seu sistema seria uma tela preta tendo que digitar comandos.

    GNOME, KDE, XFCE, LXDE, FluxBox, OpenBox e afins são interfaces gráficas

  • Dual boot tem a ver com a escolha do SO a ser inicializado...
  • No sistema operacional Linux, o uso de interface por linha de comando é dispensado, caso o usuário, na instalação do sistema operacional, opte por configuração dual boot.

    ...

    Nada a ver.

  • Mesmo sabendo que a questão está errada, dá um medo de marcar pq a CESPE fala com tanta autoridade pqp

  • Gabarito Errado: De forma resumida, podemos dizer que uma inicialização dupla (dual boot) é quando você executa dois sistemas operacionais em um computador ao mesmo tempo. Pode ser qualquer combinação de sistemas operacionais, por exemplo, Windows e Mac, Windows e Linux ou Windows 7 e Windows 10.


ID
778786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de sistema operacional e programas utilitários em microcomputadores, julgue os próximos itens.

Os programas utilitários são considerados parte do software de sistema, mas não fazem parte do sistema operacional instalado no microcomputador.

Alternativas
Comentários
  • Programas utilizados como: jogos, word entre outros são Softwares que não fazem parte do Kernel (Sistema Operacional).
  • Assertiva CORRETA.

    "Não fazem parte do sistema operacional" significa que os programas não são necessários para o funcionamento do computador. É só se perguntar:

    - preciso do Word para ligar o pc? Não.
    - preciso do WinRAR para acessar a internet? Não.
    - preciso do SERVIÇO DE HOSTS DO WINDOWS para o computador funcionar? SIM. O serviço de hosts do Windows é um componente importantíssimo para o funcionamento do Windows, portanto, é necessário para o funcionamento do SO.

  • examinador questão falta esclarecimentos

  • Informações preliminares:

     

    Sistema Operacional: programas de baixo nível que interagem com o computador em nível de máquina. Ou seja, organiza e controla o hardware e software oferecendo uma interface entre o computador e o usuário.

     

    Programas utilitários: fornece ao usuário ferramentas para organizar, verificar ou corrigir o funcionamento do sistema operacional.

     

    Programa aplicativo: permite ao usuário realizar uma tarefa específica como, por exemplo, enviar um correio eletrônico.

     

     

    Resolvendo a questão:

     

    "Os programas utilitários são considerados parte do software de sistema, mas não fazem parte do sistema operacional instalado no microcomputador."

     

    Comentário: os programas utilitários dão uma "ajuda" ao sistema operacional. Mas não fazem parte dele.

     

     

    Gabarito: certo.

  • @Leandro

    Da os créditos pelo menos

    Fonte: Professor Ramon , tec


ID
778789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de sistema operacional e programas utilitários em microcomputadores, julgue os próximos itens.

Exemplos de programas utilitários incluem os compactadores de arquivos, o desfragmentador de disco, o gerenciador de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • São SOFTWARES!
  • Os softwares utilitários  são aqueles programas que usamos, na maioria das vezes, para completar pequenas atividades, consideradas atividades meio, além de serem utilizados para suprir deficiências dos S.O.

    Os melhores exemplos são: Winrar, Winzip, Adobe Reader, CCleanner, DIVX, etc...

  • Sim, o Windows Explorer é um programa utilitário.

  • Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, partilha de conexões, etc.

     

    fonte: wikipedia.


ID
778792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Alguns equipamentos elétricos, como os geradores síncronos hidráulicos, precisam do controle ou monitoramento dinâmico de algumas grandezas, entre elas a temperatura de operação do rotor. Um sistema utilizado com essa finalidade se baseia em sistemas de transdutores por imagens térmicas. Outro tipo de tecnologia utilizada é a que emprega sistema de medição sem fio e que usa sistema de transmissão dos sinais através de fibras ópticas. A respeito dessas tecnologias, julgue o item a seguir.

