-
nao podemos chama-lo de espaço se tal local nao foi habitado por humanos, ou seja, se nao houverem relaçoes humanas.
-
O espaço não transcende o contexto social, e sim coabita com ele.
-
Acredito que essa foi uma questão mal-elaborada por conta da escolha do verbo "transcender". Um dos significados de transcender é "ir além", o que pode ter levado grande parte dos candidatos a concordarem com a afirmação, dado que o espaço não está atrelado apenas ao elemento social, portanto inclui também o elemento físico (ex: a paisagem, que é alterada pelas ações sociais). Esse foi o meu caso.
-
Gabarito: Errado
É incorreto dizer que o espaço transcende o contexto social, pois, na verdade, o social é, junto com a natureza, um dos elementos
constituintes do conceito de espaço para Milton Santos. O espaço contém diferentes formas, cada uma composta de partes da sociedade em movimento.
Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE
-
tipo de questao que avalia absolutamente nada no candidato.
-
Recorrendo-se ao sentido (sinônimos) de transcender (Ultrapassar; ser superior a: às vezes certos sentimentos transcendem a razão,Ir além do ordinário, exceder a todos, chegar a alto grau de superioridade) e aos conceitos de lógica (o contexto social está contido no espaço, assim como o contexto natural, e ambos são distintos, não obrigatoriamente iguais), não se pode negar a afirmação, portanto a questão deveria estar correta. Se foi assinalada errada pela banca e não foi anulado, representa um risco na sua avaliação. Vejam que nos comentários ninguém que assinalou certo alegou que o social não era elemento do espaço...
-
A afirmação, sem levar em conta o texto, é meio genérica e pode ser discutida. Porém, o enunciado é fundamental para entender que a verdadeira pergunta é "você conhece a tese de Milton Santos?". A ideia de "acumulação desigual de tempos" é central no trabalho do autor, que, bem resumidamente, considera a ação do homem (especificamente, do capital) como determinante do espaço. Ou seja, DENTRO DO ARCABOUÇO TEÓRICO DO MILTON SANTOS, não dá pra dizer que o espaço transcende o contexto social; pelo contrário, o espaço é determinado pelo social.
-
Considerando que:
espaço = dimensão morfológica + dimensão social,
Eu entendi que o espaço transcende o contexto social, sim.
Concordo com o Giovanni.
-
Para Milton Santos, o espaço é o conjunto indissociável de sistemas de ação e de objetos. Ele considera que há uma relação direta entre a organização social e a organização espacial. Dessa forma, o espaço não transcende o contexto social porque ele está correlacionado a ele.
-
Já diria Milton Santos, o espaço só se torna inteligível a partir da sociedade/contexto social.