Sistemas de sensoriamento baseados em tecnologias de fibra óptica são imunes a interferências eletromagnéticas. Possuem, no entanto, a desvantagem de requerer um cabo de fibra óptico dedicado para cada sensor do sistema, o que contribui para encarecer o sistema de sensoriamento. Esse fato não ocorre nos sistemas que utilizam fios de cobre para transmissão, já que os mesmos permitem a multiplexação de vários sinais de sensores em um único cabo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    É verdade que as fibras ópticas são imunes interferências eletromagnéticas. Porém a afirmação de que cada sensor irá requerer um cabo de fibra óptico dedicado é falsa.

     Transmissão via fibras ópticas também dão suporte a multiplexação, um exemplo bastante comum nessas aplicações é o wavelength-division multiplexing (WDM) ou Multiplexação por divisão de comprimento de onda


ID
778807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Considere que o modelo de um sistema contínuo seja representado pela função de transferência
H(s) =        K                 
           (s+4)(s+2)

Utiliza-se a transformada bilinear, que permite o mapeamento do plano complexo s no plano complexo z, mediante a transformação s = (2t) z-1z+1 em que T é o período de amostragem, com valor convenientemente utilizado.

Com base nessas informações, julgue o item abaixo.

Os polos da função de transferência no plano z, correspondente ao sistema discreto obtido por meio da transformação do sistema contínuo, ficarão internos a um círculo unitário, porque o sistema contínuo é estável.

Alternativas
Comentários
  • Os dois polos estão no semiplano esquerdo, logo são estáveis. 


ID
778810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de máquinas elétricas.

Nos motores assíncronos, o campo girante gira à velocidade do rotor. Consequentemente, quando o motor é submetido a uma carga em seu eixo, a velocidade desse campo se reduz, porque a rotação mecânica do rotor diminui.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está errada, pois a velocidade do rotor nunca pode atingir a velocidade do campo girante, isto é, a velocidade síncrona. Se esta velocidade fosse atingida, os condutores do rotor não seriam cortados pelas linhas de força do campo girante, não se produzindo, portanto, correntes induzidas, sendo então nulo o conjugado motor. Por isso, estes motores são também chamados assíncronos.
    Quando o motor funciona sem carga, o rotor gira com velocidade quase igual à síncrona; com carga o rotor se atrasa mais em relação ao campo girante, e correntes maiores são induzidas para desenvolver o conjugado necessário.

  • Ao alimentarmos o estator da  MIT, as correntes polifásicas  geram o campo girante. Este campo girante arrasta o rotor curto-circuitado, porém com um delay chamado de escorregamento.

     

    s = (Nsin - N)/Nsin

     

    Aumentando a carga, realmente vai reduzir a velocidade no eixo do rotor, mas não a velocidade do campo girante (velocidade síncrona)

  • O campo girante gira na velocidade do estator, ou seja na velocidade síncrona


ID
778813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de máquinas elétricas.

As tradicionais curvas em V de um motor síncrono relacionam corrente de armadura em função da corrente de excitação do motor, para um dado valor de potência reativa consumida ou absorvida pelo motor e um dado valor de magnitude de tensão terminal do motor.

Alternativas
Comentários
  • As tradicionais curvas em V de um motor síncrono relacionam corrente de armadura em função da corrente de excitação do motor, para um dado valor de potência ativa constante e um dado valor de magnitude de tensão terminal do motor.

    Gráfico Curva "V"


  • Pelo gráfico também sabemos a relação de atraso ou avanço do motor em plena carga ou não.


ID
778816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de máquinas elétricas.

Nos transformadores de potência trifásicos utilizados em subestações de sistemas de transmissão de energia elétrica, a queda de tensão à frequência industrial, em pu, entre o lado de baixa e o de alta tensão, não é devida ao ramo (circuito) magnetizante do modelo do transformador.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. A queda de tensão entre o lado de alto e o lado de baixa do transformador é devido à magnetização do transformador em especial ao número de espira. Alguém para esclarecer essa questão?

  • Pelo circuito equivalente do trafo, percebemos que a queda de tensão entre o primário e secundário é devida ao circuito série (resisteência do cobre e reatância de dispersão), haja vista que a reatância de magnetização e resistência shunt, são muitos maiores que as impedâncias do circuito série. Logo, podemos admitir que toda queda vai sobre o ramo série. Esta é uma hipótese semelhante a que é feita no ensaio de curto-circuito.


ID
778819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de máquinas elétricas.

A velocidade de um motor de corrente contínua com excitação independente pode ser controlada variando-se a tensão da armadura e(ou) variando-se o fluxo no entreferro. Esse último procedimento é realizado por meio de ajustes no circuito de excitação do motor.

Alternativas
Comentários
  • Controle de velocidade de motor cc com excitação independente:

    1. Controle da tensão aplicada na armadura

    2. Controle da tensão aplicada no campo (fluxo no entreferro/campo)

    3. Adicionando resistores na armadura


    Afirmação CERTA

  • O controle de velocidade até a velocidade nominal, em um motor cc excitação independente, é realizado através da tensão nos terminais da armadura (mantendo-se o fluxo constante). Para velocidades superiores à velocidade nominal, o controle é realizado através da diminuição do fluxo magnético no enrolamento de campo (mantendo-se a tensão nos terminais da armadura constante). A diminuição do fluxo para obter velocidades acima da nominal é conhecido como enfraquecimento de campo.


ID
778840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de seccionadora utilizada em sistemas de transmissão de energia elétrica, julgue o item seguinte.

Assim como os disjuntores, as chaves seccionadoras são equipamentos eficazes para interrupção de correntes de curto-circuito. Mas, para que esse processo ocorra, é necessário comandá-las por meio de circuitos com relés auxiliares.

Alternativas
Comentários
  • As chaves seccionadoras também são utilizadas para isolar  disjuntores por meio de baypasse para eventuais rotinas de manutenção .


ID
778855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a transformador de corrente (TC) e relés de proteçã como elementos sensores para a operação de disjuntores, julgue os itens subsequentes.

Um relé de religamento (ANSI 79) é um relé instantâneo com a função de ativar o dispositivo de desligamento de um disjuntor, caso haja detecção de alguma anomalia na operação do disjuntor. No caso de disjuntor a óleo, uma anomalia possível seria a perda de isolação causada por deterioração do dielétrico (óleo).

Alternativas
Comentários
  • Relé de religamento, como o próprio nome diz, tem a função de RELIGAR o sistema, e não de ajudar/executar o desligamento ("ativar o dispositivo de desligamento de um disjuntor"). Essa função é importante especialmente para sistemas de distribuição, pois muitas das faltas são transitórias (um vento que faz uma árvore encostar na linha, coisas do tipo), e aí, após alguns instantes, essa falta não existe mais. Em função desse tipo de falta, é feito o religamento automático do disjuntor por 3 ou 4 tentativas. Se o disjuntor continuar "caindo", quer dizer que a falta continua lá, e aí tem que vir o carinha da concessionária mesmo consertar. Se não houvesse o relé de religamento, toda vez em que tu fica sem luz por 30 segundos tu ía era ficar sem luz por meia hora.

ID
778858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a transformador de corrente (TC) e relés de proteçã como elementos sensores para a operação de disjuntores, julgue os itens subsequentes.

Um TC de alta reatância que admita até 200 VA de carga no seu secundário é especificado com classe de exatidão 10H200.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois a classe de exatidão pela norma ASA é definido em termos de tensão, ou seja, é a máxima tensão que pode aparecer no secundário do TC, para  uma corrente de 20xIN, para que o erro não ultrapasse 2,5% ou 10%. No caso, para a classe de exatidão 10H200 o erro é de 10%.
    Por exemplo, um TC classe 10H200, é um TC de alta reatância, de tal modo que , quando ocorrer um curto-circuito secundário de 20x5=100 A , no máximo deverá ter no secundário 200 Volts, para que o erro devido à saturação no núcleo do TC não ultrapasse 10%. 
    Isto já define o máximo carregamento que pode ser conectado ao secundário do TC para esta corrente de curto especificada e para que o erro estipulado não seja ultrapassado. 
    No caso da questão, o carregamento será 200/20x5= 2 ohms. Logo, considerando fator de potência igual a 1:
    P = Z . I2 = 2 . 52 = 50VA
  • Complementando a ótima resposta do Jones:

    De acordo com a NBR 6856, TC para serviço de proteção tem o seguinte formato:
    10A200 > 10 = classe de exatidão; A = TC com alta impedância interna (reatância de dispersão não desprezível, ocorre quando o enrolamento secundário do TC é concentrado, e não distribuído); 200 = 200 V de tensão no secundário para impedância nominal ligada no secundário do TC e corrente de 20 vezes a corrente nominal (que tipicamente é 5 A mas pode ser 1 A também), sendo esse multiplicador "20x" o Fator de Sobrecorrente nominal do TC, que é sempre 20, segundo a norma brasileira, significando que o TC manterá um erro de no máximo 10% (classe de exatidão 10) para uma tensão secundária de até 200 V (que corresponde a uma corrente de Fs x In = 20 x 5 A = 100 A circulando sobre a impedância nominal de carga, que é 200 V / 100 A = 2 Ohms)

    para serviço de medição:
    0,3C2,5 > 0,3 = classe de exatidão; C2,5 = carga nominal de 2,5 VA (impedância nominal para ligar no secundário do TC de S/I² = 2,5/5² = 0,1 Ohm

    no caso dessa questão, não foi utilizada a norma brasileira, mas a norma ANSI (antiga ASA), que é parecidinha com a nossa, só que usa H (high) em vez de A (alta impedância), e L (low) em vez de B (baixa).


  • Outro detalhe sobre essa questão: parece que para a norma ANSI a exatidão exigida dos TCs de proteção é 10% sempre, mas, para a norma brasileira (e para a IEC também), a classe de exatidão pode ser 5 ou 10, daí o TC de carga nominal C200 com alta impedância interna poderia ser um 5A800 ou um 10A800. Não há um padrão "principal" para a classe de exatidão do TC de proteção entre 5 e 10. Já para a corrente, embora sejam aceitos valores de 2 e 1A de acordo com a norma brasileira (a ANSI não sei o que diz), é padronizado o valor de 5A.
  • (ERRADO)

     

    - Usando a ANSI a classe de exatidão tem a forma:

     

    { erro %} { L ou H } { Vmáx na carga}

     

    L = Low ( Baixa reatância)

    H = High (Alta reatância)

     

    --------------------------------------------------------

    Dado:

     

    Scarga = 200 VA

    -------------------------------------------

    Como o padrão ANSI usa Vmáx na carga devemos usar a relação entre os padrões ANSI e ABNT, veja:

     

    Vmáx(ANSI) = 4*Scarga(ABNT)

     

    Vmáx(ANSI) = 4*200  = 800 [V]

     

    Logo a classe de exatidão pela ANSI é:

     

    10H800

     

     

     “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”

     

     

     

  • De acordo com o que entendi da questão é embasada na norma NBR 6855-92, a qual especifica que a letra distingue o enrolamento,sendo:

    H- TERMINAL DE ENROLAMENTO PRIMÁRIO;

    X- TERMINAL DE ENROLAMENTO SECUNDÁRIO. 

    A questão informa que se trata de um enrolamento secundário, entretanto a nomeclatura está com a de um enrolamento primário.

    O correto seria 10X200 indicando respectivamente: classe de EXATIDÃO- ENROLAMENTO DO TRAFO- CARGA NOMINAL EM VA.

    Este foi o entendimento que tive, na qual a questão trata de nomeclaturas.

    Logo a resposta é ERRADA! E a questão está correta na formulação.

    Espero ter ajudado!

     


ID
778879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Alguns sistemas de certificação ambiental de empreendimentos utilizados no Brasil são: LEED (leadership in energy and enviromental design), AQUA (alta qualidade ambiental) e o PROCEL Edifica (Programa Nacional de Eficiência Energética em edificações).

Com relação às características desses sistemas, julgue os itens que se seguem.

Tanto o LEED quanto o AQUA são sistemas mais amplos que o PROCEL Edifica, pois levam em conta também o empreendimento em diversos aspectos, tais como implantação, eficiência hídrica e energética, conforto ambiental e desempenho de materiais.

Alternativas
Comentários
  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.


    Certificação AQUA

    A palavra AQUA significa Alta Qualidade Ambiental. Essa certificação, concedida pela Fundação Vanzolini, foi elaborada com o intuito de oferecer às empresas brasileiras um referencial técnico para construções sustentáveis.

    Os impactos ambientais gerados durante as fases de planejamento e construção de edifícios, ou mesmo durante a sua operação, são cada vez maiores, e esse selo garante que o funcionamento do projeto foi feito de forma sustentável. Ou seja:

    - Qualidade de vida dos funcionários;

    - Economia de água: por meio de coletores e captadores de água da chuva, reaproveitando-a para descargas, limpeza da loja e para regar o jardim, e instalação de torneiras temporizadas, válvula de descarga de duplo acionamento, mictórios a seco, entre outros;

    - Economia de energia: arquitetura que favoreça o uso da luz natural e uso de energia solar através de painéis instalados no teto das lojas ou com um projeto de climatização eficiente;

    - Disposição de resíduos e manutenção: por meio de coleta seletiva e correta destinação dos materiais;

    - Contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.





ID
778882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Alguns sistemas de certificação ambiental de empreendimentos utilizados no Brasil são: LEED (leadership in energy and enviromental design), AQUA (alta qualidade ambiental) e o PROCEL Edifica (Programa Nacional de Eficiência Energética em edificações).

Com relação às características desses sistemas, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a classificação do sistema LEED 2009, um empreendimento poderá ser classificado em uma categoria entre as quatro existentes: certificado, prata, ouro ou platina, conforme pontuação recebida em função de sua avaliação.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação da Certificação LEED é realizada por meio de pré-requisitos e créditos a serem atendidas nas categorias: Sustentabilidade do Espaço, Racionalização do Uso da Água, Eficiência Energética, Qualidade Ambiental Interna, Materiais e Recursos, Inovação e Processos de Projeto e Créditos Regionais.

    Os pré-requisitos são condições mínimos a serem atendidas pelo projeto, para que o mesmo tenha direito a acumulação de pontos para certificação, caso não sejam atendidos o projeto não poderá ser certificado.

    Os Créditos (recomendações) valem pontos que variam de acordo com a categoria a ser atendida, a partir de um número mínimo de pontos a construção poderá ser certificada, podendo ser: Certificada, Prata, Ouro ou Platina.


ID
778885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Alguns sistemas de certificação ambiental de empreendimentos utilizados no Brasil são: LEED (leadership in energy and enviromental design), AQUA (alta qualidade ambiental) e o PROCEL Edifica (Programa Nacional de Eficiência Energética em edificações).

Com relação às características desses sistemas, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o selo PROCEL Edifica, uma edificação, quando avaliada, poderá ser enquadrada em um dos níveis divididos de A (o de maior eficiência energética) até E (o menos eficiente).

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta, conforme cópia real do selo de avaliação de edificação do PROCEL abaixo:


ID
778888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Alguns sistemas de certificação ambiental de empreendimentos utilizados no Brasil são: LEED (leadership in energy and enviromental design), AQUA (alta qualidade ambiental) e o PROCEL Edifica (Programa Nacional de Eficiência Energética em edificações).

Com relação às características desses sistemas, julgue os itens que se seguem.

Uma edificação que tenha recebido certificação do sistema LEED tem desempenho sustentável assegurado por até vinte anos.

Alternativas
Comentários
  • Validade de 2 anos.

  • Li em um trabalho de conclusão a informação de 5 anos.

  • -varia de 2 a 4 anos LEED v4: a nova versão da certificação sustentável e suas atualizações - 


ID
778891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a componentes de uma instalação elétrica em baixa tensão, julgue os itens seguintes.

Algumas partes integrantes de um quadro de distribuição incluem dispositivos de proteção, como os disjuntores termomagnéticos (DTM), disjuntores diferenciais residuais (DR) e DPS.

Alternativas
Comentários
  • DPS = Dispositivo de proteção contra surtos

  • disjuntores termomagnéticos (DTM) - proteção contra sobre cargas no circuito elétrico.

    disjuntores diferenciais residuais (DR) - Atua quando houvel uma ''falta'', lembra da leisde Kirchhoff,  corrente que entra é a mesma corrente que sai, por isso é necessário realizar um ajuste de forma correta no circuito.

    DPS = DPS- Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos - uma espécie de disjuntor que se desliga (desarma) quando é percorrido pela descarga elétrica produzida por um raio.

  • Venho do futuro para te falar que esse valor irá subir.

    E ficará R$ 1.087,84 em 2020.


ID
778894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a componentes de uma instalação elétrica em baixa tensão, julgue os itens seguintes.

Os dispositivos de proteção contra surtos (DPS) devem se instalados na entrada de energia da instalação elétrica, próxim ao quadro de medição.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5410:

    6.3.5.2.1 Uso e localização dos DPSs

    Nos casos em que for necessário o uso de DPS, como previsto em 5.4.2.1.1, e nos casos em que esse uso
    for especificado, independentemente das considerações de 5.4.2.1.1, a disposição dos DPS deve respeitar
    os seguintes critérios:

    a) quando o objetivo for a proteção contra sobretensões de origem atmosférica transmitidas pela linha
    externa de alimentação, bem como a proteção contra sobretensões de manobra, os DPS devem ser
    instalados junto ao ponto de entrada da linha na edificação ou no quadro de distribuição principal,
    localizado o mais próximo possível do ponto de entrada; ou

    b) quando o objetivo for a proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas
    sobre a edificação ou em suas proximidades, os DPS devem ser instalados no ponto de entrada da linha
    na edificação
  • Instalações elétricas em baixa tensão, conforme informou o colega, é NBR5410.
    Só acrescentando: o erro da questão está em "próximo ao quadro de medição". A medição de energia elétrica fica junto ao poste auxiliar que tu instala no teu terreno pertinho da calçada, é no topo desse poste que a concessionária de distribuição de energia elétrica vai fazer a ENTREGA da energia elétrica (até ali, ela é responsável por manter o sistema funcionando), aí que se define o ponto de entrega. Depois da entrega, a concessionária é responsável por te fornecer e instalar o medidor, mas a compra e a instalação do resto das coisas (poste, caixa de medição, disjuntor, fiação, haste de aterramento) são contigo. Os cabos de alimentação descem por um eletroduto nesse poste, ligam-se a um disjuntor geral, e, depois, a um medidor de energia elétrica. Isso tudo fica pertinho da rua, porque o cara que vem lá fazer a leitura do consumo deve poder acessar o medidor sem ter que entrar na tua propriedade. Dali do medidor leva essa alimentação elétrica até dentro da tua casa, por um buraco na parede ou no chão. Esse buraco, esse local em que os cabos elétricos penetram na tua casa, é o ponto de entrada. É ali, ou logo depois, no quadro de distribuição principal, que deve estar dentro da tua casa e o mais perto possível desse ponto de entrada, que deve ser instalado o DPS.
    Se tu instalasse o DPS junto à medição, que fica no teu pátio, em vez de já lá dentro da tua casa, uma descarga indireta (raio que caiu perto e induziu tensão nos cabos) poderia ser transmitida pelos cabos até os teus equipamentos. O certo é colocar o DPS dentro de casa, antes da ligação de qualquer circuito.

ID
778897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos dispositivos DR em uma instalação elétrica em baixa tensão, julgue os itens subsequentes.

Dispositivo DR do tipo AC é sensível apenas a correntes residuais alternadas. Mas, DR do tipo A, além da alternada, é sensível também à corrente contínua do tipo pulsante (corrente alternada que é retificada).

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, pois:
     
    Tipo AC - Detecta correntes residuais alternadas e são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais, como também em instalações elétricas industriais de características similares.
    Tipo A - Detecta correntes residuais alternadas e contínuas pulsantes; este tipo de dispositivo é aplicável em circuitos que contenham recursos eletrônicos que alterem a forma de onda senoidal.
    Tipo B - Detecta correntes residuais alternadas, contínuas pulsantes e contínuas puras; este tipo de dispositivo é aplicável em circuitos de corrente alternada normalmente trifásicos que possuam, em sua forma de onda, partes senoidais, meia-onda ou ainda formas de ondas de corrente contínua, geradas por cargas como: equipamentos eletromédicos, entre outros.
  • AC - Alternada

    A - Alternada e Contínua Pulsante

    AB - Alternada, Contínua Pulsante e Contínua Pura.


ID
778900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos dispositivos DR em uma instalação elétrica em baixa tensão, julgue os itens subsequentes.

O uso de dispositivo DR em uma instalação é vantajoso, porque, além de desempenhar a função de proteção contra pequenas correntes, dispensa o condutor de proteção na instalação como um todo.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5410

    5.1.3.2 Uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade

    5.1.3.2.1 Generalidades

    5.1.3.2.1.1 O uso de dispositivos de proteção a corrente diferencial-residual com corrente diferencial-residual nominal In igual ou inferior a 30 mA é reconhecido como proteção adicional contra choques elétricos.

    NOTA A proteção adicional provida pelo uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade visa casos como os de falha de outros meios de proteção e de descuido ou imprudência do usuário.

    5.1.3.2.1.2 A utilização de tais dispositivos não é reconhecida como constituindo em si uma medida de proteção completa e não dispensa, em absoluto, o emprego de uma das medidas de proteção estabelecidas em 5.1.2.2 (Eqüipotencialização e seccionamento automático da alimentação - aqui se fala de aterramento) e 5.1.2.5 (Uso de extrabaixa tensão: SELV e PELV).

  • 6.3.3.2 Dispositivos de proteção a corrente diferencial-residual (dispositivos DR) 

    NOTA O uso de dispositivos DR não dispensa, em nenhuma hipótese, o uso de condutor de proteção. Como 

    especificado em 5.1.2.2.3.6, todo circuito deve dispor de condutor de proteção, em toda sua extensão 



ID
778915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de fiscalização e gerenciamento de obras, julgue os itens a seguir.

No acompanhamento e controle de uma obra, a curva S representa o fluxo de caixa mensal do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A curva S, ou curva de custo acumulado, permite que seja avaliada graficamente a evolução do custo previsto do projeto com o tempo.

    Fonte: Manual Prático do Plano de Projetos. Ricardo Viana Vargas

  • A curva S mostra a distribuição de um recurso, de forma cumulativa, podendo representar o projeto como um todo, em termos de homens-hora ou de recursos necessários à execução, assim como permite visualizar o ritmo de andamento previsto para a sua implementação. O ritmo é definido pelo coeficiente angular da curva. Representação do gráfico: percentual financeiro acumulado x tempo.

    A curva S é uma curva totalizadora, acumulada, da distribuição porcentual, parcial, relativa à alocação de determinado fator de produção ao longo do tempo (Lara, 1996).

     

     

  • A curva S NÃO representa o fluxo de caixa, mas permite a análise do fluxo de caixa, em um determinado momento, pela diferença entre a  Curva S de desembolso e a curva escalonada de receitas.

     

     


ID
778918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de fiscalização e gerenciamento de obras, julgue os itens a seguir.

Todos os atos e instruções emitidos pela fiscalização devem ser atribuídos à contratante.

Alternativas

ID
778921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de fiscalização e gerenciamento de obras, julgue os itens a seguir.

A fiscalização poderá efetuar pagamentos de serviços não realizados, desde que haja uma compensação nas medições futuras.

Alternativas

ID
778924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de fiscalização e gerenciamento de obras, julgue os itens a seguir.

Emendas de cabos e fios da instalação elétrica só deverão ser aceitas pela fiscalização se forem feitas em caixas de passagem.

Alternativas

ID
778927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de fiscalização e gerenciamento de obras, julgue os itens a seguir.

Por meio da curva ABC, ao se priorizar o controle dos itens mais significativos, otimiza-se a fiscalização da execução dos serviços.

Alternativas

ID
778930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de redes de planejamento, julgue os itens subsecutivos.

A atividade fantasma é utilizada para representar graficamente uma defasagem entre as atividades de um projeto com relação de dependência término-início.

Alternativas
Comentários
  • Atividades fictícias. Devem ser criadas quando existirem atividades paralelas.

    A atividade fantasma é representada por uma linha orientada (seta) tracejada. 



  • Atividades fantasmas não consumem tempo nem recursos. Não existe tal dependência.


ID
778933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de redes de planejamento, julgue os itens subsecutivos.

O caminho crítico define a duração do projeto.

Alternativas
Comentários
  • O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final.


ID
778936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de redes de planejamento, julgue os itens subsecutivos.

Em função do tratamento estatístico, a rede PERT é considerada probabilística.

Alternativas
Comentários
  • O prazo mínimo “a”, o prazo máximo “b” e o prazo normal “m”, pode-se, através de tratamento estatístico, determinar o tempo esperado como sendo:

    tesperado = a + 4m + b 
                            6
     
    Em função desse tratamento estatístico, a técnica PERT é chamada de probabilística.
  • PERT e CPM são acrônimos de Program Evaluation and Review Technique e Critical 

    Path Method, respectivamente. 

    PERT – Prazo probabilístico (não se sabe o tempo). 

    CPM – Prazo determinístico (sabe o tempo). 

    Antes da “Rede PERT”utilizava-se o gráfico de Gantt. Rede (Network) PERT não se tem 

    idéia do tempo necessário (não há similaridade). 

    C.P.M., muito utilizado na construção civil onde existe uma experiência acumulada e 

    tempos conhecidos (ou produtividade estimada). 



ID
778939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de orçamentação, julgue os próximos itens.

O orçamento é um instrumento de controle de execução de um projeto.

Alternativas

ID
778942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de orçamentação, julgue os próximos itens.

A escolha entre o método de correlação ou o de quantificação dependerá da qualidade da informação de um projeto.

Alternativas

ID
778945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de orçamentação, julgue os próximos itens.

O preço equivale à soma dos custos diretos e indiretos.

Alternativas
Comentários
  • Os preços - O preço de um serviço é formado pelos seguintes elementos: custo direto, custo indireto e o lucro.
  • Para concluir o custo é necessário somar aos custos direto e indiretos as leis sociais e o BDI (bonificação de despesas indiretas) referente ao valor do serviço.


ID
778948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de orçamentação, julgue os próximos itens.

O custo produtivo de um equipamento é identificado como custo indireto.

Alternativas

ID
778951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de orçamentação, julgue os próximos itens.

As despesas com manutenção de escritório da sede de uma empresa, por variarem com a quantidade de contratos, devem ser consideradas custos diretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Custos indiretos são custos que ocorrem independentemente  das quantidades produzidas pela obra e que não foram incluídos nas composições de custos unitários dos serviços. Eles são de ocorrência inevitável e por isso precisan ser computados no orçamento. 
    Exemplos: Manutenção do canteiro de obra, salário da administração da obra, rateio da administração central, mobilização e desmobilização da obra .... e outros.

    Fonte: Mattos, Aldo Dóres - Como preparar orçamento de obras.
  • Pode considerar, a grosso modo, despesas indiretas:

    1) Administração central: despesas como apoio técnico, supervisão e adm. dados pelo escritório da empresa

    2) Administração local: são despesas de apoio técnico administrativo e de supervisão na própria obra

    3) Custo financeiro: podem ser calculados previamente e decorrem de condições contratuais relativas aos cronogramas de execução dos serviços e pagamentos (aprox. 3%)

    4) Transporte de pessoal: decorre das atividades de venda dos serviços (stand de vendas, publicidade, corretagem, ...)

    5) Encargos fiscais: são os impostos como IR, PIS, ISS, ... e podem incidir sobre o preço final de venda.